SANTA MATILDE SM-500 CR

SANTA MATILDE SM-500 CR
FAMÍLIA SANTA MATILDE SM
COMPANHIA INDUSTRIAL SANTA MATILDE
STA MATILDE (GRAFIA ABREVIADA)


INTRODUÇÃO

O trator Santa Matilde SM-500 CR é um utilitário agrícola de tamanho médio, com motor diesel aspirado Perkins de injeção direta e mecânica, com eixo alto e tração 4X2, para uso geral em propriedades rurais (agricultura e pecuária) e agroindústrias, fabricado em série nas décadas de 1980 e 1990 pela Companhia Industrial Santa Matilde, na época um dos principais grupos industriais dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, atuante não apenas no setor de máquinas agrícolas.


Os seus principais concorrentes nas décadas de 1980 e 1990 foram os tratores médios de tração 4X2 Massey Ferguson MF 290, Ford 6610, CBT 8440, Valmet 88, Massey Ferguson MF 292, Ford 7610, CBT 8450, Valmet 68, Massey Ferguson MF 295, Ford 7630, CBT 8440, Massey Ferguson MF 296 e Ford 7810, todos comercializados no Brasil e muitos deles ainda disponíveis no mercado de utilitários agrícolas usados, parte deles ainda em bom estado de conservação.


A SANTA MATILDE

A Companhia Industrial Santa Matilde foi um dos maiores grupos industriais brasileiros do século XX, atuando principalmente no ramo da mineração; na metalurgia, inclusive na fabricação de tubos de aço para adutoras, estruturas metálicas para construção civil e contêineres para transporte de cargas; de utilitários agrícolas e agroindustriais, incluindo tratores, colheitadeiras e implementos; e na indústria de transportes, incluindo a fabricação de vagões para transporte ferroviário de cargas e passageiros, fundada em 1916 pelo empresário Humberto Pimentel, inicialmente com sede em Petrópolis – R.J. e, posteriormente, com sede em Conselheiro Lafaiete – M.G.


Com o passar dos anos, ela se tornou uma das maiores fabricantes de utilitários agrícolas do Brasil, fabricando principalmente modelos de colheitadeiras agrícolas licenciados pela fabricante americana J. I. Case, mas, infelizmente, sem conseguir consolidar sua própria marca no mercado de tratores agrícolas com pneus. Na década de 1980 e 1990, ela tentou entrar no mercado de automóveis de luxo, com o esportivo Santa Matilde, e no mercado de transporte urbano e intermunicipal de passageiros, com o ônibus Santa Matilde, mas sem sucesso.


A partir da década de 1990, com a abertura do mercado nacional para produtos manufaturados importados promovidos pelo Governo Brasileiro, a empresa fechou definitivamente e, na década de 2000, a sua massa falida, incluindo suas instalações industriais, foi utilizada para pagar credores em geral, principalmente seus empregados.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O trator Santa Matilde SM-500 CR é um utilitário agrícola de tamanho médio e média potência, com motor a diesel e injeção direta e mecânica de combustível, com sistema hidráulico e tomada de força traseiros para acoplamento / conexão de uma razoável variedade de implementos agrícolas traseiros, incluindo tombadores / arados, grades de tamanho médio e máquinas colhedoras de forragem, incluindo cana e napier / capiaçu.


Também é possível o acoplamento de lâmina dianteira, mas o uso deve ser moderado.


Ele faz parte da família ou série de tratores médios Santa Matilde CR, composta também pelos modelos Santa Matilde SM-300 CR e Santa Matilde SM-400 CR, também fabricados nas décadas de 1980 e 1990.


A motorização diesel aspirada do trator Santa Matilde SM-500 CR é bem conhecida dos brasileiros, o Perkins A-4.248 Premium, com quatro cilindros em linha e 4.067 cilindradas, com 81 cavalos de potência e 28 kgfm de torque, com força de tração suficiente para puxar implementos agrícolas de tamanho médio para gradeação de terra, pulverização de lavouras, distribuição / lançamento de sementes e aplicação de calcário e gesso agrícola, além de roçadeiras e cultivadores.


Esse utilitário agrícola possui barra de tração; acelerador de mão; filtro de ar a seco; tomada de potência; freio a discos, com acionamento mecânico; bloqueio do diferencial; direção hidráulica; e comando hidráulico; dentre outros itens.


É um modelo de trator com sistemas hidráulico, elétrico e mecânico simples.


MERCADO

A Companhia Industrial Santa Matilde não existe mais. Ela não foi muito feliz na fabricação de tratores agrícolas com pneus, o que não significa que os modelos fabricados por ela sejam ruins, pelo contrário, eles seguem, mais ou menos, os mesmos conceitos de mecânica, hidráulica e elétrica de seus principais concorrentes, de grandes marcas, como, por exemplo, Massey Ferguson, Valmet / Valtra, CBT e Ford / New Holland, portanto é possível encontrar no mercado brasileiro as peças de reposição mais comuns para o Santa Matilde SM-500 CR, que é tracionado pelo motor Perkins A-4.248 Premium, com injeção direta e mecânica de combustível. Esse motor faz parte da família de motores Perkins A-4, que também traciona o trator Massey Ferguson MF 290, por exemplo.


O blog fez uma rápida consulta em sites populares de classificados de peças de reposição, como Mercado Livre e OLX, por exemplo, e conseguiu encontrar as peças, partes e componentes mais comuns para o trator Santa Matilde SM-500 CR, à pronta entrega, parte delas a preços razoáveis e outra parte a preços toleráveis.


PEÇAS E COMPONENTES DE REPOSIÇÃO PARA O TRATOR SM-500 CR

Motor de arranque

 

Filtro de óleo

R$ 50,00

Filtro de ar

R$ 160,00

Bomba d’água

R$ 300,00

Alternador

 

Filtro de combustível

R$ 30,00

Bomba de combustível

R$ 200,00

Faróis e lanternas (4 peças)

 

Pneus traseiros (par / adaptado)

R$ 10.000,00

Bomba de óleo

R$ 600,00

Cabeçote do motor

R$ 4.200,00

 

 

Fonte: Mercado Livre (2022)


Caso tenha interesse em comprar o trator Santa Matilde SM-500 CR, o leitor do blog deve ter em mente que a revenda do utilitário agrícola, no futuro, caso queira vendê-lo, será mais demorada que a revenda de modelos de tratores de marcas já consolidadas no mercado, como, por exemplo, Massey Ferguson, Valmet / Valtra, CBT e Ford / New Holland.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

  • Motorização: Perkins A-4.248 Premium, aspirado, com 4 cilindros e injeção direta;
  • Motorização: 4.067 cilindradas;
  • Injeção de combustível: Bomba injetora mecânica direta;
  • Taxa de compressão: 16:1;
  • Potência: Aprox. 81 cavalos;
  • Torque: Aprox. 28 kgfm;
  • Embreagem:
  • Filtragem de ar: A seco;
  • Direção: Hidráulica ou hidrostática;
  • Câmbio (de série): 6 marchas à frente e 2 à ré;
  • Câmbio (opcional): 12 marchas, com reversão;
  • Sistema hidráulico: Levante hidráulico de 3 pontos, categoria II, até 1.700 kg;
  • Tomada de potência:
  • Cárter do motor:
  • Sistema de arrefecimento:
  • Sistema elétrico:
  • Bateria:
  • Alternador:
  • Motor de arranque ou partida:
  • Iluminação:
  • Freio: Com discos atuadores de acionamento mecânico;
  • Freio de estacionamento:
  • Pneus dianteiros (originais): 7.50X18 (6 lonas);
  • Pneus traseiros (originais): 23.1X26 (8 lonas);
  • Capacidade dos tanques: Aprox. 78 litros;
  • Peso (com lastro e acessórios): Aprox. 3.800 kg;
  • Peso (sem lastro e acessórios): Aprox. 2.700 kg;
  • Tração: 4X2 traseira;
  • Preço: Entre R$ 20 mil e R$ 35 mil (usado / bom estado de conservação);


ONDE COMPRAR


VEJA TAMBÉM


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • QRA Volantão / YouTube:
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Companhia_Industrial_Santa_Matilde
  • Sta Matilde (divulgação): Imagens

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