VANGELIS (MÚSICA ELETRÔNICA)

VANGELIS (NOME ARTÍSTICO)
EVANGELOS ODYSSEAS PAPATHANASSIOU
UNIVERSAL MUSIC
SONY MUSIC
WARNER MUSIC


INTRODUÇÃO

O grego Vangelis foi um brilhante instrumentista, compositor, arranjador e produtor de música eletrônica e maestro de música instrumental acústica, nascido em 1943 em Agria, uma pequena cidade da Grécia, que ficou conhecido pelo público mundial, pela crítica musical, pela indústria fonográfica, pela mídia e no meio artístico pela criação, desenvolvimento e execução de uma variedade sofisticada, elegante, refinada e sensível de música eletrônica e músicas instrumentais acústicas próprias, com elementos e tendências de downtempo, techno, easy listening, rock progressivo e new age, dentre outros ritmos e estilos, inclusive para trilhas sonoras de alguns filmes importantes, trilhas sonoras para documentários importantes e cerimônias públicas de grande importância, como, por exemplo, a abertura oficial da Copa do Mundo de 2002, no Japão e na Coreia do Sul.


Ele é considerado um dos mais icônicos representantes da velha guarda da música eletrônica, convidado, inclusive, para cuidar pessoalmente da trilha sonora da obra prima do cinema Blade Runner – O Caçador de Andróides, de 1982; convidado para cuidar pessoalmente da trilha sonora da série de documentários Cosmos, de 1980, escrita e apresentada pelo astrônomo, biólogo e físico americano Carl Sagan, dentre outros produtos de mídia importantes.


Ele é considerado um ícone, um pioneiro da música eletrônica e, mesmo após sua morte, em 2022, vítima de Covid-19, aos 79 anos, continua sendo respeitado pelo público, pela imprensa, pela indústria fonográfica, pela crítica musical, pela mídia em geral e no meio artístico pela criação e desenvolvimento de uma variedade sofisticada, inovadora, refinada, graciosa, sensível e delicada de música eletrônica e músicas instrumentais acústicas.


Ele foi um dos maiores e mais importantes maestros e compositores da história da música instrumental acústica moderna e contemporânea e um expoente da música eletrônica de raiz, com seu extenso trabalho comparável aos de outros importantes e respeitados músicos e bandas de alto nível, incluindo Richard Clayderman, Kraftwerk, Sylvester Levay, Laurens Van Rooyen, Ray Conniff, Ennio Morricone, John Williams, Paul Mauriat, André Rieu, Yanni, Jean Michel Jarre, Corciolli, Suzanne Ciani, Hans Zimmer, Henry Mancini, Howard Shore, Pink Floyd, James Horner e Giorgio Moroder, dentre outros exemplos, lembrando que Suzanne não é, exatamente, uma maestrina.


A WARNER MUSIC

Atualmente, a americana Warner Music Group é uma holding que controla uma variedade de gravadoras dos mais variados estilos musicais. A Warner Records, por exemplo, é uma subsidiária da Warner Music Group, a terceira maior companhia proprietária de gravadoras do mundo, atrás apenas da Universal Music, a maior, e da Sony Music, a segunda maior do planeta.


A Warner Music Group foi propriedade do conglomerado gigante de telecomunicações e mídia Time Warner até 2004, teve ações colocadas no mercado acionário americano a partir de então e, em 2011, foi comprada pela Acces Industries, uma empresa americana e britânica.


Ela possui atualmente as gravadoras e/ou selos Continental / EastWest Music, Atlantic Records, Rhino Entertainment, Warner Bros Records, Parlophone, Warner Music Nashville (música country), Maverick Records, Warner Chappell, WEA International, a Elektra Records e a Sire Records.


Essa holding americana emprega atualmente mais de 3.500 pessoas e opera em mais de 50 países.


No caso específico do músico grego Vangelis, ao longo de sua carreira ele assinou contratos com as gravadoras e/ou selos Warner Music (Rhino, Reprise, Full Moon, Mercury e EastWest), Universal Music (Polydor, Vertigo, Decca, Philips e Verve) e Sony Music (Classical, Orchard, BMG, Windham, Arista e RCA), com diversos álbuns lançados por essas gravadoras, totalizando mais de 50 álbuns pelas três grandes gravadoras, em mais de 50 anos de carreira.


A MÚSICA ELETRÔNICA

A chamada música eletrônica é todo tipo de música em que há predominância de instrumentos musicais eletrônicos nas fases de criação, desenvolvimento e gravação. De modo geral, e como todo tipo de arte, ela é fruto direto da capacidade criativa do ser humano, mas a principal diferença em relação a outros estilos musicais é o uso intensivo ou predominante de instrumentos musicais eletrônicos, principalmente sintetizadores, baixos e baterias eletrônicas, usados intensivamente nas fases de criação, desenvolvimento e gravação.


Atualmente, ela é um dos principais produtos da indústria fonográfica mundial e exerce influência sobre outros ritmos musicais, como o soul, o jazz, o easy listening, o R&B, o gospel, o blues, o lounge, a new age, o reggae, a new wave, o rock e até sobre a música sertaneja brasileira e a country music americana.


O PERFIL DO ÍCONE

O talentoso e discreto músico europeu Vangelis, cujo nome completo é Evangelos Odysseas Papathanassiou, foi um reverenciado e conceituado instrumentista, principalmente tecladista, maestro, compositor, arranjador e produtor de música eletrônica, principalmente o subgênero downtempo, conhecido também como space music ou ambient music; e música instrumental acústica, principalmente do gênero easy listening (pronuncia-se ízi líssnin), inclusive para algumas importantes trilhas sonoras de cinema, trilhas sonoras de documentários e para grandes e importantes eventos públicos, um dos mais respeitados arranjadores para trilhas sonoras de cinema do mundo, uma unanimidade entre a crítica de cinema e de música, falecido em 2022, aos 79 anos, vítima de Covid-19, em Paris, na França, onde morava.


Ele foi um dos maiores músicos da história da indústria fonográfica mundial, um dos mais emblemáticos, com mais de 30.000.000 de cópias de álbuns vendidos (dependendo da fonte consultada), em mais de 50 anos de carreira, inclusive como integrante da banda de rock progressivo Aphrodite’s Child e da dupla de música pop Jon & Vangelis, um dos maiores vendedores de música eletrônica de raiz e música do gênero easy listening no mundo, principalmente para trilhas sonoras de cinema e trilhas sonoras de documentários, principalmente nas décadas de 1970, 1980 e 1990, no auge desses gêneros musicais.


Embora de comportamento meio temperamental, no fundo no fundo ele era considerado uma pessoa modesta, tranquila e acessível, raramente recusava ofertas de trabalho, desde que o pagamento fosse bom, é claro, à altura do seu talento. Ele fazia parte de uma família de músicos gregos, uma família típica de classe média europeia. Sua mãe, por exemplo, era cantora de ópera.


Desde a infância, Vangelis aprendeu a tocar instrumentos musicais de forma autodidata, pois simplesmente não gostava das aulas de música. Por exemplo, ele tocava piano de forma intuitiva. Na juventude ele fez parte da banda rock progressivo europeia Aphrodite’s Child, ao lado do cantor grego de música pop Demis Roussos, inclusive; e fez parte da dupla Jon & Vangelis, até a década de 1980, quando iniciou uma carreira solo de sucesso, principalmente como um respeitado instrumentista e compositor de música eletrônica e música instrumental acústica, inclusive como o criador e instrumentista das trilhas sonoras dos filmes Blade Runner – O Caçador de Andróides, de 1982; Carruagens de Fogo, de 1981; Desaparecido, Um Grande Mistério, de 1982; Antarctica, de 1983; A Conquista do Paraíso, de 1992; e Alexandre, de 2004; dentre outros filmes.


A partir da década de 1980, ele passou a ser requisitado na mídia em geral, inclusive para realizar as trilhas sonoras de documentários importantes, como, por exemplo, Cosmos, do cientista e apresentador americano Carl Sagan, em 1981 e 1982, exibido na época, nos Estados Unidos e na Europa, pelos canais de TV PBS e pela BBC, e, aqui no Brasil, pela TV Globo, e, posteriormente, décadas depois, pela TV Escola, ambos canais abertos.


Os filmes de grande orçamento eram (e ainda são, é claro) tratados dentro dos estúdios de cinema de forma diferenciada em relação aos filmes de orçamento menor. Como os estúdios não queriam correr risco elevado, já que muito dinheiro estava envolvido, então davam preferência a músicos de carreira já consolidada, dentre eles Vangelis, considerado até hoje um dos maiores compositores, instrumentistas e maestros da indústria do cinema mundial, com, até o momento, um prêmio Oscar e um prêmio Globo de Ouro; dentre outros prêmios.


Ele foi convidado para criar, produzir e gravar as músicas de cerimônias públicas de abertura do Campeonato Mundial de Atletismo de 1997, na Grécia; dos Jogos Olímpicos de Verão de 2000, em Sydney, na Austrália; e dos Jogos Olímpicos de Verão de 1012, em Londres, na Inglaterra.


A CARREIRA DE VANGELIS

O emblemático Vangelis (pronuncia-se Vengélis) é considerado um pioneiro do mercado mundial de música eletrônica, um instrumentista de primeira linha, além de ter sido um grande compositor e produtor musical da música eletrônica de raiz, que é aquele tipo de música eletrônica que serviu de base ou pavimentou o caminho para praticamente todos os atuais sub-ritmos ou subgêneros da música eletrônica.


No total, foram mais de 50 álbuns lançados por Vangelis, desde a década de 1960, incluindo suas participações nas bandas Aphrodite’s Child e Jon & Vangelis, sendo 30 álbuns de estúdio, 28 álbuns de compilação e 12 álbuns de trilhas sonoras de filmes e documentários.


Ele também foi um talentoso pianista.


De modo geral, considerando toda a sua longa carreira de mais de 50 anos dedicados à música eletrônica, música instrumental acústica e ao rock progressivo, o instrumentista europeu Vangelis usou o Hammond B3, um órgão; o Korg 700, um sintetizador monofônico; o Elka Tornado IV Reed, um órgão; o Farfisa Syntorchestra, um órgão; o Selmer Clavioline, um teclado; o Hohner Clavinet D6, um teclado; o Fender Rhodes 88, um piano elétrico; o GR International Bandmaster Powerhouse 8, uma bateria eletrônica; o Moog Satellite, um sintetizador analógico monofônico; sintetizadores em geral Roland, incluindo o SH-1000, o SH-2000 e o SH-3A; e sintetizadores em geral da Korg, incluindo o MaxiKorg 800DV, o MiniKorg 700 e o Korg 700s; os pianos de cauda Imperial Bosendorfer e Steinway & Sons Concert.


Além disso, ele utilizou intensivamente os sintetizadores em geral da Yamaha, incluindo o CS-40M e o GS-1; os sintetizadorem em geral da ARP Instruments, incluindo o Pro Soloist, o 2500 e o Odyssey; os sintetizadores em geral da Oberheim Electronics, incluindo o TVS-1A, um analógico polifônico; os Sequential Prophet-5 e Prophet-10; os sintetizadores Roland Júpiter-4, Roland ProMars Compuphonic; os sintetizadores modulares da Série 100, incluindo o 101, o 102 e o 104; um Korg Polyphonic Ensemble, um sintetizador analógico polifônico; um RSF Kobol Black Box; e um MiniMoog.


Dentre outros equipamentos de estúdio usados por Vangelis estiveram os sintetizadores de cordas Solina String Ensemble e EKO Stradivarius; os sequenciadores da ARP; os sintetizadores da Roland, incluindo o CSQ-100 e CSQ-600; o sequenciador digital Oberheim DS-2; a bateria eletrônica Simmons SDS-V, as baterias eletrônicas Korg KR-55 e Mini Pops 120; as baterias eletrônicas Roland CR-5000 Compurhythm e Linn LM-1; e os vocoders ou sintetizadores de voz EMS Vocoder 1000 e Roland VP-330 VocoderPlus Mk; além do estilofone Dubrecq 350S.


Ele também utilizou os sintetizadores Crumar Compac e Yamaha CP-80 na configuração de piano; o sintetizador polifônico Yamaha CS-80, considerado por ele o melhor sintetizador que ele já utilizou em sua carreira; além de ter acrescentado o Roland SH-101, o Roland JX8-P, o Roland MKS-80 Super Jupiter e o Yamaha GS-1 à sua banda; dentre outros instrumentos analógicos e eletrônicos.


Vangelis é conhecido, reverenciado e referenciado pela indústria fonográfica, pelo público internacional, pela mídia, pela crítica musical e pelo meio artístico, principalmente em países de primeiro mundo, pela sua regularidade e previsibilidade em apresentar um conteúdo de altíssima qualidade, bem acima da média do mercado, com mais de 50 anos de atividades musicais.


O reconhecimento da crítica musical internacional e do público pelo bom gosto, pela estética elegante, pela sofisticação dos arranjos instrumentais e pelo refinamento musical não demorou, pois logo na década de 1970, quando fazia parte da banda de rock Aphrodite’s Child e da dupla de música pop europeia Jon & Vangelis, ele vendia bem e chamava a atenção pela qualidade musical, mas a sua contribuição inestimável para a música eletrônica só veio a partir da década de 1980, quando foi convidado para realizar a trilha sonora do filme de ficção científica americano Blade Runner – O Caçador de Andróides, de 1982, um clássico da ficção científica. Então, a partir da década de 1980, ele conseguiu o reconhecimento que merecia como um grande e importante compositor, produtor e instrumentista de música eletrônica, um dos melhores do mundo.


Muito discreto, pouco se sabe sobre sua vida pessoal. Ele foi casado com a fotógrafa francesa Veronique Skawinska e com a cantora grega Vana Veroutis, mas optou por não ter filhos com nenhuma das duas.


DISCOGRAFIA

A discografia de Vangelis, ou seja, a lista completa de álbuns lançados por ele, em toda sua carreira, e/ou lançados pelos estúdios de cinema é riquíssima e de alta qualidade, repleta de exemplos de bom gosto, refinamento musical, requinte e elegância na seleção e execução dos arranjos instrumentais e na combinação de vozes. Por meio do cinema, ele foi capaz de introduzir o gênero elitista easy listening nas camadas mais baixas da sociedade, inclusive como um maestro despretensioso, de comportamento modesto.


ÁLBUNS E COLETÂNEAS


1970 - Sex Power - trilha

1972 - Fais Que Ton Reve Soit Plus Long Que La Nuit

1973 - L'Apocalypse des animaux - trilha

1973 - La Fete Sauvage - trilha

1973 - Earth

1975 - Heaven and Hell

1976 - The Vangelis Radio Special

1976 - Albedo 0.39

1977 - Ignacio

1977 - Spiral

1978 - Beaubourg

1978 - Hypothesis

1978 - The Best of Vangelis - coletânea

1979 - Opera Sauvage - trilha

1979 - China

1979 - Odes - com Irene Papas

1980 - See You Later

1980 - Short Stories - dupla Jon & Vangelis

1981 - Chariots of Fire - trilha

1981 - The Friends of Mr. Cairo - dupla Jon & Vangelis

1982 - To the Unknown Man - coletânea

1983 - Private Collection - dupla Jon & Vangelis

1983 - Antarctica - trilha

1984 - Soil Festivities

1984 - The Best of Jon & Vangelis - dupla Jon & Vangelis

1985 - Magic Moments - coletânea

1985 - Mask

1985 - Invisible Connections

1986 - Rhapsodies - com Irene Papas

1988 - Direct

1989 - Themes - coletânea

1990 - The City

1991 - Page of Life - dupla Jon & Vangelis

1992 - 1492: Conquest of Paradise - trilha

1994 - Blade Runner - trilha do filme de 1982, porém lançado em 1994

1994 - Chronicles - dupla Jon & Vangelis

1995 - Foros Timis Ston Greco

1995 - Voices

1996 - Oceanic

1996 - Portraits (So Long Ago, So Clear) - coletânea

1998 - El Greco - edição comercial

2000 - Reprise 1990–1999 - coletânea

2001 - Mythodea

2003 - Odyssey: The Definitive Collection - coletânea

2004 - Ithaca - Declamação de poema de Cavafy na voz de Sean Connery

2004 - Alexander - trilha

2016 – Rosetta, trilha solicitada pela NASA

2019 – Nocturne


FICHA TÉCNICA

  • Gravadoras: Warner Music (Rhino, Reprise, Full Moon, Mercury e EastWest), Universal Music (Polydor, Vertigo, Decca, Philips e Verve) e Sony Music (Classical, Orchard, BMG, Windham, Arista e RCA);
  • Nome artístico: Vangelis;
  • Nome completo: Evangelos Odysseas Papathanassiou;
  • Origem: Grécia;
  • Início de carreira: Década de 1960;
  • Auge da carreira: Décadas de 1970, 1980 e 1990;
  • Gêneros: Easy listening, rock progressivo e música eletrônica;
  • Resultado comercial: + de 30 milhões de cópias (dependendo da fonte consultada);
  • Site oficial: http://www.vangelis.com/


O MESTRE NO YOUTUBE


MAIS BOM GOSTO


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Vangelis
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vangelis
  • Warner Music (divulgação): Imagem
  • Sony Music (divulgação): Imagem
  • Universal Music (divulgação): Imagem
  • Wikimedia: Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)