TRATOR AGRALE 5105

AGRALE 5105.4
GRUPO STÉDILE
AGRALE S.A.


INTRODUÇÃO

O moderno trator Agrale 5105.4 é um prático, potente e robusto utilitário agrícola de tamanho médio, com eixo alto e tração 4X4, para uso geral em propriedades rurais (agricultura e pecuária) e agroindústrias, fabricado em larga escala no Brasil pela indústria gaúcha Agrale S.A., a partir da década de 2010, o irmão mais potente da bem sucedida família de tratores Agrale 5000, da qual também fazem parte os modelos Agrale 5065, Agrale 5075 e Agrale 5085, os quatro modelos com vários pontos em comum, exceto em alguns aspectos, como a potência e o torque dos motores, mais altos ou mais baixos, dependendo de cada modelo.


Além do potente trator Agrale 5105.4 a Agrale S.A. oferece, atualmente, o trator Agrale 575.4 Compact, de dimensões mais compactas, específica para atender as atividades agrícolas de fruticultura, horticultura, cafeicultura e olericultura, em que é necessário o uso de modelos de tratores estreitos e curtos, portanto com especificações um pouco diferentes dos demais modelos.


Durante a década de 2010 e/ou atualmente, os principais concorrentes do Agrale 5105.4 no mercado nacional de utilitários agrícolas novos e usados foram e/ou são os tratores médios de tração 4X4 New Holland 7630, Massey Ferguson MF 4408 S, LS Tractor Plus 100, Mahindra 9500S, New Holland TL5.90, Mahindra 86-110 P, New Holland 8030, Yanmar Solis 90, Massey Ferguson MF 4290 Xtra, , Mahindra 9500 S, New Holland TL5.100, Agritech Yanmar 1185S, Case Farmall 90, John Deere 5090E, New Holland TT4.90, Case Farmall 100 e Valtra A94S, com potências variando entre 80 e 110 cavalos, todos disponíveis no Brasil oficialmente, por meio de concessionárias, a maioria deles sucesso de vendas aqui e com muitas unidades disponíveis no mercado de utilitários agrícolas usados, a maioria em ótimo estado de conservação.


A AGRALE

A Agrale S.A. é uma grande e tradicional indústria automotiva brasileira. Ela foi fundada em 1965 no estado do Rio Grande do Sul, pelo empresário Francisco Stédile, inicialmente como fabricante de tratores e motores a diesel, e, posteriormente, nas décadas seguintes, passou a atuar em diversos segmentos da indústria automotiva e utilitária, dentre eles o segmento de transporte urbano e rodoviário de cargas, com a fabricação em larga escala de caminhões de médio porte; o segmento militar, com a fabricação de veículos militares off-road ou crossover; o segmento de transporte urbano e rodoviário de passageiros, com a fabricação em larga escala de chassis para micro-ônibus, tornando-se então a maior fabricante brasileira de chassis para micro-ônibus; e o segmento de motocicletas urbanas, rurais e esportivas.


Atualmente o Grupo Agrale produz em larga escala, em três fábricas em Caxias do Sul, modernos modelos de tratores; caminhões de médio porte; chassis para micro-ônibus; veículos offroad ou crossover utilitários e semiutilitários, para uso civil, policial e militar; motores a diesel e geradores auxiliares de energia elétrica; motobombas para irrigação agrícola; e empilhadeiras;


É um dos maiores e mais importantes grupos industriais do Brasil, com capital nacional, com a maioria das fábricas localizada no estado brasileiro do Rio Grande do Sul, e uma unidade na Argentina, o nosso país vizinho, gerando mais de 1.800 empregos diretos, a maioria no Brasil, e com uma receita bruta anual média de cerca de R$ 1,8 bilhão na década de 2010, por exemplo.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O trator Agrale 5105.4 é um bonito e moderno utilitário agrícola de tamanho médio e média potência, com sistema hidráulico de duplo comando e tomada de força traseiros para acoplamento / conexão de uma boa variedade de implementos agrícolas traseiros, incluindo roçadeiras, semeadeiras e plantadeiras, cultivadores e guinchos, tombadores / arados e colhedoras de forragens de tamanho médio, para cortar e triturar vegetais para forragem e volumoso / silagem, por exemplo, como cana e napier / capiaçu.


Ele é um dos principais integrantes da linhagem de tratores médios da Agrale S.A., o único da família Agrale 5000 que ainda está em produção seriada, pois os demais integrantes dessa família já foram substituídos pela família Agrale 500, por sua vez com fabricação em série iniciada na década de 2010.


O trator médio Agrale 5105.4 é tracionado pela motorização turbodiesel MWM TD 229 EC4 Turbo, com quatro cilindros em linha e 3.922 cilindradas, com bomba mecânica Bosch de injeção direta de combustível, com aproximadamente 100 cavalos de potência e 38 kgfm de torque, portanto com força de tração de sobra para uso moderado em geral, como puxar implementos agrícolas de tamanho médio para gradeação de terra, pulverização de lavouras, distribuição / lançamento de sementes e aplicação de calcário e gesso agrícola.


Além dessa opção de motorização citada logo acima, ele também é tracionado com a motorização turbodiesel Perkins 1104D-44TA Turbo Intercooler, com quatro cilindros em linha e 4.400 cilindradas, com bomba de injeção mecânica de combustível, com aproximadamente 102 cavalos de potência e 41 kgfm de torque, portanto também com força de tração de sobra para uso moderado em geral, como puxar implementos agrícolas de tamanho médio para gradeação de terra, pulverização de lavouras, distribuição / lançamento de sementes e aplicação de calcário e gesso agrícola.


Ele é um dos principais integrantes da família ou série de tratores médios Agrale 5000, o único dessa família ainda em produção seriada, com pelo menos quatro modelos fabricados no Brasil a partir das décadas de 2000 e 2010, dependendo de cada caso, em que pelo menos uma parte da tecnologia empregada em seu desenvolvimento e fabricação foi licenciada pela fabricante tcheca de tratores Zetor.


Pelo menos três opções de transmissão foram colocadas à disposição dos compradores, a primeira, mais básica, com 10 marchas à frente 2 à ré, disponível como item de série; a segunda, com 12 marchas à frente e 12 à ré, com inversor ou reversor, disponível como opcional; e a terceira, com 20 marchas à frente e 4 à ré, com o chamado super-redutor de velocidade (conhecido popularmente como “tartaruga”), disponível como opcional, solicitado pelo comprador. Esse sistema de super-redução pode ser útil em tarefas específicas, como, por exemplo, a trituração de forrageiras, como cana, napier, milheto e capiaçu, nas quais há necessidade de baixíssima velocidade.


Ele possui dupla embreagem independente e seca, de acionamento hidráulico. Desde o início de sua fabricação seriada, em 2013, ele está disponível com tração 4X4, com eixo dianteiro TDA e bloqueio de diferencial com acionamento mecânico por pedal e com retrocesso ou retorno automático.


O acoplamento de lâmina frontal e concha também é possível, mas o uso deve ser moderado.


Ele é um dos mais modernos e práticos modelos de tratores médios disponíveis atualmente no mercado brasileiro de utilitários agrícolas novos e usados, com uma das melhores relações custo benefício da categoria dos tratores médios, com características técnicas que tornam o trator uma das opções válidas para uso geral na agricultura familiar e/ou de grande porte no Brasil e em quase todos os outros países da América Latina, com custo de aquisição de aproximadamente R$ 398 mil, novo, à vista, com cabine e outros opcionais, ou R$ 350 mil, novo, à vista, plataformado e sem opcionais.


Unidades usadas podem ser encontradas no Brasil por preços entre R$ 150 mil e R$ 250 mil, dependendo do ano de fabricação, do estado de conservação e da quantidade e variedade de opcionais, com ou sem implementos, dependendo de cada caso.


É um modelo de trator com boa potência, mais que suficiente para uma grade niveladora de 32 discos ou uma plantadeira de 10 linhas, por exemplo, e conta com sistemas hidráulico, elétrico e mecânico completos. Desde 2013, ele é comercializado no Brasil e já saía de fábrica com uma boa variedade de itens de modernidade e praticidade, incluindo cabine climatizada (opcional) do tipo FOPS / ROPS e com rádio AM/FM e entrada USB para MP3; conjunto de iluminação e sinalização completíssimo, com dois faróis dianteiros convencionais (de série), quatro faróis dianteiros auxiliares (opcional) e dois faróis traseiros (versão cabinada), lanternas traseiras direcionais convencionais ou em LED (de série), dependendo do ano de fabricação; filtro de ar a seco (de série); direção hidrostática ou hidráulica (de série); volante com regulagem de altura (de série); toldo de fábrica (de série), com estrutura FOPS / ROPS de segurança, em aço e polietileno; capô e para-lamas de fibra de vidro (de série); acelerador de mão e acelerador de pé (de série); embreagem de disco duplo seco, com acionamento hidráulico (de série); tomada de potência independente (de série), com acionamento mecânico, de seis estrias e 540 rpm, e engate de três pontos na categoria II, com capacidade de levante para até 2.600 kg no olhal (tanto para MWM quanto para Perkins) ou 3.300 kg no olhal (com cilindro auxiliar opcional), com controle remoto de série, dependendo do ano de fabricação; comando hidráulico duplo de 4 saídas (opcional) e vazão de 100 litros por minuto; cor cinza (de série) ou cor vermelha (opcional); e freios a discos banhados a óleo, de acionamento hidráulico (de série).


O painel é completo, com horímetro ou contador de horas trabalhadas, tacômetro ou medidor de RPM, medidor de temperatura do motor, medidor no nível de combustível, medidor de pressão de óleo, conta-giros da tomada de potência, luz de freio, luz de direção, luz de bateria e pisca alerta, dentre outros.


O utilitário estava e está disponível com vários opcionais, incluindo kit de contrapesos frontal e traseiro; tomada elétrica; cilindro hidráulico auxiliar, neste caso para alcançar a capacidade de 3.300 kg no olhal; e rodado duplo traseiro. Ele pode receber cabine climatizada, a pedido do proprietário, quando novo, em concessionárias da marca Agrale, ou em oficinas especializadas, quando usado ou seminovo, mas neste caso é preciso trocar o alternador por um mais potente.


Por outro lado, a simplicidade dos sistemas hidráulico, elétrico e mecânico é uma de suas principais características, com manutenção simples e barata, o que certamente torna esse modelo uma das melhores opções para a agricultura familiar no Brasil, recomendado para quem quer e precisa trocar o seu modelo mais antigo por um modelo mais moderno.


MERCADO

Atualmente, a Agrale S.A. possui no Brasil uma rede de pelo menos 80 concessionárias e oficinas autorizadas de máquinas agrícolas e agroindustriais, caminhões e chassis para ônibus e micro-ônibus, prestando serviços de venda de utilitários agrícolas novos, semi-novos e usados e serviços de manutenção e venda de peças. Desse total de concessionárias, pelo menos 60 são dedicadas principalmente para comercialização dos modelos de tratores agrícolas novos da marca, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.


Para quem precisa de um modelo de trator mais possante, há outras opções disponíveis nas concessionárias de tratores novos da marca Agrale, incluindo o Agrale 6185, com 175 cavalos e 72 kgfm, e o Agrale 7215, com 220 cavalos e 74 kgfm, todos equipados com turbocompressor.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


AGRALE 5105.4 4X4 (MWM)

  • Motorização: MWM TD 229 EC-4 turbodiesel, com 4 cilindros em linha;
  • Injeção de combustível: Bomba injetora direta Bosch de combustível;
  • Cilindrada: 3,922 litros;
  • Potência: Aprox. 100 cavalos a 2.400 rpm;
  • Torque: Aprox. 38 kgfm a 1.700 rpm;
  • Filtragem de ar: a seco;
  • Direção (de série): Hidráulica ou hidrostática;
  • Transmissão: Sincronizada, 10 marchas à frente e 2 à ré (de série);
  • Transmissão: Sincronizada, 12 marchas à frente e 12 à ré, com reversor (opcional);
  • Transmissão: Sincronizada, 20 marchas à frente e 4 à ré, com super-redutor (opcional);
  • Bloqueio de transmissão: Mecânico, por pedal, com retorno automático,
  • Embreagem: Disco duplo seco, com acionamento hidráulico;
  • Sistema hidráulico: Até 2.600 kg no olhal (de série), com controle remoto;
  • Tomada de força: Independente, acionamento mecânico, 540 rpm e seis estrias;
  • Eixo dianteiro: ZF, oscilante regulável, com diferencial central;
  • Cárter do motor: Aprox. 10 litros;
  • Sistema de arrefecimento: Radiador de alumínio, com 15 litros;
  • Sistema elétrico: 12 volts;
  • Alternador: 14 volts e 90 ampères;
  • Motor de arranque: 12 volts, 4 cavalos;
  • Bateria: 12 volts e 135 ampères;
  • Freios: A discos, de acionamento hidráulico, banhados a óleo;
  • Freio de estacionamento: Manual a cabo, acionado por alavanca;
  • Tanque de combustível: Aprox. 94 litros, de polietileno;
  • Pneus dianteiros: 14.9X24 (de série);
  • Pneus traseiros: 18.4X34 (de série);
  • Pneus opcionais: Várias opções;
  • Peso (sem lastro e acessórios): Aprox. 4.000 kg (plataformado);
  • Peso (sem lastro e acessórios): Aprox. 4.350 kg (cabinado);
  • Peso (com lastro e acessórios): Aprox. 5.280 kg (plataformado);
  • Peso (com lastro e acessórios): Aprox. 5.600 kg (cabinado);
  • Preço (plataformado): Aprox. R$ 350 mil (novo / sem opcionais);
  • Preço (cabinado): R$ 398 mil (novo / com opcionais);
  • Preço (plaformado): Aprox. R$ 150 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço (cabinado): R$ 250 mil (usado / bom estado de conservação);


AGRALE 5105.4 4X4 (PERKINS)

  • Motorização: Perkins 1104D-44TA turbodiesel, com intercooler, 4 cilindros;
  • Injeção de combustível: Bomba injetora de combustível;
  • Cilindrada: 4,400 litros;
  • Potência: Aprox. 102 cavalos a 2.400 rpm;
  • Torque: Aprox. 41 kgfm a 1.700 rpm;
  • Filtragem de ar: a seco;
  • Direção (de série): Hidráulica ou hidrostática;
  • Transmissão: Sincronizada, 10 marchas à frente e 2 à ré (de série);
  • Transmissão: Sincronizada, 12 marchas à frente e 12 à ré, com reversor (opcional);
  • Transmissão: Sincronizada, 20 marchas à frente e 4 à ré, com super-redutor (opcional);
  • Bloqueio de transmissão: Mecânico, por pedal, com retorno automático,
  • Embreagem: Disco duplo seco, com acionamento hidráulico;
  • Sistema hidráulico: Até 2.600 kg no olhal (de série), com controle remoto;
  • Tomada de força: Independente, acionamento mecânico, 540 rpm e seis estrias;
  • Eixo dianteiro: ZF, oscilante regulável, com diferencial central;
  • Cárter do motor: Aprox.
  • Sistema de arrefecimento: Radiador de alumínio;
  • Sistema elétrico: 12 volts;
  • Alternador: 14 volts e 90 ampères;
  • Motor de arranque: 12 volts, 4 cavalos;
  • Bateria: 12 volts e 135 ampères;
  • Freios: A discos, de acionamento hidráulico, banhados a óleo;
  • Freio de estacionamento: Manual a cabo, acionado por alavanca;
  • Tanque de combustível: Aprox. 94 litros, de polietileno;
  • Pneus dianteiros: 14.9X24 (de série);
  • Pneus traseiros: 18.4X34 (de série);
  • Pneus opcionais: Várias opções;
  • Peso (sem lastro e acessórios): Aprox. 4.000 kg (plataformado);
  • Peso (sem lastro e acessórios): Aprox. 4.350 kg (cabinado);
  • Peso (com lastro e acessórios): Aprox. 5.280 kg (plataformado);
  • Peso (com lastro e acessórios): Aprox. 5.600 kg (cabinado);
  • Preço (plataformado): Aprox. R$ 350 mil (novo / sem opcionais);
  • Preço (cabinado): R$ 398 mil (novo / com opcionais);
  • Preço (plaformado): Aprox. R$ 150 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço (cabinado): R$ 250 mil (usado / bom estado de conservação);


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Atenção: As informações, conceitos e valores (preços) emitidos neste artigo ou página são apenas de caráter informativo e podem não estar absolutamente precisos e rigorosos, pois esse não é o objetivo do blog. Para informações, conceitos e valores mais precisos e rigorosos entre em contato com o fabricante e/ou com seu representante de vendas.


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Agrale
  • Agrale S.A. (divulgação): Imagens

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