AIRBUS H130

AIRBUS H130
EUROCOPTER EC130 T2
EUROCOPTER EC130

INTRODUÇÃO
Logo acima, o atual Airbus H130, uma bela e moderna máquina europeia, segura e prática, fabricada na França pela Airbus Helicopters, uma subsidiária da Airbus Group. Logo abaixo, o antecessor Eurocopter EC130, um dos modelos de helicópteros mais vendidos no mundo durante a década de 2000.
Airbus H130, conhecido anteriormente como Eurocopter EC130, é um moderno e eficiente helicóptero monomotor a turbina de pequeno porte projetado para transporte executivo e semi-utilitário, de passeio e de turismo, para transporte aeromédico, para uso policial e para coberturas jornalísticas, projetado e desenvolvido pela então Eurocopter SA, atualmente Airbus Helicopters, e fabricado ou montado em larga escala na França, na Austrália e no Brasil por ela e por suas subsidiárias.

O modelo original Eurocopter EC130 é sustentado por uma moderna e segura turbina Turbomec Arriel 2B1 e tem capacidade para transportar com um nível bastante razoável de conforto um ou dois pilotos e até cinco ou seis passageiros, dependendo da configuração adotada, em missões típicas dentro de metrópoles, pousando e decolando de helipontos e heliportos, e também para viagens intermunicipais. Em algumas situações, é possível também realizar viagens interestaduais com ou sem escalas para reabastecimento, dependendo da distância entre origem e destino.

Os seus principais concorrentes no mercado mundial de helicópteros leves são o canadense Bell 206 Long Ranger, um best seller da indústria aeronáutica; o italiano Agusta A119 Koala / Leonardo AW119 Koala, espaçoso e confortável; o canadense Bell 407, também um best seller, moderno e eficiente; e o americano MD Helicopters MD600 Notar, sem rotor de cauda;

Alguns desses modelos concorrentes do Airbus H130, citados logo acima, não são mais fabricados.

O helicóptero monomotor a turbina Airbus H125 / Helibras AS350 Esquilo, fabricado no Brasil pela Helibras, uma subsidiária da Airbus Helicopters, também está na faixa de capacidade, alcance e potência do Airbus H130.

A AIRBUS HELICOPTERS
Logo acima, o logotipo oficial da Eurocopter, a fabricante francesa e alemã de helicópteros. Logo abaixo, o novo logotipo da fabricante de helicópteros, a Airbus Helicopters, uma das maiores fabricantes de helicópteros a turbina do mundo. A empresa é uma subsidiária da Airbus Group.

Atualmente, a Airbus Helicopters é uma das maiores e mais respeitadas fabricantes de helicópteros do mundo. A Airbus Helicopters é propriedade da corporação europeia Airbus Group, sediada na Holanda, que controla também a maior fabricante de aeronaves comerciais do mundo, a Airbus Industrie. A Airbus Group é a holding que controla a Airbus Defense and Space, que fabrica o lançador de satélites Ariane, um dos maiores e mais potentes do mundo.

A Airbus Group é uma gigantesca corporação europeia que controla também a Astrium, uma fabricante de satélites. A Airbus Military é outra subsidiária da Airbus Defense e Space, que fabrica vários produtos para uso militar, entre eles o Airbus A400M, um quadrimotor turboélice de grande porte para transporte logístico militar de soldados, cargas militares e reabastecimento em voo. A Airbus Group possui uma importante participação societária na ATR - Avions de Transport Régional, a fabricante do turboélice bimotor regional ATR-72, usado intensivamente no Brasil pela Azul Linhas Aéreas, pela Passaredo e pela MAP Linhas Aéreas.

O CASA C295, um bimotor turboélice para uso militar de logística, usado pela FAB – Força Aérea Brasileira, é mais um exemplo de produto fabricado em larga escala pela Airbus Military. A Airbus Group possui também uma participação societária importante na Dassault Aviation, que fabrica na França os jatos executivos Dassult Falcon e o sofisticadíssimo caça militar Dassault Rafale.

Na década de 2000, a Aerospatiale da França, a Daimler / DASA da Alemanha e a CASA da Espanha formaram o consórcio EADS, conhecido posteriormente como Airbus Group. A Airbus Helicopters fabrica também o Airbus H135, conhecido anteriormente como Eurocopter EC135, helicóptero bimotor para até seis passageiros, fabricava até alguns anos atrás o Airbus H120, conhecido anteriormente como Eurocopter EC120, helicóptero monomotor para até quatro passageiros, ambos produzidos na Europa, todo eles com rotor de cauda Fenestron, e fabrica no Brasil o Airbus H125, conhecido anteriormente como Helibras AS-350 Esquilo, por meio de sua subsidiária Helibras, entre outros modelos.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Logo acima, espaço interno bastante razoável para até seis passageiros e um piloto. Uma configuração turistica, de alta densidade, também está disponível, para até sete passageiros. Logo abaixo, o painel de instrumentos do Eurocopter EC130, com o VEMD, um sistema digital composto por duas telas multifuncionais de cristal líquido que fornece ao piloto uma variedade de informações instantâneas necessárias ao voo.

O Airbus H130, conhecido anteriormente como Eurocopter EC130, é um moderno helicóptero monomotor a turbina de pequeno porte projetado para transporte executivo e semi-utilitário, de passeio e de turismo, para transporte aeromédico, para uso policial e para coberturas jornalísticas, com construção mista em alumínio e materiais compostos, com trem de pouso fixo do tipo esqui, projetado e desenvolvido pela então fabricante europeia Eurocopter SA, atualmente Airbus Helicopters, que utilizou como base para sua criação e desenvolvimento o bem sucedido modelo de helicóptero monomotor a turbina Eurocopter AS350 Écureuil, mais conhecido no Brasil como Helibras AS350 Esquilo, entretanto com um considerável número de mudanças e inovações que o tornou um projeto quase completamente novo, mais moderno, mais confortável, mais seguro e, é claro, mais elegante.

Em linhas gerais, o Eurocopter EC130 pode ser operado em voos VFR – Visual Flight Rules, diurnos e noturnos, por um ou dois pilotos e tem capacidade para transportar até cinco ou seis passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, com um nível de conforto bastante razoável, com ar condicionado de série, inclusive. Uma configuração turística, de alta densidade, para um piloto e até sete passageiros também está disponível.

Ele tem rotor principal articulado Starflex de três pás em material composto e um sofisticado rotor de cauda carenado Fenestron de 3ª geração, com dez pás para reduzir o máximo possível o ruído externo e interno. A construção da fuselagem e da cauda é mista, com partes em alumínio, aço e materiais compostos.

Além disso, o rotor de cauda Fenestron é formado por uma espécie de carenagem criada para proteger o rotor de cauda. Esse sistema é útil para evitar, em voo, que o rotor de cauda seja afetado por aves, e para evitar, nos pousos e decolagens, que seja afetado por galhos de plantas, e reduz o risco de ser afetado por cascalho, além, é claro, de praticamente eliminar o risco de passageiros descuidados serem atingidos pelo rotor de cauda enquanto embarcam e desembarcam.

A velocidade de cruzeiro do Eurocopter EC130 é de cerca de 220 km/h, um pouco abaixo da média de seus principais concorrentes, como o Bell 407, por exemplo. O nível de ruído do EC130 é um dos mais baixos da categoria de helicópteros leves a turbina para até seis passageiros. Pelo menos duas configurações para transporte aeromédico estão disponíveis, uma com duas macas e um paramédico de plantão e outra com uma maca e dois paramédicos, senda esta a mais completa, ambas com a possibilidade de instalação de alguns instrumentos médicos, como, por exemplo, respirador artificial e oxigênio.

Entre os pontos positivos do Eurocopter EC130 é possível destacar o belo design e o fácil acesso do piloto e de todos os passageiros aos cinco assentos, dois ou três dianteiros e três ou quatro traseiros, por duas amplas portas laterais dianteiras e duas amplas portas laterais traseiras, duas de cada lado. Além disso, as estruturas dos assentos são equipadas com amortecedores para reduzir o risco de lesões nas colunas dos passageiros em caso de acidente ou de um pouso mais duro por auto-rotação.

A marca europeia Turbomeca, de propriedade da fabricante francesa de peças, partes e componentes aeronáuticos e aeroespaciais Safran S.A., é tradicional no mercado aeronáutico, com boa reputação e baixíssimo índice de falhas em pleno voo. Na operação diária, o risco de falhas é baixíssimo, desde que, é claro, a aeronave seja submetida regularmente a oficinas de manutenção confiáveis, certificadas por autoridades aeronáuticas.

Em caso de falha do motor em pleno voo, o que é raríssimo, é possível proceder a operação de auto-rotação. Por isto a necessidade de treinamento completo do profissional responsável pela operação da aeronave. É aconselhável que o proprietário da aeronave não “economize” no treinamento do seu empregado.

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

O Eurocopter EC130 é um projeto moderno de helicóptero monomotor a turbina derivado do helicóptero monomotor também a turbina Eurocopter AS350 Ecureuil, porém o número de mudanças e inovações presentes no projeto do EC130 é tão grande que é possível considerá-lo um modelo de aeronave quase totalmente original, começando pela sua fuselagem, bem mais ampla e confortável, mais robusta e mais leve, com emprego de partes em material composto em sua construção; novo trem de pouso; novo cone de cauda; novo rotor de cauda, neste caso carenado; aviônicos mais modernos; sistema hidráulico duplo; e uma versão mais potente da família de motores turboshaft Turbomeca Arriel, com até 840 shp de potência disponível na decolagem.

Resumindo: Quase tudo novo.

Embora o fabricante faça questão de afirmar que o Eurocopter EC130 é um Eurocopter AS350 Ecureuil / Helibras AS350 Esquilo modernizado, a verdade é que pouca coisa do seu antecessor foi aproveitada. Essa comparação insistente do fabricante é apenas uma “jogada de Marketing”, digamos, para aproveitar a boa fama de seu antecessor, já que o Ecureuil / Esquilo foi e é muito bem aceito em vários mercados mundiais. Mas não esqueça, é outra aeronave.

Aliás, a ideia inicial do fabricante, na década de 2000, era substituir o Eurocopter AS350 Ecureuil / Helibras AS350 Esquilo pelo Eurocopter EC130, mas as vendas do AS350 estavam tão boas que acharam mais prudente deixar que ambos os modelos, AS350 e EC130, competissem na mesma faixa.

Os primeiros esboços do Eurocopter EC130 foram concebidos na década de em 1980, com o primeiro protótipo aproveitando grande parte dos sistemas e da estrutura do então Aerospatiale AS350 Ecureuil, que na década seguinte passou a ser conhecido como Eurocopter AS350 Ecureuil, entretanto com o passar dos anos e com as inúmeras modificações e modernizações introduzidas no projeto o próprio fabricante chegou a conclusão de que se tratava de um novo projeto, mais moderno, confortável, elegante e seguro, decidindo assim renomear a aeronave para Eurocopter EC130.

No entanto, o sistema hidráulico duplo do helicóptero bimotor a turbina Aerospatiale AS355 Ecureuil foi aproveitado no Eurocopter EC130. Também neste aspecto ele pode então ser considerado mais sofisticado e mais seguro que seu antecessor monomotor a turbina Eurocopter AS350 Ecureuil.

Desde o início, o Eurocopter EC130 foi projetado para uso multifuncional, civil e militar, como aeronave de asas rotativas para usos variados, desde transporte de executivos até coberturas jornalísticas, transporte aeromédico, treinamento militar, turismo e operações policiais. Ele foi projetado para ter baixo nível de ruído e vibração, com baixo consumo de combustível, manutenção relativamente simples, já que se trata de um monomotor, e boa relação peso potência. Por algum tempo, ele foi considerado um dos modelos de entrada da linha de produtos da então Eurocopter, mas é bom lembrar que o termo “de entrada” dessa fabricante europeia não significa algo de qualidade inferior, pelo contrário, o nível de entrada dessa fabricante já é premium, já é elevado, com produtos de alta tecnologia. Atualmente, o modelo de entrada da Airbus / Eurocopter é o Airbus H-125 / Helibras AS-350 Esquilo, já que o EC120 Colibri não é mais fabricado.

Entre os modelos concorrentes, o que mais se assemelha ao Eurocopter EC130, considerando preço, capacidade, nível de tecnologia, custo de manutenção, consumo de combustível e rede de assistência técnica, é o Bell 407, que está em linha de produção seriada desde 1996, entretanto em versões modernizadas e atualizada Bell 407 GXi, homologada para voos IFR, inclusive.

EUROCOPTER EC130 B4

Eurocopter EC130 B4 é o modelo original da família Eurocopter EC130, composta também pelo seu irmão melhorado, modernizado e atualizado Eurocopter EC130 T2. Ele é um projeto derivado do helicóptero monomotor Eurocopter AS350 Ecureuil, conhecido no Brasil como Helibras AS350 Esquilo, mas com um grande número de mudanças e inovações que o tornou um modelo quase totalmente novo de helicóptero monomotor, mais moderno, mais prático, mais confortável, mais eficiente, mais funcional, mais seguro, muito mais elegante, realmente bonito. Na verdade, não lembra quase nada o Helibras Esquilo convencional, um projeto da década de 1970, ainda em produção seriada no Brasil.

Em linhas gerais, o Eurocopter EC-130 B4 pode ser operado por um ou dois pilotos e têm capacidade para transportar com um nível bastante razoável de conforto cinco ou seis passageiros, embora uma configuração turística, de alta densidade, para sete passageiros, esteja disponível. Ele tem um sistema hidráulico duplo, controle automático da velocidade do rotor principal, sistema de controle e proteção do motor com parâmetros pré-estabelecidos pelo fabricante, conhecido como FADEC – Full Authority Digital Engine Control, rotor principal composto por três pás de material composto e um sofisticado rotor de cauda carenado com várias pás para reduzir o máximo possível o ruído externo e interno. Possui ainda o conjunto de aviônicos com VEMD - Vehicle and Engine Multifunction Display e GPS – Global Positioning System, ambos integrados no painel principal.

A velocidade de cruzeiro do Eurocopter EC-130 B4 é de cerca de 220 km / h. O nível de ruído é um dos mais baixos da categoria de helicópteros de pequeno porte para até sete passageiros, bem abaixo do limite Estágio II EPNdB 84, estabelecido pela FAA para sobrevoo de áreas urbanas. Para missões aeromédicas, é possível o transporte de uma ou duas macas com acidentados ou doentes no EC-130 B4, com um piloto e um ou dois paramédicos de plantão.

A aeronave é sustentada por um motor turboshaft Turbomeca Arriel 2B1, de fabricação francesa, com 840 shp de potência disponível na decolagem, por cerca de cinco minutos, a partir de então com 720 shp de potência contínua, o suficiente para decolar com piloto, cinco passageiros e bagagem leve, mesmo com os tanques de combustível quase cheios e em dias quentes, ao sol do meio dia. Com a cabine lotada de passageiros adultos e com bagagem não é possível decolar com os tanques cheios, o que limita um pouco alcance para cerca de 500 quilômetros, com reservas de combustível.

Ao contrário da grande maioria dos helicópteros civis fabricada no mundo, o Eurocopter EC130 possui o posto de comando principal, para o piloto, localizado no lado esquerdo do cockpit, enquanto um conjunto de instrumentação e comandos para um posto de comando auxiliar, para o co-piloto, está disponível como opcional para os proprietários pessoas físicas e pessoas jurídicas que queiram ou precisem manter um segundo tripulante na cabine.

AIRBUS H130
EUROCOPTER EC130 T2

O helicóptero monomotor Airbus H-130, conhecido anteriormente como Eurocopter EC-130 T2, foi lançado no mercado internacional em 2012, ele é uma versão melhorada e atualizada do Eurocopter EC-130 B4, por sua vez lançado no mercado internacional em 2001. Ambas as aeronaves são semelhantes no aspecto geral, externo e interno, mas não são irmãos gêmeos. Segundo a fabricante Airbus Helicopters, cerca de 70% do número total de peças, partes e componentes da versão H-130 passou por melhorias, mudanças, atualizações, ajustes, modificações ou foram simplesmente substituídas por outras mais modernas e eficientes.

De forma resumida, a aeronave ficou mais leve, mais robusta, mais potente, mais confortável, mais sofisticada, mais segura e mais versátil. Por exemplo, a potência do motor Turbomeca Arriel 2D é de 950 shp na decolagem, disponível por até 30 minutos, cerca de 15% a mais que a potência de 840 shp do Eurocopter EC130 B4, o que significa que a disponibilidade de potência para decolar em dias quentes foi melhorada, o que possibilita decolar com mais um passageiro adulto e bagagem ou um pouco mais de combustível, mesmo em dias quentes, com boa margem de segurança.

Ambas as aeronaves são semelhantes no aspecto externo e interno, praticamente idênticas na aparência externa e interna. Mas há diferenças, o Airbus H-130 ou Eurocopter EC130 T2 é motorizado por uma turbina Turbomeca Arriel 2D, enquanto o Eurocopter EC-130 B4 é motorizado por uma turbina Turbomeca Arriel 2B1. O motor do H130 ou EC130 T2 é mais potente, mas o consumo de combustível foi mantido nos mesmos níveis do antecessor EC130 B4. Além disso, foi instalado no H130 ou EC130 T2 um sistema de redução de vibração causada pelo rotor principal na cabine de passageiros chamado AVCS – Active Vibration Control System. Além disso, a aeronave possui um sensor de desgaste do motor, chamado CDC – Creep Damage Counter, que avisa o piloto e a oficina de manutenção quando as palhetas do motor estão desgastadas, exigindo revisão.

O gancho externo para transporte de carga teve sua resistência melhorada para até 1.500 kg de carga.

ALTA TECNOLOGIA

Logo acima e logo abaixo, dois exemplos de emprego do Eurocopter EC130 em operações policiais, a Broward County Sheriff, uma das forças policiais regionais americanas, e a Polícia Militar do Estado do Paraná, uma das forças policiais regionais do Brasil.

O helicóptero monomotor a turbina Eurocopter EC130 é um dos modelos de aeronaves de asas rotativas mais modernos que existe, com um projeto esmerado, bem pensado, com uma variedade de soluções práticas e relativamente simples para a operação diária em uma variedade de missões, tanto civis quanto militares, tanto executivas quanto policiais e aeromédicas. Ele foi um dos melhores modelos de helicópteros fabricados em série durante a década de 2000 e ainda pode ser considerado uma das melhores opções de helicópteros de pequeno porte, no entanto disponível somente no mercado de aeronaves usadas.

Ele foi certificado pelas principais autoridades aeronáuticas mundiais, como FAA, ANAC e EASA, por exemplo, para até sete passageiros, com a exigente certificação FAR 27 / JAR 27, concedida somente para modelos de primeira linha, como, por exemplo, modelos produzidos pela Bell Helicopter, Agusta / Leonardo, MD Helicopters e Airbus Helicopters / Eurocopter. Por exemplo, o Eurocopter EC130 possui tanque de combustível capaz de suportar fortes impactos verticais de acidentes, com até 30g, e é equipado com assentos anti-crash, para aliviar uma eventual carga acidental contra a coluna de passageiros, até certo limite, é claro.

Outro item de alta tecnologia do Eurocopter EC130 é o seu cockpit dentro da filosofia glass cockpit, com duas telas multifuncionais em cristal líquido, que formam o VEMD – Vehicle and Engine Multifunction Display, um sistema digital de instrumentos de voo, cuja interface está baseada em tecnologias eletrônicas, em substituição aos clássicos conjuntos de aviônicos analógicos disponíveis nos helicópteros clássicos de décadas anteriores.

Esse sistema digital possui várias vantagens em relação aos conjuntos clássicos de instrumentos analógicos e eletromecânicos, entre elas a precisão da navegação e a redução da carga de trabalho da tripulação, neste caso do piloto, com consequente operação mais segura, já que o piloto terá mais tempo disponível para focar sua atenção sobre o que acontece do lado de fora da aeronave, lembrando que, na maioria das missões realizadas, cerca de 70% das viagens realizadas, há passagens frequentes sobre torres de telecomunicações; torres de transmissão de eletricidade e/ou cabos de energia elétrica; pontes e viadutos; edifícios altos e instalações industriais e agroindustriais; outros aeródromos, que não os de destino; montanhas e colinas; e grandes sistemas de irrigação de larga escala; aeronaves em voo, na mesma região; e até pássaros.

Nesse contexto, o VEMD – Vehicle and Engine Multifuncion Display possibilita o gerenciamento instantâneo de diversas informações durante o voo, incluindo as comunicações via rádio com os ATC’s – Air Traffic Controls ou estações de controle de tráfego aéreo; e os dados relacionados aos parâmetros de voo, da turbina e dos outros sistemas, ou seja, os limites de funcionamento da máquina, como a temperatura do turboshaft (turbina), a temperatura e pressão do óleo, a temperatura exterior, o combustível remanescente ou disponível para completar a missão e a temperatura da bateria.

Além disso, um histórico eletrônico de toda a viagem é armazenado no VEMD – Vehicle and Engine Multifuncion Display, cujo acesso pode ser restrito ao mecânico de confiança do proprietário da aeronave. Assim, o proprietário poderá ser avisado se houver abuso na operação da máquina...

MERCADO

Logo acima e logo abaixo, o rotor de cauda Fenestron é um dos principais diferenciais competitivos do Eurocopter EC130 e de quase todos os seus irmãos maiores fabricados pela Airbus Helicopters / Eurocopter. Ele tem várias vantagens, como, por exemplo, praticamente eliminar o risco de acidentes em solo, quando os passageiros embarcam e desembarcam.

De modo geral, o custo operacional por quilômetro voado de um helicóptero monomotor a turbina com capacidade para até sete passageiros é maior que o custo operacional por quilômetro voado de uma aeronave de asa fixa turboélice monomotor com capacidade semelhante de transportar passageiros. Porém, o helicóptero tem flexibilidade operacional e versatilidade absolutamente insuperáveis para operar em regiões metropolitanas ou entre cidades próximas, com tráfego de automóveis intenso.

Por exemplo, a região metropolitana de São Paulo e cidades vizinhas têm uma das maiores concentrações de helicópteros para uso executivo, aeromédico, policial e de turismo do mundo.

Mais de 700 unidades dos helicópteros da família Eurocopter EC130 foram fabricadas desde a década de 2000, incluindo versões militares e civis montadas pelas duas subsidiárias da Airbus Helicopters no Brasil e na Austrália. É um dos modelos de helicópteros mais vendidos no mundo, com mais de 680 unidades ainda em operação, por mais de 280 operadores, incluindo pessoas físicas, governos, polícias, forças armadas e empresas, somando mais de 1,3 milhão de horas voadas.

Ele é o resultado de mais de 50 anos de experiência da Airbus Helicopters / Eurocopter na fabricação de helicópteros.

No mundo, os principais operadores pessoas jurídicas e governos dos helicópteros da família Eurocopter EC130 são e/ou foram a Maverick Helicopters, a Papillon Helicopters e a Blue Hawaian, essas dos Estados Unidos; a Apostles Helicopters, da Austrália; a Polícia Militar do Estado do Paraná, aqui no Brasil; Ontario Ministry of Natural Resources, um órgão ambiental do Canadá; a Heli Air Monaco, uma empresa de táxi-aéreo do país europeu; a Heli Holland, uma empresa de táxi-aéreo da Holanda; a Air Zermatt, uma escola de aviação da Suíça; e a Broward County Sheriff, uma polícia local e corpo de bombeiros americana, do condado de Broward, que abrange, inclusive, a cidade de Fort Laderdale, no estado da Flórida, nos Estados Unidos.

A manutenção dos helicópteros Eurocopter EC130 pode ser realizada nas instalações da Helibras, uma subsidiária da Airbus Helicopters.

A tendência de longo prazo verificada no mercado internacional é que o Airbus H130 se torne o substituto definitivo do Airbus H125, que ainda é fabricado.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

EUROCOPTER EC130 B4
  • Capacidade: 5 ou 6 passageiros (configuração executiva);
  • Capacidade: 7 passageiros (configuração turística);
  • Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto (opcional);
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 220 km / h;
  • Comprimento total: Aprox. 12 metros;
  • Largura da cabine (útil): Aprox. 2 metros;
  • Altura total: Aprox. 3,4 metros;
  • Diâmetro do rotor principal: Aprox. 11 metros;
  • Motorização (potência): 1 X Turbomeca Arriel 2B1 (840 shp);
  • Consumo:
  • Homologação: VFR diurno e noturno;
  • Rotor principal: Tripá, de material composto;
  • Peso máximo de decolagem: Aprox. 2.400 kg;
  • Alcance: Aprox. 500 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Teto de serviço: Aprox. 7.000 metros;
  • Preço (no Brasil): Aprox. US$ 1,3 milhão (usado / bom estado de conservação);

AIRBUS H130
  • Capacidade: 5 ou 6 passageiros (configuração executiva);
  • Capacidade: 7 passageiros (configuração turística);
  • Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto (opcional);
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 220 km / h;
  • Comprimento total: Aprox. 12 metros;
  • Largura da cabine (útil): Aprox. 2 metros;
  • Altura total: Aprox. 3,4 metros;
  • Diâmetro do rotor principal: Aprox. 11 metros;
  • Motorização (potência): 1 X Turbomeca Arriel 2D (950 shp);
  • Consumo:
  • Homologação: VFR diurno e noturno;
  • Rotor principal: Tripá, de material composto;
  • Kit policial: Sistemas eletro-óticos, infravermelho e faróis de busca, dentre outros;
  • Kit utilitário: Funda de 1.500 kg, dentre outros;
  • Peso máximo de decolagem: Aprox. 2.500 kg;
  • Alcance: Aprox. 550 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Teto de serviço: Aprox. 7.000 metros;
  • Preço (no Brasil): Aprox. US$ 4,8 milhões (novo);

ONDE COMPRAR

GALERIA DE IMAGENS
Logo acima, o helicóptero Airbus H130, equipado com gancho externo sendo preparado para transporte de carga paletizada por meio de uma funda fixada na fuselagem. Logo abaixo, esse tipo de operação de transporte de carga só pode ser realizada por empresas certificadas e pilotos habilitados.


Logo acima, mais um exemplar do Airbus H130, neste caso configurado para transporte aeromédico de pacientes e acidentados. Logo abaixo, para quem não cansa de apreciar o que é bonito, mais uma imagem do Eurocopter EC130 em sua configuração executiva, pleno voo.

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Eurocopter_EC130
  • Wikipedia (em espanhol): https://es.wikipedia.org/wiki/Eurocopter_EC130
  • Wikipédia (em francês): https://fr.wikipedia.org/wiki/Eurocopter_EC130
  • Airbus Helicopters (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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