MD HELICOPTERS MD900 EXPLORER
MCDONNELL MD900 EXPLORER
MD HELICOPTERS MD900
EXPLORER
MD HELICOPTERS MD902
EXPLORER
MD HELICOPTERS MD EXPLORER
Logo acima e logo abaixo, dois modelos da família MD
Explorer, o MD900 Explorer, o primeiro deles, e o MD902 Explorer, lançado
alguns anos depois do primeiro, com sistemas melhorados e potência dos motores
aumentada. São dois elegantes modelos de aeronaves executivas, mas o segundo é
certificado para voos por instrumentos, incluindo voos noturnos.
O helicóptero McDonnell MD900 Explorer é um confortável
e sofisticado helicóptero bimotor a turbina de pequeno porte projetado para
transporte executivo e semi-utilitário, de passeio e de turismo, para uso
policial, para coberturas jornalísticas e transporte aeromédico, criado e
desenvolvido na década de 1980 pela então gigante da indústria
aeronáutica McDonnell Douglas, dos Estados Unidos, na época uma das maiores e
mais conceituadas fabricantes de aeronaves do mundo, e fabricado por ela mesma
a partir da década de 1990, que utilizou como base para sua criação os
primeiros conceitos da tecnologia anti-torque NOTAR – No Tail Rotor, patenteada
pela então tradicional fabricante americana de helicópteros Hughes Aircraft.
Conhecido posteriormente, apenas alguns anos depois de
seu lançamento, como MD Helicopters MD900 Explorer, esse bonito modelo de
helicóptero é sustentado por duas turbinas Pratt & Whitney PW206 e tem
capacidade para transportar dois pilotos e quatro, cinco ou seis passageiros, dependendo da
configuração de assentos adotada, realizando missões típicas dentro de
metrópoles, pousando e decolando de helipontos e heliportos, e também para
viagens intermunicipais. Em algumas situações, é possível também realizar
viagens interestaduais, com ou sem escalas para reabastecimento, dependendo da
distância entre origem e destino.
Já o MD Helicopters MD902 Explorer é o irmão mais
recente da família de helicópteros bimotores MD Explorer, com praticamente as
mesmas características positivas do seu antecessor McDonnell MD900 Explorer,
entretanto com várias melhorias, entre elas a certificação para voos por
instrumentos, inclusive voos noturnos; melhor isolamento acústico da cabine de
passageiros; melhoradas entradas de ar para os motores e para o sistema NOTAR –
No Tail Rotor; um melhorado sistema de controle do estabilizador; maior
alcance; e aumento no peso máximo de decolagem; entre outras. Ele é fabricado
nos Estados Unidos desde 1997 pela MD Helicopters, atualmente de propriedade da
empresa americana de investimentos Patriarch Partners.
Os principais concorrentes da família de helicópteros
bimotores MD Explorer são o canadense Bell 429, o italiano Agusta A109 Power /
Leonardo AW109 Power, o canadense Bell 427 e o francês Eurocopter EC-135 /Airbus H-135 todos eles expoentes do segmento de helicópteros executivos, todos
com as melhores tecnologias civis disponíveis no mercado de asas rotativas. O
helicóptero bimotor a turbina brasileiro Helibras 355N Esquilo e o helicóptero
bimotor canadense retrofitado Bell 206 Twin Ranger também podem ser considerados
concorrentes dos helicópteros da família MD Explorer, embora não
tão sofisticados e modernos como os primeiros cinco modelos citados no início
deste parágrafo. Estão entre os concorrentes da família MD Explorer os helicópteros
americanos e canadenses Bell 222, Bell 230 e Bell 430, embora todos esses já
fora de linha de produção seriada há anos.
A MD HELICOPTERS
Logo acima, o logotipo atual da MD Helicopters, reforçando a sua nacionalidade americana, uma característica de personalidade da fundadora do fundo de private equity Patriach Partners. Logo abaixo, o logotipo anterior da MD Helicopters.
Atualmente, a MD Helicopters é uma das maiores e mais conceituadas fabricantes de helicópteros do mundo. Ela está sediada em Mesa, no estado norte-americano do Arizona, e foi fundada no ano 2000, quando a corporação holandesa RDM Holding comprou da Boeing Company vários ativos de fabricação de helicópteros da Hughes Helicopters, exceto o projeto de treinador leve Hughes 300 / Hughes 269, o projeto do helicóptero militar AH-64 Apache e a tecnologia anti-torque NOTAR – No Tail Rotor.
Na verdade, a MD Helicopters é a empresa sucessora da
Hughes Helicopters, uma das mais tradicionais fabricantes de helicópteros do
mundo, com suas raízes na década de 1940, nas mãos do icônico bilionário
americano Howard Hughes, um pioneiro da indústria aeronáutica e aeroespacial.
Atualmente, a MD Helicopters é propriedade da empresa
americana de investimentos Patriarch Partners, liderada pela magnata americana Lynn
Tilton, que por sua vez também atua nos ramos da indústria automobilística, por
meio da Dura Automotive, produzindo peças e componentes; de produtos de beleza,
por meio da Stila Cosmetics; de fabricação de bens de capital para automação de
instalações industriais, por meio da Universal Instruments; a metalúrgica
americana Hussey Copper; entre várias outras.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, uma das opções de configurações para os helicópteros da família MD Explorer, com seis assentos dispostos em club seat, isto é, frente a frente. Logo abaixo, uma opção mais sofisticada e confortável, para atender usuários ainda mais exigentes.
O sofisticado McDonnell MD900 Explorer, conhecido posteriormente
como MD Helicopters MD900 Explorer, é um confortável helicóptero
bimotor a turbina de pequeno porte projetado para transporte executivo e
semi-utilitário, de passeio e de turismo, para uso policial, para coberturas
jornalísticas e transporte aeromédico, com capacidade para transportar
confortavelmente um ou dois pilotos e quatro, cinco ou seis passageiros,
dependendo da configuração de assentos adotada.
É um dos mais modernos modelos de helicópteros
bimotores a turbina disponíveis no mercado, com fuselagem, cauda e rotor construído quase inteiramente em material composto, resultando em
um conjunto bem mais leve e muito mais resistente que a tecnologia convencional
em alumínio e ligas metálicas. Em geral, os materiais compostos desgastam menos
que o alumínio, são mais resistentes que o alumínio, não sofrem corrosão e são
bem mais leves.
O uso de materiais compostos na construção de aviões e
helicópteros traz vários benefícios, pois eles são cerca de 30% mais leves que
o alumínio, são três vezes mais resistentes a choques mecânicos (um pouso de
emergência ou pouso forçado, por exemplo) e são 70% mais rígidos.
É um projeto totalmente original de helicóptero, com
quase tudo o que existe de melhor na indústria aeronáutica mundial para a
fabricação de helicópteros civis e seu irmão mais novo, o MD Helicopters MD902
Explorer, veio completar o portfólio da fabricante MD Helicopters com a
certificação para voos por instrumentos. Em razão da preferência do mercado
pelo segundo modelo da família, a fabricante disponibilizou e ainda
disponibiliza retrofis e upgrades para tornar o McDonnell MD900 Explorer / MD
Helicopters MD900 Explorer equivalente ao seu irmão mais recente em vários
aspectos técnicos.
O MD Helicopters MD902 Explorer é o irmão mais recente
da família de helicópteros bimotores MD Explorer, com praticamente as mesmas
características positivas do seu antecessor McDonnell MD900 Explorer / MD
Helicopters MD900 Explorer, entretanto com várias melhorias, entre elas a
certificação para operação por instrumentos, incluindo voos noturnos; melhor
isolamento acústico da cabine de passageiros; melhoradas entradas de ar para os
motores e para o sistema NOTAR – No Tail Rotor; um melhorado sistema de
controle do estabilizador; maior alcance; e aumento no peso máximo de
decolagem.
Ele é um projeto da década de 1990, mas ainda pode ser
considerado bem moderno e sofisticado, afinado com os novos tempos, com
construção da fuselagem e da cauda baseada em materiais compostos, numa
proporção maior que a encontrada até então em outros modelos de helicópteros,
com rotor principal com cinco pás de material composto, inclusive, e sem rotor
de cauda. A então fabricante do modelo, a McDonnell Douglas e, posteriormente,
a MD Helicopters, focaram a fabricação e a oferta do MD Helicopters MD902
Explorer para o mercado civil, como aeronave semi-utilitária de asas rotativas
para usos variados, desde transporte de executivos até coberturas
jornalísticas, passeio e turismo, operações policiais, transporte aeromédico e
resgate, mas algumas versões militares também foram lançadas.
O helicóptero semi-utilitário McDonnell MD900 Explorer
/ MD Helicopters MD900 Explorer e seu irmão MD Helicopters MD902 Explorer estão
certificados pelas principais autoridades aeronáuticas mundiais, entre elas a
FAA – Federal Aviation Administration, a TCCA – Transport Canada Civil
Aviation, a EASA – European Aviation Safety Agency e a ANAC – Agência Nacional
de Aviação Civil.
Os helicópteros da família MD Explorer não têm rotor
de cauda. O sistema de rotor de cauda convencional foi substituído pelo sistema
NOTAR – No Tail Rotor, cuja patente é, atualmente, propriedade da Boeing e
licenciada para a fabricante MD Helicopters. A velocidade de cruzeiro é de
cerca de 248 km / h, com teto de serviço de cerca de 5.000 metros.
Os dois modelos principais da família MD Explorer são
sustentados por dois motores Pratt & Whitney PW206 turboshaft ou Pratt
& Whitney P207 turboshaft, com potências máximas variando entre 640 shp até
800 shp em cada motor, dependendo do modelo e do ano de fabricação, totalizando
1.280 shp ou 1.600 disponíveis na decolagem. A potência máxima contínua (voo de
cruzeiro) varia de 550 shp até 600 em cada motor, com potência suficiente para
fazer voos pairados em altitudes de até 2.800 metros, o que significa mais flexibilidade
para pousar tranquilamente em helipontos instalados em topos de grandes
edifícios.
O modelo mais recente da família MD Explorer, o MD
Helicopters MD902 Explorer, é uma aeronave sofisticada e bem confortável. É uma
das melhores opções de transporte aéreo executivo para usuários de grandes
metrópoles, um dos melhores que o dinheiro pode comprar, com cockpit digital
EFIS – Electronic Flight Instrument System completo para voos por instrumentos
e com a redundância de sistemas hidráulicos e elétricos independentes, possibilitando operações
off-shore, inclusive.
Entre os pontos positivos dos dois modelos da família
MD Explorer está o fácil acesso dos passageiros aos quatro, cinco ou seis
assentos traseiros em club seat, isto é, frente a frente, por duas amplas
portas laterais, uma de cada lado, e o fácil acesso do piloto e de mais um
passageiro aos dois assentos da frente, também por duas portas de cada lado,
totalizando quatro portas.
Outro ponto positivo deles é a integridade da
estrutura (fuselagem e cauda) de material composto, com capacidade de suportar
até 30G em pousos
mais duros por auto-rotação, o que é raríssimo, já que se trata de um bimotor. O
risco de falhas nos motores turboshaft Pratt & Whitney 206 e Pratt &
Whitney 207 é baixo, desde que, é claro, as aeronaves sejam submetidas
regularmente a oficinas de manutenção confiáveis, certificadas por autoridades
aeronáuticas.
Em caso de falha de um dos motores em pleno voo, o que
é raro, é possível manter o voo até uma parada de emergência mais próxima. É
aconselhável que os proprietários das aeronaves não “economizem” no treinamento
de seus empregados, submetendo-os, quando necessário, a cursos teóricos e
práticos de aperfeiçoamento e atualização. Os assentos foram projetados com tecnologia para absorver
o máximo possível eventuais pousos mais duros ou em caso de acidentes.
A família MD Explorer é composta pelo modelo original
McDonnell MD900 Explorer e mais três versões, totalizando dois modelos civis e
dois modelos militares e / ou policiais. Todos os modelos são equipados com trem
de pouso fixo.
CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
É provável que a família MD Explorer seja uma das que passaram
pelas mais desafiadoras fases de criação e desenvolvimento de toda a história
da aviação de asas rotativas. Há décadas atrás o bilionário americano Howard
Hughes, uma lenda da indústria aeronáutica, já sonhava em ver os primeiros
esboços e rascunhos do sistema NOTAR – No Tail Rotor, uma das invenções
patenteadas pela sua empresa, a Hughes Helicopters, serem levados para a linha de
produção seriada, o que só aconteceu cerca de 20 anos após a sua morte.
MD900 EXPLORER
É
o modelo original da família, a partir do qual os demais modelos foram criados
e desenvolvidos. Ele foi fabricado em série a partir de 1994, mas as vendas só
deslancharam depois do ano 2000. Mais uma vez nota-se que o mercado aeronáutico
mundial é conservador, ele encara as novidades com alguma resistência. O
inteligente, avançado e seguro helicóptero bimotor a turbina McDonnell MD900
Explorer / MD Helicopters MD900 Explorer está na galeria dos modelos de
aeronaves de alta qualidade que tiveram que superar a resistência conservadora para
conseguir se firmar no mercado, como o bimotor turboélice Piaggio P-180 Avanti,
por exemplo.
O
McDonnell MD900 Explorer / MD Helicopters MD900 Explorer é um modelo confortável
de helicóptero, na configuração club seat de quatro assentos, ou razoavelmente
confortável, na configuração club seat de seis assentos, com baixo nível de
ruído externo e com um razoável nível de ruído interno. A sua altura total é de
cerca de 3,7 metros e a largura da cabine de passageiros é de cerca de 2,3
metros. O bagageiro tem cerca de 1,4 m³. As duas versões executivas da família MD Explorer podem ser equipadas
na cabine de passageiros com um pequeno refrigerador para bebidas, água mineral,
sucos e refrigerantes. Todos os modelos executivos da família MD Explorer
possuem aparelho de ar condicionado.
O
seu painel possui a interface do sistema IIDS, com duas telas coloridas que
informam dados de performance; luzes de advertência, com mensagens de alerta,
inclusive mensagens de áudio para os alertas mais relevantes; funcionamento do
sistema elétrico; temperatura e pressão do óleo dos motores; condição do freio
rotor; temperatura e pressão ambiente. Os parâmetros de funcionamento dos
motores, como N1 e NR também são mostrados, acompanhados do torque e da
temperatura dos gases. Além disso, o sistema IIDS registra todos os eventuais
excessos cometidos pelo piloto, informação que pode ser acessada pelo
proprietário da aeronave ou pelo seu mecânico.
Os
dois motores são controlados por FADEC – Full Authority Digital Engine Control,
um sistema computadorizado que controla o funcionamento dos motores, evitando
que os seus parâmetros de segurança, estabelecidos pelo fabricante, sejam
excedidos pelos pilotos.
MD902
EXPLORER
Essa
versão executiva da família MD Explorer foi lançada em 1997, com várias
melhorias entre elas a
certificação para operação por instrumentos, incluindo voos noturnos; melhor
isolamento acústico da cabine de passageiros; melhoradas entradas de ar para os
motores e para o sistema NOTAR – No Tail Rotor; um melhorado sistema de
controle do estabilizador; maior alcance; e aumento no peso máximo de
decolagem.
O MD Helicopter MD902 Explorer é o modelo mais vendido
da família MD Explorer e o fabricante disponibiliza retrofits e upgrades para
tornar o seu antecessor McDonnell MD900 Explorer / MD Helicopters MD900
Explorer equivalente em vários aspectos. O modelo mais recente da família MD
Explorer está certificado na Categoria A, que permite que a tripulação da
aeronave mantenha o voo até uma parada de emergência mais próxima, em caso de
falha de um dos motores, usando o motor remanescente.
Ele pode ser operado por apenas um piloto.
MH-90
ENFORCER
.
Versão
militar dotada de armamentos, utilizada pela Guarda Costeira dos Estados
Unidos.
COMBAT
EXPLORER
.
Versão
militar.
O SISTEMA NOTAR
Os helicópteros da família MD Explorer foram projetados
com a mais inovadora, avançada, revolucionária e interessante tecnologia de
sistema anti-torque disponível no mercado internacional de asas rotativas,
chamada NOTAR, um acrônimo da expressão em inglês No Tail Rotor, que, em
tradução livre, significa "sem rotor de cauda", criada e patenteada
pela então Hughes Helicopters, na época de propriedade do ousado empresário
americano Howard Hughes, desenvolvida e refinada pela extinta fabricante
norte-americana McDonnell Douglas e, posteriormente, comprada pela Boeing Company e
licenciada para a MD Helicopters americana.
Não há nada parecido no mercado. O moderníssimo sistema
anti-torque NOTAR – No Tail Rotor surpreendentemente dispensa o conjunto formado pelo rotor de cauda, eixo e caixa, presente na grande maioria dos helicópteros, por um inteligente
conjunto formado por uma espécie de ventilador ou blower embutido no cone de
cauda alargado e adaptado para permitir a circulação do fluxo de ar até sua
extremidade, equipada com um mecanismo regulador da saída de ar, gerando assim
o efeito anti-torque, necessário para manter e auxiliar a manobrabilidade ou
estabilidade da aeronave.
O alto nível de segurança e o baixo nível de ruído
interno e externo alcançados pelos helicópteros da família MD Explorer se
explica justamente pela ausência do rotor de cauda, que é considerada uma peça
crítica na grande maioria dos helicópteros disponíveis no mercado, seja para
uso civil ou militar. Se fosse possível fazer uma analogia com a indústria
automobilística poder-se-ia dizer que essa peça é tão crítica como uma correia
dentada, por exemplo. Se você, o seu piloto ou o seu mecânico suspeitar que ele, o rotor de cauda, está comprometido, não “economize”, não hesite, mande
trocar a peça imediatamente...
MERCADO
Os helicópteros da família MD Explorer são considerados
símbolos de status. Mesmo entre as opções modernas de helicópteros biturbina de
fabricantes diferentes, eles conseguem se destacar pela tecnologia empregada na
sua fabricação e no seu grau de sofisticação e acabamento refinado. Entretanto,
a boa fama dessas máquinas não está limitada a apenas símbolo de posição
social, pelo contrário, eles são considerados ferramentas de trabalho para
transporte executivo, de turismo e semi-utilitário, sendo usados também para
transporte aeromédico, governamental e off-shore, inclusive.
No Brasil, os helicópteros da família MD Explorer
começaram a ser oferecidos no início da década de 2000. Na época a representação no Brasil era realizada pela Target Aviação. Atualmente, é possível
encontrar uma quantidade razoável desse modelo de helicóptero no mercado
americano e europeu de aeronaves usadas, em bom estado de conservação e a
preços razoáveis. A importação de unidades usadas desses modelos é
possível para compradores brasileiros, porém, somando todos os impostos e
taxas, os preços finais das aeronaves já nacionalizadas podem sofrer um acréscimo de
cerca de 30% em relação aos preços iniciais no exterior.
De modo geral, o custo operacional por quilômetro
voado de um helicóptero bimotor a turbina com capacidade para até sete
passageiros é maior que o custo operacional por quilômetro voado de uma
aeronave de asa fixa turboélice com capacidade semelhante de transportar
passageiros. Porém, o helicóptero tem flexibilidade operacional e versatilidade
absolutamente insuperáveis para operar em regiões metropolitanas ou entre
cidades próximas, com tráfego de automóveis intenso.
Por exemplo, a região metropolitana de São Paulo e cidades vizinhas têm uma das maiores concentrações de helicópteros para
uso executivo, aeromédico, policial e de turismo do mundo.
As vendas dos helicópteros da família MD Explorer
foram iniciadas na década de 1990 pela divisão de helicópteros da
norte-americana McDonnell Douglas, mas a venda dessa grande fabricante
americana para a Boeing Company, com o consequente processo de fusão, atrasou
por algum tempo a continuidade do projeto, até a sua patente ser
licenciada pela Boeing inicialmente para a corporação holandesa RDM Holding e,
posteriormente, para a empresa de private equity Patriarch Partners.
Atualmente, as linhas de helicópteros da MD
Helicopters, compostas por vários modelos, entre eles o monomotor a turbina MDHelicopters MD520 Notar, são representadas no Brasil pela Helicentro, na cidade de São Paulo - S.P., que também
presta serviços de manutenção, hangaragem, limpeza e catering, abastecimento,
entre outros serviços.
CURIOSIDADE
Entre mulheres bonitas, praias paradisíacas,
celebridades e automóveis esportivos de alto luxo, alguns modelos de helicópteros
com a tecnologia NOTAR – No Tail Rotor fizeram breves aparições no filme 007 –Die Another Day (Um Novo Dia Para Morrer), de 2002, incluindo uma cena do
personagem de agente secreto britânico pilotando um deles.
Estão no elenco do filme os atores e atrizes Pierce Bronan (Bond), Halle Berry (Giacinta), Toby Stephens (Graves), Rosamund Pike (Miranda), Rick Yune (Zao), Will Yun Lee (coronel Tao), Judi Dench (M), John Cleese (Q) e, é claro, a participação especial da cantora americana Madonna, interpretando Verity, numa breve aparição.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
MD900 EXPLORER
- Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto;
- Capacidade: 4, 5 ou 6 passageiros;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 248 km / h;
- Motorização (potência): 2 X Pratt & Whitney PW206 (640 shp / cada);
- Comprimento (com rotor): Aprox. 12 metros;
- Peso máximo decolagem: Aprox. 2.835 kg;
- Alcance: Aprox. 380 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Teto de serviço: Aprox. 5.000 metros;
- Preço: Aprox. US$
O EXPLORER NO YOUTUBE
- Helicentro: https://www.youtube.com/watch?v=CodRaIGBEBU&t=4s
- The HD Aviation Spotter: https://www.youtube.com/watch?v=bydpeVRfMXw
- MD Helicopters (em inglês): https://www.youtube.com/watch?v=fsnkX_5ufQM
- Helicentro: https://www.youtube.com/watch?v=JPAsJJ56uGg
- The HD Aviation Spotter: https://www.youtube.com/watch?v=sUnK98uAqFg
- Aviation International News (em inglês): https://www.youtube.com/watch?v=V96LcYkr4eo&pbj
VEJA TAMBÉM
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Aileron
- Abdução (Ufologia)
- Turbofan
- Trimotor
- Saab JAS 39 Gripen
- AVGAS (Gasolina de Aviação)
- Extraterrestre (Ufologia)
- Robinson R44
- Quadrimotor
- Beechcraft
- Programa FX2 (Força Aérea Brasileira)
- Piper Seneca
- Beechcraft Baron
- Piper Saratoga
- Beechcraft Bonanza
- Piper Navajo
- Beechraft King Air
- Piper Malibu Meridian
- Beechcraft Premier
- Piper Malibu
- Bimotor
- Piper Arrow
- Pilatus PC-12
- Pesos e Medidas
- Bombardier Global 6000
- Ônibus Espacial
- Bombardier Learjet 45
- UFO/ OVNI (Ufologia)
- Bombardier Learjet 60
- Galvanização (Química)
- Monomotor
- Cessna 206 Station Air
- Cessna 208B Grand Caravan
- Cessna 210 Centurion
- MD Helicopters MD 520 Notar
- Cessna Citation
- Longarina (Engenharia Aeronáutica)
- Cessna Citation CJ2
- Gates Learjet 55
- Cessna Citation Encore
- Gates Learjet 35
- Cessna Citation Excel
- Bombardier Learjet
- Cessna Citation II
- Gates Learjet 25
- Cessna Citation III
- Iridium (Telefonia por Satélite)
- Cessna Citation V
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Cessna Citation X
- Caso ET de Varginha
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Beechcraft Hawker 800
- Cirrus SR20
- Beechcraft Hawker 4000
- Cirrus SR22
- Beechcraft Hawker 400
- Indústria Automobilística
- Gulfstream G200
- Dassault Falcon 2000
- Decolagem (Aviação)
- Etops (Aviação)
- Disco Voador
- Bell 206 Jet Ranger
- Embraer EMB-121 Xingu
- Gulfstream G550 e Gulfstream GV
- Embraer Legacy (ERJ-135 BJ)
- Embraer Phenom 300
- Dassault Falcon 50
- Nutrientes (Medicina e Veterinária)
- Mooney M20R Ovation
- Airbus H-135 / Eurocopter EC-135
- Embraer KC-390
- Cessna 182 Skylane
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Bell 206 Long Ranger
- Globalstar (Telefonia por Satélite)
- Eurocopter EC-120 Colibri
- Operação Prato (Ufologia)
- Bombardier Challenger
- Airbus H-130 / Eurocopter EC-130
- Área 51 (Ufologia)
- Stormscope (Meteorologia)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Socata TBM
- Gulfstream III
- Leonardo AW119 Koala
- Socata TB
- Drones
- Bell 407
- Neiva Paulistinha
- Piper Cub
- Piper Aircraft
- Mooney M20K Encore
- Gulfstream G100
- Maule MT-7
- Embarcações (Indústria Naval)
- Cessna 172 Skyhawk
- Aero Commander 500
- EFIS - Electronic Flight Instrument System
- Bell 222
- Dassault Falcon 900
- Schweizer 300
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Aeroporto de São José do Rio Preto
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Grumman F-14 Tomcat
- Bell 429
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- MD Helicopters (em inglês): https://mdhelicopters.com/
- Helicopters Magazine (em inglês): http://www.helicoptersmagazine.com/content/view/465/38/
- Patriach Partners / Tilton (em inglês): http://www.mdhelicopters.com/v2/lt.php
- MD Helicopters (em inglês): http://www.mdhelicopters.com/v2/md_explorer.php
- Premier Jet (em inglês): http://jetav.com/md-explorer-specifications/
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/MD_Helicopters_MD_Explorer
- Revista Aero Magazine:
- Helicentro Morumbi: http://www.helicentro.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=56&Itemid=59
- Flight Planet (em inglês): http://flightplanet.com/helicopter-for-sale/md-helicopters/md-902-explorer__6438.php
- Vertical Magazine (em inglês): https://www.verticalmag.com/news/md-helicopters-delivers-mexican-navy-refurbished-md-explorer-html/
- MD Helicopters (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
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