MD HELICOPTERS MD900 EXPLORER

MCDONNELL MD900 EXPLORER
MD HELICOPTERS MD900 EXPLORER
MD HELICOPTERS MD902 EXPLORER
MD HELICOPTERS MD EXPLORER

INTRODUÇÃO
Logo acima e logo abaixo, dois modelos da família MD Explorer, o MD900 Explorer, o primeiro deles, e o MD902 Explorer, lançado alguns anos depois do primeiro, com sistemas melhorados e potência dos motores aumentada. São dois elegantes modelos de aeronaves executivas, mas o segundo é certificado para voos por instrumentos, incluindo voos noturnos.

O helicóptero McDonnell MD900 Explorer é um confortável e sofisticado helicóptero bimotor a turbina de pequeno porte projetado para transporte executivo e semi-utilitário, de passeio e de turismo, para uso policial, para coberturas jornalísticas e transporte aeromédico, criado e desenvolvido na década de 1980 pela então gigante da indústria aeronáutica McDonnell Douglas, dos Estados Unidos, na época uma das maiores e mais conceituadas fabricantes de aeronaves do mundo, e fabricado por ela mesma a partir da década de 1990, que utilizou como base para sua criação os primeiros conceitos da tecnologia anti-torque NOTAR – No Tail Rotor, patenteada pela então tradicional fabricante americana de helicópteros Hughes Aircraft.

Conhecido posteriormente, apenas alguns anos depois de seu lançamento, como MD Helicopters MD900 Explorer, esse bonito modelo de helicóptero é sustentado por duas turbinas Pratt & Whitney PW206 e tem capacidade para transportar dois pilotos e quatro, cinco ou seis passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, realizando missões típicas dentro de metrópoles, pousando e decolando de helipontos e heliportos, e também para viagens intermunicipais. Em algumas situações, é possível também realizar viagens interestaduais, com ou sem escalas para reabastecimento, dependendo da distância entre origem e destino.

Já o MD Helicopters MD902 Explorer é o irmão mais recente da família de helicópteros bimotores MD Explorer, com praticamente as mesmas características positivas do seu antecessor McDonnell MD900 Explorer, entretanto com várias melhorias, entre elas a certificação para voos por instrumentos, inclusive voos noturnos; melhor isolamento acústico da cabine de passageiros; melhoradas entradas de ar para os motores e para o sistema NOTAR – No Tail Rotor; um melhorado sistema de controle do estabilizador; maior alcance; e aumento no peso máximo de decolagem; entre outras. Ele é fabricado nos Estados Unidos desde 1997 pela MD Helicopters, atualmente de propriedade da empresa americana de investimentos Patriarch Partners.

Os principais concorrentes da família de helicópteros bimotores MD Explorer são o canadense Bell 429, o italiano Agusta A109 Power / Leonardo AW109 Power, o canadense Bell 427 e o francês Eurocopter EC-135 /Airbus H-135 todos eles expoentes do segmento de helicópteros executivos, todos com as melhores tecnologias civis disponíveis no mercado de asas rotativas. O helicóptero bimotor a turbina brasileiro Helibras 355N Esquilo e o helicóptero bimotor canadense retrofitado Bell 206 Twin Ranger também podem ser considerados concorrentes dos helicópteros da família MD Explorer, embora não tão sofisticados e modernos como os primeiros cinco modelos citados no início deste parágrafo. Estão entre os concorrentes da família MD Explorer os helicópteros americanos e canadenses Bell 222, Bell 230 e Bell 430, embora todos esses já fora de linha de produção seriada há anos.

A MD HELICOPTERS

Logo acima, o logotipo atual da MD Helicopters, reforçando a sua nacionalidade americana, uma característica de personalidade da fundadora do fundo de private equity Patriach Partners. Logo abaixo, o logotipo anterior da MD Helicopters.


Atualmente, a MD Helicopters é uma das maiores e mais conceituadas fabricantes de helicópteros do mundo. Ela está sediada em Mesa, no estado norte-americano do Arizona, e foi fundada no ano 2000, quando a corporação holandesa RDM Holding comprou da Boeing Company vários ativos de fabricação de helicópteros da Hughes Helicopters, exceto o projeto de treinador leve Hughes 300 / Hughes 269, o projeto do helicóptero militar AH-64 Apache e a tecnologia anti-torque NOTAR – No Tail Rotor.

Na verdade, a MD Helicopters é a empresa sucessora da Hughes Helicopters, uma das mais tradicionais fabricantes de helicópteros do mundo, com suas raízes na década de 1940, nas mãos do icônico bilionário americano Howard Hughes, um pioneiro da indústria aeronáutica e aeroespacial.

Atualmente, a MD Helicopters é propriedade da empresa americana de investimentos Patriarch Partners, liderada pela magnata americana Lynn Tilton, que por sua vez também atua nos ramos da indústria automobilística, por meio da Dura Automotive, produzindo peças e componentes; de produtos de beleza, por meio da Stila Cosmetics; de fabricação de bens de capital para automação de instalações industriais, por meio da Universal Instruments; a metalúrgica americana Hussey Copper; entre várias outras.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Logo acima, uma das opções de configurações para os helicópteros da família MD Explorer, com seis assentos dispostos em club seat, isto é, frente a frente. Logo abaixo, uma opção mais sofisticada e confortável, para atender usuários ainda mais exigentes.
O sofisticado McDonnell MD900 Explorer, conhecido posteriormente como MD Helicopters MD900 Explorer, é um confortável helicóptero bimotor a turbina de pequeno porte projetado para transporte executivo e semi-utilitário, de passeio e de turismo, para uso policial, para coberturas jornalísticas e transporte aeromédico, com capacidade para transportar confortavelmente um ou dois pilotos e quatro, cinco ou seis passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada.

É um dos mais modernos modelos de helicópteros bimotores a turbina disponíveis no mercado, com fuselagem, cauda e rotor construído quase inteiramente em material composto, resultando em um conjunto bem mais leve e muito mais resistente que a tecnologia convencional em alumínio e ligas metálicas. Em geral, os materiais compostos desgastam menos que o alumínio, são mais resistentes que o alumínio, não sofrem corrosão e são bem mais leves.

O uso de materiais compostos na construção de aviões e helicópteros traz vários benefícios, pois eles são cerca de 30% mais leves que o alumínio, são três vezes mais resistentes a choques mecânicos (um pouso de emergência ou pouso forçado, por exemplo) e são 70% mais rígidos.

É um projeto totalmente original de helicóptero, com quase tudo o que existe de melhor na indústria aeronáutica mundial para a fabricação de helicópteros civis e seu irmão mais novo, o MD Helicopters MD902 Explorer, veio completar o portfólio da fabricante MD Helicopters com a certificação para voos por instrumentos. Em razão da preferência do mercado pelo segundo modelo da família, a fabricante disponibilizou e ainda disponibiliza retrofis e upgrades para tornar o McDonnell MD900 Explorer / MD Helicopters MD900 Explorer equivalente ao seu irmão mais recente em vários aspectos técnicos.

O MD Helicopters MD902 Explorer é o irmão mais recente da família de helicópteros bimotores MD Explorer, com praticamente as mesmas características positivas do seu antecessor McDonnell MD900 Explorer / MD Helicopters MD900 Explorer, entretanto com várias melhorias, entre elas a certificação para operação por instrumentos, incluindo voos noturnos; melhor isolamento acústico da cabine de passageiros; melhoradas entradas de ar para os motores e para o sistema NOTAR – No Tail Rotor; um melhorado sistema de controle do estabilizador; maior alcance; e aumento no peso máximo de decolagem.

Ele é um projeto da década de 1990, mas ainda pode ser considerado bem moderno e sofisticado, afinado com os novos tempos, com construção da fuselagem e da cauda baseada em materiais compostos, numa proporção maior que a encontrada até então em outros modelos de helicópteros, com rotor principal com cinco pás de material composto, inclusive, e sem rotor de cauda. A então fabricante do modelo, a McDonnell Douglas e, posteriormente, a MD Helicopters, focaram a fabricação e a oferta do MD Helicopters MD902 Explorer para o mercado civil, como aeronave semi-utilitária de asas rotativas para usos variados, desde transporte de executivos até coberturas jornalísticas, passeio e turismo, operações policiais, transporte aeromédico e resgate, mas algumas versões militares também foram lançadas.

O helicóptero semi-utilitário McDonnell MD900 Explorer / MD Helicopters MD900 Explorer e seu irmão MD Helicopters MD902 Explorer estão certificados pelas principais autoridades aeronáuticas mundiais, entre elas a FAA – Federal Aviation Administration, a TCCA – Transport Canada Civil Aviation, a EASA – European Aviation Safety Agency e a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil.

Os helicópteros da família MD Explorer não têm rotor de cauda. O sistema de rotor de cauda convencional foi substituído pelo sistema NOTAR – No Tail Rotor, cuja patente é, atualmente, propriedade da Boeing e licenciada para a fabricante MD Helicopters. A velocidade de cruzeiro é de cerca de 248 km / h, com teto de serviço de cerca de 5.000 metros.

Os dois modelos principais da família MD Explorer são sustentados por dois motores Pratt & Whitney PW206 turboshaft ou Pratt & Whitney P207 turboshaft, com potências máximas variando entre 640 shp até 800 shp em cada motor, dependendo do modelo e do ano de fabricação, totalizando 1.280 shp ou 1.600 disponíveis na decolagem. A potência máxima contínua (voo de cruzeiro) varia de 550 shp até 600 em cada motor, com potência suficiente para fazer voos pairados em altitudes de até 2.800 metros, o que significa mais flexibilidade para pousar tranquilamente em helipontos instalados em topos de grandes edifícios.

O modelo mais recente da família MD Explorer, o MD Helicopters MD902 Explorer, é uma aeronave sofisticada e bem confortável. É uma das melhores opções de transporte aéreo executivo para usuários de grandes metrópoles, um dos melhores que o dinheiro pode comprar, com cockpit digital EFIS – Electronic Flight Instrument System completo para voos por instrumentos e com a redundância de sistemas hidráulicos e elétricos independentes, possibilitando operações off-shore, inclusive.

Entre os pontos positivos dos dois modelos da família MD Explorer está o fácil acesso dos passageiros aos quatro, cinco ou seis assentos traseiros em club seat, isto é, frente a frente, por duas amplas portas laterais, uma de cada lado, e o fácil acesso do piloto e de mais um passageiro aos dois assentos da frente, também por duas portas de cada lado, totalizando quatro portas.

Outro ponto positivo deles é a integridade da estrutura (fuselagem e cauda) de material composto, com capacidade de suportar até 30G em pousos mais duros por auto-rotação, o que é raríssimo, já que se trata de um bimotor. O risco de falhas nos motores turboshaft Pratt & Whitney 206 e Pratt & Whitney 207 é baixo, desde que, é claro, as aeronaves sejam submetidas regularmente a oficinas de manutenção confiáveis, certificadas por autoridades aeronáuticas.

Em caso de falha de um dos motores em pleno voo, o que é raro, é possível manter o voo até uma parada de emergência mais próxima. É aconselhável que os proprietários das aeronaves não “economizem” no treinamento de seus empregados, submetendo-os, quando necessário, a cursos teóricos e práticos de aperfeiçoamento e atualização. Os assentos foram projetados com tecnologia para absorver o máximo possível eventuais pousos mais duros ou em caso de acidentes.

A família MD Explorer é composta pelo modelo original McDonnell MD900 Explorer e mais três versões, totalizando dois modelos civis e dois modelos militares e / ou policiais. Todos os modelos são equipados com trem de pouso fixo.

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
É provável que a família MD Explorer seja uma das que passaram pelas mais desafiadoras fases de criação e desenvolvimento de toda a história da aviação de asas rotativas. Há décadas atrás o bilionário americano Howard Hughes, uma lenda da indústria aeronáutica, já sonhava em ver os primeiros esboços e rascunhos do sistema NOTAR – No Tail Rotor, uma das invenções patenteadas pela sua empresa, a Hughes Helicopters, serem levados para a linha de produção seriada, o que só aconteceu cerca de 20 anos após a sua morte.

MD900 EXPLORER
É o modelo original da família, a partir do qual os demais modelos foram criados e desenvolvidos. Ele foi fabricado em série a partir de 1994, mas as vendas só deslancharam depois do ano 2000. Mais uma vez nota-se que o mercado aeronáutico mundial é conservador, ele encara as novidades com alguma resistência. O inteligente, avançado e seguro helicóptero bimotor a turbina McDonnell MD900 Explorer / MD Helicopters MD900 Explorer está na galeria dos modelos de aeronaves de alta qualidade que tiveram que superar a resistência conservadora para conseguir se firmar no mercado, como o bimotor turboélice Piaggio P-180 Avanti, por exemplo.

O McDonnell MD900 Explorer / MD Helicopters MD900 Explorer é um modelo confortável de helicóptero, na configuração club seat de quatro assentos, ou razoavelmente confortável, na configuração club seat de seis assentos, com baixo nível de ruído externo e com um razoável nível de ruído interno. A sua altura total é de cerca de 3,7 metros e a largura da cabine de passageiros é de cerca de 2,3 metros. O bagageiro tem cerca de 1,4 m³. As duas versões executivas da família MD Explorer podem ser equipadas na cabine de passageiros com um pequeno refrigerador para bebidas, água mineral, sucos e refrigerantes. Todos os modelos executivos da família MD Explorer possuem aparelho de ar condicionado.

O seu painel possui a interface do sistema IIDS, com duas telas coloridas que informam dados de performance; luzes de advertência, com mensagens de alerta, inclusive mensagens de áudio para os alertas mais relevantes; funcionamento do sistema elétrico; temperatura e pressão do óleo dos motores; condição do freio rotor; temperatura e pressão ambiente. Os parâmetros de funcionamento dos motores, como N1 e NR também são mostrados, acompanhados do torque e da temperatura dos gases. Além disso, o sistema IIDS registra todos os eventuais excessos cometidos pelo piloto, informação que pode ser acessada pelo proprietário da aeronave ou pelo seu mecânico.

Os dois motores são controlados por FADEC – Full Authority Digital Engine Control, um sistema computadorizado que controla o funcionamento dos motores, evitando que os seus parâmetros de segurança, estabelecidos pelo fabricante, sejam excedidos pelos pilotos.

MD902 EXPLORER
Essa versão executiva da família MD Explorer foi lançada em 1997, com várias melhorias entre elas a certificação para operação por instrumentos, incluindo voos noturnos; melhor isolamento acústico da cabine de passageiros; melhoradas entradas de ar para os motores e para o sistema NOTAR – No Tail Rotor; um melhorado sistema de controle do estabilizador; maior alcance; e aumento no peso máximo de decolagem.

O MD Helicopter MD902 Explorer é o modelo mais vendido da família MD Explorer e o fabricante disponibiliza retrofits e upgrades para tornar o seu antecessor McDonnell MD900 Explorer / MD Helicopters MD900 Explorer equivalente em vários aspectos. O modelo mais recente da família MD Explorer está certificado na Categoria A, que permite que a tripulação da aeronave mantenha o voo até uma parada de emergência mais próxima, em caso de falha de um dos motores, usando o motor remanescente.

Ele pode ser operado por apenas um piloto.

MH-90 ENFORCER
.
Versão militar dotada de armamentos, utilizada pela Guarda Costeira dos Estados Unidos.

COMBAT EXPLORER
.
Versão militar.

O SISTEMA NOTAR
Os helicópteros da família MD Explorer foram projetados com a mais inovadora, avançada, revolucionária e interessante tecnologia de sistema anti-torque disponível no mercado internacional de asas rotativas, chamada NOTAR, um acrônimo da expressão em inglês No Tail Rotor, que, em tradução livre, significa "sem rotor de cauda", criada e patenteada pela então Hughes Helicopters, na época de propriedade do ousado empresário americano Howard Hughes, desenvolvida e refinada pela extinta fabricante norte-americana McDonnell Douglas e, posteriormente, comprada pela Boeing Company e licenciada para a MD Helicopters americana.

Não há nada parecido no mercado. O moderníssimo sistema anti-torque NOTAR – No Tail Rotor surpreendentemente dispensa o conjunto formado pelo rotor de cauda, eixo e caixa, presente na grande maioria dos helicópteros, por um inteligente conjunto formado por uma espécie de ventilador ou blower embutido no cone de cauda alargado e adaptado para permitir a circulação do fluxo de ar até sua extremidade, equipada com um mecanismo regulador da saída de ar, gerando assim o efeito anti-torque, necessário para manter e auxiliar a manobrabilidade ou estabilidade da aeronave.

O alto nível de segurança e o baixo nível de ruído interno e externo alcançados pelos helicópteros da família MD Explorer se explica justamente pela ausência do rotor de cauda, que é considerada uma peça crítica na grande maioria dos helicópteros disponíveis no mercado, seja para uso civil ou militar. Se fosse possível fazer uma analogia com a indústria automobilística poder-se-ia dizer que essa peça é tão crítica como uma correia dentada, por exemplo. Se você, o seu piloto ou o seu mecânico suspeitar que ele, o rotor de cauda, está comprometido, não “economize”, não hesite, mande trocar a peça imediatamente...

MERCADO
Os helicópteros da família MD Explorer são considerados símbolos de status. Mesmo entre as opções modernas de helicópteros biturbina de fabricantes diferentes, eles conseguem se destacar pela tecnologia empregada na sua fabricação e no seu grau de sofisticação e acabamento refinado. Entretanto, a boa fama dessas máquinas não está limitada a apenas símbolo de posição social, pelo contrário, eles são considerados ferramentas de trabalho para transporte executivo, de turismo e semi-utilitário, sendo usados também para transporte aeromédico, governamental e off-shore, inclusive.

No Brasil, os helicópteros da família MD Explorer começaram a ser oferecidos no início da década de 2000. Na época a representação no Brasil era realizada pela Target Aviação. Atualmente, é possível encontrar uma quantidade razoável desse modelo de helicóptero no mercado americano e europeu de aeronaves usadas, em bom estado de conservação e a preços razoáveis. A importação de unidades usadas desses modelos é possível para compradores brasileiros, porém, somando todos os impostos e taxas, os preços finais das aeronaves já nacionalizadas podem sofrer um acréscimo de cerca de 30% em relação aos preços iniciais no exterior.

De modo geral, o custo operacional por quilômetro voado de um helicóptero bimotor a turbina com capacidade para até sete passageiros é maior que o custo operacional por quilômetro voado de uma aeronave de asa fixa turboélice com capacidade semelhante de transportar passageiros. Porém, o helicóptero tem flexibilidade operacional e versatilidade absolutamente insuperáveis para operar em regiões metropolitanas ou entre cidades próximas, com tráfego de automóveis intenso.

Por exemplo, a região metropolitana de São Paulo e cidades vizinhas têm uma das maiores concentrações de helicópteros para uso executivo, aeromédico, policial e de turismo do mundo.

As vendas dos helicópteros da família MD Explorer foram iniciadas na década de 1990 pela divisão de helicópteros da norte-americana McDonnell Douglas, mas a venda dessa grande fabricante americana para a Boeing Company, com o consequente processo de fusão, atrasou por algum tempo a continuidade do projeto, até a sua patente ser licenciada pela Boeing inicialmente para a corporação holandesa RDM Holding e, posteriormente, para a empresa de private equity Patriarch Partners.

Atualmente, as linhas de helicópteros da MD Helicopters, compostas por vários modelos, entre eles o monomotor a turbina MDHelicopters MD520 Notar, são representadas no Brasil pela Helicentro, na cidade de São Paulo - S.P., que também presta serviços de manutenção, hangaragem, limpeza e catering, abastecimento, entre outros serviços.

CURIOSIDADE
Entre mulheres bonitas, praias paradisíacas, celebridades e automóveis esportivos de alto luxo, alguns modelos de helicópteros com a tecnologia NOTAR – No Tail Rotor fizeram breves aparições no filme 007 –Die Another Day (Um Novo Dia Para Morrer), de 2002, incluindo uma cena do personagem de agente secreto britânico pilotando um deles.

Estão no elenco do filme os atores e atrizes Pierce Bronan (Bond), Halle Berry (Giacinta), Toby Stephens (Graves), Rosamund Pike (Miranda), Rick Yune (Zao), Will Yun Lee (coronel Tao), Judi Dench (M), John Cleese (Q) e, é claro, a participação especial da cantora americana Madonna, interpretando Verity, numa breve aparição.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

MD900 EXPLORER
  • Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto;
  • Capacidade: 4, 5 ou 6 passageiros;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 248 km / h;
  • Motorização (potência): 2 X Pratt & Whitney PW206 (640 shp / cada);
  • Comprimento (com rotor): Aprox. 12 metros;
  • Peso máximo decolagem: Aprox. 2.835 kg;
  • Alcance: Aprox. 380 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Teto de serviço: Aprox. 5.000 metros;
  • Preço: Aprox. US$


O EXPLORER NO YOUTUBE


VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/MD_Helicopters_MD_Explorer
  • Revista Aero Magazine: 
  • MD Helicopters (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)