BOMBARDIER LEARJET
BOMBARDIER LEARJET
GATES LEARJET CORPORATION
LEARJET CORPORATION
INTRODUÇÃO
Logo acima, o jato executivo intercontinental Learjet
60, um dos principais produtos da Learjet nas décadas de 1990 e 2000, um dos sucessos
da empresa americana, um dos mais sofisticados e confortáveis aviões executivos
já fabricados nos Estados Unidos nessas décadas. Logo abaixo, outro sucesso de
vendas da Learjet, o moderno jato executivo de porte médio e alta performance
Learjet 45, para viagens interestaduais e internacionais.
A Bombardier Learjet, conhecida anteriormente como
Gates Learjet Corporation, é uma grande e tradicional fabricante
norte-americana de jatos executivos de alta performance, atualmente de
propriedade da corporação canadense Bombardier Incorporated, cujas fábricas estão
localizadas nos Estados Unidos e no México, e com sua sede, uma de suas
principais fábricas e centro de desenvolvimento localizados no município de
Wichita, no estado do Kansas, nos Estados Unidos.
Atualmente, os principais concorrentes da Bombardier Learjet
no mercado mundial de jatos executivos são a americana Textron Aviation, a
proprietária das marcas Cessna e Beechcraft; a brasileira Embraer S.A.; a
americana Gulfstream Aerospace; a francesa Dassault Falcon; a japonesa e
americana Honda Aircraft; e a suíça Pilatus Aircraft;
A BOMBARDIER
Logo acima, o logotipo atual da Bombardier
Incorporated, a holding canadense que controla a Learjet americana. Logo
abaixo, o logotipo da BRP – Bombardier Recreational Products, uma grande e tradicional
fabricante de quadriciclos, motos aquáticas, motores de popa para pequenas
embarcações e pequenos motores aeronáuticos.
A Bombardier Incorporated é uma companhia
multinacional de capital aberto que controla, a partir do Canadá, várias
empresas que formam uma grande corporação que atua internacionalmente no ramo
de fabricação de veículos para transportes terrestre, aéreo e ferroviário,
principalmente fabricantes de aviões comerciais, aviões executivos e
locomotivas e vagões para transporte de passageiros. Ela foi fundada em 1942
pelo projetista Joseph Armand Bombardier e sua sede atual está localizada em
Montreal, na província (estado) de Quebec, no Canadá, e possui diversas
subsidiárias no Canadá, nos Estados Unidos, no México e na Europa Ocidental.
Em 2016, com uma receita bruta de US$ 16 bilhões
(incluindo os números de todas as suas subsidiárias, inclusive aquelas que não
têm relação direta com a aviação), o grupo industrial Bombardier Incorporated
esteve na terceira posição mundial no setor de indústria aeronáutica civil,
logo acima de sua principal concorrente, a empresa brasileira Embraer S.A., que
por sua vez encerrou 2016 com um faturamento de US$ 6,5 bilhões, ambas abaixo
da europeia Airbus Group e da americana Boeing Company, as duas gigantes do
setor aeroespacial. Em 2017, a Bombardier possuía quase 70.000 empregados em
vários países, principalmente no Canadá, nos Estados Unidos e na Europa. Em
2015, a Bombardier Aerospace, a subsidiária do grupo Bombardier que fabrica
aviões civis, incluindo comerciais e executivos, teve um faturamento de mais de
US$ 11 bilhões.
Atualmente, a Bombardier Incorporated e sua irmã BRP -
Bombardier Recreational Products, ambas as empresas com razões sociais e
composições acionárias diferentes, estão entre as maiores companhias
fabricantes de veículos e motores do mundo, respectivamente, atuando
principalmente no ramo aeroespacial, de transporte ferroviário de passageiros
(metrôs subterrâneos, metrôs de superfície e trens de alta velocidade,
inclusive) e de desportos motorizados do mundo, posição alcançada em mais de 70
anos de existência, atuando principalmente nas etapas de projeto,
desenvolvimento, fabricação e venda de aeronaves para os segmentos de aviação
comercial, aviação executiva e aviação utilitária, trens para transporte de
passageiros e veículos para transporte sobre neve, água e terra.
Em unidades vendidas, a empresa canadense Bombardier
Incorporated é, atualmente, a quarta maior fabricante de aeronaves comerciais
do planeta e uma das maiores fabricantes de aeronaves executivas do mundo, e
sua subsidiária mais conhecida e admirada, a americana Bombardier Learjet é uma
das mais tradicionais, confiáveis e respeitadas fabricantes de jatos executivos
do mundo. Comparando receitas, a Bombardier é, atualmente, um dos maiores
grupos fabricantes de aeronaves do planeta, somando os números de todas as
unidades da companhia, incluindo as marcas e projetos Learjet, Canadair / CRJ,
CSeries / Airbus A220, Global e Challenger.
A BRP - Bombardier Recreational Products, na qual a
Família Bombardier também possui uma importante participação acionária, é outra
grande companhia canadense de capital aberto, separada da companhia Bombardier
Incorporated. Como o próprio nome diz, a BRP - Bombardier Recreational Products
(pronuncia-se Bombardiê Ricriachonal Pródâcts) fabrica veículos para transporte
terrestre e aquático e pequenos motores aeronáuticos a pistão, com ênfase no
ramo de produtos para desportos motorizados, incluindo os badalados
quadriciclos com a marca Can-Am, as também badaladas motos aquáticas / jet skis
com a marca Sea-Doo e os moto-esquis com a marca Ski-Doo, veículos para
transportar pessoas e cargas sobre condições de neve, motores de popa para
embarcações pequenas com a marca Evinrude e os tradicionais motores
aeronáuticos a pistão com a marca Rotax.
PERFIL DA EMPRESA
A Bombardier Learjet é uma grande e tradicional
fabricante norte-americana de jatos executivos de alta performance, uma
subsidiária integral da corporação canadense Bombardier Aerospace, cujas
fábricas estão localizadas nos Estados Unidos e no México, e com sua sede, uma
de suas principais fábricas e centro de desenvolvimento localizados no
município de Wichita, no estado do Kansas, nos Estados Unidos.
Conhecida anteriormente como Gates Learjet Corporation, até 1990, e Learjet Corporation, até 1967, ela é uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de aeronaves executivas do mundo, com mais de 3.000 jatos executivos fabricados, de diversos tamanhos e modelos, desde a fundação de sua antecessora, a Learjet Corporation, em 1964. Ela foi uma das primeiras fabricantes de jatos executivos de pequeno e médio portes do mundo, e, atualmente, disputa palmo a palmo o rico mercado de jatos executivos com outras também grandes empresas do setor, entre elas a americana Textron Aviation / Cessna, a brasileira Embraer Executive Jets, a americana Gulfstream Aerospace, a francesa Dassault Falcon, a japonesa e americana Honda Aircraft e, mais recentemente, a suíça Pilatus Aircraft.
Em 2013, a Bombardier Learjet empregava mais de 3.000 funcionários em suas instalações nos Estados Unidos e no México.
Conhecida anteriormente como Gates Learjet Corporation, até 1990, e Learjet Corporation, até 1967, ela é uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de aeronaves executivas do mundo, com mais de 3.000 jatos executivos fabricados, de diversos tamanhos e modelos, desde a fundação de sua antecessora, a Learjet Corporation, em 1964. Ela foi uma das primeiras fabricantes de jatos executivos de pequeno e médio portes do mundo, e, atualmente, disputa palmo a palmo o rico mercado de jatos executivos com outras também grandes empresas do setor, entre elas a americana Textron Aviation / Cessna, a brasileira Embraer Executive Jets, a americana Gulfstream Aerospace, a francesa Dassault Falcon, a japonesa e americana Honda Aircraft e, mais recentemente, a suíça Pilatus Aircraft.
Em 2013, a Bombardier Learjet empregava mais de 3.000 funcionários em suas instalações nos Estados Unidos e no México.
LISTA DE JATOS FABRICADOS EM
SÉRIE PELA LEARJET
|
|||
QTD
|
FAMÍLIA
|
PRODUÇÃO
|
MOTORIZAÇÃO
|
+
d 100 unid.
|
Learjet
23
|
1962
até 1966
|
GE
CJ-610 turbojato
|
+
d 250 unid.
|
Learjet
24
|
1966
até 1977
|
GE
CJ-610 turbojato
|
+
d 350 unid.
|
Learjet
25
|
1966
até 1982
|
GE
CJ-610 turbojato
|
+
d 730 unid.
|
Learjet
35
|
1973
até 1994
|
Garrett
TFE-731 turbofan
|
+
d 130 unid.
|
Learjet
55
|
1981
até 1990
|
Garrett
TFE-731 turbofan
|
+
d 400 unid.
|
Learjet
60
|
1991
até 2012
|
PW305A
turbofan
|
+ d 220 unid.
|
Learjet
31
|
1987
até 2003
|
Garrett
TFE-731 turbofan
|
+
d 500 unid.
|
Learjet
45
|
1995
até 2013
|
Honeywell
TFE-731 turbofan
|
Learjet
40
|
2002
até 2013
|
Honeywell
TFE-731 turbofan
|
|
Learjet
75
|
2013
até
|
||
Learjet
70
|
2013
até
|
||
O CRIADOR
O engenheiro eletrônico americano William Powell Lear
foi um dos ícones da indústria aeronáutica americana. Ele foi um dos mais
importantes empresários da história da indústria americana, com mais de 120
patentes registradas ao longo de 46 anos de carreira. Nascido em 1902, no estado
norte-americano de Missouri, ele foi o inventor do primeiro receptor de rádio
para instalação em automóveis, o auto rádio Motorola, em parceria com o
empresário Paul Galvin, na década de 1930.
Anos depois, o brilhante projetista
americano também fabricou em série outras tecnologias importantes para a época, como,
por exemplo, o receptor de ondas de rádio ADF – Automatic Direction Finder,
usado na navegação aeronáutica e marítima, para orientação das tripulações em pleno voo e no mar; o
piloto automático para uso em aeronaves; e vários modelos de rádios compactos
embarcados em aeronaves, usados na comunicação aeronáutica e no controle de voo
da época.
A ORIGEM DA LEARJET
Logo acima, o clássico jato executivo Learjet 25, um
dos pioneiros da categoria de jatos leves para viagens interestaduais e
internacionais, fabricado em série a partir da década de 1960, um sucesso de
vendas da Learjet. Logo abaixo, o seu sucessor na linha de montagem da
fabricante americana, o jato executivo de porte médio e alta performance
Learjet 35, também um clássico da aviação executiva, também um sucesso de
vendas.
A pioneira Learjet Corporation foi fundada na década
de 1960 nos Estados Unidos pelo engenheiro eletrônico, piloto de aeronaves e
entusiasta da aviação William Powell Lear, um dos pioneiros da indústria de
aviônicos (equipamentos de navegação e comunicação embarcados em aeronaves),
que esteve diretamente envolvido no desenvolvimento do então conceito relativamente
novo de jato executivo. O primeiro produto comercial da Learjet desenvolvido
para o mercado civil de transporte de passageiros foi a aeronave bimotor a jato
de pequeno porte Learjet 23.
Ela tem mais de 56 anos de história na fabricação de aeronaves
executivas de qualidade reconhecida pelo mercado aeronáutico mundial, uma das
pioneiras na fabricação de jatos executivos, com o seu primeiro modelo
fabricado em série, o Learjet 23, um dos primeiros modelos de jatos executivos
certificados pelo então recém estabelecido padrão FAR Part 25, da FAA – Federal
Aviation Administration, um dos mais rígidos padrões de construção aeronáutica.
O jatinho executivo Learjet 23 foi uma das mais
velozes aeronaves das décadas de 1960 e 1970, tendo ultrapassado 800 km/h em regime
normal de voo de cruzeiro, considerado um marco na época, com teto de serviço
de cerca de 13.500 metros e alcance de cerca de 2.000 quilômetros, números também
notáveis para a época. Era o início da era do jato dentro da aviação civil, com
poucos modelos similares que possuíam essas características na época, entre
eles o Cessna Citation 500, que só chegou alguns anos depois.
Desde o início de sua longa trajetória no mercado
aeronáutico mundial de transporte executivo de passageiros, a Learjet Corporation
é bem conhecida nesse meio pela velocidade de suas aeronaves. Para criar e
desenvolver o Learjet 23, por exemplo, a então Learjet Corporation utilizou
como base os conceitos anteriormente desenvolvidos na Suíça para uma aeronave
militar de combate da Segunda Guerra Mundial, o protótipo de bombardeiro de
origem suíça P-16.
O Learjet 23 foi certificado em 1964 pela FAA –
Federal Aviation Administration com velocidade de cruzeiro de aproximadamente 830
km/h e teto de serviço de aproximadamente 13.500 metros, algo impressionante e
raro para a época. Vale lembrar que nessa mesma época, a principal concorrente
da Learjet no mercado de jatos executivos de pequeno porte, a Cessna Aircraft já estava
envolvida na criação e no desenvolvimento do jatinho Cessna Citation 500, que,
posteriormente, também se tornou um sucesso de vendas.
O foco da Learjet para o Learjet 23 e, posteriormente,
para o Learjet 24, era um pouco diferente do foco que a Cessna Aircraft decidiu dar ao Cessna Citation 500 e, posteriormente, ao Cesna Citation I. Todos os quatro modelos dos dois
fabricantes tinham custos de aquisição e custos operacionais (consumo de
combustível e custo de manutenção preventiva) mais baixos que os custos de
outros modelos de jatos executivos mais sofisticados e de maior alcance na
época. Porém, o foco da Learjet era a alta velocidade de cruzeiro e a altitude
elevada de cruzeiro, enquanto a Cessna focava os seus modelos de jatinhos em
baixo nível de ruído e docilidade de comandos para aproximações, pousos e
decolagens em pistas não muito compridas.
Na década de 1950, era muito comum o uso de aviões
militares convertidos em aeronaves executivas e utilitárias. Então o empresário
americano Bill Lear (este o apelido carinhoso recebido por William Powell Lear
dos seus colegas de trabalho, amigos e conhecidos) decidiu que era o momento
adequado para o desenvolvimento de aeronaves de projetos predominantemente
civis, dimensionadas para o atendimento de necessidades de civis, surgindo
então a Learjet Corporation, fundada em 1962. O custo, em valores da época,
para a criação, o desenvolvimento e os primeiros investimentos em instalações e
máquinas para a fabricação em série do Learjet 23 era alto, em torno de US$ 12
milhões, parte desse coberto com recursos próprios do inventor americano. O preço de um
Learjet 23 novo na época era algo em torno de US$ 600 mil, o quer poderia
ser considerado competitivo em relação a outras opções no mercado.
RECESSÕES ECONÔMICAS
Logo acima, o pioneiro jatinho executivo Learjet 23,
com alta performance e capacidade para transportar com razoável conforto até
cinco passageiros. Logo abaixo, o seu irmão Learjet 24, com várias melhorias em
relação ao seu antecessor, entre elas a adição de duas janelas na cabine de
passageiros, motores mais potentes e sistema de extinção de incêndio para os
motores. Ele foi um dos primeiros modelos de aeronaves certificadas pelo padrão
FAR Part 25, da agência reguladora americana.
Ainda na década de 1960, a Learjet enfrentou uma dura
recessão econômica nos Estados Unidos, com o consequente cancelamento de
encomendas de aeronaves executivas. Para solucionar esse problema, o controle
societário da Learjet Corporation foi vendido para a empresa americana Gates
Rubber Company, porém o controle do setor de desenvolvimento de produtos da então
nova empresa Gates Learjet Corporation continuou nas mãos de Bill Lear por mais
dois anos, até Charles Gates assumir definitivamente o controle total dela.
Após mais 100 unidades vendidas do Learjet 23 em
apenas dois anos de fabricação, outros modelos de aeronaves bimotoras a jato
foram criadas e desenvolvidas, como o Learjet 24, também de fuselagem curta, e
os jatos executivos de médio porte Learjet 25 e Learjet 28, ambos de fuselagem
mais alongada. O Learjet 24 e seu irmão maior Learjet 25 também foram sucessos
de vendas, com mais de 250 unidades e mais de 350 unidades vendidas, respectivamente, porém
foi somente a partir da década de 1970, com o desenvolvimento e a fabricação do
Learjet 35 e a introdução do conceito turbofan de motorização, que os produtos
da marca Learjet passaram a ter plena aceitação no mercado internacional de
aeronaves novas e no mercado de aeronaves usadas, com mais de 700 unidades
fabricadas até a década de 1990.
O diferencial positivo do conceito turbofan consiste
na adoção da peça complementar fan fixada no eixo principal do motor a reação,
dotada de palhetas de metal leve e muito resistente, que aumentam e
complementam o fluxo de ar gerado pelo conjunto principal de compressores de
alta e baixa pressão.
Na década de 1980 foi dado início ao desenvolvimento
do Learjet 31 e do Learjet 55. Nessa mesma década, mais uma recessão econômica
forçou a Gates Rubber Company colocar a venda a Gates Learjet, que teve mais um
proprietário, a Integrated Acquisition, até, finalmente, ser vendida novamente, na
década de 1990, desta vez para a companhia canadense de tecnologia de
transportes Bombardier, que é a atual proprietária da icônica fabricante
americana de jatos executivos.
MERCADO AERONÁUTICO
Logo acima, o Learjet 55, um dos principais produtos
da Learjet na década de 1980, o primeiro avião intercontinental da fabricante
americana. Logo abaixo, o Learjet 75, o substituto do Learjet 45 na linha de
montagem, com a mesma capacidade de transportar oito passageiros em viagens
interestaduais e internacionais, mas com algumas modernizações e refinamentos.
Atualmente, a fabricante americana de jatos executivos
Bombardier Learjet pertence à corporação canadense Bombardier Incorporated, por
meio de sua divisão Bombardier Business Aircraft, e os seus principais produtos
comerciais são o Learjet 75 e o Learjet 70, ambos de médio porte, para viagens
interestaduais e internacionais.
O desenvolvimento do moderníssimo Learjet 85, com asas
e fuselagem construídas quase inteiramente em material composto, está
temporariamente suspenso.
RETROFITS E UP-GRADES
Os aviões da marca Learjet sempre foram e ainda são
bem construídos, a qualidade dessa marca é reconhecida no mercado mundial de
transporte aéreo executivo. Porém, pilotos e mecânicos de jatinhos fabricados
pela Learjet devem adotar e desenvolver hábitos saudáveis de operação e
manutenção.
Os aviões das séries 20 (a primeira geração, com
motores turbojato) e da série 30 (a segunda geração, com motores turbofan)
exigem tripulações e equipes de manutenção bem treinadas, disciplinadas e
cuidadosas, principalmente em relação aos sistemas de pressurização e
balanceamento (proporção equilibrada) de combustível nas asas.
Os modelos Learjet 55 e Learjet 60 exigem tripulações
e equipes de manutenção atentas aos sistemas de frenagem, pneus e rodas.
Os treinamentos das tripulações de todos esses modelos
citados logo acima devem focar sobretudo aspectos relacionados a pousos e
decolagens, principalmente V1, VR, VRef e comprimento de pista, que nesses
modelos exigem planejamento prévio e concentração total.
Para torná-los mais dóceis, principalmente em
decolagens, pousos e aproximações, reduzir o consumo de combustível, aumentar o
alcance e adequá-los às novas exigências das autoridades aeronáuticas, os
proprietários dos jatinhos Learjet 23, Learjet 24, Learjet 25 e Learjet 28
passaram, já a partir das décadas de 1960 e 1970, a ter a opção de submetê-los
a modificações realizadas pela própria Learjet e, posteriormente, por empresas
independentes, incluindo a americana Raisbeck Engineering, que passaram a criar
e desenvolver uma variedade de programas com pacotes de melhorias baseadas em
retrofits (peças introduzidas ou fixadas nas aeronaves, e outras pequenas
modificações, que resultam em alterações na aerodinâmica) e up-grades (trocas
ou melhorias em instrumentos de bordo e equipamentos), incluindo os programas
Century III, o Softflite I e o Mark II, todos esses para melhorar a
aerodinâmica e o comportamento dos aviões, e o Hush Kit, para diminuir o ruído
dos motores turbojato.
Até hoje, os modelos Learjet 35, Learjet 55 e Learjet
60 podem ser submetidos a retrofits e upgrades em oficinas certificadas e
autorizadas por autoridades aeronáuticas.
NO BRASIL
O Brasil possui uma das maiores frotas de jatos
executivos do mundo e parte da frota brasileira é composta por modelos
fabricados pela Learjet Corporation, pela Gates Learjet e pela Bombardier
Learjet. Essa linhagem de aviões é bem aceita no mercado brasileiro, com mais de 200 unidades registradas aqui, e parte do
mérito é da rede nacional de oficinas de manutenção homologadas e certificadas,
seja de representantes autorizados da fabricante ou de oficinas independentes, para atender os
modelos de matrícula brasileira e modelos operados por clientes estrangeiros, dos países vizinhos.
A primeira empresa de táxi-aéreo a trazer para o
Brasil e operar aqui aviões da marca Learjet foi a Líder Táxi Aéreo, que também
prestava serviços de manutenção e fazia a comercializações de aviões novos da
marca, como representante oficial. Em 1968, o Learjet 24 foi trazido para o
Brasil e passou a ser operado pela Líder para atender seus clientes
brasileiros.
Na década de 1980, a FAB – Força Aérea Brasileira
também se tornou uma cliente da Gates Learjet, com a aquisição de vários
modelos de aeronaves dessa marca, entre eles o Learjet 35, em várias versões,
tanto para transporte governamental de autoridades dos poderes Executivo,
Legislativo e Judiciário, somente em serviço, quanto para transporte de
militares de alta patente e para serviços de aerofotogrametria, reconhecimento
e patrulha.
Atualmente, esses aviões são usados pela FAB – Força Aérea
Brasileira também para transporte emergencial de órgãos para transplante, uma
determinação do então presidente da república Michel Temer.
VEJA TAMBÉM
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- Abdução (Ufologia)
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- Bell 206 Long Ranger
- Globalstar (Telefonia por Satélite)
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- Airbus H125 / Helibras AS350 Esquilo
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- Mitsubishi MU-300 Diamond
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- Beechcraft King Air 350
- Beechcraft King Air B-200
- Beechcraft King Air C-90
- Sistema Métrico Decimal
- Cessna 207
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- Bell 427
- Cessna Citation XLS+
- Cessna Citation XLS
- Bell 430
- Gates Learjet 35A
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- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Beechcraft Baron G-58
- Beechcraft Baron B-58
- Beechcraft Bonanza G-36
- Beechcraft Bonanza A-36
- Computador (Informática)
- AgustaWestland AW109 Grand
- Agusta A109 Power
REFERÊNCIAS
E SUGESTÃO DE LEITURA
- Bombardier Learjet
(em inglês): https://www.bombardier.com/en/aerospace/business-aircraft.html
- Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/Learjet_28
- Flap Internacional: http://www.revistaflap.com.br/web/aviacao-executiva/noticias/5571-lider-aviacao-fara-manutencao-de-jatos-learjet-45
- Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/Bombardier_Aerospace
- Bombardier (em inglês): https://www.bombardier.com/en/aerospace/business-aircraft.html
- Revista Aero Magazine: http://aeromagazine.uol.com.br/artigo/learjet-sinonimo-de-jato-executivo_814.html
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Bill_Lear
- Bombardier (em inglês): https://www.bombardier.com/en/home.html
- Revista Aero Magazine: http://aeromagazine.uol.com.br/artigo/bombardier-inaugura-nova-planta-para-learjet_464.html
- Bombardier (em inglês): http://businessaircraft.bombardier.com/en/aircraft/learjet.html
- Bombardier (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
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