MD HELICOPTERS MD520 NOTAR
MCDONNELL MD520 NOTAR
A aeronave possui um robusto trem de pouso com amortecedores embutidos e luzes de leitura na cabine de passageiros. O piloto da aeronave ocupa o assento dianteiro esquerdo, ao contrário da grande maioria dos demais modelos de helicópteros. Entre os pontos positivos desse modelo está o fácil acesso do piloto e dos passageiros aos cinco ou quatro assentos por quatro portas laterais, duas de cada lado.
Estão no elenco do filme os atores e atrizes Pierce Bronan (Bond), Halle Berry (Giacinta), Toby Stephens (Graves), Rosamund Pike (Miranda), Rick Yune (Zao), Will Yun Lee (coronel Tao), Judi Dench (M), John Cleese (Q) e, é claro, a participação especial da cantora americana Madonna, interpretando Verity, numa breve aparição.
O MD520 NOTAR NO YOUTUBE
MD HELICOPTERS MD520 NOTAR
NOTAR - NO TAIL ROTOR
NOTAR - NO TAIL ROTOR
INTRODUÇÃO
Logo acima e logo abaixo, o pequeno MD Helicopters MD520 Notar, com a inovação técnica que elimina o rotor de cauda. Com um olhar atento, visto de dois ângulos diferentes, é possível perceber que ele tem pelo menos uma característica própria que o torna diferente dos seus irmãos da família MD Helicopters MD500.
O
helicóptero McDonnell MD520 Notar é um helicóptero monomotor a turbina de pequeno porte projetado para transporte semi-utilitário e executivo, de passeio e de turismo, para uso esportivo, para uso policial e para coberturas
jornalísticas, criado e desenvolvido na década de 1980
pela então gigante da indústria aeronáutica McDonnell Douglas, dos
Estados Unidos, na época uma das maiores e mais conceituadas fabricantes de
aeronaves do mundo, e fabricado por ela mesma a partir da década de 1990, que
utilizou como base para sua criação os primeiros conceitos da tecnologia
anti-torque NOTAR – No Tail Rotor, patenteada pela então tradicional fabricante
americana de helicópteros Hughes Aircraft.
Conhecido
posteriormente, apenas alguns anos depois de seu lançamento, como MD
Helicopters MD520 Notar, esse bonito modelo de helicóptero é sustentado por uma turbina Rolls Royce Allison 250-C20R e tem capacidade para transportar um ou dois
pilotos e quatro, três ou dois passageiros, dependendo da configuração de
assentos adotada, totalizando até cinco pessoas, realizando missões típicas dentro de metrópoles, pousando e
decolando de helipontos e heliportos, e também para viagens intermunicipais. Em
algumas situações, é possível também realizar viagens interestaduais, com ou
sem escalas para reabastecimento, dependendo da distância entre origem e
destino.
Ele é fabricado em série e em larga escala nos Estados Unidos desde 1991 pela McDonnell Douglas e, posteriormente, anos depois, pela MD Helicopters, que é, atualmente, de propriedade da empresa americana de investimentos
Patriarch Partners.
Os
principais concorrentes do MD Helicopters MD520 Notar são os helicópteros monomotores a turbina Bell 206 Jet Ranger, Robinson R-66, Bell 505 Jet Ranger, Eurocopter EC-120 Colibri / Airbus H-120 e Enstrom 480 e os helicópteros monomotores a pistão Robinson R-44 e Enstrom 280 FX.
A MD HELICOPTERS
A MD HELICOPTERS
Logo acima,
o logotipo atual da MD Helicopters, reforçando a sua nacionalidade americana,
uma característica de personalidade da fundadora do fundo de private equity
Patriach Partners. Logo abaixo, o logotipo anterior da MD Helicopters.
Atualmente,
a MD Helicopters é uma das maiores e mais conceituadas fabricantes de
helicópteros do mundo. Ela está sediada em Mesa, no estado norte-americano do
Arizona, e foi fundada no ano 2000, quando a corporação holandesa RDM Holding
comprou da Boeing Company vários ativos de fabricação de helicópteros da Hughes
Helicopters, exceto o projeto de treinador leve Hughes 300 / Hughes 269, o
projeto do helicóptero militar AH-64 Apache e a tecnologia anti-torque NOTAR –
No Tail Rotor.
Na verdade,
a MD Helicopters é a empresa sucessora da Hughes Helicopters, uma das mais
tradicionais fabricantes de helicópteros do mundo, com suas raízes na década de
1940, nas mãos do icônico bilionário americano Howard Hughes, um pioneiro da
indústria aeronáutica e aeroespacial.
Atualmente,
a MD Helicopters é propriedade da empresa americana de investimentos Patriarch
Partners, liderada pela magnata americana Lynn Tilton, que por sua vez também
atua nos ramos da indústria automobilística, por meio da Dura Automotive,
produzindo peças e componentes; de produtos de beleza, por meio da Stila
Cosmetics; de fabricação de bens de capital para automação de instalações
industriais, por meio da Universal Instruments; e de metalurgia, por meio da metalúrgica americana Hussey
Copper; entre várias outras.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, a parte traseira do habitáculo do pequeno helicóptero monomotor da MD Helicopters, com espaço suficiente para até dois adultos, totalizando quatro pessoas, incluindo o piloto. Mas há ainda uma segunda opção de configuração para até dois adultos e uma criança nos assentos traseiros, totalizando cinco pessoas a bordo da aeronave. Logo abaixo, o painel desse modelo tem o necessário em aviônicos para cumprir missões VRF diurnas e VFR noturnas.
O compacto
McDonnell MD520 Notar, conhecido posteriormente como MD Helicopters MD520 Notar,
é um modelo de helicóptero monomotor a turbina de pequeno porte projetado para transporte
executivo e semi-utilitário, de passeio e de turismo, para uso policial, para uso
esportivo e para coberturas jornalísticas, com capacidade para transportar com
razoável conforto um ou dois pilotos e quatro, três ou dois passageiros,
dependendo da configuração de assentos adotada, com construção convencional da
fuselagem em alumínio e ligas metálicas e rotor de material composto.
Ele é um
projeto da década de 1990, mas ainda pode ser considerado moderno, com rotor com
cinco pás de material composto, inclusive, e sem rotor de cauda. A então
fabricante do modelo, a McDonnell Douglas e, posteriormente, a MD Helicopters,
focaram a fabricação e a oferta do MD520 Notar para o mercado
civil, como aeronave semi-utilitária de asas rotativas para usos variados,
desde transporte de executivos até coberturas jornalísticas, passeio e turismo,
uso esportivo e operações policiais, mas algumas sub-versões militares também
foram lançadas.
Essa
aeronave semi-utilitária está certificada pelas principais autoridades
aeronáuticas mundiais, entre elas a FAA – Federal Aviation Administration, a
TCCA – Transport Canada Civil Aviation, a EASA – European Aviation Safety
Agency e a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil.
O
helicóptero MD Helicopters MD520 Notar não tem o conjunto de rotor de cauda, caixa e eixo. O sistema de
rotor de cauda convencional foi substituído pelo sistema NOTAR – No Tail Rotor,
cuja patente é, atualmente, propriedade da Boeing e licenciada para a
fabricante MD Helicopters. A velocidade de cruzeiro é de cerca de 230 km / h,
com teto de serviço de cerca de 5.000 metros, com hover de cerca de 4.000 metros.
Esse
modelo de aeronave é sustentado por um motor Rolls Royce Allison 250-C20R turboshaft,
com potência de 425 shp disponíveis na decolagem. Esse motor faz parte da mesma família de motores que sustenta o helicóptero monomotor a turbina Bell 206 Jet Ranger, um dos principais concorrentes do MD Helicopters MD520 Notar. O risco de
falha nesse motor é baixíssimo, desde que, é claro, a aeronave seja submetida regularmente a oficinas de manutenção confiáveis,
certificadas por autoridades aeronáuticas.
A aeronave possui um robusto trem de pouso com amortecedores embutidos e luzes de leitura na cabine de passageiros. O piloto da aeronave ocupa o assento dianteiro esquerdo, ao contrário da grande maioria dos demais modelos de helicópteros. Entre os pontos positivos desse modelo está o fácil acesso do piloto e dos passageiros aos cinco ou quatro assentos por quatro portas laterais, duas de cada lado.
CRIAÇÃO E
DESENVOLVIMENTO
É provável
que os helicópteros que possuem a tecnologia Notar – No Tail Rotor sejam alguns
dos que passaram pelas mais desafiadoras fases de criação e desenvolvimento de
toda a história da aviação de asas rotativas. Há décadas atrás o bilionário
americano Howard Hughes, uma lenda da indústria aeronáutica, já sonhava em ver
os primeiros esboços e rascunhos do sistema NOTAR – No Tail Rotor, uma das
invenções patenteadas pela sua empresa, a Hughes Helicopters, serem levados para a
linha de produção seriada, o que só aconteceu cerca de 20 anos após a sua
morte.
O compacto e ágil MD Helicopters MD520 Notar é considerado pela comunidade
aeronáutica mundial o irmão mais recente e avançado da família de helicópteros
monomotores MD Helicopters MD500, a maioria deles com rotor principal de cinco
pás e rotor de cauda convencional de duas pás. Na verdade, se todo rigor
técnico for usado para comparar o irmão mais moderno MD Helicopters MD520
Notar, com tecnologia Notar - No Tail Rotor, e seus irmãos com cauda
convencional e rotor de cauda convencional, chega-se facilmente à conclusão de que
se trata de um modelo que merece ser tratado separadamente, pois a ausência do
rotor de cauda é suficiente pra isso.
A
fabricação em série do helicóptero monomotor foi iniciada em 1991. É um modelo de
helicóptero que pode ser configurado com até cinco assentos, mas que consegue transportar
com razoável conforto somente quatro pessoas adultas, incluindo o piloto, com
baixo nível de ruído externo e razoável nível de ruído interno, graças ao rotor de cinco pás e graças à ausência do rotor de cauda. A sua
altura total é de cerca de 2,7 metros e a largura da cabine de passageiros é de cerca de 1,4 metro. Ele não tem bagageiro
separado da cabine de passageiros.
O SISTEMA
NOTAR
Os
helicópteros que possuem a tecnologia Notar – No Tail Rotor foram projetados
com a mais inovadora, avançada, revolucionária e interessante tecnologia de
sistema anti-torque disponível no mercado internacional de asas rotativas. O
acrônimo NOTAR é formado a partir da expressão No Tail Rotor, que, em tradução
livre, significa "sem rotor de cauda", criada e patenteada pela então
Hughes Helicopters, na época de propriedade do ousado empresário americano
Howard Hughes, desenvolvida e refinada pela extinta fabricante norte-americana
McDonnell Douglas e, posteriormente, comprada pela Boeing Company e licenciada
para a MD Helicopters americana.
Não há nada
parecido no mercado. O moderníssimo sistema anti-torque NOTAR – No Tail Rotor
surpreendentemente dispensa o conjunto de rotor de cauda, caixa e eixo presente na grande
maioria dos helicópteros, por um inteligente conjunto formado por uma espécie
de ventilador ou blower embutido no cone de cauda alargado e adaptado para
permitir a circulação do fluxo de ar até sua extremidade, equipada com um
mecanismo regulador da saída de ar, gerando assim o efeito anti-torque,
necessário para manter e auxiliar a manobrabilidade ou estabilidade da
aeronave.
O alto
nível de segurança, o bom nível de ruído externo e razoável nível de ruído interno alcançados pelo helicóptero MD Helicopters MD520 Notar se explica justamente pela ausência do
rotor de cauda, que é considerada uma peça crítica na grande maioria dos
helicópteros disponíveis no mercado, seja para uso civil ou militar. Se fosse
possível fazer uma analogia com a indústria automobilística poder-se-ia dizer
que essa peça é tão crítica como uma correia dentada, por exemplo. Se você, o
seu piloto ou o seu mecânico suspeitar que ele, o rotor de cauda, está
comprometido, não “economize”, não hesite, mande trocar a peça imediatamente...
MERCADO
No Brasil,
os helicópteros fabricados com a tecnologia Notar – No Tail Rotor começaram a
ser oferecidos na década de 1990. Na época a
representação no Brasil era realizada pela Target Aviação. Atualmente, é
possível encontrar uma quantidade razoável do MD Helicopters MD520 Notar no
mercado americano e europeu de aeronaves usadas, em bom estado de conservação e
a preços razoáveis. A importação de unidades usadas desse modelo é possível
para compradores brasileiros, porém, somando todos os impostos e taxas, o preço
final da aeronave já nacionalizada pode sofrer um acréscimo de cerca de 30% em
relação ao preço inicial no exterior.
De modo
geral, o custo operacional por quilômetro voado de um helicóptero monomotor a
turbina com capacidade para até quatro passageiros é maior que o custo
operacional por quilômetro voado de uma aeronave de asa fixa turboélice com
capacidade semelhante de transportar passageiros. Porém, o helicóptero tem
flexibilidade operacional e versatilidade absolutamente insuperáveis para
operar em regiões metropolitanas ou entre cidades próximas, com tráfego de
automóveis intenso.
Por
exemplo, a região metropolitana de São Paulo e cidades vizinhas têm uma das
maiores concentrações de helicópteros para uso executivo, aeromédico, policial
e de turismo do mundo.
As vendas
dos helicópteros com a tecnologia Notar – No Tail Rotor foram iniciadas na
década de 1990 pela divisão de helicópteros da norte-americana McDonnell
Douglas, mas a venda dessa grande fabricante americana para a Boeing Company,
com o consequente processo de fusão, atrasou por algum tempo a continuidade do
projeto, até a sua patente ser licenciada pela Boeing inicialmente para a corporação
holandesa RDM Holding e, posteriormente, para a empresa de private equity
Patriarch Partners.
Atualmente,
as linhas de helicópteros da MD Helicopters, compostas por vários modelos,
entre eles o sofisticado bimotor a turbina MD Helicopters MD Explorer, são
representadas no Brasil pela Helicentro, na cidade de São Paulo - S.P., que
também presta serviços de manutenção, hangaragem, limpeza e catering,
abastecimento, entre outros serviços.
CURIOSIDADE
Entre mulheres bonitas, praias paradisíacas, celebridades e automóveis esportivos de alto luxo, alguns modelos de helicópteros com a tecnologia NOTAR – No Tail Rotor fizeram breves aparições no filme 007 –Die Another Day (Um Novo Dia Para Morrer), de 2002, incluindo uma cena do personagem de agente secreto britânico pilotando um deles.
Estão no elenco do filme os atores e atrizes Pierce Bronan (Bond), Halle Berry (Giacinta), Toby Stephens (Graves), Rosamund Pike (Miranda), Rick Yune (Zao), Will Yun Lee (coronel Tao), Judi Dench (M), John Cleese (Q) e, é claro, a participação especial da cantora americana Madonna, interpretando Verity, numa breve aparição.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
- Tripulação: 1 ou 2 pilotos;
- Capacidade: 4 ou 3 passageiros;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 230 km / h;
- Comprimento: Aprox. 8 metros;
- Largura da cabine: Aprox.
- Altura total: Aprox. 2,7 metros;
- Motorização (potência): Allison 250-C20R (425 shp);
- Certificação: Part 27, VFR;
- Teto de serviço: Aprox. 5.000 metros;
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 1.500 kg;
- Alcance: Aprox. 375 quilômetros (lotado / com reservas);
- Preço (no Brasil): Aprox. 1,3 milhão (usado / bom estado de conservação);
O MD520 NOTAR NO YOUTUBE
- Love JT8D Spotter: https://www.youtube.com/watch?v=M2-yzIeonsk
- Helicentro: https://www.youtube.com/watch?v=ENYDjSWubgk
- AZChopperCam: https://www.youtube.com/watch?v=NhimPV3-qQQ
- RyanBomar Spotter: https://www.youtube.com/watch?v=Tq8ES_UEGxE
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REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Revista Aero Magazine: https://aeromagazine.uol.com.br/
- MD Helicopters (em inglês): https://www.mdhelicopters.com/files/Models/MD520N_Tech_Desc.pdf
- MD Helicopters (em inglês): http://www.mdhelicopters.com/v2/notar.php
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/MD_Helicopters_MD_500
- Helicentro: http://www.helicentro.com.br/
- MD Helicopters (em inglês): http://www.mdhelicopters.com/v2/md_520n.php
- Site da Boeing (em inglês): http://www.boeing.com/boeing/history/mdc/cayuse.page
- MD Helicopters (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
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