JEAN MICHEL JARRE (MÚSICA)

JEAN MICHEL JARRE (SEM HÍFEN)
JEAN-MICHEL JARRE (COM HÍFEN)
JEAN-MICHEL ANDRÉ JARRE (NOME ORIGINAL)
REI DA MÚSICA ELETRÔNICA
ÉQUINOXE / EQUINOXE (1978)
OXYGÈNE / OXYGENE (1976)
RENDEZ-VOUS

INTRODUÇÃO
Logo acima, bem criativo e original, o músico francês Jean Michel Jarre é um dos mais conhecidos e emblemáticos nomes da música eletrônica de raiz, com auge alcançado e mantido nas décadas 1970, 1980 e 1990, e ainda hoje é usado como ponto de referência em qualidade musical por produtores musicais, por produtores de cinema, por músicos em geral, pela mídia e pela crítica. Logo abaixo, ele é um exemplo ainda hoje lembrado de música urbana sofisticada e ousada para eventos públicos e para audição doméstica.
O pioneiro Jean Michel Jarre é um famoso e brilhante músico francês de música eletrônica, nascido em 1948 em Lyon, na França, que ficou conhecido pelo público mundial, pela mídia, pela indústria fonográfica, pela crítica musical e no meio artístico pela criação e desenvolvimento de uma variedade sofisticada, inovadora e muito ousada de músicas instrumentais com elementos e tendências de música concreta, de techno music, de rock progressivo, de house music, de drum and bass e de easy listening.

Com mais de 80.000.000 de cópias de álbuns vendidos, ele é o mais famoso e o mais icônico instrumentista, compositor e produtor da música eletrônica de raiz, que é aquele tipo de música eletrônica que serviu de base ou pavimentou o caminho para praticamente todos os atuais sub-ritmos ou subgêneros da música eletrônica, incluindo a house music, a techno music, a dance music, o drum and bass / groove / progressive house, a trance music e a new age, entre outros.

Ele é um expoente da música eletrônica de raiz, um dos mais respeitados e conceituados músicos da história da música contemporânea, com seu trabalho comparável ao de outros importantes músicos e bandas de alto nível, reconhecidos pelo público, pela mídia, pela indústria fonográfica, pela crítica musical e no meio artístico, incluindo Vangelis, Frankie Knuckles, Kraftwerk, Pink Floyd, Yanni, Hans Zimmer, Abba, Suzanne Ciani e Giorgio Moroder.

A SONY MUSIC

A Sony Music é uma grande e influente gravadora americana de música, sediada nos Estados Unidos e controlada pela gigante japonesa de produtos eletrônicos de consumo Sony Corporation, uma tradicional multinacional japonesa, proprietária também do estúdio de cinema americano Columbia / TriStar, um dos maiores do mundo.

Atualmente, ela é considerada a segunda maior empresa proprietária de gravadoras do mundo, atrás apenas da gigante americana da indústria fonográfica Universal Music, por sua vez uma subsidiária do grupo francês Vivendi. Já a americana Warner Music é considerada a terceira maior empresa fonográfica do mundo. A quarta maior detentora e administradora de direitos autorais musicais é a alemã BMG Rights, que não deve ser confundida com a gravadora BMG Ariola, comprada pela Sony.

A Sony Music é proprietária ou detém participação societária nas gravadoras ou selos de música CBS Records, Columbia Records, Epic Records, Arista Records, BMG Ariola, Ultra Music, RCA Records e Disques Dreyfus, esta a gravadora europeia com a qual Jean Michel Jarre foi lançado no mercado da música eletrônica.

A MÚSICA ELETRÔNICA
A chamada música eletrônica é todo tipo de música em que há predominância de instrumentos musicais eletrônicos nas fases de criação, desenvolvimento e gravação. De modo geral, e como todo tipo de arte, ela é fruto direto da capacidade criativa do ser humano, mas a principal diferença em relação a outros estilos musicais é o uso intensivo ou predominante de instrumentos musicais eletrônicos, principalmente sintetizadores, baixos e baterias eletrônicas, usados intensivamente nas fases de criação, desenvolvimento (ensaios) e gravação.

Atualmente, ela é um dos principais produtos da indústria fonográfica mundial e exerce influência sobre outros gêneros ou ritmos musicais, como o soul, o jazz, o easy listening, o R&B, o gospel, o blues, o lounge, o new age, o reggae, o new wave, o rock e até sobre a música sertaneja brasileira e a country music americana.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Logo acima, o pioneiro e talentoso instrumentista e compositor francês Jean Michel Jarre na capa de um de seus LPs ou Long Plays, conhecidos popularmente como discos de vinil, uma das formas mais comuns de ouvir música de boa qualidade nas décadas de 1970 e 1980. Logo abaixo, o consagrado músico europeu em uma de suas emblemáticas e marcantes apresentações ao ar livre, com recorde de público.

O veterano músico francês Jean Michel Jarre é um criativo, inovador e muito ousado instrumentista, compositor e produtor de música eletrônica, com elementos integrados de música house, música techno, drum and bass, trance music, easy listening e rock progressivo, com carreira de grande sucesso comercial iniciada na década de 1970 na França, e, pouco tempo depois, em todo o mundo, inclusive na China e na União Soviética / Rússia, aquela, inclusive, ambas entre as nações mais fechadas e restritas ao comércio e à arte em geral na época.

As suas primeiras músicas de qualidade, reconhecidas pelo mercado, pela indústria fonográfica, pela mídia, pelo meio artístico e pela crítica são Oxygene 4, Equinoxe 4, Oxygene 2 e Equinoxe 5, dos primeiros trabalhos Oxigène e Équinoxe, lançadas em 1976 e 1978 pela Disques Dreyfus e pela Polydor Records, a primeira uma gravadora independente na época e a segunda uma grande player do mercado mundial da música popular e elitizada.

Entre as principais especialidades de Jean-Michel Jarre (às vezes escrito assim mesmo, com hífen) está a realização de shows ou espetáculos ao ar livre, com música eletrônica de alta qualidade acompanhada de efeitos visuais com raios lasers, grandes projetores e fogos de artifício, geralmente com grande número de espectadores.

BIOGRAFIA

Logo acima, o veterano Jean Michel Jarre em uma típica apresentação musical na década de 2010, em ano mais recente. Ele é considerado o Rei da Música Eletrônica. Atualmente ele ainda faz apresentações musicais, mas em uma frequência menor, em razão principalmente da idade. Logo abaixo, o então inovador músico e seu sintetizador musical, na década de 1980.
O músico Jean Michel Jarre nasceu em 1948 na cidade de Lyon, na França, em uma família humilde. Na época, ele já fazia parte de uma família de músicos. Seu pai, por exemplo, foi o compositor francês Maurice Jarre e sua mãe, Francette Pejot, foi uma sobrevivente judia de um campo de concentração nazista.

Poucos anos após o nascimento de Jean Michel, seu pai se divorciou de sua mãe e foi morar e trabalhar nos Estados Unidos, deixando a criação de seu filho exclusivamente para sua ex-esposa e os avós maternos. Seu avô, por exemplo, embora não fosse músico profissional, possuía algumas habilidades em eletrônica, o suficiente para lhe presentear com um mixer de áudio, o que, com o passar do tempo, lhe serviu de introdução ou base para criação de músicas eletrônicas.

Na adolescência, Jean Michel Jarre iniciou seus estudos de piano e, num primeiro momento, se envolveu com o Jazz, passando, em seguida, a tentar a carreira em projetos musicais diversos, embora neste caso ainda não tivesse renda suficiente para se manter a partir dos trabalhos com a música. Assim, ele seguiu por alguns anos os passos de sua mãe, comercializando peças de artesanato em pontos de vendas populares na França, o que lhe ajudou a manter sua família, até conseguir alguns contatos no mundo da música, primeiramente com o músico Pierre Schaeffer, considerado um dos pioneiros da música concreta (uma espécie de música eletrônica antiga) e, posteriormente, com uma das alunas de Schaeffer, Hélène Dreyfus, esposa do então dono da gravadora Disques Motors, que seria conhecida mais tarde como Disques Dreyfus, uma gravadora francesa independente na época.

Desde cedo, Jean Michel Jarre já mostrava claramente que possuía um talento incomum para compor e tocar músicas, embora não tivesse talento suficiente para o canto. Só pra se ter uma ideia do seu grau de inteligência, determinação e criatividade, durante a década de 1960 e no início da década de 1970 ele já conseguia compor, produzir e gravar música eletrônica de forma semiartesanal em um estúdio improvisado em sua casa, pois ainda não tinha condições financeiras de contratar horas de estúdio de gravadoras para fazer o desenvolvimento (ensaios), gravar e mixar músicas.

O seu primeiro álbum, chamado Desert Palace, lançado pela gravadora Sam Fox Records não teve sucesso. Em seguida, anos depois, com muita dificuldade ele conseguiu produzir, gravar e mixar uma fita demo contendo algumas faixas de música eletrônica para o segundo álbum, o suficiente para causar uma ótima impressão em Francis Dreyfus, o então proprietário da pequena gravadora Disques Motors. 

O sucesso com o lançamento, em 1976, do segundo álbum Oxygène foi quase imediato, alcançando, em 1977, com mais de 70.000 cópias na França, tendo conseguido sucesso quase imediato também no Reino Unido, nos Estados Unidos, em Portugal, na Espanha e até no Brasil, e, posteriormente, tendo alcançado mais de 12.000.000 de cópias em todo o mundo, até o momento, inclusive licenciado para a então grande gravadora Polydor Records / Polygram, sendo este álbum considerado, atualmente, um grande clássico, um cult da música eletrônica, indispensável para quem quer se aprofundar na história da chamada música eletrônica de raiz, que nada mais é que a música diretamente derivada da música concreta e mãe de toda a música eletrônica atual, incluindo a house music, a dance music, a techno music, o rock progressivo, a disco music, o hip-hop e o rap, o trip hop, a new wave (uma espécie de rock juvenil da década de 1980, com alguns elementos moderados de sons eletrônicos), a new age, a trance music, a funk music (não confundir com o funk brasileiro), o downtempo e o drum and bass, dentre outros.

Durante a década de 1970, Jean Michel Jarre trabalhou com gravadores de oito faixas, com o orgão eletrônico Eminent 310, com um processador Electro-Harmonix, com uma bateria eletrônica Korg Minipops, com sintetizadores analógicos VCS3 e ARP2600, dentre outros instrumentos. Na década de 1980, o inovador músico francês foi um dos primeiros a ousar fortemente com o uso de instrumentos digitais.

A partir de então, o vanguardista Jean Michel Jarre ajudou a redefinir os padrões para o cenário da música eletrônica ao inserir novas sonoridades e ritmos ao que era conhecido na época como música concreta e como música eletrônica e a criatividade dos arranjos instrumentais é comparável a de outros influentes ícones da música eletrônica de raiz, como Vangelis, por exemplo.

Durante as décadas de 1970, 1980 e 1990, o músico francês Jean Michel Jarre ficou conhecido em quase todo o mundo pelos seus grandes concertos a céu aberto, com entrada franca, quase sempre combinando música eletrônica com efeitos especiais de luz, grandes imagens projetadas e fogos de artifício, uma de suas marcas registradas, chegando inclusive a alcançar os recordes absolutos de públicos em suas respectivas épocas, começando com o Dia da Bastilha, em Place de la Concorde (Praça da Concórdia), em Paris, na França, em 1979, com mais de 1.000.000 de expectadores presentes e inúmeros expectadores pela TV; continuando com Concerts en Chine (Concertos na China), em 1981, o primeiro concerto ao ar livre de um artista de música eletrônica em território chinês, algo muito raro na época e um dos primeiros artistas ocidentais a serem convidados oficialmente pelo Governo da China para uma apresentação; seguido pelo concerto Rendez-Vous Houston, em 1986, em homenagem à cidade americana de Houston, no Texas, e em homenagem à então recém-falecida tripulação do ônibus espacial Challenger, com mais de 1.500.000 expectadores presentes e inúmeros expectadores pela TV, tendo entrado então para o Guinness Book of Records; e, em 1997, em Moscou, na Rússia, quando conseguiu alcançar o seu maior público expectador presente em apresentação ao ar livre, com mais de 3.500.000 pessoas in loco e inúmeros expectadores pela TV, para comemorar o 850º aniversário da capital da Rússia, um recorde de público jamais alcançado por qualquer outro artista em toda a história da arte mundial.

A discografia de Jean Michel Jarre, ou seja, a lista completa de álbuns lançados por ele em toda a sua carreira, é rica e de alta qualidade, repleta de exemplos de sofisticação, ousadia e elegância na seleção e execução dos arranjos instrumentais, um tipo de música para ouvidos seletivos, exigentes e sem preconceitos contra a música urbana, independente de classe social, já que ele sempre fez questão de manter suas faixas em todos os formatos físicos acessíveis, como LP’s, CD’s e DVD’s, por exemplo, passando pelas rádios AM e FM e TV’s abertas e pagas, até chegar aos atuais formatos digitais de plataformas populares de streaming na Internet, como Spotify, YouTube, Amazon Music e Deezer, por exemplo.

Entre os exemplos clássicos de sofisticação e ousadia estão as obras primas Oxygene 4, Oxygene 2, Equinoxe 4, Oxygene 7, Equinoxe 5, Magnetique Fiels 1, Rendez-Vous 4, Oxygene 8, Rendez-Vous 2, Orient Express, Calypso 3,  Oxygene 9, Oxygene 10, Oxygene 11 e Ethnicolor, uma melhor que a outra.

As músicas de Jean Michel Jarre não são direcionadas apenas para nerds e geeks, elas foram criadas para atingir um público muito grande, de todas as classes sociais e de todas as nacionalidades, para o deleite de qualquer pessoa que saiba valorizar o que é bom e inovador. Por exemplo, embora ele não tenha se apresentado pessoalmente aqui no Brasil, em shows ao ar livre, quase sempre ele se mostrou disposto a ceder suas faixas para exibição em programas nacionais populares de TV, como a novela Transas e Caretas, da TV Globo, de 1984, com seus videoclipes, como Rendez-Vous 4, exibidos no Fantástico e a apresentação Rendez-Vous in Lyon exibida no programa de fim de ano da emissora carioca, por exemplo, ambos em 1986, lembrando que na época só era possível ver videoclipes em programas de TV, pois ainda não existia Internet. Em seguida veio o programa Concerts in China, apresentado pela extinta TV Manchete.

Em 1987, Jean Michel Jarre alcançou disco de ouro no Brasil, distribuído aqui pela Polygram do Brasil, tendo inclusive sido entrevistado pelo jornalista Roberto D’ávilla, na época na TV Manchete, com agradecimento de Michel pela boa recepção do público brasileiro ao seu trabalho. E assim por diante, inclusive com entrevistas para outros apresentadores, como, por exemplo, o então jornalista e apresentador João Doria Júnior, no programa Show Business, na TV Bandeirantes, atualmente Band.

RESULTADO COMERCIAL

Com mais 200 músicas escritas e arranjadas, incluindo versões / remixes diferentes da mesma música, com mais de 80.000.000 de cópias de álbuns vendidos (esses números variam um pouco de acordo com a fonte consultada), incluindo coletâneas em CD’s, DVD’s e Blu-ray's, Jean Michel Jarre é, de longe, o mais emblemático e icônico tecladista do mundo, é o maior artista da música eletrônica, com sucesso jamais alcançado por outro artista solo da mesma categoria. 

Ele só foi ultrapassado em vendas por grandes artistas da música pop, como os integrantes ingleses do Pet Shop Boys, por exemplo, porque tomou a decisão de não sair do seu nicho específico de mercado, que é a música eletrônica de raiz, na essência, exclusivamente, tendo mantido fidelidade a ela, quase que de forma religiosa, como um erudito da música, como se fosse um maestro de si mesmo, digamos, por mais de 50 anos, mais um recorde para alguém quem já está acostumado com recordes.

Atualmente, ele está quase aposentado, com 75 anos, “casado” com a música eletrônica. Ele ainda faz apresentações eventuais e dá entrevistas, embora agora em ritmo bem mais tranquilo que antes, principalmente em razão da idade avançada.

VIDA PESSOAL
O músico francês Jean-Michel André Jarre (o seu nome completo) é um artista discreto, ele foi casado quatro vezes, começando com Flore Guillard, em 1975, com quem teve uma filha; passando por Charlotte Rampling, em 1976, com quem teve um filho; teve um affair com a belíssima e refinada atriz francesa Isabelle Adjani, em 2005, neste caso sem casamento e sem filhos; com a atriz Anne Parillaud, em 2007; e, finalmente, com a atriz chinesa Gong Li, em 2019.

Depois que seu pai, o compositor Maurice Jarre, se divorciou de sua mãe, ele só voltou a vê-lo novamente com 18 anos. O encontro dos dois foi, digamos, quase indiferente, morno, pois, na prática, Maurice já não fazia parte mesmo da família e Jean Michel Jarre não fazia e nunca fez questão de manter contato frequente com ele.

DISCOGRAFIA

ÁLBUNS DE ESTÚDIO
  • 1972 – Deserted Palace
  • 1973 – Les Granges Brulées
  • 1976 – Oxygene (recomendado)
  • 1978 – Equinoxe (recomendado)
  • 1981 – Magnetic Fields
  • 1983 – Music for Supermarkets
  • 1984 – Zoolook
  • 1986 – Rendez-Vous (recomendado)
  • 1988 – Revolutions
  • 1990 – Waiting For Cousteau
  • 1993 – Chronologie
  • 1997 – Oxygene 7-13 (recomendado)
  • 2000 – Metamorphoses
  • 2001 – Interior Music
  • 2002 – Sessions 2000
  • 2003 – Geometry of Love
  • 2007 – Téo & Téa
  • 2007 – Oxygene: New Master Recording
  • 2014 – Electronica: The Time Machine
  • 2015 – Electronica 2: The Heart of Noise
  • 2016 – Oxygene 3
  • 2019 – Snapshots From EóN - Jarrelab
Caso esteja interessado, é recomendado que o internauta / leitor inicie a jornada ou maratona pelo extenso e variado trabalho de Jean Michel Jarre pelos seus álbuns mais conhecidos, Oxygene (1976), Equinoxe (1978), Rendez-Vouz (1986) e Oxygene 7-13 (1997), disponíveis em formato físico de CD’s, LP’s, DVD’s e Blu-ray's em lojas de e-commerce, como, por exemplo, Americanas.com, Magazine Luiza, Casas Bahia, Livrarias Curitiba e Amazon, dentre outras, ou em plataformas digitais, como, por exemplo, Spotify, YouTube / Google Play, Amazon Music e Deezer, entre outras.   

ÁLBUNS AO VIVO
  • 1982 – The Concerts in China / Les Concerts en Chine
  • 1987 – In Concert Houston-Lyon
  • 1989 – Jarre Live / Destination Docklands
  • 1994 – Hong Kong
  • 2005 – Space Of Freedom / Live From Gdansk
  • 2005 – Jarre In China

COLETÂNEAS
  • 1983 – The Essential Jean Michel Jarre
  • 1985 – The Essential 1976-1985
  • 1991 – Images - The Best of Jean Michel Jarre (recomendado)
  • 2004 – A.E.R.O.
  • 2011 – Essentials & Rarities (2CD)
Esses álbuns de compilações ou coletâneas em CD’s, DVD’s, LP’s e Blu-ray's refletem, pelo menos em parte, a carreira de mais de 50 anos de Jean Michel Jarre. São coletâneas com os mais conhecidos hits da carreira do músico francês. Para quem ainda não conhece bem a música dele também são os produtos mais recomendados. É como se fossem “the best of” de Michel, com as músicas mais conhecidas do mestre da música eletrônica.

Eles podem ser encontrados em lojas de e-commerce, em plataformas digitais e também em sites de classificados on-line, como Mercado Livre e Enjoei, por exemplo.

DVD’S E BLU-RAY'S
  • 1997 – Oxygene In Moscow
  • 2004 – Live In Beijing
  • 2005 – Jarre In China
  • 2005 – Solidarnosc Live
  • 2007 – Oxygene in Moscow DVD
  • 2007 – Oxygene: Live In Your Living Room (DVD e CD)

O PIONEIRO NO YOUTUBE


FICHA TÉCNICA
  • Gravadoras: Dreyfus, Polydor / Polygram, Sony / BMG, Warner e EMI;
  • Nome original: Jean-Michel André Jarre (com hífen);
  • Nome artístico: Jean Michel Jarre (sem hífen);
  • Origem: França;
  • Início de carreira: Década de 1970;
  • Auge da carreira: Décadas de 1970, 1980 e 1990;
  • Gênero: Música eletrônica, música concreta e seus subgêneros;
  • Resultado comercial: Mais de 80 milhões de cópias físicas vendidas;
  • Site oficial: www.jeanmicheljarre.com

MAIS MÚSICA ELETRÔNICA

VEJA TAMBÉM


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jean_Michel_Jarre
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Disques_Dreyfus
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bertelsmann_Music_Group
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Jean-Michel_Jarre
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Corciolli
  • Sony Music (divulgação): Imagens
  • Wikimedia (divulgação): Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)