OXITETRACICLINA (AGROPECUÁRIA)

INTRODUÇÃO
oxitetraciclina é uma substância de natureza antibiótica desenvolvida para uso veterinário, produzida a partir de um fungo chamado Streptomyces, com ação antibacteriana de amplo espectro e boa margem de segurança para tratamento de bovinos, ovinos e aves, contra infecções causadas por uma variedade de bactérias gram-positivas e gram-negativas.

A oxitetraciclina é indicada também para combater bactérias em humanos, nos casos em que o uso medicinal do antibiótico penicilina pode causar reações alérgicas graves em pacientes sensíveis ao uso deste tipo clássico de antibiótico.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

A oxitetraciclina é de uso comum em animais, mas o seu uso é possível também em humanos, embora no Brasil o seu uso em humanos seja mais comum no tratamento de pacientes que apresentam reações alérgicas à penicilina.

De fato, a penicilina é uma das maiores e mais importantes descobertas já realizadas pela humanidade, de grande importância para a saúde de humanos, é praticamente incalculável o número de seres humanos salvos após a invenção da penicilina pelo cientista inglês Alexander Fleming, em 1928. Acredita-se que bilhões de vidas humanas, literalmente, tenham sido salvas e / ou tenham melhorado de qualidade.

Porém, há casos em que outros tipos de antibióticos são mais adequados para tratamento de certas doenças em humanos, incluindo entre eles a oxitetraciclina.

INDICAÇÕES E CONTRA-INDICAÇÕES
Na rotina clínica de veterinários, é frequente o uso da oxitetraciclina para tratamento de vacas, bois, ovelhas, carneiros e aves infectados com uma variedade de bactérias, porém o seu grau de eficiência pode variar em cada caso, pode ser diferente para o tratamento contra cada tipo diferente de bactéria.

A oxitetraciclina é uma droga de princípio químico de ação bactericida, pertence à família das tetraciclinas, e age contra uma variedade de tipos de microorganismos gram-positivos e gram-negativos indesejáveis presentes em animais, e age também contra micoplasmas, riquetsias e protozoários.

Geralmente, a oxitetraciclina é tradicionalmente vendida em farmácias e estabelecimentos comerciais voltados para a atividade agropecuária. Geralmente, a oxitetraciclina está disponível por meio das indústrias farmacêutica e veterinária, a maioria dessas indústrias é confiável, sob diversas marcas diferentes, por preços acessíveis e sob a forma injetável (mais comum para uso em bovinos, ovinos e caprinos) e sólido em pó (mais comum para aves).

O uso da oxitetraciclina é prático, seguro e eficaz na maioria dos casos, bastando, por exemplo, 1 ml injetável do produto por via subcutânea para cada 10 kg de peso vivo de bois, vacas e bezerros. Nos demais casos (carneiros, por exemplo) é recomendável consultar um veterinário para evitar superdosagem.

O uso de oxitetraciclina não é indicado para vacas em pleno período de lactação, pois seu período de carência é considerado longo, variando de 15 dias a 30 dias, dependendo de cada caso.

O uso eventual da oxitetraciclina no tratamento de cães e gatos deve ter alguns cuidados, consulte antes um veterinário para evitar o uso inadequado desse antibiótico.

Mais precisamente, a oxitetraciclina é indicada para os casos de infecções causadas pelos seguintes microorganismos:
  • Bovinos: Anaplasmose (anaplasma marginale); pneumonia (pasteurella multocita, haemophillus, mycoplasma, bordetella e klebsiella); leptospirose (leptospira); podridão do casco, difteria, metrite, mastite sistêmica (pasteurella, bacillus, streptococcus, klebsiella e mycoplasma); enterite bacteriana (coli e salmonella); feridas infecciosas, pericardite infecciosa, dermatofilose (dermatophilus congolensis); queratoconjuntivite infecciosa (moraxella bovis);
  • Ovinos e caprinos: Pneumonia (pasteurella multocida, mycoplasma e haemophillus); aborto enzoótico, podridão do casco, mastite sistêmica, metrite, artrite infecciosa, pericardite infecciosa, feridas infecciosas (pasteurella multocida, bacillus, streptococcus, klebsiella, mycoplasma); controle e prevenção de infecções pós-operatórias, feridas infecciosas e pós-partos causadas por germes;
Cuide bem dos seus animais de estimação e / ou do seu rebanho, consulte um veterinário e / ou um zootecnista pelo menos uma vez por ano

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikimedia: Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)