IVERMECTINA (AGROPECUÁRIA)

IVERMECTINA (EM PORTUGUÊS)
IVERMECTIN (EM INGLÊS)
AVERMECTINA

INTRODUÇÃO
A ivermectina é uma substância desenvolvida para uso veterinário, produzida a partir de um fungo chamado Streptomyces, com ação antiparasitária de amplo espectro e boa margem de segurança para tratamento de bovinos, ovinos, cães e gatos, e controle de uma variedade de vermes gastrintestinais e pulmonar, bernes, piolhos sugadores, ácaros causadores de sarna e carrapatos. A ivermectina é indicada também para prevenir o desenvolvimento de bicheiras umbilicais em bezerros recém-nascidos.

Ela é um medicamento irmão da doramectina, ambas possuem propriedades semelhantes.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima e logo abaixo, a ivermectina é eficiente para o tratamento contra parasitoses em animais domésticos e no gado, mas, por algum motivo, talvez uma simples questão de mercado, o seu uso em humanos é menos comum

A ivermectina, conhecida também como ivermectin, é o princípio ativo derivado do fungo Streptomyces, ela é uma molécula pertencente à família das avermectinas, com alta atividade e amplo espectro antiparasitário. A doramectina também é um bom medicamento obtido a partir do fungo Streptomyces, ela também faz parte da família das avermectinas, entretanto a ivermectina é recomendada nos casos em que a doramectina não apresenta o desempenho necessário ou apresenta reações alérgicas.

Ela é de uso comum em animais, mas o seu uso é possível também em humanos, embora no Brasil o seu uso em humanos não seja considerado comum pela comunidade médica. Já na rotina clínica de veterinários, é frequente o uso da ivermectina para tratamento de vacas e bois, ovelhas e carneiros, cães e gatos infestados por uma variedade de parasitas, porém o seu grau de eficiência pode variar em cada caso, pode ser diferente para o tratamento contra cada tipo diferente de parasita, externo ou interno.

A ivermectina é uma droga de princípio químico de ação parasiticida e age contra alguns tipos de vermes presentes no sistema digestivo de animais, ou seja, ela é anti-helmíntica, e age também contra ectoparasitas, entre eles ácaros causadores de sarnas, carrapatos, larvas de moscas (bicheiras) e piolhos.

Segundo os laboratórios Zoetis e Pfizer, que estão entre os principais fabricantes brasileiros de medicamentos, as avermectinas alteram a atividade de troca de íons cloro do sistema nervoso de nematódeos e artrópodes, bloqueando os receptores que aumentam a permeabilidade da membrana aos íons cloro, inibindo a atividade elétrica das células nervosas dos parasitas, causando sua paralisia e, por consequência, sua morte.

MERCADO
Geralmente, a ivermectina é tradicionalmente vendida em estabelecimentos comerciais voltados para a atividade agropecuária ou em estabelecimentos comerciais para donos de animais domésticos, relacionados ao mercado pet. Geralmente, a ivermectina está disponível por meio da indústria veterinária, a maioria dessas indústrias confiável, sob diversas marcas diferentes, por preços acessíveis e sob a forma injetável (mais comum para uso em bovinos, cães e gatos) ou oral (mais comum em ovelhas e carneiros).

O uso da ivermectina é prático, seguro e eficaz na maioria dos casos, bastando, por exemplo, 1 ml injetável do produto por via subcutânea para cada 50 kg de peso vivo de bois, vacas e bezerros. Nos demais casos (cães e gatos, por exemplo) é recomendável consultar um veterinário para evitar superdosagem. Após a aplicação adequada, na dose certa, a ivermectina se mantém ativa no animal (protegendo a animal de doenças) por até quatro semanas, ou um pouco mais, variando de caso a caso.

O uso de ivermectina não é indicado para vacas em pleno período de lactação porque seu período de carência (tempo em que o leite da vaca deve ser descartado, ou seja, não deve ser entregue ao laticínio) é longo, pode variar de 15 dias a 30 dias, dependendo de cada caso. Consulte um veterinário ou zootecnista para saber mais sobre o prazo de carência da ivermectina em vacas leiteiras.

Mais precisamente, a ivermectina é indicada para os casos de infestações causadas pelos seguintes parasitas:
  • Vários tipos de ácaros: sarna demodécica, sarna sarcóptica, sarna notoédrica (em gatos), otocaríase (sarna de ouvido);
  • Nematódeos: Toxocara sp (larva migrans visceral e ocular em humanos), Ancylostoma sp (larva migrans cutânea);
  • Infestações de carrapatos (bovinos e cachorros);
  • Larvas de moscas (miíases ou “bicheiras”);
  • Alguns tipos de piolhos;
  • Profilaxia e tratamento de dirofilariose (verme do coração de cães): Os cães devem ser testados antes de começar o uso da ivermectina;

Cuide bem dos seus animais de estimação e / ou do seu rebanho, consulte um veterinário e / ou um zootecnista pelo menos uma vez por ano

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Laboratório Merial (Ivomec)
  • Wikimedia: Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)