GESSO AGRÍCOLA (AGRICULTURA E PECUÁRIA)

GESSO AGRÍCOLA
SULFATO DE CÁLCIO
CÁLCIO E ENXOFRE

INTRODUÇÃO

O gesso agrícola é um insumo agrícola usado com frequência e em larga escala na agricultura e na pecuária no Brasil e em outros países desenvolvidos e em desenvolvimento para viabilizar a produção eficiente de alimentos para consumo humano, gramíneas (incluindo os tipos mais comuns e produtivos de capim) para consumo animal e matérias primas vegetais para a agroindústria, incluindo a cana de açúcar usada para produção de etanol combustível. O uso de gesso agrícola é mais comum nos solos do cerrado brasileiro, porém o uso dele em outras regiões do Brasil também é recomendável.

Ele é utilizado também na correção de solos salinos e sódicos.

ASPECTOS TÉCNICOS
Em uma linguagem técnica, o gesso agrícola, conhecido também como sulfato de cálcio, é um sal neutro, rico em cálcio (17%) e enxofre (14%), é um condicionador de subsuperfície. Numa linguagem mais simples, o uso de gesso agrícola é recomendado para viabilizar as produções agrícola e pecuária em terras arenosas, terras que secam rápido nos meses de estiagem.

O gesso agrícola (CaSO4.2H2O ou sulfato de cálcio) é um subproduto da indústria de fertilizantes fosfatados e também pode ser encontrado em jazidas. Ele é obtido a partir do processo industrial de produção do fertilizante superfosfato simples, no qual a rocha fosfatada reage com ácido sulfúrico, liberando o próprio fertilizante e também o seu resíduo, sulfato de cálcio, isto é, o gesso agrícola. 

Um dos principais motivos para o produtor rural usar o gesso agrícola é o que os técnicos e cientistas chamam de melhoria do ambiente radicular em profundidade. Numa  linguagem mais simples, ele provoca o aumento do tamanho e profundidade das raízes das plantas, lembrando que nos meses secos do ano é natural que plantas com raízes mais profundas tenham mais chances de sobreviver a essas estiagens do que plantas com raízes curtas, porque as camadas mais superficiais do solo tendem a secar mais rápido, como consequência da ação dos raios solares.

A raiz é o órgão ou parte da planta que geralmente está abaixo da superfície do solo, com duas funções principais: Fixar a planta no solo, mantendo o seu tronco ou caule geralmente na posição vertical, e absorver água e nutrientes disponíveis no solo.

BENEFÍCIOS
É recomendável que o uso de gesso agrícola para melhorar a produtividade do solo seja precedido pela contratação dos serviços de consultoria de um técnico agrícola, de um zootecnista ou um engenheiro agrônomo. Geralmente, no Brasil, esses profissionais solicitam antes a análise de solo, realizada após a coleta de amostragem de solo da propriedade rural, depois disso fazem a interpretação dos resultados dessa análise, chamada também de diagnóstico, e geralmente fazem a recomendação de aplicação de gesso agrícola combinado com outros importantes insumos usados na produção rural, o calcário e o NPK.

Estão entre os principais benefícios do uso do gesso agrícola nos solos brasileiros:
  • Maior resistência à seca, com redução do risco de morte da planta nos períodos secos;
  • Aumento do tamanho e profundidade da raiz, com consequente aumento da capacidade de absorver água e, assim, melhora na produtividade;
  • Aplicação de cálcio e enxofre no solo, com os consequentes benefícios de fertilização;

O uso combinado de gesso agrícola e calcário melhora a absorção do nutriente P (fósforo) pelas plantas, com o consequente aumento da produtividade. A chamada saturação de alumínio é um dos problemas combatidos pelos produtores rurais brasileiros com o uso combinado de gesso agrícola e calcário. Quando a concentração de alumínio no solo está acima de 10% essa saturação impede ou prejudica o desenvolvimento das raízes.

A aplicação de gesso agrícola é recomendável para melhorar a produtividade de culturas anuais e culturas perenes. Solos considerados arenosos (com proporção de areia maior que a proporção de argila) são mais problemáticos que solos argilosos (com proporção de argila maior que a proporção de areia), porque têm baixa capacidade de reter água. No cerrado brasileiro é muito mais comum encontrar solos arenosos do que solos argilosos. Isso significa que plantas em solos arenosos sofrem mais nos meses de estiagem, principalmente junho, julho, agosto e setembro na Região Centro-Oeste do Brasil, por exemplo.

Além disso, plantas têm necessidade de cálcio e o gesso agrícola tem mais essa vantagem.

Atenção: O gesso agrícola não substitui o calcário porque ele não consegue neutralizar a acidez do solo. Por outro lado o calcário não tem as mesmas propriedades e utilidades do gesso agrícola, o que significa que esses dois produtos são complementares, nunca substitutos um do outro.

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)