AIRBUS H120

AIRBUS H120
EUROCOPTER EC120 COLIBRI
HARBIN HC120

INTRODUÇÃO
Logo acima e logo abaixo, o Airbus H120, conhecido anteriormente como Eurocopter EC120 Colibri. Uma bela e moderna máquina europeia, segura e prática, fabricada em conjunto por empresas da Europa Ocidental, da China e de Singapura. Um dos modelos de helicópteros mais vendidos no mundo.
Airbus H120, conhecido anteriormente como Eurocopter EC120 Colibri, é um moderno helicóptero monomotor a turbina de pequeno porte projetado para transporte executivo e semi-utilitário, de passeio e de turismo, para uso policial e para coberturas jornalísticas, projetado e desenvolvido em conjunto, a partir da década de 1990, pela então Eurocopter, atualmente Airbus Helicopters, e pelas empresas orientais CATIC e AVIC / Harbin, ambas da China, e STAero, de Singapura, e fabricado (montado) em larga escala na França e na Austrália pela Eurocopter francesa também a partir da década de 1990.

Ele também foi fabricado na China, pela estatal chinesa AVIC / Harbin, mas com o nome Harbin HC120, para atender o mercado continental chinês.

O Airbus H120 é sustentado por uma moderna e segura turbina Turbomec Arrius 2F e tem capacidade para transportar um piloto e quatro passageiros em missões típicas dentro de metrópoles, pousando e decolando de helipontos e heliportos, e também para viagens intermunicipais. Em algumas situações, é possível também realizar viagens interestaduais com ou sem escalas para reabastecimento, dependendo da distância entre origem e destino.

Os seus principais concorrentes no mercado mundial de helicópteros leves são o canadense Bell 206 Jet Ranger, um best seller da indústria aeronáuica; o americano Robinson R-44, também um best seller; o italiano Agusta A119 Koala / Leonardo AW119 Koala, espaçoso e confortável; o americano MD Helicopters MD520 Notar, sem rotor de cauda; o novíssimo canadense Bell 505 Jet Ranger X,  moderno e eficiente; o americano Enstrom 480; e o americano Robinson R-66; a maioria deles sustentada por turbina.

A AIRBUS HELICOPTERS
Logo acima, o logotipo oficial da Eurocopter e, logo abaixo, o novo logotipo da fabricante de helicópteros, a Airbus Helicopters, uma das maiores fabricantes de helicópteros a turbina do mundo. A empresa é uma subsidiária da Airbus Group.

Atualmente, a Airbus Helicopters é uma das maiores e mais respeitadas fabricantes de helicópteros do mundo. A Airbus Helicopters é propriedade da corporação europeia Airbus Group, sediada na Holanda, que controla também a maior fabricante de aeronaves comerciais do mundo, a Airbus SAS, conhecida anteriormente como Airbus Industrie. A Airbus Group é a holding que controla também a Airbus Defense and Space, que fabrica o lançador de satélites ARIANE, um dos maiores e mais potentes do mundo.

A Airbus Group é uma gigantesca corporação europeia que controla também a Astrium, uma fabricantes de satélites. A Airbus Military é outra subsidiária da Airbus Defense e Space, que fabrica vários produtos para uso militar, entre eles o Airbus A400M, quadrimotor turboélice de grande porte para transporte logístico militar de soldados, cargas militares e reabastecimento em voo. A Airbus Group possui uma importante participação societária na ATR, a fabricante do turboélice bimotor regional ATR-72, usado intensivamente no Brasil pela Azul Linhas Aéreas e pela Passaredo.

Casa C295, um bimotor turboélice para uso militar de logística, usado pela FAB – Força Aérea Brasileira, é mais um exemplo de produto fabricado em larga escala pela Airbus Military. A Airbus Group possui também uma participação societária minoritária na Dassault Aviation, que fabrica na França os jatos executivos Dassult Falcon e o caça militar Dassault Rafale

Na década de 2000, a Aerospatiale-Matra da França, a Daimler / DASA da Alemanha e a CASA da Espanha se juntaram para formar a holding EADS, que, posteriormente, foi renomeada para Airbus Group. A Airbus Helicopters fabrica também o Airbus H-130 / EC-130, helicóptero monomotor para até cinco passageiros;  o  Airbus H-135 / EC-135, helicóptero bimotor para até seis passageiros; e o Airbus H-145, helicóptero bimotor para até oito passageiros; todos produzidos na Europa, todo eles com rotor de cauda Fenestron; e fabrica no Brasil o Helibras AS-350 Esquilo, por meio de sua subsidiária Helibras; entre outros modelos.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, espaço interno bem razoável para até quatro passageiros e um piloto. Logo abaixo, o painel de instrumentos do Eurocopter EC120 Colibri, com o VEMD, um sistema digital composto por duas telas multifuncionais de cristal líquido que fornece ao piloto uma variedade de informações instantâneas necessárias ao voo.
O Airbus H120, conhecido anteriormente como Eurocopter EC120 Colibri, é um moderno helicóptero monomotor a turbina de pequeno porte projetado para transporte executivo e semi-utilitário, de passeio e de turismo, para uso policial e para coberturas jornalísticas, com construção mista em alumínio e materiais compostos, com trem de pouso fixo do tipo esqui; projetado e desenvolvido em conjunto, a partir da década de 1990, pela então Eurocopter, atualmente Airbus Helicopters, e pelas empresas orientais CATIC e AVIC / Harbin, ambas da China, e STAero, de Singapura, e fabricado (montado) em larga escala na França e na Austrália pela Eurocopter francesa também a partir da década de 1990.

Ele pode ser considerado um projeto totalmente original da década de 1990, embora uma parte de suas tecnologias, como o rotor de cauda carenado Fenestron, por exemplo, tenham sido trazidas de outros modelos de helicópteros da mesma fabricante francesa Eurocopter / Aerospatiale. O seu nome anterior, Eurocopter EC120 Colibri é uma simples alusão ao beija-flor, um pequeno pássaro com impressionante capacidade de se manter estável em voo pairado.

Entre as suas principais características estão o conceito de modernidade e relativa simplicidade empregado de ponta a ponta, começando pela sua estrutura de construção mista em alumínio e materiais compostos, passando pelos sistemas relativamente simples, concebidos para manter sob controle os seus custos operacionais, até chegar ao belo e atraente design externo e interno, com linhas elegantes e agradáveis e acabamento caprichado em seu interior.

Em linhas gerais, o Eurocopter EC120 Colibri pode ser operado por um piloto e tem capacidade para transportar até quatro passageiros, com um nível de conforto bastante razoável, com ar condicionado de série, inclusive. Ele tem rotor principal articulado Spheriflex de três pás em material composto e um sofisticado rotor de cauda carenado Fenestron de 3ª geração, com oito pás para reduzir o máximo possível o ruído externo e interno.

A maior parte da estrutura (fuselagem e cauda) do Eurocopter EC120 Colibri é construída em material composto. Essa tecnologia de material composto é a última palavra em avanço tecnológico na construção de estruturas de aeronaves de asas fixas e asas rotativas. É um dos maiores avanços tecnológicos da indústria aeronáutica, em nível mundial. O material composto é mais leve e mais resistente que o alumínio. E não enferruja.

Além disso, o rotor de cauda Fenestron é formado por uma espécie de carenagem criada para proteger o rotor de cauda. Esse sistema é útil para evitar, em voo, que o rotor de cauda seja afetado por aves, e para evitar, nos pousos e decolagens, que seja afetado por galhos de plantas, e reduz o risco de ser afetado por cascalho, além, é claro, de praticamente eliminar o risco de passageiros descuidados serem atingidos pelo rotor de cauda enquanto embarcam e desembarcam.

A velocidade de cruzeiro do Eurocopter EC120 Colibri é de cerca de 220 km/h, dentro da média de seus principais concorrentes, como o Bell 505 Jet Ranger X, por exemplo. O nível de ruído do EC120 Colibri é um dos mais baixos da categoria de helicópteros leves a turbina para até quatro passageiros. Em algumas situações, é possível o transporte de uma maca com acidentado no EC120 Colibri, com um piloto e um paramédico de plantão, porém esta configuração não é comum, em função de seu espaço interno limitado.

Entre os pontos positivos do Eurocopter EC120 Colibri é possível destacar o belo design e o fácil acesso do piloto e de todos os passageiros aos cinco assentos, dois dianteiros e três traseiros, por duas amplas portas laterais dianteiras, uma de cada lado, e uma porta corrediça lateral do lado esquerdo da fuselagem. Além disso, as estruturas dos assentos são equipadas com amortecedores para reduzir o risco de lesões nas colunas dos passageiros em caso de acidente ou de um pouso mais duro por auto-rotação.

A marca europeia Turbomeca é tradicional no mercado aeronáutico, com boa reputação e baixíssimo índice de falhas em pleno voo. Na operação diária, o risco de falhas é baixíssimo, desde que, é claro, a aeronave seja submetida regularmente a oficinas de manutenção confiáveis, certificadas por autoridades aeronáuticas.

Em caso de falha do motor em pleno voo, o que é raríssimo, é possível proceder a operação de auto-rotação. Por isto a necessidade de treinamento completo do profissional responsável pela operação da aeronave. É aconselhável que o proprietário da aeronave não “economize” no treinamento do seu empregado.

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

O Eurocopter EC120 Colibri é um projeto totalmente original da década de 1990, criado e desenvolvido em conjunto pela então Eurocopter, conhecida atualmente como Airbus Helicopters, com a parceria estratégica de duas empresas chinesas, a CATIC e AVIC / Harbin, e a participação da fabricante STAero, de Singapura. A versão chinesa do Eurocopter EC120 Colibri, praticamente idêntica ao helicóptero francês, chama-se Harbin HC120, ressaltando que a CATIC tem uma participação de 24% no projeto de criação e desenvolvimento e a STAero tem 15% de participação.

Os primeiros esboços do Eurocopter EC120 Colibri foram concebidos em 1992, seguidos da construção do protótipo, com o primeiro voo realizado em 1995 e as certificações de autoridades reguladoras europeia, americana e chinesa em 1997. Na fase de fabricação em série as responsabilidades foram divididas da seguintes forma:
  • AVIC / Harbin (na China) – Parte da fuselagem e sistema de alimentação de combustível;
  • STAero / Singapore Technologies (Singapura) – Portas e rotor de cauda Fenestron;
  • Airbus / Eurocopter (França) – Outras partes e componentes e montagem final;
Desde o início, o Eurocopter EC120 Colibri foi projetado para uso multifuncional, civil e militar, como aeronave de asas rotativas para usos variados, desde transporte de executivos até coberturas jornalísticas, treinamento militar, turismo e operações policiais. Ele foi projetado para ter baixo nível de ruído e vibração, com baixo consumo de combustível, manutenção relativamente simples e boa relação peso potência. Até 2017, ele foi considerado o modelo de entrada da linha de produtos da Airbus / Eurocopter, mas é bom lembrar que o termo “de entrada” dessa fabricante europeia não significa algo de qualidade inferior, pelo contrário, o nível de entrada dessa fabricante já é premium, já é elevado, com produtos de alta tecnologia. Atualmente, o modelo de entrada da Airbus / Eurocopter é o Airbus H-125 / Helibras AS-350 Esquilo, já que o EC120 Colibri não é mais fabricado.

Entre os modelos concorrentes, o que mais se assemelha ao Eurocopter EC120 Colibri, considerando preço, capacidade, nível de tecnologia, custo de manutenção, consumo de combustível e rede de assistência técnica, é o recém lançado Bell 505 Jet Ranger X, que está linha de produção seriada desde 2017.

ALTA TECNOLOGIA

Logo acima e logo abaixo, dois exemplos de emprego do Eurocopter EC120 Colibri em operações policiais, a Edmonton Police Service, uma das forças policiais do Canadá, e a Polícia Rodoviária Federal, uma das forças policiais do Brasil

O helicóptero monomotor a turbina Eurocopter EC120 Colibri é um dos modelos de aeronaves de asas rotativas mais modernos que existe, com um projeto esmerado, bem pensado, com uma variedade de soluções práticas e relativamente simples para a operação diária em uma variedade de missões, tanto civis quanto militares, tanto executivas quanto policiais. Ele foi um dos melhores modelos de helicópteros fabricados em série entre 1997 e 2017 e ainda pode ser considerado uma das melhores opções de helicópteros de pequeno porte, no entanto disponível somente no mercado de aeronaves usadas.

Ele foi o primeiro modelo de helicóptero leve, de até cinco lugares, com a exigente certificação FAR 27 / JAR 27, concedida somente para modelos de primeira linha, como, por exemplo, modelos produzidos pela Bell Helicopter, Agusta / Leonardo e Airbus Helicopters / Eurocopter. Por exemplo, o Eurocopter EC120 Colibri possui tanque de combustível capaz de suportar fortes impactos verticais de acidentes, com até 30g, e é equipado com assentos anti-crash, para aliviar uma eventual carga acidental contra a coluna de passageiros, até certo limite, é claro.

Uma inteligente solução foi encontrada pelos projetistas do Eurocopter EC120 Colibri para tornar o acesso ao bagageiro mais fácil e amplo, a sua porta foi colocada na parte ventral da fuselagem.

Outro item de alta tecnologia do Eurocopter EC120 Colibri é o seu cockpit dentro da filosofia glass cockpit, com duas telas multifuncionais em cristal líquido, que formam o VEMD – Vehicle and Engine Multifunction Display, um sistema digital de instrumentos de voo, cuja interface está baseada em tecnologias eletrônicas, em substituição aos clássicos conjuntos de aviônicos analógicos disponíveis nos helicópteros clássicos de décadas anteriores.

Esse sistema digital possui várias vantagens em relação aos conjuntos clássicos de instrumentos analógicos e eletromecânicos, entre elas a precisão da navegação e a redução da carga de trabalho da tripulação, neste caso do piloto, com consequente operação mais segura, já que o piloto terá mais tempo disponível para focar sua atenção sobre o que acontece do lado de fora da aeronave, lembrando que, na maioria das missões realizadas, cerca de 70% das viagens realizadas, há passagens frequentes sobre torres de telecomunicações; torres de transmissão de eletricidade e/ou cabos de energia elétrica; pontes e viadutos; edifícios altos e instalações industriais e agroindustriais; outros aeródromos, que não os de destino; montanhas e colinas; e grandes sistemas de irrigação de larga escala; aeronaves em voo, na mesma região; e até pássaros.

Nesse contexto, o VEMD – Vehicle and Engine Multifuncion Display possibilita o gerenciamento instantâneo de diversas informações durante o voo, incluindo as comunicações via rádio com os ATC’s – Air Traffic Controls ou estações de controle de tráfego aéreo; e os dados relacionados aos parâmetros de voo, da turbina e dos outros sistemas, ou seja, os limites de funcionamento da máquina, como a temperatura do turboshaft (turbina), a temperatura e pressão do óleo, a temperatura exterior, o combustível remanescente ou disponível para completar a missão e a temperatura da bateria.

Além disso, um histórico eletrônico de toda a viagem é armazenado no VEMD – Vehicle and Engine Multifuncion Display, cujo acesso pode ser restrito ao mecânico de confiança do proprietário da aeronave. Assim, o proprietário poderá ser avisado se houver abuso na operação da máquina...

Por exemplo, com quatro passageiros adultos a bordo e bagagem, em dias quentes, não é possível decolar com o tanque cheio, o que resulta numa redução do alcance, de cerca de 710 quilômetros para cerca de 530 quilômetros, incluindo reservas de combustível para eventualidades durante a viagem.

MERCADO
Logo acima e logo abaixo, o rotor de cauda Fenestron é um dos principais diferenciais competitivos do Eurocopter EC120 Colibri e de quase todos os seus irmãos maiores fabricados pela Airbus Helicopters / Eurocopter. Ele tem várias vantagens, como, por exemplo, praticamente eliminar o risco de acidentes em solo, quando os passageiros embarcam e desembarcam.
De modo geral, o custo operacional por quilômetro voado de um helicóptero monomotor a turbina com capacidade para até quatro passageiros é maior que o custo operacional por quilômetro voado de uma aeronave de asa fixa turboélice monomotor também com capacidade semelhante de transportar passageiros. Porém, o helicóptero tem flexibilidade operacional e versatilidade absolutamente insuperáveis para operar em regiões metropolitanas ou entre cidades próximas, com tráfego de automóveis intenso.

Por exemplo, a região metropolitana de São Paulo e outras cidades vizinhas têm uma das maiores concentrações de helicópteros para uso executivo, aeromédico, policial e de turismo do mundo.

Mais de 700 unidades do Eurocopter EC120 Colibri foram fabricadas desde a década de 1990, incluindo as versões militares e civis fabricadas pela Harbin na China. É um dos modelos de helicópteros mais vendidos no mundo, com mais de 600 unidades ainda em operação, em mais de 50 países, por mais de 400 operadores, incluindo pessoas físicas, governos, polícias, forças armadas e empresas, somando mais de 1,7 milhão de horas voadas.

Ele é o resultado de mais de 50 anos de experiência da Airbus Helicopters / Eurocopter na fabricação de helicópteros. Aqui no Brasil, segundo o RAB – Registro Aeronáutico Brasileiro, em 2017 havia um total de 39 unidades de Eurocopter EC120 Colibri registrados, tanto de pessoas físicas como de pessoas jurídicas, entre elas a PF – Polícia Rodoviária Federal.

Entre os operadores privados está a Avantto, uma empresa brasileira de propriedade compartilhada, e a Helifly Rio, uma empresa de táxi-aéreo do Rio de Janeiro. A manutenção dos helicópteros Eurocopter EC120 Colibri pode ser realizada nas instalações da Helibras, uma subsidiária da Airbus Helicopters.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
  • Capacidade: 4 passageiros;
  • Tripulação: 1 piloto;
  • Comprimento total: Aprox. 12 metros;
  • Largura da cabine (útil): Aprox. 1,35 metro;
  • Altura total: Aprox. 3,4 metros;
  • Diâmetro do rotor principal: Aprox. 10 metros;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 220 km / h;
  • Motorização (potência): 1 X Turbomeca Arrius 2F (500 shp);
  • Consumo: 
  • Rotor principal: Tripá, de material composto;
  • Peso máximo de decolagem: Aprox. 1.700 kg;
  • Alcance: Aprox. 530 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Teto de serviço: Aprox. 6.000 metros;
  • Preço (no Brasil): Aprox. US$ 1 milhão (usado / bom estado de conservação);
  • Preço (no Brasil): Aprox. US$ 1,5 mihão (seminovo);

TRÊS VISTAS


ONDE COMPRAR

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipédia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Eurocopter_EC120_Colibri
  • Airbus Helicopters (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagem

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