FAIRCHILD-DORNIER 328
FAIRCHILD-DORNIER DO328
O moderno Fairchild-Dornier 328 é uma aeronave turboélice bimotor pressurizada de alta performance e médio porte, com capacidade para transportar com razoável conforto até 34 passageiros em viagens interestaduais, projetada na década de 1980 na Alemanha pela então Dornier Luftfahrt e desenvolvida e fabricada em larga escala também na Alemanha, a partir da década de 1990, pela Dornier Aircraft, na época uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de aeronave regionais do mundo.
A Dornier Luftfahrt foi uma grande e tradicional fabricante alemã de aviões civis e militares, fundada em 1914 por Claude Dornier, apenas alguns anos após o brilhante projetista brasileiro Santos Dumont inventar o avião. Ela foi uma das primeiras fabricantes de aviões civis e militares do mundo, com um amplo e respeitado portfólio de produtos, com os modelos mais conhecidos, nas décadas mais recentes, sendo o Dassault-Dornier Alpha Jet, um pequeno treinador a jato para uso militar; o bimotor turboélice Dornier 228, um avião de pequeno porte para uso comercial no transporte regional de passageiros e de cargas leves; e, é claro, os aviões da família Dornier 328, formada por bimotores turboélice e jato.
Logo acima, o interior razoavelmente confortável do avião regional tuboélice Fairchild-Dornier 328, com capacidade para até 34 passageiros, com galley e toalete, inclusive. Esse modelo de avião foi operado intensivamente por companhias aéreas americanas e europeias durante as décadas de 1990 e 2000. Logo abaixo, o cockpit completo para voos por instrumentos da aeronave, dentro do conceito glass cockpit, um dos mais modernos da época.
O moderno Fairchild-Dornier 328 é uma aeronave turboélice bimotor pressurizada de alta performance e médio porte, com asas altas e retas e trem de pouso triciclo retrátil, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com capacidade para transportar com razoável conforto até 34 passageiros em viagens interestaduais, projetada na década de 1980 na Alemanha pela então Dornier Luftfahrt e desenvolvida e fabricada em larga escala, também na Alemanha, a partir da década de 1990 pela então fabricante alemã Fairchild-Dornier, uma subsidiária da fabricante americana Fairchild Aircraft.
Na década de 1980, o então projeto do Dornier 328 estava focado em oferecer às companhias aéreas regionais um modelo de aeronave rentável, moderno, de alta performance e eficiente no consumo de combustível. De fato, praticamente todos os requisitos de um pacote de compromisso com os potenciais operadores foram cumpridos, com várias companhias aéreas americanas e europeias passando a operar os modelos dessa família, dentro da categoria de aeronaves para transporte de passageiros, conhecido oficialmente como FAR PART 25, uma das mais rígidas normas para criação, desenvolvimento e fabricação de aeronaves.
De modo geral, a família Dornier 328 é formada por modelos de aeronaves regionais com motorização turboélice ou turbofan, dependendo do modelo. São modelos semelhantes em quase tudo, exceto na motorização.
Os aviões da família Dornier 328 ainda são considerados aeronaves modernas no meio aeronáutico e foram adotados por companhias aéreas regionais norte americanas e europeias, que adquiriram mais de duas centenas de unidades do modelo, principalmente na década 1990.
FAIRCHILD-DORNIER 328JET
FAIRCHILD-DORNIER 328
FAIRCHILD-DORNIER 328-100
FAIRCHILD-DORNIER 328-110
FAIRCHILD-DORNIER 328-120
FAIRCHILD-DORNIER 328-130
INTRODUÇÃO
Logo acima, o turboélice bimotor alemão
Fairchild-Dornier 328, com capacidade de pousar e decolar em pistas de pouso de
comprimento limitado. Logo abaixo, a versão a jato da mesma família de aviões
Dornier 328, chamada Fairchild-Dornier 328JET, idêntico em quase tudo ao seu irmão turboélice, exceto
na motorização, que é jato.
O moderno Fairchild-Dornier 328 é uma aeronave turboélice bimotor pressurizada de alta performance e médio porte, com capacidade para transportar com razoável conforto até 34 passageiros em viagens interestaduais, projetada na década de 1980 na Alemanha pela então Dornier Luftfahrt e desenvolvida e fabricada em larga escala também na Alemanha, a partir da década de 1990, pela Dornier Aircraft, na época uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de aeronave regionais do mundo.
Os principais concorrentes dos aviões da família
Dornier 328 no mercado aeronáutico mundial de aviação regional nas décadas de
1990 e 2000 foram o turboélice sueco Saab
340, o turboélice brasileiro Embraer
EMB-120 Brasilia, o turboélice franco-italiano ATR-42, o jato brasileiro Embraer
ERJ-135 Regional Jet e o turboélice canadense Bombardier Dash 8-200.
Atualmente, de todos esses modelos de
aeronaves somente o ATR-42 e o Embraer ERJ-135 são fabricados.
A DORNIER
A Dornier Luftfahrt foi uma grande e tradicional fabricante alemã de aviões civis e militares, fundada em 1914 por Claude Dornier, apenas alguns anos após o brilhante projetista brasileiro Santos Dumont inventar o avião. Ela foi uma das primeiras fabricantes de aviões civis e militares do mundo, com um amplo e respeitado portfólio de produtos, com os modelos mais conhecidos, nas décadas mais recentes, sendo o Dassault-Dornier Alpha Jet, um pequeno treinador a jato para uso militar; o bimotor turboélice Dornier 228, um avião de pequeno porte para uso comercial no transporte regional de passageiros e de cargas leves; e, é claro, os aviões da família Dornier 328, formada por bimotores turboélice e jato.
A empresa foi comprada em 1985 pela gigante alemã Daimler-Benz / Deutche Aerospace / DASA
que, posteriormente, em 1996, vendeu a fabricante Dornier Aircraft para a
fabricante americana de aviões Fairchild
Aircraft, que a renomeou para Fairchild-Dornier, mas mantendo suas
instalações fabris na Alemanha até 2002, quando fechou as portas.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, o interior razoavelmente confortável do avião regional tuboélice Fairchild-Dornier 328, com capacidade para até 34 passageiros, com galley e toalete, inclusive. Esse modelo de avião foi operado intensivamente por companhias aéreas americanas e europeias durante as décadas de 1990 e 2000. Logo abaixo, o cockpit completo para voos por instrumentos da aeronave, dentro do conceito glass cockpit, um dos mais modernos da época.
O moderno Fairchild-Dornier 328 é uma aeronave turboélice bimotor pressurizada de alta performance e médio porte, com asas altas e retas e trem de pouso triciclo retrátil, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com capacidade para transportar com razoável conforto até 34 passageiros em viagens interestaduais, projetada na década de 1980 na Alemanha pela então Dornier Luftfahrt e desenvolvida e fabricada em larga escala, também na Alemanha, a partir da década de 1990 pela então fabricante alemã Fairchild-Dornier, uma subsidiária da fabricante americana Fairchild Aircraft.
Conhecido também como Fairchild-Dornier Do328, ele é
um modelo totalmente original de aeronave projetada principalmente para atender
os mercados regionais de transporte aéreo de passageiros e de cargas leves, com
um projeto moderno e de alta performance, na época com custos operacionais dentro
da média de seus principais concorrentes.
Uma versão a jato da mesma família
Dornier 328, impulsionada por motores turbofan, também foi fabricada, chamada Fairchild-Dornier 328JET.
CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Na década de 1980, o então projeto do Dornier 328 estava focado em oferecer às companhias aéreas regionais um modelo de aeronave rentável, moderno, de alta performance e eficiente no consumo de combustível. De fato, praticamente todos os requisitos de um pacote de compromisso com os potenciais operadores foram cumpridos, com várias companhias aéreas americanas e europeias passando a operar os modelos dessa família, dentro da categoria de aeronaves para transporte de passageiros, conhecido oficialmente como FAR PART 25, uma das mais rígidas normas para criação, desenvolvimento e fabricação de aeronaves.
O avião alemão Fairchild-Dornier 328 foi projetado e
fabricado com fuselagem e asas em liga de alumínio, mas várias superfícies
aerodinâmicas de controle são de material composto, o que ajuda a reduzir o
peso da estrutura. O cone de cauda e a empenagem, por exemplo, esta formada
pelo estabilizador horizontal e o estabilizador vertical em formato de T, foram
fabricados em liga de alumínio, liga de titânio e material composto de Kevlar. A
fuselagem possui largura ou diâmetro suficiente para a fixação de até três
assentos para passageiros adultos por fileira, separados por um corredor
central, com 1,8 metro de altura no corredor, o suficiente para que uma pessoa
adulta ande por ele sem necessidade de se curvar.
Na seção dianteira estão embutidos o radar
meteorológico, o trem de pouso de nariz, o compartimento eletrônico, a cabine
de comando e a porta principal de acesso dos passageiros e da tripulação, com
escada fixada na própria porta. Já o compartimento de bagagens, localizado na
parte detrás da fuselagem do avião, acomoda cerca de 6 m³ de cargas, o
equivalente a cerca de 500 kg.
Resumidamente, de modo geral e do ponto de vista
puramente conceitual, um motor turboélice é uma combinação de um motor a
reação, com compressor e turbina (não muito diferente dos motores dos aviões a
jato), com um conjunto de hélice acoplado ao eixo. No caso específico dos
motores turboélice Pratt & Whitney
PW119 são três eixos com dois compressores centrífugos movimentados por
turbinas axiais independentes.
Esse motor turboélice faz parte da família de motores
Pratt & Whitney PW100, da fabricante canadense Pratt & Whitney, uma subsidiária da gigante americana Raytheon Technologies, conhecida anteriormente como United Technologies, a terceira maior
fabricante de produtos aeroespaciais e aeronáuticos do mundo, atrás apenas da
Airbus Group e da Boeing Company. Essa família de motores também é usada para
tracionar o turboélice bimotor brasileiro Embraer EMB-120 Brasilia.
Na época da sua fabricação em série, na década de 1990,
o Faichild-Dornier 328 já era tracionado por modernas hélices de seis pás de
material composto de fibra de carbono da Hartzell
Propellers, uma tradicional fabricante americana de hélices. Esse conjunto
combinado com asas de perfil supercrítico e motores potentes resultam numa
performance acima da média da categoria de aviões regionais com motorização
turboélice, de cerca de 600 km/h, com nível de ruído interno e externo mais
baixo que a média.
Na década de 1990, na época da fabricação em série do
Fairchild-Dornier 328, a fabricante alemã Fairchild-Dornier disponibilizou como
opcionais uma APU - Auxiliary Power Unit
da fabricante americana Garrett,
conhecida atualmente como Honeywell
Aerospace, modelo Garrett AS 36-150,
para manter energizados sistemas da aeronave, mesmo no solo, com os motores
desligados, inclusive o aparelho de ar condicionado, para manter fresca a
cabine de passageiros, enquanto eles embarcam e desembarcam. Esse equipamento é
uma unidade independente geradora de energia elétrica para tornar a operação em
solo mais independente de fontes externas de eletricidade.
Embora não seja o principal requisito de companhias
aéreas, a beleza e a ousadia estética é uma das características mais notáveis
do avião alemão, com asas altas e retas, um pouco acima da fuselagem, com
aerodinâmica refinada por meio de uma carenagem sobre a fuselagem, para
melhorar o escoamento do ar.
Para completar o conjunto elegante, a fabricante
Fairchild-Dornier optou por um conjunto de empenagem em T, com estabilizador
horizontal fixado no estabilizador vertical.
FAMÍLIA DORNIER 328
De modo geral, a família Dornier 328 é formada por modelos de aeronaves regionais com motorização turboélice ou turbofan, dependendo do modelo. São modelos semelhantes em quase tudo, exceto na motorização.
Na década de 1980, a fabricante alemã Fairchild Aircraft selecionou
a fabricante aeronáutica OGMA, de
Portugal, para o fornecimento de parte da fuselagem. Além disso, a fabricante aeronáutica Aermacchi (conhecida atualmente como Alenia Aermacchi, uma empresa do grupo
industrial italiano Leonardo SpA),
da Itália, ficou responsável pelo fornecimento da estrutura do cockpit; a empresa americana Honeywell Aerospace
pelo fornecimento dos aviônicos EFIS
Primus 2000, dentro do conceito glass
cockpit; e a então gigante europeia EADS
(conhecida atualmente como Airbus Group)
ficou responsável pelo fornecimento das asas, do cone de cauda e da
empenagem.
Os aviões da família Dornier 328 estiveram entre os primeiros
modelos de aviões regionais no mundo a serem projetados inteiramente, desde o
início, com o painel dentro do conceito glass
cockpit, com cinco telas de tubos de raios catódicos (essa era a tecnologia
disponível na época, as telas de cristal líquido vieram depois), duas do lado
esquerdo (comandante), duas do lado direto (co-piloto) e uma no centro do
painel, somadas a mais três telas no console central, sendo uma delas como
interface do FMS – Flight Management
System, o sistema de gerenciamento de voo.
O conjunto de aviônicos EFIS - Electronic Flight Instrument System da marca Honeywell,
modelo EFIS Primus 2000, era um dos mais avançados recursos tecnológicos
disponíveis para a aviação regional na década de 1990, com dois PFD – Primary Flight Display, dois MFD – Multi Function Display, um EICAS – Engine Indicating and Crew Alerting
System e duas interfaces para o FMS – Flight Management System. Além disso,
a aeronave era oferecida com TCAS e GPWS, ILS Cat
II e radar meteorológico colorido Primus 650 ou Primus 870, alguns desses aviônicos
disponíveis como opcionais.
Na década de 1990, os aviões da família Dornier 328 já
possuíam em seus projetos uma surpreendente variedade e quantidade de
componentes e partes em material composto, utilizadas na montagem da aeronave,
como partes integrantes da aeronave. Porém, as partes principais que formam a
estrutura da aeronave (fuselagem e asas) sempre foram construídas em alumínio e
ligas metálicas.
Esses aviões foram homologados com sistemas de degelo por
boots por várias autoridades
aeronáuticas.
- Fairchild-Dornier 328-100
– Conhecido também como Fairchild-Dornier Do328, ele é o modelo inicial de
produção em série, é o modelo original de produção, a partir do qual todas as
versões foram fabricadas. É um avião turboélice bimotor para transporte
regional de passageiros, com capacidade para até 32 assentos em classe única,
numa configuração de média densidade.
- Fairchild-Dornier 328-110
– Versão turboélice, com alcance melhorado e peso máximo de decolagem maior. No entanto, as dimensões da fuselagem foram mantidas, o que significa que, na prática, a capacidade de transportar passageiros não aumentou.
- Fairchild-Dornier 328-120
– Versão turboélice, com desempenho melhorado para pousos e decolagens em
pistas de pouso de comprimento limitado. A capacidade de passageiros foi mantida como no modelo original.
- Fairchild-Dornier 328-130
– Versão turboélice.
- Fairchild-Dornier 328JET
– Versão com motorização turbofan. É, basicamente, de forma resumida, um avião
quase idêntico aos demais membros turboélice da família, exceto pela
motorização, neste caso dois motores turbofan Pratt & Whitney PW-306B, com 6.000 libras de empuxo / potência
em cada motor, com velocidade de cruzeiro aumentada para 750 km/h.
MERCADO
Os aviões da família Dornier 328 ainda são considerados aeronaves modernas no meio aeronáutico e foram adotados por companhias aéreas regionais norte americanas e europeias, que adquiriram mais de duas centenas de unidades do modelo, principalmente na década 1990.
Mais de 210 unidades foram fabricadas,
cerca de metade turboélice e metade turbofan, tendo sido operadas inclusive por
grandes companhias aéreas regionais, entre elas a United Express (United
Airlines), US Airways (atualmente American Airlines), British Airways e FlyBe. Atualmente, a aeronave é utilizada pela US Air Force, a Força Aérea dos Estados Unidos.
Mais da metade das unidades fabricadas de todos esses
modelos ainda está em condições de voo e ainda é operada por companhias aéreas
regionais, de táxi aéreo e de voos charter.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
DORNIER 328-110
- Capacidade: Até 34 passageiros;
- Tripulação: 1 piloto, 1 co-piloto e 1 comissária;
- Velocidade máxima de cruzeiro: Aprox. 620 km / h;
- Velocidade de cruzeiro normal: Aprox. 550 km / h;
- Velocidade de cruzeiro econômica: Aprox. 485 km / h;
- Comprimento: Aprox. 21 metros;
- Envergadura: Aprox. 21 metros;
- Altura da aeronave: Aprox. 7,3 metros;
- Altura da cabine: Aprox. 1,8 metro;
- Motorização (potência): 2 X Pratt & Whitney PW119 (2.170 shp / cada);
- TBO da PW119 (tempo entre revisões):
- Hélices: Hartzell Propeller (material composto);
- APU: Garret (opcional);
- Consumo médio (QAV):
- Consumo médio (QAV):
- Trem de pouso:;
- Freios:
- Sistema elétrico:
- Homologação: IFR Noturno, FAR PART 25;
- Teto de serviço: Aprox. 9.500 metros;
- Alcance: Aprox. 1.800 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Peso máximo decolagem: Aprox. 13.900 kg;
- Pista de pouso: Aprox. 1.650 metros (lotado / dias quentes);
DORNIER 328JET
- Capacidade: Até 34 passageiros;
- Tripulação: 1 piloto, 1 co-piloto e 1 comissária;
- Velocidade máxima de cruzeiro: Aprox. 750 km / h;
- Velocidade de cruzeiro normal: Aprox. 700 km / h;
- Velocidade de cruzeiro econômica: Aprox. 650 km / h;
- Comprimento: Aprox. 21 metros;
- Envergadura: Aprox. 21 metros;
- Altura da aeronave: Aprox. 7,3 metros;
- Altura da cabine: Aprox. 1,8 metro;
- Motorização (potência): 2 X Pratt & Whitney PW306B (6.000 libras / cada);
- TBO da PW306B (tempo entre revisões):
- Aviônicos: Honeywell Primus 2000;
- APU: Garret (opcional);
- Consumo médio (QAV):
- Consumo médio (QAV):
- Trem de pouso:;
- Freios:
- Sistema elétrico:
- Homologação: IFR Noturno, FAR PART 25;
- Teto de serviço: Aprox. 10.600 metros;
- Alcance: Aprox. 1.700 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Peso máximo decolagem: Aprox. 15.600 kg;
- Pista de pouso: Aprox. 1.750 metros (lotado / dias quentes);
VEJA TAMBÉM
- Aileron (Engenharia Aeronáutica)
- Amazônia
- ATR-42
- ATR-72
- Turbofan (Aviação)
- Trimotor
- Saab JAS 39 Gripen NG
- AVGAS (Gasolina de Aviação)
- Quadrimotor
- Beechcraft Corporation
- Beechraft King Air
- Bimotor
- Boeing 747
- Bombardier Canadair CRJ
- Agricultura e Pecuária
- Pilatus PC-12
- Pesos e Medidas
- Ônibus Espacial
- Galvanização (Química)
- Bombardier Q Series
- Monomotor
- Douglas DC-9
- Cessna 208B Grand Caravan
- Cessna Citation
- Longarina (Engenharia Aeronáutica)
- Bombardier Learjet
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Gastrite (Medicina)
- Indústria Automobilística
- Embraer EMB-120 Brasilia
- Decolagem (Aviação)
- Embraer ERJ-145 Regional Jet
- Fokker F27
- ETOPS (Aviação)
- Embraer Legacy (ERJ-135 BJ)
- Embraer ERJ-135 Regional Jet
- Embraer EMB-110 Bandeirante
- Nutrientes (Medicina e Veterinária)
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Saneamento Básico
- Sukhoi SuperJet 100
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Fokker F-50
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Energia Solar Fotovoltaica
- Fokker F-100
- Embraer ERJ-140 Regional Jet
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Stormscope (Meteorologia)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Aerospatiale Concorde
- Echostar Corporation
- Airbus A300
- Contratos (Direito)
- Drones
- Nobreak (Informática)
- Boeing 787 Dreamliner
- Piper Aircraft
- Atari Incorporated
- James Bond (Cinema)
- Douglas DC-3
- Pessoas Jurídicas (Administração)
- Embarcações (Indústria Naval)
- Roteadores (Telecomunicações)
- McDonnell Douglas DC-10
- EFIS - Electronic Flight Instrument System
- Panetone
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Documentos (Administração)
- Aeroporto de São José do Rio Preto
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Grumman F-14 Tomcat
- Aeroporto de Presidente Prudente
- Dassault Alpha-Jet
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Boeing V-22 Osprey
- Aeroporto de Ribeirão Preto
- Foguetes Boeing Delta
- Maconha (Segurança Pública)
- Ford do Brasil
- Inércia (Física)
- Sud Aviation Caravelle
- Airbus A320
- General Motors do Brasil
- Foguetes Airbus Ariane
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Embraer E-190
- Boeing 717
- Bombardier CRJ200
- Turbojato (Indústria Aeronáutica)
- Bombardier Dash 8-300
- Bombardier Q-400
- Spoileron (Engenharia Aeronáutica)
- Bombardier CRJ-700
- Embraer E-175
- Crase (Gramática)
- Embraer E-195
- Airbus A321
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Airbus A319
- Computador (Informática)
- Elbit Hermes 900 (Força Aérea Brasileira)
- Profundor (Engenharia Aeronáutica)
- Aço (Siderurgia)
- Sea Launch (Tecnologia Aeroespacial)
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Airbus A330
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Pepsico do Brasil
- Airbus A380
- Grupo Boticário
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Úlcera (Medicina)
- Let L-410 Turbolet
- Água (Biologia e Química)
- Fairchild FH-227
- Fairchild F-27
- Unilever Brasil
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Conservação de Alimentos (Culinária)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Álcool (Agroindústria)
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Lockheed C-130 Hercules
- Aeroporto Regional de Maringá
- Lockheed L-188 Electra II
- Alumínio (Metalúrgica)
- Antibióticos (Medicina e Veterinária)
- Aquecedor Solar de Água
- Fokker 100
- Trijato (Indústria Aeronáutica)
- Trirreator (Indústria Aeronáutica)
- Injeção Direta (Mecânica)
- CRDI - Common Rail Direct Injection
- Honda HA-420 HondaJet
- Boeing 777
- Ridley Scott (Cinema)
- Cockpit de Vidro (Aviação)
- Glass Cockpit (Aviação)
- Componentes Eletrônicos
- MFD - Multi Function Display
- PFD - Primary Flight Display
- Atmosfera (Química e Física)
- IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física
- Jean Michel Jarre (Música)
- Navios (Engenharia Naval)
- Barcos (Engenharia Naval)
- Douglas C-47 (Força Aérea Brasileira)
- Lockheed Martin F-16 Falcon
- Bicicleta (Ciclismo)
- Mata Bicheiras (Agropecuária)
- Videogame Atari 2600
- Hughes Network Systems
- Contêineres (Transporte de Cargas)
- Modem (Telecomunicações)
- Airbus A340
- Embraer EMB-203 Ipanema
- Aquífero Guarani (Geografia)
- Dire Straits (Música)
- Chocotone (Culinária)
- Kraftwerk (Música)
- Loucura (Psiquiatria)
- Marcopolo Paradiso G6 1550 LD
- TAP Air Portugal
- Douglas DC-2
- Aeroporto de Londrina
- Busscar Panorâmico DD
- Marcopolo Paradiso G6 1800 DD
- Embraer E170
- Fly-by-wire (Indústria Aeronáutica)
- Busscar Jum Buss 400
- Líder Aviação (Transporte Aéreo)
- Velocidade de Internet (Informática)
- Lockheed Constellation
- Consolidated PBY Catalina
- ISS - Imposto Sobre Serviços
- Busscar Vissta Buss DD
- Fast Food (Comércio)
- Estabilizador Horizontal (Aviação)
- Blindagem de Automóveis
- Marcopolo Paradiso G7 1800 DD
- Aeródinos (Indústria Aeronáutica)
- Aeróstatos (Indústria Aeronáutica)
- Coordenadas Geográficas
- Refrigerador (Conservação de Alimentos)
- John Williams (Música)
- Busscar Vissta Buss HI
- Sully - O Herói do Rio Hudson (Filme)
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Fairchild-Dornier (em inglês): https://www.fairchild-dornier.com/4.html
- Mundo Educação: https://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/detras-ou-tras.htm
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Fairchild_Dornier_328JET
- Revista Avião Revue: https://www.aviaorevue.com/
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Dornier_328
- Aerospace Technology (em inglês): https://www.aerospace-technology.com/projects/fairchild-dornier-328/
- Fairchild-Dornier (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
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