FAIRCHILD-DORNIER 328

FAIRCHILD-DORNIER DO328
FAIRCHILD-DORNIER 328JET
FAIRCHILD-DORNIER 328
FAIRCHILD-DORNIER 328-100
FAIRCHILD-DORNIER 328-110
FAIRCHILD-DORNIER 328-120
FAIRCHILD-DORNIER 328-130

INTRODUÇÃO
Logo acima, o turboélice bimotor alemão Fairchild-Dornier 328, com capacidade de pousar e decolar em pistas de pouso de comprimento limitado. Logo abaixo, a versão a jato da mesma família de aviões Dornier 328, chamada Fairchild-Dornier 328JET, idêntico em quase tudo ao seu irmão turboélice, exceto na motorização, que é jato.

O moderno Fairchild-Dornier 328 é uma aeronave turboélice bimotor pressurizada de alta performance e médio porte, com capacidade para transportar com razoável conforto até 34 passageiros em viagens interestaduais, projetada na década de 1980 na Alemanha pela então Dornier Luftfahrt e desenvolvida e fabricada em larga escala também na Alemanha, a partir da década de 1990, pela Dornier Aircraft, na época uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de aeronave regionais do mundo.

Os principais concorrentes dos aviões da família Dornier 328 no mercado aeronáutico mundial de aviação regional nas décadas de 1990 e 2000 foram o turboélice sueco Saab 340, o turboélice brasileiro Embraer EMB-120 Brasilia, o turboélice franco-italiano ATR-42, o jato brasileiro Embraer ERJ-135 Regional Jet e o turboélice canadense Bombardier Dash 8-200.

Atualmente, de todos esses modelos de aeronaves somente o ATR-42 e o Embraer ERJ-135 são fabricados.

A DORNIER

A Dornier Luftfahrt foi uma grande e tradicional fabricante alemã de aviões civis e militares, fundada em 1914 por Claude Dornier, apenas alguns anos após o brilhante projetista brasileiro Santos Dumont inventar o avião. Ela foi uma das primeiras fabricantes de aviões civis e militares do mundo, com um amplo e respeitado portfólio de produtos, com os modelos mais conhecidos, nas décadas mais recentes, sendo o Dassault-Dornier Alpha Jet, um pequeno treinador a jato para uso militar; o bimotor turboélice Dornier 228, um avião de pequeno porte para uso comercial no transporte regional de passageiros e de cargas leves; e, é claro, os aviões da família Dornier 328, formada por bimotores turboélice e jato.

A empresa foi comprada em 1985 pela gigante alemã Daimler-Benz / Deutche Aerospace / DASA que, posteriormente, em 1996, vendeu a fabricante Dornier Aircraft para a fabricante americana de aviões Fairchild Aircraft, que a renomeou para Fairchild-Dornier, mas mantendo suas instalações fabris na Alemanha até 2002, quando fechou as portas.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Logo acima, o interior razoavelmente confortável do avião regional tuboélice Fairchild-Dornier 328, com capacidade para até 34 passageiros, com galley e toalete, inclusive. Esse modelo de avião foi operado intensivamente por companhias aéreas americanas e europeias durante as décadas de 1990 e 2000. Logo abaixo, o cockpit completo para voos por instrumentos da aeronave, dentro do conceito glass cockpit, um dos mais modernos da época.

O moderno Fairchild-Dornier 328 é uma aeronave turboélice bimotor pressurizada de alta performance e médio porte, com asas altas e retas e trem de pouso triciclo retrátil, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com capacidade para transportar com razoável conforto até 34 passageiros em viagens interestaduais, projetada na década de 1980 na Alemanha pela então Dornier Luftfahrt e desenvolvida e fabricada em larga escala, também na Alemanha, a partir da década de 1990 pela então fabricante alemã Fairchild-Dornier, uma subsidiária da fabricante americana Fairchild Aircraft.

Conhecido também como Fairchild-Dornier Do328, ele é um modelo totalmente original de aeronave projetada principalmente para atender os mercados regionais de transporte aéreo de passageiros e de cargas leves, com um projeto moderno e de alta performance, na época com custos operacionais dentro da média de seus principais concorrentes.

Uma versão a jato da mesma família Dornier 328, impulsionada por motores turbofan, também foi fabricada, chamada Fairchild-Dornier 328JET.

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Na década de 1980, o então projeto do Dornier 328 estava focado em oferecer às companhias aéreas regionais um modelo de aeronave rentável, moderno, de alta performance e eficiente no consumo de combustível. De fato, praticamente todos os requisitos de um pacote de compromisso com os potenciais operadores foram cumpridos, com várias companhias aéreas americanas e europeias passando a operar os modelos dessa família, dentro da categoria de aeronaves para transporte de passageiros, conhecido oficialmente como FAR PART 25, uma das mais rígidas normas para criação, desenvolvimento e fabricação de aeronaves.

O avião alemão Fairchild-Dornier 328 foi projetado e fabricado com fuselagem e asas em liga de alumínio, mas várias superfícies aerodinâmicas de controle são de material composto, o que ajuda a reduzir o peso da estrutura. O cone de cauda e a empenagem, por exemplo, esta formada pelo estabilizador horizontal e o estabilizador vertical em formato de T, foram fabricados em liga de alumínio, liga de titânio e material composto de Kevlar. A fuselagem possui largura ou diâmetro suficiente para a fixação de até três assentos para passageiros adultos por fileira, separados por um corredor central, com 1,8 metro de altura no corredor, o suficiente para que uma pessoa adulta ande por ele sem necessidade de se curvar.

Na seção dianteira estão embutidos o radar meteorológico, o trem de pouso de nariz, o compartimento eletrônico, a cabine de comando e a porta principal de acesso dos passageiros e da tripulação, com escada fixada na própria porta. Já o compartimento de bagagens, localizado na parte detrás da fuselagem do avião, acomoda cerca de 6 m³ de cargas, o equivalente a cerca de 500 kg.

Resumidamente, de modo geral e do ponto de vista puramente conceitual, um motor turboélice é uma combinação de um motor a reação, com compressor e turbina (não muito diferente dos motores dos aviões a jato), com um conjunto de hélice acoplado ao eixo. No caso específico dos motores turboélice Pratt & Whitney PW119 são três eixos com dois compressores centrífugos movimentados por turbinas axiais independentes.

Esse motor turboélice faz parte da família de motores Pratt & Whitney PW100, da fabricante canadense Pratt & Whitney, uma subsidiária da gigante americana Raytheon Technologies, conhecida anteriormente como United Technologies, a terceira maior fabricante de produtos aeroespaciais e aeronáuticos do mundo, atrás apenas da Airbus Group e da Boeing Company. Essa família de motores também é usada para tracionar o turboélice bimotor brasileiro Embraer EMB-120 Brasilia.

Na época da sua fabricação em série, na década de 1990, o Faichild-Dornier 328 já era tracionado por modernas hélices de seis pás de material composto de fibra de carbono da Hartzell Propellers, uma tradicional fabricante americana de hélices. Esse conjunto combinado com asas de perfil supercrítico e motores potentes resultam numa performance acima da média da categoria de aviões regionais com motorização turboélice, de cerca de 600 km/h, com nível de ruído interno e externo mais baixo que a média.

Na década de 1990, na época da fabricação em série do Fairchild-Dornier 328, a fabricante alemã Fairchild-Dornier disponibilizou como opcionais uma APU - Auxiliary Power Unit da fabricante americana Garrett, conhecida atualmente como Honeywell Aerospace, modelo Garrett AS 36-150, para manter energizados sistemas da aeronave, mesmo no solo, com os motores desligados, inclusive o aparelho de ar condicionado, para manter fresca a cabine de passageiros, enquanto eles embarcam e desembarcam. Esse equipamento é uma unidade independente geradora de energia elétrica para tornar a operação em solo mais independente de fontes externas de eletricidade.

Embora não seja o principal requisito de companhias aéreas, a beleza e a ousadia estética é uma das características mais notáveis do avião alemão, com asas altas e retas, um pouco acima da fuselagem, com aerodinâmica refinada por meio de uma carenagem sobre a fuselagem, para melhorar o escoamento do ar.

Para completar o conjunto elegante, a fabricante Fairchild-Dornier optou por um conjunto de empenagem em T, com estabilizador horizontal fixado no estabilizador vertical.

FAMÍLIA DORNIER 328

De modo geral, a família Dornier 328 é formada por modelos de aeronaves regionais com motorização turboélice ou turbofan, dependendo do modelo. São modelos semelhantes em quase tudo, exceto na motorização.

Na década de 1980, a fabricante alemã Fairchild Aircraft selecionou a fabricante aeronáutica OGMA, de Portugal, para o fornecimento de parte da fuselagem. Além disso, a fabricante aeronáutica Aermacchi (conhecida atualmente como Alenia Aermacchi, uma empresa do grupo industrial italiano Leonardo SpA), da Itália, ficou responsável pelo fornecimento da estrutura do cockpit; a empresa americana Honeywell Aerospace pelo fornecimento dos aviônicos EFIS Primus 2000, dentro do conceito glass cockpit; e a então gigante europeia EADS (conhecida atualmente como Airbus Group) ficou responsável pelo fornecimento das asas, do cone de cauda e da empenagem.

Os aviões da família Dornier 328 estiveram entre os primeiros modelos de aviões regionais no mundo a serem projetados inteiramente, desde o início, com o painel dentro do conceito glass cockpit, com cinco telas de tubos de raios catódicos (essa era a tecnologia disponível na época, as telas de cristal líquido vieram depois), duas do lado esquerdo (comandante), duas do lado direto (co-piloto) e uma no centro do painel, somadas a mais três telas no console central, sendo uma delas como interface do FMS – Flight Management System, o sistema de gerenciamento de voo.

O conjunto de aviônicos EFIS - Electronic Flight Instrument System da marca Honeywell, modelo EFIS Primus 2000, era um dos mais avançados recursos tecnológicos disponíveis para a aviação regional na década de 1990, com dois PFD – Primary Flight Display, dois MFD – Multi Function Display, um EICAS – Engine Indicating and Crew Alerting System e duas interfaces para o FMS – Flight Management System. Além disso, a aeronave era oferecida com TCAS e GPWS, ILS Cat II e radar meteorológico colorido Primus 650 ou Primus 870, alguns desses aviônicos disponíveis como opcionais.

Na década de 1990, os aviões da família Dornier 328 já possuíam em seus projetos uma surpreendente variedade e quantidade de componentes e partes em material composto, utilizadas na montagem da aeronave, como partes integrantes da aeronave. Porém, as partes principais que formam a estrutura da aeronave (fuselagem e asas) sempre foram construídas em alumínio e ligas metálicas.

Esses aviões foram homologados com sistemas de degelo por boots por várias autoridades aeronáuticas.
  • Fairchild-Dornier 328-100 – Conhecido também como Fairchild-Dornier Do328, ele é o modelo inicial de produção em série, é o modelo original de produção, a partir do qual todas as versões foram fabricadas. É um avião turboélice bimotor para transporte regional de passageiros, com capacidade para até 32 assentos em classe única, numa configuração de média densidade.
  • Fairchild-Dornier 328-110 – Versão turboélice, com alcance melhorado e peso máximo de decolagem maior. No entanto, as dimensões da fuselagem foram mantidas, o que significa que, na prática, a capacidade de transportar passageiros não aumentou.
  • Fairchild-Dornier 328-120 – Versão turboélice, com desempenho melhorado para pousos e decolagens em pistas de pouso de comprimento limitado. A capacidade de passageiros foi mantida como no modelo original.
  • Fairchild-Dornier 328-130 – Versão turboélice.
  • Fairchild-Dornier 328JET – Versão com motorização turbofan. É, basicamente, de forma resumida, um avião quase idêntico aos demais membros turboélice da família, exceto pela motorização, neste caso dois motores turbofan Pratt & Whitney PW-306B, com 6.000 libras de empuxo / potência em cada motor, com velocidade de cruzeiro aumentada para 750 km/h.

MERCADO

Os aviões da família Dornier 328 ainda são considerados aeronaves modernas no meio aeronáutico e foram adotados por companhias aéreas regionais norte americanas e europeias, que adquiriram mais de duas centenas de unidades do modelo, principalmente na década 1990.

Mais de 210 unidades foram fabricadas, cerca de metade turboélice e metade turbofan, tendo sido operadas inclusive por grandes companhias aéreas regionais, entre elas a United Express (United Airlines), US Airways (atualmente American Airlines), British Airways e FlyBe. Atualmente, a aeronave é utilizada pela US Air Force, a Força Aérea dos Estados Unidos.

Mais da metade das unidades fabricadas de todos esses modelos ainda está em condições de voo e ainda é operada por companhias aéreas regionais, de táxi aéreo e de voos charter.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

DORNIER 328-110
  • Capacidade: Até 34 passageiros;
  • Tripulação: 1 piloto, 1 co-piloto e 1 comissária;
  • Velocidade máxima de cruzeiro: Aprox. 620 km / h;
  • Velocidade de cruzeiro normal: Aprox. 550 km / h;
  • Velocidade de cruzeiro econômica: Aprox. 485 km / h;
  • Comprimento: Aprox. 21 metros;
  • Envergadura: Aprox. 21 metros;
  • Altura da aeronave: Aprox. 7,3 metros;
  • Altura da cabine: Aprox. 1,8 metro;
  • Motorização (potência): 2 X Pratt & Whitney PW119 (2.170 shp / cada);
  • TBO da PW119 (tempo entre revisões):
  • Hélices: Hartzell Propeller (material composto);
  • APU: Garret (opcional);
  • Consumo médio (QAV):
  • Consumo médio (QAV):
  • Trem de pouso:;
  • Freios:
  • Sistema elétrico:
  • Homologação: IFR Noturno, FAR PART 25;
  • Teto de serviço: Aprox. 9.500 metros;
  • Alcance: Aprox. 1.800 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Peso máximo decolagem: Aprox. 13.900 kg;
  • Pista de pouso: Aprox. 1.650 metros (lotado / dias quentes);

DORNIER 328JET
  • Capacidade: Até 34 passageiros;
  • Tripulação: 1 piloto, 1 co-piloto e 1 comissária;
  • Velocidade máxima de cruzeiro: Aprox. 750 km / h;
  • Velocidade de cruzeiro normal: Aprox. 700 km / h;
  • Velocidade de cruzeiro econômica: Aprox. 650 km / h;
  • Comprimento: Aprox. 21 metros;
  • Envergadura: Aprox. 21 metros;
  • Altura da aeronave: Aprox. 7,3 metros;
  • Altura da cabine: Aprox. 1,8 metro;
  • Motorização (potência): 2 X Pratt & Whitney PW306B (6.000 libras / cada);
  • TBO da PW306B (tempo entre revisões):
  • Aviônicos: Honeywell Primus 2000;
  • APU: Garret (opcional);
  • Consumo médio (QAV):
  • Consumo médio (QAV):
  • Trem de pouso:;
  • Freios:
  • Sistema elétrico:
  • Homologação: IFR Noturno, FAR PART 25;
  • Teto de serviço: Aprox. 10.600 metros;
  • Alcance: Aprox. 1.700 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Peso máximo decolagem: Aprox. 15.600 kg;
  • Pista de pouso: Aprox. 1.750 metros (lotado / dias quentes);

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Fairchild_Dornier_328JET
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Dornier_328
  • Fairchild-Dornier (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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