FOKKER MK-28
A Fokker Aircraft foi uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de aeronaves civis e militares do planeta. Ela foi fundada na Holanda em 1919 pelo empresário Anthony Fokker, após a Primeira Guerra Mundial, e se tornou uma grande fabricante de aeronaves militares e civis, neste caso para uso comercial no transporte de passageiros e cargas, tornando-se a maior fabricante mundial de aeronaves comerciais na década de 1920, com uma subsidiária fabricante de aviões comerciais nos Estados Unidos, inclusive.
Logo acima, uma das unidades de Fokker 100 operadas pela companhia aérea brasileira TAM Transportes Aéreos Regionais, conhecida atualmente como LATAM Ailines. Essa companhia foi uma das maiores operadores desse modelo nas décadas de 1990 e 2000, chegando a operar 50 unidades. Logo abaixo, um exemplar de Fokker 100 da companhia aérea holandesa KLM.
Logo acima, uma típica configuração de assentos do Fokker F-100, com capacidade para até 108 passageiros, em média densidade. Mas, na época, o operador do avião podia optar pelas configurações de 98 assentos, em baixa densidade, com classe econômica e classe executiva, e de 118 assentos, em alta densidade. Logo abaixo, mais uma opção de configuração de assentos.
Durante a década de 1980, os investidores, executivos e projetistas da Fokker Aircraft acreditavam que havia espaço suficiente no mercado aeronáutico mundial para mais um competidor na faixa de 80 até 120 passageiros, ocupada por pouquíssimos modelos de aviões regionais, dentre eles os aviões da família BAe 146, conhecidos posteriormente como Avro RJ.
Em vez de criar uma aeronave completamente nova, eles partiram do pressuposto de que já havia um bom projeto de jato regional, o Fokker F-28, para 85 passageiros, que poderia ser utilizado como base para dar origem a um novo modelo de avião, com suas dimensões ampliadas e amplamente modernizado, para dar origem a um modelo de avião regional moderno, confortável e com boa performance.
Surgiu então o projeto Fokker MK-100, um jato regional com 5,8 metros a mais de comprimento de fuselagem; envergadura (comprimento total entre uma ponta de asa e outra ponta) com 3 metros a mais; novos flaps; ailerons maiores; estabilizador horizontal 1,4 metro maior; trem de pouso reforçado; novos freios; e aviônicos totalmente novos, dentro do conceito glass cockpit, ou seja, digitais.
Dentre os fornecedores escolhidos estavam a empresa britânica Rolls-Royce (motores turbofans), a americana Rockwell Collins (aviônicos), a americana Honeywell (sistema de pressurização, incluindo válvulas e ar condicionado), e a americana Hamilton Standard (geradores elétricos).
O jato comercial de médio porte para transporte regional de passageiros Fokker F-100 foi a maior aeronave fabricada pela Fokker Aircraft, o maior avião de sua linha de montagem na Holanda. Ele foi projetado, desde o início, com fuselagem próxima do solo para facilitar o embarque e desembarque de passageiros em aeroportos regionais, com infraestrutura menos sofisticada que a infraestrutura oferecida pelos grandes aeroportos metropolitanos. Além disso, a introdução e retirada de bagagens dos passageiros do porão de carga também é relativamente fácil e a checagem diária de parte dos sistemas é facilitada por meio de painéis acessíveis no solo, sem necessidade de escadas.
A família Fokker F-100 é formada por pelo menos quatro modelos de aeronaves regionais a jato semelhantes, o Fokker F-100, conhecido também como Fokker 100, o modelo original, a partir do qual todos os demais modelos foram criados e desenvolvidos; o Fokker F-100 QC ou Fokker F-100 Quick Change, uma versão para transporte regional de passageiros que pode ser rapidamente convertida para transporte de cargas; o Fokker F-100 Cargo, uma versão cargueira, convertida por meio de retrofit; e Fokker F-100 Executive Jet, uma versão executiva, para até 50 passageiros, com inúmeros itens de conforto, incluindo uma galley completa com refeições e bebidas, telefone por satélite e toaletes para tripulação e passageiros.
Apesar de ter sido considerado um avião polêmico no Brasil, com quatro ocorrências que prejudicaram sua reputação, uma em 1996, outra em 1997 e mais duas em 2002, curiosamente no mesmo dia, o jato comercial Fokker F-100 ainda hoje é considerado no meio aeronáutico um dos mais modernos e eficientes aviões comerciais fabricados em série na década de 1990, um avião com diversas qualidades positivas, inclusive dócil, obediente aos comandos.
Aqui no Brasil, a companhia regional TABA - Transportes Aéreos da Bacia Amazônica também operou o Fokker F-100, mas neste caso por pouco tempo, apenas um ano.
Atualmente, a companhia regional autraliana Qantas Link (Network), com 16 unidades; a companhia iraniana Iran Aseman Airlines, com 7 unidades; a companhia australiana Alliance Airlines, com 25 unidades; a companhia iraniana Karun Airlines, com 5 unidades; e a companhia australiana Virgin Australia / Skywest Australia, com 4 unidades, estão entre as principais operadoras do Fokker F-100.
A empresa de voos charter Air Charter Service, sediada nos Estados Unidos, é uma das operadoras do Fokker F-100, em sua versão de média densidade. Os seus serviços de fretamento (aluguel) também estão disponíveis para o mercado brasileiro, por meio de sua filial brasileira.
Estatisticamente, em números aproximados, a aviação comercial e a aviação executiva são os meios de transporte mais seguros que existem, com cerca de três acidentes graves com vítimas fatais para cada um milhão de decolagens realizadas, considerando a média mundial. Porém, se forem levados em consideração apenas os números de países desenvolvidos, como Canadá, Estados Unidos, países da Europa Ocidental, o Japão, a Coreia do Sul, a Austrália e a Nova Zelândia, os números de acidentes para cada um milhão de viagens são ainda menores, na média cerca de um acidente grave com vítimas fatais para cada um milhão de decolagens realizadas.
- Capacidade: 98 passageiros (baixa densidade)
- Capacidade: 108 passageiros (média densidade)
- Capacidade: 118 passageiros (alta densidade)
- Tripulação: 1 piloto (comandante), 1 co-piloto e 3 ou 4 comissárias;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 800 km / h;
- Comprimento: Aprox. 36 metros;
- Envergadura: Aprox. 28 metros;
- Altura: Aprox. 9 metros;
- Motorização (potência / empuxo): 2 X Rolls-Royce Tay 650 (15.100 libras / cada);
- Motorização (potência / empuxo): 2 X Rolls-Royce Tay 620 (13.850 libras / cada);
- Consumo médio (QAV): Aprox.
- Consumo médio (QAV): Aprox.
- Aviônicos: EFIS Rockwell Collins 700 (de série);
- Upgrades: TCAS III (obrigatório a partir de 2003), EGPWS e EICAS;
- V1/VR (decolagem): Aprox. 260 km/h (condições normais);
- VREF (aproximação final): Aprox. 240 km/h (condições normais);
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 44.450 kg;
- Pista de pouso: Aprox. 1.999 metros (lotado / dias quentes);
- Teto de serviço: Aprox. 11.000 metros;
- Alcance: Aprox. 2.800 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Preço: Aprox. US$ 5 milhões (usado / bom estado de conservação);
O F-100 NO YOUTUBE
- Aviões e Músicas: https://www.youtube.com/watch?v=d-L8jI7YPjU
- Berne Aviation HD (spotter): https://www.youtube.com/watch?v=rSeBtsuR4qs
- National Geografic Channel: https://www.youtube.com/watch?v=ljH5RUMU3ic
- Berne Aviation HD (spotter): https://www.youtube.com/watch?v=c5T96f5I3Tw
- Jornal Nacional / TV Globo: https://www.youtube.com/watch?v=Lxjysl4tSEo
- Aviões & Cia: https://www.youtube.com/watch?v=jkk2fb_PoMs
- Matts Aviation (spotter): https://www.youtube.com/watch?v=d41m2x28K9U
Logo acima, uma ilustração simplificada que relaciona as empresas que foram as principais fornecedoras de peças, partes e componentes da fabricante Fokker Aircraft, em seu processo produtivo do Fokker F-100 na Holanda, onde a montagem final era realizada. Logo abaixo, uma ilustração da seção circular da cabine de passageiros da aeronave, com cinco assentos (dois mais três) dispostos em cada fileira, separados por um corredor.
Logo acima, para quem não cansa de apreciar o que é bonito, o “pássaro de prata” Fokker F-100 nas cores da American Airlines. Logo abaixo, o mesmo modelo de aeronave nas cores da companhia aérea brasileira Ocean Air / Avianca Brasil. Em 2006, essa companhia brasileira rebatizou todas as 15 unidades usadas de Fokker F-100 compradas da American Airlines, para Fokker MK-28. Comenta-se nos bastidores do meio aeronáutico que a compra por US$ 5 milhões por unidade, em valores da época, teria sido uma “pechincha”, pois os aviões estavam em ótimo estado de conservação, com apenas 1/3 (um terço) de suas vidas úteis consumidas.
- Aileron (Engenharia Aeronáutica)
- Amazônia
- ATR-42
- ATR-72
- Turbofan (Aviação)
- Trimotor
- Saab JAS 39 Gripen NG
- AVGAS (Gasolina de Aviação)
- Quadrimotor
- Beechcraft Corporation
- Beechraft King Air
- Bimotor
- Boeing 747
- Bombardier Canadair CRJ
- Agricultura e Pecuária
- Pilatus PC-12
- Pesos e Medidas
- Ônibus Espacial
- Galvanização (Química)
- Bombardier Q Series
- Monomotor
- Douglas DC-9
- Cessna 208B Grand Caravan
- Cessna Citation
- Longarina (Engenharia Aeronáutica)
- Bombardier Learjet
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Gastrite (Medicina)
- Indústria Automobilística
- Embraer EMB-120 Brasilia
- Decolagem (Aviação)
- Embraer ERJ-145 Regional Jet
- Fokker F27
- ETOPS (Aviação)
- Embraer Legacy (ERJ-135 BJ)
- Embraer ERJ-135 Regional Jet
- Embraer EMB-110 Bandeirante
- Nutrientes (Medicina e Veterinária)
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Saneamento Básico
- Sukhoi SuperJet 100
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Fokker F-50
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Energia Solar Fotovoltaica
- Fokker F-100
- Embraer ERJ-140 Regional Jet
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Stormscope (Meteorologia)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Aerospatiale Concorde
- Echostar Corporation
- Airbus A300
- Contratos (Direito)
- Drones
- Nobreak (Informática)
- Boeing 787 Dreamliner
- Piper Aircraft
- Atari Incorporated
- James Bond (Cinema)
- Douglas DC-3
- Pessoas Jurídicas (Administração)
- Embarcações (Indústria Naval)
- Roteadores (Telecomunicações)
- McDonnell Douglas DC-10
- EFIS - Electronic Flight Instrument System
- Panetone
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Documentos (Administração)
- Aeroporto de São José do Rio Preto
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Grumman F-14 Tomcat
- Aeroporto de Presidente Prudente
- Dassault Alpha-Jet
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Boeing V-22 Osprey
- Aeroporto de Ribeirão Preto
- Foguetes Boeing Delta
- Maconha (Segurança Pública)
- Ford do Brasil
- Inércia (Física)
- Sud Aviation Caravelle
- Airbus A320
- General Motors do Brasil
- Foguetes Airbus Ariane
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Embraer E-190
- Boeing 717
- Bombardier CRJ200
- Turbojato (Indústria Aeronáutica)
- Bombardier Dash 8-300
- Bombardier Q-400
- Spoileron (Engenharia Aeronáutica)
- Bombardier CRJ-700
- Embraer E-175
- Crase (Gramática)
- Embraer E-195
- Airbus A321
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Airbus A319
- Computador (Informática)
- Elbit Hermes 900 (Força Aérea Brasileira)
- Profundor (Engenharia Aeronáutica)
- Aço (Siderurgia)
- Sea Launch (Tecnologia Aeroespacial)
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Airbus A330
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Pepsico do Brasil
- Airbus A380
- Grupo Boticário
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Úlcera (Medicina)
- Let L-410 Turbolet
- Água (Biologia e Química)
- Fairchild FH-227
- Fairchild F-27
- Unilever Brasil
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Conservação de Alimentos (Culinária)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Álcool (Agroindústria)
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Lockheed C-130 Hercules
- Aeroporto Regional de Maringá
- Lockheed L-188 Electra II
- Alumínio (Metalúrgica)
- Antibióticos (Medicina e Veterinária)
- Aquecedor Solar de Água
- Fokker 100
- Trijato (Indústria Aeronáutica)
- Trirreator (Indústria Aeronáutica)
- Injeção Direta (Mecânica)
- CRDI - Common Rail Direct Injection
- Honda HA-420 HondaJet
- Ridley Scott (Cinema)
- Cockpit de Vidro (Aviação)
- Glass Cockpit (Aviação)
- Componentes Eletrônicos
- MFD - Multi Function Display
- PFD - Primary Flight Display
- Atmosfera (Química e Física)
- IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física
- Jean Michel Jarre (Música)
- Navios (Engenharia Naval)
- Barcos (Engenharia Naval)
- Douglas C-47 (Força Aérea Brasileira)
- Lockheed Martin F-16 Falcon
- Bicicleta (Ciclismo)
- Mata Bicheiras (Agropecuária)
- Videogame Atari 2600
- Hughes Network Systems
- Contêineres (Transporte de Cargas)
- Modem (Telecomunicações)
- Airbus A340
- Embraer EMB-203 Ipanema
- Aquífero Guarani (Geografia)
- Dire Straits (Música)
- Chocotone (Culinária)
- Kraftwerk (Música)
- Loucura (Psiquiatria)
- Marcopolo Paradiso G6 1550 LD
- TAP Air Portugal
- Douglas DC-2
- Aeroporto de Londrina
- Busscar Panorâmico DD
- Marcopolo Paradiso G6 1800 DD
- Embraer E170
- Fly-by-wire (Indústria Aeronáutica)
- Busscar Jum Buss 400
- Líder Aviação (Transporte Aéreo)
- Velocidade de Internet (Informática)
- Lockheed Constellation
- Consolidated PBY Catalina
- ISS - Imposto Sobre Serviços
- Busscar Vissta Buss DD
- Fast Food (Comércio)
- Estabilizador Horizontal (Aviação)
- Blindagem de Automóveis
- Marcopolo Paradiso G7 1800 DD
- Aeródinos (Indústria Aeronáutica)
- Aeróstatos (Indústria Aeronáutica)
- Coordenadas Geográficas
- Refrigerador (Conservação de Alimentos)
- John Williams (Música)
- Busscar Vissta Buss HI
- Sully - O Herói do Rio Hudson (Filme)
Atenção: As informações, conceitos e valores (preços) emitidos neste artigo ou página são apenas de caráter informativo e podem não estar absolutamente precisos e rigorosos, pois esse não é o objetivo do blog. Para informações, conceitos e valores mais precisos e rigorosos entre em contato com o fabricante e/ou com seu representante de vendas.
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Revista Aero Magazine: https://aeromagazine.uol.com.br/
- Air Charter Service: https://www.aircharter.com.br/aircraft-guide/group/fokker-netherlands/fokker100
- Site Australian Aviation (em inglês): https://australianaviation.com.au/2018/08/casa-changes-two-in-the-cockpit-rule/
- Revista Veja / Abril: https://veja.abril.com.br/economia/fokker-100-fara-seu-ultimo-voo-comercial-no-brasil-nesta-terca/
- Folha de São Paulo: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1911200715.htm
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fokker_100
- Flight Safety Foundation (em inglês): http://aviation-safety.net/database/record.php?id=19970709-1
- Revista Flap Internacional: http://www.revistaflap.com.br/web/
- Flight Safety Foundation (em inglês): https://aviation-safety.net/database/types/Fokker-100/specs
- Fokker Services (em inglês): https://www.fokkerservicesgroup.com/
- Flight Safety Foundation (em inglês): https://aviation-safety.net/wikibase/dblist.php?AcType=F100
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fokker
- Site AirWay / UOL: http://airway.uol.com.br/onde-estao-os-ultimos-fokker-100/
- Revista Época / Editora Globo: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDR73030-5994,00.html
- Fokker Technologies (em inglês): http://www.fokker.com/
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Fokker_100
- Revista Avião Revue: https://www.aviaorevue.com/
- Fokker (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
Comentários
Postar um comentário
Você pode ajudar voluntariamente a melhorar ainda mais a qualidade geral deste artigo ou conteúdo. Por gentileza, faça um comentário, se achar necessário, se perceber algum equívoco, imprecisão ou erro.