AIRBUS H135
AIRBUS H135 (CIVIL)
EUROCOPTER EC135 (CIVIL)
EUROCOPTER EC635 (MILITAR)
AIRBUS H135M (MILITAR)
AIRBUS TH135 (MILITAR)
INTRODUÇÃO
Logo acima, o Airbus H135, uma bela e moderna máquina europeia, sofisticada e segura para voos visuais e/ou noturnos sobre grandes metrópoles e em viagens intermunicipais, inclusive para transporte executivo, operações policiais e transporte aeromédico. Logo abaixo, o Eurocopter EC135, um dos modelos de helicópteros bimotores para uso múltiplo mais vendidos no mundo.
O Airbus H135, conhecido anteriormente como Eurocopter EC135, é um sofisticado e moderno helicóptero bimotor a turbina de pequeno porte projetado para transporte executivo e semi-utilitário, de passeio e de turismo, para transporte aeromédico, para uso policial e para coberturas jornalísticas, projetado e desenvolvido na França e fabricado na Alemanha a partir da década de 1990 pela então Eurocopter Group, atualmente Airbus Helicopters. Essa elegante máquina europeia de alta tecnologia tem capacidade para transportar confortavelmente um ou dois pilotos e até cinco ou seis passageiros em missões típicas, sobrevoando grandes metrópoles ou para viagens intermunicipais.
O Eurocopter EC135 é sustentado por duas modernas e seguras turbinas Turbomec Arrius 2B, na versão Eurocopter EC135 T1, ou duas também modernas e seguras turbinas Pratt & Whitney PW206B, na versão Eurocopter EC135 P1, e ambos os modelos têm capacidade para transportar um piloto e seis passageiros ou dois pilotos e cinco passageiros em missões típicas dentro de metrópoles, pousando e decolando de helipontos e heliportos, e também para viagens intermunicipais. Em algumas situações, é possível também realizar viagens interestaduais com ou sem escalas para reabastecimento, dependendo da distância entre origem e destino.
Os seus principais concorrentes no mercado mundial de helicópteros bimotores leves são o canadense Bell 427, confortável e espaçoso; o americano Bell 222 / Bell 230, também confortável e espaçoso; o italiano Agusta A109 Power / Leonardo AW109 Power, sofisticado, espaçoso e confortável; o americano MD Helicopters MD900 Explorer / MD Helicopter MD Explorer, sem rotor de cauda e construído em material composto; e o novíssimo canadense Bell 429, moderno, confortável, espaçoso e sofisticado.
A AIRBUS HELICOPTERS
Logo acima, o logotipo oficial da Eurocopter e, logo abaixo, o novo logotipo da fabricante de helicópteros, a Airbus Helicopters, uma das maiores fabricantes de helicópteros a turbina do mundo. A empresa é uma subsidiária da Airbus Group.
Atualmente, a Airbus Helicopters é uma das maiores e mais respeitadas fabricantes de helicópteros do mundo. A Airbus Helicopters é propriedade da corporação europeia Airbus Group, sediada na Holanda, que controla também a maior fabricante de aeronaves comerciais do mundo, a Airbus Industrie. A Airbus Group é a holding que controla a Airbus Defense and Space, que fabrica o lançador de satélites Ariane, um dos maiores e mais potentes do mundo.
A Airbus Group é uma gigantesca corporação europeia que controla também a Astrium, uma fabricante de satélites. A Airbus Military é outra subsidiária da Airbus Defense e Space, que fabrica vários produtos para uso militar, entre eles o Airbus A400M, um quadrimotor turboélice de grande porte para transporte logístico militar de soldados, cargas militares e reabastecimento em voo. A Airbus Group possui uma importante participação societária na ATR - Avions de Transport Régional, a fabricante do turboélice bimotor regional ATR-72, usado intensivamente no Brasil pela Azul Linhas Aéreas e pela Passaredo.
O CASA C295, um bimotor turboélice para uso militar de logística, usado pela FAB – Força Aérea Brasileira, é mais um exemplo de produto fabricado em larga escala pela Airbus Military. A Airbus Group possui também uma participação societária importante na Dassault Aviation, que fabrica na França os jatos executivos Dassult Falcon e o sofisticadíssimo caça militar Dassault Rafale.
A Aerospatiale da França, a Daimler / DASA da Alemanha e a CASA da Espanha são integrantes do consórcio Airbus Group, anteriormente conhecido como EADS. A Airbus Helicopters fabrica também o Airbus H130, conhecido anteriormente como Eurocopter EC130, helicóptero monomotor para até cinco passageiros, fabricava até alguns anos atrás o Airbus H120, conhecido anteriormente como Eurocopter EC120, helicóptero monomotor para até quatro passageiros, ambos produzidos na Europa, todo eles com rotor de cauda Fenestron, e fabrica no Brasil o Airbus H125, conhecido anteriormente como Helibras AS-350 Esquilo, por meio de sua subsidiária Helibras, entre outros modelos.
O Airbus H135 também é fabricado sob licença na China e na Rússia.
O Airbus H135 também é fabricado sob licença na China e na Rússia.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, sofisticação, refinamento e bom espaço interno para até cinco ou seis passageiros e um ou dois pilotos. Logo abaixo, o moderno painel de instrumentos do Airbus H135 ou Eurocopter EC135, com o VEMD, um conjunto de aviônicos do tipo EFIS - Electronic Flight Instrument System, composto por telas de cristal líquido que fornecem aos pilotos uma variedade de informações instantâneas necessárias ao voo.
O Airbus H135, conhecido anteriormente como Eurocopter EC135, é um moderno helicóptero bimotor a turbina de pequeno porte projetado para transporte executivo e semi-utilitário, de passeio e de turismo, para uso policial, para transporte aeromédico e para coberturas jornalísticas, com construção convencional predominantemente em alumínio, mas com partes menores em materiais compostos, com trem de pouso fixo do tipo esqui, projetado na década de 1980 pela então fabricante francesa de helicópteros Aerospatiale e desenvolvido e fabricado em larga escala a partir da década de 1990 pela então Eurocopter Group, atualmente Airbus Helicopters, uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de helicópteros do mundo.
Essa moderna família de helicópteros Airbus H135 possui várias versões, incluindo algumas versões militares. A partir da década de 1990, duas versões civis, a Eurocopter EC135 T1 e a Eurocopter EC135 P1, foram fabricadas, sustentadas por duas turbinas europeias Turbomeca Arrius 2B ou duas turbinas canadenses Pratt & Whitney PW206B, respectivamente, a pedido dos clientes, dependendo do modelo escolhido pelo comprador. Ambas as versões disponíveis atualmente no mercado mundial de helicópteros usados são semelhantes, entretanto são sustentadas por motorizações diferentes, uma de origem europeia e outra de origem canadense.
Essas duas versões são bem semelhantes, quase idênticas, no design, na estrutura e nos sistemas hidráulico, eletrônico e elétrico, e ambas têm capacidade para transportar confortavelmente um ou dois pilotos e até cinco ou seis passageiros em missões típicas dentro de metrópoles, pousando e decolando de helipontos e heliportos, de dia e/ou de noite, e também para viagens intermunicipais. Em algumas situações, é possível também realizar viagens interestaduais com ou sem escalas para reabastecimento, dependendo da distância entre origem e destino.
Desde o início da fabricação seriada, em 1996, do Eurocopter EC135, ele sempre esteve disponível com a certificação Categoria A, com a homologação para voos IFR - Instrument Flight Rules, as regras de voos por instrumentos, inclusive com a possibilidade de aproximações ILS - Instrument Landing System, o que significa que se trata de um helicóptero sofisticado, capaz de voar em condições de neblina / nevoeiro e chuva leve, inclusive.
A aeronave possui uma fuselagem com quatro portas laterais para acesso facilitado dos passageiros e dos pilotos, sendo duas portas articuladas convencionais na frente e duas portas corrediças atrás. No caso da operação com apenas um piloto é possível transportar mais um passageiro no cockpit, na parte da frente da fuselagem, porém não é permitido que esse passageiro sequer toque nos controles de voo... Na parte de trás da fuselagem há um bagageiro externo com capacidade volumétrica bem razoável.
Essa moderna família de helicópteros Airbus H135 possui várias versões, incluindo algumas versões militares. A partir da década de 1990, duas versões civis, a Eurocopter EC135 T1 e a Eurocopter EC135 P1, foram fabricadas, sustentadas por duas turbinas europeias Turbomeca Arrius 2B ou duas turbinas canadenses Pratt & Whitney PW206B, respectivamente, a pedido dos clientes, dependendo do modelo escolhido pelo comprador. Ambas as versões disponíveis atualmente no mercado mundial de helicópteros usados são semelhantes, entretanto são sustentadas por motorizações diferentes, uma de origem europeia e outra de origem canadense.
Essas duas versões são bem semelhantes, quase idênticas, no design, na estrutura e nos sistemas hidráulico, eletrônico e elétrico, e ambas têm capacidade para transportar confortavelmente um ou dois pilotos e até cinco ou seis passageiros em missões típicas dentro de metrópoles, pousando e decolando de helipontos e heliportos, de dia e/ou de noite, e também para viagens intermunicipais. Em algumas situações, é possível também realizar viagens interestaduais com ou sem escalas para reabastecimento, dependendo da distância entre origem e destino.
Desde o início da fabricação seriada, em 1996, do Eurocopter EC135, ele sempre esteve disponível com a certificação Categoria A, com a homologação para voos IFR - Instrument Flight Rules, as regras de voos por instrumentos, inclusive com a possibilidade de aproximações ILS - Instrument Landing System, o que significa que se trata de um helicóptero sofisticado, capaz de voar em condições de neblina / nevoeiro e chuva leve, inclusive.
A aeronave possui uma fuselagem com quatro portas laterais para acesso facilitado dos passageiros e dos pilotos, sendo duas portas articuladas convencionais na frente e duas portas corrediças atrás. No caso da operação com apenas um piloto é possível transportar mais um passageiro no cockpit, na parte da frente da fuselagem, porém não é permitido que esse passageiro sequer toque nos controles de voo... Na parte de trás da fuselagem há um bagageiro externo com capacidade volumétrica bem razoável.
Logo acima, mais uma bela imagem do moderno helicóptero Eurocopter EC135 na versão executiva, configurada para transporte de passageiros. Assim como seus principais concorrentes, ele deixa uma ótima impressão por onde passa. Logo abaixo, a versão para uso policial do Airbus H135, usada inclusive pela CIOPAER, uma unidade aérea de apoio à Polícia Militar do Ceará, aqui no Brasil
O confortável Airbus H-135 / Eurocopter EC-135 é um projeto totalmente original de alta tecnologia da década de 1990, fabricado desde então na Alemanha pela então Eurocopter Group e, posteriormente, pela Airbus Helicopters, a partir de 2014. Ele é um moderno helicóptero bimotor a turbina de pequeno porte projetado para transporte executivo e semi-utilitário, de passeio e de turismo, para transporte aeromédico, para uso policial e para coberturas jornalísticas. Na sua configuração executiva a cabine de passageiros pode ser equipada com um refrigerador compacto para manter em baixas temperaturas bebidas, água mineral, sucos e refrigerantes.
O confortável Airbus H-135 / Eurocopter EC-135 é um projeto totalmente original de alta tecnologia da década de 1990, fabricado desde então na Alemanha pela então Eurocopter Group e, posteriormente, pela Airbus Helicopters, a partir de 2014. Ele é um moderno helicóptero bimotor a turbina de pequeno porte projetado para transporte executivo e semi-utilitário, de passeio e de turismo, para transporte aeromédico, para uso policial e para coberturas jornalísticas. Na sua configuração executiva a cabine de passageiros pode ser equipada com um refrigerador compacto para manter em baixas temperaturas bebidas, água mineral, sucos e refrigerantes.
Desde o início do projeto, o Eurocopter EC-135 foi projetado para uso multifuncional, civil e militar, como aeronave de asas rotativas para usos variados, desde transporte de executivos até coberturas jornalísticas, transporte aeromédico, turismo e operações policiais. Em linhas gerais, a versão executiva tem capacidade para transportar passageiros em voos noturnos por instrumentos, com assentos em couro, inclusive, a pedido do comprador. Todas as versões possuem rotor principal rígido de material composto com quatro pás, diretamente fixados no mastro, por meio de pinos, e um sofisticado rotor de cauda carenado Fenestron, com várias pás, para reduzir o máximo possível o ruído externo e interno.
Além disso, o sistema de cauda Fenestron é formado por uma espécie de carenagem criada para proteger o rotor de cauda. Esse sistema é útil para evitar, em voo, que o rotor de cauda seja afetado por aves, e para evitar, nos pousos e decolagens, que seja afetado por galhos de plantas, e reduz o risco de ser afetado por cascalho.
A velocidade de cruzeiro do Eurocopter EC-135 é de cerca de 250 km/h. O nível de ruído do helicóptero é um dos mais baixos da categoria de helicópteros bimotores de pequeno porte para até cinco ou seis passageiros. Na sua configuração para transporte aeromédico é possível o transporte de uma maca com acidentado, com dois pilotos e dois paramédicos de plantão, inclusive com a opção de UTI aérea.
Entre os pontos positivos desse helicóptero destaca-se o belo design e o fácil acesso dos dois pilotos e de todos os passageiros aos seus respectivos assentos por quatro amplas portas laterais, duas de cada lado, sendo duas delas corrediças para passageiros, uma de cada lado. Além disso as estruturas dos assentos são equipadas com amortecedores, a chamada tecnologia anti-crash, para reduzir o risco de lesões nas colunas dos passageiros em caso de acidente ou de um pouso mais duro por auto-rotação, o que é pouquíssimo provável, quase impossível, já que se trata de um helicóptero bimotor.
Em caso de falha simultânea dos dois motores em pleno voo, o que é raríssimo, é possível proceder a operação de auto-rotação. Por isso a necessidade de treinamento completo do profissional responsável pela operação da aeronave. É aconselhável que o proprietário da aeronave não “economize” no treinamento do seu empregado.
A marca europeia Turbomeca é tradicional no mercado aeronáutico, com boa reputação e baixíssimo índice de falhas em pleno voo. Na operação diária, o risco de falhas é baixíssimo, desde que, é claro, a aeronave seja submetida regularmente a oficinas de manutenção confiáveis, certificadas por autoridades aeronáuticas. Por outro lado, a marca canadense Pratt & Whitney também é tradicional no mercado aeronáutico, com boa reputação e baixíssimo índice de falhas em pleno voo. Para se ter uma ideia razoável do alto nível de credibilidade que a Pratt & Whitney tem junto à indústria aeronáutica mundial, ressalta-se que a Boeing, a Airbus, a Embraer, a Bombardier / Learjet, a Cessna, a Beechcraft, a Bell Helicopter, a Dassault Falcon, a Piper, a Gulfstream e a Agusta / Leonardo são fabricantes que confiam na Pratt & Whitney para tracionar, impulsionar e sustentar seus aviões e helicópteros.
Desde sua origem na década de 1990, o helicóptero Eurocopter EC-135 apresenta um nível elevado de tecnologia na sua estrutura e nos seus sistemas hidráulico, elétrico, mecânico e eletrônico. É uma aeronave homologada para voos noturnos por instrumentos. O acionamento dos dois motores pode ser feito em cerca de 60 segundos para cada motor, totalizando cerca de dois minutos; cada um desses motores é monitorado e controlado por FADEC – Full Autority Digital Engine Control, totalizando dois FADEC's atuando separadamente para evitar que os parâmetros de segurança de cada um dos motores não seja ultrapassado. Esse helicóptero está homologado para aproximações ILS - Instrument Landing System em caso de neblina / nevoeiro ou chuva leve no aeroporto de destino.
A cabine de passageiros do Eurocopter EC-135 possui assentos em couro, disponíveis como opcional solicitado pelo comprador, com piso único, começando pelo cockpit, na frente, até o bagageiro, atrás.
O seu sistema de combustível é composto por três células, sendo uma principal e duas secundárias, com duas bombas de partida e duas bombas de voo.
A FAMÍLIA H135
A família europeia de helicópteros bimotores a turbina Airbus H135 é composta por dois modelos originais de produção seriada, o Eurocopter EC135 P1 e o Eurocopter EC135 T1, ambos com produção em larga escala iniciada na Alemanha a partir de 1996, nas instalações da então recém criada Eurocopter, uma das empresas sucessoras da fabricante aeroespacial e aeronáutica francesa Aerospatiale. Essa família é composta também por 11 versões melhoradas e modernizadas, incluindo duas versões militares.
Esses dois modelos originais foram criados a partir do projeto Messerschmitt BO-105 / Aerospatiale BO-108, cuja criação e desenvolvimento é da década de 1980. No entanto, durante a década 1990, esse projeto foi tão modernizado a ponto de tornar o Eurocopter EC135 um modelo diferente de helicóptero, mais moderno, mais prático e funcional, mais confortável, mais sofisticado e mais seguro.
Por exemplo, graças a implementação da tecnologia de instrumentos do tipo EFIS - Electronic Flight Instrument System no cockpit, com telas LCD, e graças à tecnologia de fibra ótica foi possível reduzir o peso da aeronave em até 50 kg em relação a modelos fabricados na década anterior, que ainda não possuíam essas tecnologias. Além disso, durante a década de 1990, o seu instrumento de navegação GPS - Global Positioning System já podia ser atualizável.
A configuração do cockpit é convencional, com o piloto principal no assento à direita.
EUROCOPTER EC135 P1
É um dos dois modelos iniciais de produção, a partir dos quais todos os demais modelos da família foram criados e desenvolvidos, com fabricação em série iniciada em 1996, sustentado por dois motores canadenses Pratt & Whitney PW206B, inicialmente com 621 shp de potência (cada motor) disponível na decolagem, inicialmente com 2.630 kg de peso máximo de decolagem, posteriormente, anos depois, aumentado para 2.700 kg e, mais adiante, para 2.830 kg.
O seu sistema de combustível é composto por três células, sendo uma principal e duas secundárias, com duas bombas de partida e duas bombas de voo.
A FAMÍLIA H135
A família europeia de helicópteros bimotores a turbina Airbus H135 é composta por dois modelos originais de produção seriada, o Eurocopter EC135 P1 e o Eurocopter EC135 T1, ambos com produção em larga escala iniciada na Alemanha a partir de 1996, nas instalações da então recém criada Eurocopter, uma das empresas sucessoras da fabricante aeroespacial e aeronáutica francesa Aerospatiale. Essa família é composta também por 11 versões melhoradas e modernizadas, incluindo duas versões militares.
Esses dois modelos originais foram criados a partir do projeto Messerschmitt BO-105 / Aerospatiale BO-108, cuja criação e desenvolvimento é da década de 1980. No entanto, durante a década 1990, esse projeto foi tão modernizado a ponto de tornar o Eurocopter EC135 um modelo diferente de helicóptero, mais moderno, mais prático e funcional, mais confortável, mais sofisticado e mais seguro.
Por exemplo, graças a implementação da tecnologia de instrumentos do tipo EFIS - Electronic Flight Instrument System no cockpit, com telas LCD, e graças à tecnologia de fibra ótica foi possível reduzir o peso da aeronave em até 50 kg em relação a modelos fabricados na década anterior, que ainda não possuíam essas tecnologias. Além disso, durante a década de 1990, o seu instrumento de navegação GPS - Global Positioning System já podia ser atualizável.
A configuração do cockpit é convencional, com o piloto principal no assento à direita.
EUROCOPTER EC135 P1
É um dos dois modelos iniciais de produção, a partir dos quais todos os demais modelos da família foram criados e desenvolvidos, com fabricação em série iniciada em 1996, sustentado por dois motores canadenses Pratt & Whitney PW206B, inicialmente com 621 shp de potência (cada motor) disponível na decolagem, inicialmente com 2.630 kg de peso máximo de decolagem, posteriormente, anos depois, aumentado para 2.700 kg e, mais adiante, para 2.830 kg.
EUROCOPTER EC135 T1
Também é um modelo inicial de produção, com fabricação seriada iniciada também em 1996, sustentado por dois motores europeus Turbomeca Arrius 2B, inicialmente com 580 shp de potência (cada motor) disponível na decolagem, inicialmente com 2.630 kg de peso máximo de decolagem, posteriormente, anos depois, aumentado para 2.700 kg e, mais adiante, para 2.830 kg.
EUROCOPTER EC135 P2
Versão melhorada da família, com fabricação em série iniciada em 2001, com aumento da resistência dos motores para operação em dias quentes, embora não tenha havido aumento real de potência nos motores Pratt & Whitney PW206B2 em relação aos modelos anteriores, com 621 shp de potência em cada motor, disponível na decolagem, totalizando 1.242 shp.
EUROCOPTER EC135 T2
Versão melhorada da família, com fabricação em série iniciada em 2001, com aumento da resistência dos motores para operação em dias quentes e pequeno aumento real de potência nos motores Turbomeca Arrius 2B2, para decolagem, em relação aos modelos anteriores, com 606 shp de potência em cada motor, disponível na decolagem, totalizando 1.212 shp.
EUROCOPTER EC135 P2+
Versão melhorada da família, com aumento da resistência dos motores para operação em dias quentes, com aumento real de potência nos motores Pratt & Whitney PW206B2 em relação aos modelos anteriores, com 667 shp de potência em cada motor, disponível na decolagem, totalizando 1.334 shp, graças a uma reprogramação do FADEC - Full Authority Digital Engine Control, com consequente aumento de peso máximo de decolagem para 2.900 kg.
Esse modelo foi fabricado na Alemanha e na Espanha.
EUROCOPTER EC135 T2+
Versão melhorada da família, com aumento da resistência dos motores para operação em dias quentes, com aumento real de potência nos motores Turbomeca Arrius 2B2 em relação aos modelos anteriores, com 634 shp de potência em cada motor, disponível na decolagem, totalizando 1.268 shp, graças a uma reprogramação do FADEC - Full Authority Digital Engine Control, com consequente aumento de peso máximo de decolagem para 2.900 kg.
Esse modelo foi fabricado na Alemanha e na Espanha.
AIRBUS H135 P3
Versão melhorada da família, com aumento da resistência dos motores para operação em dias quentes, com aumento real de potência nos motores Pratt & Whitney PW206B3 em relação aos modelos anteriores, com 708 shp de potência em cada motor, disponível na decolagem, totalizando 1.416 shp, graças a uma reprogramação do FADEC - Full Authority Digital Engine Control, com consequente aumento de peso máximo de decolagem para 2.980 kg.
Esse modelo foi fabricado a partir de 2014, inclusive com a introdução de novos aviônicos Helionix a partir de 2016, com telas touchs creem e piloto automático de quatro eixos.
AIRBUS H135 T3
Versão melhorada da família, com aumento da resistência dos motores para operação em dias quentes, com aumento real de potência nos motores Turbomeca Arrius 2B2Plus em relação aos modelos anteriores, com 660 shp de potência em cada motor, disponível na decolagem, totalizando 1.320 shp, graças a uma reprogramação do FADEC - Full Authority Digital Engine Control, com consequente aumento de peso máximo de decolagem para 2.980 kg..
Esse modelo foi fabricado a partir de 2014, inclusive com a introdução de novos aviônicos Helionix a partir de 2016, com telas touchs creem e piloto automático de quatro eixos.
EUROCOPTER EC635
AIRBUS H135M
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Versão militar, operada atualmente pelas forças armadas de Portugal, da Jordânia, da Suíça e do Iraque. Essa versão pode ser configurada para combate a incêndios florestais e transporte aeromédico.
Mais de 1.300 unidades de helicópteros da família Airbus H135 foram fabricadas desde a década de 1990, incluindo as versões militares e civis fabricadas para exportação para diversos países. É um dos modelos de helicópteros bimotores mais vendidos no mundo, com mais de 4.500.000 horas de voo acumuladas, com índice baixíssimo de acidentes graves com vítimas fatais. A maioria dos operadores pessoas físicas e pessoas jurídicas dos helicópteros dessa família está concentrada na Europa e na América do Norte.
De modo geral, o custo operacional por quilômetro voado de um helicóptero bimotor a turbina com capacidade para até cinco ou seis passageiros é maior que o custo operacional por quilômetro voado de uma aeronave de asa fixa turboélice bimotor também com capacidade semelhante de transportar passageiros. Porém, o helicóptero tem flexibilidade operacional e versatilidade absolutamente insuperáveis para operar em regiões metropolitanas ou entre cidades próximas, com tráfego de automóveis intenso.
Por exemplo, a região metropolitana de São Paulo e outras cidades vizinhas têm uma das maiores concentrações de helicópteros para uso executivo, aeromédico, policial e de turismo do mundo.
A Helibras é a empresa que presta serviços de importação, comercialização e assistência técnica no Brasil dos helicópteros fabricados pela Airbus Helicopters.
Aqui no Brasil, o Eurocopter EC135 é utilizado pela FAB - Força Aérea Brasileira para transporte do Presidente da República e outras autoridades de alto escalão. Já o Airbus H135 é utilizado em missões variadas pela Marinha do Brasil.
A Airbus Helicopters, a Eurocopter Group e suas antecessoras Aerospatiale / Messerschmith e DASA / Daimler já fabricaram mais de 12.000 helicópteros desde a década de 1950, atualmente a maioria deles ainda está em condições de voo, operada por mais de 3.000 pessoas físicas e pessoas jurídicas, em mais de 150 países.
Várias empresas de táxi-aéreo no Brasil operam os helicópteros da família Airbus H135, entre elas a Líder Aviação.
Aqui no Brasil, o Eurocopter EC135 é utilizado pela FAB - Força Aérea Brasileira para transporte do Presidente da República e outras autoridades de alto escalão. Já o Airbus H135 é utilizado em missões variadas pela Marinha do Brasil.
A Airbus Helicopters, a Eurocopter Group e suas antecessoras Aerospatiale / Messerschmith e DASA / Daimler já fabricaram mais de 12.000 helicópteros desde a década de 1950, atualmente a maioria deles ainda está em condições de voo, operada por mais de 3.000 pessoas físicas e pessoas jurídicas, em mais de 150 países.
Várias empresas de táxi-aéreo no Brasil operam os helicópteros da família Airbus H135, entre elas a Líder Aviação.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
EUROCOPTER EC135
- Capacidade: 5 ou 6 passageiros;
- Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto (opcional);
- Comprimento total: Aprox. 13 metros;
- Largura da fuselagem: Aprox. 2,7 metros;
- Altura total: Aprox. 3,7 metros;
- Diâmetro do rotor principal: Aprox. 11 metros;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 250 km / h;
- Motorização / EC-135 T1 (potência): 2 X Turbomeca Arrius 2B (633 shp / cada);
- Motorização / EC-135 P1 (potência): 2 X Pratt & Whitney 206B (621 shp / cada);
- Rotor principal: Quadripá / material composto;
- Aviônicos: Thales Avionique Novelle;
- Certificação: Categoria A, IFR noturno, ILS;
- Peso máximo de decolagem (T1): Aprox. 2.630 kg;
- Peso máximo de decolagem (P1): Aprox. 2.630 kg;
- Alcance: Aprox. 540 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Teto de serviço: Aprox. 6.000 metros;
- Preço (no exterior): Aprox. US$ 2,5 milhões (usado / bom estado de conservação)
TRÊS VISTAS
ONDE COMPRAR
- Aeromercado (classificados): http://www.aeromercado.com.br/
- Flight Market (classificados): https://www.flightmarket.com.br/pt/home
- Helimarte (classificados): http://helimarte.com.br/
VEJA TAMBÉM
- Aileron
- Abdução (Ufologia)
- Turbofan
- Trimotor
- Informática (Parte 1)
- Saab JAS 39 Gripen
- Navegadores (Informática)
- AVGAS (Gasolina de Aviação)
- Extraterrestre (Ufologia)
- Quadrimotor
- Beechcraft
- Programa FX2 (Força Aérea Brasileira)
- Bimotor
- Pesos e Medidas
- Ônibus Espacial
- UFO/ OVNI (Ufologia)
- Monomotor
- MD Explorer (MD 900 Explorer)
- MD 520 Notar
- Cessna Citation
- Longarina (Engenharia)
- Bombardier Learjet
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Caso ET de Varginha
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Indústria Automobilística
- Decolagem (Aviação)
- Etops (Aviação)
- Disco Voador
- Bell 206 Jet Ranger
- Informática (Parte 2)
- Bombardier Learjet
- Eurocopter EC120 Colibri
- Embraer KC-390
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Bell 206 Long Ranger
- Bell 206 Jet Ranger
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Revista Aero Magazine: https://aeromagazine.uol.com.br/
- Site Skybrary (em inglês): https://www.skybrary.aero/index.php/EC35
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Eurocopter_EC135
- Revista Flap Internacional: http://www.revistaflap.com.br/web/
- Airbus Helicopters (em inglês): https://www.airbushelicopters.com/website/en/ref/H135_30.html
- Revista Avião Revue: https://www.aviaorevue.com/
- Flight Safety Foundation (em inglês): https://aviation-safety.net/wikibase/type/EC35
- Airbus Helicopters (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagem
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