SOCATA TBM 850


SOCATA TBM 700 (DÉCADA DE 1990)
SOCATA TBM 850 (DÉCADA DE 2000)
SOCATA TBM 900 (DÉCADA DE 2010)
DAHER TBM 910 (MODELO ATUAL)
SOCATA TBM 930 (DÉCADA DE 2010)
DAHER TBM 940 (MODELO ATUAL)

INTRODUÇÃO
Logo acima, o veloz e versátil Socata TBM 700 em voo, o primeiro modelo de aeronave da família Socata TBM, um modelo de avião econômico e prático, um dos monomotores turboélice para uso executivo mais vendidos do mundo. Logo abaixo, o Socata TBM 850, uma das versões melhoradas e modernizadas dessa linha de aviões monomotores turboélice de alta performance.

O bonito Socata TBM 700 é uma econômica e moderna aeronave monomotor turboélice pressurizada de pequeno porte e de alta performance, para transportes executivo, de cargas leves, aeromédico, de passeio e de turismo, com capacidade para transportar confortavelmente um piloto e até cinco passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais, projetada nos Estados Unidos e na França durante a década de 1980 e fabricada em larga escala na França a partir da década de 1990 pela então Aerospatiale Socata, conhecida atualmente como Daher Socata, uma tradicional fabricante de aviões monomotores turboélice.

Os principais mercados para a aeronave são o de transporte executivo e de cargas leves por companhias de táxi aéreo e de transporte de cargas, uso pessoal de proprietários particulares e uso corporativo de empresas. Os seus principais concorrentes no mercado mundial de transporte aéreo executivo e/ou de carga aérea são os monomotores turboélice Cessna 208A Caravan, Pilatus PC-12, Cessna Denali e Piper Meridian.

O turboélice monomotor Quest Kodiak, conhecido atualmente Daher Kodiak 100, também está na mesma categoria de aviões leves de uso executivo e semi-utilitário.

A DAHER SOCATA

A Daher Socata é uma grande fabricante francesa de aeronaves de pequeno porte de primeira linha. Atualmente, ela está concentrada na fabricação em série e em larga escala de aviões monomotores turboélice para uso executivo e semi-utilitário. Entre os seus principais produtos estão o Daher TBM 910, o Daher TBM 940 e o Daher Kodiak 100, este conhecido anteriormente como Quest Kodiak, um monomotor turboélice de origem americana, de asa alta, para uso executivo e semi-utilitário.

Conhecida inicialmente na Europa, no Canadá e nos Estados Unidos como Morane-Saunier, pouco conhecida no Brasil, e conhecida posteriormente, no meio aeronáutico mundial, apenas pelo nome Socata, ela é uma das maiores, mais tradicionais, talvez a mais tradicional, fabricante de aeronaves do mundo. Ela foi fundada em 1911 pelos projetistas Raymond Saulnier e Léon Morane, apenas alguns anos depois do brilhante projetista brasileiro Santos Dumont inventar o avião.

De lá pra cá a EADS Socata, também atuando como fornecedora de peças, partes e componentes aeronáuticos, conquistou a confiança de grandes, importantes e exigentes fabricantes de aeronaves, entre elas a europeia Airbus Industrie, a americana Boeing Company, a francesa Dassault Aviation, a brasileira Embraer S.A., a europeia Airbus Helicopters / Eurocopter, e as americanas Gulfstream Aerospace e Lockheed Martin.

Ela foi propriedade da fabricante aeronáutica e aeroespacial francesa Sud Aviation / Aerospatiale e do consórcio europeu EADS, conhecido posteriormente como Airbus Group. Atualmente, ela é uma subsidiária integral da empresa francesa Daher, por sua vez controlada pela Família Daher.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O bonito Socata TBM 700 é uma moderna aeronave monomotor turboélice de pequeno porte e alta performance, com cabine pressurizada e trem de pouso triciclo retrátil, com asa baixa e construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com capacidade para transportar confortavelmente um piloto e até cinco passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais (rotas domésticas), projetada em conjunto, durante a década de 1980, pela Mooney Aircraft e pela Aerospatiale Socata e fabricada em larga escala na França a partir da década de 1990 pela então Aerospatiale Socata, posteriormente EADS Socata, conhecida atualmente como Daher Socata, que utilizou como base para sua criação o protótipo Mooney 301, um projeto de aeronave monomotor a pistão da fabricante americana, que não chegou a ser fabricado em série.

Ele é um projeto de aeronave de asa fixa da década de 1980, mas que ainda pode ser considerada um modelo moderno de avião, com aerodinâmica refinada, motorização potente, eficiente e confiável da marca canadense Pratt & Whitney, pressurização de cabine, espaço interno bastante razoável para um piloto e até cinco passageiros, bom teto de serviço, boa velocidade de cruzeiro e bom conjunto de aviônicos para voos por instrumentos, embora na época de seu lançamento houvesse predominância de instrumentos analógicos em seu cockpit.

A principal diferença de projeto entre o Socata TBM 700 e o protótipo Mooney 301, o projeto de monomotor a pistão que lhe deu origem, é a confiável e econômica motorização turboélice Pratt & Whitney PT6A-64 usada para tracionar o Socata TBM 700, uma aeronave de performance superior. Esse motor faz parte da família de motores Pratt & Whitney PT6A, um grande best seller da indústria aeronáutica, que traciona também outros bons exemplos da aviação geral, como o monomotor Pilatus PC-12, o bimotor Beechcraft King Air, os robustos monomotores Cessna 208A Caravan, menor, e Cessna 208B Grand Caravan, maior, e o monomotor Piper Malibu Meridian.

Opcionalmente, esse veloz monomotor turboélice da Aerospatiale Socata foi projetado, desde o início, com duas portas laterais de acesso, uma dianteira e uma traseira. Ambas as portas estão do lado esquerdo da fuselagem, uma para o piloto, na dianteira, e outra para os passageiros, na traseira. O avião foi projetado com um corredor central na cabine de passageiros, o que dá uma agradável sensação de conforto ao usuário, embora não seja possível circular pela cabine sem curvar a cabeça e o tronco.

Esse primeiro modelo da família Socata TBM já saía de fábrica, durante a década de 1990, com um completo cockpit para voos por instrumentos, na época ainda com predominância de instrumentos analógicos, incluindo o importante radar meteorológico colorido e o TCAS – Traffic Collision Avoidance System, ambos equipamentos que aumentam fortemente a segurança de voo. Alguns anos depois ele passou a sair de fábrica equipado com o atualmente indispensável GPS – Global Positioning System, o sistema de posicionamento global, usado para tornar a navegação mais precisa e segura.

A partir da década de 2000, a então EADS Socata passou a oferecer ao mercado o Socata TBM na versão Socata TBM 850, com potência aumentada para 850 shp durante o voo de cruzeiro do motor Pratt & Whitney PT6A-66D e o novo conceito de aviônicos do tipo EFIS – Electronic Flight Instrument System, conhecido também como glass cockpit, com as telas primárias e multifuncional, este um avanço significativo que reduz a carga de trabalho da tripulação e torna as viagens mais seguras e precisas.

Os aviões da família Socata TBM possuem fuselagem de seção semi-quadrada, para máximo aproveitamento de espaço e comodidade aos passageiros, uma solução adotada também em vários dos seus concorrentes, entre eles o Cessna 208A Caravan, o Cessna Denali, o Piper Malibu Meridian e o Cessna 208B Grand Caravan. Até o bimotor turboélice Beechcraft King Air, que não compete diretamente como o Socata TBM, também possui essa característica.

Clientes particulares e corporativos descobriram ótimos motivos para possuir um monomotor turboélice, entre eles economia de combustível, fácil operação e flexibilidade operacional para pousar e decolar em pistas de pouso curtas, tudo isso sem abrir mão de um nível mínimo aceitável de conforto.

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Logo acima, a prática porta dianteira com escada para acesso do piloto do Socata TBM, para o acesso do piloto ao cockpit ou cabine de comando. Logo abaixo, uma larga porta traseira para entrada de passageiros e para introdução facilitada de cargas e bagagens, dependendo da missão planejada.

Desde a década de 1980, aviões monomotores turboélice são uma forte tendência no mercado mundial de aeronaves executivas e de transporte de cargas leves. Comprar um monomotor turboélice é uma atitude inteligente porque eles são econômicos e fáceis de pilotar. Além disso, o mercado mundial está bem abastecido de monoturboélices novos e usados, de diversos fabricantes.

Os primeiros modelos de aviões monomotores turboélice para transporte de cargas leves e de passageiros foram o Pilatus PC-6 Porter, de origem suíça, da década de 1970, e o Cessna 208A Caravan, de origem americana, da década de 1980. Depois deles vieram outros modelos executivos, entre eles o Socata TBM 700 e o Pilatus PC-12, ambos sucessos de vendas. E não parou mais, novos lançamentos foram se sucedendo, até chegar ao modelo mais recente, o Cessna Denali.

A primeira grande fabricante de aeronaves da aviação geral a tentar introduzir no mercado aeronáutico mundial um modelo certificado de turboélice monomotor para uso semi-utilitário foi a Pilatus Aircraft, na década de 1970, com o Pilatus PC-6 Porter. Entretanto, somente a Cessna Aircraft conseguiu deslanchar, digamos, o conceito de monomotor turboélice semi-utilitário no mercado aeronáutico mundial, cerca de 10 anos depois, com a família Cessna Caravan, começando pelo Cessna 208A Caravan, em 1984, seguido pelo seu irmão maior, Cessna 208B Grand Caravan, em 1986.

O avião monomotor turboélice Socata TBM 700 nasceu na década de 1980, a partir da percepção de investidores, executivos e projetistas da então fabricante francesa Aerospatiale Socata sobre o mercado mundial de aviação geral, principalmente a aviação executiva, na época com poucos competidores fabricando e/ou desenvolvendo turboélices monomotores, o que aumentava as chances de sucesso de mais um competidor no mercado, já que a demanda por esse tipo de produto estava se aquecendo.

Para economizar tempo e recursos, a Aerospatiale Socata chegou a um acordo de compartilhamento de projeto com a fabricante americana Mooney Aircraft, que na época já projetava o monomotor a pistão pressurizado Mooney 301, por sua vez um competidor direto para o monomotor a pistão também pressurizado Piper PA-46 Malibu, também com seis assentos no total. Se tivesse que projetar, desenvolver e alcançar a certificação de uma aeronave monomotora turboélice a partir do zero, a partir de uma folha de papel em branco, os custos de desenvolvimento da Aerospatiale Socata seriam muito altos, assim ambas as empresas, a francesa e a americana, decidiram unir forças.

O protótipo de monomotor a pistão Mooney 301 não chegou a ser fabricado em série. Ele foi projetado pelo conceituado designer aeroespacial e aeronáutico americano Roy LoPresti, mas o projeto pronto do Socata TBM 700 foi melhorado, modernizado e refinado em vários aspectos em relação ao modelo que lhe deu origem, inclusive com estabilizadores horizontais com diedro positivo e a instalação de um completo sistema de boots de degelo nas asas e na empenagem.

Além disso, o avião passou por um “banho de loja”, inclusive com opções de estofamento em couro ou tecidos finos na sua cabine de passageiros, interior com detalhes em madeira nobre e metal polido, além de um melhoramento do isolamento acústico, para reduzir o máximo possível o ruído interno em voo de cruzeiro.

A FAMÍLIA TBM

De modo geral, a família Socata TBM é formada por monomotores turboélice de pequeno porte e de alta performance, com capacidade para até seis assentos, incluindo o assento do piloto, com asas baixas e retas, sem spoilers de asa, com pressurização e trem de pouso triciclo retrátil, com construção convencional semi-monocoque em alumínio e ligas metálicas, mas com empenagem (parte traseira da fuselagem) em material composto do tipo Nomex. Embora a aeronave tenha uma estrutura convencional em metais, o número de peças, partes e componentes em material composto prova que ainda se trata de um projeto atual, mesmo depois de 30 anos de fabricação seriada, incluindo flaps e portas do trem de pouso.

Basicamente, de forma resumida, as fuselagens de todos os modelos da família Socata TBM são quase idênticas, com poucas diferenças, todos eles com capacidade para transportar um piloto e até cinco passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais, embora, em alguns casos, viagens internacionais dentro de um mesmo continente também sejam possíveis, com ou sem paradas intermediárias para reabastecimento, dependendo de cada caso.

Essa família é formada por um modelo original, o Socata TBM 700 e mais 11 versões e sub-versões melhoradas, modernizadas e refinadas. Para cada nova versão lançada ao longo dos anos, acrescentou-se itens de segurança, conforto, performance e refinamento, de modo a tornar os modelos mais atraentes ao mercado aeronáutico. As versões mais recentes, entre elas o Socata TBM 900, o Daher TBM 910, o Socata TBM 930 e Daher TBM 940 alcançaram um alto nível de sofisticação, alguns deles chegando a um ponto extremo de realizarem, acredite, o pouso automático e totalmente autônomo em caso de problema de saúde do piloto no comando, bastando um dos passageiros a bordo acionar apenas um botão específico no painel de comando.

Todos os aviões da família Socata TBM possuem asas retas e baixas com flaps ocupando grande parte do bordo de fuga e trem de pouso de longo curso, o que, pelo menos em parte, explica sua capacidade de pousar e decolar facilmente a partir de pistas de pouso curtas ou médias, sem pavimentação, inclusive.

Eles foram homologados desde o início para voos em condições de baixa temperatura ambiente. Para isso eles possuem o sistema de proteção contra formação de gelo no motor e sistema antigelo com boots nos bordos de ataque das asas, do estabilizador horizontal e do estabilizador vertical. Além disso, a hélice do Socata TBM possui sistema de aquecimento elétrico em suas quatro pás.

SOCATA TBM 700

Esse é o modelo original da família Socata TBM, ele foi lançado em 1987, com o primeiro voo de testes realizado em 1988 e com as primeiras certificações alcançadas em 1990, com as primeiras entregas aos clientes iniciadas desde então. Assim como a grande maioria de seus principais concorrentes, o Socata TBM 700 é tracionado por um motor turboélice da família Pratt & Whitney PT6A, modelo Pratt & Whitney PT6A-64, que, neste caso específico, fornece 700 shp de potência disponível na decolagem ao modelo fabricado pela Aerospatiale Socata, com a capacidade de operar em pistas de pouso curtas ou médias, dependendo do peso da aeronave no momento da decolagem, da temperatura ambiente no momento da decolagem e da altitude do aeródromo de partida.

O sistema elétrico da aeronave possui dois geradores, com três barramentos principais e mais dois barramentos de emergência. O sistema de alimentação de combustível é semi-automático, com alternância periódica da válvula seletora para evitar desequilíbrio de peso de combustível entre os tanques.

Por exemplo: Com um piloto, quatro passageiros adultos e uma criança a bordo, com pouca bagagem, temperatura externa amena no aeródromo de partida e com os tanques de combustível quase cheios, a aeronave consegue decolar a partir de pistas de pouso com apenas 1.200 metros de comprimento, consegue alcançar seu teto de serviço de 9.000 metros apenas 30 minutos depois e, a partir de então, consegue manter uma velocidade de cruzeiro de 550 km/h e alcance de cerca de 2.000 quilômetros, com reservas de combustível. Em dias quentes, com a cabine lotada de passageiros adultos, incluindo bagagem, ao sol do meio dia, só é possível decolar, com margem de segurança, com menos combustível nos tanques, por isso o alcance é de cerca de 1.800 quilômetros, com reservas.

Durante a década de 1990, a aeronave ficou conhecida pelo mercado aeronáutico mundial como o mais veloz monomotor turboélice civil certificado e de fabricação seriada disponível para compra, posição mantida até hoje pelos seus irmãos mais novos e modernos, mesmo depois de 30 anos do início da fabricação seriada da mesma linha de aviões.

Desde o início de sua fabricação seriada foram colocadas à disposição do consumidor três sub-versões diretamente derivadas do Socata TBM 700, sendo o Socata TBM 700B o primeiro deles, com ampla porta de entrada e outras melhorias; o Socata TBM 700C1, com melhorias estruturais; e o Socata TBM 700C2, com peso máximo de decolagem aumentado e a implementação de um bagageiro traseiro interno, atrás dos assentos traseiros, portanto pressurizado. Todos esses quatro modelos, o modelo original e as suas três sub-versões, foram certificados pelas regras americanas FAR PART 23, o que significa que eles obedecem a um padrão de segurança estabelecido por várias autoridades aeronáuticas, já que, na prática, as demais autoridades adotam o padrão americano, inclusive as autoridades brasileiras.

Desde o início da fabricação seriada dos modelos da família Socata TBM, eles foram certificados para operações IFR - Instrument Flight Rules, traduzindo Regras de Voo por Instrumentos, com apenas um piloto, embora muitos operadores, no Brasil e no exterior, optarem por um segundo tripulante. No Brasil, por exemplo, empresas de taxi-aéreo são obrigadas a colocar um segundo tripulante no lado direito do cockpit ou cabine de comando, é o co-piloto. Operadores particulares não têm essa obrigação.

Opcionalmente, a fuselagem do Socata TBM 700 possui duas portas laterais, uma dianteira com escada para acesso do piloto e outra ampla porta traseira para acesso dos passageiros. Dependendo da versão, é possível retirar os leves assentos da cabine de passageiros e convertê-la em apenas 15 minutos em um avião para transporte de cargas leves. No meio aeronáutico esta característica é chamada de quick-change, traduzindo, mudança rápida.

Mais de 250 unidades do Socata TBM 700 e suas sub-versões foram fabricadas.

SOCATA TBM 850

Conhecido também como Socata TBM 700N, é uma versão melhorada e modernizada da família Socata TBM, com o acréscimo de vários itens de desempenho, conforto e segurança, entre eles a troca do sistema convencional de aviônicos analógicos presentes nos modelos anteriores pelo moderno conjunto de aviônicos do tipo EFIS – Electronic Flight Instrument System, mais preciso e seguro.

A sua fabricação em série foi iniciada em 2006, logo após sua certificação por autoridades aeronáuticas, com as primeiras entregas aos clientes iniciadas desde então. Ele também é tracionado por um motor turboélice da família Pratt & Whitney PT6A, mas neste caso específico o modelo Pratt & Whitney PT6A-66D, com 700 shp de potência disponível na decolagem e 850 shp disponível em voo de cruzeiro, também com a capacidade operar em pistas de pouso curtas ou médias, dependendo do peso da aeronave no momento da decolagem, da temperatura ambiente no momento da decolagem e da altitude do aeródromo de partida.

Com um piloto, quatro passageiros adultos e uma criança a bordo, com pouca bagagem, temperatura externa amena no aeródromo de partida e com os tanques de combustível quase cheios, a aeronave consegue decolar a partir de pistas de pouso com apenas 1.200 metros de comprimento, conseguindo alcançar seu teto de serviço de 9.000 metros apenas 30 minutos depois e, a partir de então, conseguindo manter uma velocidade de cruzeiro de 600 km/h e alcance de cerca de 2.150 quilômetros, com reservas de combustível. Em dias quentes, com a cabine lotada de passageiros adultos, incluindo bagagem, ao sol do meio dia, só é possível decolar, com margem de segurança, com menos combustível nos tanques, por isso o alcance é de cerca de 2.000 quilômetros, com reservas.

O avião manteve seu posto de turboélice monomotor civil certificado e de fabricação seriada mais veloz do mundo.

O Socata TBM 850 integra uma boa variedade de itens de navegação, segurança e conforto, incluindo radar meteorológico colorido, GPS – Global Positioning System, pressurização combinada com ar-condicionado e TCAS - Traffic Collision Avoidance System. Desde o início de sua fabricação seriada, a EADS Socata disponibilizou o sistema de navegação EFIS - Electronic Flight Instrument System, modelo Garmin G1000, com as telas primárias PFD – Primary Flight Display, uma do lado esquerdo e outra do lado direito do painel de comando, e a tela multifuncional MFD – Multi Function Display, neste caso no centro do painel.

Os principais números de desempenho foram mantidos, inclusive a VREF ou velocidade de aproximação, próxima à cabeceira de pista em uso, de aproximadamente 140 km/h, um pouco mais ou um pouco menos, dependendo do peso da aeronave no momento do pouso, da temperatura ambiente e da altitude do aeródromo. A velocidade necessária para decolagem em segurança também foi mantida, cerca de 170 km/h, um pouco mais ou um pouco menos, dependendo das mesmas condições citadas logo acima.

SOCATA TBM 900

É uma versão melhorada, modernizada e refinada da família Socata TBM, com o acréscimo de vários itens de desempenho, conforto e segurança, entre eles a adoção de uma hélice Hartzell de cinco pás de material composto de fibra de carbono e a fixação de winglets de material composto nas pontas das asas, neste caso para diminuir o arrasto aerodinâmico e, como consequência, aumentar o alcance.

A sua fabricação em série foi iniciada em 2014, logo após sua certificação por autoridades aeronáuticas, com as primeiras entregas aos clientes iniciadas desde então. Ele também é tracionado por um motor turboélice da família Pratt & Whitney PT6A, o modelo Pratt & Whitney PT6A-66D, mas desta vez com os 850 shp de potência disponível na decolagem e em voo de cruzeiro, também com a capacidade operar em pistas de pouso curtas ou médias, dependendo do peso da aeronave no momento da decolagem, da temperatura ambiente no momento da decolagem e da altitude do aeródromo de partida.

Com um piloto e cinco passageiros adultos a bordo, com pouca bagagem, temperatura externa amena no aeródromo de partida e com os tanques de combustível quase cheios, a aeronave consegue decolar a partir de pistas de pouso com apenas 1.200 metros de comprimento, conseguindo alcançar seu teto de serviço de 9.500 metros apenas 30 minutos depois e, a partir de então, conseguindo manter uma velocidade de cruzeiro de 630 km/h e alcance de cerca de 2.100 quilômetros, com reservas de combustível. Em dias quentes, com a cabine lotada de passageiros adultos, incluindo bagagem, ao sol do meio dia, só é possível decolar, com margem de segurança, com menos combustível nos tanques, por isso o alcance é de cerca de 2.000 quilômetros, com reservas.

Mais uma vez o avião manteve seu posto de turboélice monomotor civil certificado e de fabricação seriada mais veloz do mundo.

O Socata TBM 900 também integra uma boa variedade de itens de navegação, segurança e conforto, incluindo radar meteorológico colorido, GPS – Global Positioning System, pressurização combinada com ar-condicionado e TCAS - Traffic Collision Avoidance System. Desde o início de sua fabricação seriada, a Daher Socata disponibilizou o sistema de navegação EFIS - Electronic Flight Instrument System, modelo Garmin G1000, com as telas primárias PFD – Primary Flight Display, uma do lado esquerdo e outra do lado direito do painel de comando, e a tela multifuncional MFD – Multi Function Display, neste caso no centro do painel.

Os principais números de desempenho foram mantidos ou melhorados em relação ao seu irmão Socata TBM 850, inclusive a VREF ou velocidade de aproximação, próxima à cabeceira de pista em uso, de aproximadamente 140 km/h, um pouco mais ou um pouco menos, dependendo do peso da aeronave no momento do pouso, da temperatura ambiente e da altitude do aeródromo. A velocidade necessária para decolagem em segurança também foi mantida, cerca de 170 km/h, um pouco mais ou um pouco menos, dependendo das mesmas condições citadas logo acima.

O desenvolvimento do Socata TBM 900 foi realizado com o auxílio de um programa de computador chamado CFD – Computational Fluid Design, cujo resultado apresentou uma série melhorias a ser implementada sobre o projeto anterior do Socata TBM 850, entre elas a fixação de winglets (aquelas pequenas "asinhas" quase verticais fixadas na extremidade da asa) com o objetivo de reduzir ainda mais o arrasto e, portanto, reduzir o consumo de combustível e aumentar o alcance. Além dessa melhoria aerodinâmica foram implementadas novas carenagens do trem de pouso; e duas quilhas ventrais, fixadas no cone de cauda; entre outras mudanças sutis, mas que somadas resultaram num pequeno ganho de velocidade em relação ao Socata TBM 850.

Opcionalmente, a aeronave foi comercializada pelo fabricante com sistema de comunicação que possibilita efetuar ligações telefônicas e acessar a Internet em voo. Além disso, a porta dianteira, para acesso do piloto, que antes era opcional, a partir de então se tornou um item de série.

MERCADO

Logo acima, a cabine de passageiros do Socata TBM 700, com um nível de conforto bem razoável para transporte executivo, incluindo pressurização, ar condicionado e com assentos em couro. Logo abaixo, a cabine de passageiros de seu irmão mais moderno Socata TBM 850, com acabamento bem caprichado, também com espaço suficiente para até cinco passageiros, sendo um deles na frente, ao lado do piloto.

Mais de 1.000 unidades dos aviões da família Socata TBM foram fabricadas desde a década de 1990, com mais de 1,5 milhão de horas de voo acumuladas. A grande maioria das unidades fabricadas ainda está voando no mundo inteiro, principalmente nos Estados Unidos, no Canadá e na Europa Ocidental, um grande sucesso de vendas, que é a prova definitiva de uma nova tendência no mercado mundial, muito favorável aos monomotores turboélice. Uma das explicações para esse sucesso é o alto grau de confiabilidade da turbina Pratt & Whitney PT6-A, com baixíssimo índice de falhas em voo.

Cada um dos demais principais concorrentes do Socata TBM também tem características positivas, entre elas a alta velocidade e a qualidade de construção do Pilatus PC-12, com capacidade para até nove passageiros; a modernidade e a velocidade do novíssimo Cessna Denali; a economia de combustível e a facilidade de operação do Piper Meridian; e a robustez e praticidade do Cessna 208A Carvan, este fabricado nos Estados Unidos pela Textron Aviation.

Os monomotores turboélice são uma nova e forte tendência no mercado mundial de aeronaves executivas e utilitárias. De modo geral, eles têm um baixíssimo consumo de combustível e são fáceis de pilotar. Além disso os seus custos operacionais são bastantes razoáveis, com custo total por assento / km voado realmente interessante e digno de ser levado em consideração no momento da decisão de compra por potenciais compradores pessoas físicas e pessoas jurídicas.

Quando a prioridade do potencial comprador é a velocidade e o conforto o jato executivo é realmente mais adequado, mas quando grande parte das viagens é realizada dentro de um país, em rotas intermunicipais e interestaduais com até uma hora de voo, o monomotor turboélice pode ser mais vantajoso, já que é mais econômico.

Pela capacidade de operar em pistas de pouso curtas e sem pavimentação, o Socata TBM tem sido usado por fazendeiros brasileiros para visitas regulares às suas propriedades rurais. O avião tem sido usado também por empresários e executivos para visitas regulares às filiais de empresas, fornecedores e revendedores. Companhias de taxi-aéreo também tem sido contratadas por turistas brasileiros e estrangeiros para viagens a inúmeros pontos turísticos do Brasil.

A Daher Socata é representada no Brasil pela JP Martins, localizada na cidade de São Paulo, que há mais de cinco décadas é uma das maiores revendedoras e prestadoras de serviços de manutenção de aviões monomotores e bimotores a pistão e turboélice do Brasil. Essa empresa também representa no Brasil a Piper Aircraft, outra grande fabricante de aviões executivos de pequeno porte.

SEGURANÇA DE VOO

O avião monomotor é tracionado ou impulsionado por um único motor. De modo geral, o funcionamento e a operação das aeronaves monomotoras são bem mais simples e descomplicados que o funcionamento e a operação de aeronaves bimotoras, com a significativa redução de complexidade de sistemas hidráulicos, elétricos, eletrônicos e mecânicos, com a consequente redução dos custos operacionais em relação às aeronaves bimotoras, ou seja, as aeronaves monomotoras são bem mais fáceis e econômicas de operar e de manter do que as aeronaves bimotoras.

O avião bimotor é tracionado ou impulsionado por dois motores. De modo geral, as aeronaves bimotoras são mais caras, complexas e complicadas de operar e de manter do que as aeronaves monomotoras. No entanto, as aeronaves bimotoras oferecem mais flexibilidade para viagens noturnas e para sobrevoar regiões inóspitas e remotas (como florestas e desertos, por exemplo) com mais segurança e tranquilidade, pois no caso de falha de um dos motores a unidade remanescente de propulsão pode manter o voo até uma parada de emergência mais próxima.

Por outro lado, é consenso dentro do meio aeronáutico de que é um equívoco acreditar que o avião bimotor é sempre mais seguro que o avião monomotor em todas as situações, pois o arrasto aerodinâmico provocado pelo motor e hélice ou palhetas inoperantes poderá desestabilizar perigosamente a aeronave bimotora, caso o piloto não esteja adequadamente treinado para embandeirar a hélice e fazer os ajustes de leme necessários para reverter a assimetria de tração ou empuxo gerada na situação de emergência.

Estatisticamente, em números aproximados, a aviação comercial e a aviação executiva são os meios de transporte mais seguros que existem, com cerca de três acidentes graves com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas, considerando a média mundial. Entretanto, se forem levados em consideração apenas os números de países desenvolvidos, como Canadá, Estados Unidos, países da Europa Ocidental, o Japão, a Coreia do Sul e a Austrália, os números de acidentes para cada um milhão de viagens são ainda menores, na média cerca de um acidente grave com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas.

Considerando todas as mais de 1.000 unidades de série fabricadas a partir de 1990, o Socata TBM, em suas mais variadas versões, se envolveu e/ou foi envolvido em 20 acidentes graves com vítimas fatais, o equivalente a cerca 2% do número total de aeronaves fabricadas.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

SOCATA TBM 700
  • Capacidade: 1 piloto e 5 passageiros;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 550 km / h;
  • Comprimento: Aprox. 11 metros;
  • Envergadura: Aprox. 13 metros;
  • Altura: Aprox. 4,5 metros;
  • Motorização (potência): 1 X Pratt & Whitney PT6A-64 (700 shp);
  • TBO (tempo entre revisões): 3.000 horas;
  • Hélice: 
  • Consumo médio (QAV): Aprox. 
  • Consumo médio (QAV): Aprox. 
  • Aviônicos: Bendix King, incluindo HSI, ADI, KFC-275, VHF, ADF e RMI;
  • Sistema de degelo: Boots pneumáticos;
  • Peso máximo de decolagem: Aprox.
  • Alcance: Aprox. 1.800 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Pista de pouso: Aprox. 1.200 metros (lotado / dias quentes);
  • Teto de serviço: Aprox. 9.000 metros;
  • Preço (no exterior): US$ 1,3 milhão (usado / bom estado de conservação);

SOCATA TBM 850
  • Capacidade: 1 piloto e 5 passageiros;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 600 km / h;
  • Comprimento: Aprox. 11 metros;
  • Envergadura: Aprox. 13 metros;
  • Altura: Aprox. 4,5 metros;
  • Motorização (potência): 1 X Pratt & Whitney PT6A-66D (850 shp);
  • TBO (tempo entre revisões): 3.000 horas;
  • Hélice: Hartzell (quatro pás);
  • Consumo médio (QAV): Aprox.
  • Consumo médio (QAV): Aprox. 
  • Aviônicos: EFIS Garmin G1000, com TAWS e TCAS;
  • Aviônicos: GFC 700 (piloto automático) e ADAHRS;
  • Sistema de degelo: Boots pneumáticos;
  • Peso máximo de decolagem: Aprox. 3.350 kg;
  • Alcance: Aprox. 2.150 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Pista de pouso: Aprox. 1.200 metros (lotado / dias quentes);
  • Teto de serviço: Aprox. 9.000 metros;
  • Preço (no exterior): US$ 3 milhões (pouco voado);

SOCATA TBM 900
  • Capacidade: 1 piloto e 5 passageiros;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 630 km / h;
  • Comprimento: Aprox. 11 metros;
  • Envergadura: Aprox. 13 metros;
  • Altura: Aprox. 4,5 metros;
  • Motorização (potência): 1 X Pratt & Whitney PT6A-66D (850 shp);
  • TBO (tempo entre revisões): 3.000 horas;
  • Hélice: Hartzell (cinco pás);
  • Consumo médio (QAV): Aprox.
  • Consumo médio (QAV): Aprox. 
  • Aviônicos: EFIS Garmin G1000;
  • Sistema de degelo: Boots pneumáticos;
  • Peso máximo de decolagem: Aprox. 3.350 kg;
  • Alcance: Aprox. 2.000 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Pista de pouso: Aprox. 1.200 metros (lotado / dias quentes);
  • Teto de serviço: Aprox. 9.500 metros;
  • Preço (no exterior): US$ 3 milhões (pouco voado);

ONDE COMPRAR

A importação de unidades usadas de Socata TBM também é possível para compradores brasileiros. Porém, somando todos os impostos e taxas, o preço final da aeronave já nacionalizada pode sofrer um acréscimo de até 30% em relação ao preço inicial no exterior.

Não é aconselhável comprar sozinho (a), sem acompanhamento, uma aeronave se não entende do assunto. É aconselhável buscar assessoria profissional especializada e confiável no Brasil para a seleção, a negociação de compra, o cumprimento de todos os trâmites burocráticos relacionados à importação e nacionalização, hangaragem, manutenção e treinamento de tripulação.

Várias empresas idôneas no Brasil oferecem esse tipo de serviço de assessoria e manutenção, entre elas a JP Martins, a Synerjet, a Goal Aircraft, a Líder Aviação, a Japi Aeronaves e a Global Aircraft. Algumas delas oferecem também o serviço de gerenciamento de aeronaves.

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/SOCATA_TBM
  • Wikipedia (em inglês)https://en.wikipedia.org/wiki/SOCATA
  • Daher Socata (divulgação): Imagem
  • Wikimedia: Imagens

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