RIDLEY SCOTT (CINEMA)

RIDLEY SCOTT
RIDLEY LEIGHTON SCOTT
ALIEN – O OITAVO PASSAGEIRO
BLADE RUNNER – O CAÇADOR DE ANDROIDES
GLADIADOR
PERDIDO EM MARTE
FALCÃO NEGRO EM PERIGO

INTRODUÇÃO
O britânico Ridley Scott é um renomado diretor de cinema, que ganhou projeção internacional com os lançamentos de dois grandes e respeitados clássicos americanos de ficção científica das décadas de 1980 e 1970, os futuristas Blade Runner – O Caçador de Androides e Alien – O Oitavo Passageiro. Anos depois, o diretor de cinema consolidou sua carreira e posição na elite do cinema mundial com mais duas obras primas, Gladiador, no ano 2000, e Perdido em Marte, em 2016.

O diretor britânico é comparável a outros grandes mestres do cinema, entre eles os diretores, produtores e escritores George Lucas, Steven Spielberg, Roger Young, John Woo, James Cameron, Albert Broccoli / Ian Fleming, John McTiernan, Marc Forster, Irvin Kershner, John Glen, Ang Lee, Alan Parker, Nicholas Meyer, Stanley Kubrick, Martin Campbell, Jonathan Demme, Lilly / Lana Wachowski, Martin Scorsese, Alfonso Cuarón, J J Abrams, Martin Scorsese e James Mangold.

Ele é irmão do também diretor de cinema Tony Scott.

PERFIL

O veterano Ridley Leighton Scott é um sofisticado produtor e diretor de cinema, um dos mais conceituados pela indústria mundial de cinema, principalmente a indústria dos Estados Unidos, onde estão localizados os maiores estúdios do mundo, dentre eles a Disney / Fox, a Paramount, a Sony / Columbia, a MGM / Amazon, a Universal e a Warner.

Ele nasceu em 1937, cresceu e estudou artes na Inglaterra, onde iniciou sua carreira de diretor e produtor. Durante a juventude, na década de 1970, após ter conseguido realizar alguns trabalhos artísticos na BBC inglesa, foi trabalhar nos Estados Unidos, inclusive em Hollywood, em grandes e médios projetos artísticos, assumindo grandes e médias responsabilidades, como a direção daqueles projetos que viriam lhe trazer a consagração no meio artístico, os filmes Blade Runner – O Caçador de Androides e Alien – O Oitavo Passageiro.

Ele sempre foi um diretor exigente, sofisticado, esmerado, considerado quase um perfeccionista compulsivo. Há relatos discretos de atores e atrizes que quase chegaram ao ponto de abandonar as filmagens, irritados, aborrecidos ou cansados do seu excesso de perfeccionismo, dentre eles o americano Harrison Ford, na época um jovem e notável ator em início de carreira. Com o passar dos anos, as diferenças foram superadas e vários deles voltaram a conviver mais ou menos em harmonia com o diretor.

CARREIRA

Em parte da década de 1960, Ridley Scott trabalhou para a rede TV pública britânica BBC como designer de cenário, uma experiência que influenciou seu trabalho subsequente como diretor. A partir de então ele se tornou diretor de TV, trabalhando em episódios de séries britânicas como Z Cars e The Informer. Em 1967, ele deixou a BBC e passou a maior parte de seus dez anos seguintes fazendo centenas de comerciais de TV através de sua produtora de comercias, a RSA - Ridley Scott Associates.

Durante cinco anos ele criou, conseguiu o financiamento e realizou a produção de seu primeiro filme, Os Duelistas, em 1977. Apesar de ter recebido um prêmio especial do júri de Cannes, na França, o filme foi criticado pela mídia em geral. Os trabalhos seguintes de Ridley Scott, os clássicos futuristas Alien – O Oitavo Passageiro e Blade Runner – O Caçador de Andróides, se tornaram ícones cult, impressionaram o público e a crítica pela riqueza de detalhes visuais, pela profundidade, pelo drama, pelo suspense, pela sensibilidade e sofisticação dos roteiros e pela direção impecável, com atores e atrizes de primeira linha.

Esses filmes foram grandes sucessos de bilheteria, transformando a atriz Sigourney Weaver e o ator Harrison Ford em estrela e astro do cinema, respectivamente, além de dar projeção a outros igualmente talentosos atores e atrizes principais e coadjuvantes, como, por exemplo, Tom Skerritt, Veronica Cartwright, John Hurt, Sean Young, Rutger Hauer, Edward James Olmos, Joanna Cassidy e Daryl Hannah.

Seu terceiro filme, Blade Runner, apresenta uma visão pessimista, depressiva e decadente de uma Los Angeles superpovoada e saturada pela mídia no ano de 2019. O filme teve um número significante de admiradores, apesar de alguns críticos não terem gostado da voz de Harrison Ford e do final do filme, que apresenta o personagem desse ator sobre um ambiente natural com a sua amante bio-androide, a belíssima, elegante, sensível e refinada Rachael, muito bem interpretada pela atriz americana Sean Young.

Esse filme teve uma sequência lançada em 2017, chamada Blade Runner 2049, tendo como protagonistas os atores Ryan Gosling e Harrison Ford, mas dessa vez Ridley Scott desempenhou a função de produtor do filme, não chegou a dirigí-lo efetivamente.

Desde o início do século XX, sempre foi muito difícil fazer com que filmes de ficção científica sejam levados a sério, uma das primeiras tentativas, razoavelmente bem sucedida em termos de crítica, mas um fracasso de público, foi o filme alemão Metropolis, em 1927, seguida décadas depois por outras tentativas mais ou menos bem sucedidas, até chegar em 2001 - Uma Odisseia no Espaço, Blade Runner, Tron - Uma Odisseia Eletrônica e Alien, já nas décadas de 1960, 1970 e 1980, que ajudaram a consolidar o lugar da ficção científica entre os principais segmentos do cinema.

É verdade que Star Wars – Uma Nova Esperança, de 1977, teve, na época, seu lugar de destaque no cinema mundial, principalmente em razão em razão do carisma dos personagens, e ainda hoje impressiona pelos seus efeitos especiais bem caprichados e boa direção, mas os quatro filmes que realmente deram credibilidade ao segmento foram 2001, Blade Runner, Tron e Alien.

Na sequência, o diretor Ridley Scott realizou o filme A Lenda, de 1985, que foi mal recebido pela crítica, mas se tornou um sucesso na TV, seguido de Perigo na Noite, de 1987, um filme de suspense bem produzido e dirigido, mas que não se saiu bem nas bilheterias. Posteriormente, anos depois, o diretor britânico obteve seu maior sucesso desde Blade Runner e Alien, com Chuva Negra, em 1989, um filme policial sobre corrupção que se passa em Nova York e no Japão.

Ele obteve, posteriormente, mais sucesso crítico e comercial com Thelma & Louise, em 1991, com as atrizes Geena Davis e Susan Sarandon nos papéis principais. Na década de 1990, a indústria do cinema testemunhou o crescimento do interesse de Ridley Scott na produção de filmes. Ele produziu a refilmagem de Nunca Te Amei, estrelando Albert Finney, e foi o produtor executivo do filme Meu Pequeno Ladrão, estrelando Harvey Keitel e Thora Birch.

Em 1995, Scott e seu irmão Tony Scott adquiriram o London's Shepperton Studios para a Scott Free Productions.

Após o filme Tormenta, de 1996, Scott filmou Até o Limite da Honra, com Demi Moore no papel de uma tenente da marinha americana, que não deve ser confundido com o filme Questão de Honra, de 1992, também com Demi Moore entre os protagonistas.

Em 2000, o diretor britânico retornou ao topo da indústria cinematográfica com Falcão Negro em Perigo, um ótimo filme baseado em fatos reais, e a superprodução americana Gladiador, mais uma vez reunindo atores e atrizes de alta qualidade, mas desta vez com um roteiro épico romano, narrando a volta ao poder de um general depois de virar escravo, interpretado pelo neozelandês Russell Crowe. A produção e a direção foram impecáveis, tanto que o filme foi premiado com o Oscar de Melhor Filme.

Além disso, Ridley Scott recebeu indicação ao Emmy, por seu trabalho como produtor no filme para TV RKO 281, de 1999.

FILMOGRAFIA DE RIDLEY SCOTT
ANO
TÍTULO
OPINIÃO
1977
Os Duelistas

1979
Alien – O Oitavo Passageiro
Ótimo
1982
Blade Runner – O Caçador de Androides
Ótimo
1985
A Lenda
Razoável 
1987
Perigo na Noite

1989
Chuva Negra

1991
Thelma & Louise
Bom
1992
A Conquista do Paraíso

1996
Tormenta

1997
Limite da Honra

2000
Gladiador
Ótimo
2001
Falcão Negro em Perigo
Ótimo
2001
Hannibal

2003
Os Vigaristas

2005
Cruzada

2006
Todas as Crianças Invisíveis

2006
Um Bom Ano

2007
O Gângster

2008
Rede de Mentiras

2010
Robin Hood

2012
Prometheus
Bom
2013
O Conselheiro do Crime

2014
Êxodo: Deuses e Reis

2015
Perdido em Marte
Ótimo
2017
Alien: Covenant

2017
Blade Runner 2049
Ótimo




PRÊMIOS

O britânico Ridley Scott está no topo da indústria cinematográfica mundial, principalmente da indústria cinematográfica americana e europeia. Ele é um dos mais premiados diretores e produtores de cinema e de TV do mundo, incluindo os prêmios Oscar, Globo de Ouro e Emmy.

  • Globo de Ouro de melhor filme por Perdido em Marte, em 2016.
  • Recebeu três indicações ao Oscar de melhor diretor por Thelma & Louise, em 1992, Gladiador, no ano 2000, e Falcão Negro em Perigo, em 2001.
  • Emmy de melhor filme para televisão por The Gathering Storm, em 2002.
  • Globo de Ouro de melhor minissérie ou filme para televisão RKO 281, em 1999.
  • Prêmio Bodil de melhor filme americano por Thelma & Louise, em 1991.
  • Prêmio de melhor primeiro filme de estreia no Festival de Cannes por Os Duelistas, em 1977.
  • Indicação ao César de melhor filme estrangeiro por Thelma & Louise, em 1991.
  • Indicação ao Prêmio 5 Continentes, no Festival Europeu de Filmes, por Gladiador, no ano 2000.
  • Três indicações ao Internacional Fantasy Film Award de melhor filme por Blade Runner - O Caçador de Andróides, em 1982, Perigo na Noite, em 1987, e Blade Runner - O Caçador de Andróides, em 1982.
  • Indicação ao Globo de Ouro de melhor diretor de filme por Gladiador, no ano 2000.
  • Indicação ao Golden Satellite de melhor diretor por Gladiador, no ano 2000.
  • Prêmio pelo conjunto da obra no Festival de Palm Springs.
  • Indicação ao Prêmio David Lean, no BAFTA, por sua direção em Gladiador, no ano 2000.
  • Prêmio Michael Balcon, no BAFTA, em 1995.
  • Indicação ao BAFTA de Melhor Filme e diretor por Thelma & Louise, em 1992.

GALERIA DE IMAGENS

Logo acima, o rótulo em DVD do clássico Blade Runner – O Caçador de Androides, dirigido por Ridley Scott, o filme que elevou o nome do diretor ao grupo dos maiores e mais conceituados mestres do cinema mundial. Logo abaixo, a belíssima atriz americana Sean Young, interpretando a amante do protagonista Deckard, interpretado por Harrison Ford.




Logo acima, o rótulo em DVD do clássico Alien – O Oitavo Passageiro, dirigido por Ridley Scott. Esse filme também elevou o nome do diretor britânico à elite dos diretores, produtores e escritores do cinema. Logo abaixo, a bela e determinada protagonista Ripley, interpretada pela atriz americana Sigourney Weaver.



Logo acima, mais um exemplo de talento e maturidade do diretor britânico, o filme Gladiador, cujo protagonista Maximus foi interpretado com competência pelo ator neozelandês Russell Crowe. Logo abaixo, mais uma musa do cinema, a atriz dinamarquesa Connie Nielsen, interpretando a linda e refinada Lucilla.



Logo acima, um dos mais recentes filmes de ficção científica de Ridley Scott, Perdido em Marte, de 2015, cujo protagonista Mark Watney, interpretado pelo ator americano Matt Damon, sofre um acidente em Marte e precisa ser resgatado. Se ainda havia dúvidas sobre a competência, o talento e a maturidade desse ator, então não existe mais. Logo abaixo, mais uma imagem impressionante do filme.


VEJA TAMBÉM


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ridley_Scott
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Alien,_o_Oitavo_Passageiro
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Blade_Runner
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gladiador_(filme)
  • Sony / Columbia (divulgação): Imagem
  • Universal Pictures (divulgação): Imagens
  • 20th Century Fox (divulgação): Imagens
  • Warner Bros (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)