PIPER MALIBU
PIPER MALIBU
PIPER MALIBU MIRAGE
PIPER MALIBU MATRIX
PIPER MALIBU M350
PIPER MALIBU M350
INTRODUÇÃO
Logo acima, imagem publicitária oficial do Piper Malibu, uma aeronave robusta e econômica, um sucesso de vendas da Piper Aircraft. Logo abaixo, mais um imagem do Piper Malibu, ressaltando as características de flexibilidade operacional da aeronave, com capacidade de pousar e decolar em pistas de pouso curtas e / ou médias de aeroportos centrais de grandes metrópoles
O Piper Malibu é uma robusta e econômica aeronave monomotor a pistão de pequeno porte, com motorização com turbocompressor e com pressurização na cabine de passageiros, criada, desenvolvida e fabricada em larga escala nos Estados Unidos desde a década de 1980 pela Piper Aircraft, com capacidade para transportar um piloto e cinco ou seis passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais, em rotas domésticas.
A Piper Aircraft é uma
grande e tradicional empresa norte-americana fabricante de aviões
leves a pistão, monomotores e bimotores, atualmente sediada em Vero
Beech, no estado da Flórida, nos Estados Unidos. Desde sua fundação
em 1937, por William Piper, a empresa já fabricou mais de 140.000
aviões, entre monomotores e bimotores, entre tracionados por motores
a pistão e turboélices. Atualmente, há mais de 90.000 aviões
fabricados pela Piper Aircraft em condições normais de operação,
nos cinco continentes do planeta.
As principais concorrentes
da Piper Aircraft no mercado mundial de aviões leves a pistão são
a Beechcraft Corporation, a Cessna Aircraft, a Cirrus Aircraft e a
Mooney Aircraft, essas quatro nos Estados Unidos, a Daher Socata, da
França, e a Vulcanair, da Itália.
Atualmente, a Piper Aircraft é propriedade do Governo de Brunei.
Atualmente, a Piper Aircraft é propriedade do Governo de Brunei.
CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Logo acima, o moderno cockpit do Piper Malibu, com o aviônico EFIS Garmin G1000 disponível nas três versões, Piper Malibu Mirage, Piper Malibu Matrix e Piper Malibu M350, a primeira com pressurização na cabine de passageiros e a segunda sem pressurização. Logo abaixo, o cockpit convencional de uma das primeiras versões do Piper Malibu, com instrumentos analógicos, mas homologado para voos por instrumentos.
Na década de 1980, o objetivo da Piper Aircraft era inaugurar uma nova categoria de aeronaves leves de operação relativamente simples e barata, porém com alguns diferenciais de conforto e segurança para essa classe de aviões, começando pela porta lateral de acesso com escada embutida, pelo corredor central na cabine de passageiros e pelo sistema de degelo com boots nos bordos de ataque das asas e do estabilizador horizontal.
Atualmente, o Piper Malibu a pistão, conhecido também como Piper PA-46 Malibu, é fabricado em duas versões, a versão Malibu M350 é pressurizada e a versão Malibu Matrix não tem pressurização, mas são aeronaves bem parecidas.
O projeto totalmente original das asas e da fuselagem do Piper Malibu, com a construção convencional em alumínio e ligas metálicas e trem de pouso com amortecedores de longo curso, foi certificado pelas autoridades aeronáuticas americanas na década de 1980. O Piper Malibu foi certificado desde o início para ser operado por apenas um piloto.
Inicialmente, a partir de 1982, impulsionado pelo motor Continental Turbo, de 310 hp, combinado com hélice de duas pás, o projeto foi submetido a rigorosos testes de robustez estrutural e confiabilidade dos sistemas hidráulico, elétrico, eletrônico e mecânico comparáveis aos testes de voo e de laboratório que o fabricante estadunidense Beech Aircraft, atualmente Beechcraft Corporation, realizou no seu famoso Bonanza, na década de 1960.
Em toda a história da aviação, o Piper Malibu foi o primeiro avião monomotor a pistão que integrou com sucesso uma boa quantidade de itens de navegação, segurança e conforto, incluindo radar meteorológico colorido (coisa rara em monomotores a pistão), GPS, pressurização combinada com ar-condicionado e TCAS - Traffic Collision Avoidance System.
Posteriormente, a Piper disponibilizou no Piper Malibu o sistema de navegação EFIS - Electronic Flight Instrument System, com as telas PFD, as telas primárias, e MFD, a tela multifuncional.
A partir da década de 1990, o Piper Malibu passou a ser oferecido na versão Malibu Mirage, com motorização Lycoming TIO-540, com turbocompressor e 350 hp de potência, combinada com hélice Hartzell de três pás em material composto. Essa motorização deu ao Piper Malibu a capacidade de chegar até sua altitude típica de cruzeiro alguns minutos antes da versão anterior, sem complicações de superaquecimento.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima e logo abaixo, o Piper Malibu tem flexibilidade operacional para frequentar aeroportos de grandes metrópoles, pequenos aeroportos ou aeródromos de cidades do interior e, ainda, pequenas pistas de pouso de fazendas espalhadas pelo interior do pais.
O Piper Malibu é uma robusta e eficiente aeronave monomotor a pistão de pequeno porte, com capacidade para transportar um piloto e cinco ou seis passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais, em rotas domésticas. Ele é o melhor avião a pistão fabricado pela Piper Aircraft, o mais moderno e mais confortável da tradicional fabricante americana de aviões leves, com corredor central na cabine de passageiros, com um mini-refrigerador para água mineral, sucos e refrigerantes e uma pequena central multimídia com CD player e DVD player.
O Piper Malibu está homologado para voos IFR - Instrument Flight Rules, os voos por instrumentos, e pode ser operado em condições meteorológicas de baixa temperatura ambiente. Para evitar formação de gelo nas asas e no estabilizador horizontal ele está equipado com boots de degelo. A cabine de comando do Piper Malibu está equipada com aviônicos Allied Signal Bendix King, com diretor de voo Flight Director KFC 150, radar altímetro, GPS e EMIS - Engine Monitoring System, que monitora os parâmetros de rpm, consumo e potência. Os parâmetros excedidos pelo piloto são registrados e somente o proprietário da aeronave e / ou a oficina de manutenção do avião têm acesso a esses registros.
As versões mais modernas do Piper Malibu, inclusive a versão mais recente Malibu M350, possuem cockpit com o conjunto de aviônicos EFIS Garmin G1000, com duas telas primárias PFD - Primary Flight Display de 10 polegadas e uma tela MFD - Multi Function Display de 15 polegadas. Além disso, o Piper Malibu tem um bom isolamento acústico interno para viagens mais agradáveis.
O Piper Malibu Mirage está equipado com painel de áudio GMA 340 e transponder GTX 320.
AS VERSÕES DO MALIBU
MERCADO
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima e logo abaixo, o Piper Malibu tem flexibilidade operacional para frequentar aeroportos de grandes metrópoles, pequenos aeroportos ou aeródromos de cidades do interior e, ainda, pequenas pistas de pouso de fazendas espalhadas pelo interior do pais.
O Piper Malibu é uma robusta e eficiente aeronave monomotor a pistão de pequeno porte, com capacidade para transportar um piloto e cinco ou seis passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais, em rotas domésticas. Ele é o melhor avião a pistão fabricado pela Piper Aircraft, o mais moderno e mais confortável da tradicional fabricante americana de aviões leves, com corredor central na cabine de passageiros, com um mini-refrigerador para água mineral, sucos e refrigerantes e uma pequena central multimídia com CD player e DVD player.
O Piper Malibu está homologado para voos IFR - Instrument Flight Rules, os voos por instrumentos, e pode ser operado em condições meteorológicas de baixa temperatura ambiente. Para evitar formação de gelo nas asas e no estabilizador horizontal ele está equipado com boots de degelo. A cabine de comando do Piper Malibu está equipada com aviônicos Allied Signal Bendix King, com diretor de voo Flight Director KFC 150, radar altímetro, GPS e EMIS - Engine Monitoring System, que monitora os parâmetros de rpm, consumo e potência. Os parâmetros excedidos pelo piloto são registrados e somente o proprietário da aeronave e / ou a oficina de manutenção do avião têm acesso a esses registros.
As versões mais modernas do Piper Malibu, inclusive a versão mais recente Malibu M350, possuem cockpit com o conjunto de aviônicos EFIS Garmin G1000, com duas telas primárias PFD - Primary Flight Display de 10 polegadas e uma tela MFD - Multi Function Display de 15 polegadas. Além disso, o Piper Malibu tem um bom isolamento acústico interno para viagens mais agradáveis.
O Piper Malibu Mirage está equipado com painel de áudio GMA 340 e transponder GTX 320.
AS VERSÕES DO MALIBU
PIPER
PA-46-310P MALIBU
O
Piper Malibu, o modelo original da família, conhecido também como
Piper PA-46-310P Malibu, foi lançado em 1978 e, alguns
anos depois, em 1983, após um processo de desenvolvimento, foi
certificado e passou a ser fabricado em série. Esse avião monomotor
é um modelo totalmente original e foi usado como base para dar
origem às versões do Piper Malibu lançadas e fabricadas em série anos depois. Ele
é tracionado por um motor Continental TSIO-520 turbo, com 310 hp de
potência disponíveis na decolagem.
Esse
avião foi fabricado nos Estados Unidos pela Piper Aircraft entre
1983 e 1988, com mais de 400 unidades fabricadas. Com um olhar atento
percebe-se que praticamente não há diferenças estéticas externas
entre o Piper Malibu e seus irmãos mais novos e modernos Piper
Malibu Mirage e Piper Malibu Matrix. Não é um avião grande, mas é
elegante e deixa um boa impressão por onde passa.
Não
é uma aeronave básica, pelo contrário, juntamente com seus irmãos
mais novos é um dos modelos de aviões monomotores mais modernos e
confortáveis que existe, homologado para voos por instrumentos,
inclusive.
PIPER
PA-46-350P MALIBU MIRAGE
O
Piper Malibu Mirage, conhecido também como Piper PA-46-350P Malibu
Mirage, é a versão modernizada e melhorada do Piper Malibu. Ela
começou a ser fabricada em série em 1988 e, nos anos seguintes, foi
submetida a uma variedade de modernizações e melhorias, incluindo a
adoção do conjunto de aviônicos digitais EFIS – Electronic
Flight Instrument System, fabricado pela Garmin, a transferência de
um conjunto de switches para um overhead panel, uma asa maior, um
novo para-brisa, entre outras mudanças.
PIPER
PA-46R-350T MALIBU MATRIX
O
Piper Malibu Matrix, conhecido também como Piper PA-46R-350T Malibu
Matrix, é a versão sem pressurização do Piper Malibu. Ela é bem
parecida com o Piper Malibu Mirage, exceto pela ausência do sistema
de pressurização e a sua substituição por um sistema simples de
oxigênio.
Essa
versão um pouco mais barata do Piper Malibu foi lançada em 2007 e é
anunciada pelo fabricante como a mais confortável opção de
monomotor a pistão disponível no mercado com preço de aquisição
razoável, cerca de US$ 1,2 milhão (novo), no Brasil. Ele está
disponível com aviônicos homologados para voos por instrumentos, piloto automático S-Tec 55X e ar condicionado, esses como itens de série.
O
Piper Malibu Matrix está disponível também com vários opcionais,
incluindo o cockpit equipado com aviônicos digitais EFIS – Electronic Flight
Instrument System, modelo Garmin G1000, sistema de descongelamento,
sistema de alerta de tráfego Avidyne TAS610, entre outros;
MERCADO
Logo acima, uma das configurações de assentos disponíveis para o Piper Malibu, com a cabine de passageiros com acabamento caprichado, com quatro assentos em club seat, ou seja, frente a frente, e mais um assento para o quinto passageiro ao lado do piloto. Logo abaixo, o Piper Malibu com a porta de entrada lateral com escada.
Mais de 1.500 unidades de Piper Malibu, incluindo as versões Mirage e Matrix, já foram vendidas no mundo inteiro, principalmente nos Estados Unidos e na Europa.
Mais de 1.500 unidades de Piper Malibu, incluindo as versões Mirage e Matrix, já foram vendidas no mundo inteiro, principalmente nos Estados Unidos e na Europa.
Pela capacidade de pousar e decolar em pistas de pouso sem pavimentação, é usado por muitos agricultores e pecuaristas como o meio de transporte para visitas às suas fazendas e também por empresários e executivos para visitas às filiais de empresas, fornecedores e revendedores.
A
Piper Aircraft é representada no Brasil pela JP Martins Aviação,
localizada no Aeroporto Campo de Marte, dentro da cidade de São
Paulo. É um dos maiores revendedores da Piper Aircraft fora dos
Estados Unidos, e também presta serviços de manutenção para toda
linha de aviões da marca Piper.
SEGURANÇA DE VOO
Estatisticamente, em
números aproximados, a aviação comercial e a aviação executiva
são os meios de transporte mais seguros que existem, com cerca de
três acidentes graves com vítimas fatais para cada um milhão de
viagens realizadas, considerando a média mundial. Porém, se forem
levados em consideração apenas os números de países
desenvolvidos, como Canadá, Estados Unidos, países da Europa
Ocidental, o Japão, a Coreia do Sul e a Austrália, os números de
acidentes para cada um milhão de viagens são ainda menores, na
média cerca de um acidente grave com vítimas fatais para cada um
milhão de viagens realizadas.
O Piper Malibu tracionado
por motor a pistão está há mais de 30 anos no mercado, em produção seriada e
ininterrupta, com mais 1.500 unidades fabricadas e vendidas. É um
dos modelos de monomotores a pistão mais bem sucedidos da história
da aviação, sendo bem aceito também no mercado brasileiro, com
algumas dezenas de unidades registradas aqui e atualmente em
operação, principalmente no transporte intermunicipal e
interestadual de brasileiros, em rotas domésticas.
Na
década de 1970, um dos objetivos da Piper Aircraft era criar uma das
melhores combinações de recursos tecnológicos de segurança em um
monomotor a pistão do mercado aeronáutico, com a tecnologia
disponível naquela época, com cockpit analógico completo para voos
por instrumentos, incluindo o radar meteorológico colorido e o aparelho embarcado NAV para recepção de sinais de estações VOR, o sistema de degelo por meio de boots nos bordos de ataque das
asas e do estabilizador horizontal e tubo pitot aquecido
eletricamente, robustez estrutural da fuselagem e das asas, entre
outros recursos tecnológicos.
Não
obstante todos esses esforços dos projetistas, executivos e técnicos
da Piper Aircraft para alcançar o objetivo de criar, desenvolver e
fabricar um dos mais seguros aviões monomotores disponíveis no
mercado mundial, infelizmente o Piper Malibu se envolveu e / ou foi
envolvido em 78 acidentes graves com vítimas fatais em várias
partes do mundo, o equivalente a 6% do número total de aeronaves
fabricadas.
Como
não há número suficiente de aviões Piper Malibu a pistão
registrados no mercado brasileiro para realizar uma pesquisa por
amostragem das principais causas de acidentes graves com vítimas fatais em que o Piper Malibu
se envolveu e / ou foi envolvido, foi necessário realizar o
levantamento sobre os aviões de matrícula americana, aliás o
principal mercado mundial de aviação geral.
Como
a aviação geral brasileira também tem bom nível de segurança,
quase o mesmo nível que a aviação geral americana, essa análise
por amostragem do mercado americano permitirá que o leitor /
internauta brasileiro tenha pelo menos uma noção básica sobre o
comportamento do Piper Malibu, de modo geral:
ACIDENTES
|
CAUSAS
PREDOMINANTES
|
14 %
|
CFIT / Falha
humana na aproximação
|
18 %
|
CFIT /
Aproximação mal sucedida sob mau tempo
|
2 %
|
Colisão de
tráfego em voo
|
5 %
|
Falha de
funcionamento do motor
|
5 %
|
Falha humana
na manutenção do avião
|
20 %
|
Mau tempo em
cruzeiro, com falha humana na maioria dos casos
|
7 %
|
Desorientação
espacial em cruzeiro, sob mau tempo
|
7 %
|
Arremetida
mal sucedida (pista ocupada ou invadida)
|
2 %
|
Falha humana
após a decolagem
|
2 %
|
Fadiga /
cansaço do piloto
|
2 %
|
Falha humana
em cruzeiro
|
2 %
|
Água nos
tanques (falha humana)
|
2 %
|
Excesso de
peso na decolagem
|
5 %
|
Negligência,
imperícia e / ou temeridade do piloto
|
2 %
|
Excessivo uso
de medicamentos
|
2 %
|
Falha de
funcionamento do piloto automático
|
2 %
|
Abastecimento
incorreto, com combustível de jato
|
O
levantamento estatístico tomou uma amostragem de 44 acidentes graves com vítimas fatais ocorridos em território americano, com aeronaves de matrícula
americana. Não foram levados em consideração neste cálculo os
casos de suicídio, os casos com investigações inconclusivas, entre
mais algumas exceções.
Observou-se
durante esta pesquisa vários casos em que os operadores não
acionaram o sistema de aquecimento do tubo de pitot no momento
adequado, causando o seu congelamento e consequente medições
incorretas.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
PIPER PA-46-350P MALIBU MIRAGE
- Capacidade: 1 piloto e 5 ou 6 passageiros;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 380 km / h;
- Comprimento: Aprox. 9 metros;
- Envergadura: Aprox. 13 metros;
- Altura: Aprox. 3,4 metros;
- Motorização (potência): Lycoming TIO-540 turbo (350 hp);
- Hélice: Hartzell em composite (três pás);
- Combustível: AVGAS 100LL;
- Aviônicos: Allied Bendix King, KFC 150, Garmin GNS 430 e EMIS;
- Certificação: FAR / PART 23 Airworthiness / 1988;
- Consumo médio (AVGAS): Aprox. 85 litros / hora (lotado / 75% potência);
- Consumo médio (AVGAS): Aprox. 0,04 litro / passageiro / km voado;
- Alcance: Aprox. 1.850 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Pista de pouso: Aprox. 1.000 metros (quatro passageiros / dias quentes / tanques cheios);
- Teto de serviço: Aprox. 7.500 metros;
- Climb (subida): Aprox. 350 metros / minuto;
- Peso máximo decolagem: Aprox. 1.690 kg;
- Preço (no Brasil): Aprox. US$ 485 mil (usado / bom estado de conservação);
- Preço (no Brasil): Aprox. US$ 850 mil (semi-novo);
- Preço (no Brasil): Aprox. US$ 1,4 milhão (novo);
PIPER PA-46-310P MALIBU
- Capacidade: 1 piloto e 5 ou 6 passageiros;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 350 km / h;
- Comprimento: Aprox. 9 metros;
- Envergadura: Aprox. 13 metros;
- Altura: Aprox. 3,4 metros;
- Motorização (potência): Continental TSIO-520 turbo (310 hp);
- Hélice:
- Combustível: AVGAS 100LL;
- Aviônicos:
- Certificação: FAR / PART 23 Airworthiness / 1983;
- Consumo médio (AVGAS): Aprox. 75 litros / hora (lotado / 75% potência);
- Consumo médio (AVGAS): Aprox. 0,04 litro / passageiro / km voado;
- Alcance: Aprox. 2.100 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Pista de pouso: Aprox. 1.000 metros (quatro passageiros / dias quentes / tanques cheios);
- Teto de serviço: Aprox. 6.500 metros;
- Climb (subida): Aprox. 280 metros / minuto;
- Peso máximo decolagem: Aprox.
- Preço (no Brasil): Aprox. US$
PIPER PA-46R-350T MALIBU MATRIX
- Capacidade: 1 piloto e 5 ou 6 passageiros;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 385 km / h;
- Comprimento: Aprox. 9 metros;
- Envergadura: Aprox. 13 metros;
- Altura: Aprox. 3,4 metros;
- Motorização (potência): Lycoming TIO-540 turbo (350 hp);
- Hélice:
- Combustível: AVGAS 100LL;
- Aviônicos:
- Certificação: FAR / PART 23 Airworthiness / 2008;
- Consumo médio (AVGAS): Aprox. 75 litros / hora (lotado / 75% potência);
- Consumo médio (AVGAS): Aprox. 0,04 litro / passageiro / km voado;
- Alcance: Aprox.
- Pista de pouso: Aprox. 1.000 metros (quatro passageiros / dias quentes / tanques cheios);
- Teto de serviço: Aprox. 7.600 metros;
- Climb (subida): Aprox. 350 metros / minuto;
- Peso máximo decolagem: Aprox. 1.970 kg;
- Preço (no Brasil): Aprox. US$ 980 mil (semi-novo);
- Preço (no Brasil): Aprox. US$ 750 mil (usado / bom estado de conservação);
- Aeromercado (classificados): http://www.aeromercado.com.br/defr.asp
- Flight Market (classificados): http://www.flightmarket.com.br/pt/
- America Aviões (classificados): http://www.americaavioes.com.br/deft.asp
GALERIA DE IMAGENS
Logo acima e logo abaixo, duas bonitas imagens, o Piper Malibu em ação, transportando passageiros em dias tranquilos, sem formações meteorológicas pesadas
VEJA TAMBÉM
- Aileron
- Abdução (Ufologia)
- Turbofan
- Trimotor
- Informática (Parte 1)
- Saab JAS 39 Gripen
- Navegadores (Informática)
- AVGAS (Gasolina de Aviação)
- Extraterrestre (Ufologia)
- Robinson R44
- Quadrimotor
- Beechcraft
- Programa FX2 (Força Aérea Brasileira)
- Piper Seneca
- Beechcraft Baron
- Piper Saratoga
- Beechcraft Bonanza
- Piper Navajo
- Beechraft King Air
- Piper Malibu Meridian
- Beechcraft Premier
- Bimotor
- Piper Arrow
- Pilatus PC-12
- Bombardier Global 6000
- Ônibus Espacial
- Bombardier Learjet 45
- UFO/ OVNI (Ufologia)
- Bombardier Learjet 60
- Monomotor
- Cessna 206 Station Air
- Cessna 208B Grand Caravan
- MD Explorer (MD 900 Explorer)
- Cessna 210 Centurion
- MD 520 Notar
- Cessna Citation
- Longarina (Engenharia)
- Cessna Citation CJ2
- Gates Learjet 55
- Cessna Citation Encore
- Gates Learjet 35
- Cessna Citation Excel
- Bombardier Learjet
- Cessna Citation II
- Gates Learjet 25
- Cessna Citation III
- Iridium (Telefonia por Satélite)
- Cessna Citation V
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Cessna Citation X
- Caso ET de Varginha
- Cirrus Aircraft
- Beechcraft Hawker 800
- Cirrus SR20
- Beechcraft Hawker 4000
- Cirrus SR22
- Beechcraft Hawker 400
- Gulfstream G200
- Dassault Falcon 2000
- Decolagem (Aviação)
- Etops (Aviação)
- Disco Voador
- Bell 206 Jet Ranger
- Embraer EMB-121 Xingu
- Gulfstream G550 e Gulfstream GV
- Embraer Legacy (ERJ-135 BJ)
- Embraer Phenom 300
- Dassault Falcon 50
- Mooney M20R Ovation
- Airbus H-135 / Eurocopter EC-135
- Embraer KC-390
- Cessna 182 Skylane
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Bell 206 Long Ranger
- Globalstar (Telefonia por Satélite)
- Eurocopter EC-120 Colibri
- Operação Prato (Ufologia)
- Bombardier Challenger
- Airbus H-130 / Eurocopter EC-130
- Área 51 (Ufologia)
- Stormscope (Meteorologia)
- Aeroporto Campo de Marte
- Socata TBM
- Gulfstream III
- Leonardo AW119 Koala
- Cessna 210 Centurion
- Socata TB
- Airbus A300
- Drones
- Bell 407
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Flying Magazine (em inglês): http://www.flyingmag.com/aircraft/pistons/piper-malibu-new-airplane-new-day
- Revista Aero Magazine: http://aeromagazine.uol.com.br/artigo/piper-predestinada-a-aviacao-leve_782.html
- JP Martins: http://www.jpmartins.com.br/matrix.html
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Piper_Aircraft
- Flight Safety Foudation (em inglês): https://aviation-safety.net/wikibase/dblist.php?AcType=PA46
- Revista Frequência Livre: http://www.jpmartins.com.br/pdf/piper_matrix.pdf
- JP Martins: http://www.jpmartins.com.br/mirage.html
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Piper_Malibu
- Piper (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
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