CESSNA 210 CENTURION
CESSNA 210 (ASPIRADO)
CESSNA 210 D CENTURION (ASPIRADO)
CESSNA 210 N CENTURION II (ASPIRADO)
CESSNA 210 EVOLUTION (RETROFITADO)
CESSNA T210 CENTURION (TURBO)
INTRODUÇÃO
CESSNA 210 D CENTURION (ASPIRADO)
CESSNA 210 N CENTURION II (ASPIRADO)
CESSNA 210 EVOLUTION (RETROFITADO)
CESSNA T210 CENTURION (TURBO)
INTRODUÇÃO
Logo acima e logo abaixo, o Cessna 210 Centurion, com trem de pouso retrátil e sem suportes fixados nas asas e fuselagem. Avião monomotor de manutenção simples e barata, aeronave econômica e fácil de pilotar. Um sucesso de vendas da Cessna Aircraft, uma das maiores fabricantes de aviões monomotores do mundo
O Cessna 210 é uma econômica aeronave monomotor a pistão de pequeno porte, com construção convencional metálica e trem de pouso retrátil, com capacidade para transportar com razoável conforto um piloto e três passageiros, nas duas primeiras versões, ou com capacidade para transportar com razoável conforto um piloto cinco passageiros, em todas as versões posteriores, em viagens intermunicipais e interestaduais (rotas domésticas), fabricada nos Estados Unidos desde a década de 1950 e produzida até a década de 1980 pela fabricante norte-americana de aeronaves executivas Cessna Aircraft.
A Cessna Aircraft é uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de aeronaves executivas do mundo. O portfólio de produtos dessa fabricante é amplo, vai desde pequenos e extremamente econômicos monomotores a pistão, como o Cessna 172 Skyhawk, por exemplo, até sofisticados jatos executivos bimotores de alta performance, de porte médio e alcance intercontinental, como o Cessna Citation Longitude.
A Cessna Aircraft é uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de aeronaves executivas do mundo. O portfólio de produtos dessa fabricante é amplo, vai desde pequenos e extremamente econômicos monomotores a pistão, como o Cessna 172 Skyhawk, por exemplo, até sofisticados jatos executivos bimotores de alta performance, de porte médio e alcance intercontinental, como o Cessna Citation Longitude.
Ela é propriedade da
holding americana de indústria aeronáutica Textron Company, que
controla também outras grandes e tradicionais fabricantes, como a
Beechcraft Corporation, que fabrica o Beechcraft King Air, por
exemplo, e a Lycoming Engines, que fabrica o motor aeronáutico a
pistão Lycoming IO540, por exemplo.
O principal concorrente do Cessna 210 no mercado aeronáutico mundial é o Piper PA-32 Saratoga. Já o Beechcraft Bonanza é uma aeronave da mesma categoria de monomotores leves a pistão, com praticamente a mesma capacidade e perfil de operação.
O principal concorrente do Cessna 210 no mercado aeronáutico mundial é o Piper PA-32 Saratoga. Já o Beechcraft Bonanza é uma aeronave da mesma categoria de monomotores leves a pistão, com praticamente a mesma capacidade e perfil de operação.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, o clássico painel de comando analógico do Cessna 210 Centurion, homologado para voos por instrumentos. Logo abaixo, o painel do mesmo modelo de avião submetido a um upgrade, isto é, modernização ou atualização do cockpit, com a instalação de instrumentos dentro do conceito glass cockpit.
O
Cessna 210 Centurion é um robusto monomotor a pistão de
pequeno porte, com fuselagem e asas de construção convencional em alumínio e ligas
metálicas, com capacidade para transportar com razoável conforto um
piloto e cinco passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais. Não há necessidade de um co-piloto para
operar o Cessna 210 Centurion, que é uma aeronave de estrutura semi-monocoque, com asas altas do tipo cantilever, trem de pouso retrátil e sem suportes externos (conhecidos também, no meio aeronáutico,
como montantes) fixados nas asas e na fuselagem.
Esse avião monomotor é fácil de pilotar graças a uma
boa aerodinâmica e aos componentes eletrônicos, mecânicos,
elétricos e hidráulicos que formam um bom conjunto, começando
pelas tradicionais motorizações Continental IO520 e Continental IO550, ambas aspiradas, a primeira com 285 hp e a segunda com 300 hp, fabricadas nos Estados Unidos pela Continental Motors, uma grande e tradicional fabricante de motores aeronáuticos, e pelas hélices de três pás da fabricante
McCaulley. A partir de 1966, a Cessna Aircraft passou a fabricar também a versão Cessna T210 Centurion, com motor turbo da Continental Motors.
O Cessna 210 Centurion tem duas portas laterais de acesso ao interior da aeronave,
uma para o piloto e outra para seu acompanhante (não há necessidade
de co-piloto). Para acesso dos passageiros aos assentos
traseiros é necessário movimentar para frente os assentos
dianteiros, totalizando seis assentos. O trem de pouso é retrátil e seus mecanismos de recolhimento, abaixamento e acionamento para manobras em solo foram melhorados ao longo dos anos, a partir de 1972, passaram por um processo de simplificação, para reduzir o máximo possível o risco de eventuais falhas de funcionamento.
A fabricação em série do modelo Cessna 210, o modelo original a partir do qual todas as versões foram criadas e desenvolvidas, foi iniciada em 1957 nos Estados Unidos. Com o passar dos anos, a Família Cessna 210 cresceu, com várias versões sendo criadas. Em 1964, a Cessna Aircraft deu um importante passo no incremento do seu portfólio de produtos, com a criação da versão Cessna 210 D , um modelo com dois assentos a mais que o modelo Cessna 210 original, totalizando seis assentos, e potente motorização Continental TSIO-520 de 285 hp.
A fabricação em série do Cessna 210 Centurion, uma das melhores versões da família, foi iniciada em 1970 e submetida a uma variedade de melhorias e refinamentos. A fabricação em série da família Cessna 210 foi encerrada definitivamente em 1985. Apesar de ter sido usado intensivamente no Brasil nas décadas de 1970, 1980 e 1990 em um grande número de pistas de pouso de leito natural, não pavimentas e de comprimento limitado, o Cessna 210 Centurion apresentou características de economia de combustível, baixo custo de manutenção e fácil revenda. É um avião fácil de pilotar, obediente aos comandos e bonito, principalmente quando em voo, com o trem de pouso recolhido.
A fabricação em série do Cessna 210 Centurion, uma das melhores versões da família, foi iniciada em 1970 e submetida a uma variedade de melhorias e refinamentos. A fabricação em série da família Cessna 210 foi encerrada definitivamente em 1985. Apesar de ter sido usado intensivamente no Brasil nas décadas de 1970, 1980 e 1990 em um grande número de pistas de pouso de leito natural, não pavimentas e de comprimento limitado, o Cessna 210 Centurion apresentou características de economia de combustível, baixo custo de manutenção e fácil revenda. É um avião fácil de pilotar, obediente aos comandos e bonito, principalmente quando em voo, com o trem de pouso recolhido.
De
lá pra cá, o número de pistas de pouso homologadas e registradas, com
pavimentação e comprimento bem razoável, aumentou no Brasil, tanto
em aeródromos e aeroportos públicos e privados quanto em fazendas e
áreas privadas de indústrias e agroindústrias. Combinando esse
fator positivo com o advento de novas e importantes tecnologias
agregadas à indústria aeronáutica, por meio de upgrades nos modelos clássicos, entre elas o GPS - Global Positioning System, o TCAS - Traffic Collision Avoidance System e o stormscope a tendência é de uma redução nos índices de acidentes com aeronaves monomotoras em geral, com
o aumento da segurança das operações.
A
velocidade mínima de segurança para rotação do Cessna 210 Centurion, ou seja,
a velocidade mínima necessária para decolar com segurança, é
baixa, apenas cerca de 150 km / h, com a cabine lotada de
passageiros, com os tanques cheios e em dias quentes. Essa é uma das
explicações sobre o porquê de muitos fazendeiros, empresários e
executivos no Brasil ainda preferirem comprar ou alugar aviões a
pistão para visitar suas fazendas, filiais, fornecedores e
revendedores espalhados pelo interior do Brasil, a maior parte deles
em municípios com infraestrutura aeroportuária limitada ou, em
muitos casos, até inexistente.
Os aspectos externos dos projetos do Cessna 210 Centurion e do Cessna 206 Station Air são semelhantes, mas com algumas características próprias que os diferenciam, entre elas a ausência dos suportes fixados na fuselagem e nas asas do Cessna 210 Centurion, que exigiu o reforço da estrutura das asas, e a implantação de um sistema retrátil de trem de pouso. Aliás, o Cessna 206 Station Air é um avião derivado do Cessna 210 Centurion, isto é, a Cessna Aircraft usou o Centurion como base para dar origem ao projeto do Station Air.
Atualmente, somente o Cessna 206 Station Air é fabricado pela Cessna Aircraft. Mas o potencial cliente da Cessna Aircraft pode ficar tranquilo, pois quase todas as características positivas do Centurion estão presentes também no Station Air.
MERCADO
Toda a família de
aeronaves Cessna 210 da Cessna Aircraft é um grande sucesso de
vendas, com mais de 9.000 unidades fabricadas, com uma variedade
de versões criadas a partir do mesmo projeto básico Cessna 210,
lançado na década de 1950. Lembrando que somente a partir de 1970,
o Cessna 210, na sua versão Cessna 210 Centurion, passou a
transportar seis pessoas adultas.
O Cessna 210 Centurion,
novo ou usado, foi um dos modelos de aeronaves mais vendidos no Brasil
nas décadas de 1970 e 1980, ele era muito usado no país para
transportar, a partir de cidades grandes, médias e pequenas, pessoas
de praticamente todas as classes sociais para fazendas e garimpos. No
Pantanal brasileiro, por exemplo, nos meses de chuva era difícil ou
praticamente impossível acessar por terra as áreas alagadas, por
isso o avião era o meio mais prático e ágil de transporte. Ainda
hoje o Cessna 210 Centurion é usado por muitos fazendeiros
brasileiros para acessar com agilidade suas fazendas no interior do
país. Isso explica porque, apesar da idade, esse modelo de avião ainda hoje tem valorização razoável no mercado de aeronaves usadas e porque não é difícil
revendê-lo.
Se possível, dê
preferência a um Cessna 210 Centurion que não tenha passado pelo
garimpo e / ou sem histórico de acidentes. Caso escolha um que já
tenha passado pelo garimpo e / ou tenha sido envolvido em algum
acidente leve, peça desconto de pelo menos 10% no preço a vista,
para cobrir pelo menos uma parte do que você vai gastar para
submeter a aeronave a uma análise / revisão completa do seu estado
de conservação em uma oficina aeronáutica de sua confiança, com
eventual manutenção e reparos imediatos de toda ou parte da sua
estrutura (principalmente longarinas, ailerons, cone de cauda, trem
de pouso e estabilizadores) e sistemas hidráulico, elétrico,
eletrônico e mecânico.
O monomotor a pistão Cessna 210 foi lançado em 1957 com
capacidade para transportar um piloto e três passageiros, com motorização
Continental IO-470, de 260 hp disponíveis na decolagem. Mais de 500
unidades do modelo original dessa família foram vendidas. A partir
de então essa família de aeronaves passou por melhorias contínuas,
a cada nova versão uma melhoria e / ou modernização foi
introduzida. Em 1962, por exemplo, a cabine de passageiros foi um
pouco alongada, com aumento da capacidade para quatro adultos e duas
crianças, e o avião passou a sair de fábrica com a janelinha
traseira.
Em 1964, foi introduzido
no projeto do Cessna 210 a motorização Continental IO-520, com 285
hp disponíveis na decolagem. Em 1966, foi introduzido um motor
turboalimentado Continental
TSIO-520, com 285 hp. Cerca de 300 unidades dessa versão
turboalimentada Cessna 210F foram vendidas. Em 1967, as asas
do modelo foram reforçadas e a Cessna Aircraft decidiu retirar do
projeto os suportes externos (montantes) fixados nas asas e na
fuselagem. Além disso, o avião ganhou flaps elétricos, a
capacidade dos tanques de combustível foi aumentada e o peso máximo
de decolagem foi aumentado para aproximadamente 1.500 kg. Mais de 220
unidades dessa versão Cessna 210G foram fabricadas.
Os passos definitivos para
incluir o Cessna 210 na categoria de seis assentos foram dados em
1968, 1969 e 1970, quando ele passou definitivamente por uma mudança
de projeto que permitiu transportar dois adultos nos dois assentos
traseiros. Assim as versões Cessna 210H, Cessna 210J e Cessna 210K
ganharam o nome fantasia Centurion e receberam uma boa variedade de
instrumentos no cockpit para voos IFR – Instrument Flight Rules
mais seguros e tanques de combustível para até 340 litros. Já o
peso máximo de decolagem da versão Cessna 210K Centurion foi
aumentado para cerca de 1.700 kg. Em 1971, a Cessna Aircraft
introduziu no projeto do avião o motor Continental IO-520 de 300 hp
disponíveis na decolagem. Mais de 600 unidades dessas três versões
citadas foram fabricadas.
Em 1972, a Cessna Aircraft
percebeu que precisava introduzir melhorias no trem de pouso, assim
ela simplificou o trem de pouso retrátil.
Essa versão Cessna 210L Centurion também teve outras melhorias
importantes, entre elas a introdução do sistema elétrico de 24 volts. Em 1977, a família Cessna 210 ganhou mais uma versão turbo, o Cessna 210M
Centurion, dessa vez com o motor Continental TSIO-520, de 310 hp. O
mercado reagiu bem a essas melhorias e essas duas versões do avião
venderam mais de 3.300 unidades.
Em 1979, uma versão
pressurizada do Cessna 210 Centurion foi lançada. Em 1981, a Cessna
Aircraft deu mais um passo em direção à simplificação do trem de
pouso, com o lançamento da versão Cessna 210N Centurion II. Essa
mudança no projeto foi tão positiva que a fabricante conseguiu
homologação / certificação para serviços de retrofits em versões anteriores da família Cessna 210. Mais de 1.900 unidades dessa versão foram
fabricadas.
Já em 1985, uma opção a
mais na família Cessna 210 foi disponibilizada, a motorização
turbo Continental com 325 hp. Atualmente, só é possível melhorar o
Cessna 210 Centurion por meio de retrofits e upgrades. No Brasil, por exemplo, está disponível o Cessna 210 Evolution, um upgrade dos modelos
Cessna 210 Centurion, com a troca do motor e modernização do
cockpit com aviônicos EFIS - Electronic Flight Instrument System de última geração, com ganhos de
desempenho, economia e segurança na operação.
NO BRASIL
Logo acima e logo abaixo, duas bonitas imagens em preto e branco do clássico Cessna 210 Centurion. Muitas unidades do modesto monomotor da Cessna Aircraft ainda estão operando, transportando passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais, inclusive no Brasil. Apesar da idade do projeto, as linhas externas de design do veterano Cessna 210 continuam elegantes e sóbrias.
A trajetória do Cessna 210 Centurion ganhou muitos admiradores no Brasil, composta basicamente por médios fazendeiros, que precisam de um transporte aéreo confiável e razoavelmente confortável, mas sempre dentro de suas possibilidades econômicas limitadas.
Entre os principais fatores que pesam na decisão dessas pessoas pelo modelo Cessna 210 Centurion, ou por outros modelos monomotores a pistão da Cessna Aircraft ou de outros fabricantes, estão a possibilidade de pousar e decolar em pistas curtas e não pavimentadas, manutenção barata e baixo consumo de combustível.
A fabricante de aeronaves
Cessna Aircraft é representada no Brasil pela TAM Aviação
Executiva, que também possui hangares de manutenção no município
de Jundiaí, interior do Estado de São Paulo, em Belo Horizonte,
capital do Estado de Minas Gerais, em Brasília, a capital do Brasil,
e no município de Aracati, no Estado do Ceará.
FICHA TÉCNICA
CESSNA 210 CENTURION
CESSNA 210 CENTURION
- Capacidade: 1 piloto e 5 passageiros;
- Velocidade de cruzeiro: 300 km / h;
- Comprimento: Aprox. 9 metros;
- Envergadura: Aprox. 11 metros;
- Altura: Aprox. 3 metros;
- Motorização (potência): Continental IO-520 B aspirado (285 hp);
- TBO (tempo entre revisões): 1.700 horas;
- Hélice: McCauley (três pás);
- Consumo médio (AVGAS): Aprox. 75 litros / hora (lotado / 75% potência);
- Consumo médio (AVGAS): Aprox. 0,05 litro / passageiro / km voado;
- Pista de pouso: 1.000 metros (lotado / dias quentes / tanques cheios);
- Teto de serviço: Aprox. 5.000 metros;
- Preço: Aprox. US$ 210 mil (usado / bom estado de conservação);
CESSNA 210 N CENTURION II
- Capacidade: 1 piloto e 5 passageiros;
- Velocidade de cruzeiro: 310 km / h;
- Comprimento: Aprox. 9 metros;
- Envergadura: Aprox. 11 metros;
- Altura: Aprox. 3 metros;
- Motorização (potência): Continental IO-520L aspirado (300 hp);
- TBO (tempo entre revisões):
- Hélice: McCauley (três pás);
- Piloto automático:
- Consumo médio (AVGAS):
- Consumo médio (AVGAS):
- Pista de pouso: 1.000 metros (lotado / dias quentes / tanques cheios);
- Teto de serviço: Aprox. 5.000 metros;
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 1.700 kg;
- Preço: Aprox. US$
CESSNA 210 EVOLUTION (RETROFITADO)
- Capacidade: 1 piloto e 5 passageiros;
- Velocidade de cruzeiro: 320 km / h;
- Comprimento: Aprox. 9 metros;
- Envergadura: Aprox. 11 metros;
- Altura: Aprox. 3 metros;
- Motorização (potência): Continental IO-550B aspirado (310 hp);
- TBO (tempo entre revisões): 2.000 horas;
- Injetores: GAMI;
- Hélice: Hartzell (três pás);
- Aviônicos: EFIS Garmin G500 e Garmin GNS 430;
- Piloto automático: STEC 55X;
- Stormscope: L3;
- Homologação: RNAV e RNP;
- Consumo médio (AVGAS):
- Consumo médio (AVGAS):
- Pista de pouso: 1.000 metros (lotado / dias quentes / tanques cheios);
- Teto de serviço: Aprox. 5.000 metros;
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 1.700 kg;
- Preço: Aprox. US$
ONDE COMPRAR
- Aeromercado (classificados): http://www.aeromercado.com.br/defr.asp
- FlightMarket (classificados): http://www.flightmarket.com.br/pt/
- América Aviões (classificados): http://www.americaavioes.com.br/deft.asp
LISTA DE ARTIGOS
- Aileron
- Abdução (Ufologia)
- Turbofan
- Trimotor
- Saab JAS 39 Gripen
- Navegadores (Informática)
- AVGAS (Gasolina de Aviação)
- Extraterrestre (Ufologia)
- Robinson R44
- Quadrimotor
- Beechcraft
- Programa FX2 (Força Aérea Brasileira)
- Piper Seneca
- Beechcraft Baron
- Piper Saratoga
- Beechcraft Bonanza
- Piper Navajo
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- Piper Malibu Meridian
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- Piper Malibu
- Bimotor
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- Agricultura e Pecuária
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- Pesos e Medidas
- Bombardier Global 6000
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- UFO/ OVNI (Ufologia)
- Bombardier Learjet 60
- Monomotor
- Ivermectina (Agropecuária)
- Cessna 206 Station Air
- Cessna 208B Grand Caravan
- MD Explorer (MD 900 Explorer)
- MD 520 Notar
- Cessna Citation
- Longarina (Engenharia)
- Cessna Citation CJ2
- Gates Learjet 55
- Cessna Citation Encore
- Gates Learjet 35
- Cessna Citation Excel
- Bombardier Learjet
- Cessna Citation II
- Gates Learjet 25
- Cessna Citation III
- Iridium (Telefonia por Satélite)
- Cessna Citation V
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Cessna Citation X
- Caso ET de Varginha
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Beechcraft Hawker 800
- Cirrus SR20
- Beechcraft Hawker 4000
- Cirrus SR22
- Beechcraft Hawker 400
- Indústria Automobilística
- Gulfstream G200
- Dassault Falcon 2000
- Decolagem (Aviação)
- Etops (Aviação)
- Disco Voador
- Bell 206 Jet Ranger
- Embraer EMB-121 Xingu
- Gulfstream G550 e Gulfstream GV
- Embraer Legacy (ERJ-135 BJ)
- Embraer Phenom 300
- Dassault Falcon 50
- Mooney M20R Ovation
- Airbus H-135 / Eurocopter EC-135
- Embraer KC-390
- Cessna 182 Skylane
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Transportes no Brasil (Logística)
- Bell 206 Long Ranger
- Globalstar (Telefonia por Satélite)
- Eurocopter EC-120 Colibri
- Operação Prato (Ufologia)
- Bombardier Challenger
- Airbus H-130 / Eurocopter EC-130
- Área 51 (Ufologia)
- Stormscope (Meteorologia)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Socata TBM
- Gulfstream III
- Leonardo AW119 Koala
- Socata TB
- Drones
- Bell 407
- Neiva Paulistinha
- Piper Cub
- Piper Aircraft
- Mooney M20K Encore
- Gulfstream G100
- Maule MT-7
- Embarcações (Indústria Naval)
- Cessna 172 Skyhawk
- Aero Commander 500
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Associação de Pilotos de Cessna's (em inglês): http://www.cessna.org/buyers-guide-210-excerpts
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cessna_210
- Site Airliners (em inglês): http://www.airliners.net/aircraft-data/stats.main?id=148
- Site Pat Powell: Imagem
- Pinterest: Imagem
- Cessna Aircraft (divulgação): Imagens
- Vip Avionics (divulgação): Imagem
- Jet Photos: Imagem
- Wikimedia: Imagens
- Site Airliners: Imagem
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