CESSNA 210 CENTURION

CESSNA 210 (ASPIRADO)
CESSNA 210 D CENTURION (ASPIRADO)
CESSNA 210 N CENTURION II (ASPIRADO)
CESSNA 210 EVOLUTION (RETROFITADO)
CESSNA T210 CENTURION (TURBO)

INTRODUÇÃO
Logo acima e logo abaixo, o Cessna 210 Centurion, com trem de pouso retrátil e sem suportes fixados nas asas e fuselagem. Avião monomotor de manutenção simples e barata, aeronave econômica e fácil de pilotar. Um sucesso de vendas da Cessna Aircraft, uma das maiores fabricantes de aviões monomotores do mundo
Cessna 210 é uma econômica aeronave monomotor a pistão de pequeno porte, com construção convencional metálica e trem de pouso retrátil, com capacidade para transportar com razoável conforto um piloto e três passageiros, nas duas primeiras versões, ou com capacidade para transportar com razoável conforto um piloto cinco passageiros, em todas as versões posteriores, em viagens intermunicipais e interestaduais (rotas domésticas), fabricada nos Estados Unidos desde a década de 1950 e produzida até a década de 1980 pela fabricante norte-americana de aeronaves executivas Cessna Aircraft.

A Cessna Aircraft é uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de aeronaves executivas do mundo. O portfólio de produtos dessa fabricante é amplo, vai desde pequenos e extremamente econômicos monomotores a pistão, como o Cessna 172 Skyhawk, por exemplo, até sofisticados jatos executivos bimotores de alta performance, de porte médio e alcance intercontinental, como o Cessna Citation Longitude.

Ela é propriedade da holding americana de indústria aeronáutica Textron Company, que controla também outras grandes e tradicionais fabricantes, como a Beechcraft Corporation, que fabrica o Beechcraft King Air, por exemplo, e a Lycoming Engines, que fabrica o motor aeronáutico a pistão Lycoming IO540, por exemplo.

O principal concorrente do Cessna 210 no mercado aeronáutico mundial é o Piper PA-32 Saratoga. Já o Beechcraft Bonanza é uma aeronave da mesma categoria de monomotores leves a pistão, com praticamente a mesma capacidade e perfil de operação.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, o clássico painel de comando analógico do Cessna 210 Centurion, homologado para voos por instrumentos. Logo abaixo, o painel do mesmo modelo de avião submetido a um upgrade, isto é, modernização ou atualização do cockpit, com a instalação de instrumentos dentro do conceito glass cockpit.
O Cessna 210 Centurion é um robusto monomotor a pistão de pequeno porte, com fuselagem e asas de construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com capacidade para transportar com razoável conforto um piloto e cinco passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais. Não há necessidade de um co-piloto para operar o Cessna 210 Centurion, que é uma aeronave de estrutura semi-monocoque, com asas altas do tipo cantilever, trem de pouso retrátil e sem suportes externos (conhecidos também, no meio aeronáutico, como montantes) fixados nas asas e na fuselagem.

Esse avião monomotor é fácil de pilotar graças a uma boa aerodinâmica e aos componentes eletrônicos, mecânicos, elétricos e hidráulicos que formam um bom conjunto, começando pelas tradicionais motorizações Continental IO520 e Continental IO550, ambas aspiradas, a primeira com 285 hp e a segunda com 300 hp, fabricadas nos Estados Unidos pela Continental Motors, uma grande e tradicional fabricante de motores aeronáuticos, e pelas hélices de três pás da fabricante McCaulley. A partir de 1966, a Cessna Aircraft passou a fabricar também a versão Cessna T210 Centurion, com motor turbo da Continental Motors.

O Cessna 210 Centurion tem duas portas laterais de acesso ao interior da aeronave, uma para o piloto e outra para seu acompanhante (não há necessidade de co-piloto). Para acesso dos passageiros aos assentos traseiros é necessário movimentar para frente os assentos dianteiros, totalizando seis assentos. O trem de pouso é retrátil e seus mecanismos de recolhimento, abaixamento e acionamento para manobras em solo foram melhorados ao longo dos anos, a partir de 1972, passaram por um processo de simplificação, para reduzir o máximo possível o risco de eventuais falhas de funcionamento.

A fabricação em série do modelo Cessna 210, o modelo original a partir do qual todas as versões foram criadas e desenvolvidas, foi iniciada em 1957 nos Estados Unidos. Com o passar dos anos, a Família Cessna 210 cresceu, com várias versões sendo criadas. Em 1964, a Cessna Aircraft deu um importante passo no incremento do seu portfólio de produtos, com a criação da versão Cessna 210 D , um modelo com dois assentos a mais que o modelo Cessna 210 original, totalizando seis assentos, e potente motorização Continental TSIO-520 de 285 hp.

A fabricação em série do Cessna 210 Centurion, uma das melhores versões da família, foi iniciada em 1970 e submetida a uma variedade de melhorias e refinamentos. A fabricação em série da família Cessna 210 foi encerrada definitivamente em 1985. Apesar de ter sido usado intensivamente no Brasil nas décadas de 1970, 1980 e 1990 em um grande número de pistas de pouso de leito natural, não pavimentas e de comprimento limitado, o Cessna 210 Centurion apresentou características de economia de combustível, baixo custo de manutenção e fácil revenda. É um avião fácil de pilotar, obediente aos comandos e bonito, principalmente quando em voo, com o trem de pouso recolhido.

De lá pra cá, o número de pistas de pouso homologadas e registradas, com pavimentação e comprimento bem razoável, aumentou no Brasil, tanto em aeródromos e aeroportos públicos e privados quanto em fazendas e áreas privadas de indústrias e agroindústrias. Combinando esse fator positivo com o advento de novas e importantes tecnologias agregadas à indústria aeronáutica, por meio de upgrades nos modelos clássicos, entre elas o GPS - Global Positioning System, o TCAS - Traffic Collision Avoidance System e o stormscope a tendência é de uma redução nos índices de acidentes com aeronaves monomotoras em geral, com o aumento da segurança das operações.

A velocidade mínima de segurança para rotação do Cessna 210 Centurion, ou seja, a velocidade mínima necessária para decolar com segurança, é baixa, apenas cerca de 150 km / h, com a cabine lotada de passageiros, com os tanques cheios e em dias quentes. Essa é uma das explicações sobre o porquê de muitos fazendeiros, empresários e executivos no Brasil ainda preferirem comprar ou alugar aviões a pistão para visitar suas fazendas, filiais, fornecedores e revendedores espalhados pelo interior do Brasil, a maior parte deles em municípios com infraestrutura aeroportuária limitada ou, em muitos casos, até inexistente.

No início da década de 1970 o fabricante passou a produzir o modelo melhorado da família Cessna 210, sem os suportes nas asas, barras extras expostas para aumentar a resistência estrutural, conhecidas também como montantes, e acrescentou o nome fantasia Centurion. A partir de então a Família Cessna 210 passou a transportar, de fato, até seis pessoas adultas com razoável conforto. Antes disso, só era possível transportar com razoável conforto quatro adultos e duas crianças.

Os aspectos externos dos projetos do Cessna 210 Centurion e do Cessna 206 Station Air são semelhantes, mas com algumas características próprias que os diferenciam, entre elas a ausência dos suportes fixados na fuselagem e nas asas do Cessna 210 Centurion, que exigiu o reforço da estrutura das asas, e a implantação de um sistema retrátil de trem de pouso. Aliás, o Cessna 206 Station Air é um avião derivado do Cessna 210 Centurion, isto é, a Cessna Aircraft usou o Centurion como base para dar origem ao projeto do Station Air.

Atualmente, somente o Cessna 206 Station Air é fabricado pela Cessna Aircraft. Mas o potencial cliente da Cessna Aircraft pode ficar tranquilo, pois quase todas as características positivas do Centurion estão presentes também no Station Air.

MERCADO
Toda a família de aeronaves Cessna 210 da Cessna Aircraft é um grande sucesso de vendas, com mais de 9.000 unidades fabricadas, com uma variedade de versões criadas a partir do mesmo projeto básico Cessna 210, lançado na década de 1950. Lembrando que somente a partir de 1970, o Cessna 210, na sua versão Cessna 210 Centurion, passou a transportar seis pessoas adultas.

O Cessna 210 Centurion, novo ou usado, foi um dos modelos de aeronaves mais vendidos no Brasil nas décadas de 1970 e 1980, ele era muito usado no país para transportar, a partir de cidades grandes, médias e pequenas, pessoas de praticamente todas as classes sociais para fazendas e garimpos. No Pantanal brasileiro, por exemplo, nos meses de chuva era difícil ou praticamente impossível acessar por terra as áreas alagadas, por isso o avião era o meio mais prático e ágil de transporte. Ainda hoje o Cessna 210 Centurion é usado por muitos fazendeiros brasileiros para acessar com agilidade suas fazendas no interior do país. Isso explica porque, apesar da idade, esse modelo de avião ainda hoje tem valorização razoável no mercado de aeronaves usadas e porque não é difícil revendê-lo.

Se possível, dê preferência a um Cessna 210 Centurion que não tenha passado pelo garimpo e / ou sem histórico de acidentes. Caso escolha um que já tenha passado pelo garimpo e / ou tenha sido envolvido em algum acidente leve, peça desconto de pelo menos 10% no preço a vista, para cobrir pelo menos uma parte do que você vai gastar para submeter a aeronave a uma análise / revisão completa do seu estado de conservação em uma oficina aeronáutica de sua confiança, com eventual manutenção e reparos imediatos de toda ou parte da sua estrutura (principalmente longarinas, ailerons, cone de cauda, trem de pouso e estabilizadores) e sistemas hidráulico, elétrico, eletrônico e mecânico.

O monomotor a pistão Cessna 210 foi lançado em 1957 com capacidade para transportar um piloto e três passageiros, com motorização Continental IO-470, de 260 hp disponíveis na decolagem. Mais de 500 unidades do modelo original dessa família foram vendidas. A partir de então essa família de aeronaves passou por melhorias contínuas, a cada nova versão uma melhoria e / ou modernização foi introduzida. Em 1962, por exemplo, a cabine de passageiros foi um pouco alongada, com aumento da capacidade para quatro adultos e duas crianças, e o avião passou a sair de fábrica com a janelinha traseira.

Em 1964, foi introduzido no projeto do Cessna 210 a motorização Continental IO-520, com 285 hp disponíveis na decolagem. Em 1966, foi introduzido um motor turboalimentado Continental TSIO-520, com 285 hp. Cerca de 300 unidades dessa versão turboalimentada Cessna 210F foram vendidas. Em 1967, as asas do modelo foram reforçadas e a Cessna Aircraft decidiu retirar do projeto os suportes externos (montantes) fixados nas asas e na fuselagem. Além disso, o avião ganhou flaps elétricos, a capacidade dos tanques de combustível foi aumentada e o peso máximo de decolagem foi aumentado para aproximadamente 1.500 kg. Mais de 220 unidades dessa versão Cessna 210G foram fabricadas.

Os passos definitivos para incluir o Cessna 210 na categoria de seis assentos foram dados em 1968, 1969 e 1970, quando ele passou definitivamente por uma mudança de projeto que permitiu transportar dois adultos nos dois assentos traseiros. Assim as versões Cessna 210H, Cessna 210J e Cessna 210K ganharam o nome fantasia Centurion e receberam uma boa variedade de instrumentos no cockpit para voos IFR – Instrument Flight Rules mais seguros e tanques de combustível para até 340 litros. Já o peso máximo de decolagem da versão Cessna 210K Centurion foi aumentado para cerca de 1.700 kg. Em 1971, a Cessna Aircraft introduziu no projeto do avião o motor Continental IO-520 de 300 hp disponíveis na decolagem. Mais de 600 unidades dessas três versões citadas foram fabricadas.

Em 1972, a Cessna Aircraft percebeu que precisava introduzir melhorias no trem de pouso, assim ela simplificou o trem de pouso retrátil. Essa versão Cessna 210L Centurion também teve outras melhorias importantes, entre elas a introdução do sistema elétrico de 24 volts. Em 1977, a família Cessna 210 ganhou mais uma versão turbo, o Cessna 210M Centurion, dessa vez com o motor Continental TSIO-520, de 310 hp. O mercado reagiu bem a essas melhorias e essas duas versões do avião venderam mais de 3.300 unidades.

Em 1979, uma versão pressurizada do Cessna 210 Centurion foi lançada. Em 1981, a Cessna Aircraft deu mais um passo em direção à simplificação do trem de pouso, com o lançamento da versão Cessna 210N Centurion II. Essa mudança no projeto foi tão positiva que a fabricante conseguiu homologação / certificação para serviços de retrofits em versões anteriores da família Cessna 210. Mais de 1.900 unidades dessa versão foram fabricadas.

Já em 1985, uma opção a mais na família Cessna 210 foi disponibilizada, a motorização turbo Continental com 325 hp. Atualmente, só é possível melhorar o Cessna 210 Centurion por meio de retrofits e upgrades. No Brasil, por exemplo, está disponível o Cessna 210 Evolution, um upgrade dos modelos Cessna 210 Centurion, com a troca do motor e modernização do cockpit com aviônicos EFIS - Electronic Flight Instrument System de última geração, com ganhos de desempenho, economia e segurança na operação.

NO BRASIL
Logo acima e logo abaixo, duas bonitas imagens em preto e branco do clássico Cessna 210 Centurion. Muitas unidades do modesto monomotor da Cessna Aircraft ainda estão operando, transportando passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais, inclusive no Brasil. Apesar da idade do projeto, as linhas externas de design do veterano Cessna 210 continuam elegantes e sóbrias.
A trajetória do Cessna 210 Centurion ganhou muitos admiradores no Brasil, composta basicamente por médios fazendeiros, que precisam de um transporte aéreo confiável e razoavelmente confortável, mas sempre dentro de suas possibilidades econômicas limitadas.

Entre os principais fatores que pesam na decisão dessas pessoas pelo modelo Cessna 210 Centurion, ou por outros modelos monomotores a pistão da Cessna Aircraft ou de outros fabricantes, estão a possibilidade de pousar e decolar em pistas curtas e não pavimentadas, manutenção barata e baixo consumo de combustível.


A fabricante de aeronaves Cessna Aircraft é representada no Brasil pela TAM Aviação Executiva, que também possui hangares de manutenção no município de Jundiaí, interior do Estado de São Paulo, em Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais, em Brasília, a capital do Brasil, e no município de Aracati, no Estado do Ceará.


FICHA TÉCNICA

CESSNA 210 CENTURION
  • Capacidade: 1 piloto e 5 passageiros;
  • Velocidade de cruzeiro: 300 km / h;
  • Comprimento: Aprox. 9 metros;
  • Envergadura: Aprox. 11 metros;
  • Altura: Aprox. 3 metros;
  • Motorização (potência): Continental IO-520 B aspirado (285 hp);
  • TBO (tempo entre revisões): 1.700 horas;
  • Hélice: McCauley (três pás);
  • Consumo médio (AVGAS): Aprox. 75 litros / hora (lotado / 75% potência);
  • Consumo médio (AVGAS): Aprox. 0,05 litro / passageiro / km voado;
  • Pista de pouso: 1.000 metros (lotado / dias quentes / tanques cheios);
  • Teto de serviço: Aprox. 5.000 metros;
  • Preço: Aprox. US$ 210 mil (usado / bom estado de conservação);

CESSNA 210 N CENTURION II
  • Capacidade: 1 piloto e 5 passageiros;
  • Velocidade de cruzeiro: 310 km / h;
  • Comprimento: Aprox. 9 metros;
  • Envergadura: Aprox. 11 metros;
  • Altura: Aprox. 3 metros;
  • Motorização (potência): Continental IO-520L aspirado (300 hp);
  • TBO (tempo entre revisões):
  • Hélice: McCauley (três pás);
  • Piloto automático: 
  • Consumo médio (AVGAS):
  • Consumo médio (AVGAS): 
  • Pista de pouso: 1.000 metros (lotado / dias quentes / tanques cheios);
  • Teto de serviço: Aprox. 5.000 metros;
  • Peso máximo de decolagem: Aprox. 1.700 kg;
  • Preço: Aprox. US$

CESSNA 210 EVOLUTION (RETROFITADO)
  • Capacidade: 1 piloto e 5 passageiros;
  • Velocidade de cruzeiro: 320 km / h;
  • Comprimento: Aprox. 9 metros;
  • Envergadura: Aprox. 11 metros;
  • Altura: Aprox. 3 metros;
  • Motorização (potência): Continental IO-550B aspirado (310 hp);
  • TBO (tempo entre revisões): 2.000 horas;
  • Injetores: GAMI;
  • Hélice: Hartzell (três pás);
  • Aviônicos: EFIS Garmin G500 e Garmin GNS 430;
  • Piloto automático: STEC 55X;
  • Stormscope: L3;
  • Homologação: RNAV e RNP;
  • Consumo médio (AVGAS):
  • Consumo médio (AVGAS):
  • Pista de pouso: 1.000 metros (lotado / dias quentes / tanques cheios);
  • Teto de serviço: Aprox. 5.000 metros;
  • Peso máximo de decolagem: Aprox. 1.700 kg;
  • Preço: Aprox. US$

ONDE COMPRAR

LISTA DE ARTIGOS

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cessna_210
  • Cessna Aircraft (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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