GATES LEARJET 55
LEARJET 55
GATES LEARJET 55
Dentro do meio aeronáutico, o Learjet 55 é considerado uma aeronave razoavelmente acessível para empresários de alto poder aquisitivo e executivos de alto escalão, com baixo consumo relativo de combustível e custo de manutenção competitivo, com assistência técnica e peças de reposição disponíveis no Brasil, inclusive.
Durante praticamente toda a década de 1980, a Gates Learjet oferecia o Learjet 55 com alcance de variando entre 3.000 quilômetros e 4.000 quilômetros, dependendo da versão e do número de passageiros a bordo, entre outros detalhes, equipado com galley com refrigerador para bebidas, água mineral, sucos e refrigerantes, forno de microondas para refeições rápidas e pequeno armário para talheres, pratos e copos. O toalete no fundo da cabine de passageiros é básico, mas há opções de retrofis para um toalete mais completo, com pia para lavar as mãos e escovar os dentes, inclusive. Esse pacote de melhorias pode incluir uma cabine de passageiros com iluminação LED e equipada com DVD player e CD player, telefone por satélite e Internet por satélite. O aparelho de ar condicionado já era um item de série no Learjet 55 quando era fabricado.
TRÊS VISTAS
O LEAR 55 NO YOUTUBE
LISTA DE ARTIGOS
GATES LEARJET 55
INTRODUÇÃO
Logo acima,
o bonito Learjet 55, o primeiro modelo de jato executivo intercontinental da
fabricante Gates Learjet, fabricado em série a partir do início da década de 1980. Logo
abaixo, o Learjet 55 visto de outro ângulo, ele ainda pode ser considerado um
modelo moderno de jato executivo, inclusive com a possibilidade de ser
submetido a upgrades e retrofits, com sistemas modernizados e atualizados,
incluindo os aviônicos.
O Gates
Learjet 55 é uma confortável e elegante aeronave bimotor executiva de porte
médio e alta performance, com capacidade para transportar confortavelmente cinco, seis ou sete passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, com
motorização turbofan da marca Garrett, projetada para viagens internacionais e
intercontinentais, criada e desenvolvida a partir da década de 1970 e fabricada
em série nos Estados Unidos a partir do início da década de 1980 pela Gates Learjet, que
utilizou como base para sua criação o projeto de jato executivo bimotor GatesLearjet 35, entretanto com uma boa variedade de mudanças e melhorias que tornaram
o Gates Learjet 55 um projeto quase novo de aeronave.
O principal
concorrente do Gates Learjet 55 no mercado aeronáutico mundial é o jato
executivo intercontinental Cessna Citation III, também fabricado em série a
partir da década de 1980.
A
BOMBARDIER
A
Bombardier Incorporated é uma companhia multinacional de capital aberto que
controla, a partir do Canadá, várias empresas que formam uma grande corporação
que atua internacionalmente no ramo de fabricação de veículos para transportes
aéreo e ferroviário, principalmente fabricantes de aviões comerciais, aviões
executivos, avião utilitário para combate a incêndios florestais e locomotivas
e vagões para transporte de passageiros. A sede do grupo Bombardier está
localizada em Montreal, na província (estado) de Quebec, no Canadá, e possui
diversas subsidiárias no Canadá, nos Estados Unidos, no México e na Europa
Ocidental.
Em 2016,
com uma receita bruta de US$ 16 bilhões (incluindo os números de todas as suas
subsidiárias, inclusive aquelas que não têm relação direta com aviação), o
grupo industrial Bombardier esteve na terceira posição mundial no setor de
indústria aeronáutica civil, logo acima de sua principal concorrente, a empresa
brasileira Embraer S.A., que por sua vez encerrou 2016 com um faturamento de
US$ 6,5 bilhões, ambas abaixo da europeia Airbus Group e da americana Boeing
Company, as duas gigantes do setor aeroespacial. Atualmente, a Bombardier
possui mais de 66.000 empregados em vários países, principalmente no Canadá,
nos Estados Unidos e na Europa. Em 2015, a Bombardier Aerospace, a subsidiária
do grupo Bombardier que fabrica aviões civis, incluindo comerciais e
executivos, teve um faturamento de mais de US$ 11 bilhões.
Atualmente,
a Bombardier Incorporated e sua irmã BRP - Bombardier Recreational Products,
ambas empresas com razões sociais e composições acionárias diferentes, estão
entre as maiores companhias fabricantes de veículos e motores do mundo,
respectivamente, atuando principalmente no ramo aeroespacial, de transporte
ferroviário de passageiros (metrôs subterrâneos, metrôs de superfície e trens
de alta velocidade, inclusive) e de desportos motorizados do mundo, posição
alcançada em mais de 70 anos de existência, atuando principalmente nas etapas
de projeto, desenvolvimento, fabricação e venda de aeronaves para os segmentos
de aviação comercial, aviação executiva e aviação utilitária, trens para
transporte de passageiros e veículos para transporte sobre neve, água e terra.
Em unidades
vendidas, a empresa canadense Bombardier Incorporated é, atualmente, a quarta
maior fabricante de aeronaves comerciais do planeta e uma das maiores
fabricantes de aeronaves executivas do mundo, e sua subsidiária mais conhecida
e admirada, a americana Bombardier Learjet é uma das mais tradicionais,
confiáveis e respeitadas fabricantes de jatos executivos do mundo. Comparando
receitas, a Bombardier é, atualmente, um dos maiores grupos fabricantes de aeronaves
do planeta, somando os números de todas as unidades da companhia, incluindo as
marcas e projetos Learjet, Canadair / CRJ, CSeries / Airbus A220, Global e
Challenger.
A BRP -
Bombardier Recreational Products, na qual a Família Bombardier também possui
uma importante participação acionária, é outra grande companhia canadense de
capital aberto, separada da companhia Bombardier Incorporated. Como o próprio
nome diz, a BRP - Bombardier Recreational Products (pronuncia-se Bombardiê Ricriachonal
Pródâcts) fabrica veículos para transporte terrestre e aquático e pequenos
motores aeronáuticos a pistão, com ênfase no ramo de produtos para desportos
motorizados, incluindo os badalados quadriciclos com a marca Can-Am, as também
badaladas motos aquáticas / jet skis com a marca Sea-Doo e os moto-esquis com a
marca Ski-Doo, veículos para transportar pessoas e cargas sobre condições de
neve, motores de popa para embarcações pequenas com a marca Evinrude e os
tradicionais motores aeronáuticos a pistão com a marca Rotax.
PRINCIPAIS
CARACTERÍSTICAS
Logo acima
e logo abaixo, duas opções refinadas e confortáveis de configurações de
assentos e padrões de acabamento disponíveis para o Learjet 55, por meio de
retrofits para pessoas físicas e pessoas jurídicas que já possuem esse modelo
de avião e querem submetê-lo a uma reforma da cabine de passageiros.
O Gates Learjet
55 é uma bonita e confortável aeronave bimotor executiva de porte médio e alta
performance, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com
capacidade para transportar confortavelmente cinco, seis ou sete passageiros,
dependendo da configuração de assentos adotada, projetada para viagens
internacionais e intercontinentais, criada e desenvolvida a partir da década de
1970 e fabricada nos Estados Unidos durante a década de 1980 pela então
Gates Learjet Corporation, conhecida atualmente como Bombardier Learjet.
Esse
confortável modelo de aeronave é um derivado melhorado do Learjet 35, que por
sua vez é o primeiro modelo de jato executivo de alcance interestadual e internacional e com motorização
turbofan fabricado pela Learjet Corporation. Mas é bom ressaltar bem as
diferenças entre o Learjet 35 e o Learjet 55, entre elas a motorização mais
potente Garrett TFE-731, com 3.700 libras / cada motor, cabine mais espaçosa,
mais larga e alta, com 1,7 metro de altura do corredor até o teto, e uma boa variedade
de refinamentos aerodinâmicos desenvolvida pela Learjet para o Learjet 55.
Na década
de 1970, os projetistas da Gates Learjet optaram por aproveitar as asas retas
do Learjet 35 para dar origem ao Learjet 55, no entanto dispensando o uso dos
tip-tanks ou tanques de ponta de asa do Learjet 35. Além disso, o Learjet 55 foi o primeiro modelo de jato executivo da fabricante capaz de alcançar a altitude de 15.000 metros em menos de meia hora, após a decolagem, mesmo com quatro passageiros adultos e duas crianças a bordo e tanques quase cheios. Jatos executivos de alta performance como esse estão menos sujeitos a turbulências de mau tempo.
No início da
década de 1980 o Learjet 55 saía de fábrica completo para voos por
instrumentos, embora ainda com a maioria de seus aviônicos formando um conjunto
analógico. Somente alguns anos após o início da produção seriada ele passou a
ser fabricado com as primeiras versões do conjunto de aviônicos EFIS -Electronic Flight Instrument System, mas ainda em tubos de raios catódicos. Já o TCAS - Traffic Collision Avoidance System, um sistema de alerta de tráfego para
evitar colisões acidentais com outros aviões, o GPWS - Ground Proximity Warning System, um sistema de alerta de proximidade com o solo, também para evitar colisões; e o radar meteorológico já eram equipamentos de série desde o início da produção seriada.
O Learjet 55
ainda pode ser considerado um modelo moderno de aeronave executiva, na década
de 1980 ele era uma das melhores opções de transporte aéreo privado disponível para usuários de altíssimo poder aquisitivo. Quando em
linha de produção, ele incorporava itens de alta tecnologia, como FMC – Flight Management
Computer, o computador de gerenciamento de voo, winglets de material composto,
fixados nas pontas das asas para redução de arrasto, com a consequente melhoria
da performance e redução do consumo de combustível; e ar condicionado; entre outros itens.
CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Logo acima,
o conjunto de aviônicos analógicos da marca Collins, completo para voos por instrumentos. Logo abaixo, uma das primeiras versões do sistema de navegação digital do tipo EFIS - Electronic Flight Instrument System, com quatro telas para visualização de dados e informações. Um salto qualitativo em termos de segurança de voo e eficiência.
Durante a década de 1970, os executivos e projetistas da então fabricante Gates Learjet Corporation perceberam a demanda do mercado de aviação executiva por um modelo de jato mais confortável que o Learjet 35, mas preservando a alta velocidade já alcançada. Assim, eles decidiram aproveitar conceitos de engenharia
aeronáutica bem sucedidos do veloz jato executivo de porte médio Learjet 35
para dar origem a uma aeronave mais confortável, o Learjet
55. Foi a primeira aeronave projetada e fabricada pela Learjet para que
passageiros de até 1,7 metro de estatura possam, em voo de cruzeiro, acessar a
galley e o toalete sem necessidade de se curvar.
Na prática,
a Gates Learjet aproveitou os conceitos de asa Longhorn e de
motorização Garret TFE-731 já amplamente testados e aprovados no Learjet 35, mas aumentando a potência destes.
Esse projeto de motor turbofan é um grande sucesso de mercado, foi usado também
por outros grandes e tradicionais fabricantes para impulsionar seus jatos
executivos, incluindo o Beechcraft Hawker 800, o Dassault Falcon 900 e o Cessna Citation III.
O Learjet
55 foi o primeiro produto da Learjet projetado para viagens intercontinentais,
e o projeto foi usado posteriormente como base para dar origem, na década de
1990, ao confortável Bombardier Learjet 60, um sucesso de vendas.
Alguns anos após o início da fabricação seriada do Learjet 55, ainda na
década de 1980, foi introduzida nesse modelo de jato executivo uma das primeiras versões para a aviação
executiva do sistema de navegação EFIS - Electronic Flight Instrument System,
na época considerado um grande avanço, porém naquela época a interface do sistema
de navegação ainda estava disponível nos antigos tubos de raios catódicos, o
que atualmente não existe em aeronaves modernas, que utilizam o LCD - Liquid Crystal Display.
VERSÕES DO LEARJET 55
A família Learjet 55 é composta por um modelo original, o próprio Learjet 55, que, aliás, foi o mais vendido da família, e versões sub-sequentes. Basicamente, em linhas gerais, todos eles são jatos bimotores pressurizados, com asas baixas e com motorização turbofan, com trem de pouso retrátil, com alta velocidade de cruzeiro e bom alcance.
LEARJET 55
É o modelo original a partir do qual todos os demais membros da família Learjet 55 foram criados. Ele representou um passo a frente em relação aos demais modelos de aeronaves executivas fabricadas na época pela Gates Learjet. Ele conseguiu se estabelecer discretamente no mercado aeronáutico mundial, com mais de 120 unidades fabricadas, mas tem o mérito de ter aberto caminho para outra família de jatos executivos, maior e mais confortável, a família Learjet 60, esta sim um sucesso de vendas.
No mercado aeronáutico mundial, considerando os modelos de jatos executivos de médio porte disponíveis na época, o Learjet 55 era considerado um modelo focado na eficiência de consumo de combustível. Embora não fosse o mais vendido na época, ele conseguia impressionar os operadores e usuários pela eficiência no consumo de combustível, custo de manutenção competitivo e pela sua performance, operando em altitudes elevadas de até 15.000 metros em cruzeiro.
LEARJET 55B
Versão fabricada a partir de 1986, com a introdução na época do conjunto de aviônicos EFIS - Electronic Flight Instrument System, desempenho melhorado nas decolagens e maior alcance. O modelo Learjet 55B conseguiu se destacar em relação ao modelo que lhe deu origem, pois ele conseguia decolar com cerca de 150 metros a menos de pista de pouso em relação ao Learjet 55 original, percorrendo uma distância maior em rota (alcance) e com peso máximo de decolagem melhorado.
Embora seja um modelo melhorado em relação ao seu antecessor, o Learjet 55B vendeu apenas 6 unidades.
LEARJET 55C
Fabricado a partir de 1987, com barbatanas delta fixadas no seu cone da cauda, para um comportamento mais dócil e previsível em operações de aproximação, pouso e decolagem. Duas sub-versões, chamadas Learjet 55C ER e Learjet 55C LR, com alcance melhorado, foram fabricadas.
VERSÕES DO LEARJET 55
A família Learjet 55 é composta por um modelo original, o próprio Learjet 55, que, aliás, foi o mais vendido da família, e versões sub-sequentes. Basicamente, em linhas gerais, todos eles são jatos bimotores pressurizados, com asas baixas e com motorização turbofan, com trem de pouso retrátil, com alta velocidade de cruzeiro e bom alcance.
LEARJET 55
É o modelo original a partir do qual todos os demais membros da família Learjet 55 foram criados. Ele representou um passo a frente em relação aos demais modelos de aeronaves executivas fabricadas na época pela Gates Learjet. Ele conseguiu se estabelecer discretamente no mercado aeronáutico mundial, com mais de 120 unidades fabricadas, mas tem o mérito de ter aberto caminho para outra família de jatos executivos, maior e mais confortável, a família Learjet 60, esta sim um sucesso de vendas.
No mercado aeronáutico mundial, considerando os modelos de jatos executivos de médio porte disponíveis na época, o Learjet 55 era considerado um modelo focado na eficiência de consumo de combustível. Embora não fosse o mais vendido na época, ele conseguia impressionar os operadores e usuários pela eficiência no consumo de combustível, custo de manutenção competitivo e pela sua performance, operando em altitudes elevadas de até 15.000 metros em cruzeiro.
LEARJET 55B
Versão fabricada a partir de 1986, com a introdução na época do conjunto de aviônicos EFIS - Electronic Flight Instrument System, desempenho melhorado nas decolagens e maior alcance. O modelo Learjet 55B conseguiu se destacar em relação ao modelo que lhe deu origem, pois ele conseguia decolar com cerca de 150 metros a menos de pista de pouso em relação ao Learjet 55 original, percorrendo uma distância maior em rota (alcance) e com peso máximo de decolagem melhorado.
Embora seja um modelo melhorado em relação ao seu antecessor, o Learjet 55B vendeu apenas 6 unidades.
LEARJET 55C
Fabricado a partir de 1987, com barbatanas delta fixadas no seu cone da cauda, para um comportamento mais dócil e previsível em operações de aproximação, pouso e decolagem. Duas sub-versões, chamadas Learjet 55C ER e Learjet 55C LR, com alcance melhorado, foram fabricadas.
MERCADO
É possível afirmar que, na década de 1980, a Gates Learjet completou seu portfólio de produtos com o Learjet 55, uma aeronave de categoria superior aos modelos fabricados até então pela própria fabricante, oferecendo mais espaço interno de cabine, com uma fuselagem mais volumosa e confortável e impulsionado por motores mais potentes, ocupando um degrau mais alto no mercado de jatos executivos de porte médio.
Dentro do meio aeronáutico, o Learjet 55 é considerado uma aeronave razoavelmente acessível para empresários de alto poder aquisitivo e executivos de alto escalão, com baixo consumo relativo de combustível e custo de manutenção competitivo, com assistência técnica e peças de reposição disponíveis no Brasil, inclusive.
Durante praticamente toda a década de 1980, a Gates Learjet oferecia o Learjet 55 com alcance de variando entre 3.000 quilômetros e 4.000 quilômetros, dependendo da versão e do número de passageiros a bordo, entre outros detalhes, equipado com galley com refrigerador para bebidas, água mineral, sucos e refrigerantes, forno de microondas para refeições rápidas e pequeno armário para talheres, pratos e copos. O toalete no fundo da cabine de passageiros é básico, mas há opções de retrofis para um toalete mais completo, com pia para lavar as mãos e escovar os dentes, inclusive. Esse pacote de melhorias pode incluir uma cabine de passageiros com iluminação LED e equipada com DVD player e CD player, telefone por satélite e Internet por satélite. O aparelho de ar condicionado já era um item de série no Learjet 55 quando era fabricado.
No início da década de 1990, a então nova Bombardier Learjet, a empresa sucessora da Gates Learjet, já planejava e já tocava o projeto de desenvolvimento do sofisticado jato executivo intercontinental Learjet 60, o substituto natural do Learjet 55 na linha de montagem da fabricante americana. A Bombardier Learjet acreditava no potencial de vendas do avião, o que de fato se concretizou com mais de 400 unidades vendidas.
A família Learjet 60 de jatos executivos é um sucesso de vendas devido a uma combinação de fatores como baixo consumo relativo de combustível, bom espaço interno para seis ou oito passageiros, alcance suficiente para viagens internacionais non-stop do Brasil para outros países da América do Sul ou, após um cuidadoso planejamento da tripulação, viagens transoceânicas entre Estados Unidos e Europa ou viagens transoceânicas entre Brasil e Europa (com escalas para reabastecimento), ótima velocidade de cruzeiro, entre outras características.
A fabricante americana Bombardier Learjet é uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de aeronaves executivas do mundo, com mais de 3.000 jatos executivos fabricados, de diversos tamanhos e modelos, desde a fundação de sua antecessora, a Learjet Corporation, em 1964. Ela foi uma das primeiras fabricantes de jatos executivos de pequeno e médio portes do mundo, e, atualmente, disputa palmo a palmo o rico mercado de jatos executivos com outras também grandes empresas do setor, entre elas a americana Cessna Aircraft, a brasileira Embraer Executive Jets, a americana Gulfstream Aerospace, a francesa Dassault Falcon, a japonesa Honda Aircraft e, mais recentemente, a suíça Pilatus Aircraft.
A Bombardier Aerospace é representada no Brasil pela Líder Aviação, que também presta serviços de táxi aéreo, manutenção e treinamento.
SEGURANÇA DE VOO
Estatisticamente, em números aproximados, a aviação comercial e a aviação executiva são os meios de transporte mais seguros que existem, com cerca de três acidentes graves com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas, considerando a média mundial. Entretanto, se forem levados em consideração apenas os números de países desenvolvidos, como Canadá, Estados Unidos, países da Europa Ocidental, o Japão, a Coreia do Sul e a Austrália, os números de acidentes para cada um milhão de viagens são ainda menores, na média cerca de um acidente grave com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas.
Os aviões da marca Learjet sempre foram e ainda são bem construídos, a qualidade dessa marca é reconhecida no mercado mundial de transporte aéreo executivo. Porém, pilotos e mecânicos de jatinhos fabricados pela Learjet devem adotar e desenvolver hábitos saudáveis de operação e manutenção.
Os aviões das séries 20 (a primeira geração, com motores turbojato) e da série 30 (a segunda geração, com motores turbofan) exigem tripulações e equipes de manutenção bem treinadas, disciplinadas e cuidadosas, principalmente em relação aos sistemas de pressurização e balanceamento (proporção equilibrada) de combustível nas asas.
Os modelos Learjet 55 e Learjet 60 exigem tripulações e equipes de manutenção atentas aos sistemas de frenagem, pneus e rodas.
Os treinamentos das tripulações de todos esses modelos citados acima devem focar sobretudo aspectos relacionados a pousos e decolagens, principalmente V1, VR, VRef e comprimento de pista, que nesses modelos exigem planejamento prévio e concentração total.
Foram registrados três acidentes graves com vítimas fatais nos quais o Learjet 55 se envolveu e / ou foi envolvido, o equivalente a cerca de 2% do número total de aeronaves fabricadas:
- 1981 - Learjet 55 - África do Sul - Perda de controle na subida causada por imperícia da tripulação - 2 mortos;
- 1987 - Learjet 55 - Camarões - Colisão com o solo em área montanhosa, sob causas desconhecidas até o momento - 11 mortos;
- 2000 - Learjet 55 - Estados Unidos - Colisão de tráfego após a decolagem - 3 mortos;
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
- Capacidade: 5, 6 ou 7 passageiros;
- Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 850 km/h;
- Comprimento: Aprox. 17 metros;
- Envergadura: Aprox. 14 metros;
- Altura total: Aprox. 4,5 metros;
- Altura da cabine: Aprox. 1,7 metro;
- Motorização (potência / empuxo): 2 X Garrett TFE-731 (3.680 libras / cada);
- TBO do Garrett (tempo entre revisões): 4.200 horas;
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 9.300 kg (modelo original);
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 9.700 kg (versão Learjet 55B);
- Alcance (Learjet 55B): Aprox. 4.000 quilômetros (quatro passageiros / 75% potência / com reservas);
- Teto de serviço: Aprox. 15.000 metros;
- Pista de pouso (Learjet 55): Aprox. 1.999 metros (seis passageiros / dias quentes / tanques quase cheios)
- Pista de pouso (Learjet 55B): Aprox. 1.850 metros (seis passageiros / dias quentes / tanques quase cheios);
- Preço (no Brasil): Aprox. US$ 1 milhão (usado / modernizado / atualizado / bom estado de conservação);
A importação de unidades usadas de aviões da família Learjet 55 também é possível para compradores brasileiros. Porém, somando todos os impostos e taxas, o preço final da aeronave já nacionalizada pode sofrer um acréscimo de cerca de 30% em relação ao preço inicial no exterior.
- Aeromercado (classificados): http://www.aeromercado.com.br/defr.asp
- Controller (em inglês): https://www.controller.com
- FlightMarket (classificados): http://www.flightmarket.com.br/pt/
- Aircraft24 (no exterior): https://pt.aircraft24.com
- AvBuyer (em inglês): https://www.avbuyer.com/
- Global Air (em inglês): https://www.globalair.com/aircraft-for-sale/
Não é aconselhável comprar sozinho (a), sem acompanhamento, uma aeronave se não entende do assunto. É aconselhável buscar assessoria profissional especializada e confiável no Brasil para a seleção, a negociação de compra, o cumprimento de todos os trâmites burocráticos relacionados à importação e nacionalização, hangaragem, manutenção e treinamento de tripulação.
Várias empresas idôneas no Brasil oferecem esse tipo de serviço de assessoria e manutenção, entre elas a Líder Aviação e a Global Aircraft. Algumas delas oferecem também o serviço de gerenciamento de aeronaves.
TRÊS VISTAS
O LEAR 55 NO YOUTUBE
- Lourent Auer (spotter): https://www.youtube.com/watch?v=s2RuLrNu77E
- Mariusz Malecki (spotter): https://www.youtube.com/watch?v=MRCu98TQPsE
- Jet Logistcs: https://www.youtube.com/watch?v=D5pGlG0AXUM
- Michael Roberts (em inglês): https://www.youtube.com/watch?v=fgYNyRMIKzM
- Aviation Channel (spotter): https://www.youtube.com/watch?v=l9ZOgUFlUKc
- JetAviva (em inglês): https://www.youtube.com/watch?v=tmJbvpePkQU&t=141s
- Aviation Videos (spotter): https://www.youtube.com/watch?v=yoPe-Jzc240
LISTA DE ARTIGOS
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- Abdução (Ufologia)
- Turbofan
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- Gulfstream G550 e Gulfstream GV
- Embraer Legacy (ERJ-135 BJ)
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- Mooney M20R Ovation
- Airbus H-135 / Eurocopter EC-135
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- Embraer
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- Globalstar (Telefonia por Satélite)
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- Airbus H-130 / Eurocopter EC-130
- Área 51 (Ufologia)
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- Dassault Falcon 900
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- Enstrom 280 e Enstrom F-28
- MD Helicopters MD600 Notar
- Pilatus PC-24
- Eclipse 500 e Eclipse 550
- Foguetes Airbus Ariane
- FAB - Força Aérea Brasileira
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Skybrary: http://www.skybrary.aero/index.php/LJ55
- Premier Jet Aviation: http://jetav.com/gates-learjet-55-specs-and-description/
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Learjet_55
- Jet Advisors (em inglês): http://jetadvisors.com/gates-learjet-55/
- Flight Safety Foundation: https://aviation-safety.net/database/types/Learjet-55/database
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bombardier_Learjet_55
- PriJet (em inglês): https://prijet.com/operating_costs/Bombardier%20Learjet%2055
- Air Charter Service (em inglês): https://www.aircharterservice.com/aircraft-guide/private/bombardier-canada/bombardierlearjet55
- Bombardier (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
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