CESSNA 208B GRAND CARAVAN

CESSNA 208A CARAVAN (CURTO)
CESSNA 208A CARAVAN CARGOMASTER (CURTO)
CESSNA 208B GRAND CARAVAN (LONGO)
CESSNA 208B CARAVAN CARGOMASTER (LONGO)
CESSNA GRAND CARAVAN EX (LONGO)
SOLOY DUAL PAC CARAVAN (RETROFITADO)

INTRODUÇÃO

Logo acima, o Cessna 208B Grand Caravan, um modelo de aeronave extremamente econômico e com bom valor de revenda, um dos monomotores turboélice mais vendidos do mundo. Logo abaixo, a sub-versão anfíbia de fuselagem longa do turboélice monomotor da Cessna Aircraft, uma das melhores opções do segmento de semi-utilitários anfíbios.
O Cessna 208A Caravan é uma econômica e robusta aeronave monomotor turboélice de pequeno porte, de asas altas e construção convencional metálica, com capacidade para transportar com razoável conforto um ou dois pilotos e oito ou nove passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais, criada, desenvolvida e fabricada em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 1980 pela Cessna Aircraft, uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de aeronaves executivas e semi-utilitárias do mundo.

Já o Cessna 208B Grand Caravan é a versão alongada da família Cessna Caravan, também uma aeronave monomotor turboélice metálica de pequeno porte, com asas altas, mas com capacidade aumentada para transportar com razoável conforto um ou dois pilotos e 11 ou 12 passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais, também fabricada pela Cessna Aircraft a partir da década de 1980, que utilizou como base para sua criação e desenvolvimento o projeto do Cessna 208A Caravan.

Os principais concorrentes da família Cessna Caravan são os monomotores turboélice Pilatus PC-12,  fabricado pela suíça Pilatus Aircraft; Piper Malibu M500, este conhecido anteriormente como Piper Malibu Meridian, fabricado pela americana Piper Aircraft; Quest Kodiak, fabricado pela americana Quest Aircraft; os aviões da família Socata TBM, com vários modelos, e o Socata TBM700, o Socata TBM850 e o Socata TBM900, fabricados pela francesa Daher Socata;

A TEXTRON AVIATION

A Textron Aviation é uma das maiores fabricantes de aeronave executivas do mundo, ela é a empresa sucessora das fabricantes Cessna AircraftBeechcraft Corporation, ambas fundidas em 2014, passando assim a serem tratadas como marcas da Textron Aviation, que por sua vez é uma subsidiária da holding americana Textron Company, proprietária também da fabricante de motores aeronáuticos Lycoming Engines.

Ela é proprietária também da tradicional marca Hawker de jatos executivos, mas a fabricação em série desses modelos está suspensa por tempo indeterminado.

Até 2014, a Cessna Aircraft era uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de aeronaves executivas do mundo. Atualmente, o portfólio de produtos da Textron Aviation, sua sucessora natural, é amplo, vai desde pequenos e extremamente econômicos monomotores a pistão, como o Cessna 172 Skyhawk, por exemplo, até sofisticados jatos executivos bimotores de alta performance, de porte médio e alcance intercontinental, como o Cessna Citation Longitude.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O turboélice monomotor Cessna 208B Grand Caravan é uma econômica e robusta aeronave executiva e semi-utilitária de pequeno porte, sem pressurização, com asas altas e construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com capacidade para transportar com razoável conforto um ou dois pilotos e 11 ou 12 passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais, criada, desenvolvida e fabricada em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 1980 pela Cessna Aircraft, uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de aeronaves executivas e semi-utilitárias do mundo.

O seu irmão curto Cessna 208A Caravan, o antecessor da família, é um projeto totalmente original da Cessna Aircraft, que desde o início deu prioridade aos aspectos de simplicidade e robustez no projeto da aeronave, com ênfase a itens como flaps elétricos e trem de pouso fixo, com o objetivo de reduzir o máximo possível os custos de manutenção da aeronave, sem prejudicar a segurança de voo. A opção pelo tradicional motor canadense Pratt & Whitney PT6A também foi estratégica. É o motor turboélice mais vendido do mundo, com serviços de manutenção disponíveis em um grande número de localidades em muitos países do mundo.

O "segredo" do sucesso desses dois modelos de aeronaves é o mesmo de quase todos os seus principais concorrentes: Baixo peso, já que se trata de um motor em vez de dois; melhor aproveitamento da potência disponível, já que o motor está fixado na parte da frente de fuselagem, alinhado com o eixo longitudinal, o que resulta em ganho aerodinâmico; consumo de combustível por assento relativamente baixo; baixíssimo risco de parada repentina do motor Pratt & Whitney PT6-A, com índices de confiabilidade altos e serviços de manutenção disponível na grande maioria de países ocidentais e orientais; e capacidade de operar tranquilamente em pistas de pouso curtas e sem pavimentação, graças ao trem de pouso robusto; 

Uma característica curiosa do Cessna 208B Grand Caravan é o seu bagageiro ventral, fixado na parte de baixo da fuselagem, com acesso por portas externas, somente quando a aeronave está no chão, pousada. Esse porta-malas adicional permite aumentar a capacidade de transporte de bagagens da aeronave em até 3 .

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Logo acima, o interior padrão de alta densidade do Cessna 208B Grand Caravan, com capacidade para até 12 passageiros. Logo abaixo, a sub-versão anfíbia do Cessna 208A Caravan, com fuselagem curta, que pode pousar na água e em pistas de pouso bem conservadas.
A primeira grande fabricante de aeronaves da aviação geral a tentar introduzir no mercado aeronáutico mundial um modelo certificado de turboélice monomotor para uso semi-utilitário foi a Pilatus Aircraft, na década de 1970, com o Pilatus PC-6 Turbo Porter. Entretanto, somente a Cessna Aircraft conseguiu deslanchar, digamos, o conceito de monomotor turboélice semi-utilitário no mercado aeronáutico mundial, cerca de 10 anos depois, com a família Cessna Caravan, começando pelo Cessna 208A Caravan, em 1984, seguido pelo seu irmão maior, Cessna 208B Grand Caravan, em 1986.

De lá pra cá esse conceito de aeronave de asa fixa tracionada por um motor turboélice deslanchou de vez, com vários modelos de grande sucesso no mercado, entre eles o Pilatus PC-12, o Piper Meridian, o Socata TBM, o Quest Kodiak e, em breve, o Cessna Denali, já com muitas unidades encomendadas.

Na década de 1980, percebendo claramente a existência de uma lacuna nesse nicho de mercado, a Cessna Aircraft iniciou o desenvolvimento do Cessna 208A Caravan, que logo despertou a atenção e o interesse da empresa de transporte de cargas aéreas americana FEDEX - Federal Express, o primeiro grande comprador do avião.

A aeronave tem sido usada intensivamente desde então por companhias aéreas regionais, operadores particulares (pessoas físicas e pessoas jurídicas), empresas de táxi aéreo, empresas de transporte de carga aérea, forças armadas para transporte militar e polícias para transporte a localidades de difícil acesso. No caso de companhias aéreas, o avião tem sido usado em rotas com baixo tráfego de pessoas ou pouco volume de cargas, alimentando as linhas principais ou hubs com aeronaves maiores.

O robusto e relativamente simples avião da Cessna Aircraft voou pela primeira vez em 1982. O primeiro modelo de produção foi denominado Cessna 208A Caravan. A versão alongada veio apenas dois anos depois, o Cessna 208B Grand Caravan voou pela primeira vez em 1986 e passou a ser o modelo mais vendido da família, com bom valor de revenda, inclusive.

Os aviões Cessna 208A Caravan e Cessna 208B Grand Caravan já saem de fábrica com radar meteorológico colorido, GPS - Global Positioning System TCAS - Traffic Collision Avoidance System. São instrumentos de fundamental importância para uma viagem segura e tranquila, sem surpresas desagradáveis na rota...

O moderníssimo conjunto de aviônicos com EFIS - Electronic Flight Instrument System é útil porque facilita a navegação e reduz a carga de trabalho do piloto.

A versão executiva pode ser encomendada com ar-condicionado e assentos especiais, mais confortáveis, entre outros itens de conforto.

CESSNA 208A CARAVAN
Com a fabricação em série iniciada em 1984, ele é o modelo original da família Cessna Caravan, o primeiro projeto de aeronave monomotor turboélice a conseguir alcançar vendas expressivas no mercado mundial de aviação geral. A simplicidade é uma das suas principais características, com fuselagem de perfil semi-quadrado; trem de pouso triciclo fixo; sem pressurização; flaps elétricos para simplificar a manutenção e reduzir o peso e a complexidade do conjunto; boots de degelo (de-ice) nos bordos de ataque das asas para permitir operações em regiões de temperatura ambiente mais baixa, como Canadá, Alasca, Argentina e Chile, por exemplo.

Várias sub-versões do Cessna 208A Caravan foram lançadas, entre elas o Cessna 208A Caravan 675, com motorização mais potente, e o Cessna 208A Caravan Amphibious, com projeto modificado para a fixação de um trem de pouso com flutuadores, permitindo assim a operação de pouso e decolagem na água.

A primeira grande cliente da Cessna Aircraft a adquirir unidades da família Cessna Caravan foi a empresa americana de transporte de cargas aéreas FEDEX - Federal Express, que optou pela sub-versão Cessna 208A Caravan Cargomaster, com piso reforçado para transporte de encomendas expressas.

A versão semi-utilitária Cessna 208A Caravan pode ter seus assentos removidos em menos de meia hora, convertendo-se assim em uma aeronave para transporte de cargas leves.

O índice de despachabilidade alcançado pelo modelo Cessna 208A Caravan e suas sub-versões gira em torno de 98% das viagens programadas, o que significa que de um total de 100 viagens programadas somente duas viagens são canceladas ou adiadas, por precaução, em decorrência de problemas técnicos, com a maioria desses problemas sendo resolvidos em no máximo 24 horas, e assim, no dia seguinte, as aeronaves voltam a voar normalmente.

CESSNA 208B GRAND CARAVAN

Com a fabricação em série iniciada em 1986, esse modelo de monomotor turboélice é uma versão com fuselagem alongada da família Cessna Caravan. Na verdade, ele nasceu a partir de uma encomenda da FEDEX - Federal Express, que precisava de um modelo de aeronave semelhante ao Cessna 208A Caravan, entretanto com uma capacidade de carga maior, o Cessna 208B Grand Caravan Cargomaster, para transportar mais encomendas num mesmo voo, melhorando um pouco então a relação custo benefício em relação ao seu antecessor mais curto.

A capacidade de carga do Cessna 208B Grand Caravan é de até 9 m³, quando os assentos para passageiros são removidos para transporte de carga. A partir de 1991, o Cessna 208B Grand Caravan passou a ser tracionado por um motor turboélice Pratt & Whitney PT6-A com potência aumentada para 675 hp.

A partir de 2008, foi incluído no projeto do Cessna 208B Grand Caravan o sistema de aviônicos EFIS - Electronic Flight Instrument System, melhorando assim a navegação aérea do modelo de aeronave, tornando as viagens mais seguras e mais precisas.

Em 2015, foi iniciada a fabricação em série de uma sub-versão executiva, o Cessna 208B Grand Caravan EX, com várias melhorias, entre elas uma motorização Pratt & Whitney PT6-A um pouco mais potente, um sistema eletrônico de monitoramento do funcionamento do motor, o System Engine Trend Monitoring, iluminação LED na cabine de passageiros e acabamento melhorado, com novo design inclusive.

Assim como seu irmão menor, o índice de despachabilidade alcançado pelo modelo Cessna 208B Grand Caravan e suas sub-versões gira em torno de 98% das viagens programadas, um ótimo número. 

Obviamente, a sub-versão Cessna 208B Grand Caravan EX é a mais completa de todas. Ela conta com piloto automático GFC-700, ADC - Air Data Computer, AHRS - Attitude and Heading Reference System GR77, entre outros.

SOLOY DUAL PAC CARAVAN

Esse modelo de aeronave, conhecido também como Soloy Pathfinder 21, é o resultado de um trabalho da empresa americana Soloy Aviation Solutions em torno da célula original do Cessna 208B Grand Caravan, mas com um número de mudanças que tornaram-no um projeto quase completamente novo, com a chamada geminação de propulsão, com a instalação / fixação de dois motores turboélice Pratt & Whitney PT6-A lado a lado, no nariz da aeronave, combinado com um aumento no comprimento da fuselagem em cerca de 1,8 metro, resultando em aumento do número de assentos para transportar com razoável conforto até 15 passageiros.

O peso máximo de decolagem foi aumentado para 5.600 kg, tornando-o um modelo próximo do limite da classificação entre aeronaves de pequeno e médio portes.

MERCADO
Logo acima, o Cessna 208B Grand Caravan operado pela FAB - Força Aérea Brasileira, uma das principais operadoras desse modelo de aeronave, com 15 unidades em operação no Brasil. Logo abaixo, o Cessna 208A Caravan. Entre os dois monomotores turboélice, o modelo mais curto, aeronave semi-utilitária, executiva e comercial.

Mais de 2.500 aviões da família Cessna Caravan são usados intensivamente em mais de 60 países para transporte executivo de passageiros, seja para uso particular de pessoas físicas ou jurídicas, por empresas de táxi aéreo, para uso militar no transporte para regiões de difícil acesso, empresas de transporte de cargas aéreas e até companhias aéreas regionais, com capacidade para transportar entre 6 e 12 passageiros, dependendo da versão e da configuração de assentos adotada, em viagens interestaduais e intermunicipais. Entretanto, a versatilidade da aeronave também permite o uso em outras situações, como lançamento de paraquedistas civis e o uso por agricultores e pecuaristas, por exemplo, pousando e decolando em pistas curtas e de leito natural, sem pavimentação.

A velocidade de cruzeiro dos modelos da família Cessna Caravan é inferior às velocidades de cruzeiro de seus principais concorrentes, por esse motivo a Textron Aviation lançou recentemente o monomotor turboélice Cessna Denali, uma nova opção de transporte executivo com velocidade na faixa de 500 km / h.

Os aviões da família Cessna Caravan são utilizados principalmente para o transporte de pessoas e pequenas cargas. As sub-versões especializadas em transporte exclusivo de carga aérea são conhecidas como Cessna 208A Caravan Cargomaster e Cessna 208B Grand Caravan Cargomaster. Essa versão tem poucas janelas, tem piso reforçado e portas traseiras mais largas que os demais modelos.

Atendendo a pedidos de clientes, ainda na década de 1980 o fabricante norte-americano Cessna passou a disponibilizar a versão alongada da mesma linha de aviões, chamada Cessna 208B Grand Caravan, um derivado com espaço interno aumentado e melhorado para transportar até 12 passageiros em viagens interestaduais e intermunicipais.

O Cessna 208B Grand Caravan, com fuselagem alongada, e o seu irmão menor Cessna 208A Caravan, podem ser equipados com bagageiro externo fixado na parte de baixo da fuselagem da aeronave, solução adotada também em outros modelos de aeronaves com motorização turboélice de outros fabricantes, como, por exemplo, o monomotor Quest Kodiak e os bimotores Jetstream 31 e Jetstream Super 31 da British Aerospace.

O resultado final foi satisfatório para os clientes já na década de 1980, com reflexos imediatos no volume de vendas, com mais de 2.500 unidades de aviões da família Cessna Caravan vendidas até hoje, um grande sucesso de vendas, a prova definitiva de uma tendência no mercado mundial de aeronaves, muito favorável aos monomotores turboélice.

Pela capacidade de pousar e decolar em pistas de pouso sem pavimentação, é usado por agricultores e pecuaristas de vários países, inclusive no Brasil, como meio de transporte para visitas às suas fazendas e também por empresários e executivos para visitas às filiais de empresas, fornecedores e revendedores.

Os maiores operadores dos aviões da família Cessna Caravan são a FEDEX - Federal Express, uma empresa americana de transporte de encomendas expressas, a FAB - Força Aérea Brasileira e a FAC - Força Aérea da Colômbia. Entre os operadores militares está também o EC - Exército do Chile, com algumas unidades compradas.

A FEDEX - Federal Express possui mais de 230 unidades do Cessna 208B Grand Caravan Cargomaster.

NO BRASIL
Logo acima, a versão alongada Cessna 208B Grand Caravan, utilizada intensivamente no Brasil por empresas, pessoas físicas, militares e polícias. Logo abaixo, algumas unidades anfíbias da família Cessna Caravan estão voando no Brasil.
Oferecido para a FAB - Força Aérea Brasileira, os aviões da família Cessna Caravan foram rejeitados inicialmente como aeronaves de carga e de transporte de soldados por sua autonomia limitada a rotas curtas e médias e por ser uma aeronave monomotora (supunha-se que a operação sobre a Amazônia seria arriscada demais, pois em caso de falha do motor não existem locais de pouso alternativos próximos). Mas foi aceito em 1987 inicialmente como aeronave orgânica do Centro de Lançamento de Alcântara.

Durante sua operação, verificou-se que a aeronave é confiável, fácil de pilotar, robusta e relativamente barata de operar e de manter, o que levou a compras adicionais do modelo. A aeronave opera com facilidade em pistas de terra ou grama, mostrando-se uma alternativa aos aviões Embraer EMB-110 Bandeirante para o transporte de pequenos volumes, como aeronave de ligação ou pequeno número de passageiros.

Essas características se mostraram ideais para as necessidades da FAB - Força Aérea Brasileira, que adquiriu mais aeronaves para integrar algumas unidades aéreas (1º ETA7º ETA e 2º/6º GAv) e outras organizações militares, como aeronave orgânica. Devido a essas qualidades, vários pilotos o chamam carinhosamente de “Avião 4X4” pelo fato da infra-estrutura aeroportuária do Brasil ser limitada em várias localidades do interior brasileiro em que sua operação é necessária.

A FAB - Força Aérea Brasileira possui em operação 8 aeronaves Cessna 208A Caravan e 15 aeronaves Cessna 208B Grand Caravan. Essas aeronaves receberam a designação C-98 e C-98A.

A PF - Polícia Federal Brasileira também adquiriu, na década de 2000, várias aeronaves Cessna 208B Grand Caravan.

Entre as companhias aéreas regionais brasileiras, a Asta Linhas Aéreas, do Estado do Mato Grosso, opera atualmente três unidades de Cessna 208B Grand Caravan em seus serviços aéreos regulares; a Piquiatuba Transportes Aéreos, do Estado do Pará, opera quatro unidades do mesmo modelo. Já a Sete Linhas Aéreas, do Estado de Goiás, chegou a operar cinco unidades.

No Brasil, a TWO Aviation, uma empresa de táxi aéreo sediada em Jundiaí, no Estado de São Paulo, está entre as maiores operadoras de turboélices da família Cessna Caravan, com 18 unidades.

Segundo o RAB - Registro Aeronáutico Brasileiro, elaborado pela ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil, em 2017 havia no Brasil mais de 130 unidades de aviões da família Cessna Caravan operando, a grande maioria modelos Cessna 208B Grand Caravan, o equivalente a cerca de 5% do número total de aeronaves dessa família fabricadas pela Cessna Aircraft. 


REPRESENTAÇÃO
A fabricante de aeronaves Textron Aviation é representada no Brasil pela TAM Aviação Executiva, que também possui hangares de manutenção no município de Jundiaí, interior do Estado de São Paulo, em Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais, em Brasília, a capital do Brasil, e no município de Aracati, no Estado do Ceará.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

CESSNA 208B GRAND CARAVAN
  • Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto;
  • Capacidade: 12 passageiros (versão simples);
  • Capacidade: 8 passageiros (sub-versão executiva);
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 320 km / h;
  • Comprimento: Aprox. 13 metros;
  • Envergadura: Aprox. 16 metros;
  • Altura: Aprox. 4,7 metros;
  • Motorização (potência): Pratt & Whitney PT6-A (675 shp / standard);
  • Motorização (potência): Pratt & Whitney PT6-A (867 shp / sub-versão EX);
  • Hélice: McCauley tripá (versão standard);
  • Hélice: Hartzell tripá (sub-versão EX);
  • Aviônicos (standard): Bendix King Silver Crown;
  • Aviônicos (sub-versão EX): EFIS Garmin NXi;
  • Opcional: STV - Synthetic Vision (recomendado);
  • TBO (tempo entre revisões): 3.600 horas;
  • Consumo médio (QAV): Aprox. 250 litros / hora (lotado / 75% potência);
  • Consumo médio (QAV): Aprox. 0,07 litro / passageiro / km voado;
  • Peso máximo decolagem (sub-versão EX): 3.969 kg;
  • Pista de pouso / standard (com bagageiro externo): Aprox. 1.300 metros (seis passageiros / dias quentes / tanques cheios);
  • Pista de pouso / sub-versão EX (com bagageiro externo): Aprox. 1.200 metros (seis passageiros / dias quentes / tanques cheios);
  • Alcance: Aprox. 1.700 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Teto de serviço: Aprox. 7.500 metros (com oxigênio);
  • Preço (no Brasil): US$ 3,1 milhões (sub-versão EX / novo);
  • Preço (no Brasil): US$ 2,1 milhões (pouco voado / bom estado de conservação);
  • Preço (no Brasil): US$ 1,5 milhão (usado / bom estado de conservação);

ONDE COMPRAR
A importação de unidades usadas de aviões da família Cessna Caravan também é possível para compradores brasileiros. Porém, somando todos os impostos e taxas, o preço final da aeronave já nacionalizada pode sofrer um acréscimo de cerca de 30% em relação ao preço inicial no exterior.
Não é aconselhável comprar sozinho (a), sem acompanhamento, uma aeronave se não entende do assunto. É aconselhável buscar assessoria profissional especializada e confiável no Brasil para a seleção, a negociação de compra, o cumprimento de todos os trâmites burocráticos relacionados à importação e nacionalização, hangaragem, manutenção e treinamento de tripulação.

Várias empresas idôneas no Brasil oferecem esse tipo de serviço de assessoria e manutenção, entre elas a TAM Aviação Executiva, a Japi Aeronaves e a Global Aircraft. Algumas delas oferecem também o serviço de gerenciamento de aeronaves.

A FAMÍLIA CARAVAN


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VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Cessna_208_Caravan
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cessna_208
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Soloy_Pathfinder_21
  • Wikimedia: Imagens

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