PIPER MALIBU MERIDIAN

PIPER MALIBU MERIDIAN
PIPER MALIBU JETPROP (TURBOPROP)
PIPER MALIBU MERIDIAN M500
PIPER MALIBU MERIDIAN M600

INTRODUÇÃO
O robusto e econômico Piper Meridian, um sucesso de vendas da Piper Aircraft, um dos monomotores turboélice para uso executivo mais vendidos do mundo

Piper Malibu M500, conhecido anteriormente como Piper Malibu Meridian, é uma econômica e moderna aeronave monomotor turboélice de pequeno porte, com asa baixa e construção convencional metálica, com capacidade para transportar um piloto e cinco ou seis passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais (rotas domésticas), projetada e desenvolvida na década de 1990 e fabricada nos Estados Unidos a partir do início da década de 2000 pela Piper Aircraft, que utilizou o projeto do robusto Piper Malibu Mirage como base para dar origem ao Piper Meridian.

A Piper Aircraft é uma grande e tradicional empresa norte-americana fabricante de aviões leves a pistão, monomotores e bimotores. A Piper está atualmente sediada em Vero Beech, no estado da Flórida, nos Estados Unidos. Desde sua fundação em 1937, por William Piper, a empresa já fabricou mais de 140.000 aviões, entre monomotores e bimotores tracionados por motores a pistão e um modelo turboélice. Atualmente, há mais de 90.000 aviões fabricados pela Piper Aircraft em condições normais de operação nos cinco continentes do planeta.

As principais concorrentes da Piper Aircraft no mercado mundial de aviões leves a pistão são a Beechcraft Corporation, a Cessna Aircraft, a Cirrus Aircraft e a Mooney Aircraft, essas quatro nos Estados Unidos, a Daher Socata, da França, e a Vulcanair, da Itália.

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
O Piper Malibu Meridian, conhecido também no meio aeronáutico como Piper PA-46-500TP ou simplesmente Piper Meridian, foi criado na década de 1990 a partir da percepção dos investidores e executivos da então New Piper Aircraft de que o mercado mundial de aviões turboélices monomotores para uso executivo estava aquecido, com poucos concorrentes de credibilidade, entre eles o Pilatus PC-12, o Cessna Caravan e o Socata TBM.

Parte da base conceitual necessária para a criação e o desenvolvimento do Piper Meridian já estava bem experimentada nas fases de desenvolvimento e certificação de seu predecessor, o Piper Malibu a pistão, este um projeto da década de 1980 com muitas unidades já fabricadas e vendidas a muitos clientes em vários países. O passo seguinte foi criar, desenvolver, submeter à certificação e fabricar o Piper Meridian.

O projeto das asas, fuselagem e sistemas do Piper Meridian foi certificado pelas autoridades aeronáuticas americanas no início da década de 2000. Aviões monomotores turboélices são uma forte tendência no mercado mundial de aeronaves executivas. Comprar um monomotor turboélice é uma atitude inteligente, porque eles são econômicos e fáceis de pilotar. Além disso, o mercado mundial está bem abastecido de monoturboélices novos e usados, de diversos fabricantes.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
O Piper Malibu Meridian é uma aeronave monomotor pressurizada com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com asa baixa e trem de pouso retrátil, com capacidade para transportar cinco ou seis passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais. É o mais moderno avião fabricado pela Piper Aircraft, extremamente econômico e fácil de pilotar.

O Piper Meridian se beneficia das características positivas originais do Piper Malibu a pistão, incluindo o trem de pouso alto, com amortecedores de longo curso, que favorece a operação em pistas de pouso sem pavimentação. Assim como seu irmão a pistão, o Piper Meridian possui radar meteorológico colorido, aviônico fundamental para uma navegação segura e tranquila.

A principal diferença entre o Piper Meridian e o Piper Malibu é a confiável e econômica motorização turboélice Pratt & Whitney PT6-A que traciona o Piper Meridian. O monomotor foi projetado com uma conveniente porta lateral de acesso com escada fixada e com corredor central na cabine de passageiros. Numa das configurações de assentos disponíveis há quatro assentos para passageiros em club seat, ou seja, frente a frente.

O Piper Meridian foi homologado no início da década de 2000 para voos em condições de baixa temperatura ambiente. Para isso ele possui o sistema de proteção contra formação de gelo no motor e sistema antigelo com boots nos bordos de ataque das asas e do estabilizador horizontal. Além disso, a hélice do Piper Meridian possui sistema de aquecimento elétrico em suas quatro pás.

MERCADO
O Piper Malibu Meridian integra uma boa quantidade de itens de navegação, segurança e conforto, incluindo radar meteorológico colorido, GPSpressurização combinada com ar-condicionado e TCAS - Traffic Collision Avoidance System. A Piper Aircraft disponibiliza também no Piper Meridian o sistema de navegação EFIS - Electronic Flight Instrument System, com a tela PFD (tela primária) e MFD (tela multifuncional).

Pela capacidade de pousar e decolar em pistas de pouso sem pavimentação, é usado por agricultores e pecuaristas de muitos países como meio de transporte para visitas às suas fazendas e também por empresários e executivos para visitas às filiais de empresas, fornecedores e revendedores.

A Piper Aircraft é representada no Brasil pela JP Martins Aviação, localizada no Aeroporto Campo de Marte, dentro da cidade de São Paulo. É um dos maiores revendedores da Piper Aircraft fora dos Estados Unidos, e também presta serviços de manutenção para toda linha de aviões da marca Piper.

O principal concorrente do Piper Meridian é o Daher Socata TBM.

AS VERSÕES DO MERIDIAN

PIPER PA-46-500TP MALIBU MERIDIAN

Esse é o primeiro monomotor turboélice fabricado pela Piper Aircraft, lançado em 1997 e fabricado em série a partir do ano 2000. O Piper Meridian é um derivado direto do Piper Malibu a pistão. A Piper Aircraft incluiu o sistema EFIS Garmin G1000 no Piper Meridian a partir de 2009.

PIPER PA-46-500TP MALIBU M500

Essa é a versão melhorada e atualizada do Piper Meridian, com o aviônico ADSB. É a versão aprimorada do Piper Meridian, atualmente na linha de produção da Piper Aircraft nos Estados Unidos. É uma versão sofisticada do seu predecessor, equipada com o ESP, USP e LVL, três equipamentos que formam um recurso de segurança extra que limita eventuais excessos do piloto no manuseio e atuação do manche, dos manetes e dos pedais, evitando assim a perda de controle da aeronave quando seus parâmetros de segurança são ultrapassados.

PIPER PA-46-600TP MALIBU M600

Essa é mais uma versão melhorada, aprimorada e atualizada do Piper Meridian, com motor Pratt & Whitney PT6A mais potente, com 600 shp em flat. Essa versão é ainda mais sofisticada e mais potente que o seu irmão Piper Malibu M500 e permite decolar com os tanques cheios de combustível, um piloto e quatro passageiros adultos, ao nível do mar e em dias quentes. Além disso, possui um sistema automático de proteção contra hipóxia, que atua em caso de falha no sistema de pressurização, assumindo o controle da aeronave e baixando a sua altitude de cruzeiro, caso o piloto perca acidentalmente a consciência em voo por falta de oxigenação de seu cérebro.

PIPER MALIBU JETPROP

O Piper Malibu JetProp é, na verdade, uma versão retrofitada do Piper Malibu a pistão, com a troca do motor a pistão pelo motor turboélice Pratt & Whitney PT6A, com 750 shp de potência disponíveis na decolagem.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

PIPER MALIBU MERIDIAN
  • Capacidade: 1 piloto e 5 ou 6 passageiros;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 470 km / h;
  • Motorização (potência): 1 X Pratt & Whitney PT6A (500 shp / flat);
  • TBO (tempo entre revisões): 3.600 horas;
  • Hélice: Hartzell (quatro pás);
  • Aviônicos (até 2008): Flight Max Avidyne e STec 1500;
  • Aviônicos (a partir de 2009): EFIS Garmin G1000;
  • Comprimento: Aprox. 9 metros;
  • Envergadura: Aprox. 13 metros;
  • Altura: Aprox. 3,5 metros;
  • Peso máximo decolagem: Aprox. 2.300 kg;
  • Alcance: Aprox. 1.400 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Consumo médio (QAV): Aprox. 170 litros / hora (lotado / 75% potência);
  • Consumo médio (QAV): Aprox. 0,06 litro / passageiro / km voado;
  • Pista de pouso: Aprox. 1.000 metros (três passageiros / dias quentes / tanques cheios);
  • Preço M500 (no Brasil): Aprox. US$ 
  • Preço (no Brasil): Aprox. US$ 1,5 milhão (usado / bom estado de conservação);
  • Preço (no exterior): Aprox. US$ 1 milhão (usado / bom estado de conservação);
  • Preço (no Brasil): Aprox. US$ 2,1 milhões (semi-novo);

PIPER MALIBU JETPROP
  • Capacidade: 1 piloto e 5 ou 6 passageiros;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 500 km / h;
  • Motorização (potência): 1 X Pratt & Whitney PT6A (750 shp / flat);
  • TBO (tempo entre revisões): 3.600 horas;
  • Hélice: MT (quatro pás);
  • Aviônicos: Flight Max Avidyne e STec;
  • Comprimento: Aprox. 9 metros;
  • Envergadura: Aprox. 13 metros;
  • Altura: Aprox. 3,5 metros;
  • Peso máximo decolagem: Aprox.
  • Alcance: Aprox.
  • Consumo médio (QAV): Aprox. 170 litros / hora (lotado / 75% potência);
  • Consumo médio (QAV): Aprox. 0,06 litro / passageiro / km voado;
  • Pista de pouso: Aprox. 1.000 metros (lotado / dias quentes / tanques cheios);
  • Preço (no Brasil): Aprox. US$ 1,5 milhão (usado / bom estado de conservação);
  • Preço (no exterior): Aprox. US$ 1 milhão (usado / bom estado de conservação);

PIPER MALIBU M600
  • Capacidade: 1 piloto e 5 ou 6 passageiros;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 500 km / h;
  • Motorização (potência): 1 X Pratt & Whitney PT6A (600 shp / flat);
  • TBO (tempo entre revisões): 3.600 horas;
  • Hélice: Hartzell (quatro pás);
  • Aviônicos: EFIS Garmin G3000;
  • Comprimento: Aprox. 9 metros;
  • Envergadura: Aprox. 13 metros;
  • Altura: Aprox. 3,5 metros;
  • Peso máximo decolagem: Aprox. 2.300 kg;
  • Alcance: Aprox. 1.400 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Consumo médio (QAV): Aprox. 170 litros / hora (lotado / 75% potência);
  • Consumo médio (QAV): Aprox. 0,06 litro / passageiro / km voado;
  • Pista de pouso: Aprox. 1.000 metros (quatro passageiros / dias quentes / tanques cheios);
  • Preço (no Brasil): Aprox. US$ 3,5 milhões (novo);

ONDE COMPRAR
A importação de unidades usadas de Piper Meridian também é possível para compradores brasileiros. Porém, somando todos os impostos e taxas, o preço final da aeronave já nacionalizada pode sofrer um acréscimo de cerca de 30% em relação ao preço inicial no exterior.
Não é aconselhável comprar sozinho (a), sem acompanhamento, uma aeronave se não entende do assunto. É aconselhável buscar assessoria profissional especializada e confiável no Brasil para a seleção, a negociação de compra, o cumprimento de todos os trâmites burocráticos relacionados à importação e nacionalização, hangaragem, manutenção e treinamento de tripulação.

Várias empresas idôneas no Brasil oferecem esse tipo de serviço de assessoria e manutenção, entre elas a JP Martins, a Quick Aviação e a Japi Aeronaves. Algumas delas oferecem também o serviço de gerenciamento de aeronaves.

TRÊS VISTAS (MERIDIAN)


GALERIA DE IMAGENS

Logo acima e logo abaixo, o Piper Meridian e o Piper JetProp, respectivamente. São dois modelos semelhantes, mas com um olhar atento percebe-se o formato mais arredondado da carenagem do motor turboélice do Piper Meridian




Logo acima, entrada e saída de passageiros facilitada por uma porta lateral com escada. Logo abaixo, pousos e decolagens em pistas curtas, com ou sem pavimentação.



Logo acima, o Piper Meridian possui casulo ou radome do radar meteorológico fixado no intradorso da asa direita. Logo abaixo, o Piper Malibu M600 possui o radome do radar fixado no bordo de ataque da asa. 




Logo acima, o cockpit do Piper JetProp, completo para voos por instrumentos. Logo abaixo, a cabine de passageiros em club seat do monomotor turboélice, com quatro assentos frente a frente e acabamento caprichado.



VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Piper_PA-46
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Piper_Malibu_Meridian
  • Piper Aircraft (divulgação): Imagens
  • Flying Magazine: Imagem
  • Wikimedia: Imagens

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