CESSNA CITATION ENCORE
CESSNA CITATION V (560)
CESSNA CITATION BRAVO (550)
CESSNA CITATION ENCORE (560)
CESSNA CITATION ULTRA (560)
INTRODUÇÃO
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Os projetos de aviões da família Citation 560 estão entre as respostas da Cessna Aircraft às pressões do mercado aeronáutico mundial por uma nova geração de aeronaves executivas com mais espaço interno, portanto mais confortável, mas que conseguisse manter as características de praticidade e funcionalidade da 1ª geração da Série 500 de jatinhos de asas retas, entretanto com ênfase em aspectos como modernidade, conforto, tecnologia, refinamento, eficiência e redução no consumo de combustível e no custo operacional.
MERCADO
CESSNA CITATION BRAVO (550)
CESSNA CITATION ENCORE (560)
CESSNA CITATION ULTRA (560)
INTRODUÇÃO
Logo acima e logo abaixo,
o potente jato executivo de médio porte e alcance interestadual e internacional Citation Encore, uma versão modernizada e melhorada do antecessor Citation Ultra, ambos integrantes de uma das mais bem
sucedidas famílias de aeronaves civis da fabricante americana. Um sucesso de vendas da Cessna Aircraft, uma aeronave confortável e confiável.
O moderno e potente Cessna
Citation Encore é uma confortável aeronave executiva bimotor de médio porte e alta performance,
com motorização turbofan e com capacidade para transportar confortavelmente
sete ou oito passageiros em viagens interestaduais e internacionais, criado e desenvolvido a partir da década de 1990 e fabricado em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 2000 pela
Cessna Aircraft, que utilizou como base para sua criação e desenvolvimento o
modelo de jato de médio porte Cessna Citation Ultra, do mesmo fabricante.
Os
principais concorrentes do Cessna Citation Encore são os jatos executivos de médio
porte Learjet 35, Embraer Phenom 300 e Learjet 45. Já o modelo de jato
executivo de médio porte Beechjet 400A / Hawker 400 está na mesma categoria ou faixa de
tamanho e alcance do Cessna Citation Encore. De todos esses modelos citados, somente o Embraer Phenom 300 é fabricado em série, os demais já saíram de linha de produção.
A TEXTRON
AVIATION
A Textron
Aviation é uma das maiores fabricantes de aeronave executivas do mundo, ela é a
empresa sucessora das fabricantes Cessna Aircraft e Beechcraft Corporation,
ambas fundidas em 2014, passando assim a serem tratadas como marcas da Textron
Aviation, que por sua vez é uma subsidiária da holding americana Textron
Company, proprietária também da fabricante de motores aeronáuticos Lycoming
Engines.
Ela é
proprietária também da tradicional marca Hawker de jatos executivos, mas a
fabricação em série desses modelos está suspensa por tempo indeterminado.
Até 2014, a
Cessna Aircraft era uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de
aeronaves executivas do mundo. Atualmente, o portfólio de produtos da Textron
Aviation, sua sucessora natural, é amplo, vai desde pequenos e extremamente
econômicos monomotores a pistão, como o Cessna 172 Skyhawk, por exemplo, até
sofisticados jatos executivos bimotores de alta performance, de porte médio e
alcance intercontinental, como o Cessna Citation Longitude.
No
competitivo mercado mundial de jatos executivos, a fabricante norte americana
Textron Aviation enfrenta atualmente forte concorrência de grandes fabricantes
que também detêm alta tecnologia na construção de aeronaves executivas,
incluindo a americana Learjet (propriedade da Bombardier), a fabricante suíça
Pilatus, a brasileira Embraer, a francesa Dassault Falcon, a americana
Gulfstream (subsidiária da General Dynamics), a japonesa Honda e a americana
Cirrus Aircraft.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima
e logo abaixo, o Cessna Citation Encore, um dos modelos da família Citation 560,
tem vocação para transportar passageiros entre pequenos e grandes aeroportos e
aeródromos de municípios do interior e de grandes metrópoles. Um avião moderno, elegante, eficiente, refinado, confortável e seguro, ele não passa despercebido e causa
uma boa impressão por onde passa.
O Cessna Citation Encore é uma aeronave bimotor executiva de alta performance, de médio porte e de
alcance interestadual e internacional, com construção convencional em alumínio
e ligas metálicas, com motorização turbofan com alta taxa de bypass e com
capacidade para transportar confortavelmente sete ou oito passageiros, dependendo da
configuração de assentos adotada, projetada e desenvolvida na década de 1990 e fabricada nos Estados Unidos a partir do ano 2000 pela Cessna Aircraft.
Conhecido também como Citation 560 Encore, ele é um dos quatro projetos da 2ª geração da Série 500, todas elas pertencentes à linhagem Cessna Citation, esta composta por dezenas de modelos de jatos executivos, variando de jatinhos interestaduais e internacionais até sofisticados jatos intercontinentais de médio porte. O Cessna Citation Encore (pronuncia-se Ancór) é um projeto diretamente derivado do antecessor Cessna Citation Ultra, por sua vez diretamente derivado do classico jato executivo Cessna Citation V, todos esses também pertencentes à 2ª geração da Série 500, uma das mais bem sucedidas do fabricante americano.
Desde o
início de sua fabricação, no início da década de 2000, o Cessna Citation Encore já saía de fábrica com
um moderno e sofisticado conjunto de aviônicos EFIS - Electronic Flight InstrumentSystem, composto por duas telas PFD - Primary Flight Display, as telas
primárias, uma do lado esquerdo do painel, para o piloto, e outra do lado
direito, para o co-piloto, e a tela MFD - Multi
Function Display, ou multifunção, complementadas pelo FMS - Flight Management
System, este o sistema de gerenciamento de voo, com interface localizada no console central.
O consagrado e confiável motor
turbofan canadense Pratt & Whitney PW535 de alto desempenho que impulsiona o Cessna Citation Encore é
uma das versões da série Pratt & Whitney PW500, uma opção moderna, racional e eficiente de propulsão projetada principalmente para jatos executivos, usada também para impulsionar outros modelos de sucesso no mercado mundial de aviação executiva, entre eles o Embraer Phenom 300 e o Cessna Citation Excel. Projetado nos Estados Unidos e no Canadá e fabricado no Canadá pela renomada fabricante americana Pratt & Whitney, ele possui um fan de estágio único acoplado a uma turbina de baixa pressão com dois estágios. O seu projeto é composto também de um compressor centrífugo de alta pressão acoplado a uma turbina de alta pressão com um estágio.
Esse motor é mais potente, mais eficiente, mais refinado e um pouco mais econômico que a tradicional e também consagrada e confiável motorização Pratt & Whitney JT15D usada para impulsionar a 1ª geração dos jatinhos da Série 500 da Cessna Aircraft. Ele consome menos combustível que os modelos clássicos de motores turbofans de geração anterior usados para impulsionar a 1ª geração da Série 500 de aviões executivos da fabricante americana. Ele foi projetado para um maior intervalo entre as revisões, com TBO - Time Between Overhaul de 5.000 horas no caso do Cessna Citation Encore, resultando em um menor custo operacional que as turbinas da geração anterior, estas largamente adotadas no Cessna Citation II, por exemplo.
Esse motor é mais potente, mais eficiente, mais refinado e um pouco mais econômico que a tradicional e também consagrada e confiável motorização Pratt & Whitney JT15D usada para impulsionar a 1ª geração dos jatinhos da Série 500 da Cessna Aircraft. Ele consome menos combustível que os modelos clássicos de motores turbofans de geração anterior usados para impulsionar a 1ª geração da Série 500 de aviões executivos da fabricante americana. Ele foi projetado para um maior intervalo entre as revisões, com TBO - Time Between Overhaul de 5.000 horas no caso do Cessna Citation Encore, resultando em um menor custo operacional que as turbinas da geração anterior, estas largamente adotadas no Cessna Citation II, por exemplo.
Os freios do Cessna Citation Encore possuem anti-skid e o trem de pouso é do tipo trailing link, para pousos mais suaves. As asas
semi-retas do Cessna Citation Encore foram projetadas para permitir a operação tranquila em pistas de pouso pavimentadas de comprimento limitado. Por exemplo: Em um dia quente, com quatro passageiros adultos a bordo e metade dos tanques com combustível é possível decolar de uma pista de pouso de 1.300 metros de uma fazenda no interior do Estado de Goiás, no interior do Estado de Mato Grosso do Sul ou no interior do Estado de Santa Catarina e pousar em Campinas, por exemplo, apenas uma hora e meia depois, com reservas de combustível. Essas asas foram projetadas para terem uma carga alar menor, o que resulta em um jato
executivo confortável e confiável, com boa margem de sustentação para pousos suaves e previsíveis.
Porém, pra
quem precisa viajar com frequência para Europa, África, Ásia e América do Norte
é aconselhável comprar ou alugar um avião de alcance maior, um avião
intercontinental.
CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Logo acima,
o moderno cockpit do Citation Encore, com o conjunto de aviônicos do tipo
EFIS - Electronic Flight Instrument System, com as telas primárias e a tela
multifuncional. Logo abaixo, detalhe do interior refinado do jato executivo, com a compacta galley na parte da frente da cabine de passageiros, para refeições rápidas e bebidas.
As décadas de 1960 e 1970 foram marcadas pelo florescimento da tecnologia do motor a jato na indústria aeronáutica civil e militar. Os primeiros modelos de jatos executivos com motorização turbojato e turbofan nasceram nessas décadas, entre eles o primeiro modelo de jato executivo da história da indústria aeronáutica, o Lockheed Jetstar. Depois desse pioneiro vieram outros modelos de outros fabricantes disputar esse mercado, entre eles o de Havilland DH-125 / Hawker Siddeley HS-125, o Cessna Citation I e o Cessna Citation II, o Learjet 24 e o Learjet 25, o North American Sabreliner / Rockwell Sabreliner e o Dassault Falcon 20.
Já na década de 1980 estava claro para a indústria aeronáutica e para o próprio mercado aeronáutico que o motor a jato veio pra ficar. Surgiram então mais opções de jatos executivos de pequeno e médio portes, entre elas o Canadair Challenger CL-600 e o Cessna Citation V, conhecido também como Cessna Citation 560, o irmão mais velho do Cessna Citation Ultra e do Cessna Citation Encore.
Os projetos de aviões da família Citation 560 estão entre as respostas da Cessna Aircraft às pressões do mercado aeronáutico mundial por uma nova geração de aeronaves executivas com mais espaço interno, portanto mais confortável, mas que conseguisse manter as características de praticidade e funcionalidade da 1ª geração da Série 500 de jatinhos de asas retas, entretanto com ênfase em aspectos como modernidade, conforto, tecnologia, refinamento, eficiência e redução no consumo de combustível e no custo operacional.
Na prática, bons números de redução no consumo de combustível só foram alcançados definitivamente pela 3ª geração da Série 500, conhecida como família CitationJet, com modelos lançados nas décadas de 1990 e 2000, mas quase todas as demais exigências do mercado foram atendidas de forma satisfatória também pela 2ª geração da Série 500, conhecida como família Citation 560, com modelos lançados nas décadas de 1980, 1990 e 2000.
Curiosamente, essas duas gerações da Série 500, a 2ª geração e a 3ª geração, foram introduzidas no mercado com apenas quatro anos de diferença entre si, com a fabricação em série do Cessna Citation V, iniciada em 1989, e a fabricação em série do Cessna CitationJet / CJ1, iniciada em 1993.
Curiosamente, essas duas gerações da Série 500, a 2ª geração e a 3ª geração, foram introduzidas no mercado com apenas quatro anos de diferença entre si, com a fabricação em série do Cessna Citation V, iniciada em 1989, e a fabricação em série do Cessna CitationJet / CJ1, iniciada em 1993.
Para
alcançar os objetivos pretendidos, a Cessna Aircraft optou por manter tudo o que já havia de bom e / ou de bastante razoável na 1ª geração da Série 500, principalmente as asas retas com baixa carga alar, que possibilitam pousos e decolagens em pistas de pouso de comprimento limitado, curtas ou médias, dependendo do volume de combustível nos tanques, do número de passageiros a bordo, do peso das bagagens, da temperatura externa no aeródromo, da altitude do aeródromo e, é claro, da altura dos obstáculos próximos das cabeceiras da pista de pouso, árvores ou postes, por exemplo.
A solução
encontrada foi implementar gradativamente uma variedade de inovações tecnológicas e mudanças estruturais para alcançar os
novos níveis de eficiência e conforto pretendidos, entre eles a fuselagem mais comprida (exceto no Cessna Citation Bravo), as asas com maior área de sustentação, o
uso de materiais compostos em maior quantidade e variedade para reduzir o peso dos aviões, aviônicos mais modernos e precisos e a nova motorização implementada a partir do Citation Encore e do Citation Bravo,
mais eficiente e um pouco mais econômica.
VERSÕES DA FAMÍLIA 560
Os aviões com a marca Citation fazem parte de uma linhagem dividida em várias famílias ou ramificações de projetos de jatos executivos que, para efeito de marketing e para não confundir o cliente, foram mantidos quase totalmente distintos e com propostas diferentes ao longo de suas trajetórias, a linhagem mais econômica e mais simples, digamos, com uma proposta um pouco mais modesta (se é que isso é possível, já que estamos falando de jatos executivos), com asas retas, batizada pela fabricante Cessna Aircraft de Série 500 e as famílias mais sofisticadas, projetadas para viagens intercontinentais, batizadas pelo fabricante de Série 650, Série 750, Série 680 e, a mais recente, Série 700, a maior parte deles com asas enflechadas.
É praticamente impossível fabricar um avião intercontinental que não seja sofisticado, faz parte do negócio, porque ninguém gosta ser fechado em uma cabine de passageiros por horas e horas seguidas, sobrevoando oceanos, desertos e florestas, sem um mínimo de conforto biológico, tecnologia de entretenimento, telecomunicações e alimentação. Assim, os jatos intercontinentais possuem, quase que obrigatoriamente, um certo nível mínimo necessário de sofisticação, começando pela pressurização de cabine com climatização, passando pelo toalete e pela galley com água mineral, sucos, refrigerantes e refeições rápidas, estas geralmente aquecidas por microondas e / ou forno elétrico.
Mas a Série 500 não tem a proposta de voos intercontinentais, embora esse nível mínimo de sofisticação citado acima também esteja presente nela. Além disso, a travessia de oceanos, desertos e florestas é possível, em algumas situações ou casos, nos aviões dessa família, já que todos eles possuem a certificação FAR PART 25, embora as viagens intercontinentais não sejam o foco desses produtos da Série 500, principalmente no aspecto de alcance.
CITATION V
O Cessna
Citation V é uma confortável aeronave executiva bimotor de médio porte, com
motorização turbofan e com construção convencional em alumínio e ligas
metálicas, com pressurização e com trem de pouso triciclo retrátil. Ele tem
capacidade para transportar confortavelmente sete ou oito passageiros em
viagens interestaduais e, em vários casos, até internacionais, criado,
desenvolvido e fabricado nos Estados Unidos a partir da década de 1980 pela
Cessna Aircraft, uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de jatos
executivos do planeta.
Conhecido também como Citation 560, ele é um modelo de jato executivo diretamente derivado do Cessna Citation II. Comparando com o seu irmão menor e mais velho, o Cessna Citation V possui uma fuselagem alongada para acomodar com mais conforto o mesmo número de passageiros que seu irmão menor e mais velho, mesmo mantendo os mesmos itens de conforto e conveniência, entre eles a galley na parte da frente da cabine de passageiros e o toalete básico no fundo da cabine.
Ele foi um sucesso de vendas da Cessna Aircraft e a grande maioria das unidades fabricadas ainda está voando normalmente, transportando confortavelmente passageiros em viagens interestaduais e internacionais.
Conhecido também como Citation 560, ele é um modelo de jato executivo diretamente derivado do Cessna Citation II. Comparando com o seu irmão menor e mais velho, o Cessna Citation V possui uma fuselagem alongada para acomodar com mais conforto o mesmo número de passageiros que seu irmão menor e mais velho, mesmo mantendo os mesmos itens de conforto e conveniência, entre eles a galley na parte da frente da cabine de passageiros e o toalete básico no fundo da cabine.
Ele foi um sucesso de vendas da Cessna Aircraft e a grande maioria das unidades fabricadas ainda está voando normalmente, transportando confortavelmente passageiros em viagens interestaduais e internacionais.
Assim como seus irmãos menores e mais velhos da Série 500, o Cessna Citation V possui asas retas e motorização turbofan. A pedido de clientes, a partir de 1989 a Cessna Aircraft passou a fabricar em série o Cessna Citation V, com fuselagem alongada em 0,5 metro em relação ao seu irmão menor e mais velho Cessna Citation II, para transportar o mesmo número de passageiros, entretanto com mais conforto, com mais espaço para as pernas, inclusive. O Citation V foi então mais um passo a frente da Cessna para satisfazer um público que precisava e queria mais conforto e mais velocidade.
Ele não
está na sofisticada categoria de jatos executivos intercontinentais de médio
porte, mas pode ser considerado uma opção bastante razoável e até refinada e
meio luxuosa de avião para quem precisa viajar dentro de um mesmo continente,
em rotas interestaduais e internacionais. Ele tem cabine de passageiros
pressurizada; trem de pouso retrátil; toalete básico no
fundo da cabine de passageiros; galley na parte da frente da fuselagem, ao lado
da porta principal de saída, para refeições rápidas e bebidas; corredor central
na cabine de passageiros para facilitar o acesso dos passageiros aos assentos,
ao toalete e à galley; ar condicionado (só funciona quando os motores estão
ligados); e luzes de leitura para os passageiros; entre vários outros itens de
conforto.
O Cessna Citation V possui asas retas e é impulsionado por dois motores turbofan Pratt & Whitney JT15D-5A com 2.900 libras de potência / empuxo cada, totalizando 5.800 libras de potência / empuxo, o suficiente para que a aeronave mantenha uma velocidade de cruzeiro de cerca de 740 km / h em uma altitude de 12.000 metros. O seu peso máximo de decolagem é de 7.000 kg, com alcance de aproximadamente 2.700 quilômetros, com a cabine lotada de passageiros e com reservas de combustível.
A partir de 1989, o clássico jato executivo Cessna Citation V já saía de fábrica com um bom conjunto para voos por instrumentos. Embora na época o conjunto de aviônicos fosse composto basicamente por instrumentos analógicos, havia uma boa variedade de instrumentos para uma viagem segura e tranquila, entre eles o radar meteorológico colorido e o TCAS - Traffic Collision Avoidance System. Atualmente, ele não é mais fabricado, mas uma variedade de retrofits e upgrades está disponível para eventuais compradores e / ou para atuais proprietários que querem atualizar a aeronave, inclusive a opção de instalar instrumentos do tipo EFIS - Electronic Flight Instrument System no cockpit, para tornar as viagens ainda mais seguras, tranquilas e precisas.
Mais de 260 unidades do Citation V foram fabricadas em cinco anos de fabricação seriada. Apesar da idade do projeto, o Cessna Citation V ainda pode ser considerado uma das melhores opções de jatos executivos disponíveis no mercado mundial de aeronaves usadas.
Mais de 336 unidades do Cessna Citation Bravo foram fabricadas em 10 anos de produção seriada e eles podem ser considerados modelos modernos de aeronaves, entre as melhores opções de jatos executivos disponíveis para aquisição no mercado mundial de aeronaves usadas.
A partir de 1989, o clássico jato executivo Cessna Citation V já saía de fábrica com um bom conjunto para voos por instrumentos. Embora na época o conjunto de aviônicos fosse composto basicamente por instrumentos analógicos, havia uma boa variedade de instrumentos para uma viagem segura e tranquila, entre eles o radar meteorológico colorido e o TCAS - Traffic Collision Avoidance System. Atualmente, ele não é mais fabricado, mas uma variedade de retrofits e upgrades está disponível para eventuais compradores e / ou para atuais proprietários que querem atualizar a aeronave, inclusive a opção de instalar instrumentos do tipo EFIS - Electronic Flight Instrument System no cockpit, para tornar as viagens ainda mais seguras, tranquilas e precisas.
Além disso, na época ele já saía de fábrica certificado para viagens com baixa temperatura ambiente, com sistema de aquecimento da cabine de passageiros e com os bordos de ataque das asas e do estabilizador horizontal com sistema de boots para evitar formação de gelo em altitudes elevadas e em
dias frios;
Mais de 260 unidades do Citation V foram fabricadas em cinco anos de fabricação seriada. Apesar da idade do projeto, o Cessna Citation V ainda pode ser considerado uma das melhores opções de jatos executivos disponíveis no mercado mundial de aeronaves usadas.
CITATION ULTRA
O Cessna Citation Ultra é uma confortável aeronave executiva bimotor de médio porte, com motorização turbofan e com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com pressurização e com trem de pouso triciclo retrátil. Ele tem capacidade para transportar confortavelmente sete ou oito passageiros em viagens interestaduais e, em vários casos, até internacionais, criado, desenvolvido e fabricado em larga escala nos Estados Unidos na década de 1990 pela Cessna Aircraft.
Conhecido também como Citation 560 Ultra, é um confortável modelo de jato executivo bimotor de porte médio diretamente derivado do Cessna Citation V. Comparando com o seu irmão mais velho, o Cessna Citation Ultra possui praticamente a mesma fuselagem, asas e empenagem para transportar confortavelmente e com segurança sete ou oito passageiros, mantendo os mesmos itens de conforto e conveniência, entre eles a galley e o toalete básico no fundo da cabine. Ele também foi um sucesso de vendas da Cessna Aircraft e a grande maioria das unidades fabricadas ainda está voando normalmente, transportando confortavelmente passageiros em viagens interestaduais e internacionais.
Conhecido também como Citation 560 Ultra, é um confortável modelo de jato executivo bimotor de porte médio diretamente derivado do Cessna Citation V. Comparando com o seu irmão mais velho, o Cessna Citation Ultra possui praticamente a mesma fuselagem, asas e empenagem para transportar confortavelmente e com segurança sete ou oito passageiros, mantendo os mesmos itens de conforto e conveniência, entre eles a galley e o toalete básico no fundo da cabine. Ele também foi um sucesso de vendas da Cessna Aircraft e a grande maioria das unidades fabricadas ainda está voando normalmente, transportando confortavelmente passageiros em viagens interestaduais e internacionais.
A pedido de clientes, a partir de 1994 a Cessna Aircraft passou a fabricar em série o Cessna Citation Ultra com o conjunto de aviônicos EFIS - Electronic Flight Instrument System, da marca Honeywell, modelo Primus 1000, como item de série, com motores um pouco mais potentes que os motores do seu irmão mais velho Cessna Citation V, portanto com uma impressionante capacidade de chegar até seu teto de serviço de 13.000 metros em apenas meia hora, algo pouco comum dentro da aviação executiva.
De modo geral, houve uma modernização e uma melhoria de performance implementadas pelo fabricante em alguns pontos dos sistemas hidráulico, elétrico, eletrônico e mecânico do Cessna Citation Ultra, com aumento de cerca de 180 kg no peso máximo de decolagem, aumento de cerca de 140 libras de potência / empuxo em cada motor e aumento de cerca de 40 km / h na velocidade de cruzeiro, entre outras modernizações e melhorias.
De modo geral, houve uma modernização e uma melhoria de performance implementadas pelo fabricante em alguns pontos dos sistemas hidráulico, elétrico, eletrônico e mecânico do Cessna Citation Ultra, com aumento de cerca de 180 kg no peso máximo de decolagem, aumento de cerca de 140 libras de potência / empuxo em cada motor e aumento de cerca de 40 km / h na velocidade de cruzeiro, entre outras modernizações e melhorias.
O Cessna Citation Ultra possui asas retas e é impulsionado por dois motores turbofan Pratt & Whitney JT15D-5D com 3.045 libras de potência / empuxo cada, totalizando 6.090 libras de potência / empuxo, o suficiente para que a aeronave mantenha uma velocidade de cruzeiro de aproximadamente 800 km / h em uma altitude de 13.000 metros. O seu peso máximo de decolagem é de 7.300 kg, com alcance de 2.800 quilômetros, com a cabine lotada de passageiros e com reservas de combustível.
Em relação ao seu irmão mais velho, algumas melhorias e mudanças foram implementadas no Cessna Citation Ultra, como, por exemplo, luzes externas de pouso e decolagem instaladas nas pontas das asas e antena de comunicação foi instalada na parte de cima da fuselagem.
Mais de 270 unidades do Cessna Citation Ultra foram fabricadas em quatro anos e ele ainda pode ser considerado um modelo de aeronave moderno, uma das melhores opções de jatos executivos disponíveis para aquisição no mercado mundial de aeronaves usadas.
Em relação ao seu irmão mais velho, algumas melhorias e mudanças foram implementadas no Cessna Citation Ultra, como, por exemplo, luzes externas de pouso e decolagem instaladas nas pontas das asas e antena de comunicação foi instalada na parte de cima da fuselagem.
Mais de 270 unidades do Cessna Citation Ultra foram fabricadas em quatro anos e ele ainda pode ser considerado um modelo de aeronave moderno, uma das melhores opções de jatos executivos disponíveis para aquisição no mercado mundial de aeronaves usadas.
CITATION BRAVO
O moderno Cessna Citation Bravo, conhecido também como Cessna Citation 550B, é um modelo de jato executivo bimotor de porte médio diretamente derivado do Cessna Citation II. Comparando com o seu irmão mais velho, o Cessna Citation Bravo possui praticamente a mesma fuselagem, asas e empenagem para transportar com conforto bastante razoável e com segurança sete ou oito passageiros, mantendo os mesmos itens de conforto e conveniência, entre eles a galley e o toalete básico no fundo da cabine. Ele também foi um sucesso de vendas da Cessna Aircraft e a grande maioria das unidades fabricadas ainda está voando normalmente, transportando passageiros em viagens interestaduais e internacionais.
Na verdade, se todo rigor for usado para definir o Cessna Citation Bravo, oficialmente ele não faz parte da família Citation 560, mas é como se fizesse parte dela, porque quase todas as características de projeto dos demais aviões dessa família também estão presentes nele, exceto o comprimento de fuselagem e a envergadura, que são um pouco menores.
Na verdade, se todo rigor for usado para definir o Cessna Citation Bravo, oficialmente ele não faz parte da família Citation 560, mas é como se fizesse parte dela, porque quase todas as características de projeto dos demais aviões dessa família também estão presentes nele, exceto o comprimento de fuselagem e a envergadura, que são um pouco menores.
A pedido de clientes, a partir de 1997 a Cessna Aircraft passou a fabricar em série o Cessna Citation Bravo com o conjunto de aviônicos EFIS - Electronic Flight Instrument System, da marca Honeywell, modelo Primus 1000, como item de série, com motores ainda mais potentes que os motores do seu irmão anterior Cessna Citation II, portanto com um bom desempenho, com teto de serviço de 13.200 metros.
A principal e mais relevante diferença entre o Cessna Citation Bravo e seu irmão Cessna Citation II é a sua então nova motorização, com dois motores turbofan Pratt & Whitney PW530 com 2.800 libras de potência / empuxo cada, totalizando 5.600 libras de potência / empuxo, o suficiente para que a aeronave mantenha uma velocidade de cruzeiro de aproximadamente 750 km / h em uma altitude de 13.200 metros.
Essa motorização permitiu um aumento do tempo entre revisões gerais, o chamado overhaul, de 3.500 horas do Cessna Citation II para 4.000 horas do Cessna Citation Bravo, o que torna maior a disponibilidade da aeronave ao cliente e permite uma redução dos custos de manutenção. Além disso, a motorização mais potente permitiu um aumento do peso máximo de decolagem, de 6.500 kg do modelo anterior Citation II para 6.700 kg do Bravo, com alcance de 2.800 quilômetros, com a cabine lotada de passageiros e com reservas de combustível.
CITATION ENCORE
No Cessna Citation Encore o trem de pouso foi trocado para um do tipo trailing-link, para pousos mais suaves e na sub-versão Cessna Citation Encore + foi introduzida o FADEC - Full Authority Digital Engine Control, que é um sistema de gerenciamento do funcionamento dos motores para evitar que certos parâmetros de segurança no funcionamento deles sejam ultrapassados, evitando danos por funcionamento incorreto e aumentando a vida útil deles.
Mais de 160 unidades do Cessna Citation Encore e Cessna Citation Encore + foram fabricadas em 12 anos e eles podem ser considerados modelos modernos de aeronaves, entre as melhores opções de jatos executivos disponíveis para aquisição no mercado mundial de aeronaves usadas.
O moderno Cessna Citation Encore é um confortável modelo de jato executivo bimotor de porte médio derivado do Cessna Citation Ultra. Comparando com o seu irmão anterior, o Cessna Citation Encore possui praticamente a mesma fuselagem, asas e empenagem para transportar confortavelmente e com segurança sete ou oito passageiros, mantendo os mesmos itens de conforto e conveniência, entre eles a galley e o toalete básico no fundo da cabine. Ele também foi um sucesso de vendas da Cessna Aircraft e a grande maioria das unidades fabricadas ainda está voando normalmente, transportando confortavelmente passageiros em viagens interestaduais e internacionais.
A pedido de clientes, a partir do ano 2000 a Cessna Aircraft passou a fabricar em série o Cessna Citation Encore com o conjunto de aviônicos EFIS - Electronic Flight Instrument System, da marca Honeywell, modelo Primus 1000, como item de série, com motores ainda mais potentes que os motores do seu irmão anterior Cessna Citation Ultra, portanto com um ótimo desempenho, chegando a 13.500 metros, o seu teto de serviço, em apenas meia hora.
A principal e mais relevante diferença entre o Cessna Citation Encore e seu irmão anterior Cessna Citation Ultra é a sua então nova motorização, com dois motores turbofan Pratt & Whitney PW535 com 3.360 libras de potência / empuxo cada, totalizando 6.720 libras de potência / empuxo, o suficiente para que a aeronave mantenha uma velocidade de cruzeiro de aproximadamente 800 km / h em uma altitude de 13.500 metros.
Essa motorização permitiu um aumento do tempo entre revisões gerais, o chamado overhaul, de 3.500 horas do Cessna Citation Ultra para 5.000 horas do Cessna Citation Encore, o que torna maior a disponibilidade da aeronave ao cliente e permite uma redução dos custos de manutenção. Além disso, a motorização mais potente permitiu um aumento do peso máximo de decolagem, de 7.300 kg do modelo anterior Ultra para 7.500 kg do Encore, com alcance de 2.800 quilômetros, com a cabine lotada de passageiros e com reservas de combustível.
Mais de 160 unidades do Cessna Citation Encore e Cessna Citation Encore + foram fabricadas em 12 anos e eles podem ser considerados modelos modernos de aeronaves, entre as melhores opções de jatos executivos disponíveis para aquisição no mercado mundial de aeronaves usadas.
MERCADO
O alcance
do Cessna Citation Encore e de sua sub-versão Cessna Citation Encore + pode variar. Segundo o fabricante, o Citation Encore pode decolar com os tanques cheios de combustível, dois
passageiros adultos e duas crianças a bordo e viajar non-stop cerca de 3.600
quilômetros. Mas à medida que o planejamento prévio da viagem contempla mais
passageiros a bordo é necessário reprogramar a missão, talvez acrescentando uma
parada para reabastecimento antes da chegada ao destino, dependendo da
distância total entre origem e destino.
Na prática,
o alcance do avião com seis passageiros adultos e duas crianças a bordo é de
cerca de 2.800 quilômetros, um pouco mais ou um pouco menos, dependendo da
velocidade de cruzeiro escolhida pela tripulação; do tempo (no sentido de
meteorologia) em rota, na origem e no destino; e do comprimento da pista de
pouso pavimentada na origem. Nesta condição, não é possível decolar com os
tanques cheios de combustível...
Isso
significa que, na prática, caso a aeronave esteja lotada de passageiros, só é
possível chegar até Boa Vista, decolando de Campinas, por exemplo, com uma
parada intermediária para reabastecimento em Brasília, Goiânia ou Cuiabá, por
exemplo.
Mesmo
assim, o Cessna Citation Encore foi muito bem aceito no mercado
brasileiro, com dezenas de unidades vendidas aqui, com a grande maioria dos
clientes satisfeita. Atualmente, esse modelo é procurado por executivos,
empresários, fazendeiros e até artistas para satisfazer suas necessidades de
mobilidade com conforto e segurança. Várias empresas de táxi aéreo no Brasil
operam intensivamente o modelo, inclusive.
Considerando a 2ª geração da Série 500, o Cessna Citation Encore, fabricado a partir do início da década de 2000, e o Cessna Citation Bravo, fabricado a partir da década de 1990, são os modelos mais modernos e competitivos, são os mais vantajosos dos pontos de vista econômico e técnico, com motores Pratt & Whitney PW535A (Encore) e Pratt & Whitney PW530A (Bravo), um pouco mais econômicos que os clássicos motores Pratt & Whitney JT15D utilizados nos modelos anteriores Cessna Citation V e Cessna Citation Ultra.
Considerando a 2ª geração da Série 500, o Cessna Citation Encore, fabricado a partir do início da década de 2000, e o Cessna Citation Bravo, fabricado a partir da década de 1990, são os modelos mais modernos e competitivos, são os mais vantajosos dos pontos de vista econômico e técnico, com motores Pratt & Whitney PW535A (Encore) e Pratt & Whitney PW530A (Bravo), um pouco mais econômicos que os clássicos motores Pratt & Whitney JT15D utilizados nos modelos anteriores Cessna Citation V e Cessna Citation Ultra.
Os motores Pratt
& Whitney PW535A disponíveis no Cessna Citation Encore e os motores Pratt
& Whitney PW530A disponíveis no Cessna Citation Bravo têm custo de
manutenção reduzido para 5.000 horas de voo e 4.000 horas de voo, respectivamente,
para cada overhaul (revisão completa). Esses motores disponibilizam 3.400
libras de potência / empuxo cada, no caso do Citation Encore, e 2.887 libras de
potência / empuxo cada, no caso do Citation Bravo, o suficiente para os dois
aviões operarem em pistas de pouso pavimentadas de 1.650 metros de comprimento,
em dias quentes e com seis passageiros a bordo.
Os
principais concorrentes da 2ª geração de jatos executivos Cessna Citation da
Série 500 são os clássicos Learjet 35 e Mitsubishi MU-300 Diamond, os modernos
e confortáveis Learjet 45, Bechcraft Beechjet 400A, Learjet 40, Hawker 400XP, Learjet
75, Beechcraft Premier I, Learjet 70, o competitivo e moderno Embraer Phenom
300 o novíssimo Pilatus PC-24.
A
Beechcraft Corporation não fabrica mais o Beechjet 400A, o Hawker 400XP e o
moderníssimo Premier I, este fabricado em material composto, atualmente só é
possível encontrá-los no mercado de aeronaves usadas. Atualmente, a Textron
Aviation disponibiliza aos atuais proprietários dos aviões Beechjet 400A e Hawker
400XP o programa Hawker XPR de modernização e atualização desses modelos.
O Cessna Citation
Encore, o Learjet 35, o Cessna Citation V, o Learjet 45, o Cessna Citation
Bravo, o Mitsubishi MU-300 Diamond, o Cessna Citation Ultra, o Beechcraft Premier
I, o Learjet 40, o Beechcraft Beechjet 400A e o Hawker 400XP não são mais
fabricados, só é possível encontrá-los no mercado de aeronaves usadas.
A Cessna Aircraft fabricou cerca de 1.100 unidades de jatos executivos da 2ª geração da Série 500, incluindo as versões militares Citation OT-47B, Citation UC-35A, Citation UC-35B, Citation UC-35C e Citation UC-35D para uso da USAF - United States Air Force ou Força Aérea dos Estados Unidos, para o US Army ou Exército dos Estados Unidos e para os US Marine Corps ou Fuzileiros Navais dos Estados Unidos.
A Cessna Aircraft fabricou cerca de 1.100 unidades de jatos executivos da 2ª geração da Série 500, incluindo as versões militares Citation OT-47B, Citation UC-35A, Citation UC-35B, Citation UC-35C e Citation UC-35D para uso da USAF - United States Air Force ou Força Aérea dos Estados Unidos, para o US Army ou Exército dos Estados Unidos e para os US Marine Corps ou Fuzileiros Navais dos Estados Unidos.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
CITATION ENCORE
- Capacidade: 7 ou 8 passageiros;
- Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 800 km / h;
- Comprimento: Aprox. 15 metros;
- Envergadura: Aprox. 17 metros;
- Altura da aeronave: Aprox. 4,7 metros;
- Altura da cabine: Aprox. 1,5 metro;
- Motorização (potência / empuxo): 2 X Pratt & Whitney PW535A (3.400 libras / cada);
- Bypass da Pratt & Whitney: 2,5 / 1;
- TBO (tempo entre revisões): 5.000 horas;
- Consumo médio (QAV): Aprox. 700 litros / hora ( lotado / 75% potência);
- Consumo médio (QAV): Aprox. 0,1 litro / passageiro / km voado;
- Pista de pouso: Aprox. 1.650 metros (seis passageiros / dias quentes / tanques cheios);
- Alcance: Aprox. 2.800 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Teto de serviço: Aprox. 13.500 metros;
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 7.500 kg;
- Preço (no Brasil): Aprox. US$ 3,2 milhões (usado / bom estado de conservação);
CITATION ULTRA
- Capacidade: 7 ou 8 passageiros;
- Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 800 km / h;
- Comprimento: Aprox. 15 metros;
- Envergadura: Aprox. 16 metros;
- Altura da aeronave: Aprox. 4,7 metros;
- Altura da cabine: Aprox. 1,5 metro;
- Motorização (potência / empuxo): 2 X Pratt & Whitney PW535A (3.045 libras / cada);
- Bypass da Pratt & Whitney:
- TBO (tempo entre revisões): 3.500 horas;
- Consumo médio (QAV): Aprox. 750 litros / hora ( lotado / 75% potência);
- Consumo médio (QAV): Aprox. 0,1 litro / passageiro / km voado;
- Aviônicos: EFIS Honeywell Primus 1000;
- Aviônicos: FMS Global GNS-X;
- Freios: Com anti-skid;
- Pista de pouso: Aprox. 1.650 metros (seis passageiros / dias quentes / tanques cheios);
- Alcance: Aprox. 2.700 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Teto de serviço: Aprox. 13.500 metros;
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 7.400 kg;
- Preço (no Brasil): Aprox. US$ 2,8 milhões (usado / bom estado de conservação);
CITATION BRAVO
- Capacidade: 7 ou 8 passageiros;
- Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 750 km / h;
- Comprimento: Aprox. 15 metros;
- Envergadura: Aprox. 16 metros;
- Altura da aeronave: Aprox. 4,6 metros;
- Altura da cabine: Aprox. 1,5 metro;
- Motorização (potência): 2 X Pratt & Whitney PW530A (2.887 libras / cada);
- TBO (tempo entre revisões): 4.000 horas;
- Bypass da Pratt & Whitney:
- Consumo médio (QAV): Aprox. 650 litros / hora (lotado / 75% potência);
- Consumo médio (QAV): Aprox. 0,1 litro / passageiro / km voado;
- Pista de pouso: Aprox. 1.650 metros (seis passageiros / dias quentes / tanques cheios);
- Teto de serviço: Aprox. 13.500 metros;
- Alcance: Aprox. 2.800 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 6.700 kg;
- Preço (no Brasil): Aprox. US$ 2,1 milhões (usado / bom estado de conservação);
A
importação de unidades usadas de Cessna Citation Encore também é possível para
compradores brasileiros. Porém, somando todos os impostos e taxas, o preço
final da aeronave já nacionalizada pode sofrer um acréscimo de cerca de 20% em
relação ao preço inicial no exterior.
- Flight Market (classificados): http://www.flightmarket.com.br/pt/home
- Controller (em inglês): http://www.controller.com
- Aeromercado (classificados): http://www.aeromercado.com.br/defr.asp
- Global Air (em inglês): https://www.globalair.com/aircraft-for-sale/Private-Jet
- Aircraft 24 (no exterior): https://pt.aircraft24.com/search/search-jet.htm
- AvBuyer (em inglês): https://www.avbuyer.com/aircraft/private-jets
Não é aconselhável comprar sozinho (a), sem acompanhamento, uma aeronave se não entende do assunto. É aconselhável buscar assessoria profissional especializada e confiável no Brasil para a seleção, a negociação de compra, o cumprimento de todos os trâmites burocráticos relacionados à importação e nacionalização, hangaragem, manutenção e treinamento de tripulação.
Várias empresas idôneas no Brasil oferecem esse tipo de serviço de assessoria e manutenção, entre elas a TAM Aviação Executiva, a Japi Aeronaves e a Global Aircraft. Algumas delas oferecem também o serviço de gerenciamento de aeronaves.
SEGURANÇA
DE VOO
Estatisticamente,
em números aproximados, a aviação comercial e a aviação executiva são os meios
de transporte mais seguros que existem, com cerca de três acidentes graves com
vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas, considerando a média
mundial. Entretanto, se forem levados em consideração apenas os números de
países desenvolvidos, como Canadá, Estados Unidos, países da Europa Ocidental,
o Japão, a Coreia do Sul e a Austrália, os números de acidentes para cada um
milhão de viagens são ainda menores, na média cerca de um acidente grave com
vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas.
Os jatos
executivos Cessna Citation fabricados pela Textron Aviation / Cessna Aircraft
sempre foram e ainda são bem construídos, a qualidade dessa marca é reconhecida
no mercado mundial de transporte aéreo executivo. Porém, pilotos e mecânicos de
jatos executivos Cessna Citation devem adotar e desenvolver hábitos saudáveis
de operação e manutenção.
Foram
registrados 8 acidentes graves com vítimas fatais nos quais os jatos executivos
da 2ª geração da Série 500 se envolveram e / ou
foram envolvidos, o equivalente a cerca de 1% do número total de aeronaves fabricadas.
Eles formam uma das famílias de jatos executivos mais seguras que existem:
ACIDENTES GRAVES COM
VÍTIMAS FATAIS
|
|||
ANO
|
PAÍS
|
Modelo
|
CAUSAS PREDOMINANTES
|
1995
|
Estados Unidos
|
V
|
Aproximação mal sucedida sob mau tempo
|
2001
|
Suíça
|
V
|
Desorientação espacial após a decolagem, sob mau
tempo
|
2004
|
Estados Unidos
|
Encore
|
Aproximação mal sucedida
|
2005
|
Estados Unidos
|
V
|
Aproximação mal sucedida sob mau tempo, com falha humana
|
2006
|
Estados Unidos
|
V
|
Pouso mal executado, com falha humana
|
2006
|
Estados Unidos
|
Encore
|
Pouso mal executado, com falha humana
|
2006
|
Estados Unidos
|
Encore
|
Pouso mal sucedido, sob mau tempo
|
2010
|
Alemanha
|
Bravo
|
Imprudência e comportamento temerário da tripulação
|
2018
|
Estados Unidos
|
V
|
|
A 2ª GERAÇÃO NO YOUTUBE
- Citation Bravo: https://www.youtube.com/watch?v=dAq9IVxNiPo
- Citation Encore: https://www.youtube.com/watch?v=2C8A2TDhGdg
- Citation V: https://www.youtube.com/watch?v=Xuh6hU8UZrg
- Citation Bravo: https://www.youtube.com/watch?v=nXCFh8Ph6zE
- Citation Ultra: https://www.youtube.com/watch?v=bYpEd88jBgA
- Citation Encore: https://www.youtube.com/watch?v=Fyl_kt-T3YU
- Citation Ultra: https://www.youtube.com/watch?v=bqG7n7o_Nak
- Citation V: https://www.youtube.com/watch?v=MJlHBhDMSuk
- Citation Bravo:
- Citation V: https://www.youtube.com/watch?v=jYiMbf_C5S8
- Citation Ultra: https://www.youtube.com/watch?v=bqG7n7o_Nak
VEJA TAMBÉM
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- Bombardier Global 6000
- Bombardier Learjet 45
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- Galvanização (Química)
- Monomotor
- Cessna 206 Station Air
- Cessna 208B Grand Caravan
- MD Explorer (MD 900 Explorer)
- Cessna 210 Centurion
- MD 520 Notar
- Cessna Citation
- Longarina (Engenharia Aeronáutica)
- Cessna Citation CJ2
- Gates Learjet 55
- Gates Learjet 35
- Cessna Citation Excel
- Bombardier Learjet
- Cessna Citation II
- Gates Learjet 25
- Cessna Citation III
- Iridium (Telefonia por Satélite)
- Cessna Citation V
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Cessna Citation X
- Caso ET de Varginha
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Beechcraft Hawker 800
- Cirrus SR20
- Beechcraft Hawker 4000
- Cirrus SR22
- Beechcraft Hawker 400
- Indústria Automobilística
- Gulfstream G200
- Dassault Falcon 2000
- Decolagem (Aviação)
- Etops (Aviação)
- Disco Voador
- Bell 206 Jet Ranger
- Embraer EMB-121 Xingu
- Gulfstream G550 e Gulfstream GV
- Embraer Legacy (ERJ-135 BJ)
- Embraer Phenom 300
- Dassault Falcon 50
- Mooney M20R Ovation
- Airbus H-135 / Eurocopter EC-135
- Embraer KC-390
- Cessna 182 Skylane
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Bell 206 Long Ranger
- Globalstar (Telefonia por Satélite)
- Eurocopter EC-120 Colibri
- Operação Prato (Ufologia)
- Bombardier Challenger
- Airbus H-130 / Eurocopter EC-130
- Área 51 (Ufologia)
- Stormscope (Meteorologia)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Socata TBM
- Gulfstream III
- Leonardo AW119 Koala
- Socata TB
- Drones
- Bell 407
- Neiva Paulistinha
- Piper Cub
- Piper Aircraft
- Mooney M20K Encore
- Gulfstream G100
- Maule MT-7
- Embarcações (Indústria Naval)
- Cessna 172 Skyhawk
- Aero Commander 500
- EFIS - Electronic Flight Instrument System
- Bell 222
- Dassault Falcon 900
- Schweizer 300
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Aeroporto de São José do Rio Preto
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Bell 429
- Aeroporto de Presidente Prudente
- Embraer AMX
- Aeroporto de Ribeirão Preto
- Piaggio P-180 Avanti
- Enstrom 280 e Enstrom F-28
- MD Helicopters MD600 Notar
- Pilatus PC-24
- Eclipse 500 e Eclipse 550
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Airbus H125 / Helibras AS350 Esquilo
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Flight Safety Foundation: https://aviation-safety.net/database/types/Cessna-560-Citation-V/database
- Hatcher Aviation (em inglês): http://hatcheraviation.com/uploads/Citation_Encore_Operating_AFM_Manual.pdf
- Jet Advisors (em inglês): https://jetadvisors.com/cessna-citation-encore/
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Cessna_Citation_II
- AOPA - Associação (em inglês): http://www.aopa.org/News-and-Video/All-News/2008/April/1/Turbine-Pilot-Citation-Encore-plus-The-Encores-Encore.aspx
- AeroSpace Technology (em inglês): http://www.aerospace-technology.com/projects/cessna_bravo/
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cessna_Citation_Encore
- Pratt & Whitney (em inglês): https://www.pwc.ca/en/products-and-services/products/business-aviation-engines/pw500
- Textron Aviation (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagem
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