CESSNA CITATION II

CESSNA CITATION II (CITATION 550)
CESSNA CITATION II SP (SINGLE PILOT)
CESSNA CITATION II S (ASA LAMINAR)
SIERRA CITATION II (RETROFITADO)

INTRODUÇÃO

Logo acima e logo abaixo, o Citation II, um clássico da aviação executiva, uma aeronave confortável e com capacidade para transportar até sete ou oito passageiros em viagens interestaduais e, em vários casos, até internacionais dentro de um mesmo continente. A maioria das unidades fabricadas nas décadas de 1970, 1980 e 1990 está bem conservada e em condições de voo.
Cessna Citation II é uma confortável aeronave executiva bimotor de médio porte, com motorização turbofan e com capacidade para transportar confortavelmente sete ou oito passageiros em viagens interestaduais e internacionais, criado, desenvolvido e fabricado nos Estados Unidos a partir da década de 1970 pela Cessna Aircraft, que utilizou como base para sua criação e desenvolvimento o modelo de jatinho executivo Cessna Citation I, do mesmo fabricante.

Os principais concorrentes do Cessna Citation II são os jatos executivos de médio porte Learjet 25, Learjet 35 e Mitsubishi MU-300 Diamond. Já o modelo de jato executivo de médio porte Beechjet 400A está na mesma categoria ou faixa de tamanho e alcance do Cessna Citation II.

A CESSNA AIRCRAFT

A Cessna Aircraft é uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de aeronaves executivas do mundo. O portfólio de produtos dela é amplo, vai desde pequenos e extremamente econômicos monomotores a pistão, como o Cessna 172 Skyhawk, por exemplo, até sofisticados jatos executivos bimotores de alta performance, de porte médio e alcance intercontinental, como o Cessna Citation Longitude.

Ela é propriedade da holding americana de indústria aeronáutica Textron Company, que controla também outras grandes e tradicionais fabricantes, como a Beechcraft Corporation, que fabrica o Beechcraft King Air, por exemplo, e a Lycoming Engines, que fabrica o motor aeronáutico a pistão Lycoming IO540, por exemplo.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Logo acima e logo abaixo, o Cessna Citation II tem vocação para transportar passageiros entre pequenos e grandes aeroportos e aeródromos de municípios do interior e de grandes metrópoles. Mesmo não sendo um avião grande, ele não passa despercebido e ainda causa uma boa impressão por onde passa.

O Cessna Citation II (pronuncia-se Césna Saitêchan) é uma confortável aeronave executiva bimotor de médio porte, com motorização turbofan e com construção convencional em alumínio e ligas metálicas. Ele tem capacidade para transportar confortavelmente sete ou oito passageiros em viagens interestaduais e, em vários casos, até internacionais, criado, desenvolvido e fabricado nos Estados Unidos a partir da década de 1970 pela Cessna Aircraft, uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de jatos executivos do planeta.

Ele não está na sofisticada categoria de jatos executivos intercontinentais de médio porte, mas pode ser considerado uma opção bastante razoável e até um pouco refinada e luxuosa de avião para quem precisa viajar dentro de um mesmo continente, em rotas interestaduais e internacionais. Ele tem cabine de passageiros pressurizada; trem de pouso retrátil; toalete básico no fundo da cabine de passageiros; galley na parte da frente da fuselagem, ao lado da porta principal de saída, para refeições rápidas e bebidas; corredor central na cabine de passageiros para facilitar o acesso dos passageiros aos assentos, ao toalete e à galley; ar condicionado (só funciona quando os motores estão ligados); e luzes de leitura para os passageiros; entre vários outros itens de conforto.

Nas décadas de 1970, 1980 e 1990, o jato executivo Cessna Citation II e as suas duas sub-versões já saíam de fábrica completos para voos por instrumentos. Eles possuem bordos de ataque das asas e do estabilizador horizontal com sistema de-ice pneumático para evitar formação de gelo em altitudes elevadas e em dias frios; e dois bagageiros de volume bastante razoável, um na frente e outro atrás.

O alcance do Cessna Citation II e de suas sub-versões pode variar. Segundo o fabricante, a sub-versão Cessna Citation II S, uma das mais competitivas, com os tanques cheios de combustível, dois passageiros adultos e duas crianças a bordo pode viajar non-stop cerca de 3.700 quilômetros. Mas à medida que o planejamento prévio da viagem contempla mais passageiros a bordo é necessário reprogramar a missão, talvez acrescentando uma parada para reabastecimento antes da chegada ao destino, dependendo da distância total entre origem e destino.

Na prática, o alcance do avião com seis passageiros adultos e duas crianças a bordo é de cerca de 2.700 quilômetros, um pouco mais ou um pouco menos, dependendo da velocidade de cruzeiro escolhida pela tripulação; do tempo (no sentido de meteorologia) em rota, na origem e no destino; e do comprimento da pista de pouso pavimentada na origem. Nesta condição, não é possível decolar com os tanques cheios de combustível...

Já o modelo Cessna Citation II, cuja fabricação em série foi iniciada em 1978, possui um alcance de cerca de 2.400 quilômetros, sem paradas para reabastecimento. Isso significa que, na prática, caso a aeronave esteja lotada de passageiros, só é possível chegar até Boa Vista, decolando de Campinas, por exemplo, com uma parada intermediária para reabastecimento em Brasília, Goiânia ou Cuiabá, por exemplo.

Mesmo assim, no Brasil o Cessna Citation II foi muito bem aceito no mercado brasileiro, com dezenas de unidades vendidas aqui, com a grande maioria dos clientes satisfeita. Ainda hoje esse modelo é procurado por executivos, empresários, fazendeiros e até artistas para satisfazer suas necessidades de mobilidade com conforto e segurança. Várias empresas de táxi aéreo no Brasil ainda operam o modelo, inclusive.

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Logo acima, duas opções de configuração de assentos e de acabamento presentes no Cessna Citation II. Apesar da idade, o avião executivo ainda consegue agradar passageiros em várias partes do mundo, até mesmo em países desenvolvidos.
O Cessna Citation II, também conhecido como Citation 550, é um modelo de jato executivo derivado do Cessna Citation I, aquele com fuselagem alongada para acomodar um número maior de passageiros e, na época em que era fabricado, já estava disponível com a opção de configuração com toalete no fundo da cabine de passageiros. A grande maioria das unidades fabricadas foi solicitada pelos clientes com toalete e a Cessna Aircraft projetou o Citation II com espaço reservado na cabine de passageiros para uma pequena galley, para refeições rápidas e bebidas.

Com o Cessna Citation 500, no início da década de 1970, e com o Cessna Citation I, poucos anos depois, o objetivo dos engenheiros e demais executivos da Cessna Aircraft era criar e fabricar em larga escala uma aeronave para ocupar um espaço que a fabricante considerava praticamente vago no mercado aeronáutico mundial, o de jatinhos executivos considerados de pequeno porte (com menos de 5.500 kg de peso máximo de decolagem), com asas retas e motorização turbofan.

Entretanto, a pedido de clientes, a partir do final da década de 1970 a Cessna Aircraft passou a fabricar o Cessna Citation II, com fuselagem alongada para transportar mais passageiros. O Citation II foi então um passo a frente da Cessna para satisfazer um público que precisava de mais capacidade de assentos, velocidade e alcance.

Essa combinação de características do Cessna Citation II resultou em um grande sucesso de vendas. Em cerca de 15 anos, mais de 760 unidades do Citation II foram fabricadas, incluindo os números de vendas de suas sub-versões, e atualmente muitas unidades dos modelos Citation II, Citation II SP e do Citation II S, este uma sub-versão melhorada do Citation II, ainda estão voando, transportando passageiros em viagens interestaduais e internacionais.

CESSNA CITATION II
O jato executivo Cessna Citation II é o terceiro modelo da família Citation 500, composta por uma variedade de versões e sub-versões criadas a partir do modelo original Cessna Citation 500. É uma das mais bem sucedidas famílias de jatos executivos de pequeno e médio portes já projetadas e construídas em larga escala, provavelmente a mais bem sucedida. É impossível falar de jatinho e não falar de Citation.

Os modelos Cessna Citation 500 e Cessna Citation I foram introduzidos no mercado com capacidade máxima de cinco ou seis assentos e velocidade limitada a cerca de 650 km / h. Estava claro então que havia um nicho de mercado um degrau acima para ser explorado, que precisava de mais capacidade de assentos, mais velocidade e mais alcance.

O Cessna Citation II foi fabricado em série a partir de 1978. Ele foi projetado com fuselagem um metro mais comprida que seus dois irmãos predecessores e com velocidade de cruzeiro de 700 km / h.

Mais de 600 unidades do Cessna Citation II foram fabricadas.

CESSNA CITATION II S

O Cessna Citation II S é uma sub-versão melhorada, criada a partir do Cessna Citation II. A fabricação em série do Citation II S, conhecido também como Citation S II, foi iniciada em 1984. A princípio, o objetivo da Cessna Aircraft era substituir do Citation II pelo Citation II S, mas, por algum motivo, talvez pelo preço mais alto, ela não teve êxito. Mesmo assim, o Citation II S continua disponível no mercado de aeronaves usadas e sua performance é superior. Na verdade, ele é um projeto superior, melhor em vários aspectos em relação ao seu predecessor Citation II.

A começar pela asa de perfil laminar, com melhor desempenho para uma velocidade cerca de 50 km / h mais alta que seu predecessor, um teto de serviço um pouco mais alto, motores com algumas peças mais robustas, tanques de combustível de maior capacidade, o que resultou num alcance maior, entre mais alguns refinamentos.

Mais de 160 unidades do Cessna Citation II S foram fabricadas.

CITATION VERSUS LEARJET
Logo acima, o cockpit analógico do Cessna Citation II, mas completo para voos por instrumentos, com a maioria dos instrumentos das marcas Collins e Sperry. Logo abaixo, uma opção de upgrade disponível para o mesmo modelo de aeronave, com instrumentos digitais do tipo EFIS, oferecido pela fabricante americana de aviônicos Universal.

Dentro da comunidade aeronáutica é comum a comparação dos modelos Cessna Citation I e Cessna Citation II com seus principais concorrentes Learjet 24 e Learjet 25, embora na época de lançamento dessa nova categoria de aviões a jato de pequeno e médio portes com asas retas somente os modelos fabricados pela Cessna Aircraft já possuíam o conceito fan integrado com sucesso, resultando em uma significativa redução no consumo de combustível e sensível redução de ruído na cabine de passageiros.

Essa é uma das explicações para o grande sucesso de vendas dos modelos da família Citation 500 da primeira geração em quase todo o planeta, incluindo os modelos Cessna Citation I e Cessna Citation II, com mais de 1.500 unidades vendidas, incluindo todas as sub-versões gradativamente aprimoradas do modelo Citation II, enquanto os modelos Learjet 25 ficaram mais conhecidos e apreciados pela velocidade excepcional para a época, com seus motores de jato puro.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

CESSNA CITATION II
  • Capacidade: 7 ou 8 passageiros;
  • Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 700 km / h;
  • Comprimento: Aprox. 14 metros;
  • Envergadura: Aprox. 15 metros;
  • Altura: Aprox. 4,6 metros;
  • Motorização (potência / empuxo): 2 X Pratt & Whitney JT15D (2.500 libras / cada);
  • TBO / JT15D (tempo entre revisões): 3.500 horas;
  • Consumo médio: Aprox. 750 litros / hora (lotado / 75% potência);
  • Consumo médio: Aprox. 0,13 litro / passageiro / km voado;
  • Aviônicos: Sperry e Collins;
  • Aviônicos: EFI 890 Universal (upgrade);
  • Alcance: Aprox. 2.400 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Homologação: FAR Part 25;
  • Peso máximo de decolagem: Aprox. 6.100 kg;
  • Pista de pouso: Aprox. 1.650 metros (dias quentes / tanques cheios);
  • Teto de serviço: Aprox. 12.000 metros;
  • Preço (no Brasil): Aprox. US$ 1 milhão (usado / bom estado de conservação);

CESSNA CITATION II S
  • Capacidade: 7 ou 8 passageiros;
  • Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 750 km / h;
  • Comprimento: Aprox. 14 metros;
  • Envergadura: Aprox. 15 metros;
  • Altura: Aprox. 4,6 metros;
  • Motorização (potência / empuxo): 2 X Pratt & Whitney JT15D (2.500 libras / cada);
  • TBO / JT15D (tempo entre revisões): 3.500 horas;
  • Consumo médio: Aprox. 750 litros / hora (lotado / 75% potência);
  • Consumo médio: Aprox. 0,13 litro / passageiro / km voado;
  • Homologação: FAR Part 25;
  • Aviônicos: 
  • Aviônicos: EFI 890 Universal (upgrade);
  • Peso máximo de decolagem: Aprox. 6.800 kg;
  • Alcance: Aprox. 2.700 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Teto de serviço: Aprox. 13.000 metros;
  • Pista de pouso: Aprox. 1.650 metros (dias quentes / tanques cheios);
  • Preço (no Brasil): Aprox. US$ 1,3 milhão (usado / bom estado de conservação);

SIERRA CITATION II (RETROFITADO)
  • Capacidade: 7 ou 8 passageiros;
  • Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 780 km / h;
  • Comprimento: Aprox. 14 metros;
  • Envergadura: Aprox. 15 metros;
  • Altura: Aprox. 4,6 metros;
  • Motorização (potência / empuxo): 2 X Williams FJ44 (2.800 libras / cada);
  • TBO / Williams (tempo entre revisões): 3.500 horas;
  • Retrofit / Upgrade: FADEC;
  • Aviônicos:
  • Alcance: Aprox. 2.700 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Consumo médio: Aprox. 650 litros / hora (lotado / 75% potência);
  • Consumo médio: Aprox. 0,1 litro / passageiro / km voado;
  • Homologação: FAR Part 25; 
  • Peso máximo de decolagem: Aprox. 6.800 kg;
  • Teto de serviço: Aprox. 13.000 metros;
  • Pista de pouso: Aprox. 1.650 metros (lotado / dias quentes / tanques cheios);
  • Preço (no Brasil): Aprox. US$

ONDE COMPRAR

A importação de unidades usadas de Cessna Citation II também é possível para compradores brasileiros. Porém, somando todos os impostos e taxas, o preço final da aeronave já nacionalizada pode sofrer um acréscimo de cerca de 30% em relação ao preço inicial no exterior.
Não é aconselhável comprar sozinho (a), sem acompanhamento, uma aeronave se não entende do assunto. É aconselhável buscar assessoria profissional especializada e confiável no Brasil para a seleção, a negociação de compra, o cumprimento de todos os trâmites burocráticos relacionados à importação e nacionalização, hangaragem, manutenção e treinamento de tripulação.

Várias empresas idôneas no Brasil oferecem esse tipo de serviço de assessoria e manutenção, entre elas a TAM Aviação Executiva,Japi Aeronaves e a Global Aircraft. Algumas delas oferecem também o serviço de gerenciamento de aeronaves.

SEGURANÇA DE VOO
Estatisticamente, em números aproximados, a aviação comercial e a aviação executiva são os meios de transporte mais seguros que existem, com cerca de três acidentes graves com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas, considerando a média mundial. Entretanto, se forem levados em consideração apenas os números de países desenvolvidos, como Canadá, Estados Unidos, países da Europa Ocidental, o Japão, a Coreia do Sul e a Austrália, os números de acidentes para cada um milhão de viagens são ainda menores, na média cerca de um acidente grave com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas.

Os jatos executivos Citation fabricados pela Cessna Aircraft sempre foram e ainda são bem construídos, a qualidade dessa marca é reconhecida no mercado mundial de transporte aéreo executivo. Porém, pilotos e mecânicos de jatos executivos fabricados pela Cessna Aircraft devem adotar e desenvolver hábitos saudáveis de operação e manutenção.

Foram registrados 16 acidentes graves com vítimas fatais nos quais o Cessna Citation II e suas sub-versões se envolveram e / ou  foram envolvidos, o equivalente a cerca de 2% do número total de aeronaves fabricadas:

ACIDENTES GRAVES COM VÍTIMAS FATAIS
ANO
PAÍS
CAUSAS PREDOMINANTES
1982
Alemanha
CFIT / Piloto embriagado
1982
Estados Unidos
Desorientação espacial sob mau tempo, após a decolagem
1989
Estados Unidos
CFIT / Consumo excessivo de medicamentos
1989
Noruega
CFIT / Aproximação mal sucedida
1991
Nigéria
CFIT / Aproximação mal sucedida sob mau tempo
1992
Estados Unidos
Perda de controle na aproximação, dentro da esteira de turbulência de um Boeing 757
1995
Estados Unidos
CFIT / Aproximação mal sucedida e negligência ou inexperiência da tripulação
1996
Alemanha
Perda de controle na aproximação após uma falha elétrica em condições de formação de gelo
1997
Brasil
Hipóxia / Inexperiência ou descuido da tripulação
1999
Estados Unidos
CFIT / Aproximação mal sucedida
2003
Brasil
Pouso mal sucedido, após falha no reversor de empuxo
2010
Nova Guiné
Pouso mal sucedido sob mau tempo




Não estão relacionados aqui casos em que as investigações não chegaram a uma conclusão, entre outras exceções.

O CITATION II NO YOUTUBE


VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cessna_Citation_II
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Cessna_Citation_II
  • Wikimedia: Imagens

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