CESSNA CITATION CJ2

CESSNA CITATIONJET (CURTO)
CESSNA CITATION CJ1 (CURTO)
CESSNA CITATION M2 (CURTO)
CESSNA CITATION CJ2 (INTERMEDIÁRIO)
CESSNA CITATIONJET II (INTERMEDIÁRIO)
CESSNA CITATION CJ2+ (INTERMEDIÁRIO)
CESSNA CITATION CJ3 (LONGO)
CESSNA CITATION CJ4 (LONGO)

INTRODUÇÃO

Logo acima, o bonito e moderno jato executivo Cessna Citation CJ2, uma das referências em aviação executiva, uma aeronave confortável e com capacidade para transportar até sete ou oito passageiros em viagens interestaduais e, em vários casos, até internacionais dentro de um mesmo continente. Logo abaixo, a grande maioria das unidades fabricadas a partir do ano 2000 está bem conservada e em condições de voo. Um dos modelos de bimotores a jato mais vendidos do mundo.

O Cessna Citation CJ2 é uma moderna aeronave executiva bimotor de pequeno porte, com motorização turbofan e com capacidade para transportar confortavelmente até sete ou oito passageiros em viagens interestaduais e internacionais, criada e desenvolvida na década de 1990 e fabricada em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 2000 pela Cessna Aircraft, que utilizou como base para sua criação e desenvolvimento o modelo de jatinho executivo Cessna Citation CJ1, da mesma família CitationJet e da mesma fabricante.

Nas décadas de 2000 e 2010, os principais concorrentes do Cessna Citation CJ2 foram o Learjet 40 e o Embraer Phenom 300. Desses dois modelos citados somente o Phenom 300 é fabricado, enquanto o Learjet 40 só pode ser encontrado no mercado internacional de aviões usados. Já os modelos de jatos executivos Beechjet 400A / Hawker 400 e Beechcraft Premier estão na mesma categoria ou faixa de tamanho e alcance do Cessna Citation CJ2, mas também só podem ser encontrados no mercado de usados, a grande maioria deles em bom estado de conservação e em condições de voo.

O jatinho Cessna Citation CJ2 não é mais fabricado, só é possível encontrá-lo no mercado de aviões usados.

A TEXTRON AVIATION
A Textron Aviation é uma das maiores fabricantes de aeronave executivas do mundo, ela é a empresa sucessora das fabricantes Cessna Aircraft e Beechcraft Corporation, ambas fundidas em 2014, passando assim a serem tratadas como marcas da Textron Aviation, que, por sua vez, é uma subsidiária da holding americana Textron Company, proprietária também da fabricante de motores aeronáuticos Lycoming Engines.

Ela é proprietária também da tradicional marca Hawker de jatos executivos, mas a fabricação em série desses modelos está suspensa por tempo indeterminado.

Até 2014, a Cessna Aircraft era uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de aeronaves executivas do mundo. Atualmente, o portfólio de produtos da Textron Aviation, sua sucessora natural, é amplo, vai desde pequenos e extremamente econômicos monomotores a pistão, como o Cessna 172 Skyhawk, por exemplo, até sofisticados jatos executivos bimotores de alta performance, de porte médio e alcance intercontinental, como o Cessna Citation Longitude.

No competitivo mercado mundial de jatos executivos, a fabricante norte americana Textron Aviation enfrenta atualmente forte concorrência de grandes fabricantes que também detêm alta tecnologia na construção de aeronaves executivas, como a fabricante suíça Pilatus, a brasileira Embraer, a francesa Dassault Falcon, a americana Gulfstream (subsidiária da General Dynamics), a japonesa Honda e a americana Cirrus Aircraft.

A fabricante americana Learjet, uma subsidiária da corporação canadense Bombardier, deixou de fabricar aviões em 2021, mas ainda presta serviços de suporte técnico (manutenção) aos seus modelos clássicos e modernos fabricados até então.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, o Cessna Citation CJ2, o modelo intermediário da família CitationJet, tem vocação para transportar passageiros entre pequenos e grandes aeroportos e aeródromos de municípios do interior e de grandes metrópoles. Bonito, moderno, elegante, refinado, confortável e seguro, ele não passa despercebido e causa uma boa impressão por onde passa. Logo abaixo, mais uma imagem do interior confortável desse modelo de jatinho.
O Cessna Citation CJ2 (pronuncia-se Césna Saitêchan) é uma confortável aeronave executiva bimotor de pequeno porte, com motorização turbofan e com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com pressurização e com trem de pouso triciclo retrátil. Ele tem capacidade para transportar confortavelmente sete ou oito passageiros em viagens interestaduais e, em vários casos, até internacionais, criado e desenvolvido na década de 1990 e fabricado nos Estados Unidos a partir do ano 2000 pela Cessna Aircraft, uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de jatos executivos do planeta.

Conhecido também como Cessna Citation 525A, ele está no limite de peso máximo de decolagem que separa os aviões executivos a jato de pequeno porte e de médio porte. Por isso, ele está homologado para ser operado por apenas um piloto, o que abre a possibilidade de transportar até oito passageiros, sendo um deles ao lado do piloto. Porém, é proibido que esse passageiro toque nos controles de voo... Além disso, os regulamentos de táxi-aéreo aqui no Brasil exige que aviões de fretamento sejam operados por pelo menos duas pessoas, o piloto e o co-piloto...

Conhecido nos primeiros anos de fabricação como
Cessna CitationJet II, ele não está na sofisticada categoria de jatos executivos intercontinentais de médio porte, mas pode ser considerado uma opção bastante razoável e até refinada e meio luxuosa de avião para quem precisa viajar dentro de um mesmo continente, em rotas interestaduais e internacionais. Ele tem cabine de passageiros pressurizada; trem de pouso retrátil do tipo trailing link; toalete básico no fundo da cabine de passageiros; galley na parte da frente da fuselagem, ao lado da porta principal de saída, para refeições rápidas e bebidas; corredor central na cabine de passageiros para facilitar o acesso dos passageiros aos assentos, ao toalete e à galley; ar condicionado (só funciona quando os motores estão ligados); e luzes de leitura para os passageiros; entre vários outros itens de conforto.

Entre o ano 2000 e 2016, o jato executivo Cessna Citation CJ2 e a sua sub-versão Cessna Citation CJ2+ (pronuncia-se Plâs) já saíam de fábrica completos para voos por instrumentos. Eles possuem bordos de ataque das asas com sistema anti-ice de aquecimento para evitar formação de gelo em altitudes elevadas e em dias frios; um spoiler (freio aerodinâmico) sobre o extradorso de cada asa;  flaps do tipo fowler, mais adequados para operação em pistas de pouso de médio tamanho e, alguns casos, até mesmo em pistas curtas, em dias frescos e quando não lotado de passageiros e bagagem; sistema com boots de degelo no estabilizador horizontal; e dois bagageiros de volume bastante razoável, um na frente e outro atrás.

O alcance do Cessna Citation CJ2 e de sua sub-versão Cessna Citation CJ2+ pode variar. Segundo o fabricante, o jato executivo pode decolar com os tanques cheios de combustível, dois passageiros adultos e duas crianças a bordo E pode viajar non-stop cerca de 2.800 quilômetros. Mas à medida que o planejamento prévio da viagem contempla mais passageiros adultos a bordo, com bagagens, é necessário reprogramar a missão, talvez acrescentando uma parada para reabastecimento antes da chegada ao destino, dependendo da distância total entre origem e destino.

Na prática, o alcance do avião com seis passageiros adultos e duas crianças a bordo, mais bagagem, é de cerca de 2.100 quilômetros, um pouco mais ou um pouco menos, dependendo da velocidade de cruzeiro escolhida pela tripulação; do tempo (no sentido de meteorologia) em rota, na origem e no destino; e do comprimento da pista de pouso pavimentada na origem. Nesta condição, não é possível decolar com os tanques cheios de combustível...

Isso significa que, na prática, caso a aeronave esteja lotada de passageiros, só é possível chegar até Macapá, decolando de Campinas, por exemplo, com uma parada intermediária para reabastecimento em Brasília ou Goiânia, por exemplo.

Mesmo assim, no Brasil o Cessna Citation CJ2 foi muito bem aceito no mercado brasileiro, com dezenas de unidades vendidas aqui, com a grande maioria dos clientes satisfeita. Atualmente, esse modelo é procurado por executivos, empresários, fazendeiros e até artistas para satisfazer suas necessidades de mobilidade com conforto e segurança. Várias empresas de táxi aéreo no Brasil operam intensivamente o modelo, inclusive.

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Logo acima, o moderno cockpit do Cessna Citation CJ2, com o conjunto de aviônicos do tipo EFIS - Electronic Flight Instrument System, modelo Collins ProLine 21, com as duas telas primárias, com informações digitalizadas, e a tela multifuncional no centro, também com informações digitalizadas, incluindo o radar meteorológico. Logo abaixo, detalhe do toalete básico desse modelo de aeronave, totalmente privativo e localizado no fundo da cabine de de passageiros.
Os projetos de aviões da família Cessna CitationJet foram a resposta da Cessna Aircraft às pressões do mercado aeronáutico mundial por uma nova geração de aeronaves executivas com motorização turbofan que conseguisse manter as características de praticidade e funcionalidade da primeira geração da Série 500 de jatinhos de asas retas, entretanto com ênfase em aspectos como modernidade, conforto, tecnologia, refinamento e eficiência, com redução de cerca de 20% no consumo de combustível e de cerca de 10% no custo operacional.

Para alcançar esses objetivos, a Cessna Aircraft foi buscar a colaboração da fabricante de aviões americana Boeing, da agência aeroespacial americana NASA e da fabricante de motores americana Williams para as fases iniciais de criação de desenvolvimento da fuselagem e das asas do primeiro modelo da terceira geração da Série 500, o jatinho executivo Cessna CitationJet. A solução encontrada foi somar uma variedade de inovações tecnológicas para alcançar os novos níveis de eficiência pretendidos, dentre eles as asas de perfil laminar, o uso de materiais compostos em maior quantidade e variedade e nova motorização, mais eficiente e mais simples.

O Cessna CitationJet (conhecido também como Cessna Citation 525), o modelo mais curto da família CitationJet, foi o primeiro projeto de jato executivo de pequeno porte da Cessna Aircraft no qual os engenheiros da fabricante pretenderam reduzir o chamado micro-turbilhonamento do fluxo de ar sobre as asas, com a introdução do conceito de perfil laminar e outras novas técnicas conjugadas de construção mais refinadas que as técnicas utilizadas até então nos modelos anteriores da própria marca Cessna, com materiais de acabamento externo mais liso e suave.

Segundo especialistas em Engenharia Aeronáutica, esses novos conceitos empregados e as novas técnicas em si já permitiriam uma pequena redução do consumo de combustível e pequeno ganho de velocidade, em função da redução de arrasto aerodinâmico, mas a adoção dos novos e modernos motores Williams / Rolls Royce FJ44 resultou em ainda mais alguns ganhos de desempenho e redução no consumo de combustível.

A FAMÍLIA CITATION 525
A família CitationJet possui quatro modelos principais, o Cessna Citation CJ1, mais curto, para até seis passageiros, o Cessna Citation CJ2, de tamanho intermediário, para até oito passageiros, o Cessna Citation CJ3, de fuselagem alongada, para até oito ou nove passageiros, e o também alongado Cessna Citation CJ4, para até oito ou 10 passageiros. A partir dos modelos principais, algumas sub-versões foram criadas e fabricadas, dentre elas a Cessna Citation CJ2+, com algumas pequenas melhorias.

De modo geral, os aviões da família Cessna CitationJet são bimotores turbofan e com asas retas, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, projetados para viagens interestaduais e internacionais, todos com cabines pressurizadas, com ar condicionado a bordo e com trem de pouso triciclo retrátil do tipo trailing link. Parte deles não possui reversores de empuxo, em vez disso há um atenuador de fluxo de ar, conhecido também como supressor de empuxo. 

Eles possuem sistemas elétricos semelhantes, com 28 volts DC, alimentados por dois geradores, sendo um de cada lado, acoplados aos motores; sistemas pneumáticos com duas bleeds para ar condicionado, para anti-ice, boots para degelo no estabilizador horizontal e freio de emergência. Os sistemas hidráulicos também são semelhantes, com duas bombas mecânicas, sendo uma de cada lado, acopladas aos motores, para acionamento dos flaps e do trem de pouso.

CITATIONJET OU CJ1
O jatinho Cessna Citation CJ1 é uma moderna aeronave executiva bimotor de pequeno porte, com motorização turbofan e com construção convencional em alumínio e ligas metálicas. Ele tem capacidade para transportar com um nível bastante razoável de conforto cinco ou seis passageiros em viagens interestaduais e, em vários casos, até internacionais, criado, desenvolvido e fabricado em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 1990 pela Cessna Aircraft  para atender pedidos de clientes e usuários por uma versão modernizada, mais econômica, inclusive, da família Citation 500.

Conhecido também como Cessna CitationJet e Cessna Citation 525, ele foi baseado no Cessna Citation I, o modelo original da família, mas é um projeto quase completamente novo de aeronave, com novas asas, nova empenagem, nova motorização, novos aviônicos, novo trem de pouso, enfim, quase tudo novo. Na verdade, pouca coisa do Citation I foi aproveitada para dar origem ao Citation CJ1, a fuselagem, por exemplo, mas até mesmo na fuselagem há diferenças entre os dois projetos. Por exemplo, a asa do Citation CJ1 passa por baixo da sua fuselagem e é fixada nela, mas sem invadir o habitáculo, isto é, a cabine de passageiros, o que permite a adoção de um corredor plano e assim dá uma sensação mais agradável de conforto.

Ele foi introduzido no mercado pela Cessna Aircraft para substituir o seu irmão mais velho, o Cessna Citation I. Ele representou uma modernização geral nessa família de jatinhos, com asas de perfil laminar, trem de pouso trailing link, para pousos mais suaves, introdução do conjunto de aviônicos EFIS - Electronic Flight Instrument System na cabine de comando, assentos mais elegantes e acabamento geral mais refinado, e com certificação single pilot, ou seja, pode ser operado por apenas um piloto, embora a maioria dos seus proprietários tenha optado (e ainda opte) por dois pilotos na cabine de comando, por uma razão de redundância.

A sua certificação é FAR Part 25 e sua produção seriada foi iniciada em 1993, impulsionado por modernos e econômicos motores turbofan Rolls Royce / Williams FJ44, com potência / empuxo de 1.900 libras / cada, totalizando 3.800 libras, o suficiente para dar-lhe uma velocidade de cruzeiro de 700 km/h e um teto de serviço de 12.000 metros, consumindo cerca de 20% a menos de combustível em relação ao Cessna Citation I.

Em 2013, o Cessna Citation CJ1 foi renomeado para Cessna Citation M2.

CITATION CJ2
Cessna Citation CJ2, também conhecido como Cessna Citation 525A, é um moderno e bonito modelo de jato executivo derivado direto do Cessna Citation CJ1. Comparando com o seu irmão menor, o Citation CJ2 possui asas maiores e uma fuselagem alongada para acomodar um número maior de passageiros e, nos anos em que foi fabricado, já estava disponível com a opção de configuração com toalete no fundo da cabine de passageiros. A grande maioria das unidades fabricadas foi solicitada pelos clientes com toalete e a Cessna Aircraft projetou o Citation CJ2 com espaço reservado na cabine de passageiros para uma pequena galley, para refeições rápidas e bebidas.

Ele é uma das melhores opções de jatos executivos disponíveis no mercado mundial de aeronaves usadas, com capacidade para transportar sete ou oito passageiros, com um nível de conforto bastante razoável, em viagens interestaduais e internacionais dentro de um mesmo continente.

Com o lançamento e a fabricação em série do Cessna Citation CJ1, menor, e do Cessna Citation CJ2, de tamanho intermediário, nas décadas de 1990 e 2000, respectivamente, o objetivo dos engenheiros e demais executivos da Cessna Aircraft era substituir as duas gerações anteriores de Cessna Citation da Série 500, ocupando seu espaço com aeronaves mais modernas e mais econômicas, não necessariamente mais sofisticadas que os aviões da  geração, já que de fato várias inovações tecnológicas para a época estavam sendo introduzidas simultaneamente na  e na 3ª gerações, dentre elas o conjunto de aviônicos EFIS - Electronic Flight Instrument System e o trem de pouso trailing link.

Atendendo pedidos de clientes, a partir do ano 2000 a Cessna Aircraft passou a fabricar em série o Cessna Citation CJ2, com fuselagem alongada em 1,5 metro em relação ao Cessna Citation CJ1, para transportar mais passageiros. O jato executivo Citation CJ2 foi então mais um passo a frente da Cessna para satisfazer um público que precisava de mais capacidade de assentos, mais economia de combustível e mais velocidade.

Na verdade, quando o Citation CJ2 foi lançado já estava claro para o mercado que ele seria o substituto natural do Cessna Citation Bravo, de  geração, embora, curiosamente, os dois modelos tenham coexistido por vários anos, contrariando as expectativas da própria Cessna e do mercado, o que só comprova que o Citation Bravo ainda é um avião competitivo, embora não seja mais fabricado.

Por outro lado, a soma das características positivas do Cessna Citation CJ2, com um conjunto mais bem resolvido, com a motorização mais econômica, menor peso da estrutura / célula e dos componentes, o corredor plano na cabine de passageiros, os aviônicos modernos e a asa laminar mais eficiente resultou em um sucesso de vendas. Em cerca de 16 anos, mais de 500 unidades do Citation CJ2 foram fabricadas, incluindo os números de vendas de sua sub-versão, o Citation CJ2+, este com FADEC - Full Authority Digital Engine Control e alcance um pouco melhorado.

A adoção do novo desenho mais moderno da cauda em "T" com estabilizador horizontal enflechado do Cessna Citation CJ2, na época ainda com o nome Cessna CitationJet II, fixado na extremidade superior do estabilizador vertical, viabilizou um ganho extra de velocidade, sem perda de estabilidade no voo de cruzeiro.

O Cessna Citation CJ2 é impulsionado por dois modernos motores turbofan William FJ44-2C com 2.400 libras de potência / empuxo cada, totalizando 4.800 libras de potência / empuxo, o suficiente para que a aeronave mantenha uma velocidade de cruzeiro de 750 km/h em uma altitude de 13.500 metros. O seu peso máximo de decolagem é de 5.600 kg, com alcance de cerca de 2.100 quilômetros, com a cabine lotada de passageiros adultos, com bagagem e com reservas de combustível.

CITATION CJ3
Cessna Citation CJ3, também conhecido como Cessna Citation 525B, é um moderno e confortável modelo de jato executivo bimotor derivado direto do Cessna Citation CJ2. Comparando com o seu irmão menor, o Citation CJ3 possui uma fuselagem um pouco alongada para acomodar com mais conforto o mesmo número de passageiros e, nos anos em que foi fabricado, ele já estava disponível com a opção de configuração com toalete no fundo da cabine de passageiros. A grande maioria das unidades fabricadas foi solicitada pelos clientes com toalete e a Cessna Aircraft projetou o Citation CJ3 com espaço reservado na cabine de passageiros para uma pequena galley, para refeições rápidas e bebidas.

Curiosamente, esse modelo de jato executivo da Cessna Aircraft se juntou aos seus irmãos menores Cessna Citation CJ1 e Cessna Citation CJ2 para substituir definitivamente a  geração da Série 500 da fabricante, entretanto os modelos Cessna Citation Bravo e Cessna Citation Encore coexistiram com a 3ª por cerca de 16 anos em linha de produção seriada.

Atendendo pedidos de clientes, a partir de 2003 a Cessna Aircraft passou a fabricar em série o Cessna Citation CJ3, com a cabine de passageiros alongada em 0,5 metro em relação ao Cessna Citation CJ2, que tem a mesma capacidade para transportar sete ou oito passageiros. Esse aumento de meio metro no comprimento da cabine pode até parecer pouco, mas as pernas dos passageiros com mais de 1,8 metro de altura agradecem. O comprimento total da aeronave foi aumentado em 0,8 metro.

Em cerca de 15 anos, mais de 500 unidades do Citation CJ3 foram fabricadas, incluindo os números de vendas de sua sub-versão, o Citation CJ3+, que, aliás, ainda é fabricado. Ambos os modelos possuem FADEC - Full Authority Digital Engine Control, um sistema que controla o funcionamento dos motores para evitar que parâmetros de segurança não sejam ultrapassados, o que, inclusive, aumenta a vida útil deles.

O avião possui iluminação LED na cabine de passageiros e telefone via satélite.

O Cessna Citation CJ3 é impulsionado por dois modernos motores turbofan William FJ44-3A com 2.700 libras de potência / empuxo cada, totalizando 5.400 libras de potência / empuxo, o suficiente para que a aeronave mantenha uma velocidade de cruzeiro de 770 km / h em uma altitude de 13.500 metros. O seu peso máximo de decolagem é de 6.200 kg, com alcance de cerca de 2.700 quilômetros, com a cabine lotada de passageiros e com reservas de combustível.

CITATION CJ4
Cessna Citation CJ4, também conhecido como Cessna Citation 525C, é um moderno e confortável modelo de jato executivo derivado direto do Cessna Citation CJ3. Comparando com o seu irmão menor, o Citation CJ4 possui uma fuselagem um pouco mais comprida para acomodar confortavelmente até nove passageiros. Ele está disponível com a opção de configuração com toalete no fundo da cabine de passageiros e, assim como seu irmão menor, possui espaço reservado na cabine de passageiros para uma pequena galley, para refeições rápidas e bebidas.

Entre as poucas diferenças com seu irmão menor estão o conceito de asa aproveitado do jato executivo Citation Sovereign e a motorização mais potente Williams FJ44-4A, com 3.600 libras / cada. Além disso, ele está disponível com ponto único de reabastecimento de combustível, o que torna mais ágil e prático o procedimento de reabastecimento.

Atendendo pedidos de clientes, a partir de 2010 a Cessna Aircraft passou a fabricar em série o Cessna Citation CJ4, com fuselagem alongada em 0,7 metro em relação ao Cessna Citation CJ3, este com capacidade para transportar sete ou oito passageiros. Esse aumento de setenta centímetros no comprimento da fuselagem permitiu a fixação de um assento do tipo sofá / divã na parte da frente da fuselagem, com capacidade para dois ou três passageiros, totalizando oito ou nove passageiros na cabine.

O Cessna Citation CJ4 é impulsionado por dois modernos motores turbofan William FJ44-4A com 3.600 libras de potência / empuxo cada, totalizando 7.200 libras de potência / empuxo, o suficiente para que a aeronave mantenha uma velocidade de cruzeiro de 810 km / h em uma altitude de 13.500 metros. O seu peso máximo de decolagem é de 7.700 kg, com alcance de cerca de 3.400 quilômetros, com a cabine lotada de passageiros e com reservas de combustível.

O jato executivo Cessna Citation CJ4 possui também o FADEC - Full Authority Digital Engine Control.

MERCADO
A família CitationJet de jatinhos executivos é uma das mais bem sucedidas do mercado aeronáutico mundial, com mais de 2.100 unidades fabricadas, somando os números de vendas de todos os modelos. Essa família foi uma resposta da Cessna Aircraft às solicitações do mercado de aviação executiva por uma nova família de jatinhos, mais afinada com os novos tempos, mais moderna e até um pouco mais econômica que as gerações anteriores.

O resultado final foi satisfatório para os clientes e acima da média do que estava sendo oferecido por outros fabricantes na década de 1990, com reflexos imediatos no volume de vendas, incluindo todos os modelos de aviões da família CitationJet oferecidos no mercado, nomeados como Citation CJ1, Citation CJ2, Citation CJ3 e, finalmente, o belo e esbelto Citation CJ4, que está em linha de montagem e é um dos principais produtos da Textron Aviation, a sucessora da Cessna Aircraft.

A fabricação do Cessna Citation CJ2 está temporariamente suspensa.

A comparação da família CitationJet com os modernos jatinhos Phenom 100 e Phenom 300 da Embraer é inevitável: O Citation CJ2 e o Phenom 300, por exemplo, têm padrões de qualidade reconhecidos pelo mercado e a Embraer já fabricou e vendeu mais de 700 unidades do competitivo Phenom 300, aeronave reconhecida no mercado também pela boa relação custo benefício.

A fabricante Embraer tem a tradição de produzir bons aviões e a proposta do fabricante brasileiro de oferecer projetos atuais, como os aviões da família Embraer Phenom, principalmente no modelo Phenom 300, tem como consequência natural o sucesso de vendas no mercado aeronáutico, com mais de 1.100 unidades fabricadas dessa família.

A Textron Aviation enfrenta atualmente um duro e difícil cenário cada vez mais competitivo no mercado mundial de jatos executivos e turboélices, com novas e tradicionais fabricantes que também detêm alta tecnologia na fabricação de aeronaves, como, por exemplo, a principiante japonesa Honda, com seu moderníssimo bimotor HondaJet, com fuselagem fabricada quase inteiramente em material composto; a tradicional fabricante suíça Pilatus, com o seu novíssimo jato bimotor Pilatus PC-24; e a italiana Piaggio, com seu turboélice bimotor de alto desempenho Piaggio Avanti, com números semelhantes ou bem próximos ao de jatos executivos.

Para enfrentar esses concorrentes a Textron Aviation mantém em linha de produção os modelos Cessna Citation M2, mais curto, e o Cessna Citation CJ3 e Cessna Citation CJ4, ambos de fuselagem longa, este com capacidade para transportar até nove ou 10 passageiros.

Por outro lado, a relação custo-benefício do Phenom 300 da Embraer, por exemplo, e o reconhecido apoio pós venda da Embraer na América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia o torna uma aeronave de sucesso no mercado aeronáutico mundial.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

CESSNA CITATION CJ2
  • Capacidade: 7 ou 8 passageiros;
  • Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 750 km / h;
  • Comprimento: Aprox. 15 metros;
  • Envergadura: Aprox. 15 metros;
  • Altura: Aprox. 4,5 metros;
  • Motorização (potência): 2 X Williams FJ44 (2.400 libras / cada);
  • TBO (revisão geral) da Williams: 3.500 horas;
  • Consumo médio (QAV): Aprox. 550 litros / hora (lotado / 75% potência);
  • Consumo médio (QAV): Aprox. 0,09 litro / passageiro / km voado;
  • Aviônicos: EFIS Collins ProLine 21, com PFD e MFD;
  • Aviônicos: EVSI, HSI, AHRS, TCAS e FMS Universal; 
  • Bagageiro de nariz: Sem pressurização e sem aquecimento;
  • Bagageiro de cauda: Sem pressurização e sem aquecimento;
  • Reabastecimento: Por gravidade (com filtro);
  • Tanques de combustível: Sem aquecimento;
  • Freios: Carbono, com anti-skid;
  • Teto de serviço: Aprox. 13.500 metros;
  • Peso máximo decolagem: Aprox. 5.600 kg;
  • Pista de pouso: Aprox. 1.650 metros (seis passageiros / dias quentes);
  • Alcance: Aprox. 2.100 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Preço (no exterior): Aprox. US$ 3,2 milhões (usado / bom estado de conservação);

CESSNA CITATION CJ3
  • Capacidade: 7 ou 8 passageiros;
  • Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 770 km / h;
  • Comprimento: Aprox. Aprox. 16 metros;
  • Envergadura: Aprox. 17 metros;
  • Altura: Aprox. 4,6 metros;
  • Motorização (potência): 2 X Rolls Royce FJ44 (2.700 libras / cada);
  • TBO (tempo entre revisões) da Williams: 4.000 horas;
  • Consumo médio (QAV): Aprox. 610 litros / hora (lotado / 75% potência);
  • Consumo médio (QAV): Aprox. 0,1 litro / passageiro / km voado;
  • Aviônicos: EFIS Collins ProLine 21, com PFD e MFD;
  • Aviônicos: EVSI, HSI, AHRS, TCAS e FMS Universal;
  • Aviônicos: GPS Garmin 500;
  • Bagageiro de nariz: Sem pressurização e sem aquecimento;
  • Bagageiro de cauda: Sem pressurização e sem aquecimento;
  • Reabastecimento: Por gravidade (com filtro);
  • Tanques de combustível: Sem aquecimento;
  • Freios: Carbono, com anti-skid;
  • Alcance: Aprox. 2.700 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Teto de serviço: Aprox. 13.500 metros;
  • Peso máximo decolagem: Aprox. 6.300 kg;
  • Pista de pouso: Aprox. 1.650 metros (seis passageiros / dias quentes);
  • Preço (no exterior): Aprox. US$ 4,2 milhões (usado / bom estado de conservação);

ONDE COMPRAR
A importação de unidades usadas de Cessna Citation CJ2 e Cessna Citation CJ2+ também é possível para compradores brasileiros. Porém, somando todos os impostos e taxas, o preço final da aeronave já nacionalizada pode sofrer um acréscimo de cerca de 20% em relação ao preço inicial no exterior. Aqui no Brasil, a TAM Aviação Executiva é a representante de vendas da marca Cessna.
Não é aconselhável comprar sozinho (a), sem acompanhamento, uma aeronave se não entende do assunto. É aconselhável buscar assessoria profissional especializada e confiável no Brasil para a seleção, a negociação de compra, o cumprimento de todos os trâmites burocráticos relacionados à importação e nacionalização, hangaragem, manutenção e treinamento de tripulação.

Várias empresas idôneas no Brasil oferecem esse tipo de serviço de assessoria e manutenção, dentre elas a TAM Aviação Executiva, a Japi Aeronaves, a Amaro Aviation, a Líder Aviação e a Global Aircraft. Algumas delas oferecem também o serviço de gerenciamento de aeronaves.

SEGURANÇA DE VOO
Estatisticamente, em números aproximados, a aviação comercial e a aviação executiva são os meios de transporte mais seguros que existem, com cerca de três acidentes graves com vítimas fatais para cada um milhão de decolagens realizadas, considerando a média mundial. Entretanto, se forem levados em consideração apenas os números de países desenvolvidos, como Canadá, Estados Unidos, países da Europa Ocidental, o Japão, a Coreia do Sul, a Austrália e a Nova Zelândia, os números de acidentes para cada um milhão de decolagens são ainda menores, na média cerca de um acidente grave com vítimas fatais para cada um milhão de decolagens realizadas.

Os jatos executivos Citation fabricados pela Cessna Aircraft sempre foram e ainda são bem construídos, a qualidade dessa marca é reconhecida no mercado mundial de transporte aéreo executivo. Porém, pilotos e mecânicos de jatos executivos fabricados pela Cessna Aircraft devem adotar e desenvolver hábitos saudáveis de operação e manutenção.

Foram registrados 12 acidentes graves com vítimas fatais nos quais os aviões da família CitationJet se envolveram e/ou  foram envolvidos, o equivalente a menos de 1% do número total de aeronaves fabricadas. É uma das famílias de jatos executivos mais seguras que existem.

ACIDENTES GRAVES COM VÍTIMAS FATAIS
ANO
PAÍS
MODELO
CAUSAS PREDOMINANTES
1998
Estados Unidos
CitationJet
Colisão de tráfego (falha humana)
1999
Estados Unidos
CitationJet
CFIT – Aprox. mal sucedida sob mau tempo
2000
Estados Unidos
CitationJet
CFIT – Aprox. mal sucedida sob mau tempo
2001
Itália
CJ2
Colisão com outra aeronave na pista
2005
Brasil
CitationJet
CFIT – Colisão contra o solo sob mau tempo
2007
Estados Unidos
CitationJet
Abertura acidental da porta de bagagem
2008
Estados Unidos
CJ1
CFIT - Desorientação espacial sob mau tempo
2013
Estados Unidos
CJ2
Pouso mal executado (falha humana)
2016
Estados Unidos
CitationJet
CFIT e suposta falha generalizada dos aviônicos
2016
Estados Unidos
CJ4
Cansaço do piloto
2018
Brasil
M2

2018
Estados Unidos
CJ2






Não estão incluídos nessa estatística e nesse quadro casos de suicídio e/ou sabotagem.

OS AVIÕES CITATIONJET

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REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cessna_Citation_CJ2
  • Textron Aviation (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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