LEONARDO AW119 KOALA
AGUSTA
A119 KOALA (DÉCADA DE 2000)
AGUSTAWESTLAND AW119 KOALA (DÉCADA DE 2010)
LEONARDO
AW119 KOALA (NOME ATUAL)
INTRODUÇÃO
O
Leonardo AW119 Koala é um helicóptero monomotor a turbina de
pequeno porte projetado para transporte executivo e semi-utilitário,
de passeio e de turismo, para uso policial, para coberturas
jornalísticas e para transporte aeromédico, criado e desenvolvido na década de 1990 e
fabricado em larga escala, inicialmente na Itália, a partir da década
de 2000, inicialmente com o nome Agusta A119 Koala, pela fabricante italiana Agusta, e, posteriormente, a partir de 2005, nos Estados
Unidos, pela sua sucessora, a fabricante AgustaWestland. Atualmente, esse helicóptero é fabricado nos Estados Unidos pelo conglomerado italiano de alta tecnologia Leonardo Company, a empresa sucessora da Finmeccanica.
A aeronave também é fabricada na Índia por meio de um joint venture entre a Leonardo Company e o grupo indiano Tata.
O helicóptero monomotor Agusta AW119 Koala é sustentado por uma turbina Pratt & Whitney PT6B com até 1.000 shp de potência para decolagem e tem capacidade para transportar um piloto e até sete passageiros em missões típicas dentro de metrópoles, pousando e decolando de helipontos e heliportos, e também para viagens intermunicipais. Em algumas situações, é possível também realizar viagens interestaduais com ou sem escalas para reabastecimento, dependendo da distância entre origem e destino.
Os seus principais concorrentes no mercado mundial de helicópteros monomotores leves a turbina são o Bell 206L Long Ranger, o MD Helicopters MD 600 Notar, o Eurocopter EC130 / Airbus H130, o Bell 407 e o Eurocopter AS350 Esquilo, este conhecido atualmente como Airbus H125.
A aeronave também é fabricada na Índia por meio de um joint venture entre a Leonardo Company e o grupo indiano Tata.
O helicóptero monomotor Agusta AW119 Koala é sustentado por uma turbina Pratt & Whitney PT6B com até 1.000 shp de potência para decolagem e tem capacidade para transportar um piloto e até sete passageiros em missões típicas dentro de metrópoles, pousando e decolando de helipontos e heliportos, e também para viagens intermunicipais. Em algumas situações, é possível também realizar viagens interestaduais com ou sem escalas para reabastecimento, dependendo da distância entre origem e destino.
Os seus principais concorrentes no mercado mundial de helicópteros monomotores leves a turbina são o Bell 206L Long Ranger, o MD Helicopters MD 600 Notar, o Eurocopter EC130 / Airbus H130, o Bell 407 e o Eurocopter AS350 Esquilo, este conhecido atualmente como Airbus H125.
A fabricante italiana de helicópteros Leonardo Helicopters é uma das mais tradicionais fabricantes de helicópteros do mundo. Ela é a empresa sucessora da centenária Agusta Incorporated, uma fabricante de aviões e helicópteros, por sua vez fundada em 1923 pelo projetista italiano Giovanni Agusta, que, aliás, projetou e construiu em 1907, na Itália, seu primeiro modelo de avião, o AG1, apenas um ano após o projetista brasileiro Santos Dumont ter liberado a patente do mais pesado que o ar. Ela também foi pioneira na fabricação de helicópteros, com os primeiros modelos fabricados a partir da década de 1950, logo após o início do advento da tecnologia de fabricação de asas rotativas em larga escala, iniciada por Igor Sikorsky, na década de 1940.
A Leonardo Helicopters é uma marca de propriedade da Leonardo Spa, conhecida anteriormente, até 2015, como AgustaWestland, uma grande fabricante italiana de helicópteros, uma subsidiária da então gigante italiana de alta tecnologia Finmeccanica, por sua vez um conglomerado atuante em diversos segmentos, principalmente aeronáutico, aeroespacial, espacial, geração de energia elétrica e fabricação de ônibus, posteriormente renomeada para Leonardo Spa.
A Leonardo Helicopters é uma marca de propriedade da Leonardo Spa, conhecida anteriormente, até 2015, como AgustaWestland, uma grande fabricante italiana de helicópteros, uma subsidiária da então gigante italiana de alta tecnologia Finmeccanica, por sua vez um conglomerado atuante em diversos segmentos, principalmente aeronáutico, aeroespacial, espacial, geração de energia elétrica e fabricação de ônibus, posteriormente renomeada para Leonardo Spa.
Atualmente, a holding italiana Leonardo Spa está concentrada nos segmentos aeronáutico, aeroespacial e de defesa e é uma das maiores fabricantes de helicópteros civis e militares do mundo. Ela é o segundo maior conglomerado de alta tecnologia da Itália, sócia também em vários outros projetos de fabricação de veículos e aparelhos de telecomunicações, incluindo a fabricante francesa de turboélices regionais ATR e a fabricante europeia de satélites Thales Alenia, entre outros negócios.
Ela é uma das empresas integrantes do consórcio europeu que fabrica o sofisticado caça bimotor Eurofighter Typhoon; uma das integrantes do consórcio europeu MBDA, um fabricante de mísseis; entre vários outros projetos.
Entre os seus proprietários ou acionistas estão o Governo da Itália (30%), o Governo da Noruega (2%), o Governo da Líbia (2%) e o fundo de investimentos americano Vanguard (1%). Suas ações são negociadas na Bolsa de Valores da Itália, com receita bruta anual de mais de € 11,5 bilhões em 2017, o equivalente a cerca de US$ 13,2 bilhões, com mais de 45.000 empregados em mais de 180 países, inclusive no Brasil.
CRIAÇÃO
E DESENVOLVIMENTO
O
helicóptero monomotor multifuncional Leonardo AW119 Koala é uma versão melhorada do Agusta A119 Koala, este um projeto da década
de 1990, são duas aeronaves bem parecidas. O Agusta A119 Koala, por sua vez, é um derivado do sofisticado helicóptero bimotor para
transporte executivo Agusta A109 Power. A principal diferença entre
o Leonardo Koala e o Agusta Power é a motorização diferente do
Leonardo Koala, uma turbina Pratt & Whitney PT6B, com até 1.000
shp de potência na decolagem e cerca de 850 shp de potência em voo
de cruzeiro. Já o sofisticado Agusta A109 Power é um helicóptero
bimotor tracionado por duas turbinas Pratt & Whitney PW206,
diferentes da turbina do Leonardo Koala.
O
helicóptero Agusta A119 Koala foi criado e desenvolvido a partir
da percepção dos investidores e executivos da então fabricante Agusta de que havia demanda suficiente
no mercado mundial de helicópteros monomotores a turbina por mais
uma linha de produção de um concorrente de peso, disputando o
mercado com outros produtos bem aceitos e respeitados,
como o Bell 206L Long Ranger, este um modelo de helicóptero um pouco
maior e mais potente que o Bell 206 Jet Ranger, portanto aquele com
maior capacidade de transportar passageiros.
Os
engenheiros da Agusta focaram os esboços iniciais em um projeto de helicóptero para o mercado civil, como aeronave
semi-utilitária de asas rotativas para usos variados, desde
transporte de executivos até coberturas jornalísticas, passeio e
turismo, combate a incêndios florestais e operações policiais,
transporte aeromédico e resgate de pessoas em situação de
calamidade e / ou emergência. Entretanto, posteriormente dezenas de
unidades para uso militar também foram desenvolvidas e fabricadas.
A sua fabricação em série foi iniciada na Itália, no início da década de 2000, com parte de sua fuselagem fabricada na Polônia, pela PZL Swidnik, e levada para a Itália para a montagem final. Posteriormente, em 2007, a montagem final da aeronave foi transferida para os Estados Unidos, no estado da Filadélfia, na subsidiária da Leonardo Company.
A sua fabricação em série foi iniciada na Itália, no início da década de 2000, com parte de sua fuselagem fabricada na Polônia, pela PZL Swidnik, e levada para a Itália para a montagem final. Posteriormente, em 2007, a montagem final da aeronave foi transferida para os Estados Unidos, no estado da Filadélfia, na subsidiária da Leonardo Company.
PRINCIPAIS
CARACTERÍSTICAS
Em linhas gerais, o Leonardo AW119 Koala, conhecido anteriormente como Agusta AW119 Koala ou ainda Agusta A119 Koala, pode ser operado por um piloto e tem capacidade para transportar até sete passageiros, totalizando oito assentos. Na verdade, com um olhar atento percebe-se que a fuselagem e a cauda do Leonardo Koala são semelhantes à fuselagem e cauda do bimotor Agusta A109 Power. Entretanto, o trem de pouso do Leonardo Koala é composto por esquis fixos, diferente do Agusta Power, cujo trem de pouso é retrátil.
O
Leonardo Koala pode ser configurado com seis assentos para passageiros em club seat (frente a frente) na
parte de trás da cabine e um assento ao lado do piloto. O helicóptero
monomotor tem rotor principal articulado composto por quatro pás de material
composto e rotor de cauda de duas pás. A fuselagem e a cauda do
Leonardo Koala são fabricadas basicamente em alumínio e ligas
metálicas, mas várias peças, partes e componentes do helicóptero são fabricados
em material composto. A velocidade de cruzeiro é de cerca de 240 km
/ h.
A
Agusta Westland manteve no helicóptero monomotor Leonardo Koala e no Agusta Koala vários dos sistemas duplos
de redundância criados originalmente para o helicóptero bimotor Agusta Power, incluindo os sistema hidráulico
duplo e independente. A caixa de velocidades do Leonardo Koala tem uma capacidade de
funcionamento a seco de 30 minutos.
O
nível de ruído do Leonardo Koala é razoável, mas é um nível de
ruído mais alto que o nível de ruído de um dos seus principais
concorrentes, o moderno helicóptero monomotor europeu Airbus
H130 / Eurocopter EC130, com rotor de cauda carenado Fenestron. É
comum o uso do Leonardo Koala no transporte de uma ou duas macas com enfermo (s) ou
acidentado (s), com espaço suficiente para um paramédico de plantão e
um acompanhante do (s) paciente (s).
Entre
os pontos positivos do Leonardo Koala é possível destacar o fácil
acesso dos passageiros aos seis assentos traseiros em club seat por
duas amplas portas laterais corrediças, uma de cada lado, e o fácil
acesso do piloto e de mais um passageiro aos dois assentos da frente,
também por duas portas, uma de cada lado, totalizando quatro portas.
Outro
ponto positivo do Leonardo Koala e do Agusta Koala é a integridade da estrutura
(fuselagem e cauda), reforçando a sensação de viajar em uma
máquina confiável. Além disso, a marca de motores Pratt &
Whitney é tradicional no mercado aeronáutico, com boa reputação e
baixíssimo índice de falhas em pleno voo. Na operação diária, o
risco de falhas é baixíssimo, desde que, é claro, a aeronave seja
submetida regularmente a oficinas de manutenção confiáveis,
certificadas por autoridades aeronáuticas.
Em
caso de falha do motor em pleno voo, o que é raríssimo, é possível
proceder a operação de auto-rotação. Por isso a necessidade de
treinamento completo do profissional responsável pela operação da
aeronave. É aconselhável que o proprietário da aeronave não
“economize” no treinamento do seu empregado.
A FAMÍLIA KOALA
A família Agusta Koala é uma bem sucedida produção seriada de modelos de helicópteros monomotores multifunção, com mais de 300 unidades fabricadas desde o início da produção seriada no início da década de 2000. Ela é formada por um modelo original de helicóptero monomotor, o Agusta A119 Koala, um projeto da década de 1990, com produção seriada iniciada no ano 2000, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com motorização turboshaft Pratt & Whitney PT6B, com rotor principal articulado de quatro pás e rotor de cauda de duas pás, com capacidade para transportar até sete passageiros. Essa família é composta também por quatro versões diretamente derivadas do modelo original, inclusive uma delas para uso exclusivamente militar:
- Agusta A119 Koala - Modelo original de produção;
- AgustaWestland AW119 Koala - Versão com algumas poucas melhorias, fabricada em série após a fusão da fabricante italiana Agusta com a fabricante britânica Westland;
- AgustaWestland AW119MkII Koala - Versão melhorada, com rotores principal e de cauda reprojetados, com menor consumo de combustível, com maior carga útil e maior peso máximo de decolagem. Quando a produção foi transferida para os Estados Unidos esse modelo recebeu o nome AgustaWestland AW119Ke Koala, cuja sigla que significa Koala Enhanced;
- Leonardo AW119Kx Koala - Versão melhorada, com aviônicos EFIS Garmin G1000H, fabricada nos Estados Unidos e na Índia;
- Leonardo TH37A Koala - Versão exclusivamente militar, com aviônicos EFIS Genesis, selecionada pela Marinha dos Estados Unidos, com produção em série prevista para ser iniciada em 2021;
MERCADO
De
modo geral, há pessoas que consideram os helicópteros Leonardo Koala e Agusta Koala (e seus principais concorrentes das fabricantes Bell, Airbus /
Eurocopter e MD Helicopters), um símbolo de status. Na verdade, o
Leonardo Koala e o Agusta Koala são bem mais do que isso, eles são meios de transporte
executivo e de turismo, prestação de serviços públicos de segurança
policial, combatendo a criminalidade nas grandes metrópoles, combate a
incêndios florestais, operações de busca e salvamento de acidentados e / ou desaparecidos, resgate de
pessoas em situações de calamidade pública, transporte aeromédico e transporte de medicamentos e médicos civis para atendimento em regiões
de difícil acesso.
O
Leonardo Koala e o Agusta Koala podem ser usados também em treinamento e operações militares variadas, incluindo
patrulha e transporte militar em geral, para uso por forças armadas
de diversos países. Além disso, várias versões civis do Leonardo Koala e do Agusta Koala foram oferecidas para o mercado civil e para governos de
diversos países.
No
Brasil, o Agusta Koala começou a voar na década de 2000, algumas unidades estão disponíveis hoje no mercado brasileiro
de aeronaves usadas, em bom estado de conservação e a preços
razoáveis. A importação de unidades usadas desse modelo de
aeronave também é possível para compradores brasileiros, porém,
somando todos os impostos e taxas, o preço final da aeronave já
nacionalizada pode sofrer um acréscimo de cerca de 30% em relação
ao preço inicial no exterior.
Mais
de 300 unidades do Leonardo Koala e do Agusta Koala foram fabricadas e
vendidas, este desde o início da década de 2000. Eles estão entre os modelos de
helicópteros monomotores a turbina mais vendidos no mundo.
De
modo geral, o custo operacional por quilômetro voado de um
helicóptero monomotor a turbina com capacidade para até sete passageiros é maior que o custo operacional por quilômetro voado de
uma aeronave de asa fixa turboélice com capacidade semelhante de
transportar passageiros. Entretanto, o helicóptero tem flexibilidade
operacional e versatilidade absolutamente insuperáveis para operar
em regiões metropolitanas ou entre cidades próximas, com tráfego
de automóveis intenso.
Por
exemplo, a região metropolitana de São Paulo e outras cidades
vizinhas têm uma das maiores concentrações de helicópteros para
uso executivo, aeromédico, policial e de turismo do mundo.
Atualmente,
os principais concorrentes do Leonardo Koala no mercado mundial de
helicópteros monomotores são o Bell 407, o Bell 206 Long Ranger, o
Airbus H-130 / Eurocopter EC-130, este um modelo de aeronave bem
moderno, com rotor de cauda Fenestron e com uma espécie de carenagem
criada para proteger o rotor de cauda. Este sistema é útil para
evitar, em voo, que o rotor de cauda seja afetado por aves, e para
evitar, nos pousos e decolagens, que seja afetado por galhos de
plantas, e reduz o risco de ser afetado por cascalho.
Também
há outros modelos modernos de aeronaves monomotoras para cinco ou
seis passageiros disponíveis no mercado civil, concorrentes do Leonardo Koala e do Agusta Koala, inclusive a venda no Brasil, entre eles o Helibras AS350
Esquilo e o MD600 Notar, este sem rotor de cauda, fabricado pela MD
Helicopters.
O Bell 206L Long Ranger não é mais fabricado, só é possível encontrá-lo no mercado mundial de aeronaves usadas.
O Bell 206L Long Ranger não é mais fabricado, só é possível encontrá-lo no mercado mundial de aeronaves usadas.
O
maior número de clientes pessoas físicas e jurídicas do Leonardo
Koala e do Agusta Koala está na Austrália, no Brasil, na Áustria, na
Itália, na Turquia, no Reino Unido, nos Estados Unidos e na
Venezuela.
Entre os principais operadores pessoas jurídicas do Agusta Koala e do Leonardo Koala estão os seguintes:
Entre os principais operadores pessoas jurídicas do Agusta Koala e do Leonardo Koala estão os seguintes:
- Polícia Militar do Estado de Goiás;
- Polícia Militar do Estado de Santa Catarina;
- Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Sul;
- Departamento de Polícia de Nova York (EUA);
- Departamento de Polícia de Phoenix (EUA);
- Polícia Rodoviária Federal do Brasil;
- Força Aérea do Equador;
- Polícia da Finlândia;
- Polícia da Coreia do Sul;
- Governo do Estado do México;
- Força Aérea de Portugal;
- Resgate Aeromédico Westpac, da Austrália;
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
AGUSTA A119 KOALA
- Capacidade: 1 piloto e até 7 passageiros;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 240 km / h;
- Motorização (potência): 1 X Pratt & Whitney PT6B (1.000 shp);
- TBO (tempo entre revisões): 3.000 horas;
- Diâmetro do rotor principal: Aprox. 11 metros;
- Comprimento total: Aprox. 13 metros;
- Largura da fuselagem: Aprox. 1,6 metro;
- Altura total: Aprox. 3,8 metros;
- Alcance: Aprox. 650 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 2.700 kg;
- Teto de serviço: Aprox. 4.500 metros;
- Preço (no Brasil): US$ 1,3 milhão (usado / bom estado de conservação);
LEONARDO AW119KX KOALA
- Capacidade: 1 piloto e até 7 passageiros;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 240 km / h;
- Motorização (potência): 1 X Pratt & Whitney PT6B-37A (1.000 shp);
- TBO (tempo entre revisões): 3.000 horas;
- Diâmetro do rotor principal: Aprox. 11 metros;
- Comprimento total: Aprox. 13 metros;
- Largura da fuselagem: Aprox. 1,6 metro;
- Altura total: Aprox. 3,8 metros;
- Alcance: Aprox. 715 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 2.800 kg;
- Teto de serviço: Aprox. 4.500 metros;
- Preço (no exterior): US$ 3,5 milhões (novo / versão turística);
- Preço (no exterior): US$ 3,8 milhões (novo / versão executiva):
- Preço (no Brasil): US$ 5 milhões (novo / versão policial completa);
ONDE COMPRAR
A importação de unidades usadas de Leonardo Koala e Agusta Koala também é possível para compradores brasileiros. Porém, somando todos os impostos e taxas, o preço final da aeronave já nacionalizada pode sofrer um acréscimo de cerca de 30% em relação ao preço inicial no exterior.
- Flight Market (classificados): http://www.flightmarket.com.br/pt/home
- Controller (em inglês): http://www.controller.com
- Aeromercado (classificados): http://www.aeromercado.com.br/defr.asp
- Global Air (em inglês): https://www.globalair.com/aircraft-for-sale/
- América Aviões (classificados): http://www.americaavioes.com.br/deft
- AvBuyer (no exterior): http://www.avbuyer.com/aircraft-for-sale/agusta
- Aircraft 24 (no exterior): https://pt.aircraft24.com
Não é aconselhável comprar sozinho (a), sem acompanhamento, uma aeronave se não entende do assunto. É aconselhável buscar assessoria profissional especializada e confiável no Brasil para a seleção, a negociação de compra, o cumprimento de todos os trâmites burocráticos relacionados à importação e nacionalização, hangaragem, manutenção e treinamento de tripulação.
Várias empresas idôneas no Brasil oferecem esse tipo de serviço de assessoria e manutenção, entre elas a AgustaWestland do Brasil, a SinerJet Brasil e a Global Aircraft. Algumas delas oferecem também o serviço de gerenciamento de aeronaves.
GALERIA DE IMAGENS
Logo acima, o helicóptero monomotor Agusta A119 Koala utilizado pelo Departamento de Polícia de Nova York, nos Estados Unidos. Logo abaixo, o helicóptero AgustaWestland AW119 Koala comprado pelo Governo Estadual de Goiás e operado pela Polícia Militar, em missões policiais e de transporte aeromédico.
Logo acima, uma ilustração simplificada das configurações de assentos possíveis para os helicópteros da família Agusta Koala, com arranjos para missões turísticas e executivas, operações políciais e resgates aeromédicos, inclusive. Logo abaixo, imagem simplificada com os esquemas de sistemas elétrico, hidráulico, de combustível e de aviônicos do Agusta AW119 Koala.
VEJA TAMBÉM
GALERIA DE IMAGENS
Logo acima, o helicóptero monomotor Agusta A119 Koala utilizado pelo Departamento de Polícia de Nova York, nos Estados Unidos. Logo abaixo, o helicóptero AgustaWestland AW119 Koala comprado pelo Governo Estadual de Goiás e operado pela Polícia Militar, em missões policiais e de transporte aeromédico.
Logo acima, uma ilustração simplificada das configurações de assentos possíveis para os helicópteros da família Agusta Koala, com arranjos para missões turísticas e executivas, operações políciais e resgates aeromédicos, inclusive. Logo abaixo, imagem simplificada com os esquemas de sistemas elétrico, hidráulico, de combustível e de aviônicos do Agusta AW119 Koala.
VEJA TAMBÉM
- Aileron
- ATR-42
- ATR-72
- Abdução (Ufologia)
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- Trimotor
- Saab JAS 39 Gripen NG
- AVGAS (Gasolina de Aviação)
- Extraterrestre (Ufologia)
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- Piper Seneca
- Beechcraft Baron
- Piper Saratoga
- Beechcraft Bonanza
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- Beechraft King Air
- Piper Malibu Meridian
- Beechcraft Premier
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- Bimotor
- Piper Arrow
- Boeing 747
- Bombardier Canadair CRJ
- Agricultura e Pecuária
- Pilatus PC-12
- Pesos e Medidas
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- Galvanização (Química)
- Monomotor
- Cessna 206 Station Air
- Cessna 208B Grand Caravan
- MD Helicopters MD 900 Explorer
- Cessna 210 Centurion
- MD Helcopters MD 520 Notar
- Cessna Citation
- Longarina (Engenharia Aeronáutica)
- Cessna Citation CJ2
- Gates Learjet 35
- Bombardier Learjet
- Cessna Citation II
- Gates Learjet 25
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Iridium (Telefonia por Satélite)
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Caso ET de Varginha
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Cirrus SR20
- Cirrus SR22
- Beechcraft Hawker 400
- Indústria Automobilística
- Embraer EMB-120 Brasilia
- Decolagem (Aviação)
- Embraer ERJ-145 Regional Jet
- ETOPS (Aviação)
- Disco Voador (Ufologia)
- Bell 206 Jet Ranger
- Embraer EMB-121 Xingu
- Embraer Phenom 300
- Embraer EMB-110 Bandeirante
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Rumo ALL (Companhia Ferroviária)
- Mooney M20R Ovation
- Eurocopter EC-135
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Cessna 182 Skylane
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Bell 206 Long Ranger
- Globalstar (Telefonia por Satélite)
- Eurocopter EC-120 Colibri
- Energia Solar Fotovoltaica
- Operação Prato (Ufologia)
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Eurocopter EC-130
- Área 51 (Ufologia)
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Stormscope (Meteorologia)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Socata TBM 700
- Segurança Privada
- Socata TB
- Drones
- Bell 407
- Nobreak (Informática)
- Neiva Paulistinha
- Piper Cub
- Boeing 787 Dreamliner
- Piper Aircraft
- Mooney M20K Encore
- Maule MT-7
- Embarcações (Indústria Naval)
- Roteadores (Telecomunicações)
- Cessna 172 Skyhawk
- Aero Commander 500
- EFIS - Electronic Flight Instrument System
- Bell 222
- Schweizer 300
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Aeroporto de São José do Rio Preto
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Bell 429
- Aeroporto de Presidente Prudente
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Vector Fox V5
- Aeroporto de Ribeirão Preto
- Piaggio P-180 Avanti
- Enstrom 280 e Enstrom F-28
- MD Helicopters MD 600 Notar
- Inércia (Física)
- Airbus A320
- Pilatus PC-24
- Eclipse 500 e Eclipse 550
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Helibras AS350 Esquilo
- Embraer E-190
- Turbojato (Indústria Aeronáutica)
- Mitsubishi MU-300 Diamond
- Beechcraft Beechjet
- Embraer Seneca
- Embraer Sertanejo
- Embraer Navajo
- Embraer Corisco
- Sistema Métrico Decimal
- Bombardier Dash 8-300
- Bombardier Q-400
- Cessna 207
- Spoileron (Engenharia Aeronáutica)
- Bell 427
- Embraer E-175
- Bell 430
- Embraer E-195
- Airbus A321
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Airbus A319
- Computador (Informática)
- AgustaWestland AW109 Grand
- Agusta A109 Power
- Viação Motta (Transporte Rodoviário)
- Cessna Citation I
- Elbit Hermes 900 (Força Aérea Brasileira)
- Profundor (Engenharia Aeronáutica)
- Aço (Siderurgia)
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Airbus A330
- Cessna Citation 500
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Aero Boero AB-180
- Bellanca 8KCAB Decathlon
- Champion 8KCAB Decathlon
- Aero Boero AB-115
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Álcool (Agroindústria)
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Aeroporto Regional de Maringá
- Alumínio (Metalúrgica)
- Cessna 177 Cardinal
- Airbus H120
- Honda HA-420 HondaJet
- Airbus H135
- Boeing 777
- Componentes Eletrônicos
- Atmosfera (Química e Física)
- Airbus H130
- Socata TBM 900
- Socata TBM 850
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Site Piloto Policial: https://www.pilotopolicial.com.br/estado-de-goias-em-fase-final-para-compra-de-3-helicopteros-aw119-koala/
- Site Piloto Policial: https://www.pilotopolicial.com.br/o-novo-helicoptero-da-policia-militar-de-goias/
- Site Resgate Aeromédico: https://www.resgateaeromedico.com.br/prf-adquire-helicoptero-aw-119-koala-para-compor-frota-da-divisao-de-operacoes-aereas/
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia/wiki/AgustaWestland_AW119_Koala
- Aerospace Technology (em inglês): http://www.aerospace-technology.com/projects/a119/
- Leonardo Company (em inglês): http://www.leonardocompany.com/-/aw119kx
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Finmeccanica
- Abraphe - Associação: http://www.abraphe.org.br/divulgacoes/agusta-apresenta-novo-aw119-kx
- Revista Aero Magazine: http://aeromagazine.uol.com.br/artigo/agustawestland-tera-novo-complexo-no-brasil_2374.html
- Chartright (em inglês): http://www.chartright.com/Aircraft-Fleet/Agusta-119-Koala
- Leonardo Company (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
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