SOCATA TB


SOCATA TB-10 TOBAGO
SOCATA TB-20 TRINIDAD
SOCATA TB-21-TC TRINIDAD
SOCATA TB-9 TAMPICO
SOCATA TB-200 TOBAGO
FAMÍLIA SOCATA TB

INTRODUÇÃO
Logo acima, o Socata TB-20 Trinidad, a versão mais moderna e refinada da família Socata TB, e, logo abaixo, o Socata TB-9 Tampico, uma das versões mais vendidas da família. Com um olhar atento percebe-se poucas diferenças estéticas externas entre as duas versões, entre elas o trem de pouso retrátil da versão mais completa Socata Trinidad.
O nome Socata TB foi usado a partir da década de 1970 pela então fabricante francesa Socata para a criação, desenvolvimento e fabricação seriada de sua bem sucedida família de aeronaves monomotoras a pistão, de uso pessoal, executivo e de treinamento. O Socata TB-20 Trinidad, por exemplo, é uma econômica, elegante e prática aeronave monomotor a pistão, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas na fuselagem e nas asas e com trem de pouso retrátil, com capacidade para transportar com razoável conforto um piloto e três passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais (rotas domésticas), fabricada na França desde a década de 1980 pela então Aerospatiale Socata, atualmente Daher Socata.

É uma das mais bem sucedidas séries de aviões monomotores a pistão para transporte pessoal, turismo e passeio, transporte executivo e treinamento da história da indústria aeronáutica europeia, com sua produção seriada iniciada na década de 1970, na França, com padrão exemplar de projeto e de construção, com materiais de boa qualidade usados na fuselagem e nas asas e seleção criteriosa dos fornecedores de peças, partes e componentes.

Durante as décadas de 1980, 1990 e 2000 os principais concorrentes dos aviões leves a pistão da família Socata TB foram os também monomotores Beechcraft Bonanza, Cirrus SR22, Cessna 182 Skylane, Cirrus SR20, Piper PA-28R Arrow e os monomotores de quatro lugas fabricados pela americana Mooney Aircraft, principalmente os aviões da família Mooney M20.


A DAHER SOCATA

A Daher Socata é uma grande fabricante francesa de aeronaves de pequeno porte de primeira linha. Atualmente, ela está concentrada na fabricação em série e em larga escala de aviões monomotores turboélice para uso executivo e semi-utilitário. Entre os seus principais produtos estão o Daher TBM 910, o Daher TBM 940 e o Daher Kodiak 100, este conhecido anteriormente como Quest Kodiak, um monomotor turboélice de origem americana, de asa alta, para uso executivo e semi-utilitário.

Conhecida inicialmente na Europa, no Canadá e nos Estados Unidos como Morane-Saunier, pouco conhecida no Brasil, e conhecida posteriormente, no meio aeronáutico mundial, apenas pelo nome Socata, ela é uma das maiores, mais tradicionais, talvez a mais tradicional, fabricante de aeronaves do mundo. Ela foi fundada em 1911 pelos projetistas Raymond Saulnier e Léon Morane, apenas alguns anos depois do brilhante projetista brasileiro Santos Dumont inventar o avião.

De lá pra cá a EADS Socata, também atuando como fornecedora de peças, partes e componentes aeronáuticos, conquistou a confiança de grandes, importantes e exigentes fabricantes de aeronaves, entre elas a europeia Airbus Industrie, a americana Boeing Company, a francesa Dassault Aviation, a brasileira Embraer S.A., a europeia Airbus Helicopters / Eurocopter, e as americanas Gulfstream Aerospace e Lockheed Martin.


Ela foi propriedade da fabricante aeronáutica e aeroespacial francesa Sud Aviation / Aerospatiale e do consórcio europeu EADS, conhecido posteriormente como Airbus Group. Atualmente, ela é uma subsidiária integral da empresa francesa Daher, por sua vez controlada pela Família Daher.

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
O Socata TB-20 Trinidad é um dos principais integrantes da família Socata TB, a série de aviões monomotores a pistão de pequeno porte conhecida também no meio aeronáutico como Aviões do Caribe, uma alusão e homenagem do fabricante às belíssimas e exuberantes ilhas caribenhas que emprestam seus nomes aos modelos da família Socata TB. No entanto, o nome Tampico pode ter duas origens, pode ser uma cidade litorânea mexicana, também com vocação turística, e um ponto turístico de Cuba, a ilha comunista.

Essa família de aviões foi lançada na década de 1970 para competir diretamente com os modelos de monomotores das fabricantes americanas Cessna Aircraft, Beechcraft Corporation, Piper Aircraft e Mooney Aircraft, as três primeiras então líderes no mercado mundial de aeronaves a pistão de pequeno porte e esta última considerada uma grife no mercado mundial de aviões leves a pistão.

A fabricação em série do Socata TB-20 Trinidad, por exemplo, foi iniciada em 1980. É possível afirmar que esse é o mais completo, mais refinado, mais bonito e mais moderno avião monomotor a pistão da família Socata TB. Esse avião monomotor é um derivado melhorado do monomotor a pistão Socata TB-9 Tampico, seu irmão com trem de pouso fixo. Entre as principais e mais visíveis diferenças conceituais entre o Socata Trinidad e o Socata Tampico estão a motorização Lycoming mais potente e o trem de pouso retrátil trailing link do Socata Trinidad, portanto um modelo mais aerodinâmico, com um ganho na sua velocidade de cruzeiro em relação ao seu irmão mais simples Socata Tampico, este com trem de pouso fixo e motor menos potente.

Nas décadas de 1970 e 1980, a então Aerospatiale Socata focou o projeto da família Socata TB com o máximo de comunalidade possível, aproveitando o máximo possível as características comuns entre todos os modelos diferentes de aeronaves, instalando neles sistemas hidráulicos, elétricos e eletrônicos semelhantes, quando não idênticos. Comparando os modelos diferentes de aeronaves da família Socata TB, nota-se que a fuselagens e asas são quase idênticas, com as mesmas dimensões e elegantes formatos, embora a partir da década de 2000 um número maior de peças e partes em material composto foi introduzido.

Entre as principais diferenças conceituais dos cinco modelos da família Socata TB estão as motorizações Lycoming O-320 aspirada e Lycoming O-360 aspirada dos Socatas TB mais básicos, o Socata TB-9 Tampico e o Socata TB-10 Tobago, e as motorizações Lycoming IO-540 aspirada do Socata TB-20 Trinidad e Lycoming IO-540 turbo do Socata TB-21-TC Trinidad, ambas mais potentes, que tracionam aviões mais completos e de maior alcance.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, imagem da cabine de passageiros do Socata TB-20 Trinidad, com duas amplas portas laterais dianteiras para acesso aos quatro assentos da aeronave. Com um olhar atento, percebe-se o caprichado acabamento em couro da versão mais moderna da família Socata TB, Além disso, os modelos de aeronaves da família Socata TB possuem duas saídas de emergência, para serem usadas em caso de pilonagem. Logo abaixo, o formato levemente conservador, com linhas semi-retas, do painel homologado para voos por instrumentos.
A família Socata TB é formada por aviões monomotores a pistão com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, sem pressurização e com trem de pouso triciclo, com asa baixa e capacidade para transportar com razoável conforto um piloto e três passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais (rotas domésticas). A praticidade, a funcionalidade, a flexibilidade, a eficiência, a economia de combustível e a manutenção simples são as suas principais características, já que a intenção da Aerospatiale Socata era mesmo competir com as grandes fabricantes americanas de aviões monomotores a pistão Cessna Aircraft, Beechcraft Corporation, Piper Aircraft e Mooney Aircraft.

Os modelos principais foram certificados dentro das regras FAR Part 23, o que lhes tornaram qualificados para atender os requisitos de transporte pessoal, de turismo e de passeio, transporte executivo, inclusive de empresas de táxi-aéreo, e de treinamento, para aeroclubes e escolas de pilotagem.

A partir da década de 2000, a 2ª geração dessa família de aeronaves leves passou a ter uma estrutura com uma construção mista de alumínio e ligas metálicas na base da fuselagem e nas asas e material composto no teto e no cone de cauda, tornando assim os modelos mais leves e, portanto, ainda mais eficientes no consumo de combustível.

O perfil de operação do Socata TB-20 Trinidad e dos seus irmão franceses mais básicos é de uso moderado. O Socata TB-9 Tampico e o Socata TB-10 Tobago foram projetados para instrução de voo / treinamento em escolas de aviação e aeroclubes e projetados também para turismo, passeio e uso executivo, desde que não se exija muito deles, pois as potências disponíveis para decolagem em ambos é de 160 hp e 180 hp, respectivamente. Já as versões aspirada e turbo do Socata Trinidad podem ser usadas de forma menos limitada, com a cabine lotada de passageiros, em dias quentes e com tanques cheios, pois dispõem de 250 hp na decolagem, ao nível do mar.

As versões mais modernas, completas e atualizadas da família Socata TB, fabricadas de 2000 até 2006 na França e na Romênia, receberam as denominações Socata TB-20 Trinidad GT e Socata TB-21-TC Trinidad GT. Elas possuem uma boa variedade de itens de navegação e conforto, incluindo o ar-condicionado e os indispensáveis stormscope, GPS - Global Positioning System e TCAS - Traffic Collision Avoidance System. Uma opção de upgrade para o sistema EFIS – Electronic Flight Instrument System está disponível pela Garmin.

As motorizações a pistão disponíveis para a família Socata TB são os tradicionais e econômicos motores Textron Lycoming O-320 aspirado (160 hp) e Textron Lycoming O-360 aspirado (180 hp) de fabricação americana para o Socata Tampico e Socata Tobago, respectivamente, e os motores Textron Lycoming IO-540 aspirado e Textron Lycoming IO-540 turbo para o Socata Trinidad e Socata Trinidad TC, respectivamente, que consomem cerca de 50 litros, 55 litros, 70 litros e 75 litros de AVGAS (gasolina de aviação) por hora de voo, respectivamente, e o fabricante estabelece períodos de manutenção programada que inclui um overhaul (revisão completa) para cada 2.000 horas, o que segundo especialistas e operadores pode resultar num baixo custo por hora de voo.

A FAMÍLIA SOCATA TB

SOCATA TB-9 TAMPICO
Esse avião foi fabricado na França pela então Aerospatiale Socata e pela então EADS Socata entre entre 1975 e 2006. Ele é o modelo original da família Socata TB, tracionado por um motor Lycoming O-320 aspirado, com 160 hp disponíveis na decolagem, hélice de duas pás de passo fixo e trem de pouso triciclo fixo, com ou sem carenagem, disponíveis como opcionais. Com um olhar atento na imagem acima, percebe-se as graciosas carenagens do trem de pouso fixo, que dão ao modelo um toque de beleza, apesar de sua simplicidade em outros aspectos.

Várias sub-versões foram fabricadas a partir do modelo básico original, incluindo a Socata TB-9 Tampico Club, para uso de aeroclubes e a Socata TB-9 Tampico Sprint. Entre as melhores sub-versões está a Socata TB-9 Tampico GT, a mais moderna do modelo original Socata TB-9 Tampico, homologada para voos por instrumentos. Aos eventuais compradores do modelo original Socata Tampico é possível solicitar às oficinas homologadas e certificadas por autoridades aeronáuticas e pelo fabricante a modernização do cockpit com a instalação de aviônicos para melhorar as operações, incluindo o GPS - Global Positioning System, o stormscope e o TCAS - Traffic Collision Avoidance System. Esses aviônicos são indispensáveis para viagens tranquilas e seguras, sem surpresas desagradáveis durante os voos.

O Socata TB-9 Tampico GT não tem uma concepção antiga, pelo contrário, alguns toques de alta tecnologia estão presentes na concepção e construção da aeronave, como, por exemplo, a construção mista com partes em alumínio nas asas e material composto no teto da fuselagem e no cone de cauda.

SOCATA TB-10 TOBAGO
Esse avião também foi fabricado na França pela então Aerospatiale Socata e pela então EADS Socata entre entre 1975 e 2006. Essa versão é tracionada por um motor Lycoming O-360 aspirado, com 180 hp disponíveis na decolagem e hélice de duas pás. Com um olhar atento também percebe-se as graciosas carenagens do trem de pouso fixo.

O Socata TB-10 Tobago é quase um irmão gêmeo do Socata TB-9 Tampico, eles são quase idênticos. O Socata Tobago tem praticamente tudo o que o Socata Tampico tem e um pouco mais, mais 20 cavalos de potência, por exemplo, que seu irmão.

A exemplo do seu irmão Socata TB-9 Tampico, a Aerospatiale Socata e a EADS Socata também fabricaram sub-versões melhoradas do Socata TB-10 Tobago, incluindo a Socata TB-10 Tobago Privilege e a Socata TB-10 Tobago GT.

SOCATA TB-20 TRINIDAD
É uma das melhores versões, talvez a melhor versão, da família Socata TB, com acabamento mais caprichado e conjunto de aviônicos mais completo, trem de pouso retrátil e motor mais potente. É um avião homologado para operações por instrumentos.

Uma das versões mais vendidas da família Socata TB, com operação simples e barata, um avião prático e flexível, capaz de transportar com razoável conforto um piloto e até três passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais. Essa versão foi fabricada entre 1980 e 2006. A sua produção está temporariamente suspensa.

A sub-versão modernizada e atualizada Socata TB-20 Trinidad GT também foi fabricada pela EADS Socata entre os anos de 2000 e 2006. Essa sub-versão modernizada do Socata Trinidad recebeu melhorias no sistema elétrico, com a voltagem passando de 14 volts para 28 volts.

Outras sub-versões foram fabricadas, incluindo a Socata TB-20 Trinidad Excellence.

SOCATA TB-21 TRINIDAD

É uma das melhores versões da família Socata TB, com acabamento caprichado e conjunto de aviônicos mais completo, trem de pouso retrátil e motor turbo mais potente. É um avião homologado para operações por instrumentos.

Trata-se de um avião prático e flexível, capaz de transportar com razoável conforto um piloto e até três passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais.

SOCATA TB-200 TOBAGO
Esse avião também foi fabricado na França pela então Aerospatiale Socata e pela então EADS Socata entre entre 1975 e 2006. Essa versão é tracionada por um motor Lycoming O-360 aspirado, com 200 hp disponíveis na decolagem e hélice de duas pás. Com um olhar atento também percebe-se as graciosas carenagens do trem de pouso fixo.

O Socata TB-200 Tobago é quase um irmão gêmeo do Socata TB-9 Tampico, eles são quase idênticos. O Socata Tobago tem praticamente tudo o que o Socata Tampico tem e um pouco mais, mais 40 cavalos de potência, por exemplo, que seu irmão.

A exemplo do seu irmão Socata TB-9 Tampico, a EADS Socata também fabricou uma sub-versão melhorada do Socata TB-200 Tobago, que recebeu a denominação Socata TB-200 Tobago GT.

MERCADO
Pela capacidade de pousar e decolar em pistas sem pavimentação, o aviões da família Socata TB são usados intensivamente por agropecuaristas e agricultores de muitos países, a maioria deles na Europa e nos Estados Unidos, como meio de transporte para visitas às suas fazendas e também por empresários e executivos para visitas às filiais de empresas, fornecedores e revendedores. As versões mais simples da família Socata TB são usadas também para treinamento / instrução de novos pilotos, em escolas de aviação e aeroclubes.

Atualmente a fabricação de toda a família Socata TB está suspensa temporariamente. Toda a família de aviões Socata TB acumula mais de 2.100 unidades fabricadas, um sucesso de vendas da fabricante francesa.

Esse sucesso de vendas dos monomotores da família Socata TB, em suas mais variadas versões e derivados, pode ser explicado pelo cuidado da Aerospatiale Socata e, posteriormente, da EADS Socata em projetar e desenvolver aviões razoavelmente acessíveis, fáceis de pilotar, com custo de manutenção baixo e reduzido consumo de combustível, uma fórmula de sucesso usada há décadas pelas fabricantes americanas Cessna Aircraft, Beechcraft Corporation e Piper Aircraft.

A Daher Socata é representada no Brasil pela JP Martins, localizada no Aeroporto Campo de Marte, no centro da cidade de São Paulo.

A família Socata TB sempre teve e ainda tem uma presença discreta na América do Sul, algumas dezenas de unidades desses modelos de aeronaves estão voando no Brasil, inclusive.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

SOCATA TB-20 TRINIDAD (ASPIRADO)
  • Capacidade: 1 piloto e 3 passageiros;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 320 km / h;
  • Comprimento: Aprox. 7,8 metros;
  • Envergadura: Aprox. 9,8 metros;
  • Altura: Aprox. 3,2 metros;
  • Motorização (potência): Lycoming O-540 aspirado (250 hp);
  • Combustível: AVGAS 100LL;
  • Hélice: Hartzell (duas ou três pás);
  • Sistema elétrico: 12 volts (até 1999);
  • Sistema elétrico: 24 volts (a partir de 2000);
  • Peso máximo decolagem: Aprox. 1.400 kg;
  • Alcance: Aprox. 1.500 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Consumo médio (AVGAS): Aprox.
  • Consumo médio (AVGAS): Aprox.
  • TBO (tempo entre revisões) do Lycoming: 2.000 horas;
  • Pista de pouso: Aprox. 1.000 metros (dias quentes / tanques cheios);
  • Teto de serviço: Aprox. 5.000 metros;
  • Engenheiro do projeto:
  • Preço (no Brasil): Aprox. US$ 130 mil (usado / bom estado de conservação);

SOCATA TB-10 TOBAGO (ASPIRADO)
  • Capacidade: 1 piloto e 3 passageiros;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 230 km / h;
  • Comprimento: Aprox. 7,8 metros;
  • Envergadura: Aprox. 9,8 metros;
  • Altura: Aprox. 3,2 metros;
  • Motorização (potência): Lycoming O-360 aspirado (180 hp);
  • Combustível: AVGAS 100LL;
  • Hélice: Hartzell (duas ou três pás);
  • Peso máximo decolagem: Aprox. 1.150 kg;
  • Alcance: Aprox. 1.200 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Consumo médio (AVGAS): Aprox.
  • Consumo médio (AVGAS): Aprox.
  • TBO (tempo entre revisões) do Lycoming: 2.000 horas;
  • Pista de pouso: Aprox. 1.000 metros (dias quentes / tanques cheios);
  • Teto de serviço: Aprox. 3.000 metros;
  • Engenheiro do projeto:
  • Preço (no Brasil): Aprox. US$

SOCATA TB-9 TAMPICO (ASPIRADO)
  • Capacidade: 1 piloto e 3 passageiros;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 210 km / h;
  • Motorização (potência): Lycoming O-320 aspirado (160 hp);
  • Combustível: AVGAS 100LL;
  • Hélice: Hartzell (duas ou três pás);
  • Comprimento: Aprox. 7,8 metros;
  • Envergadura: Aprox. 9,8 metros;
  • Altura: Aprox. 3,2 metros;
  • Peso máximo decolagem: Aprox. 1.060 kg;
  • Alcance: Aprox. 1.000 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Consumo médio (AVGAS): Aprox.
  • Consumo médio (AVGAS): Aprox.
  • TBO (tempo entre revisões) do Lycoming: 2.000 horas;
  • Pista de pouso: Aprox. 1.000 metros (dias quentes / tanques cheios);
  • Teto de serviço: Aprox. 3.000 metros;
  • Engenheiro do projeto:
  • Preço (no Brasil): Aprox. US$

ONDE COMPRAR

SEGURANÇA DE VOO

Estatisticamente, em números aproximados, a aviação comercial e a aviação executiva são os meios de transporte mais seguros que existem, com cerca de três acidentes graves com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas, considerando a média mundial. Porém, se forem levados em consideração apenas os números de países desenvolvidos, como Canadá, Estados Unidos, países da Europa Ocidental, o Japão, a Coreia do Sul e a Austrália, os números de acidentes para cada um milhão de viagens são ainda menores, na média cerca de um acidente grave com vítimas fatais.

Até o momento, os modelos da família de aviões de pequeno porte Socata TB se envolveram e/ou foram envolvidos em 100 ocorrências graves com vítimas fatais em várias partes do mundo, o equivalente a cerca de 5% do número total de aeronaves fabricadas, portanto com estatísticas dentro da média dos seus principais concorrentes ocidentais.

TRÊS VISTAS (TB-20)


GALERIA DE IMAGENS

Logo acima, o painel convencional do Socata TB-20 Trinidad, com instrumentos analógicos, mas completo para voos por instrumentos. Logo abaixo, o painel modernizado / atualizado do mesmo modelo de avião, com upgrade para EFIS - Electronic Flight Instrument System pela Garmin.





Logo acima, entrada por duas amplas portas laterais dianteiras que se abrem para cima, do tipo gaivota, como se costuma dizer no meio aeronáutico. Logo abaixo, espaço interno suficiente para quatro pessoas, incluindo o piloto.


VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/SOCATA_TB_family
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Trindade_e_Tobago
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tampico
  • Daher Socata (divulgação): Imagens 
  • Wikimedia: Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)