AEROPORTO DE RIBEIRÃO PRETO

AEROPORTO DE RIBEIRÃO PRETO
AEROPORTO LEITE LOPES

INTRODUÇÃO
O Aeroporto Estadual de Ribeirão Preto é um tradicional aeroporto público brasileiro destinado às operações visuais e por instrumentos, noturnas e diurnas, de aeronaves de pequeno, médio e grande portes das aviações comercial (somente doméstica e regional), geral, governamental, policial e militar, localizado no bairro Parque Industrial Coronel Junqueira, na Zona Norte da cidade de Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo, no Brasil.

Esse importante aeroporto brasileiro está localizado a apenas sete quilômetros ao norte do centro comercial de uma das maiores e mais ricas cidades do interior do estado de São Paulo, que, por sua vez, está localizada a cerca de 320 quilômetros ao norte da capital do estado. Ele é considerado um dos mais estratégicos aeroportos regionais brasileiros, é um dos mais movimentados aeroportos destinados ao transporte aéreo regional e doméstico regular, transportes aéreos governamental e militar e apoio de infraestrutura para o funcionamento das operações aeromédicas e policiais da microrregião de Ribeirão Preto.

Conhecido também como Aeroporto Doutor Leite Lopes, ele é o mais movimentado aeroporto regional do interior do estado de São Paulo, considerando que o Aeroporto de Congonhas tem um perfil doméstico e regional; que o Aeroporto Campo de Marte tem um perfil executivo e militar; que o Aeroporto de Viracopos tem perfil internacional, doméstico e regional; e que o Aeroporto de Jundiaí tem um perfil executivo. Considerando todos os aeroportos do estado de São Paulo, independente dos seus perfis operacionais, o Aeroporto de Ribeirão Preto é o quinto mais movimentado, considerando número de operações, atrás apenas do Aeroporto Internacional de Guarulhos, do Aeroporto de Congonhas, do Aeroporto Internacional de Viracopos e do Aeroporto Campo de Marte. Se a comparação levar em consideração somente número de passageiros transportados, ele passa a ser o quarto aeroporto mais movimentado do estado de São Paulo e, numa comparação ainda mais abrangente, ele está à frente até de vários aeroportos de várias capitais de estados brasileiros.

Dentro do meio aeronáutico o Aeroporto de Ribeirão Preto é oficialmente conhecido pela sigla RAO, da IATA – International Air Transport Association, ou Associação do Transporte Aéreo Internacional, em português, e pela sigla SBRP, da ICAO – International Civil Aviation Organization, ou Organização da Aviação Civil Internacional, em português.

O Aeroporto de Ribeirão Preto é absolutamente fundamental para o desenvolvimento econômico e social da microrregião de Ribeirão Preto, composta por 16 municípios, entre eles Sertãozinho, Pontal, Serrana, Jardinópolis, Cravinhos, Barrinha e Santa Rita do Passa Quatro. Ele concentra uma das maiores movimentações de aeronaves das aviações comercial, regional e geral (incluindo a aviação executiva), governamental, policial, militar e aeromédica, servindo como infraestrutura de base para o transporte de um grande número de empresários em visitas às suas filiais de empresas, fornecedores e revendedores, executivos, turistas, políticos e funcionários públicos, fazendeiros em visitas às suas fazendas, transporte de acidentados, cidadãos doentes e transporte de órgãos para transplante.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
O Aeroporto de Ribeirão Preto é um dos mais antigos, movimentados e conhecidos aeroportos regionais do Brasil. É um aeroporto administrado pelo DAESP – Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo, entretanto com algumas atividades do aeroporto sob responsabilidade da Infraero – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária.

O DAESP – Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo é um órgão público estadual brasileiro subordinado ao Governo do Estado de São Paulo. Ele administra o Aeroporto de Ribeirão Preto desde a década de 1960, quando esse órgão público foi inaugurado.

Foi um dos primeiros terminais aeroportuários do interior do estado de São Paulo, fundado na década de 1930, e tem atualmente algumas linhas aéreas comerciais regulares, predominando o tráfego de jatos comerciais, turboélices comerciais, helicópteros e aviões de pequeno e médio portes, incluindo jatos executivos e turboélices, a denominada aviação geral. Apresenta também movimentações de helicópteros e sua infraestrutura contribui para que a microrregião de Ribeirão Preto concentre um dos maiores tráfegos das aviações doméstica, regional e geral do interior do estado de São Paulo, cuja economia está baseada na agropecuária, na agricultura, na agroindústria, na indústria, no comércio e em serviços.

O Aeroporto de Ribeirão Preto não opera voos civis internacionais, isso significa que, de acordo com o regulamento de aviação civil em vigor no Brasil, qualquer aeronave civil com destino internacional deve, obrigatoriamente, passar antes por qualquer aeroporto internacional em território brasileiro, e vice-versa, ou seja, toda aeronave com procedência internacional e com destino ao Aeroporto de Ribeirão Preto deve passar antes por qualquer aeroporto internacional em território brasileiro.

As principais companhias aéreas que operam no Aeroporto de Ribeirão Preto são a LATAM Airlines (conhecida anteriormente como TAM Linhas Aéreas), a Gol Linhas Aéreas, a Azul Linhas Aéreas e a Passaredo Linhas Aéreas. Aliás, a sede administrativa e a base operacional da Passaredo Linhas Aéreas estão na cidade de Ribeirão Preto. Ela é a segunda maior companhia regional brasileira, considerando que a LATAM Airlines e a Gol Linhas Aéreas têm perfil doméstico e internacional.

As principais locadoras de automóveis no aeroporto, nas proximidades do aeroporto ou no centro da cidade são Localiza / Hertz, Movida, National, Alamo e Unidas. Dentro do aeroporto ou nas ruas e avenidas bem próximas há caixas automáticos dos bancos Bradesco, Santander, Itaú e Banco do Brasil. A Polícia Militar mantém um posto de atendimento dentro do terminal de passageiros do aeroporto. Há três estacionamentos de automóveis dentro da área do aeroporto ou nas proximidades, o Alianza, o Gran Park e o BR Park. O telefone fixo da administração do aeroporto é (16) 3626-3376.

A Air BP e a BR Aviation / Petrobrás são as fornecedoras de combustíveis (querosene e gasolina) para aeronaves no Aeroporto de Ribeirão Preto. Também há dentro do aeroporto uma escola de aviação, o Aeroclube de Ribeirão Preto, um dos mais tradicionais do Brasil, fundado em 1939. Aliás, o aeroclube foi inaugurado antes do próprio aeroporto e um dos seus fundadores foi o doutor Leite Lopes, um dos principais médicos da região, na época.

A principal via de acesso ao Aeroporto de Ribeirão Preto é a Avenida Thomaz Alberto Whately, com o terminal de embarque de passageiros, por exemplo, acessado por essa avenida. Os hangares e/ou instalações usados pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros estão dentro da área do aeroporto, mas são acessados por outras vias, entre elas a Rua Barretos e a Rua Bélgica. Dentro da área do aeroporto, não há nenhum tipo de instalação do lado leste da única pista de pouso do aeroporto.

O aeroporto está localizado numa região industrial e residencial de Ribeirão Preto, com vários bairros residenciais com casas e apartamentos de médio padrão próximos. Na cidade de Ribeirão há vários hotéis confortáveis no centro ou em bairros próximos ao centro, a maioria de quatro e três estrelas, entre eles o Dan Inn, o Mont Blanc, o Ibis Styles e Ibis Ribeirão, o Monreale, o Hotel Canadá, o Stream Palace, o Oásis Plaza / Rede Othon, o Mercury, o Arco, o Tryp By, o Araucária, o Wyndham, o Black Stream, o Transamérica Prime, o Intercity, o Ideali, o Nacional Inn, o Vilage Inn, o Oásis Tower, o Comfort Inn, o Taiwan, o Golden Park, entre outros.

Entre os hotéis de três e quatro estrelas com a melhor relação custo benefício estão o Ibis Styles e o Ibis Ribeirão, ambos da Rede Ibis, e o Oásis Plaza, da Rede Othon, todos com preços competitivos.

Embora bem movimentado, o Aeroporto de Ribeirão é considerado um aeroporto de infraestrutura simples, mas com terminal moderno e climatizado para embarque e desembarque de passageiros da aviação comercial, inclusive. Ele tem uma pista de pouso pavimentada de asfalto de comprimento bastante razoável, com 2.100 metros de comprimento. É o suficiente para operações visuais e por instrumentos seguras de aeronaves de pequeno e médio portes, com margem de segurança. Porém, os modelos de jatos comerciais de grande porte não devem estar no seu peso máximo de decolagem, com os tanques cheios.

Atualmente, o Aeroporto de Ribeirão Preto opera com a aviação comercial, doméstica e regional, a aviação geral, incluindo a aviação executiva e de táxi-aéreo. O aeroporto opera com o sistema de balizamento noturno, torre de controle, VOR - VHF Omndirection Range, farol rotativo e NDB - Non Directional Beacon, que permitem operações noturnas e diurnas, sob chuva leve e neblina leve,  de todas as aviações, exceto a internacional. A pista de pouso está aberta para pousos e decolagens 24 horas por dia. Ela está posicionada com as cabeceiras 18 e 36. As coordenadas geográficas do aeroporto são 21º08'11"S e 47º46'36"W, com elevação de cerca de 500 metros. O telefone fixo da Sala AIS do aeroporto é (16) 3626-6771.

De modo geral, a infraestrutura do Aeroporto de Ribeirão Preto é considerada bastante razoável. Entre as poucas reclamações de operadores e usuários está a condição operacional limitada da torre de controle, que foi instalada dentro de um contêiner adaptado para sua operação, e a fragilidade da cerca localizada a  leste da pista de pouso do aeroporto, por onde, acredite, o aeroporto foi invadido em 2015 e teve um equipamento de navegação chamado VOR - VHF Omndirectional Range, avaliado na época em R$ 1 milhão, roubado.

O complexo aeroportuário está instalado em uma área de aproximadamente 1.600.000 metros quadrados, o equivalente a aproximadamente 160 hectares, contando com uma pista de pouso média. Segundo o DAESP – Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo, a infraestrutura é composta por dois pátios de estacionamento de aeronaves, totalizando quase 40.000 m² (metros quadrados), ambos interligados por uma pista de taxiamento. O terminal térreo para embarque e desembarque de passageiros possui área construída de 5.000 metros quadrados.

Ele está localizado na Zona Norte da cidade de Ribeirão Preto, a cerca de sete quilômetros ao norte do centro da cidade. Os aeroportos de alternativa de voo mais próximos, que costumam ser usados nos planejamentos de voo, são o Aeroporto de Franca, a cerca de 70 quilômetros a nordeste; o Aeroporto de Araraquara, a cerca de 70 quilômetros a sudoeste; o Aeroporto de Barretos, a cerca de 100 quilômetros a noroeste; o Aeroporto de Catanduva, a cerca de 100 quilômetros a oeste; e, é claro, o Aeroporto Internacional de São Carlos, a cerca de 80 quilômetros ao sul, que, aliás, é a principal base de manutenção da companhia LATAM Airlines; lembrando que todos esses números são aproximados, não devendo, portanto, ser usados para navegação aérea.

A única pista de pouso do Aeroporto de Ribeirão Preto possui grooving, que é um tratamento da sua superfície de asfalto, semelhante ou análogo a ranhuras transversais ao eixo da pista, para possibilitar melhor escoamento da água da chuva para o terreno aberto de grama ao lado da pista.

Atualmente, no Aeroporto de Ribeirão Preto há uma variedade de estabelecimentos comerciais para atender os seus usuários, entre eles restaurante e lanchonete, uma banca de revistas ou revistaria e caixas eletrônicos de bancos.

Há, no aeroporto, 10 hangares distribuídos do lado oeste da única pista de pouso. Não há instalações de nenhum tipo do lado leste da pista de pouso. É um aeroporto simples, mas que possui infraestrutura básica para o atendimento adequado ao usuário, com caminhões do Corpo de Bombeiros permanentemente, 24 horas por dia, disponíveis no aeroporto. Dentro da cidade de Ribeirão Preto há vários hospitais, entre eles a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital São Lucas.

Entre os hangares e instalações dentro da área do aeroporto estão o Hangar Fontoura, a Gabarito Manutenção de Aeronaves, a LATAM Cargo, o Hangar Gold Sky, a Azul Cargo, o Hangar Andrade e a ABH Helicópteros.

HISTÓRIA
O Aeroporto de Ribeirão Preto tem uma localização privilegiada e de fácil acesso, próximo ao centro comercial de uma das maiores e mais ricas cidade do interior do estado de São Paulo. A sua pista de pouso tem comprimento bem razoável, sua infraestrutura está um pouco acima da média oferecida no Brasil, o relevo / topografia não é alto demais, não é complicado e o clima não é ruim. Não há obstáculos naturais e artificiais altos demais próximos às cabeceiras da pista de pouso.

Ele é considerado um aeroporto com infraestrutura simples, mas, por outro lado, pode ser considerado um aeroporto moderno, com balizamento noturno, torre de controle, farol rotativo e auxílios à navegação, aproximação e pouso.

Oficialmente, a construção do então Aeródromo de Ribeirão Preto foi iniciada em 1930 pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e pelo Governo do Estado de São Paulo, que desapropriou o terreno para o funcionamento do aeródromo. Quando o já Aeroporto de Ribeirão Preto foi inaugurado na década de 1930 praticamente não havia bairros residenciais à sua volta. Quando ele foi inaugurado a companhia aérea VASP – Viação Aérea São Paulo passou a operar a partir do Aeroporto de Congonhas, na capital São Paulo, fazendo ligações regulares para Ribeirão Preto. Com o passar dos anos, o Governo do Estado de São Paulo, por meio do DAESP – Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo investiu na melhoria e modernização da infraestrutura do Aeroporto de Ribeirão Preto, com a compra de equipamentos de apoio em solo e radionavegação.

Na condição de um dos principais centros industriais, agroindustriais, agrícolas, comerciais e de serviços na região nordeste do estado de São Paulo, o município de Ribeirão Preto precisava dispor de um aeroporto condizente com suas necessidades. Assim, o Aeroporto de Ribeirão Preto foi submetido nas décadas de 1980, 1990 e 2000 e mais recentemente a uma variedade de ampliações, reformas e melhoras de sua infraestrutura, principalmente com a reforma da pista de pouso, para torná-la mais robusta para suportar o peso de jatos comerciais de grande porte, um novo, maior e moderno terminal de passageiros térreo e um novo e maior pátio para a aviação comercial, ambos para substituir o seu antigo e pequeno terminal de passageiros e pátio em uso, que, por sua vez, passaram a ser usados pela aviação geral e para cargas aéreas.

OBRAS REALIZADAS NO AEROPORTO DE RIBEIRÃO PRETO
DÉCADA
OBRAS REALIZADAS
1930
Inauguração do aeródromo, do aeroclube e, posteriormente, do aeroporto.
1940
Início de operações regulares para a capital São Paulo. Os principais operadores na época eram a VASP, a Sadia (conhecida posteriormente como Transbrasil), a Real Aerovias e o CAN – Correio Aéreo Nacional.
1950
Pavimentação da pista de pouso, com 1.500 metros
1960

1970
Melhorias e reformas no terminal de passageiros 
1980
Reforma e ampliação da pista de pouso para 1.800 metros, instalação de farol rotativo, iluminação do pátio de aeronaves e o gerador de energia de emergência. Instalação de VOR / DME e NDB.
1990
Inauguração de um novo terminal de passageiros, com 1.600 m². Reforma e ampliação da pista de pouso para 2.100 metros, com aumento do PCN (resistência) para suportar grandes jatos comerciais, entre eles o Fokker F-100 e o Boeing 737.
2000
Reforma e ampliação do terminal de passageiros, para 3.800 m² 
2010


O nome Aeroporto Doutor Leite Lopes é uma homenagem ao físico brasileiro Leite Lopes, falecido em 2006. Ele também foi o fundador CBPF – Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, além de ser considerado um co-fundador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, do FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos e da CNEN – Comissão Nacional de Estudos de Energia Nuclear.

Ao longo de toda a sua história, principalmente a partir da década de 1950, passaram pelo Aeroporto de Ribeirão Preto clássicos da indústria aeronáutica, ícones de suas respectivas épocas, e alguns modelos de aviões ainda considerados modernos, operados por companhias aéreas de aviação regular, entre eles o antigo turboélice bimotor de médio porte para transporte regional Fokker F27, operado intensivamente pela TAM Transportes Aéreos, conhecida atualmente como LATAM Airlines; o turboélice bimotor de médio porte Embraer EMB-110 Bandeirante, operado pela Brasil Central Linhas Aéreas; o antigo bimotor a pistão para transporte regional e doméstico de passageiros Douglas DC-3, operado pela VASP – Viação Aérea São Paulo, que não existe mais; e, é claro, os ainda modernos jato bimotor Fokker F-100 da TAM Transportes Aéreos, substituído posteriormente pelo Airbus A320 e pelo Airbus A319, atualmente operados pela LATAM Airlines, e o turboélice bimotor Fokker F-50, na época operado pela Rio Sul Linhas Aéreas, uma subsidiária da Varig – Viação Aérea Riograndense, que não existem mais.

MERCADO
Atualmente, considerando número de passageiros transportados, o Aeroporto de Ribeirão Preto é o aeroporto civil e regional mais movimentado do estado de São Paulo, o mais movimentado aeroporto administrado pelo DAESP – Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo. Considerando todos os aeroportos do interior do estado de São Paulo, fora da região metropolitana da capital São Paulo, ele é o segundo mais movimentado, considerando número de passageiros transportados, depois do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas.

Por décadas seguidas, desde sua inauguração na década de 1930, ele é uma das principais infraestruturas aeroportuárias civis do interior do Estado de São Paulo. Em 2017, por exemplo, passaram pelo Aeroporto de Ribeirão mais de 860.000 passageiros, com mais de 33.000 movimentos de aeronaves, uma média simples de cerca de 90 pousos / decolagens por dia, um número surpreendente, considerando se tratar de um aeroporto regional de cidade do interior. Em 2019, por exemplo, passaram pelo aeroporto mais de 923.000 passageiros, com mais de 34.900 movimentos de aeronaves.

Ele serve de infraestrutura para um dos principais tráfegos aéreos domésticos e regionais do interior do estado de São Paulo, com linhas aéreas regulares diretas (sem conexões) para São Paulo – S.P., Campinas – S.P., Brasília – D.F., Rio de Janeiro - RJ e Goiânia - GO. Os demais destinos no Brasil são realizados por meio de conexões em São Paulo, Campinas, Brasília e Rio de Janeiro.

A chamada aviação comercial, formada por companhias aéreas domésticas e regionais com voos regulares que comercializam passagens, tem presença marcante no Aeroporto de Ribeirão Preto, com voos praticamente o dia inteiro, de segunda a sexta-feira, de hora em hora, para grandes hubs nacionais, principalmente para o Aeroporto de Congonhas, na capital São Paulo; para o Aeroporto de Guarulhos, na região metropolitana da capital; para o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, no interior do estado, próximo à capital; para Brasília; e para a cidade do Rio de Janeiro; Há voos também para outras cidades, entre elas Goiânia, a capital de Goiás; Palmas, a capital do Tocantins; e São José do Rio Preto, também no interior do estado de São Paulo.

Para quem não sabe, as companhias aéreas domésticas ou companhias de alcance nacional são aquelas que realizam voos regulares para grandes cidades, principalmente ou geralmente capitais de estado. Já as companhias aéreas regionais são aquelas que realizam voos para cidades médias ou pequenas, principalmente ligando grandes metrópoles (hubs) a cidades do interior, geralmente com infraestrutura aeroportuária limitada.

A chamada aviação geral, formada por empresas de táxi-aéreo (aviação executiva e turística), operadores particulares pessoas físicas e jurídicas (aviação executiva, desportiva, de turismo e de passeio) também marca presença no Aeroporto de Ribeirão Preto. A oficina de manutenção de helicópteros Power Helicópteros é uma das maiores do interior do estado, atuando também na comercialização de helicópteros da marca Robinson.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
  • Localização: Cidade de Ribeirão Preto;
  • Endereço: Avenida Thomaz Alberto Whately;
  • CEP / ZIP code / Post code: 14.075-390;
  • Coordenadas geográficas: 21º08'11"S e 47º46'36"W;
  • Propriedade do solo:
  • Código IATA: RAO;
  • Código ICAO: SBRP;
  • Administração: DAESP – Departamento Aeroviário de São Paulo;
  • Controle: AFIS SRPV, com torre;
  • Telefone geral: (16) 3626-3376 (fixo);
  • Sala AIS: (16) 3626-6771 (fixo);
  • Ouvidoria DAESP: (11) 3312-9621
  • Uso: Público, militar e governamental;
  • Inauguração: 1939, segundo algumas fontes;
  • Altitude: Aprox. 500 metros;
  • Pista de pouso: Cabeceiras 18 / 36, 2.100 metros (asfalto);
  • Pista de pouso (resistência): PCN 54 (aviões de grande porte);
  • Homologação: VFR e IFR, com VOR, NDB e farol;
  • Capacidade do pátio (aviação comercial): Até 8 jatos Boeing 737 ou Airbus A320;
  • Capacidade do pátio (aviação geral): Até 8 jatos executivos Citation, Embraer e Learjet;
  • Capacidade total dos pátios: 40.000 m²

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aeroporto_de_Ribeir%C3%A3o_Preto
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Leite_Lopes
  • DAESP (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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