AEROPORTO DE RIBEIRÃO PRETO
AEROPORTO DE RIBEIRÃO PRETO
AEROPORTO LEITE LOPES
INTRODUÇÃO
O Aeroporto Estadual de Ribeirão Preto é um
tradicional aeroporto público brasileiro destinado às operações visuais e por
instrumentos, noturnas e diurnas, de aeronaves de pequeno, médio e grande
portes das aviações comercial (somente doméstica e regional), geral,
governamental, policial e militar, localizado no bairro Parque Industrial
Coronel Junqueira, na Zona Norte da cidade de Ribeirão Preto, interior do estado
de São Paulo, no Brasil.
Esse importante aeroporto brasileiro está localizado a
apenas sete quilômetros ao norte do centro comercial de uma das maiores e mais
ricas cidades do interior do estado de São Paulo, que, por sua vez, está
localizada a cerca de 320 quilômetros ao norte da capital do estado. Ele é
considerado um dos mais estratégicos aeroportos regionais brasileiros, é um dos
mais movimentados aeroportos destinados ao transporte aéreo regional e
doméstico regular, transportes aéreos governamental e militar e apoio de
infraestrutura para o funcionamento das operações aeromédicas e policiais da
microrregião de Ribeirão Preto.
Conhecido também como Aeroporto Doutor Leite Lopes,
ele é o mais movimentado aeroporto regional do interior do estado de São Paulo,
considerando que o Aeroporto de Congonhas tem um perfil doméstico e regional;
que o Aeroporto Campo de Marte tem um perfil executivo e militar; que o
Aeroporto de Viracopos tem perfil internacional, doméstico e regional; e que o
Aeroporto de Jundiaí tem um perfil executivo. Considerando todos os aeroportos
do estado de São Paulo, independente dos seus perfis operacionais, o Aeroporto
de Ribeirão Preto é o quinto mais movimentado, considerando número de
operações, atrás apenas do Aeroporto Internacional de Guarulhos, do Aeroporto
de Congonhas, do Aeroporto Internacional de Viracopos e do Aeroporto Campo de
Marte. Se a comparação levar em consideração somente número de passageiros
transportados, ele passa a ser o quarto aeroporto mais movimentado do estado de
São Paulo e, numa comparação ainda mais abrangente, ele está à frente até de vários
aeroportos de várias capitais de estados brasileiros.
Dentro do meio aeronáutico o Aeroporto de Ribeirão Preto
é oficialmente conhecido pela sigla RAO, da IATA – International Air Transport
Association, ou Associação do Transporte Aéreo Internacional, em português, e
pela sigla SBRP, da ICAO – International Civil Aviation Organization, ou
Organização da Aviação Civil Internacional, em português.
O Aeroporto de Ribeirão Preto é absolutamente fundamental para o
desenvolvimento econômico e social da microrregião de Ribeirão Preto, composta
por 16 municípios, entre eles Sertãozinho, Pontal, Serrana,
Jardinópolis, Cravinhos, Barrinha e Santa Rita do Passa Quatro. Ele concentra
uma das maiores movimentações de aeronaves das aviações comercial, regional e
geral (incluindo a aviação executiva), governamental, policial, militar e
aeromédica, servindo como infraestrutura de base para o transporte de um grande
número de empresários em visitas às suas filiais de empresas, fornecedores e
revendedores, executivos, turistas, políticos e funcionários públicos,
fazendeiros em visitas às suas fazendas, transporte de acidentados, cidadãos
doentes e transporte de órgãos para transplante.
O Aeroporto de Ribeirão Preto é um dos mais antigos,
movimentados e conhecidos aeroportos regionais do Brasil. É um aeroporto
administrado pelo DAESP – Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo, entretanto
com algumas atividades do aeroporto sob responsabilidade da Infraero – Empresa
Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária.
O DAESP – Departamento Aeroviário do Estado de São
Paulo é um órgão público estadual brasileiro subordinado ao Governo do Estado
de São Paulo. Ele administra o Aeroporto de Ribeirão Preto desde a década
de 1960, quando esse órgão público foi inaugurado.
Foi um dos primeiros terminais aeroportuários do
interior do estado de São Paulo, fundado na década de 1930, e tem atualmente
algumas linhas aéreas comerciais regulares, predominando o tráfego de jatos
comerciais, turboélices comerciais, helicópteros e aviões de pequeno e médio
portes, incluindo jatos executivos e turboélices, a denominada aviação geral.
Apresenta também movimentações de helicópteros e sua infraestrutura contribui
para que a microrregião de Ribeirão Preto concentre um dos maiores tráfegos das
aviações doméstica, regional e geral do interior do estado de São Paulo, cuja
economia está baseada na agropecuária, na agricultura, na agroindústria, na
indústria, no comércio e em serviços.
O Aeroporto de Ribeirão Preto não opera voos civis
internacionais, isso significa que, de acordo com o regulamento de aviação
civil em vigor no Brasil, qualquer aeronave civil com destino internacional
deve, obrigatoriamente, passar antes por qualquer aeroporto internacional em
território brasileiro, e vice-versa, ou seja, toda aeronave com procedência
internacional e com destino ao Aeroporto de Ribeirão Preto deve passar antes
por qualquer aeroporto internacional em território brasileiro.
As principais companhias aéreas que operam no Aeroporto
de Ribeirão Preto são a LATAM Airlines (conhecida anteriormente como TAM Linhas
Aéreas), a Gol Linhas Aéreas, a Azul Linhas Aéreas e a Passaredo Linhas Aéreas.
Aliás, a sede administrativa e a base operacional da Passaredo Linhas Aéreas
estão na cidade de Ribeirão Preto. Ela é a segunda maior companhia regional
brasileira, considerando que a LATAM Airlines e a Gol Linhas Aéreas têm perfil
doméstico e internacional.
As principais locadoras de automóveis no aeroporto,
nas proximidades do aeroporto ou no centro da cidade são Localiza / Hertz,
Movida, National, Alamo e Unidas. Dentro do aeroporto ou nas ruas e avenidas
bem próximas há caixas automáticos dos bancos Bradesco, Santander, Itaú e Banco
do Brasil. A Polícia Militar mantém um posto de atendimento dentro do terminal
de passageiros do aeroporto. Há três estacionamentos de automóveis dentro da
área do aeroporto ou nas proximidades, o Alianza, o Gran Park e o BR Park. O
telefone fixo da administração do aeroporto é (16) 3626-3376.
A Air BP e a BR Aviation / Petrobrás são as
fornecedoras de combustíveis (querosene e gasolina) para aeronaves no Aeroporto
de Ribeirão Preto. Também há dentro do aeroporto uma escola de aviação, o Aeroclube
de Ribeirão Preto, um dos mais tradicionais do Brasil, fundado em 1939. Aliás, o aeroclube foi inaugurado antes do próprio aeroporto e um dos seus fundadores foi o doutor Leite Lopes, um dos principais médicos da região, na época.
A principal via de acesso ao Aeroporto de Ribeirão Preto
é a Avenida Thomaz Alberto Whately, com o terminal de embarque de passageiros,
por exemplo, acessado por essa avenida. Os hangares e/ou instalações usados
pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros estão dentro da área do
aeroporto, mas são acessados por outras vias, entre elas a Rua Barretos e a Rua
Bélgica. Dentro da área do aeroporto, não há nenhum tipo de instalação do lado leste da única pista de pouso do aeroporto.
O aeroporto está localizado numa região industrial e
residencial de Ribeirão Preto, com vários bairros residenciais com casas e
apartamentos de médio padrão próximos. Na cidade de Ribeirão há vários hotéis
confortáveis no centro ou em bairros próximos ao centro, a maioria de quatro e
três estrelas, entre eles o Dan Inn, o Mont Blanc, o Ibis Styles e Ibis Ribeirão, o Monreale, o Hotel Canadá, o Stream
Palace, o Oásis Plaza / Rede Othon, o Mercury, o Arco, o Tryp By, o Araucária, o Wyndham, o Black Stream, o Transamérica Prime, o Intercity, o Ideali, o Nacional Inn, o Vilage Inn, o Oásis Tower, o Comfort Inn, o Taiwan, o Golden Park, entre outros.
Entre os hotéis de três e quatro estrelas com a melhor relação custo benefício estão o Ibis Styles e o Ibis Ribeirão, ambos da Rede Ibis, e o Oásis Plaza, da Rede Othon, todos com preços competitivos.
Embora bem movimentado, o Aeroporto de Ribeirão é
considerado um aeroporto de infraestrutura simples, mas com terminal moderno e
climatizado para embarque e desembarque de passageiros da aviação comercial,
inclusive. Ele tem uma pista de pouso pavimentada de asfalto de comprimento
bastante razoável, com 2.100 metros de comprimento. É o suficiente para
operações visuais e por instrumentos seguras de aeronaves de pequeno e médio
portes, com margem de segurança. Porém, os modelos de jatos comerciais de
grande porte não devem estar no seu peso máximo de decolagem, com os tanques
cheios.
Atualmente, o Aeroporto de Ribeirão Preto opera com a
aviação comercial, doméstica e regional, a aviação geral, incluindo a aviação
executiva e de táxi-aéreo. O aeroporto opera com o sistema de balizamento
noturno, torre de controle, VOR - VHF Omndirection Range, farol rotativo e
NDB - Non Directional Beacon, que permitem operações noturnas e diurnas, sob chuva leve e neblina leve, de todas as aviações, exceto a internacional. A
pista de pouso está aberta para pousos e decolagens 24 horas por dia. Ela está
posicionada com as cabeceiras 18 e 36. As coordenadas geográficas do aeroporto
são 21º08'11"S e 47º46'36"W, com elevação de cerca de 500 metros. O
telefone fixo da Sala AIS do aeroporto é (16) 3626-6771.
De modo geral, a infraestrutura do Aeroporto de Ribeirão Preto é considerada bastante razoável. Entre as poucas reclamações de operadores e usuários está a condição operacional limitada da torre de controle, que foi instalada dentro de um contêiner adaptado para sua operação, e a fragilidade da cerca localizada a leste da pista de pouso do aeroporto, por onde, acredite, o aeroporto foi invadido em 2015 e teve um equipamento de navegação chamado VOR - VHF Omndirectional Range, avaliado na época em R$ 1 milhão, roubado.
O complexo aeroportuário está instalado em uma área de
aproximadamente 1.600.000 metros quadrados, o equivalente a aproximadamente 160
hectares, contando com uma pista de pouso média. Segundo o DAESP – Departamento
Aeroviário do Estado de São Paulo, a infraestrutura é composta por dois pátios
de estacionamento de aeronaves, totalizando quase 40.000 m² (metros quadrados),
ambos interligados por uma pista de taxiamento. O terminal térreo para embarque
e desembarque de passageiros possui área construída de 5.000 metros quadrados.
Ele está localizado na Zona Norte da cidade de Ribeirão
Preto, a cerca de sete quilômetros ao norte do centro da cidade. Os aeroportos
de alternativa de voo mais próximos, que costumam ser usados nos planejamentos
de voo, são o Aeroporto de Franca, a cerca de 70 quilômetros a nordeste; o Aeroporto
de Araraquara, a cerca de 70 quilômetros a sudoeste; o Aeroporto de Barretos, a
cerca de 100 quilômetros a noroeste; o Aeroporto de Catanduva, a cerca de 100
quilômetros a oeste; e, é claro, o Aeroporto Internacional de São Carlos, a
cerca de 80 quilômetros ao sul, que, aliás, é a principal base de manutenção da
companhia LATAM Airlines; lembrando que todos esses números são aproximados,
não devendo, portanto, ser usados para navegação aérea.
A única pista de pouso do Aeroporto de Ribeirão Preto possui
grooving, que é um tratamento da sua superfície de asfalto, semelhante ou
análogo a ranhuras transversais ao eixo da pista, para possibilitar melhor
escoamento da água da chuva para o terreno aberto de grama ao lado da pista.
Atualmente, no Aeroporto de Ribeirão Preto há uma
variedade de estabelecimentos comerciais para atender os seus usuários, entre
eles restaurante e lanchonete, uma banca de revistas ou revistaria e caixas
eletrônicos de bancos.
Há, no aeroporto, 10 hangares distribuídos do lado oeste
da única pista de pouso. Não há instalações de nenhum tipo do lado leste da
pista de pouso. É um aeroporto simples, mas que possui infraestrutura básica
para o atendimento adequado ao usuário, com caminhões do Corpo de Bombeiros
permanentemente, 24 horas por dia, disponíveis no aeroporto. Dentro da cidade
de Ribeirão Preto há vários hospitais, entre eles a Santa Casa de Misericórdia
e o Hospital São Lucas.
Entre os hangares e instalações dentro da área do aeroporto estão o Hangar Fontoura, a Gabarito Manutenção de Aeronaves, a LATAM Cargo, o Hangar Gold Sky, a Azul Cargo, o Hangar Andrade e a ABH Helicópteros.
HISTÓRIA
O Aeroporto de Ribeirão Preto tem uma localização
privilegiada e de fácil acesso, próximo ao centro comercial de uma das maiores
e mais ricas cidade do interior do estado de São Paulo. A sua pista de pouso
tem comprimento bem razoável, sua infraestrutura está um pouco acima da média
oferecida no Brasil, o relevo / topografia não é alto demais, não é complicado
e o clima não é ruim. Não há obstáculos naturais e artificiais altos demais
próximos às cabeceiras da pista de pouso.
Ele é considerado um aeroporto com infraestrutura
simples, mas, por outro lado, pode ser considerado um aeroporto moderno, com
balizamento noturno, torre de controle, farol rotativo e auxílios à navegação, aproximação
e pouso.
Oficialmente, a construção do então Aeródromo de
Ribeirão Preto foi iniciada em 1930 pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto
e pelo Governo do Estado de São Paulo, que desapropriou o terreno para o
funcionamento do aeródromo. Quando o já Aeroporto de Ribeirão Preto foi
inaugurado na década de 1930 praticamente não havia bairros
residenciais à sua volta. Quando ele foi inaugurado a companhia aérea VASP –
Viação Aérea São Paulo passou a operar a partir do Aeroporto de Congonhas, na
capital São Paulo, fazendo ligações regulares para Ribeirão Preto. Com o passar
dos anos, o Governo do Estado de São Paulo, por meio do DAESP – Departamento
Aeroviário do Estado de São Paulo investiu na melhoria e modernização da
infraestrutura do Aeroporto de Ribeirão Preto, com a compra de equipamentos de
apoio em solo e radionavegação.
Na condição de um dos principais centros industriais,
agroindustriais, agrícolas, comerciais e de serviços na região nordeste do estado de São Paulo, o município de Ribeirão Preto precisava dispor de um
aeroporto condizente com suas necessidades. Assim, o Aeroporto de Ribeirão Preto
foi submetido nas décadas de 1980, 1990 e 2000 e mais recentemente a uma
variedade de ampliações, reformas e melhoras de sua infraestrutura,
principalmente com a reforma da pista de pouso, para torná-la mais robusta para
suportar o peso de jatos comerciais de grande porte, um novo, maior e moderno
terminal de passageiros térreo e um novo e maior pátio para a aviação
comercial, ambos para substituir o seu antigo e pequeno terminal de passageiros
e pátio em uso, que, por sua vez, passaram a ser usados pela aviação geral e
para cargas aéreas.
OBRAS
REALIZADAS NO AEROPORTO DE RIBEIRÃO PRETO
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DÉCADA
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OBRAS
REALIZADAS
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1930
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Inauguração do aeródromo, do aeroclube e, posteriormente, do
aeroporto.
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1940
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Início de operações regulares para a capital São
Paulo. Os principais operadores na época eram a VASP, a
Sadia (conhecida posteriormente como Transbrasil), a Real Aerovias e o CAN –
Correio Aéreo Nacional.
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1950
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Pavimentação da pista de pouso, com 1.500 metros
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1960
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1970
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Melhorias e reformas no terminal de passageiros
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1980
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Reforma e ampliação da pista de pouso para 1.800 metros, instalação de
farol rotativo, iluminação do pátio de aeronaves e o gerador de energia de
emergência. Instalação de VOR / DME e NDB.
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1990
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Inauguração
de um novo terminal de passageiros, com 1.600 m². Reforma e ampliação da
pista de pouso para 2.100 metros, com aumento do PCN (resistência) para
suportar grandes jatos comerciais, entre eles o Fokker F-100 e o Boeing 737.
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2000
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Reforma e ampliação do terminal de passageiros, para 3.800 m²
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2010
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O nome Aeroporto Doutor Leite Lopes é uma homenagem ao
físico brasileiro Leite Lopes, falecido em 2006. Ele também foi o fundador CBPF
– Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, além de ser considerado um
co-fundador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, do
FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos e da CNEN – Comissão Nacional de
Estudos de Energia Nuclear.
Ao longo de toda a sua história, principalmente a
partir da década de 1950, passaram pelo Aeroporto de Ribeirão Preto clássicos
da indústria aeronáutica, ícones de suas respectivas épocas, e alguns modelos
de aviões ainda considerados modernos, operados por companhias aéreas de aviação
regular, entre eles o antigo turboélice bimotor de médio porte para transporte
regional Fokker F27, operado intensivamente pela TAM Transportes Aéreos,
conhecida atualmente como LATAM Airlines; o turboélice bimotor de médio porte
Embraer EMB-110 Bandeirante, operado pela Brasil Central Linhas Aéreas; o
antigo bimotor a pistão para transporte regional e doméstico de passageiros Douglas
DC-3, operado pela VASP – Viação Aérea São Paulo, que não existe mais; e, é
claro, os ainda modernos jato bimotor Fokker F-100 da TAM Transportes Aéreos,
substituído posteriormente pelo Airbus A320 e pelo Airbus A319, atualmente
operados pela LATAM Airlines, e o turboélice bimotor Fokker F-50, na época
operado pela Rio Sul Linhas Aéreas, uma subsidiária da Varig – Viação Aérea
Riograndense, que não existem mais.
MERCADO
Atualmente, considerando número de passageiros
transportados, o Aeroporto de Ribeirão Preto é o aeroporto civil e regional
mais movimentado do estado de São Paulo, o mais movimentado aeroporto
administrado pelo DAESP – Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo.
Considerando todos os aeroportos do interior do estado de São Paulo, fora da
região metropolitana da capital São Paulo, ele é o segundo mais movimentado,
considerando número de passageiros transportados, depois do Aeroporto
Internacional de Viracopos, em Campinas.
Por décadas seguidas, desde sua inauguração na década
de 1930, ele é uma das principais infraestruturas aeroportuárias civis do
interior do Estado de São Paulo. Em 2017, por exemplo, passaram pelo Aeroporto
de Ribeirão mais de 860.000 passageiros, com mais de 33.000 movimentos de
aeronaves, uma média simples de cerca de 90 pousos / decolagens por dia, um número
surpreendente, considerando se tratar de um aeroporto regional de cidade do
interior. Em 2019, por exemplo, passaram pelo aeroporto mais de 923.000 passageiros, com mais de 34.900 movimentos de aeronaves.
Ele serve de infraestrutura para um dos principais
tráfegos aéreos domésticos e regionais do interior do estado de São Paulo, com
linhas aéreas regulares diretas (sem conexões) para São Paulo – S.P., Campinas
– S.P., Brasília – D.F., Rio de Janeiro - RJ e Goiânia - GO. Os demais destinos no Brasil são
realizados por meio de conexões em São Paulo, Campinas, Brasília e Rio de
Janeiro.
A chamada aviação comercial, formada por companhias
aéreas domésticas e regionais com voos regulares que comercializam passagens,
tem presença marcante no Aeroporto de Ribeirão Preto, com voos praticamente o
dia inteiro, de segunda a sexta-feira, de hora em hora, para grandes hubs nacionais,
principalmente para o Aeroporto de Congonhas, na capital São Paulo; para o
Aeroporto de Guarulhos, na região metropolitana da capital; para o Aeroporto de
Viracopos, em Campinas, no interior do estado, próximo à capital; para
Brasília; e para a cidade do Rio de Janeiro; Há voos também para outras cidades,
entre elas Goiânia, a capital de Goiás; Palmas, a capital do Tocantins; e São
José do Rio Preto, também no interior do estado de São Paulo.
Para quem não sabe, as companhias aéreas domésticas ou
companhias de alcance nacional são aquelas que realizam voos regulares para
grandes cidades, principalmente ou geralmente capitais de estado. Já as
companhias aéreas regionais são aquelas que realizam voos para cidades médias
ou pequenas, principalmente ligando grandes metrópoles (hubs) a cidades do
interior, geralmente com infraestrutura aeroportuária limitada.
A chamada aviação geral, formada por empresas de táxi-aéreo (aviação executiva e turística), operadores particulares pessoas físicas
e jurídicas (aviação executiva, desportiva, de turismo e de passeio) também
marca presença no Aeroporto de Ribeirão Preto. A oficina de manutenção de helicópteros Power Helicópteros é uma das maiores do interior do estado, atuando também na comercialização de helicópteros da marca Robinson.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
- Localização: Cidade de Ribeirão Preto;
- Endereço: Avenida Thomaz Alberto Whately;
- CEP / ZIP code / Post code: 14.075-390;
- Coordenadas geográficas: 21º08'11"S e 47º46'36"W;
- Propriedade do solo:
- Código IATA: RAO;
- Código ICAO: SBRP;
- Administração: DAESP – Departamento Aeroviário de São Paulo;
- Controle: AFIS SRPV, com torre;
- Telefone geral: (16) 3626-3376 (fixo);
- Sala AIS: (16) 3626-6771 (fixo);
- Ouvidoria DAESP: (11) 3312-9621
- Uso: Público, militar e governamental;
- Inauguração: 1939, segundo algumas fontes;
- Altitude: Aprox. 500 metros;
- Pista de pouso: Cabeceiras 18 / 36, 2.100 metros (asfalto);
- Pista de pouso (resistência): PCN 54 (aviões de grande porte);
- Homologação: VFR e IFR, com VOR, NDB e farol;
- Capacidade do pátio (aviação comercial): Até 8 jatos Boeing 737 ou Airbus A320;
- Capacidade do pátio (aviação geral): Até 8 jatos executivos Citation, Embraer e Learjet;
- Capacidade total dos pátios: 40.000 m²
VEJA TAMBÉM
- Aileron
- Amazônia
- ATR-42
- ATR-72
- Abdução (Ufologia)
- Turbofan
- Trimotor
- Saab JAS 39 Gripen NG
- AVGAS (Gasolina de Aviação)
- Extraterrestre (Ufologia)
- Quadrimotor
- Beechcraft Corporation
- Programa FX2 (Força Aérea Brasileira)
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- Bimotor
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- Agricultura e Pecuária
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- Ônibus Espacial
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- Monomotor
- Cessna 208B Grand Caravan
- Cessna Citation
- Longarina (Engenharia Aeronáutica)
- Cessna Citation CJ2
- Gates Learjet 55
- Gates Learjet 35
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- Cessna Citation II
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Cessna Citation III
- Iridium (Telefonia por Satélite)
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Cessna Citation X
- Caso ET de Varginha
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Beechcraft Hawker 800
- Indústria Automobilística
- Embraer EMB-120 Brasilia
- Decolagem (Aviação)
- Embraer ERJ-145 Regional Jet
- Fokker F27
- ETOPS (Aviação)
- Disco Voador (Ufologia)
- Bell 206 Jet Ranger
- Gulfstream G550 e Gulfstream GV
- Embraer Legacy (ERJ-135 BJ)
- Embraer Phenom 300
- Embraer EMB-110 Bandeirante
- Dassault Falcon 50
- Nutrientes (Medicina e Veterinária)
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Aquecimento Global
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Saneamento Básico
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Fokker F-50
- Transportes no Brasil (Logística)
- Bell 206 Long Ranger
- Globalstar (Telefonia por Satélite)
- Eurocopter EC-120 Colibri
- Energia Solar Fotovoltaica
- Fokker F-100
- Sade (Música)
- Operação Prato (Ufologia)
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Bombardier Challenger
- Airbus H-130 / Eurocopter EC-130
- Área 51 (Ufologia)
- Febre Aftosa (Agropecuária)
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Stormscope (Meteorologia)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Leonardo AW119 Koala
- Drones
- Bell 407
- Nobreak (Informática)
- Boeing 787 Dreamliner
- Piper Aircraft
- James Bond (Cinema)
- Douglas DC-3
- Embarcações (Indústria Naval)
- Roteadores (Telecomunicações)
- EFIS - Electronic Flight Instrument System
- Aeroporto de Congonhas
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Bell 429
- Aeroporto de Presidente Prudente
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Aeroporto de São José do Rio Preto
- Inércia (Física)
- Sud Aviation Caravelle
- Airbus A320
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Airbus H125 / Helibras AS350 Esquilo
- Mbps - Megabits por Segundo (Informática)
- Embraer E-190
- Franquia de Internet (Telecomunicações)
- Turbojato (Indústria Aeronáutica)
- Beechcraft Beechjet
- Sistema Métrico Decimal
- Spoileron (Engenharia Aeronáutica)
- Crase (Gramática)
- Embraer E-195
- Airbus A321
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Airbus A319
- Computador (Informática)
- Agusta A109 Power
- Viação Motta (Transporte Rodoviário)
- Cessna Citation I
- Elbit Hermes 900 (Força Aérea Brasileira)
- Profundor (Engenharia Aeronáutica)
- Aço (Siderurgia)
- Açúcar (Agroindústria)
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Lamborghini Diablo
- Airbus A330
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Pepsico do Brasil
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Água (Biologia e Química)
- Unilever Brasil
- Conservação de Alimentos (Culinária)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Boeing 707
- Álcool (Agroindústria)
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Aeroporto Regional de Maringá
- Alumínio (Metalúrgica)
- Antibióticos (Medicina e Veterinária)
- Aquecedor Solar de Água
- Painel Fotovoltaico (Energia Solar)
- Honda HA-420 HondaJet
- Boeing 777
- Atmosfera (Química e Física)
- IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física
- Navios (Engenharia Naval)
- Barcos (Engenharia Naval)
- Bicicleta (Ciclismo)
- Modem (Telecomunicações)
- Embraer EMB-203 Ipanema
- Aquífero Guarani (Geografia)
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Aeroporto de Ribeirão Preto (Blogspot): http://aeroportoderibeiraopreto.blogspot.com/2011/10/posto-da-policia-militar-em.html
- Site Cidade de Ribeirão Preto: http://www.cidadederibeiraopreto.com.br/categoria109-bancos-caixas-eletronicos.html
- Site KAIAK (busca de passagens): https://www.kayak.com.br/
- Site 123 Milhas (busca de passagens): https://123milhas.com/
- Revista Aero Magazine: https://aeromagazine.uol.com.br/
- G1 EPTV / Globo.com: http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2015/12/aeroporto-de-ribeirao-preto-e-alvo-de-2-furto-em-menos-de-uma-semana.html
- Aisweb / DECEA: https://aisweb.decea.mil.br/?i=aerodromos&codigo=SBRP#:~:text=Em%20caso%20de%20emerg%C3%AAncia%20com,(16)%2099700%2D7176.
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aeroporto_de_Ribeir%C3%A3o_Preto
- DAESP - Departamento Aeroviário: http://www.daesp.sp.gov.br/aeroporto-detalhe/?id=883
- Site Em Sampa: http://www.emsampa.com.br/voos/aeroporto_ribeirao.htm
- DAESP - Departamento Aeroviário: http://www.daesp.sp.gov.br/aeroporto-estadual-de-ribeirao-preto-dr-leite-lopes/
- Rede Ibis de Hotéis: https://ibis.accor.com/pt-br/city/hoteis-ribeirao-preto-v6863.shtml
- Rede Othon de Hotéis: http://www.hoteisoasis.com.br/plaza/hotel-overview.html
- Ribeirão Convention: https://www.ribeiraopretoconvention.org.br/artigos/viracopos-esta-minando-o-leite-lopes-e-ribeirao-preto/
- Power Helicópteros: http://www.poweraviation.com.br/empresa.html
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Leite_Lopes
- Site Trivago (busca de hotéis): www.trivago.com.br
- Site RentCars (busca de locadoras): https://www.rentcars.com/pt-br/alugar/brasil/rao-doutor-leite-lopes-ribeirao-preto-sao-paulo?gclid=EAIaIQobChMI_7T5p_uo3AIVWLXACh01wArpEAAYASAAEgJ6oPD_BwE
- Flight Market: http://www.flightmarket.com.br/pt/anuncio/aeroporto/SBRP
- ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil: https://www.anac.gov.br/assuntos/passageiros/taxi-aereo
- Power Helicopteros: http://www.powerhelicopteros.com.br/empresa.html
- Site Piloto Policial: https://www.pilotopolicial.com.br/conheca-como-e-o-trabalho-do-helicoptero-aguia-da-brpae-ribeirao-preto/
- Site Vou na Janela: http://www.vounajanela.com/resenhas/como-e-voar-nas-rotas-regionais-da-tam/
- Aeroclube de Ribeirão Preto: https://www.aerocluberp.com/
- DAESP (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
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