AEROPORTO DE PRESIDENTE PRUDENTE
AEROPORTO ADHEMAR DE BARROS
AEROPORTO DE PRESIDENTE PRUDENTE
INTRODUÇÃO
O Aeroporto Estadual de Presidente Prudente é um
tradicional aeroporto público brasileiro destinado às operações visuais e por
instrumentos, noturnas e diurnas, de aeronaves de pequeno, médio e grande
portes das aviações comercial (somente doméstica e regional), geral,
governamental, policial e militar, localizado no km 459 da Rodovia SP 425 Assis
Chateaubriand, na zona rural do município de Presidente Prudente, interior do estado
de São Paulo, no Brasil.
Esse importante aeroporto brasileiro está localizado a
cerca de seis quilômetros ao sul do centro comercial de uma das maiores e mais
importantes cidades do interior do estado de São Paulo, no chamado Oeste
Paulista, localizada a cerca de 560 quilômetros a oeste da capital do estado.
Ele é considerado um dos mais estratégicos aeroportos regionais brasileiros, é
um dos mais movimentados aeroportos destinados ao transporte aéreo regional e
doméstico regulares, transportes aéreos governamental e militar e apoio de
infraestrutura para o funcionamento das operações aeromédicas e policiais da
microrregião de Presidente Prudente.
Conhecido também como Aeroporto Governador Adhemar de
Barros, ele é o terceiro aeroporto regional mais movimentado do interior do estado de São Paulo, considerando que o Aeroporto de Congonhas tem um perfil
doméstico e regional; que o Aeroporto Campo de Marte tem um perfil executivo e
militar; que o Aeroporto de Viracopos tem perfil internacional, doméstico e
regional; e que o Aeroporto de Jundiaí tem um perfil executivo. Assim, ele fica
apenas duas posições atrás do Aeroporto de Ribeirão Preto, que é o aeroporto
regional mais movimentado do interior do estado de São Paulo, considerando
número de passageiros transportados.
Dentro do meio aeronáutico o Aeroporto de Presidente
Prudente é oficialmente conhecido pela sigla PPB, da IATA – International Air
Transport Association, ou Associação do Transporte Aéreo Internacional, em
português, e pela sigla SBDN, da ICAO – International Civil Aviation
Organization, ou Organização da Aviação Civil Internacional, em português.
O Aeroporto de Presidente Prudente é fundamental para
o desenvolvimento econômico e social da microrregião de Presidente Prudente,
composta por 30 municípios, entre eles Álvares Machado, Pirapozinho, Regente
Feijó, Anhumas, Presidente Epitácio, Presidente Venceslau, Martinópolis,
Presidente Bernardes, Teodoro Sampaio, Santo Anastácio e Tarabai. Ele concentra
uma das maiores movimentações de aeronaves das aviações comercial, regional e
geral (incluindo a aviação executiva), governamental, policial, militar e
aeromédica, servindo como infraestrutura de base para o transporte de um grande
número de empresários em visitas às suas filiais de empresas, fornecedores e
revendedores, executivos, turistas, políticos e funcionários públicos,
fazendeiros em visitas às suas fazendas, transporte de acidentados, cidadãos
doentes e transporte de órgãos para transplante.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
O Aeroporto de Presidente Prudente é um dos mais
antigos, movimentados e conhecidos aeroportos regionais do Brasil. É um aeroporto
administrado pelo DAESP – Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo, entretanto com algumas
atividades do aeroporto sob responsabilidade da Infraero – Empresa Brasileira
de Infraestrutura Aeroportuária.
O DAESP – Departamento Aeroviário do Estado de São
Paulo é um órgão público estadual brasileiro subordinado ao Governo do Estado
de São Paulo. Ele administra o Aeroporto de Presidente Prudente desde a década
de 1960, quando esse órgão
público foi inaugurado.
Foi um dos primeiros terminais aeroportuários do
interior do estado de São Paulo, fundado no início da década de 1940, e tem
atualmente algumas linhas aéreas comerciais regulares, predominando o tráfego
de jatos comerciais, turboélices comerciais, helicópteros e aviões de pequeno e
médio portes, incluindo jatos executivos e turboélices, a denominada aviação
geral. Apresenta também movimentações de helicópteros e sua infraestrutura
contribui para que a microrregião de Presidente Prudente concentre um dos
maiores tráfegos das aviações doméstica, regional e geral do interior do estado
de São Paulo, cuja economia está baseada na agropecuária, na agricultura, na
agroindústria, na indústria, no comércio e em serviços, incluindo algumas das
maiores universidades do Oeste Paulista, a Unoeste, a Uniesp, a Anhanguera, a Unip e a Unesp.
O Aeroporto de Presidente Prudente não opera voos civis
internacionais, isso significa que, de acordo com o regulamento de aviação
civil em vigor no Brasil, qualquer aeronave civil com destino internacional
deve, obrigatoriamente, passar antes por qualquer aeroporto internacional em
território brasileiro, e vice-versa, ou seja, toda aeronave com procedência
internacional e com destino ao Aeroporto de Presidente Prudente deve passar
antes por qualquer aeroporto internacional em território brasileiro.
As companhias aéreas que operam no Aeroporto de Presidente
Prudente são a GOL Linhas Aéreas e a Azul Linhas Aéreas. As principais
locadoras de automóveis no aeroporto ou no centro da cidade são Localiza / Hertz, Movida, Unidas
e Alugue Brasil. Dentro do aeroporto há caixa automático do Bradesco. O telefone fixo da administração do
aeroporto é (18) 3222-8099 (fixo).
A Shell e a BR Aviation / Petrobrás são as
fornecedoras de combustíveis (querosene e gasolina) para aeronaves no Aeroporto
de Presidente Prudente. Também há dentro do aeroporto uma escola de aviação, o
Aeroclube de Presidente Prudente, um dos mais tradicionais do estado de São
Paulo, inaugurado também no início da década de 1940, juntamente com a
inauguração do próprio aeroporto.
A principal via de acesso ao Aeroporto de Presidente
Prudente é a Rodovia Assis Chateuabriand, com o terminal de embarque de passageiros,
por exemplo, localizado próximo dessa rodovia estadual. Os hangares e/ou instalações da Polícia Militar
e do Corpo de Bombeiros estão localizados também dentro da área aeroportuária.
O aeroporto está localizado na zona rural do
município, com várias propriedades rurais ao seu redor, entre elas o Clube
Sabesp, a cerca de 500 metros a leste, e o Centro Recreativo do Sindicato dos
Comerciários, a cerca de 200 metros a oeste. Na cidade de Presidente Prudente há
vários hotéis confortáveis no centro ou em bairros próximos ao centro, a
maioria de três e quatro estrelas, entre eles o Nosso Hotel (bem próximo à
rodoviária), Hotel Itaverá, Muchiutt Park, Godoy Palace, JR Park, Aruá, Ibis Prudente, Rota do Pantanal, Portal Doeste, e Gralha
Azul.
Embora bem movimentado, o Aeroporto de Presidente
Prudente é considerado um aeroporto de infraestrutura simples, mas com terminal
climatizado para embarque e desembarque de passageiros da aviação comercial,
inclusive. Ele tem uma pista de pouso pavimentada de asfalto de comprimento bastante
razoável, com 2.100 metros de comprimento. É o suficiente para operações
visuais e por instrumentos seguras de aeronaves de pequeno e médio portes, com
margem de segurança. Porém,
os modelos de jatos comerciais de grande porte não devem estar no seu peso
máximo de decolagem, com os tanques cheios.
Atualmente, o Aeroporto de Presidente Prudente opera
com a aviação comercial, doméstica e regional, a aviação geral, incluindo a
aviação executiva e de táxi aéreo. O aeroporto opera com torre de controle, sistema
de balizamento noturno, farol rotativo, NDB - Non Directional Beacon e VOR –
VHF Omnidirectional Range, que permitem operações noturnas e diurnas, com chuva
leve ou sob neblina, de todas as aviações, exceto a internacional. A pista de
pouso está aberta para pousos e decolagens 24 horas por dia. Ela está
posicionada com as cabeceiras 12 e 30. As coordenadas geográficas do aeroporto
são 22º10'42"S e 51º25'08"W, com elevação de cerca de 400 metros. O
telefone fixo da Sala AIS do aeroporto é (18) 3222-0524.
O complexo aeroportuário está instalado em uma área de cerca de 850.000 metros
quadrados, o equivalente a aproximadamente 85 hectares, contando com uma pista de pouso de
comprimento um pouco acima da média nacional. Segundo o DAESP – Departamento
Aeroviário do Estado de São Paulo, a infraestrutura é composta por um pátio
principal de estacionamento de aeronaves comerciais e executivas, totalizando
mais de 20.000 metros quadrados, interligado por pistas de taxiamento até as
duas cabeceiras. O terminal térreo para embarque e desembarque de passageiros
possui área construída de 4.000 metros quadrados.
Ele está localizado na zona rural do município de Presidente
Prudente, a cerca de seis quilômetros ao sul do centro da cidade. Os aeroportos
de alternativa de voo mais próximos, que costumam ser usados nos planejamentos
de voo, são o Aeroporto Estadual de Presidente Epitácio, a cerca de 70
quilômetros a noroeste, o Aeroporto Estadual de Assis, a cerca de 100
quilômetros a sudeste; o Aeroporto Municipal de
Adamantina, a cerca de 60 quilômetros a nordeste; e o Aeroporto Estadual de
Dracena, a cerca de 80 quilômetros ao norte; lembrando que todos
esses números são aproximados, não devendo, portanto, ser usados para navegação
aérea.
Atualmente, no Aeroporto de Presidente Prudente há alguns
estabelecimentos comerciais para atender os seus usuários, entre eles lanchonete
com cafeteria, restaurante e caixa eletrônico de banco.
Há no aeroporto 9 hangares distribuídos do lado sul da
única pista de pouso. Não há instalações de nenhum tipo do lado norte da pista
de pouso. É um aeroporto simples, mas que possui infraestrutura básica para o
atendimento adequado ao usuário, com caminhões do Corpo de Bombeiros (Infraero) permanentemente, 24 horas por dia, disponíveis no aeroporto. Entre os hospitais
mais próximos estão o Hospital
Estadual de Presidente Prudente, o Hospital Iamada, o Hospital Regional de
Presidente Prudente e o Nossa Senhora das Graças, todos dentro da cidade
de Presidente Prudente.
HISTÓRIA
O Aeroporto de Presidente Prudente tem uma localização
de fácil acesso, a apenas seis quilômetros do centro comercial de uma das
maiores e mais ricas cidade do interior do estado de São Paulo. A sua pista de
pouso tem um comprimento bem razoável, um pouco acima da média oferecida no
Brasil, o relevo / topografia não é alto demais, não é complicado e o clima não
é ruim. Não há obstáculos naturais e artificiais altos demais próximos às
cabeceiras da pista de pouso.
Ele é considerado um aeroporto com infraestrutura
simples, mas, por outro lado, pode ser considerado um aeroporto moderno e
seguro, com balizamento noturno, torre de controle, farol rotativo e vários auxílios
à navegação, aproximação e pouso.
Oficialmente, a sua construção foi iniciada em 1940
pela Prefeitura Municipal
de Presidente Prudente e pelo Governo do Estado de São Paulo, que
desapropriou o terreno de 120 hectares. Atualmente, não há bairros residenciais à sua volta. A companhia
aérea VASP – Viação Aérea São Paulo operava a partir do Aeroporto de Congonhas,
na capital São Paulo, fazendo ligações regulares para Presidente Prudente. Já
nas décadas de 1970, 1980 e 1990 a então companhia aérea regional TAM
Transportes Aéreos (conhecida atualmente como LATAM Airlines), passou a operar
regularmente no aeroporto. Também já operou voos regulares no aeroporto, nas
décadas de 1990 e 2000, a companhia aérea Pantanal Linhas Aéreas. Atualmente,
somente as companhias aéreas Gol Linhas Aéreas e Azul Linhas Aéreas operam voos
regulares no Aeroporto de Presidente Prudente, com a maioria dos voos chegando
e partindo na parte da tarde.
Com o passar dos anos, o Governo do Estado de São
Paulo, por meio do DAESP – Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo
investiu na melhoria e modernização da infraestrutura do Aeroporto de Presidente
Prudente, com várias obras, entre elas a pavimentação e ampliação do pátio de
estacionamento de aeronaves, a pavimentação e ampliação da pista de pouso, com a
compra de equipamentos de apoio em solo e radionavegação.
Na condição de um dos principais centros industriais,
agroindustriais, agrícolas, comerciais e de serviços da região oeste do estado
de São Paulo, o município de Presidente Prudente precisava dispor de um
aeroporto condizente com suas necessidades. Assim, o Aeroporto de Presidente
Prudente foi submetido nas décadas de 1980, 1990 e 2000 e mais recentemente a
uma variedade de ampliações, reformas e melhorias de sua infraestrutura,
principalmente com a reforma da pista de pouso, para torná-la mais robusta para
suportar o peso de jatos comerciais de grande porte, a ampliação do terminal de
passageiros térreo e a ampliação do pátio para a aviação comercial e executiva.
OBRAS
REALIZADAS NO AEROPORTO DE PRESIDENTE PRUDENTE
|
|
DÉCADA
|
OBRAS
REALIZADAS
|
1940
|
Inauguração do Aeroporto
|
1950
|
|
1960
|
|
1970
|
Pavimentação do pátio, da pista de pouso e construção
do terminal
|
1980
|
Implantação de vários auxílios à navegação
|
1990
|
Aumento do comprimento e do PCN (resistência) da
pista, para suportar grandes jatos comerciais
|
2000
|
Ampliação do pátio e do terminal de passageiros, aumentando
suas áreas construídas para 20.000 m² e para 4.000 m², respectivamente
|
2010
|
O nome Aeroporto Governador Adhemar de Barros é uma
homenagem ao médico, aviador e empresário falecido em 1969. Ele também foi prefeito
de São Paulo, de 1957 a 1961, e governador do estado de São Paulo em dois
períodos, de 1947 a 1951, e de 1963 a 1966.
Ao longo de toda a sua história, desde sua inauguração
na década de 1940, passaram pelo Aeroporto de Presidente Prudente clássicos da
indústria aeronáutica, ícones de suas respectivas épocas, e alguns modelos de
aviões ainda considerados modernos, operados por companhias aéreas de aviação
regular, entre eles o antigo turboélice bimotor de médio porte para transporte
regional de passageiros e cargas Fokker F27, operado intensivamente pela então TAM
Transportes Aéreos; o turboélice bimotor de médio porte Embraer EMB-110
Bandeirante, operado pela Presidente Linhas Aéreas; o antigo bimotor a pistão para
transporte doméstico e regional de passageiros Douglas DC-3, operado pela VASP
– Viação Aérea São Paulo, que não existe mais; os ainda modernos jato bimotor Fokker
F-100 e turboélice bimotor Fokker F-50, ambos para transporte de passageiros e
ambos operados pela TAM Transportes Aéreos; e os ainda modernos turboélices ATR-42-300
e Embraer EMB-120 Brasilia, ambos operados pela Pantanal Linhas Aéreas.
MERCADO
Atualmente, considerando número de passageiros
transportados, o Aeroporto de Presidente Prudente é o terceiro aeroporto civil
e regional mais movimentado do estado de São Paulo, depois dos aeroportos de
Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. Considerando apenas os aeroportos
administrados pelo DAESP – Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo, ele
é o terceiro aeroporto mais movimentado. Considerando todos os aeroportos do
interior do estado de São Paulo, fora da região metropolitana da capital São
Paulo, ele é o quarto mais movimentado, considerando número de passageiros
transportados, depois do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, do
Aeroporto de Ribeirão Preto e do Aeroporto de São José do Rio Preto.
Por décadas seguidas, desde sua inauguração no início
da década de 1940, ele é uma das principais infraestruturas aeroportuárias
civis do interior do estado de São Paulo. Em 2017, por exemplo, passaram pelo
Aeroporto de Presidente Prudente mais de 256.000 passageiros, com cerca de 11.000
movimentos de aeronaves, uma média simples de cerca de 30 pousos / decolagens
por dia. Em 2019, foram mais de 319.000 passageiros, mais de 233.000 kg de carga aérea e quase 13.000 operações aéreas (pouso e decolagens). São números surpreendentes para um aeroporto regional de cidade do
interior.
Ele serve de infraestrutura para linhas aéreas
regulares entre a microrregião de Presidente Prudente e São Paulo – S.P. e
Campinas – S.P. Os demais destinos no Brasil são realizados por meio de
conexões em São Paulo e Campinas.
A chamada aviação comercial, formada por companhias
aéreas domésticas e regionais com voos regulares que comercializam passagens,
tem presença no Aeroporto de Presidente Prudente, principalmente de segunda a
sexta, para grandes hubs nacionais, o Aeroporto de Congonhas, na capital São
Paulo, e o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, no interior do estado, próximo
à capital. Para quem não sabe, as companhias aéreas domésticas ou companhias de
alcance nacional são aquelas que realizam voos regulares para grandes cidades,
principalmente ou geralmente capitais de estado. Já as companhias aéreas
regionais são aquelas que realizam voos para cidades médias ou pequenas,
principalmente ligando grandes metrópoles (hubs) a cidades do interior,
geralmente com infraestrutura aeroportuária limitada.
A chamada aviação geral, formada por empresas de táxi
aéreo (aviação executiva e turística), operadores particulares pessoas físicas
e jurídicas (aviação executiva, desportiva, de turismo e de passeio) também
marca presença no Aeroporto de Presidente Prudente.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
- Localização: Município de Presidente Prudente
- Endereço: Rodovia Assis Chateaubriand, km 459
- CEP / ZIP code / Post code: 19053-680
- Coordenadas geográficas: 22º10'42"S e 51º25'08"W
- Propriedade do solo: Governo do Estado de São Paulo
- Código IATA: PPB
- Código ICAO: SBDN
- Administração: DAESP – Departamento Aeroviário de São Paulo
- Controle: SRPV, com torre
- Telefone geral: (18) 3222-8099
- Sala AIS: (18) 3222-0524
- Ouvidoria DAESP: (11) 3312-9621
- Uso: Público, militar e governamental
- Inauguração: 1940
- Altitude: Aprox. 450 metros
- Pista de pouso: Cabeceiras 12 / 30, 2.100 metros (asfalto)
- Pista de pouso (resistência): PCN 35 (aviões de grande porte)
- Homologação: VFR e IFR, com VOR, NDB e farol
- Capacidade do pátio: 6 aviões comerciais de grande e médio portes;
VEJA TAMBÉM
- Aileron
- Amazônia
- ATR-42
- ATR-72
- Abdução (Ufologia)
- Turbofan
- Trimotor
- Saab JAS 39 Gripen NG
- AVGAS (Gasolina de Aviação)
- Extraterrestre (Ufologia)
- Quadrimotor
- Beechcraft Corporation
- Programa FX2 (Força Aérea Brasileira)
- Beechraft King Air
- Bimotor
- Boeing 747
- Agricultura e Pecuária
- Pilatus PC-12
- Pesos e Medidas
- Ônibus Espacial
- Bombardier Learjet 45
- UFO/ OVNI (Ufologia)
- Bombardier Learjet 60
- Monomotor
- Cessna 208B Grand Caravan
- Cessna Citation
- Longarina (Engenharia Aeronáutica)
- Cessna Citation CJ2
- Gates Learjet 55
- Gates Learjet 35
- Bombardier Learjet
- Cessna Citation II
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Cessna Citation III
- Iridium (Telefonia por Satélite)
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Cessna Citation X
- Caso ET de Varginha
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Beechcraft Hawker 800
- Indústria Automobilística
- Embraer EMB-120 Brasilia
- Decolagem (Aviação)
- Embraer ERJ-145 Regional Jet
- Fokker F27
- ETOPS (Aviação)
- Disco Voador (Ufologia)
- Bell 206 Jet Ranger
- Gulfstream G550 e Gulfstream GV
- Embraer Legacy (ERJ-135 BJ)
- Embraer Phenom 300
- Embraer EMB-110 Bandeirante
- Dassault Falcon 50
- Nutrientes (Medicina e Veterinária)
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Aquecimento Global
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Saneamento Básico
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Fokker F-50
- Transportes no Brasil (Logística)
- Bell 206 Long Ranger
- Globalstar (Telefonia por Satélite)
- Eurocopter EC-120 Colibri
- Energia Solar Fotovoltaica
- Fokker F-100
- Sade (Música)
- Operação Prato (Ufologia)
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Bombardier Challenger
- Airbus H-130 / Eurocopter EC-130
- Área 51 (Ufologia)
- Febre Aftosa (Agropecuária)
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Stormscope (Meteorologia)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Leonardo AW119 Koala
- Drones
- Bell 407
- Nobreak (Informática)
- Boeing 787 Dreamliner
- Piper Aircraft
- James Bond (Cinema)
- Douglas DC-3
- Embarcações (Indústria Naval)
- Roteadores (Telecomunicações)
- EFIS - Electronic Flight Instrument System
- Aeroporto de Congonhas
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Bell 429
- Aeroporto de São José do Rio Preto
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Aeroporto de Ribeirão Preto
- Inércia (Física)
- Sud Aviation Caravelle
- Airbus A320
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Airbus H125 / Helibras AS350 Esquilo
- Mbps - Megabits por Segundo (Informática)
- Embraer E-190
- Franquia de Internet (Telecomunicações)
- Turbojato (Indústria Aeronáutica)
- Beechcraft Beechjet
- Sistema Métrico Decimal
- Spoileron (Engenharia Aeronáutica)
- Crase (Gramática)
- Embraer E-195
- Airbus A321
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Airbus A319
- Computador (Informática)
- Agusta A109 Power
- Viação Motta (Transporte Rodoviário)
- Cessna Citation I
- Elbit Hermes 900 (Força Aérea Brasileira)
- Profundor (Engenharia Aeronáutica)
- Aço (Siderurgia)
- Açúcar (Agroindústria)
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Lamborghini Diablo
- Airbus A330
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Pepsico do Brasil
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Água (Biologia e Química)
- Unilever Brasil
- Conservação de Alimentos (Culinária)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Boeing 707
- Álcool (Agroindústria)
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Aeroporto Regional de Maringá
- Alumínio (Metalúrgica)
- Antibióticos (Medicina e Veterinária)
- Aquecedor Solar de Água
- Painel Fotovoltaico (Energia Solar)
- Honda HA-420 HondaJet
- Boeing 777
- Atmosfera (Química e Física)
- IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física
- Navios (Engenharia Naval)
- Barcos (Engenharia Naval)
- Bicicleta (Ciclismo)
- Modem (Telecomunicações)
- Embraer EMB-203 Ipanema
- Aquífero Guarani (Geografia)
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Flight Market: http://www.flightmarket.com.br/pt/anuncio/aeroporto/SBDN
- KAIAK (busca de passagens): https://www.kayak.com.br/Presidente_Prudente-A-De-Barros-Aeroporto.PPB.ap.html
- Site 123 Milhas (busca de passagens): https://123milhas.com/
- Revista Aero Magazine: https://aeromagazine.uol.com.br/
- Cogna / Anhanguera: https://www.anhanguera.com/unidade/polo-presidente-prudente/
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aeroporto_de_Presidente_Prudente
- DAESP - Departamento Aeroviário: http://www.daesp.sp.gov.br/aeroporto-detalhe/?id=879
- Site Em Sampa: http://www.emsampa.com.br/voos/aeroporto_prudente.htm
- Aeroporto de Presidente Prudente: http://sbdn-ppb.blogspot.com/2011/11/atr72-600-da-azul-em-presidente.html
- Site Viajanet:
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Departamento_Aerovi%C3%A1rio_do_Estado_de_S%C3%A3o_Paulo
- Site Trivago (busca de hotéis): www.trivago.com.br
- Site RentCars.com (busca de locadoras): https://www.rentcars.com/pt-br/locadora/alugue-brasil/brasil/presidente-prudente-sao-paulo?gclid=CjwKCAjw1ZbaBRBUEiwA4VQCIRwSAQuhxSCoJHK4opmfndkEsQJZRARa8yBAfgpAWo3efKSi0SSnThoCsl4QAvD_BwE
- Canal Piloto / Bianch: http://canalpiloto.com.br/acpp/
- Prefeitura de Prudente: http://www.presidenteprudente.sp.gov.br/site/noticias.xhtml?cod=48211
- Hospital Regional: http://www.hrpresidenteprudente.org.br/
- DAESP (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
Comentários
Postar um comentário
Você pode ajudar voluntariamente a melhorar ainda mais a qualidade geral deste artigo ou conteúdo. Por gentileza, faça um comentário, se achar necessário, se perceber algum equívoco, imprecisão ou erro.