AEROPORTO DE PRESIDENTE PRUDENTE

AEROPORTO ADHEMAR DE BARROS
AEROPORTO DE PRESIDENTE PRUDENTE

INTRODUÇÃO
O Aeroporto Estadual de Presidente Prudente é um tradicional aeroporto público brasileiro destinado às operações visuais e por instrumentos, noturnas e diurnas, de aeronaves de pequeno, médio e grande portes das aviações comercial (somente doméstica e regional), geral, governamental, policial e militar, localizado no km 459 da Rodovia SP 425 Assis Chateaubriand, na zona rural do município de Presidente Prudente, interior do estado de São Paulo, no Brasil.

Esse importante aeroporto brasileiro está localizado a cerca de seis quilômetros ao sul do centro comercial de uma das maiores e mais importantes cidades do interior do estado de São Paulo, no chamado Oeste Paulista, localizada a cerca de 560 quilômetros a oeste da capital do estado. Ele é considerado um dos mais estratégicos aeroportos regionais brasileiros, é um dos mais movimentados aeroportos destinados ao transporte aéreo regional e doméstico regulares, transportes aéreos governamental e militar e apoio de infraestrutura para o funcionamento das operações aeromédicas e policiais da microrregião de Presidente Prudente.

Conhecido também como Aeroporto Governador Adhemar de Barros, ele é o terceiro aeroporto regional mais movimentado do interior do estado de São Paulo, considerando que o Aeroporto de Congonhas tem um perfil doméstico e regional; que o Aeroporto Campo de Marte tem um perfil executivo e militar; que o Aeroporto de Viracopos tem perfil internacional, doméstico e regional; e que o Aeroporto de Jundiaí tem um perfil executivo. Assim, ele fica apenas duas posições atrás do Aeroporto de Ribeirão Preto, que é o aeroporto regional mais movimentado do interior do estado de São Paulo, considerando número de passageiros transportados.

Dentro do meio aeronáutico o Aeroporto de Presidente Prudente é oficialmente conhecido pela sigla PPB, da IATA – International Air Transport Association, ou Associação do Transporte Aéreo Internacional, em português, e pela sigla SBDN, da ICAO – International Civil Aviation Organization, ou Organização da Aviação Civil Internacional, em português.

O Aeroporto de Presidente Prudente é fundamental para o desenvolvimento econômico e social da microrregião de Presidente Prudente, composta por 30 municípios, entre eles Álvares Machado, Pirapozinho, Regente Feijó, Anhumas, Presidente Epitácio, Presidente Venceslau, Martinópolis, Presidente Bernardes, Teodoro Sampaio, Santo Anastácio e Tarabai. Ele concentra uma das maiores movimentações de aeronaves das aviações comercial, regional e geral (incluindo a aviação executiva), governamental, policial, militar e aeromédica, servindo como infraestrutura de base para o transporte de um grande número de empresários em visitas às suas filiais de empresas, fornecedores e revendedores, executivos, turistas, políticos e funcionários públicos, fazendeiros em visitas às suas fazendas, transporte de acidentados, cidadãos doentes e transporte de órgãos para transplante.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
O Aeroporto de Presidente Prudente é um dos mais antigos, movimentados e conhecidos aeroportos regionais do Brasil. É um aeroporto administrado pelo DAESP – Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo, entretanto com algumas atividades do aeroporto sob responsabilidade da Infraero – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária.

O DAESP – Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo é um órgão público estadual brasileiro subordinado ao Governo do Estado de São Paulo. Ele administra o Aeroporto de Presidente Prudente desde a década de 1960, quando esse órgão público foi inaugurado.

Foi um dos primeiros terminais aeroportuários do interior do estado de São Paulo, fundado no início da década de 1940, e tem atualmente algumas linhas aéreas comerciais regulares, predominando o tráfego de jatos comerciais, turboélices comerciais, helicópteros e aviões de pequeno e médio portes, incluindo jatos executivos e turboélices, a denominada aviação geral. Apresenta também movimentações de helicópteros e sua infraestrutura contribui para que a microrregião de Presidente Prudente concentre um dos maiores tráfegos das aviações doméstica, regional e geral do interior do estado de São Paulo, cuja economia está baseada na agropecuária, na agricultura, na agroindústria, na indústria, no comércio e em serviços, incluindo algumas das maiores universidades do Oeste Paulista, a Unoeste, a Uniesp, a Anhanguera, a Unip e a Unesp.

O Aeroporto de Presidente Prudente não opera voos civis internacionais, isso significa que, de acordo com o regulamento de aviação civil em vigor no Brasil, qualquer aeronave civil com destino internacional deve, obrigatoriamente, passar antes por qualquer aeroporto internacional em território brasileiro, e vice-versa, ou seja, toda aeronave com procedência internacional e com destino ao Aeroporto de Presidente Prudente deve passar antes por qualquer aeroporto internacional em território brasileiro.

As companhias aéreas que operam no Aeroporto de Presidente Prudente são a GOL Linhas Aéreas e a Azul Linhas Aéreas. As principais locadoras de automóveis no aeroporto ou no centro da cidade são Localiza / Hertz, Movida, Unidas e Alugue Brasil. Dentro do aeroporto há caixa automático do Bradesco. O telefone fixo da administração do aeroporto é (18) 3222-8099 (fixo).

A Shell e a BR Aviation / Petrobrás são as fornecedoras de combustíveis (querosene e gasolina) para aeronaves no Aeroporto de Presidente Prudente. Também há dentro do aeroporto uma escola de aviação, o Aeroclube de Presidente Prudente, um dos mais tradicionais do estado de São Paulo, inaugurado também no início da década de 1940, juntamente com a inauguração do próprio aeroporto.

A principal via de acesso ao Aeroporto de Presidente Prudente é a Rodovia Assis Chateuabriand, com o terminal de embarque de passageiros, por exemplo, localizado próximo dessa rodovia estadual. Os hangares e/ou instalações da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros estão localizados também dentro da área aeroportuária.

O aeroporto está localizado na zona rural do município, com várias propriedades rurais ao seu redor, entre elas o Clube Sabesp, a cerca de 500 metros a leste, e o Centro Recreativo do Sindicato dos Comerciários, a cerca de 200 metros a oeste. Na cidade de Presidente Prudente há vários hotéis confortáveis no centro ou em bairros próximos ao centro, a maioria de três e quatro estrelas, entre eles o Nosso Hotel (bem próximo à rodoviária), Hotel Itaverá, Muchiutt Park, Godoy Palace, JR Park, Aruá, Ibis Prudente, Rota do Pantanal, Portal Doeste,  e Gralha Azul.

Embora bem movimentado, o Aeroporto de Presidente Prudente é considerado um aeroporto de infraestrutura simples, mas com terminal climatizado para embarque e desembarque de passageiros da aviação comercial, inclusive. Ele tem uma pista de pouso pavimentada de asfalto de comprimento bastante razoável, com 2.100 metros de comprimento. É o suficiente para operações visuais e por instrumentos seguras de aeronaves de pequeno e médio portes, com margem de segurança. Porém, os modelos de jatos comerciais de grande porte não devem estar no seu peso máximo de decolagem, com os tanques cheios.

Atualmente, o Aeroporto de Presidente Prudente opera com a aviação comercial, doméstica e regional, a aviação geral, incluindo a aviação executiva e de táxi aéreo. O aeroporto opera com torre de controle, sistema de balizamento noturno, farol rotativo, NDB - Non Directional Beacon e VOR – VHF Omnidirectional Range, que permitem operações noturnas e diurnas, com chuva leve ou sob neblina, de todas as aviações, exceto a internacional. A pista de pouso está aberta para pousos e decolagens 24 horas por dia. Ela está posicionada com as cabeceiras 12 e 30. As coordenadas geográficas do aeroporto são 22º10'42"S e 51º25'08"W, com elevação de cerca de 400 metros. O telefone fixo da Sala AIS do aeroporto é (18) 3222-0524.

O complexo aeroportuário está instalado em uma área de cerca de 850.000 metros quadrados, o equivalente a aproximadamente 85 hectares, contando com uma pista de pouso de comprimento um pouco acima da média nacional. Segundo o DAESP – Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo, a infraestrutura é composta por um pátio principal de estacionamento de aeronaves comerciais e executivas, totalizando mais de 20.000 metros quadrados, interligado por pistas de taxiamento até as duas cabeceiras. O terminal térreo para embarque e desembarque de passageiros possui área construída de 4.000 metros quadrados.

Ele está localizado na zona rural do município de Presidente Prudente, a cerca de seis quilômetros ao sul do centro da cidade. Os aeroportos de alternativa de voo mais próximos, que costumam ser usados nos planejamentos de voo, são o Aeroporto Estadual de Presidente Epitácio, a cerca de 70 quilômetros a noroeste, o Aeroporto Estadual de Assis, a cerca de 100 quilômetros a sudeste; o Aeroporto Municipal de Adamantina, a cerca de 60 quilômetros a nordeste; e o Aeroporto Estadual de Dracena, a cerca de 80 quilômetros ao norte; lembrando que todos esses números são aproximados, não devendo, portanto, ser usados para navegação aérea.

Atualmente, no Aeroporto de Presidente Prudente há alguns estabelecimentos comerciais para atender os seus usuários, entre eles lanchonete com cafeteria, restaurante e caixa eletrônico de banco.

Há no aeroporto 9 hangares distribuídos do lado sul da única pista de pouso. Não há instalações de nenhum tipo do lado norte da pista de pouso. É um aeroporto simples, mas que possui infraestrutura básica para o atendimento adequado ao usuário, com caminhões do Corpo de Bombeiros (Infraero) permanentemente, 24 horas por dia, disponíveis no aeroporto. Entre os hospitais mais próximos estão o Hospital Estadual de Presidente Prudente, o Hospital Iamada, o Hospital Regional de Presidente Prudente e o Nossa Senhora das Graças, todos dentro da cidade de Presidente Prudente.

HISTÓRIA
O Aeroporto de Presidente Prudente tem uma localização de fácil acesso, a apenas seis quilômetros do centro comercial de uma das maiores e mais ricas cidade do interior do estado de São Paulo. A sua pista de pouso tem um comprimento bem razoável, um pouco acima da média oferecida no Brasil, o relevo / topografia não é alto demais, não é complicado e o clima não é ruim. Não há obstáculos naturais e artificiais altos demais próximos às cabeceiras da pista de pouso.

Ele é considerado um aeroporto com infraestrutura simples, mas, por outro lado, pode ser considerado um aeroporto moderno e seguro, com balizamento noturno, torre de controle, farol rotativo e vários auxílios à navegação, aproximação e pouso.

Oficialmente, a sua construção foi iniciada em 1940 pela Prefeitura Municipal de Presidente Prudente e pelo Governo do Estado de São Paulo, que desapropriou o terreno de 120 hectares. Atualmente, não há bairros residenciais à sua volta. A companhia aérea VASP – Viação Aérea São Paulo operava a partir do Aeroporto de Congonhas, na capital São Paulo, fazendo ligações regulares para Presidente Prudente. Já nas décadas de 1970, 1980 e 1990 a então companhia aérea regional TAM Transportes Aéreos (conhecida atualmente como LATAM Airlines), passou a operar regularmente no aeroporto. Também já operou voos regulares no aeroporto, nas décadas de 1990 e 2000, a companhia aérea Pantanal Linhas Aéreas. Atualmente, somente as companhias aéreas Gol Linhas Aéreas e Azul Linhas Aéreas operam voos regulares no Aeroporto de Presidente Prudente, com a maioria dos voos chegando e partindo na parte da tarde.

Com o passar dos anos, o Governo do Estado de São Paulo, por meio do DAESP – Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo investiu na melhoria e modernização da infraestrutura do Aeroporto de Presidente Prudente, com várias obras, entre elas a pavimentação e ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves, a pavimentação e ampliação da pista de pouso, com a compra de equipamentos de apoio em solo e radionavegação.

Na condição de um dos principais centros industriais, agroindustriais, agrícolas, comerciais e de serviços da região oeste do estado de São Paulo, o município de Presidente Prudente precisava dispor de um aeroporto condizente com suas necessidades. Assim, o Aeroporto de Presidente Prudente foi submetido nas décadas de 1980, 1990 e 2000 e mais recentemente a uma variedade de ampliações, reformas e melhorias de sua infraestrutura, principalmente com a reforma da pista de pouso, para torná-la mais robusta para suportar o peso de jatos comerciais de grande porte, a ampliação do terminal de passageiros térreo e a ampliação do pátio para a aviação comercial e executiva.

OBRAS REALIZADAS NO AEROPORTO DE PRESIDENTE PRUDENTE
DÉCADA
OBRAS REALIZADAS
1940
Inauguração do Aeroporto
1950

1960

1970
Pavimentação do pátio, da pista de pouso e construção do terminal
1980
Implantação de vários auxílios à navegação
1990
Aumento do comprimento e do PCN (resistência) da pista, para suportar grandes jatos comerciais
2000
Ampliação do pátio e do terminal de passageiros, aumentando suas áreas construídas para 20.000 m² e para 4.000 m², respectivamente
2010


O nome Aeroporto Governador Adhemar de Barros é uma homenagem ao médico, aviador e empresário falecido em 1969. Ele também foi prefeito de São Paulo, de 1957 a 1961, e governador do estado de São Paulo em dois períodos, de 1947 a 1951, e de 1963 a 1966.

Ao longo de toda a sua história, desde sua inauguração na década de 1940, passaram pelo Aeroporto de Presidente Prudente clássicos da indústria aeronáutica, ícones de suas respectivas épocas, e alguns modelos de aviões ainda considerados modernos, operados por companhias aéreas de aviação regular, entre eles o antigo turboélice bimotor de médio porte para transporte regional de passageiros e cargas Fokker F27, operado intensivamente pela então TAM Transportes Aéreos; o turboélice bimotor de médio porte Embraer EMB-110 Bandeirante, operado pela Presidente Linhas Aéreas; o antigo bimotor a pistão para transporte doméstico e regional de passageiros Douglas DC-3, operado pela VASP – Viação Aérea São Paulo, que não existe mais; os ainda modernos jato bimotor Fokker F-100 e turboélice bimotor Fokker F-50, ambos para transporte de passageiros e ambos operados pela TAM Transportes Aéreos; e os ainda modernos turboélices ATR-42-300 e Embraer EMB-120 Brasilia, ambos operados pela Pantanal Linhas Aéreas.

MERCADO
Atualmente, considerando número de passageiros transportados, o Aeroporto de Presidente Prudente é o terceiro aeroporto civil e regional mais movimentado do estado de São Paulo, depois dos aeroportos de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. Considerando apenas os aeroportos administrados pelo DAESP – Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo, ele é o terceiro aeroporto mais movimentado. Considerando todos os aeroportos do interior do estado de São Paulo, fora da região metropolitana da capital São Paulo, ele é o quarto mais movimentado, considerando número de passageiros transportados, depois do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, do Aeroporto de Ribeirão Preto e do Aeroporto de São José do Rio Preto.

Por décadas seguidas, desde sua inauguração no início da década de 1940, ele é uma das principais infraestruturas aeroportuárias civis do interior do estado de São Paulo. Em 2017, por exemplo, passaram pelo Aeroporto de Presidente Prudente mais de 256.000 passageiros, com cerca de 11.000 movimentos de aeronaves, uma média simples de cerca de 30 pousos / decolagens por dia. Em 2019, foram mais de 319.000 passageiros, mais de 233.000 kg de carga aérea e quase 13.000 operações aéreas (pouso e decolagens). São números surpreendentes para um aeroporto regional de cidade do interior.

Ele serve de infraestrutura para linhas aéreas regulares entre a microrregião de Presidente Prudente e São Paulo – S.P. e Campinas – S.P. Os demais destinos no Brasil são realizados por meio de conexões em São Paulo e Campinas.

A chamada aviação comercial, formada por companhias aéreas domésticas e regionais com voos regulares que comercializam passagens, tem presença no Aeroporto de Presidente Prudente, principalmente de segunda a sexta, para grandes hubs nacionais, o Aeroporto de Congonhas, na capital São Paulo, e o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, no interior do estado, próximo à capital. Para quem não sabe, as companhias aéreas domésticas ou companhias de alcance nacional são aquelas que realizam voos regulares para grandes cidades, principalmente ou geralmente capitais de estado. Já as companhias aéreas regionais são aquelas que realizam voos para cidades médias ou pequenas, principalmente ligando grandes metrópoles (hubs) a cidades do interior, geralmente com infraestrutura aeroportuária limitada.

A chamada aviação geral, formada por empresas de táxi aéreo (aviação executiva e turística), operadores particulares pessoas físicas e jurídicas (aviação executiva, desportiva, de turismo e de passeio) também marca presença no Aeroporto de Presidente Prudente.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
  • Localização: Município de Presidente Prudente
  • Endereço: Rodovia Assis Chateaubriand, km 459
  • CEP / ZIP code / Post code: 19053-680
  • Coordenadas geográficas: 22º10'42"S e 51º25'08"W
  • Propriedade do solo: Governo do Estado de São Paulo
  • Código IATA: PPB
  • Código ICAO: SBDN
  • Administração: DAESP – Departamento Aeroviário de São Paulo
  • Controle: SRPV, com torre
  • Telefone geral: (18) 3222-8099
  • Sala AIS: (18) 3222-0524
  • Ouvidoria DAESP: (11) 3312-9621
  • Uso: Público, militar e governamental
  • Inauguração: 1940
  • Altitude: Aprox. 450 metros
  • Pista de pouso: Cabeceiras 12 / 30, 2.100 metros (asfalto)
  • Pista de pouso (resistência): PCN 35 (aviões de grande porte)
  • Homologação: VFR e IFR, com VOR, NDB e farol
  • Capacidade do pátio: 6 aviões comerciais de grande e médio portes;

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aeroporto_de_Presidente_Prudente
  • Site Viajanet:
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Departamento_Aerovi%C3%A1rio_do_Estado_de_S%C3%A3o_Paulo
  • DAESP (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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