AEROPORTO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

AEROPORTO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
AEROPORTO PROFESSOR ERIBELTO MANOEL REINO

INTRODUÇÃO
O Aeroporto Estadual de São José do Rio Preto é um tradicional aeroporto público brasileiro destinado às operações visuais e por instrumentos, noturnas e diurnas, de aeronaves de pequeno, médio e grande portes das aviações comercial (somente doméstica e regional), geral, governamental, policial e militar, localizado no bairro Jardim Novo Aeroporto, na Zona Oeste da cidade de São José do Rio Preto, interior do estado de São Paulo, no Brasil. Esse importante aeroporto brasileiro está localizado a apenas três quilômetros a oeste do centro comercial de uma das maiores e mais ricas cidades do interior do estado de São Paulo, que por sua vez está localizada a cerca de 440 quilômetros a noroeste da capital do estado. Ele é considerado um dos mais estratégicos aeroportos regionais brasileiros, é um dos mais movimentados aeroportos destinados ao transporte aéreo regional e doméstico regulares, transportes aéreos governamental e militar e apoio de infraestrutura para o funcionamento das operações aeromédicas e policiais da microrregião de São José do Rio Preto.

Conhecido também como Aeroporto Professor Eribelto Manoel Reino, ele é o segundo aeroporto regional mais movimentado do interior do Estado de São Paulo, considerando que o Aeroporto de Congonhas tem um perfil doméstico e regional; que o Aeroporto Campo de Marte tem um perfil executivo e militar; que o Aeroporto de Viracopos tem perfil internacional, doméstico e regional; e que o Aeroporto de Jundiaí tem um perfil executivo. Assim, ele fica apenas uma posição atrás do Aeroporto de Ribeirão Preto, que é o aeroporto regional mais movimentado do interior do Estado de São Paulo, considerando número de passageiros transportados.

Dentro do meio aeronáutico o Aeroporto de São José do Rio Preto é oficialmente conhecido pela sigla SJP, da IATA – International Air Transport Association, ou Associação do Transporte Aéreo Internacional, em português, e pela sigla SBSR, da ICAO – International Civil Aviation Organization, ou Organização da Aviação Civil Internacional, em português.

O Aeroporto de São José do Rio Preto é fundamental para o desenvolvimento econômico e social da microrregião de São José do Rio Preto, composta por 28 municípios, entre eles Bady Bassitt, Mirassol, Ipiguá, Onda Verde, Guapiaçu, Cedral, José Bonifácio, Nova Granada e Olímpia. Ele concentra uma das maiores movimentações de aeronaves das aviações comercial, regional e geral (incluindo a aviação executiva), governamental, policial, militar e aeromédica, servindo como infraestrutura de base para o transporte de um grande número de empresários em visitas às suas filiais de empresas, fornecedores e revendedores, executivos, turistas, políticos e funcionários públicos, fazendeiros em visitas às suas fazendas, transporte de acidentados, cidadãos doentes e transporte de órgãos para transplante.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
O Aeroporto de São José do Rio Preto é um dos mais antigos, movimentados e conhecidos aeroportos regionais do Brasil. É um aeroporto administrado pelo DAESP – Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo, órgão público estadual brasileiro subordinado ao Governo do Estado de São Paulo. O DAESP administra o Aeroporto de São José do Rio Preto desde a década de 1960, quando esse órgão público foi inaugurado.

Foi um dos primeiros terminais aeroportuários do interior do Estado de São Paulo, fundado no final da década de 1950, e tem atualmente algumas linhas aéreas comerciais regulares, predominando o tráfego de jatos comerciais, turboélices comerciais, helicópteros e aviões de pequeno e médio portes, incluindo jatos executivos e turboélices, a denominada aviação geral. Apresenta também movimentações de helicópteros e sua infraestrutura contribui para que a microrregião de São José do Rio Preto concentre um dos maiores tráfegos das aviações doméstica, regional e geral do interior do Estado de São Paulo, cuja economia está baseada na agropecuária, na agricultura, na agroindústria, na indústria, no comércio e em serviços.

O Aeroporto de São José do Rio Preto não opera voos civis internacionais, isso significa que, de acordo com o regulamento de aviação civil em vigor no Brasil, qualquer aeronave civil com destino internacional deve, obrigatoriamente, passar antes por qualquer aeroporto internacional em território brasileiro, e vice-versa, ou seja, toda aeronave com procedência internacional e com destino ao Aeroporto de São José do Rio Preto deve passar antes por qualquer aeroporto internacional em território brasileiro.

As principais companhias aéreas que operam no Aeroporto de São José do Rio Preto são a LATAM Airlines (conhecida anteriormente como TAM Linhas Aéreas), a Azul Linhas Aéreas e a Passaredo Linhas Aéreas. As principais locadoras de automóveis no aeroporto, nas proximidades do aeroporto ou no centro da cidade são Localiza / Hertz, Movida, Unidas e Alugue Brasil. Dentro do aeroporto ou nas ruas e avenidas bem próximas há caixas automáticos dos bancos Bradesco, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. O telefone fixo da administração do aeroporto é (17) 3233-1919 (fixo).

A Shell e a BR Aviation / Petrobrás são as fornecedoras de combustíveis (querosene e gasolina) para aeronaves no Aeroporto de São José do Rio Preto. Também há dentro do aeroporto uma escola de aviação, o Aeroclube de São José do Rio Preto.

A principal via de acesso ao Aeroporto de São José do Rio Preto é a Avenida dos Estudantes, com o terminal de embarque de passageiros, por exemplo, localizado nessa avenida. Os hangares e/ou instalações da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros estão localizados na Avenida Clóvis Oger, que, na verdade, é como se fosse um prolongamento da Avenida dos Estudantes.

O aeroporto está localizado numa região industrial e residencial de São José do Rio Preto, com vários bairros residenciais com casas e apartamentos de médio padrão próximos. Na cidade de São José do Rio Preto há vários hotéis confortáveis no centro ou em bairros próximos ao centro, a maioria de quatro e três estrelas, entre eles o Plaza Inn, Hotel Nacional, Hyatt Place, Ibis Rio Preto, Arco, Ipê Center, Quality Saint Paul, Faria Lima, Michelangelo, Comfort Saint Peter, Gran Rio, Metrópolis, Riviera, Hotel King, Anajá, Itamarati, Residencial Real Center, Augustus Plaza, Globo e Castelinho.

Embora bem movimentado, o Aeroporto de São José do Rio Preto é considerado um aeroporto de infraestrutura simples, mas com terminal moderno e climatizado para embarque e desembarque de passageiros da aviação comercial, inclusive. Ele tem uma pista de pouso pavimentada de asfalto de comprimento razoável, com 1.600 metros de comprimento. Não é uma pista comprida, mas é o suficiente para operações visuais e por instrumentos seguras de aeronaves de pequeno e médio portes, com margem de segurança. Porém, os modelos de jatos comerciais de grande porte não devem estar no seu peso máximo de decolagem, com os tanques cheios.

Atualmente, o Aeroporto de São José do Rio Preto opera com a aviação comercial, doméstica e regional, a aviação geral, incluindo a aviação executiva e de táxi-aéreo. O aeroporto opera com o sistema de balizamento noturno e NDB - Non Directional Beacon, que permitem operações noturnas e diurnas, com chuva leve ou sob neblina leve, de todas as aviações, exceto a internacional. A pista de pouso está aberta para pousos e decolagens 24 horas por dia. Ela está posicionada com as cabeceiras 25 e 7. As coordenadas geográficas do aeroporto são 20º48'58"S e 49º24'17"W, com elevação de 500 metros. O telefone fixo da Sala AIS do aeroporto é (17) 3235 – 5058.

O complexo aeroportuário está instalado em uma área de 830.000 metros quadrados, o equivalente a aproximadamente 83 hectares, contando com uma pista de pouso média. Segundo o DAESP – Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo, a infraestrutura é composta por dois pátios de estacionamento de aeronaves, um para a aviação comercial e outro para a aviação executiva, totalizando mais de 20.000 metros quadrados, ambos interligados por uma pista de taxiamento. O terminal térreo para embarque e desembarque de passageiros possui área construída de 6.600 metros quadrados.

Ele está localizado na Zona Oeste da cidade de São José do Rio Preto, a cerca de três quilômetros a sudoeste do centro da cidade. Os aeroportos de alternativa de voo mais próximos, que costumam ser usados nos planejamentos de voo, são o Aeroporto Municipal de Barretos, a cerca de 100 quilômetros a nordeste; o Aeroporto Estadual de Araçatuba, a cerca de 120 quilômetros a oeste; o Aeroporto Estadual de Penápolis, a cerca de 100 quilômetros a oeste; o Aeroporto Estadual de Votuporanga, a cerca de 100 quilômetros a noroeste; e o Aeroporto Municipal de Catanduva, a cerca de 50 quilômetros a sudeste; lembrando que todos esses números são aproximados, não devendo, portanto, ser usados para navegação aérea.

A única pista de pouso do Aeroporto de São José do Rio Preto possui grooving, que é um tratamento da sua superfície de asfalto, semelhante ou análogo a ranhuras transversais ao eixo da pista, para possibilitar melhor escoamento da água da chuva para o terreno aberto de grama ao lado da pista.

Atualmente, no Aeroporto de São José do Rio Preto há uma variedade de estabelecimentos comerciais para atender os seus usuários, entre ele restaurante e lanchonete, uma banca de revistas ou revistaria e caixas eletrônicos de bancos.

Há no aeroporto mais de 10 hangares distribuídos do lado oeste da única pista de pouso. Não há instalações de nenhum tipo do lado leste da pista de pouso. É um aeroporto simples, mas que possui infraestrutura básica para o atendimento adequado ao usuário, com caminhões do Corpo de Bombeiros permanentemente, 24 horas por dia, disponíveis no aeroporto. O hospital mais próximo é o Hospital de Base, a cerca de três quilômetros a sudeste, um dos maiores, mais tradicionais e mais respeitados centros de referência em atendimentos de alta complexidade do interior paulista.

HISTÓRIA
O Aeroporto de São José do Rio Preto tem uma localização privilegiada e de fácil acesso, próximo ao centro comercial de uma das maiores e mais ricas cidade do interior do Estado de São Paulo. A sua pista de pouso tem comprimento limitado, mas, de modo geral, sua infraestrutura está dentro da média oferecida no Brasil, o relevo / topografia não é alto demais, não é complicado e o clima não é ruim. Não há obstáculos naturais e artificiais altos demais próximos às cabeceiras da pista de pouso.

Ele é considerado um aeroporto com infraestrutura simples e limitada, mas, por outro lado, pode ser considerado um aeroporto moderno, com balizamento noturno, farol rotativo e auxílios à navegação, aproximação e pouso.

Oficialmente, a sua construção foi iniciada em 1958 pela Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto e pelo Governo do Estado de São Paulo, que desapropriou o terreno de 83 hectares. Quando o Aeroporto de São José do Rio Preto foi inaugurado, em 1959, praticamente não havia bairros residenciais à sua volta. A companhia aérea VASP – Viação Aérea São Paulo operava a partir do Aeroporto de Congonhas, na capital São Paulo, fazendo ligações regulares para São José do Rio Preto. Com o passar dos anos, o Governo do Estado de São Paulo, por meio do DAESP – Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo investiu na melhoria e modernização da infraestrutura do Aeroporto de São José do Rio Preto, com a compra de equipamentos de apoio em solo e radionavegação.

Na condição de um dos principais centros industriais, agroindustriais, agrícolas, comerciais e de serviços na região norte do estado de São Paulo, o município de São José do Rio Preto precisava dispor de um aeroporto condizente com suas necessidades. Assim, o Aeroporto de São José do Rio Preto foi submetido nas décadas de 1990, 2000 e 2010 a uma variedade de ampliações, reformas e melhorias de sua infraestrutura, principalmente com a reforma da pista de pouso, para torná-la mais robusta para suportar o peso de jatos comerciais de grande porte, um novo, maior e moderno terminal de passageiros térreo e um novo e maior pátio para a aviação comercial, ambos para substituir o seu antigo e pequeno terminal de passageiros e pátio em uso, que, por sua vez, passaram a ser usados pela aviação geral e para cargas aéreas.

OBRAS REALIZADAS NO AEROPORTO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
DÉCADA
OBRAS REALIZADAS
1950
Inauguração do aeroporto
1960

1970

1980

1990
Reforma e ampliação da pista de pouso, com aumento do PCN (resistência) para suportar grandes jatos comerciais. Construção de um novo e moderno terminal de passageiros, com 2.000
2000

2010
Ampliação do terminal de passageiros, aumentando sua área construída para 6.600

O nome Aeroporto Professor Eribelto Manoel Reino é uma homenagem ao professor, sindicalista, contador, economista e advogado falecido em 1987. Ele também foi vereador e presidente da Federação dos Bancários do Estado de São Paulo.

Ao longo de toda a sua história, desde sua inauguração no final da década de 1950, passaram pelo Aeroporto de São José do Rio Preto clássicos da indústria aeronáutica, ícones de suas respectivas épocas, e alguns modelos de aviões ainda considerados modernos, operados por companhias aéreas de aviação regular, entre eles o antigo turboélice bimotor de médio porte para transporte regional Fokker F27, operado intensivamente pela TAM Transportes Aéreos, conhecida atualmente como LATAM Airlines; o turboélice bimotor de médio porte Embraer EMB-110 Bandeirante, operado pela Brasil Central Linhas Aéreas; o antigo jato bimotor para transporte doméstico de passageiros Boeing 737-200, operado pela VASP – Viação Aérea São Paulo, que não existe mais; e, é claro, o ainda moderno jato bimotor para transporte de passageiros Fokker F-100 da TAM Transportes Aéreos, substituído posteriormente pelo Airbus A320 e pelo Airbus A319, atualmente operados pela LATAM Airlines.

MERCADO
Atualmente, considerando número de passageiros transportados, o Aeroporto de São José do Rio Preto é o segundo aeroporto civil e regional mais movimentado do estado de São Paulo, depois do Aeroporto de Ribeirão Preto. Considerando apenas os aeroportos administrados pelo DAESP – Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo, ele é o segundo aeroporto mais movimentado. Considerando todos os aeroportos do interior do Estado de São Paulo, fora da região metropolitana da capital São Paulo, ele é o terceiro mais movimentado, considerando número de passageiros transportados, depois do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, e do Aeroporto de Ribeirão Preto.

Por décadas seguidas, desde sua inauguração no final da década de 1950, ele é uma das principais infraestruturas aeroportuárias civis do interior do estado de São Paulo. Em 2017, por exemplo, passaram pelo Aeroporto de São José do Rio Preto mais de 728.000 passageiros, com cerca de 31.000 movimentos de aeronaves, uma média simples de cerca de 80 pousos / decolagens por dia, um número surpreendente, considerando se tratar de um aeroporto regional de cidade do interior. Em 2018, foram mais de 768.000 passageiros.

Ele serve de infraestrutura para um dos principais tráfegos aéreos domésticos e regionais do interior do estado de São Paulo, com linhas aéreas regulares diretas (sem conexões) para São Paulo – S.P., Campinas – S.P., Brasília – D.F., Cuiabá – M.T., Três Lagoas – M.S. e Ribeirão Preto – S.P.. Os demais destinos no Brasil são realizados por meio de conexões em São Paulo, Campinas e Brasília.

A chamada aviação comercial, formada por companhias aéreas domésticas e regionais com voos regulares que comercializam passagens, tem presença marcante no Aeroporto de São José do Rio Preto, com voos praticamente o dia inteiro, de segunda a sexta, a cada duas ou três horas, mais ou menos, para grandes hubs nacionais, principalmente para o Aeroporto de Congonhas, na capital São Paulo, e para o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, no interior do estado, próximo à capital. Para quem não sabe, as companhias aéreas domésticas ou companhias de alcance nacional são aquelas que realizam voos regulares para grandes cidades, principalmente ou geralmente capitais de estado. Já as companhias aéreas regionais são aquelas que realizam voos para cidades médias ou pequenas, principalmente ligando grandes metrópoles (hubs) a cidades do interior, geralmente com infraestrutura aeroportuária limitada.

A chamada aviação geral, formada por empresas de táxi-aéreo (aviação executiva e turística), operadores particulares pessoas físicas e jurídicas (aviação executiva, desportiva, de turismo e de passeio) também marca presença no Aeroporto de São José do Rio Preto. A oficina de manutenção de aeronaves leves a pistão e turboélices Vavá Aerotécnica Ltda é uma das mais tradicionais do interior do estado de São Paulo, com mais de 45 anos de atividades no local.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
  • Localização: Cidade de São José do Rio Preto;
  • Endereço: Avenida dos Estudantes;
  • CEP / ZIP code / Post code: 15.035-010
  • Coordenadas geográficas: 20º48'58"S e 49º24'17"W;
  • Propriedade do solo: Governo do Estado de São Paulo;
  • Código IATA: SJP;
  • Código ICAO: SBSR;
  • Administração: DAESP – Departamento Aeroviário de São Paulo;
  • Controle: AFIS SRPV, sem torre;
  • Telefone geral: (17) 3233-1919 (fixo);
  • Sala AIS: (17) 3235-5058 (fixo);
  • Ouvidoria DAESP: (11) 3312-9621;
  • Uso: Público, militar e governamental;
  • Inauguração: 1959;
  • Altitude: Aprox. 500 metros;
  • Pista de pouso: Cabeceiras 7 / 25, 1.600 metros (asfalto);
  • Resistência da pista de pouso: PCN 35 (aviões de grande porte);
  • Homologação: VFR e IFR diurno e noturno, com NDB e farol;
  • Capacidade do pátio (aviação comercial): 15.000 m²;
  • Capacidade do pátio (aviação geral): 5.000 m²;
  • Capacidade total dos pátios: 20.000 m²;

Nota: O blog Ciência e Tecnologia em Foco agradece a gentileza e atenção do DAESP – Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo, por meio da senhora Vanda, pelo fornecimento de informações prestadas diretamente ao editor por meio de correio eletrônico.

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