AEROPORTO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
AEROPORTO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
FICHA TÉCNICA
AEROPORTO PROFESSOR ERIBELTO MANOEL REINO
INTRODUÇÃO
O Aeroporto Estadual de São José do Rio Preto é um
tradicional aeroporto público brasileiro destinado às operações visuais e por
instrumentos, noturnas e diurnas, de aeronaves de pequeno, médio e grande
portes das aviações comercial (somente doméstica e regional), geral,
governamental, policial e militar, localizado no bairro Jardim Novo Aeroporto,
na Zona Oeste da cidade de São José do Rio Preto, interior do estado de São
Paulo, no Brasil. Esse importante aeroporto brasileiro está localizado a apenas
três quilômetros a oeste do centro comercial de uma das maiores e mais ricas
cidades do interior do estado de São Paulo, que por sua vez está localizada a
cerca de 440 quilômetros a noroeste da capital do estado. Ele é considerado um
dos mais estratégicos aeroportos regionais brasileiros, é um dos mais
movimentados aeroportos destinados ao transporte aéreo regional e doméstico regulares,
transportes aéreos governamental e militar e apoio de infraestrutura para o
funcionamento das operações aeromédicas e policiais da microrregião de São José
do Rio Preto.
Conhecido também como Aeroporto Professor Eribelto
Manoel Reino, ele é o segundo aeroporto regional mais movimentado do interior
do Estado de São Paulo, considerando que o Aeroporto de Congonhas tem um perfil
doméstico e regional; que o Aeroporto Campo de Marte tem um perfil executivo e
militar; que o Aeroporto de Viracopos tem perfil internacional, doméstico e
regional; e que o Aeroporto de Jundiaí tem um perfil executivo. Assim, ele fica
apenas uma posição atrás do Aeroporto de Ribeirão Preto, que é o aeroporto
regional mais movimentado do interior do Estado de São Paulo, considerando
número de passageiros transportados.
Dentro do meio aeronáutico o Aeroporto de São José do
Rio Preto é oficialmente conhecido pela sigla SJP, da IATA – International Air
Transport Association, ou Associação do Transporte Aéreo Internacional, em
português, e pela sigla SBSR, da ICAO – International Civil Aviation
Organization, ou Organização da Aviação Civil Internacional, em português.
O Aeroporto de São José do Rio Preto é fundamental
para o desenvolvimento econômico e social da microrregião de São José do Rio
Preto, composta por 28 municípios, entre eles Bady Bassitt, Mirassol, Ipiguá,
Onda Verde, Guapiaçu, Cedral, José Bonifácio, Nova Granada e Olímpia. Ele concentra
uma das maiores movimentações de aeronaves das aviações comercial, regional e
geral (incluindo a aviação executiva), governamental, policial, militar e
aeromédica, servindo como infraestrutura de base para o transporte de um grande
número de empresários em visitas às suas filiais de empresas, fornecedores e
revendedores, executivos, turistas, políticos e funcionários públicos,
fazendeiros em visitas às suas fazendas, transporte de acidentados, cidadãos
doentes e transporte de órgãos para transplante.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
O Aeroporto de São José do Rio Preto é um dos mais
antigos, movimentados e conhecidos aeroportos regionais do Brasil. É um
aeroporto administrado pelo DAESP – Departamento Aeroviário do Estado de São
Paulo, órgão público estadual brasileiro subordinado ao Governo do Estado de
São Paulo. O DAESP administra o Aeroporto de São José do Rio Preto desde a década de 1960, quando esse órgão público foi inaugurado.
Foi um dos primeiros terminais aeroportuários do interior
do Estado de São Paulo, fundado no final da década de 1950, e tem atualmente algumas
linhas aéreas comerciais regulares, predominando o tráfego de jatos comerciais,
turboélices comerciais, helicópteros e aviões de pequeno e médio portes,
incluindo jatos executivos e turboélices, a denominada aviação geral. Apresenta
também movimentações de helicópteros e sua infraestrutura contribui para que a microrregião
de São José do Rio Preto concentre um dos maiores tráfegos das aviações
doméstica, regional e geral do interior do Estado de São Paulo, cuja economia
está baseada na agropecuária, na agricultura, na agroindústria, na indústria, no
comércio e em serviços.
O Aeroporto de São José do Rio Preto não opera voos
civis internacionais, isso significa que, de acordo com o regulamento de
aviação civil em vigor no Brasil, qualquer aeronave civil com destino
internacional deve, obrigatoriamente, passar antes por qualquer aeroporto
internacional em território brasileiro, e vice-versa, ou seja, toda aeronave
com procedência internacional e com destino ao Aeroporto de São José do Rio
Preto deve passar antes por qualquer aeroporto internacional em território
brasileiro.
As principais companhias aéreas que operam no
Aeroporto de São José do Rio Preto são a LATAM Airlines (conhecida
anteriormente como TAM Linhas Aéreas), a Azul Linhas Aéreas e a Passaredo
Linhas Aéreas. As principais locadoras de automóveis no aeroporto, nas
proximidades do aeroporto ou no centro da cidade são Localiza / Hertz, Movida,
Unidas e Alugue Brasil. Dentro do aeroporto ou nas ruas e avenidas bem próximas
há caixas automáticos dos bancos Bradesco, Caixa Econômica Federal e Banco do
Brasil. O telefone fixo da administração do
aeroporto é (17) 3233-1919 (fixo).
A Shell e a BR Aviation / Petrobrás são as
fornecedoras de combustíveis (querosene e gasolina) para aeronaves no Aeroporto
de São José do Rio Preto. Também há dentro do aeroporto uma escola de aviação,
o Aeroclube de São José do Rio Preto.
A principal via de acesso ao Aeroporto de São José do
Rio Preto é a Avenida dos Estudantes, com o terminal de embarque de
passageiros, por exemplo, localizado nessa avenida. Os hangares e/ou
instalações da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros estão localizados na
Avenida Clóvis Oger, que, na verdade, é como se fosse um prolongamento da
Avenida dos Estudantes.
O aeroporto está localizado numa região industrial e
residencial de São José do Rio Preto, com vários bairros residenciais com casas
e apartamentos de médio padrão próximos. Na cidade de São José do Rio Preto há vários
hotéis confortáveis no centro ou em bairros próximos ao centro, a maioria de
quatro e três estrelas, entre eles o Plaza Inn, Hotel Nacional, Hyatt Place, Ibis
Rio Preto, Arco, Ipê Center, Quality Saint Paul, Faria Lima, Michelangelo,
Comfort Saint Peter, Gran Rio, Metrópolis, Riviera, Hotel King, Anajá,
Itamarati, Residencial Real Center, Augustus Plaza, Globo e Castelinho.
Embora bem movimentado, o Aeroporto de São José do Rio
Preto é considerado um aeroporto de infraestrutura simples, mas com terminal moderno
e climatizado para embarque e desembarque de passageiros da aviação comercial,
inclusive. Ele tem uma pista de pouso pavimentada de asfalto de comprimento razoável,
com 1.600 metros de comprimento. Não é uma pista comprida, mas é o suficiente
para operações visuais e por instrumentos seguras de aeronaves de pequeno e
médio portes, com margem de segurança. Porém, os modelos de jatos comerciais de
grande porte não devem estar no seu peso máximo de decolagem, com os tanques cheios.
Atualmente, o Aeroporto de São José do Rio Preto opera
com a aviação comercial, doméstica e regional, a aviação geral, incluindo a
aviação executiva e de táxi-aéreo. O aeroporto opera com o sistema de
balizamento noturno e NDB - Non Directional Beacon, que permitem operações noturnas e diurnas, com chuva leve ou sob
neblina leve, de todas as aviações, exceto a internacional. A pista de
pouso está aberta para pousos e decolagens 24 horas por dia. Ela está
posicionada com as cabeceiras 25 e 7. As coordenadas geográficas do aeroporto
são 20º48'58"S e 49º24'17"W, com elevação de 500 metros. O telefone
fixo da Sala AIS do aeroporto é (17) 3235 – 5058.
O complexo aeroportuário está instalado em uma área de
830.000 metros quadrados, o equivalente a aproximadamente 83 hectares, contando
com uma pista de pouso média. Segundo o DAESP – Departamento Aeroviário do
Estado de São Paulo, a infraestrutura é composta por dois pátios de
estacionamento de aeronaves, um para a aviação comercial e outro para a aviação
executiva, totalizando mais de 20.000 metros quadrados, ambos interligados por uma pista de taxiamento. O terminal térreo para embarque e desembarque de
passageiros possui área construída de 6.600 metros quadrados.
Ele está localizado na Zona Oeste da cidade de São José
do Rio Preto, a cerca de três quilômetros a sudoeste do centro da cidade. Os
aeroportos de alternativa de voo mais próximos, que costumam ser usados nos
planejamentos de voo, são o Aeroporto Municipal de Barretos, a cerca de 100
quilômetros a nordeste; o Aeroporto Estadual de Araçatuba, a cerca de 120 quilômetros
a oeste; o Aeroporto Estadual de Penápolis, a cerca de 100 quilômetros a oeste;
o Aeroporto Estadual de Votuporanga, a cerca de 100 quilômetros a noroeste; e o
Aeroporto Municipal de Catanduva, a cerca de 50 quilômetros a sudeste;
lembrando que todos esses números são aproximados, não devendo, portanto, ser
usados para navegação aérea.
A única pista de pouso do Aeroporto de São José do Rio
Preto possui grooving, que é um tratamento da sua superfície de asfalto,
semelhante ou análogo a ranhuras transversais ao eixo da pista, para
possibilitar melhor escoamento da água da chuva para o terreno aberto de grama
ao lado da pista.
Atualmente, no Aeroporto de São José do Rio Preto há
uma variedade de estabelecimentos comerciais para atender os seus usuários,
entre ele restaurante e lanchonete, uma banca de revistas ou revistaria e
caixas eletrônicos de bancos.
Há no aeroporto mais de 10 hangares distribuídos do
lado oeste da única pista de pouso. Não há instalações de nenhum tipo do lado
leste da pista de pouso. É um aeroporto simples, mas que possui infraestrutura
básica para o atendimento adequado ao usuário, com caminhões do
Corpo de Bombeiros permanentemente, 24 horas por dia, disponíveis no aeroporto.
O hospital mais próximo é o Hospital de Base, a cerca de três quilômetros a
sudeste, um dos maiores, mais tradicionais e mais respeitados centros de
referência em atendimentos de alta complexidade do interior paulista.
HISTÓRIA
O Aeroporto de São José do Rio Preto tem uma
localização privilegiada e de fácil acesso, próximo ao centro comercial de uma
das maiores e mais ricas cidade do interior do Estado de São Paulo. A sua pista
de pouso tem comprimento limitado, mas, de modo geral, sua infraestrutura está
dentro da média oferecida no Brasil, o relevo / topografia não é alto demais,
não é complicado e o clima não é ruim. Não há obstáculos naturais e artificiais
altos demais próximos às cabeceiras da pista de pouso.
Ele é considerado um aeroporto com infraestrutura
simples e limitada, mas, por outro lado, pode ser considerado um aeroporto
moderno, com balizamento noturno, farol rotativo e auxílios à navegação,
aproximação e pouso.
Oficialmente, a sua construção foi iniciada em 1958
pela Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto e pelo Governo do Estado de São Paulo, que
desapropriou o terreno de 83 hectares. Quando o Aeroporto de São José do Rio
Preto foi inaugurado, em 1959, praticamente não havia bairros residenciais à
sua volta. A companhia aérea VASP – Viação Aérea São Paulo operava a partir do Aeroporto
de Congonhas, na capital São Paulo, fazendo ligações regulares para São José do
Rio Preto. Com o passar dos anos, o Governo do Estado de São Paulo, por meio do
DAESP – Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo investiu na melhoria e
modernização da infraestrutura do Aeroporto de São José do Rio Preto, com a
compra de equipamentos de apoio em solo e radionavegação.
Na condição de um dos principais centros industriais,
agroindustriais, agrícolas, comerciais e de serviços na região norte do estado
de São Paulo, o município de São José do Rio Preto precisava dispor de um
aeroporto condizente com suas necessidades. Assim, o Aeroporto de São José do
Rio Preto foi submetido nas décadas de 1990, 2000 e 2010 a uma
variedade de ampliações, reformas e melhorias de sua infraestrutura,
principalmente com a reforma da pista de pouso, para torná-la mais robusta para
suportar o peso de jatos comerciais de grande porte, um novo, maior e moderno
terminal de passageiros térreo e um novo e maior pátio para a aviação
comercial, ambos para substituir o seu antigo e pequeno terminal de passageiros
e pátio em uso, que, por sua vez, passaram a ser usados pela aviação geral e
para cargas aéreas.
OBRAS
REALIZADAS NO AEROPORTO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
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DÉCADA
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OBRAS
REALIZADAS
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1950
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Inauguração do aeroporto
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1960
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1970
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1980
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1990
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Reforma e ampliação da pista de pouso, com aumento
do PCN (resistência) para suportar grandes jatos comerciais. Construção de um
novo e moderno terminal de passageiros, com 2.000 m²
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2000
|
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2010
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Ampliação do terminal de passageiros, aumentando sua
área construída para 6.600 m²
|
O nome Aeroporto Professor Eribelto Manoel Reino é uma homenagem
ao professor, sindicalista, contador, economista e advogado falecido em 1987.
Ele também foi vereador e presidente da Federação dos Bancários do Estado de
São Paulo.
Ao longo de toda a sua história, desde sua inauguração
no final da década de 1950, passaram pelo Aeroporto de São José do Rio Preto
clássicos da indústria aeronáutica, ícones de suas respectivas épocas, e alguns
modelos de aviões ainda considerados modernos, operados por companhias aéreas
de aviação regular, entre eles o antigo turboélice bimotor de médio porte para
transporte regional Fokker F27, operado intensivamente pela TAM Transportes
Aéreos, conhecida atualmente como LATAM Airlines; o turboélice bimotor de médio
porte Embraer EMB-110 Bandeirante, operado pela Brasil Central Linhas Aéreas; o
antigo jato bimotor para transporte doméstico de passageiros Boeing 737-200,
operado pela VASP – Viação Aérea São Paulo, que não existe mais; e, é claro, o
ainda moderno jato bimotor para transporte de passageiros Fokker F-100 da TAM
Transportes Aéreos, substituído posteriormente pelo Airbus A320 e pelo Airbus
A319, atualmente operados pela LATAM Airlines.
MERCADO
Atualmente, considerando número de passageiros
transportados, o Aeroporto de São José do Rio Preto é o segundo aeroporto civil
e regional mais movimentado do estado de São Paulo, depois do Aeroporto de
Ribeirão Preto. Considerando apenas os aeroportos administrados pelo DAESP –
Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo, ele é o segundo aeroporto mais
movimentado. Considerando todos os aeroportos do interior do Estado de São
Paulo, fora da região metropolitana da capital São Paulo, ele é o terceiro mais
movimentado, considerando número de passageiros transportados, depois do
Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, e do Aeroporto de Ribeirão
Preto.
Por décadas seguidas, desde sua inauguração no final
da década de 1950, ele é uma das principais infraestruturas aeroportuárias
civis do interior do estado de São Paulo. Em 2017, por exemplo, passaram pelo
Aeroporto de São José do Rio Preto mais de 728.000 passageiros, com cerca de 31.000 movimentos de aeronaves, uma média simples de cerca de 80 pousos /
decolagens por dia, um número surpreendente, considerando se tratar de um
aeroporto regional de cidade do interior. Em 2018, foram mais de 768.000 passageiros.
Ele serve de infraestrutura para um dos principais
tráfegos aéreos domésticos e regionais do interior do estado de São Paulo, com
linhas aéreas regulares diretas (sem conexões) para São Paulo – S.P., Campinas –
S.P., Brasília – D.F., Cuiabá – M.T., Três Lagoas – M.S. e Ribeirão Preto – S.P..
Os demais destinos no Brasil são realizados por meio de conexões em São Paulo,
Campinas e Brasília.
A chamada aviação comercial, formada por companhias
aéreas domésticas e regionais com voos regulares que comercializam passagens,
tem presença marcante no Aeroporto de São José do Rio Preto, com voos
praticamente o dia inteiro, de segunda a sexta, a cada duas ou três horas, mais ou menos, para
grandes hubs nacionais, principalmente para o Aeroporto de Congonhas, na
capital São Paulo, e para o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, no interior do
estado, próximo à capital. Para quem não sabe, as companhias aéreas domésticas
ou companhias de alcance nacional são aquelas que realizam voos regulares para
grandes cidades, principalmente ou geralmente capitais de estado. Já as
companhias aéreas regionais são aquelas que realizam voos para cidades médias
ou pequenas, principalmente ligando grandes metrópoles (hubs) a cidades do
interior, geralmente com infraestrutura aeroportuária limitada.
A chamada aviação geral, formada por empresas de táxi-aéreo (aviação executiva e turística), operadores particulares pessoas físicas
e jurídicas (aviação executiva, desportiva, de turismo e de passeio) também
marca presença no Aeroporto de São José do Rio Preto. A oficina de manutenção
de aeronaves leves a pistão e turboélices Vavá Aerotécnica Ltda é uma das mais
tradicionais do interior do estado de São Paulo, com mais de 45 anos de atividades
no local.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
- Localização: Cidade de São José do Rio Preto;
- Endereço: Avenida dos Estudantes;
- CEP / ZIP code / Post code: 15.035-010
- Coordenadas geográficas: 20º48'58"S e 49º24'17"W;
- Propriedade do solo: Governo do Estado de São Paulo;
- Código IATA: SJP;
- Código ICAO: SBSR;
- Administração: DAESP – Departamento Aeroviário de São Paulo;
- Controle: AFIS SRPV, sem torre;
- Telefone geral: (17) 3233-1919 (fixo);
- Sala AIS: (17) 3235-5058 (fixo);
- Ouvidoria DAESP: (11) 3312-9621;
- Uso: Público, militar e governamental;
- Inauguração: 1959;
- Altitude: Aprox. 500 metros;
- Pista de pouso: Cabeceiras 7 / 25, 1.600 metros (asfalto);
- Resistência da pista de pouso: PCN 35 (aviões de grande porte);
- Homologação: VFR e IFR diurno e noturno, com NDB e farol;
- Capacidade do pátio (aviação comercial): 15.000 m²;
- Capacidade do pátio (aviação geral): 5.000 m²;
- Capacidade total dos pátios: 20.000 m²;
Nota: O
blog Ciência e Tecnologia em Foco agradece a gentileza e atenção do DAESP –
Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo, por meio da senhora Vanda, pelo
fornecimento de informações prestadas diretamente ao editor por meio de correio
eletrônico.
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- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Stormscope (Meteorologia)
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- Material Composto
- Leonardo AW119 Koala
- Drones
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- Nobreak (Informática)
- Boeing 787 Dreamliner
- Piper Aircraft
- James Bond (Cinema)
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- Roteadores (Telecomunicações)
- EFIS - Electronic Flight Instrument System
- Aeroporto de Congonhas
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Bell 429
- Aeroporto de Presidente Prudente
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Aeroporto de Ribeirão Preto
- Inércia (Física)
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- Airbus A320
- FAB - Força Aérea Brasileira
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- Airbus A321
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- IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física
- Navios (Engenharia Naval)
- Barcos (Engenharia Naval)
- Bicicleta (Ciclismo)
- Modem (Telecomunicações)
- Embraer EMB-203 Ipanema
- Aquífero Guarani (Geografia)
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Jornal Diário da Região: https://www.diariodaregiao.com.br/_conteudo/blogs/diariohistoria/saiba-quem-s%C3%A3o-os-personagens-que-d%C3%A3o-nome-aos-espa%C3%A7os-p%C3%BAblicos-em-rio-preto-1.438422.html
- Site KAIAK (busca de passagens): https://www.kayak.com.br/Sao_Jose_do_Rio_Preto-Sao-Jose-Do-Rio-Preto-Aeroporto.SJP.ap.html
- Site 123 Milhas (busca de passagens): https://123milhas.com/
- Revista Aero Magazine:
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aeroporto_de_S%C3%A3o_Jos%C3%A9_do_Rio_Preto
- DAESP - Departamento Aeroviário: http://www.daesp.sp.gov.br/aeroporto-detalhe/?id=889
- Site Em Sampa: http://www.emsampa.com.br/voos/aeroporto_riopreto.htm
- Site Trivago (busca de hotéis): www.trivago.com.br
- Site E-Destinos: https://www.edestinos.com.br/aeroportos/ci/sjp/sao-jose-do-rio-preto?gclid=EAIaIQobChMI3MLG8fLa2wIVybrACh2xpQP1EAAYAyAAEgL5HvD_BwE
- Aeroclube de Rio Preto (divulgação): Imagem
- DAESP (divulgação): Imagem
- Wikimedia: Imagens
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