BOMBARDIER LEARJET 45
LEARJET 45
LEARJET 45XR
INTRODUÇÃO
Logo acima, o jato
executivo de médio porte e alcance interestadual e internacional Learjet 45XR, uma versão melhorada do seu antecessor Learjet 45, uma das mais
bem sucedidas séries de aeronaves civis do fabricante americano. Logo abaixo, o bonito Learjet 45, uma aeronave confortável e confiável.
O Learjet 45 é uma moderna aeronave bimotor executiva de médio porte e alta performance, com motorização turbofan e com capacidade para transportar confortavelmente 8 ou 9 passageiros em viagens interestaduais e internacionais, dependendo da configuração de assentos adotada, projetada, desenvolvida e fabricada nos Estados Unidos a partir da década de 1990 pela tradicional fabricante estadunidense Bombardier Learjet, atualmente de propriedade da corporação canadense Bombardier Incorporated.
Os principais concorrentes da família Learjet 45 no mercado aeronáutico mundial são os americanos Cessna Citation VII e Citation Excel, o brasileiro Embraer Phenom 300, os americanos Beechcraft Beechjet 400 e Hawker 400, e os israelenses IAI Astra e IAI Astra SP.
Os principais concorrentes da família Learjet 45 no mercado aeronáutico mundial são os americanos Cessna Citation VII e Citation Excel, o brasileiro Embraer Phenom 300, os americanos Beechcraft Beechjet 400 e Hawker 400, e os israelenses IAI Astra e IAI Astra SP.
A BOMBARDIER LEARJET
A Bombardier Incorporated
é uma companhia multinacional de capital aberto que controla, a
partir do Canadá, várias empresas que formam uma grande corporação
que atua internacionalmente no ramo de fabricação de veículos para
transportes aéreo e ferroviário, principalmente fabricantes de
aviões comerciais, aviões executivos, avião utilitário para
combate a incêndios florestais e locomotivas e vagões para
transporte de passageiros. A sede do grupo Bombardier está
localizada em Montreal, na província (estado) de Quebec, no Canadá,
e possui diversas subsidiárias no Canadá, nos Estados Unidos, no
México e na Europa Ocidental.
Em 2016, com uma receita
bruta de US$ 16 bilhões (incluindo os números de todas as suas
subsidiárias, inclusive aquelas que não têm relação direta com
aviação), o grupo industrial Bombardier esteve na terceira posição
mundial no setor de indústria aeronáutica civil, logo acima de sua
principal concorrente, a empresa brasileira Embraer S.A., que por sua
vez encerrou 2016 com um faturamento de US$ 6,5 bilhões, ambas
abaixo da europeia Airbus Group e da americana Boeing Company, as
duas gigantes do setor aeroespacial. Atualmente, a Bombardier possui
mais de 66.000 empregados em vários países, principalmente no
Canadá, nos Estados Unidos e na Europa. Em 2015, a Bombardier
Aerospace, a subsidiária do grupo Bombardier que fabrica aviões
civis, incluindo comerciais e executivos, teve um faturamento de mais
de US$ 11 bilhões.
Atualmente, a Bombardier
Incorporated e sua irmã BRP - Bombardier Recreational Products,
ambas empresas com razões sociais e composições acionárias
diferentes, estão entre as maiores companhias fabricantes de
veículos e motores do mundo, respectivamente, atuando principalmente
no ramo aeroespacial, de transporte ferroviário de passageiros
(metrôs subterrâneos, metrôs de superfície e trens de alta
velocidade, inclusive) e de desportos motorizados do mundo, posição
alcançada em mais de 70 anos de existência, atuando principalmente
nas etapas de projeto, desenvolvimento, fabricação e venda de
aeronaves para os segmentos de aviação comercial, aviação
executiva e aviação utilitária, trens para transporte de
passageiros e veículos para transporte sobre neve, água e terra.
Em unidades vendidas, a
empresa canadense Bombardier Incorporated é, atualmente, a quarta
maior fabricante de aeronaves comerciais do planeta e uma das maiores
fabricantes de aeronaves executivas do mundo, e sua subsidiária mais
conhecida e admirada, a americana Bombardier Learjet é uma das mais
tradicionais, confiáveis e respeitadas fabricantes de jatos
executivos do mundo. Comparando receitas, a Bombardier é,
atualmente, um dos maiores grupos fabricantes de aeronaves do
planeta, somando os números de todas as unidades da companhia,
incluindo as marcas e projetos Learjet, Canadair / CRJ, Global e
Challenger, De Havilland Dash / Q Series, entre outros.
A BRP - Bombardier
Recreational Products, na qual a Família Bombardier também possui
uma importante participação acionária, é outra grande companhia
canadense de capital aberto, separada da companhia Bombardier
Incorporated. Como o próprio nome diz, a BRP - Bombardier
Recreational Products (pronuncia-se Bombardiê Ricriachonal Pródâcts)
fabrica veículos para transporte terrestre e aquático e pequenos
motores aeronáuticos a pistão, com ênfase no ramo de produtos para
desportos motorizados, incluindo os badalados quadriciclos com a
marca Can-Am, as também badaladas motos aquáticas / jet skis com a
marca Sea-Doo e os moto-esquis com a marca Ski-Doo, veículos para
transportar pessoas e cargas sobre condições de neve, motores de
popa para embarcações pequenas com a marca Evinrude e os
tradicionais motores aeronáuticos a pistão com a marca Rotax.
O Learjet 45 é uma aeronave bimotor executiva de alta
performance, de médio porte e de alcance interestadual e internacional, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com
motorização turbofan com alta taxa de bypass e com capacidade para transportar confortavelmente 8 ou 9 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada,
projetada e desenvolvida a partir do início da década de 1990 e fabricada nos Estados Unidos a partir de 1995 pela Bombardier Learjet. É um projeto totalmente original, totalmente novo, mas pode-se dizer que toda a longa experiência acumulada pela Leajet Corporation na fabricação bem sucedida de jatos executivos está presente nele.
Ele é o primeiro projeto totalmente novo da Learjet, desde a criação dos seus primeiros produtos comerciais, o Learjet 23, o Learjet 24 e o Learjet 25, na década de 1960. É um produto totalmente original, com as suas seções da fuselagem com perfil oval, uma tendência mundial moderna da engenharia aeronáutica adotada em vários modelos de aeronaves executivas e comerciais, incluindo o projeto japonês Mitsubishi Diamond, posteriormente comprado pela americana Beechcraft Corporation e renomeado como Beechjet 400, também seguida pela Hawker no Hawker 800 e pela Embraer nos projetos de jatos regionais da família Embraer E-Jets, entre eles o Embraer E-190, e nos jatinhos executivos Phenom 300 e Phenom 100. Esse moderno formato ovalado resulta em mais conforto, mais espaço interno, para os passageiros, principalmente para os ombros e cabeças.
Ele é o primeiro projeto totalmente novo da Learjet, desde a criação dos seus primeiros produtos comerciais, o Learjet 23, o Learjet 24 e o Learjet 25, na década de 1960. É um produto totalmente original, com as suas seções da fuselagem com perfil oval, uma tendência mundial moderna da engenharia aeronáutica adotada em vários modelos de aeronaves executivas e comerciais, incluindo o projeto japonês Mitsubishi Diamond, posteriormente comprado pela americana Beechcraft Corporation e renomeado como Beechjet 400, também seguida pela Hawker no Hawker 800 e pela Embraer nos projetos de jatos regionais da família Embraer E-Jets, entre eles o Embraer E-190, e nos jatinhos executivos Phenom 300 e Phenom 100. Esse moderno formato ovalado resulta em mais conforto, mais espaço interno, para os passageiros, principalmente para os ombros e cabeças.
Desde o início de sua fabricação, na década de 1990, o Learjet 45 saía de fábrica com um conjunto sofisticado de aviônicos EFIS - Electronic Flight Instrument System, composto por duas telas PFD - Primary Flight Display, as telas primárias, uma do lado esquerdo do painel, para o piloto, e outra do lado direito, para o co-piloto, e as demais telas para informações de MFD - Multi Function Display, ou multifunção, de EICAS - Engine Indication Crew and Alert System, ou alerta de funcionamento dos motores, e de FMS - Flight Management System, este o sistema de gerenciamento de voo.
O motor turbofan Allied Signal TFE-731 de alto desempenho que impulsiona o Learjet 45 é uma versão modernizada e melhorada de uma linhagem de motores conhecida anteriormente como Garrett TFE-731. Essa geração anterior dessa família de motores impulsionava modelos bem sucedidos de aeronaves disponíveis no mercado de aeronaves novas nas décadas de 1980 e 1990, incluindo o Cessna Citation III, o Learjet 35, o Citation VII, o Hawker 800 e o Falcon 50.
O moderno motor turbofan da série Allied Signal TFE-731, da renomada fabricante americana Honeywell International, possui o DEEC - Digital Electronic Engine Control, um sistema semelhante ao FADEC - Full Authority Digital Engine Control, ambos para controle de funcionamento e para evitar que os parâmetros de funcionamento não sejam excedidos. Este motor consome menos combustível que os modelos de turbinas anteriores da mesma série e foi projetado para um maior intervalo entre as revisões, com TBO - Time Between Overhaul de 5.000 horas, resultando em um menor custo operacional que as turbinas da geração anterior, largamente adotadas no Learjet 35 e no Citation III, por exemplo.
O Learjet 45 é um projeto de alta tecnologia. Por exemplo: Os para-brisas não têm limpadores convencionais, que foram substituídos por um sistema elétrico de aquecimento para desembaçamento e uma camada externa de composto para melhorar a visibilidade a frente em dias de chuva leve. Os freios são de carbono, com anti-skid. O bagageiro traseiro é aquecido, assim os passageiros não precisam temer o congelamento de seus shampoos e perfumes dentro de suas malas, após longas viagens.
As asas semi-retas com flaps em material composto do Learjet 45 são leves e resistentes, com menos partes e peças em relação às asas dos modelos anteriores fabricados pela Learjet. O resultado é uma carga alar menor da asa maior, um jato executivo confortável e confiável, com boa margem de sustentação para pousos mais suaves e previsíveis, em comparação com os modelos Learjet das gerações anteriores. Na verdade, o alcance prático do Learjet 45 está um pouco acima da faixa de alcance de vários outros modelos de jatos executivos de médio porte para viagens interestaduais e internacionais de outros fabricantes, ou seja, ele é quase um jato intercontinental e de fato tem sido usado por algumas empresas de taxi-aéreo da América do Sul para sobrevoar o Oceano Atlântico em direção à Europa e África.
Porém, pra quem precisa viajar com frequência para Europa, África, Ásia e América do Norte é aconselhável comprar ou alugar um avião de alcance maior, um avião intercontinental.
A fabricante americana Bombardier Learjet é uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de aeronaves executivas do mundo, com mais de 3.000 jatos executivos fabricados, de diversos tamanhos e modelos, desde a fundação de sua antecessora, a Learjet Corporation, em 1964. Ela foi uma dos primeiras fabricantes de jatos executivos de pequeno e médio portes do mundo, e, atualmente, disputa palmo a palmo o rico mercado de jatos executivos com outras também grandes empresas do setor, entre elas a americana Cessna Aircraft, a brasileira Embraer Executive Jets, a americana Gulfstream Aerospace, a francesa Dassault Falcon, a japonesa Honda Aircraft e, mais recentemente, a suíça Pilatus Aircraft.
Atualmente, a fabricante americana Bombardier Learjet é uma subsidiária da corporação canadense Bombardier Aerospace, mas as fábricas da Learjet estão localizadas nos Estados Unidos e no México. Entretanto, a Bombardier Learjet optou por importar as asas do Learjet 45 do Canadá, fabricadas pela De Havilland Canada, e importar a fuselagem do Learjet 45 da Irlanda, fabricada pela Short Brothers. Essas duas fabricantes também são subsidiárias da Bombardier.
Até alguns anos atrás, a Learjet oferecia o Learjet 45XR, uma versão aprimorada do Learjet 45, bem parecida, aliás, com alcance de cerca de 3.400 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas), equipado com galley com refrigerador para bebidas, água mineral, sucos e refrigerantes, forno de microondas ou forno elétrico para refeições rápidas, cafeteira elétrica e pequeno armário para talheres, pratos e copos. O toalete tem pia para lavar as mãos e escovar os dentes. A cabine de passageiros está equipada com DVD player, CD player e telefone por satélite.
Atualmente, a fabricante americana Bombardier Learjet é uma subsidiária da corporação canadense Bombardier Aerospace, mas as fábricas da Learjet estão localizadas nos Estados Unidos e no México. Entretanto, a Bombardier Learjet optou por importar as asas do Learjet 45 do Canadá, fabricadas pela De Havilland Canada, e importar a fuselagem do Learjet 45 da Irlanda, fabricada pela Short Brothers. Essas duas fabricantes também são subsidiárias da Bombardier.
Até alguns anos atrás, a Learjet oferecia o Learjet 45XR, uma versão aprimorada do Learjet 45, bem parecida, aliás, com alcance de cerca de 3.400 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas), equipado com galley com refrigerador para bebidas, água mineral, sucos e refrigerantes, forno de microondas ou forno elétrico para refeições rápidas, cafeteira elétrica e pequeno armário para talheres, pratos e copos. O toalete tem pia para lavar as mãos e escovar os dentes. A cabine de passageiros está equipada com DVD player, CD player e telefone por satélite.
O Learjet 45XR está equipado de fábrica com APU - Auxiliary Power Unit, freios de carbono e EICAS - Engine Indication Crew and Alert System, um sistema de alerta sobre os parâmetros de funcionamento dos motores, ou seja, é um modelo de aeronave sofisticado. Já o Learjet 45, o antecessor do Learjet 45XR, era vendido pelo fabricante na década de 1990 com a APU - Auxiliary Power Unit como item opcional, nos primeiros anos, e, posteriormente, alguns anos depois, como item de série.
As entregas do Learjet 45 e do Learjet 45XR foram iniciadas em 1998 e 2005, respectivamente, e mais de 500 unidades foram fabricadas, inclusive várias delas no Brasil. A produção em série do Learjet 45XR, o irmão mais novo do Learjet 45, foi encerrada em 2013. O Learjet 45XR foi substituído na linha de montagem da Bombardier Learjet pelo novíssimo Learjet 75.
A Bombardier Aerospace é representada no Brasil pela Líder Aviação, que também presta serviços de táxi aéreo, manutenção e treinamento.
A Bombardier Aerospace é representada no Brasil pela Líder Aviação, que também presta serviços de táxi aéreo, manutenção e treinamento.
SEGURANÇA DE VOO
Estatisticamente, em
números aproximados, a aviação comercial e a aviação executiva
são os meios de transporte mais seguros que existem, com cerca de
três acidentes graves com vítimas fatais para cada um milhão de
viagens realizadas, considerando a média mundial. Entretanto, se
forem levados em consideração apenas os números de países
desenvolvidos, como Canadá, Estados Unidos, países da Europa
Ocidental, o Japão, a Coreia do Sul e a Austrália, os números de
acidentes para cada um milhão de viagens são ainda menores, na
média cerca de um acidente grave com vítimas fatais para cada um
milhão de viagens realizadas.
Em números aproximados,
menos de 1% das mais de 500 unidades fabricadas da família Learjet
45 se envolveu e / ou foi envolvido em acidentes graves com vítimas
fatais. São números equivalentes aos de um de seus principais
concorrentes, o Cessna Citation Excel, que também está entre os
modelos de jatos executivos de médio porte mais seguros que existem:
- Em 2003, na Itália, um jato Learjet 45, após a decolagem no Aeroporto de Milão e já na fase de subida, sofreu impacto com aves, se desestabilizando e caindo durante os procedimentos de emergência para retorno imediato ao aeroporto de origem;
- Em 2008, no México, um jato Learjet 45XR, durante um voo para a Cidade do México, já na fase de aproximação, perdeu o controle ao entrar em uma esteira de turbulência de um jato comercial de grande porte, um Boeing 767;
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
LEARJET 45
LEARJET 45
- Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto;
- Capacidade: 8 ou 9 passageiros;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 820 km / h;
- Comprimento: Aprox. 18 metros;
- Envergadura: Aprox. 15 metros;
- Altura da aeronave: Aprox. 4,3 metros;
- Altura da cabine: Aprox. 1,5 metro;
- Motorização (potência): 2 X Allied Signal TFE-731 (3.500 libras / cada);
- Reversores: Dee Howard;
- APU: Honeywell RE-100;
- Aviônicos: EFIS Honeywell Primus 1000;
- Reabastecimento: Ponto único / single point;
- Homologação: FAR Part 25;
- Retrofit: Pacote 45XR (performance melhorada em dias quentes);
- Trem de pouso: Trailing link;
- Freios: Break-by-wire, de carbono, com anti-skid;
- Teto de serviço: Aprox. 15.000 metros;
- Alcance: Aprox. 3.400 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Peso máximo decolagem: Aprox. 9.300 kg;
- Pista de pouso: Aprox. 1.650 metros (seis passageiros / dias quentes / tanques cheios);
- Consumo médio (QAV): Aprox. 700 litros / hora (lotado / 75% potência);
- Consumo médio (QAV): Aprox. 0,09 litro / passageiro / km voado;
- Preço (no exterior): Aprox. US$ 1,8 milhão (usado / bom estado de conservação);
- Preço (no exterior): Aprox. US$
LEARJET 45XR
- Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto;
- Capacidade: 8 ou 9 passageiros;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 820 km / h;
- Comprimento: Aprox. 18 metros;
- Envergadura: Aprox. 15 metros;
- Altura da aeronave: Aprox. 4,3 metros;
- Altura da cabine: Aprox. 1,5 metro;
- Motorização (potência): 2 X Honeywell TFE-731 (3.500 libras / cada);
- Reversores: Dee Howard;
- APU: Honeywell RE-100;
- Aviônicos: EFIS Honeywell Primus 1000;
- Aviônicos: FMS UNS-1E Universal;
- Reabastecimento: Ponto único / single point;
- Trem de pouso: Trailing link;
- Freios: Break-by-wire, de carbono, com anti-skid;
- Iluminação de cabine: LED;
- Homologação: FAR Part 25;
- Teto de serviço: Aprox. 15.000 metros;
- Alcance: Aprox. 3.400 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Peso máximo decolagem: Aprox. 9.700 kg;
- Pista de pouso: Aprox. 1.650 metros (lotado / dias quentes / tanques cheios);
- Consumo médio (QAV): Aprox. 700 litros / hora (lotado / 75% potência);
- Consumo médio (QAV): Aprox. 0,09 litro / passageiro / km voado;
- Preço (no exterior): Aprox. US$ 3,5 milhões (usado / bom estado de conservação);
- Preço (no exterior): Aprox. US$
ONDE COMPRAR
A importação de unidades
usadas de aviões da família Learjet 45 também é possível para
compradores brasileiros. Porém, somando todos os impostos e taxas, o
preço final da aeronave já nacionalizada pode sofrer um acréscimo
de cerca de 20% em relação ao preço inicial no exterior.
- Aeromercado (classificados): http://www.aeromercado.com.br/defr.asp
- Controller (em inglês): https://www.controller.com
- FlightMarket (classificados): http://www.flightmarket.com.br/pt/
- Aircraft24 (no exterior): https://pt.aircraft24.com
- América Aviões (classificados): http://www.americaavioes.com.br/deft.asp
- Global Air (em inglês): https://www.globalair.com/aircraft-for-sale/
Não é aconselhável
comprar sozinho (a), sem acompanhamento, uma aeronave se não entende
do assunto. É aconselhável buscar assessoria profissional
especializada e confiável no Brasil para a seleção, a negociação
de compra, o cumprimento de todos os trâmites burocráticos
relacionados à importação e nacionalização, hangaragem,
manutenção e treinamento de tripulação.
Várias empresas idôneas
no Brasil oferecem esse tipo de serviço de assessoria e manutenção,
entre elas a Líder Aviação e a Global Aircraft. Algumas delas
oferecem também o serviço de gerenciamento de aeronaves.
- Aileron
- Abdução (Ufologia)
- Turbofan
- Trimotor
- Saab JAS 39 Gripen
- AVGAS (Gasolina de Aviação)
- Extraterrestre (Ufologia)
- Robinson R44
- Quadrimotor
- Beechcraft
- Programa FX2 (Força Aérea Brasileira)
- Piper Seneca
- Beechcraft Baron
- Piper Saratoga
- Beechcraft Bonanza
- Piper Navajo
- Beechraft King Air
- Piper Malibu Meridian
- Beechcraft Premier
- Piper Malibu
- Bimotor
- Piper Arrow
- Pilatus PC-12
- Pesos e Medidas
- Bombardier Global 6000
- Ônibus Espacial
- UFO/ OVNI (Ufologia)
- Bombardier Learjet 60
- Monomotor
- Cessna 206 Station Air
- Cessna 208B Grand Caravan
- MD Explorer (MD 900 Explorer)
- Cessna 210 Centurion
- MD 520 Notar
- Cessna Citation
- Longarina (Engenharia)
- Cessna Citation CJ2
- Gates Learjet 55
- Cessna Citation Encore
- Gates Learjet 35
- Cessna Citation Excel
- Bombardier Learjet
- Cessna Citation II
- Gates Learjet 25
- Cessna Citation III
- Iridium (Telefonia por Satélite)
- Cessna Citation V
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Cessna Citation X
- Caso ET de Varginha
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Beechcraft Hawker 800
- Cirrus SR20
- Beechcraft Hawker 4000
- Cirrus SR22
- Beechcraft Hawker 400
- Indústria Automobilística
- Gulfstream G200
- Dassault Falcon 2000
- Decolagem (Aviação)
- Etops (Aviação)
- Disco Voador
- Bell 206 Jet Ranger
- Embraer EMB-121 Xingu
- Gulfstream G550 e Gulfstream GV
- Embraer Legacy (ERJ-135 BJ)
- Embraer Phenom 300
- Comércio Exterior
- Dassault Falcon 50
- Mooney M20R Ovation
- Airbus H-135 / Eurocopter EC-135
- Embraer KC-390
- Cessna 182 Skylane
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Bell 206 Long Ranger
- Globalstar (Telefonia por Satélite)
- Eurocopter EC-120 Colibri
- Operação Prato (Ufologia)
- Energia Elétrica
- Bombardier Challenger
- Airbus H-130 / Eurocopter EC-130
- Área 51 (Ufologia)
- Stormscope (Meteorologia)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto (Química)
- Socata TBM
- Gulfstream III
- Leonardo AW119 Koala
- Socata TB
- Drones
- Bell 407
- Neiva Paulistinha
- Piper Cub
- Piper Aircraft
- Mooney M20K Encore
- Gulfstream G100
- Maule MT-7
- Embarcações (Indústria Naval)
- Cessna 172 Skyhawk
- Aero Commander 500
- EFIS - Electronic Flight Instrument System
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Revista Exame (Abril): http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/os-jatos-que-seduziram-os-milionarios-brasileiros?p=3#3
- Revista Aero Magazine: http://aeromagazine.uol.com.br
- Aviation Week (em inglês): http://aviationweek.com/awin/bombardier-learjet-45
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Learjet_45
- Líder Aviação: https://www.lideraviacao.com.br/pt-br/vendas
- Revista Flying (em inglês): http://www.flyingmag.com/aircraft/jets/lear-45xr-swiss-army-knife-jets?page=0,0
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bombardier_Learjet_45
- Aerospace Technology (em inglês): http://www.aerospace-technology.com/projects/learjet/
- Flight Safety Foundation (em inglês): https://aviation-safety.net/database/types/Learjet-45/losses
- Bombardier (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
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