BOMBARDIER GLOBAL EXPRESS
O jato executivo intercontinental Bombardier Global Express (pronuncia-se Bombardiê Glôbal Écsprés) é o modelo original de aeronave da família Global Express, uma série de aeronaves bem sucedida tecnicamente e bem aceita no mercado aeronáutico mundial, embora de preço elevado. A rigor, o Bombardier Global Express é o modelo de avião que deu origem a várias versões de jatos executivos, de tamanho menor, de tamanho maior e do mesmo tamanho, dentre elas o Bombardier Global 5000, uma versão encurtada, atualizada e melhorada, o Bombardier Global 6000, uma versão aprimorada do Bombardier Global Express, com o mesmo tamanho, e o Bombardier Global 7500, de tamanho maior e de maior alcance.
Nas décadas de 2000 e 2010, os principais concorrentes da família Global no mercado aeronáutico mundial foram o Gulfstream G550, o Gulfstream G650, o Gulfstream G450, o Gulfstream V e o Gulfstream IV, todos esses fabricados pela americana Gulfstream Aerospace; o Citation Longitude e o Citation X, todos esses da também americana Textron Aviation, anteriormente Cessna Aircraft; o Embraer Legacy 650 e o Embraer Legacy 600, esses dois da brasileira Embraer S.A.; o Beechcraft Hawker 4000, da então fabricante americana Raytheon Aircraft / Beechcraft, atualmente Textron Aviation; e o Falcon 2000, o Falcon 900, o Falcon 6X e o Falcon 7X, todos esses da francesa Dassault Aviation.
Alguns modelos da família Global Express não são mais fabricados, só é possível encontrá-los no mercado mundial de aeronaves usadas.
A BOMBARDIER
A Bombardier Incorporated é uma companhia multinacional de capital aberto que controla, a partir do Canadá, várias empresas que formam uma grande corporação que atua internacionalmente no ramo de fabricação de veículos para transporte aéreo, principalmente fabricantes de aviões executivos. A sede do grupo Bombardier está localizada em Montreal, na província de Quebec, no Canadá, e possui algumas subsidiárias no Canadá, nos Estados Unidos e no México.
A empresa já foi uma gigantesca multinacional do ramo de transportes, tendo sido, inclusive, uma das maiores fabricantes de locomotivas e vagões para transporte de passageiros, inclusive trens de alta velocidade; a quarta maior fabricante de aviões comerciais do mundo, incluindo jatos e turboélices; e uma fabricante de avião turboélice utilitário para combate a incêndios florestais.
Em 2013, por exemplo, com uma receita de US$ 18,3 bilhões (incluindo os números de todas as suas subsidiárias, inclusive aquelas que não têm relação direta com aviação), o grupo industrial Bombardier esteve na terceira posição mundial no setor de indústria aeronáutica civil, logo acima de sua principal concorrente, a empresa brasileira Embraer, que, por sua vez, encerrou 2013 com um faturamento de US$ 5,8 bilhões, ambas abaixo da europeia Airbus e da americana Boeing, as duas gigantes do setor aeronáutico e aeroespacial.
Durante a década de 2010, a empresa iniciou uma profunda reestruturação baseada em uma série de desinvestimentos, incluindo a venda dos projetos Bombardier CRJ, de aviões comerciais para aviação regional, para a fabricante japonesa Mitsubishi; a venda dos projetos dos aviões turboélice regionais Bombardier Q-Series, dos aviões turboélice semi-utilitários Twin Otter e do avião turboélice para combate a incêndios Bombardier CL-415 para a empresa americana Viking Air / Longview Aviation; com a sua saída definitiva do ramo de fabricação de aeronaves comerciais concluída em 2020, com a venda de uma participação societária minoritária no projeto do avião comercial Airbus A220, conhecido anteriormente como Bombardier C-Series, com fuselagem inteiramente fabricada em material composto.
Em 2017, a Bombardier
possuía quase 70.000 empregados em vários países, principalmente no Canadá, nos
Estados Unidos, no México e na Europa. Atualmente, a empresa possui mais de 24.000 empregados nos Estados Unidos, no Canadá e no México, produzindo somente aviões executivos, com uma receita bruta de quase US$ 7 bilhões, em 2022, ou seja, ela ainda é uma grande fabricante de aviões.
A BRP - Bombardier Recreational Products, na qual a Família Bombardier também possui uma importante participação acionária, é outra grande companhia canadense de capital aberto, separada da companhia Bombardier Incorporated. Como o próprio nome diz, a BRP - Bombardier Recreational Products (pronuncia-se Bombardiê Ricriachonal Pródâcts) fabrica veículos para transporte terrestre e aquático e pequenos motores aeronáuticos a pistão, com ênfase no ramo de produtos para desportos motorizados, incluindo os badalados quadriciclos com a marca Can-Am, as também badaladas motos aquáticas / jet skis com a marca Sea-Doo e os moto-esquis com a marca Ski-Doo, veículos para transportar pessoas e cargas sobre condições de neve, motores de popa para embarcações pequenas com a marca Evinrude e os tradicionais motores aeronáuticos a pistão com a marca Rotax.
Atualmente, a Bombardier Incorporated não fabrica mais os aviões executivos Learjet.
Para obter certificação ETOPS - Extended Twin Engine Operations de 180 minutos, conhecido atualmente como ETOPS - Extended Operations, essa família de aeronaves foi projetada com três sistemas hidráulicos independentes, com quatro geradores de corrente alternada e uma RAT - Ram Air Turbine, sendo esta apenas para situações de emergência. Isso significa que os aviões da família Global Express podem viajar sobre oceanos, desertos e florestas tranquilamente, inclusive sobre as imensas áreas de água do Oceano Pacífico.
O Global Express oferece ao seu exigente usuário aviônicos avançados do tipo EFIS - Electronic Flight Instrument System, baseados na série Honeywell Primus, da fabricante americana Honeywell Aerospace, e vários itens de conforto, como um toalete separado para tripulantes, na frente, e outro espaçoso toalete para passageiros, atrás, TV por assinatura via satélite, acesso via satélite à Internet (upgrade), telefone por satélite, forno de microondas, forno elétrico, refrigerador para bebidas, CD player, DVD player e guarda-roupas compacto, dentre outros.
Todas essas facilidades e conveniências podem ser utilizadas e acessadas por tempo indeterminado e com a aeronave ainda no solo, com os motores desligados, incluindo o sistema de ar-condicionado alimentado pela eletricidade gerada pela APU - Auxiliary Power Unit, uma unidade independente fornecedora de energia.
O altíssimo nível de tecnologia em aviônicos no Global Express pode chegar a um ponto extremo de oferecer um equipamento chamado EVS - Enhanced Vision System, que permite ao piloto visualizar à noite, na tela, como se fosse de dia, o terreno sobrevoado, incluindo a pista de pouso do aeroporto de destino. O EVS - Enhanced Vision System está conjugado a outros equipamentos também no estado da arte, incluindo o chamado HUD - Head Up Display, que permite ao piloto perceber o eixo da pista de pouso em aproximações com espessa neblina / nevoeiro ou chuva leve, de dia ou à noite.
Logo acima, uma das opções de configuração de assentos para o Global Express e demais membros da família, incluindo o irmão menor e mais novo Global 5000, mas, lembrando, que a capacidade total de assentos do Global 5000 é um pouco menor, pois sua fuselagem é um pouco mais curta. Logo abaixo, mais uma opção de configuração de assentos e acabamento interno. São inúmeras opções de acabamento, uma melhora que a outra.
A família Global Express foi criada a partir da década de 1990, a partir da percepção positiva dos executivos, investidores e projetistas da Bombardier Incorporated sobre o mercado mundial de jatos executivos, com o lançamento do modelo original Bombardier Global Express, conhecido também como Bombardier Global BD-700, em 1991, com o primeiro voo realizado em 1996 e a certificação das autoridades aeronáuticas canadense, americana e europeia em 1998, com primeira entrega a um cliente corporativo realizada no ano seguinte.
Basicamente, de forma resumida, se trata de
versões de jatos executivos que seguem o conceito básico do modelo original Bombardier Global Express,
algumas com fuselagem mais curta, como o Bombardier Global 5000, por exemplo,
outras com mesmo tamanho de fuselagem, como o Bombardier Global 6000, e mais
alguns modelos complementares, como o Bombardier Global 7500, por exemplo, com
fuselagem mais longa e maior alcance.
Na época, mais de 200 projetistas, incluindo engenheiros e designers, estiveram envolvidos no Programa Global, da Bombardier Incorporated, com custos de criação, desenvolvimento e preparação para fabricação avaliados em cerca de US$ 800 milhões, em valores da época, o equivalente hoje a cerca de US$ 2 bilhões.
A aeronave foi projetada com o software de desenvolvimento industrial CATIA / CAD, já prevendo a necessidade de certificação ETOPS – Extended Operations, necessária para sobrevoar oceanos, desertos e florestas. Ela foi projetada com asa supercrítica, com enflechamento de até 35º graus, com winglets, combinada com um conjunto de controles de voo convencional, baseado em cabos e roldanas, mas com auxílio hidráulico em alguns pontos, já que se trata de um avião de médio porte, portanto pesado.
Mesmo sendo um projeto da década de 1990, o avião reúne um impressionante conjunto de itens de conforto, segurança e performance, capaz de rivalizar com outros produtos de altíssimo nível da época, como o jato executivo intercontinental americano Gulfstream V, outro ícone da elegância, do conforto, da alta performance, do refinamento e da segurança.
Por exemplo, o avião canadense possui uma cabine bem espaçosa,
com mais de 13 metros de comprimento (ou até 14,8 metros, incluindo nessa medida o bagageiro traseiro pressurizado); 1,9 metro de altura livre; e com 2,5 metros
úteis de largura; com pressurização de 10 psi; com uma galley completa na frente, um toalete compacto para
tripulação também na frente e um toalete espaçoso para passageiros atrás, com a
opção de instalação de uma miniducha para banhos rápidos para passageiros, por meio de retrofit,
a pedido do eventual comprador.
Os motores turbofan Rolls Royce BR-710 do Global Express possuem FADEC - Full Authority Digital Engine Control, que é um computador que controla o funcionamento dos motores, para evitar que parâmetros seguros (limites) de funcionamento não sejam ultrapassados inadvertidamente ou acidentalmente pela tripulação. A parte dianteira da fuselagem e os estabilizadores horizontais do avião foram fabricados na Irlanda pela Short Brothers, uma subsidiária da Bombardier. As asas e a parte central da fuselagem foram fabricadas pela Mitsubishi Heavy Industries. Todas essas partes citadas neste parágrafo eram enviadas para a fabrica da Bombardier no Canadá para montagem final.
Mais de 150 unidades de Global Express foram fabricadas e a grande maioria está em condições de voo. Ele foi substituído na linha de montagem do fabricante canadense pelo Global Express XRS, em 2004.
O seu principal concorrente é o Gulfstream V da Gulfstream Aerospace.
GLOBAL EXPRESS XRS
O Global Express XRS é o segundo modelo da linha de montagem Global Express da Bombardier no Canadá, também com o conjunto de aviônicos Honeywell Primus 2000XP, com seis telas no painel principal e mais cinco telas no console central. Ele é uma versão melhorada do Global Express, com fabricação em série iniciada em 2004, com capacidade de combustível um pouco maior, portanto com maior alcance, um pouco mais de disponibilidade de potência para decolagem em aeroportos de altitude elevada e de clima quente e úmido, sistema de pressurização melhorado e algumas melhorias no cockpit ou cabine de comando e na cabine de passageiros.
Mais de 165 unidades de Global Express XRS foram fabricadas e grande parte delas está operando normalmente.
O seu principal concorrente é o Gulfstream G550 da Gulfstream Aerospace.
GLOBAL 5000
O Global 5000 é um derivado um pouco mais curto do Global Express, entretanto com quase todas as características de sofisticação, conforto, performance e segurança do Global 6000, por sua vez uma versão aprimorada, mais tecnológica, do Global Express. O irmão menor e mais novo Global 5000 foi lançado no início da década de 2000 para completar a família Global de jatos intercontinentais da Bombardier, com fabricação em série iniciada em 2005, também com conjunto de aviônicos Honeywell Primus 2000XP, mas com fuselagem apenas um metro mais curta e com praticamente as mesmas asas do Global Express.
O alcance non-stop do Global 5000 é de cerca de 8.000 quilômetros, com a cabine lotada de passageiros, com 75% de potência e com reservas. É um ótimo alcance, o suficiente para viajar entre Campinas - S.P. e Nova York - N.Y. sem necessidade de parada para reabastecimento no meio do caminho. Segundo o fabricante, é possível conseguir um alcance maior, de cerca de 8.700 quilômetros, com oito passageiros a bordo, pouca bagagem, pista bem comprida, temperatura amena no aeroporto de origem, boas condições de tráfego (poucos aviões na saída, na rota e na chegada), poucas formações meteorológicas na rota e vento brando na rota.
Nos primeiros anos de fabricação, alguns itens de cockpit do Global 5000 estavam disponíveis aos compradores como opcionais solicitados ao fabricante, dentre eles o EVS - Enhanced Vision System e o HUD - Head Up Display, um item que, mais tarde, se tornou disponível de série ao comprador. Já os sistemas de GPS - Global Positioning System, de FADEC - Full Authority Digital Engine Control e de IRS - Inertial Reference System estão integrados ao projeto do avião como itens de série.
Mais de 220 unidades do Global 5000 foram fabricadas e a grande maioria está em condições de voo. Ele foi substituído na linha de montagem em 2019 pelo Global 5500, um de seus irmãos mais novos.
Os seus principais concorrentes são o Cessna Citation Longitude, o Cessna Citation X, o Gulfstream G450, o Beechcraft Hawker 4000, o Dassault Falcon 2000, o Dassault Falcon 900, o Embraer Legacy 600 e o Embraer Legacy 650. Alguns desses concorrente citados neste parágrafo não são mais fabricados.
Logo acima, uma das opções de configuração de assentos do Global 6000, para até 13 passageiros, em baixa densidade. Observe atentamente, que o primeiro assento do lado esquerdo é totalmente privativo, em uma minicabine fechada, pois está reservado para um dos pilotos descansar, enquanto dois pilotos estão lá na cabine, controlando a aeronave. Além disso, é possível uma configuração de alta densidade, para até 18 passageiros, mas o alcance diminui. Logo abaixo, o conjunto de aviônicos Rockwell Collins ProLine Fusion, disponível no Global 6000, mais avançado, com quatro grandes telas.
Esse modelo de avião foi escolhido pela empresa de propriedade compartilhada e táxi-aéreo americana e europeia NetJets para compor sua frota de jatos de longo alcance.
Os seus principais concorrentes são os americanos Cessna Citation Longitude, Gulfstream G550 e Gulfstream G650, o brasileiro Embraer Legacy 650 e os franceses Dassault Falcon 6X e Dassault Falcon 7X, todos com preço elevado, na faixa de US$ 30 milhões até US$ 70 milhões, dependendo do modelo. Alguns dos modelos citados neste parágrafo não são mais fabricados, portanto só é possível encontrá-los no mercado internacional de aviões usados.
Ele foi substituído na linha de montagem em 2019 pelo Global 6500, um de seus irmãos mais novos.
RAYTHEON SENTINEL R1
GLOBAL 7500
É uma versão amplamente melhorada da família Global Express, com mudanças estruturais, de tecnologia e de conforto em relação aos irmãos mais velhos Global Express, Global Express XRS, Global 5000 e Global 6000, incluindo uma nova asa, maior, com winglets e flaps fowler, com maior capacidade de combustível; fuselagem cerca de três metros mais comprida, capaz de acomodar até 18 passageiros, em média densidade, mas com muito conforto; e um alcance aumentado para até 14.000 quilômetros, embora na prática não passe de 12.000 quilômetros, quando lotado com passageiros adultos e bagagem.
O alcance non-stop do Global 5500 é de cerca de 10.000 quilômetros, com a cabine lotada de passageiros e bagagem, com 75% de potência e com reservas. Segundo o fabricante, é possível conseguir um alcance maior, de cerca de 10.800 quilômetros, com oito passageiros a bordo, pouca bagagem, pista bem comprida, temperatura amena no aeroporto de origem, boas condições de tráfego, poucas formações meteorológicas na rota e vento brando na rota.
Os seus principais concorrentes são o Cessna Citation Longitude, o Cessna Citation X, o Gulfstream G450, o Beechcraft Hawker 4000, o Dassault Falcon 2000, o Dassault Falcon 900, o Embraer Legacy 600 e o Embraer Legacy 650. Alguns desses concorrente citados neste parágrafo não são mais fabricados.
BOMBARDIER E-11A
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O alcance non-stop do Global 6500 é de cerca de 10.000 quilômetros, com a cabine lotada de passageiros e bagagem, com 75% de potência e com reservas. Segundo o fabricante, é possível conseguir um alcance maior, de cerca de 12.000 quilômetros, com oito passageiros a bordo, pouca bagagem, pista bem comprida, temperatura amena no aeroporto de origem, boas condições de tráfego, poucas formações meteorológicas na rota e vento brando na rota.
Os seus principais concorrentes são os americanos Cessna Citation Longitude, Gulfstream G550 e Gulfstream G650, o brasileiro Embraer Legacy 650 e os franceses Dassault Falcon 6X e Dassault Falcon 7X, todos com preço elevado, na faixa de US$ 30 milhões até US$ 70 milhões, dependendo do modelo. Alguns dos modelos citados neste parágrafo não são mais fabricados, portanto só é possível encontrá-los no mercado internacional de aviões usados.
Logo acima, a sofisticada cabine de comando do Global Express, com as telas primárias e multifuncionais bem à frente do piloto e do co-piloto, com a tela do EICAS no centro do painel de comando, e, um pouco abaixo, no console central, a interface do FMS, o sistema de gerenciamento de voo. Logo abaixo, uma maravilha tecnológica, o sofisticadíssimo EVS combinado com HUD do Global 6000, o irmão mais novo do Global Express. São dois instrumentos muito úteis para pousos noturnos e sob neblina / nevoeiro espesso ou chuva leve.
Para quem precisa
viajar com frequência para a Europa Ocidental, África, América do Norte, Ásia e Oceania os aviões da família Global Express estão entre as melhores opções de compra. Para quem viaja pouco,
duas ou três vezes por ano, para essas regiões é mais aconselhável, por uma
razão econômica, alugar esses modelos de aeronaves ou seus principais
concorrentes. Para quem precisa viajar muito, a partir de uma ou duas vezes por mês, pode valer a pena comprar um. Mesmo assim, é aconselhável fazer os cálculos antes com uma empresa especializada em assessoria aeronáutica.
Cerca de 90% do
número total de pessoas transportadas pelos aviões da família Global Express,
incluindo por empresas de propriedade compartilhada e de táxi-aéreo, são
empresários, executivos, governantes, servidores públicos, engenheiros, profissionais liberais e
técnicos. Em alguns casos até grandes fazendeiros utilizam esses modelos de
aeronaves, principalmente em viagens a trabalho. O restante do número
total de passageiros desses aviões são turistas, grandes esportistas e grandes
artistas, viajando a trabalho ou lazer.
A Bombardier Aerospace do Canadá reúne três marcas de jatos executivos de médio porte, começando pela americana Learjet, que fabricava jatos para viagens interestaduais, internacionais e intercontinentais, até chegar às marcas Challenger e Global, com jatos para viagens internacionais e intercontinentais. Essas três marcas estão entre as mais confiáveis do mundo, escolhidas por clientes exigentes, que prezam pelo conforto, segurança e performance.
Somando os números de vendas de todas essas marcas, são mais de 5.000 aeronaves em operação, em condições normais de voo, incluindo os modelos clássicos e os modelos mais modernos, marcando presença em aeroportos de mais de 115 países, em todos os continentes do planeta.
Aqui no Brasil, a manutenção dos aviões Learjet, Challenger e Bombardier pode ser realizada por algumas oficinas, dentre elas a Líder Aviação, que também presta serviços de assessoria, importação, táxi-aéreo, gerenciamento, treinamento e hangaragem.
BOMBARDIER GLOBAL EXPRESS
- Capacidade: 15 ou 18 passageiros;
- Tripulação: 3 ou 4 pilotos (revezamento) e 1 comissária;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 900 km/h;
- Comprimento: Aprox. 30,3 metros;
- Envergadura: Aprox. 29 metros;
- Altura da aeronave: Aprox. 8 metros;
- Altura da cabine: Aprox. 1,9 metro;
- Motorização (potência / empuxo): 2 X Rolls-Royce 710 (14.680 libras / cada)
- Aviônicos: EFIS Honeywell Primus 2000;
- Upgrades: HUD, EVS e Internet via satélite;
- Asas: Supercrítico, 35 graus, com Fowler e slats;
- Freios: Carbono, com anti-skid e autobrake;
- Consumo médio (QAV): Aprox.
- Consumo médio (QAV): Aprox.
- Teto de serviço: Aprox. 15.000 metros;
- Alcance: Aprox. 10.000 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Pista de pouso: Aprox. 1.999 metros (oito passageiros / dias quentes);
- Peso máximo decolagem: Aprox.
- Preço (no exterior): Aprox. US$ 15 milhões (usado / bom estado de conservação);
BOMBARDIER GLOBAL 6000
- Capacidade: 15 ou 18 passageiros;
- Tripulação: 3 ou 4 pilotos (revezamento) e 1 comissária;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 900 km/h;
- Comprimento: Aprox. 30,3 metros;
- Envergadura: Aprox. 29 metros;
- Altura da aeronave: Aprox. 8 metros;
- Altura da cabine: Aprox. 1,9 metro;
- Motorização (potência / empuxo): 2 X Rolls-Royce 710 (14.750 libras / cada);
- Aviônicos: EFIS Collins ProLine Fusion;
- Asas: Supercrítico, 35 graus, com Fowler e slats;
- Freios: Carbono, com anti-skid e autobrake;
- Consumo médio (QAV): Aprox.
- Consumo médio (QAV): Aprox.
- Teto de serviço: Aprox. 15.000 metros;
- Alcance: Aprox. 10.000 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Pista de pouso: Aprox. 1.999 metros (oito passageiros / dias quentes);
- Peso máximo decolagem: Aprox. 45.500 kg;
- Preço (no exterior): Aprox. US$ 30 milhões (usado / bom estado de conservação);
GLOBAL EXPRESS XRS
- Capacidade: 15 ou 18 passageiros;
- Tripulação: 3 ou 4 pilotos (revezamento) e 1 comissária;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 900 km/h;
- Comprimento: Aprox. 30 metros;
- Envergadura: Aprox. 29 metros;
- Altura da aeronave: Aprox. 8 metros;
- Altura da cabine: Aprox. 1,9 metro;
- Motorização (potência / empuxo): 2 X Rolls Royce BR-710 (14.750 libras / cada);
- Aviônicos: Honeywell Primus 2000;
- Aviônicos: EVS / CMC Electronics e HUD / Thales;
- Asas: Supercrítico, 35 graus, com Fowler e slats;
- Freios: Carbono, com anti-skid e autobrake;
- Iluminação na cabine: LED;
- Consumo médio (QAV): Aprox.
- Consumo médio (QAV): Aprox.
- Peso máximo decolagem: Aprox. 44.450 kg;
- Teto de serviço: Aprox. 15.000 metros;
- Pista de pouso: Aprox. 1.999 metros (oito passageiros / dias quentes);
- Alcance: Aprox. 10.000 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Preço (no exterior): Aprox. US$ 20 milhões (usado / bom estado de conservação);
BOMBADIER GLOBAL 5000
- Capacidade: 12 ou 15 passageiros;
- Tripulação: 3 pilotos (revezamento) e 1 comissária;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 900 km/h;
- Comprimento: Aprox. 29,4 metros;
- Envergadura: Aprox. 28,6 metros;
- Altura da aeronave: Aprox. 8 metros;
- Altura da cabine: Aprox. 1,9 metro;
- Motorização (potência / empuxo): 2 X Rolls-Royce BR710 (14.750 libras / cada);
- Aviônicos: Honeywell Primus 2000;
- Aviônicos: HUD, EVS e IRS;
- Asas: Supercrítico, 35 graus, com Fowler e slats;
- Freios: Carbono, com anti-skid e autobrake;
- Consumo médio (QAV): Aprox.
- Consumo médio (QAV): Aprox.
- Pista de pouso: Aprox. 1.850 metros (oito passageiros / dias quentes);
- Peso máximo decolagem: Aprox. 39.800 kg;
- Teto de serviço: Aprox. 15.000 metros;
- Alcance: Aprox. 8.000 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Preço (no exterior): Aprox. US$ 20 milhões (usado / bom estado de conservação);
TRÊS VISTAS (EXPRESS)
- Aeromercado (classificados): http://www.aeromercado.com.br/defr.asp
- Controller (em inglês): https://www.controller.com
- FlightMarket (classificados): http://www.flightmarket.com.br/pt/
- Aircraft24 (no exterior): https://pt.aircraft24.com
- Aeronaves à Venda (classificados): https://www.aeronavesavenda.com/
- América Aviões (classificados): http://www.americaavioes.com.br/deft.asp
- Global Air (em inglês): https://www.globalair.com/aircraft-for-sale/
VEJA TAMBÉM
- Aileron (Engenharia Aeronáutica)
- Amazônia
- ATR-42
- ATR-72
- Turbofan (Aviação)
- Trimotor
- Saab JAS 39 Gripen NG
- Navegadores (Informática)
- AVGAS (Gasolina de Aviação)
- Robinson R44
- Quadrimotor
- Beechcraft Corporation
- Piper Seneca
- Beechcraft Baron
- Piper Saratoga
- Beechcraft Bonanza
- Beechraft King Air
- Piper Malibu Meridian
- Psicologia
- Beechcraft Premier
- Piper Malibu
- Bimotor
- Agricultura e Pecuária
- Pilatus PC-12
- Pesos e Medidas
- Bombardier Global 6000
- Ônibus Espacial
- Bombardier Learjet 45
- Bombardier Learjet 60
- Lucratividade, Receita e Custos
- Nissan Pathfinder
- Galvanização (Química)
- Monomotor
- Ivermectina (Agropecuária)
- Cessna 206 Station Air
- Cessna 208B Grand Caravan
- MD Helicopters MD 900 Explorer
- Cessna 210 Centurion
- MD Helcopters MD 520 Notar
- Cessna Citation
- Longarina (Engenharia Aeronáutica)
- Nota Fiscal
- Cessna Citation CJ2
- Gates Learjet 55
- Cessna Citation Encore
- Intelbras (Telecomunicações)
- Gates Learjet 35
- HDL (Segurança Eletrônica)
- Cessna Citation Excel
- Leucotron (Telecomunicações)
- Bombardier Learjet
- Cessna Citation II
- Gates Learjet 25
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Cessna Citation III
- Cessna Citation V
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Cessna Citation X
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Beechcraft Hawker 800
- Cirrus SR20
- Beechcraft Hawker 4000
- Gastrite (Medicina)
- Cirrus SR22
- Beechcraft Hawker 400
- Indústria Automobilística
- Embraer EMB-120 Brasilia
- Gulfstream G200
- Dassault Falcon 2000
- Decolagem (Aviação)
- Embraer ERJ-145 Regional Jet
- ETOPS (Aviação)
- Bell 206 Jet Ranger
- Embraer EMB-121 Xingu
- Gulfstream G550 e Gulfstream GV
- Embraer Legacy (ERJ-135 BJ)
- Embraer Phenom 300
- Embraer ERJ-135 Regional Jet
- Embraer EMB-110 Bandeirante
- Dassault Falcon 50
- Nutrientes (Medicina e Veterinária)
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Rumo ALL (Companhia Ferroviária)
- Eurocopter EC-135
- Aquecimento Global
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Saneamento Básico
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Transportes no Brasil (Logística)
- Bell 206 Long Ranger
- Eurocopter EC-120 Colibri
- Energia Solar Fotovoltaica
- Fokker F-100
- Embraer ERJ-140 Regional Jet
- Sade (Música)
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Bombardier Challenger
- Eurocopter EC-130
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Stormscope (Meteorologia)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Socata TBM
- Segurança Privada
- Gulfstream III
- Leonardo AW119 Koala
- Echostar Corporation
- Drones
- Bell 407
- Boeing 787 Dreamliner
- Piper Aircraft
- Atari Incorporated
- James Bond (Cinema)
- Gulfstream G100
- Pessoas Jurídicas (Administração)
- Embarcações (Indústria Naval)
- Roteadores (Telecomunicações)
- Cessna 172 Skyhawk
- EFIS - Electronic Flight Instrument System
- Panetone
- Bell 222
- Dassault Falcon 900
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Documentos (Administração)
- Aeroporto de São José do Rio Preto
- Esquizofrenia (Psicologia)
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Bell 429
- Aeroporto de Presidente Prudente
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Aeroporto de Ribeirão Preto
- Piaggio P-180 Avanti
- Maconha (Segurança Pública)
- Ford do Brasil
- MD Helicopters MD 600 Notar
- Inércia (Física)
- Airbus A320
- Pilatus PC-24
- General Motors do Brasil
- Eclipse 500
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Helibras AS350 Esquilo
- Cessna Citation CJ3
- Leguminosa Mucuna Preta (Agropecuária)
- Mbps - Megabits por Segundo (Informática)
- Embraer E-190
- Cessna Citation Ultra
- Franquia de Internet (Telecomunicações)
- Turbojato (Indústria Aeronáutica)
- Bombardier Global 5000
- Mitsubishi MU-300 Diamond
- Beechcraft Beechjet
- Embraer Seneca
- Embraer Sertanejo
- Sistema Métrico Decimal
- Spoileron (Engenharia Aeronáutica)
- Bell 427
- Embraer E-175
- Crase (Gramática)
- Bell 430
- Embraer E-195
- Airbus A321
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Airbus A319
- Computador (Informática)
- AgustaWestland AW109 Grand
- Agusta A109 Power
- Cessna Citation I
- Elbit Hermes 900 (Força Aérea Brasileira)
- Profundor (Engenharia Aeronáutica)
- Aço (Siderurgia)
- Cessna Citation VII
- Açúcar (Agroindústria)
- Bombardier Learjet 40
- Gulfstream G450 e Gulfstream IV
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Airbus A330
- Cessna Citation 500
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Pepsico do Brasil
- Grupo Boticário
- Ford Ranger
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Beechcraft Hawker 750
- Beechcraft Hawker 900XP
- Raytheon Hawker 800XP
- Raytheon Hawker 1000
- Raytheon Hawker 800
- British Aerospace 125-1000
- British Aerospace 125-800
- Úlcera (Medicina)
- Água (Biologia e Química)
- Unilever Brasil
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Conservação de Alimentos (Culinária)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Álcool (Agroindústria)
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Aeroporto Regional de Maringá
- Embraer Legacy 650
- Embraer Legacy 600
- Embraer Legacy Executive
- A-Ha (Música)
- Alumínio (Metalúrgica)
- Antibióticos (Medicina e Veterinária)
- Airbus H120
- Aquecedor Solar de Água
- Impostos, Taxas e Contribuições
- Airbus H135
- Boeing 777
- Ridley Scott (Cinema)
- Cockpit de Vidro (Aviação)
- Glass Cockpit (Aviação)
- Componentes Eletrônicos
- MFD - Multi Function Display
- PFD - Primary Flight Display
- Cessna Citation Latitude
- Água Oxigenada (Química)
- Atmosfera (Química e Física)
- IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física
- Grand Orchestre de Paul Mauriat (Música)
- Airbus H130
- Jean Michel Jarre (Música)
- Strikefinder (Aviação)
- TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo
- Navios (Engenharia Naval)
- Barcos (Engenharia Naval)
- Bicicleta (Ciclismo)
- IAI Astra SPX
- IAI Astra SP
- IAI Astra
- Mata Bicheiras (Agropecuária)
- Videogame Atari 2600
- Socata TBM 700
- Legião Urbana (Música)
- Contêineres (Transporte de Cargas)
- Modem (Telecomunicações)
- Embraer EMB-203 Ipanema
- Aquífero Guarani (Geografia)
- Bell 230
- Chocotone (Culinária)
- Kraftwerk (Música)
- Audi A3 Sedan
- Eurocopter AS365 Dauphin
- Airbus A320neo
- Airbus A321neo
- Airbus A319neo
- Airbus A318
- Eurocopter HH-65 Dolphin (U.S.Coast Guard)
- Eurocopter AS565 Panther (Exército Brasileiro)
- Airbus AS365 Dauphin
- TAP Air Portugal
- Aeroporto de Londrina
- Embraer E170
- Embraer E195-E2
- Embraer E190-E2
- Embraer E175-E2
- Airbus H125
- Helibras HB 350 Esquilo
- Aerospatiale AS350 Écureuil
- Eurocopter AS350 Écureuil
- Eurocopter AS350 Squirrel
- Eurocopter AS350 AStar
- Aerospatiale AS350 Squirrel
- Aerospatiale AS350 AStar
- Fly-by-wire (Indústria Aeronáutica)
- Chrystian & Ralf (Música)
- Eclipse 550
- Líder Aviação (Transporte Aéreo)
- Embraer Phenom 100
- Velocidade de Internet (Informática)
- Cessna Citation 501
- Cabos de Telecomunicações
- ISS - Imposto Sobre Serviços
- Fast Food (Comércio)
- Estabilizador Horizontal (Aviação)
- Blindagem de Automóveis
- Aeródinos (Indústria Aeronáutica)
- Aeróstatos (Indústria Aeronáutica)
- Coordenadas Geográficas
- Eudora (Indústria Cosmética)
- Vult (Indústria Cosmética)
- Sindrome do Pânico (Psicologia)
- Adubo (Agricultura e Pecuária)
- Pilha (Química e Física)
- Acumulador (Química e Física)
- Refrigerador (Conservação de Alimentos)
- John Williams (Música)
- Robinson R66 Turbine
- Boeing 767
- Sully - O Herói do Rio Hudson (Filme)
- Bombardier Learjet 31
- Eurocopter EC155
- Plástico (Indústria)
- Id, Ego e Superego (Psicologia)
- Sikorsky S-76
- Aeroporto de Guarulhos
- Jesus (Filme)
Atenção: As informações, conceitos e valores (preços) emitidos neste artigo ou página são apenas de caráter informativo e podem não estar absolutamente precisos e rigorosos, pois esse não é o objetivo do blog. Para informações, conceitos e valores mais precisos e rigorosos entre em contato com o fabricante e/ou com seu representante de vendas.
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Bombardier (em inglês): https://bombardier.com/en
- Global Jet (em inglês): https://globaljet.aero/en/bombardier-global-express
- Air Charter: https://www.aircharter.com.br/guia-de-aeronaves/fretamento-aereo/bombardier-canada/bombardierglobalxrs6000
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bombardier_Global_6000
- Aero Magazine: http://aeromagazine.uol.com.br/artigo/global-shower-e-o-destaque-da-bombardier-na-labace_678.html
- Líder Aviação: https://www.lideraviacao.com.br/pt-br/global-5000
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Bombardier_Global_Express
- Bombardier (em inglês): https://businessaircraft.bombardier.com/en/aircraft/global-5500
- Líder Aviação: https://www.lideraviacao.com.br/pt-br/global-6000
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bombardier
- Bombardier (em inglês): https://businessaircraft.bombardier.com/en/aircraft/global-6500
- Van Allen (em inglês): http://www.vanallen.com/index.php/acquisition-services/vanallen-jetguide/bombardier-global-express-xrs/
- NetJets Europe: https://www.netjets.com/pt-pt/bombardier-global-6000
- Van Allen (em inglês): http://www.vanallen.com/index.php/acquisition-services/vanallen-jetguide/bombardier-global-express/
- Bombardier (divulgação): Imagens
- Nomad Aviation (divulgação): Imagem
- Wikimedia: Imagens
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