PIPER AIRCRAFT
PIPER
AIRCRAFT
NEW
PIPER AIRCRAFT
TAYLOR
AIRCRAFT
INTRODUÇÃO
Logo
acima, o logotipo atual da Piper Aircraft, uma empresa de propriedade
do Governo de Brunei. Logo abaixo, imagem da antiga linha de montagem
da Piper Aircraft nos Estados Unidos, com a fabricação em larga escala do clássico
avião de treinamento Piper Cub, um dos modelos de aeronaves leves
mais vendidos no mundo e um dos primeiros modelos de aeronaves
fabricados pela empresa de William Piper.
A
Piper Aircraft Incorporated é, atualmente, uma grande fabricante norte-americana de aeronaves monomotoras e bimotoras leves
a pistão e aeronave monomotora turboélice de pequeno porte para a
chamada aviação geral. A sua fábrica e sede estão localizadas em
Vero Beach, no estado da Flórida, nos Estados Unidos. Ela é uma das mais tradicionais fabricantes de aviões leves para a aviação geral, incluindo a aviação executiva.
Atualmente, ela é propriedade do Governo de Brunei, um pequeno país
monárquico do sudeste asiático e é uma das maiores fabricantes de
aviões certificados de pequeno porte, a pistão e turboélice, para
uso executivo e de treinamento no mundo, incluindo grandes best
sellers, como o bimotor Piper
Seneca e o monomotor Piper Malibu, que estão entre os aviões
executivos de pequeno porte mais vendidos no mundo.
Conhecida
anteriormente, até 1930, como Taylor Brothers Aircraft, até 1937, como Taylor Aircraft, quando foi renomeada
para Piper Aircraft, e conhecida a partir de 1995 como New Piper
Aircraft, até 2006, quando voltou a se chamar Piper Aircraft, é uma
das maiores, mais tradicionais e mais conhecidas fabricantes de
aeronaves executivas do mundo. É praticamente impossível encontrar um piloto de aviões que não voado um Piper pelo menos uma vez em sua carreira.
Atualmente,
a Piper Aircraft fabrica os monomotores turboélice premium Piper
Malibu M500 e Piper Malibu M600, os bimotores leves a pistão Piper
Seneca V e Piper Seminole e os monomotores a pistão premium Piper
Malibu M350 e Piper Malibu Matrix. Há décadas, a Piper Aircraft
fabrica também os pequenos, simples e extremamente econômicos Piper
Arrow, Piper Archer e Piper Warrior, esses três com capacidade para
transportar um piloto e três passageiros em viagens intermunicipais
e interestaduais.
A
fabricação em larga escala do monomotor executivo Piper Saratoga,
com seis assentos no total, está suspensa temporariamente.
Os
principais concorrentes da Piper Aircraft no mercado mundial de
aviões monomotores a pistão e turboélice e aviões bimotores a
pistão são a Textron Aviation (conhecida anteriormente como Cessna Aircraft e a Beechcraft Corporation), propriedade da Textron Company dos Estados Unidos; a Cirrus Aircraft
dos Estados Unidos; a Daher Socata da França, a Mooney Aircraft, dos Estados
Unidos; a Pilatus Aircraft, da Suíça; e a Vulcanair da Itália.
HISTÓRIA
Logo acima, o Piper
Malibu, um dos mais modernos e confortáveis monomotores a pistão
de pequeno porte do mundo. Um avião econômico e fácil de pilotar. Logo abaixo, o pequeno e dócil Piper Cub, um dos maiores sucessos de vendas da Piper Aircraft.
A
aviação é a atividade humana cujo principal objetivo é
transportar pessoas e cargas com agilidade, conforto e segurança.
Ela é um dos segmentos do conhecimento humano e da economia no qual
as criações, os desenvolvimentos, as modernizações e as melhorias
são resultados diretos de décadas seguidas de empenho, pioneirismo
e acúmulo de experiências de grandes homens e mulheres que se
tornaram a representação viva da dedicação, da disciplina, do
talento e do respeito pela vida humana.
Entre
esses vários ícones estão o pioneiro Otto Lilienthal, este o
inventor do planador, o generoso e brilhante Santos Dumont, este de
fato o inventor do avião, homologado pelo Aeroclube da França, os
irmãos americanos Orville e Wilbur
Wright, os ousados Wilhelm Boing e Lawrence Bell, os irmãos
franceses Morane e Saulnier, os pragmáticos Clyde Cessna e William
Piper, o soviético naturalizado americano Igor Sikorsky, os irmãos
americanos Klapmeier, o industrial americano Walter Beech, o também americano Donald
Douglas, o pioneiro William Lear, o brasileiro Ozires Silva, e os americanos Dwane Wallace e Howard Hughes.
A
história do então bem sucedido empresário da indústria
petrolífera William Piper dentro da aviação começou em 1927,
quando ele decidiu aportar uma parte de seu patrimônio na pequena
fabricante norte-americana de aviões leves a pistão Taylor Brothers
Aircraft, com a condição de que passasse fazer parte da
administração do negócio.
Historicamente,
a indústria aeronáutica e o serviço de transporte aéreo são
negócios com altos e baixos, são negócios sensíveis ao desempenho
da economia em geral na qual eles estão inseridos. O período de dez
anos iniciado em 1927 foi marcado por uma grave recessão econômica
nos Estados Unidos, a Grande Depressão, uma conjuntura econômica
desfavorável para toda a economia americana, com a quebra das bolsas
americanas, a inadimplência dos países europeus que receberam
empréstimos e ajuda financeira dos bancos americanos e do Governo
Americano, e uma parte da população americana passando fome,
literalmente.
Em
1931, William Piper assumiu em definitivo a Taylor Brothers Aircraft
e trocou seu nome para Taylor Aircraft, mantendo Gilbert Taylor na
parte operacional da empresa por algum tempo, este colaborando nas
áreas de criação, desenvolvimento e fabricação em larga escala
de pequenos aviões a pistão.
Nos
anos seguintes, os então já respeitados empresários William Piper
e Clyde Cessna, os dois concorrentes entre si no mercado aeronáutico,
ambos proprietários de indústrias aeronáuticas já bem conhecidas
e estabelecidas no mercado americano e europeu, a Piper Aircraft, a
partir de 1937, e a Cessna Aircraft, a partir de 1927, passaram a ser
conhecidos também como os "Henry Ford's" da indústria aeronáutica,
uma alusão ao pragmatismo do proprietário da fabricante americana
de automóveis, tratores e pick-ups Ford Company, focado em produzir
produtos com características de praticidade, preço de aquisição
competitivo, manutenção simples e barata, economia de combustível
e facilidade para dirigir ou operar.
Mas
foi William Piper que se manteve a frente da Piper Aircraft por
décadas seguidas, enquanto Clyde Cessna se aposentava e entregava a
direção da empresa ao seu sobrinho Dwane Wallace. E nessas décadas
William Piper se tornou um entusiasta da aviação, ele se envolveu
pessoalmente na administração da empresa, estabelecendo a
estratégia organizacional da Piper Aircraft, focada na criação, no
desenvolvimento e na fabricação em larga escala de aviões simples e fáceis de
pilotar, econômicos e de manutenção simples e barata, com preços
de aquisição razoáveis, até finalmente lançar o extremamente bem
sucedido projeto de pequeno monomotor a pistão para treinamento
Piper Cub, com mais de 40.000 unidades fabricadas em décadas
seguidas, inclusive para treinamento militar de novos pilotos durante
a Segunda Guerra Mundial.
Na
década de 1940, William Piper decidiu transferir a fabricação do
monomotor a pistão Piper Cub de Lock Haven, no estado da
Pensilvânia, para Ponca City, no estado de Oklahoma. Na década de
1950, decidiu comprar instalações para fabricar aviões da Piper
Aircraft no Aeroporto Municipal de Vero Beach, no estado da Flórida,
nos Estados Unidos. Na década de 1960, a Piper Aircraft deu mais um
passo a frente na melhora da qualidade geral dos projetos de aviões,
com a criação, o desenvolvimento e a fabricação em larga escala
do Piper PA-28 Cherokee, com capacidade para transportar um piloto e
três passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais.
É
bom ressaltar porque a partir das décadas de 1950 e 1960 a qualidade
e confiabilidade geral dos aviões executivos e semi-utilitários de
pequeno porte em geral, da Piper Aircraft e de outros fabricantes
americanos e europeus, melhorou.
Na
década de 1950, a OACI – Organização da Aviação Civil
Internacional passou a estabelecer, em conjunto com suas nações
signatárias, normas para a regulação das atividades de fabricação
de aeronaves civis e prestação do serviço de transporte aéreo
civil. Até então, o conhecimento e a experiência necessários para
projetar e fabricar aeronaves civis e para a prestação do serviço
de transporte aéreo civil tinha origem predominante no meio militar.
O
conceito de aeronavegabilidade foi adotado então a partir da década de
1950, ele está incluído no contexto da regulamentação das
atividades de projeto e fabricação de aeronaves civis e prestação
do serviço de transporte aéreo civil. Esse conceito de
aeronavegabilidade envolve a definição da aplicação ou utilidade
do modelo de aeronave que está sendo criado; criação do projeto em
si, por meio de desenhos e cálculos matemáticos relacionados ao
projeto; definição de materiais a serem usados na fabricação da
aeronave; ensaios iniciais, estáticos e em voo, para a obtenção da
certificação aeronáutica; e, finalmente, a própria certificação
aeronáutica, que é a palavra final das autoridades aeronáuticas,
homologando a aeronave para que ela possa transportar passageiros e
cargas com um nível mínimo necessário de segurança e conforto.
Resumindo,
naquela época os aviões passaram a ser certificados, o que
significava mais segurança para o usuário do transporte aéreo dali
em diante. Não significa necessariamente que as aeronaves
experimentais fabricadas atualmente sejam inseguras, mas o processo
de certificação pelo qual são submetidas as aeronaves fabricadas
pelas grandes e conhecidas fabricantes, como Piper, Cessna, Embraer,
Beechcraft, Learjet, Falcon, Pilatus, Gulfstream, Cirrus, Mooney e Socata, por
exemplo, entre outras marcas confiáveis, garante que os produtos
atendem a requisitos mínimos de segurança aceitáveis, ou seja,
todas eles estão dentro de um padrão aceitável de segurança,
alguns mais outros menos, mas todos obedecem a padrões mínimos
definidos no processo de certificação.
Embora
não seja um projeto de monomotor tão elegante, robusto, potente e refinado como, por exemplo, o Beech Bonanza, este fabricado pela sua principal
concorrente Beech Aircraft, o pequeno avião monomotor a pistão
Piper PA-28 Cherokee ajudou a estabelecer um novo padrão de
fabricação de aviões com construção de fuselagem e asas em
alumínio e ligas metálicas, ao contrário do Piper Cub, que é um
projeto misto de tubos de aço revestidos de tela e alumínio.
Com
a criação e o desenvolvimento do Piper PA-28 Cherokee e dos seus
principais concorrentes Beech Bonanza e Cessna C-150, por exemplo,
houve um aumento nos níveis de segurança em aviões monomotores
para uso executivo, de treinamento, de turismo e de passeio, com mais
potência disponível para decolagens e voos de cruzeiro, motores
mais confiáveis, conjunto de aviônicos mais completo e confiável
no cockpit, em pelo menos um desses exemplos inclusive para voos IFR
– Instrument Flight Rules, os voos por instrumentos, cabines um
pouco mais confortáveis para passageiros e níveis de ruído interno
um pouco mais baixos, em comparação com aviões de tecnologia mais
antiga.
Olhando
para trás, se compararmos a tecnologia atual dos aviões monomotores
a pistão com a tecnologia disponível e economicamente viável na
década de 1960, percebe-se uma diferença significativa, mas não há
como ignorar os avanços, a mudança de paradigma, naquele momento da
história da indústria aeronáutica em relação aos projetos das
décadas anteriores, com uma significativa redução do peso das
estruturas dos aviões, maior economia de combustível e manutenção
mais simples e barata, sistemas hidráulico, elétrico, eletrônico e
mecânico mais confiáveis, melhoria do acabamento interno e melhor
isolamento acústico.
Nas
décadas de 1970 e 1980, a Piper Aircraft deu o passo definitivo e
relevante para escrever seu nome na história da indústria
aeronáutica mundial com a criação, o desenvolvimento e a
fabricação em larga escala do bimotor a pistão para uso executivo
Piper PA-34 Seneca e o monomotor a pistão Piper PA-46 Malibu, este
estabelecendo um novo padrão de conforto e tecnologia para aviões
monomotores a pistão.
O
antigo Piper PA-28 Cherokee foi usado como base para dar origem ao
seu irmão Piper PA-28R-200 Arrow, este um monomotor a pistão com trem de
pouso retrátil e com capacidade para transportar um piloto e três
passageiros, que chegou a ser fabricado no Brasil sob licença pela
Embraer, renomeado como Embraer EMB-711 Corisco. O Piper Cherokee foi
usado também para dar origem ao Piper PA-28-235 Pathfinder,
fabricado no Brasil como Embraer EMB-710 Carioca, um sucesso de vendas no Brasil.
Outro
modelo de aeronave fabricado pela Piper Aircraft, bem conhecido no
meio aeronáutico, é o Piper PA-31 Navajo, um bimotor a pistão com
capacidade para transportar seis ou oito passageiros, dependendo da
versão e da configuração adotada. A Piper Aircraft fabricou também
a versão alongada Piper PA-31 Navajo Chieftain, que também foi
fabricado no Brasil pela Embraer e renomeado para Embraer EMB-820
Navajo.
No
início da década de 1970, a Piper Aircraft foi vendida pela Família
Piper para a empresa de investimentos Bangor Corporation. O contrato
de venda incluiu toda a fabricação de aeronaves leves,
executivas e militares, da Piper Aircraft. A aquisição incluiu
todos os projetos de aviões leves a pistão já em fabricação em
série e nas fases de criação e desenvolvimento.
Em
1972, parte do território americano foi vitimado pelo furacão Agnes
e as instalações para fabricação de aeronaves da Piper Aircraft
em Lock Haven foram inundadas, consequência das fortes chuvas que
aumentaram o nível do Rio Susquehanna, praticamente destruindo cerca
de 100 aeronaves na linha de montagem, causando um prejuízo de
aproximadamente US$ 23 milhões, em valores da época. Nessa
mesma década, a Piper Aircraft passou a utilizar uma nova instalação
para fabricação de aeronaves em Lakeland, no estado norte-americano
da Flórida.
Em
1984, a Piper Aircraft foi vendida pela Bangor Corporation para Lear
Siegler, que por sua vez foi adquirido pela Forstmann Little, anos
mais tarde, em 1986. Anos mais tarde, em 1987, a Piper Aircraft foi
vendida novamente, dessa vez para Stuart Millar.
A
produção em série dos aviões da Piper Aircraft passou por
momentos difíceis na década de 1980, quando a Lei de
Responsabilidades, chamada por lá de Liability, foi aprovada pelo
Congresso dos Estados Unidos, provocando excesso de regulamentação
e eventual alta carga de responsabilidades financeiras sobre os
fabricantes de aeronaves, pois, como consequência da legislação
aprovada, a partir daquela data os fabricantes teriam que arcar com
elevados custos de indenizações ocasionados por acidentes
envolvendo os aviões, que se julgava serem acima do que seria
razoável.
Como
consequência, no início da década de 1990, a Piper Aircraft entrou
em concordata, por meio do Chapter 11, e quando voltou às suas
atividades operacionais, em 1995, ela já se chamava New Piper
Aircraft, quando foi vendida mais uma vez para a Newco Incorporated,
uma empresa formada pelos credores da então Piper Aircraft,
incluindo a fabricante de motores aeronáuticos Continental Motors.
Em
2003, a New Piper Aircraft foi comprada pela American
Capital, uma empresa de investimentos, até finalmente ser vendida em
2009 para o Governo de Brunei, por meio da empresa de investimentos
Imprimis, com sede em Cingapura.
PERFIL
DA EMPRESA E MERCADO
Logo acima, o industrial americano William Piper, considerado um "Henry Ford" da indústria aeronáutica mundial, o proprietário da Piper Aircraft até a década de 1970. Logo abaixo, um de seus principais produtos, o bimotor a pistão Piper Seneca.
A
Piper Aircraft é uma grande e tradicional empresa norte-americana
fabricante de aviões leves certificados, tracionados por motores a
pistão, monomotores e bimotores, e fabrica também um monomotor turboélice, neste caso em várias versões. Todos os modelos fabricados atualmente pela empresa são para uso executivo, de turismo e
de passeio,mas a empresa também já fabricou um avião utilitário agrícola, o Piper PA-36 Pawnee, com quase 1.000 unidades fabricadas.
Ela está atualmente sediada em Vero Beech, no estado da Flórida, nos Estados Unidos. Desde sua fundação em 1937, por William Piper, a empresa já fabricou mais de 130.000 aviões, entre monomotores e bimotores a pistão, um modelo de bimotor turboélice, o Piper PA-31T Cheyenne, e um modelo monomotor turboélice, o Piper Malibu Meridian, este para uso civil no transporte intermunicipal e interestadual de passageiros.
Ela está atualmente sediada em Vero Beech, no estado da Flórida, nos Estados Unidos. Desde sua fundação em 1937, por William Piper, a empresa já fabricou mais de 130.000 aviões, entre monomotores e bimotores a pistão, um modelo de bimotor turboélice, o Piper PA-31T Cheyenne, e um modelo monomotor turboélice, o Piper Malibu Meridian, este para uso civil no transporte intermunicipal e interestadual de passageiros.
Atualmente,
há mais de 90.000 aviões fabricados pela Piper Aircraft em
condições normais de operação nos cinco continentes do planeta.
Atualmente,
a empresa está focada em atender aos clientes da chamada aviação
geral e possui em seu portfólio de produtos o pequeno monomotor a
pistão Piper Arrow, com trem de pouso retrátil, o monomotor a
pistão premium Piper Malibu, na versão Malibu M350, o bimotor a pistão Piper Seneca e o monomotor turboélice
premium Piper Malibu M500, entre outras opções de aeronaves.
Somando
os números de unidades fabricadas de todos os modelos de aviões da
Piper Aircraft desde a sua fundação em 1937, incluindo as unidades
fabricadas sob licença no Brasil, é a segunda maior fabricante de
aviões para uso na aviação geral e militar. A maior empresa
fabricante de aviões para aviação geral e militar é a Cessna
Aircraft, com mais de 200.000 unidades fabricadas desde sua fundação,
em 1927. Na terceira colocação vem a Beechcraft Corporation, com
mais de 50.000 unidades fabricadas. A Cirrus Aircraft é uma grande
emergente desse segmento da indústria aeronáutica, com cerca de
7.000 unidades fabricadas.
Atualmente,
a Piper Aircraft é controlada diretamente pelo Governo de Brunei,
que nomeou o seu principal executivo Simon Caldecott.
A Piper Aircraft é
representada no Brasil há mais de 50 anos pela JP Martins Aviação, localizada no
Aeroporto Campo de Marte, dentro da cidade de São Paulo. É um dos
maiores revendedores da Piper Aircraft fora dos Estados Unidos, e
também presta serviços de manutenção para toda linha de aviões
da marca Piper.
PRINCIPAIS MODELOS FABRICADOS
PELA PIPER DESDE 1937
|
|||
MODELO
|
INÍCIO
|
QUANT.
|
TIPO
|
Cub
|
1937
|
+ d 40.000 un.
|
Monomotor a pistão
|
Apache
/ Aztec
|
1954
|
+ d 7.000 un.
|
Bimotor a pistão
|
Comanche
|
1958
|
+ d 4.800 un.
|
Monomotor a pistão
|
Pacer
/ Tri-Pacer
|
1950
|
+ d 10.500 un.
|
Monomotor a pistão
|
Pawnee
|
1959
|
+ d 6.000 un.
|
Monomotor agrícola
|
Cherokee
|
1961
|
+ d 20.800 un.
|
Monomotor a pistão
|
Warrior
|
1974
|
+ d 4.800 un.
|
Monomotor a pistão
|
Dakota
|
1964
|
+ d 2.900 un.
|
Monomotor a pistão
|
Arrow
|
1967
|
+ d 6.690 un.
|
Monomotor a pistão
|
Twin
Comanche
|
1963
|
+ d 2.000 un.
|
Bimotor a pistão
|
Navajo
/ Chieftain
|
1967
|
+ d 3.900 un.
|
Bimotor a pistão
|
Cheyenne
|
1974
|
+ d 900 un.
|
Bimotor turboélice
|
Cherokee
Six
|
1966
|
+ d 4.300 un.
|
Monomotor a pistão
|
Aerostar
|
1967
|
+ de 1.000 un.
|
Bimotor a pistão
|
Tomahawk
|
1978
|
+ 2.500 un.
|
Monomotor a pistão
|
Saratoga
/ Lance
|
1976
|
+ d 2.700 un.
|
Monomotor a pistão
|
Seneca
|
1972
|
+ d 4.300 un.
|
Bimotor a pistão
|
Seminole
|
1979
|
+ d 460 un.
|
Bimotor a pistão
|
Malibu / M350
|
1984
|
+ d 1.500 un.
|
Monomotor a pistão
|
Meridian/M500/M600
|
2000
|
+ d 600 un.
|
Monomotor turboélice
|
VEJA TAMBÉM
- Aileron (Indústria Aeronáutica)
- ATR-42
- ATR-72
- Abdução (Ufologia)
- Turbofan (Indústria Aeronáutica)
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- Bateria (Química e Física)
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- Aero Boero AB-180
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- Bellanca 8KCAB Super Decathlon
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- Aero Boero AB-115
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- Cessna 177 Cardinal
- Fairchild-Dornier 328
- Airbus H120
- Injeção Direta (Mecânica)
- Honda HA-420 HondaJet
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO
DE LEITURA
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Piper_Aircraft
- Revista Aero Magazine: http://aeromagazine.uol.com.br/artigo/piper-predestinada-a-aviacao-leve_782.html
- Piper Aircraft (em inglês): http://www.piper.com
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Piper_Aircraft
- Revista Aero Magazine: http://aeromagazine.uol.com.br/artigo/beechcraft-nascida-para-aviacao-executiva_1346.html
- Guia do Estudante / Editora Abril: http://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/santos-dumont-ou-irmaos-wright-quem-e-o-pai/
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cessna_Aircraft_Company
- Museu Smithsonian (em inglês): http://pioneersofflight.si.edu/content/william-t-piper-0
- Piper Aircraft (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
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