BEECHCRAFT (INDÚSTRIA AERONÁUTICA)

TRAVEL AIR (A PARTIR DE 1924)
BEECH AIRCRAFT COMPANY (A PARTIR DE 1932)
RAYTHEON AIRCRAFT COMPANY (A PARTIR DE 1994)
HAWKER BEECHCRAFT (A PARTIR DE 2006)
BEECHCRAFT CORPORATION (A PARTIR DE 2012)
TEXTRON AVIATION (A PARTIR DE 2014)

INTRODUÇÃO
Logo acima, o clássico, icônico e respeitado logotipo atual da Beechcraft, uma marca registrada da companhia americana Textron Aviation. Logo abaixo, imagem da antiga linha de montagem da Beech Aircraft, com o Beech Model 17, da década de 1930, que foi um dos primeiros modelos de aeronaves fabricados pela empresa de Walter Beech.
A Beechcraft é, atualmente, uma das maiores marcas de aviões civis do segmento de aviação geral, principalmente a aviação executiva, e aviões militares de treinamento. Atualmente, ela é uma marca de propriedade da Textron Aviation, por sua vez uma grande e tradicional fabricante norte-americana de aeronaves civis para aviação executiva, principalmente aeronaves monomotoras e bimotoras leves a pistão, aeronaves bimotoras turboélice de pequeno e médio portes, aeronave monomotor turboélice e aeronaves executivas a jato. A sua principal fábrica está localizada em Wichita, no estado do Kansas, nos Estados Unidos.

Atualmente, a marca Beechcraft é uma propriedade da Textron Aviation, que, por sua vez, é uma subsidiária da holding norte-americana Textron Company, a maior companhia proprietária de fabricantes de aeronaves executivas do mundo, proprietária também da marca Cessna, a maior marca de aeronaves executivas do planeta; proprietária da tradicional fabricante americana e canadense de helicópteros Bell Helicopter; e proprietária da tradicional fabricante americana de motores a pistão para aeronaves Lycoming Engines.

Até 1980, a Beech Aircraft Company era propriedade da empresária americana Olive Ann Beech, quando foi vendida para a corporação americana Raytheon Company, que, por sua vez, comprou também os ativos de projeto, desenvolvimento, certificação e fabricação de aeronaves executivas da empresa britânica British Aerospace, incluindo a marca de jatinhos executivos Hawker, em 1994, dando origem assim a uma nova empresa, a Raytheon Aircraft Company.

Conhecida anteriormente, até a década de 1990, como Beech Aircraft Corporation, quando foi fundida com os ativos de fabricação de aeronaves executivas com a marca Hawker, dando origem à Raytheon Aircraft Company, essa fabricante de aviões executivos já era uma das maiores, mais tradicionais e mais conhecidas fabricantes de aeronaves executivas do mundo, passando então a unir as duas marcas, Beechcraft e Hawker em uma mesma empresa.

Posteriormente, em 2006, a Raytheon Aircraft foi vendida para os fundos de investimentos GS Partners (uma unidade de investimentos do banco americano Goldman Sachs) e Onex Partners, que mudou seu nome para Hawker Beechcraft Corporation, até mudar de nome novamente, em 2012, para Beechcraf Corporation, e ser vendida pelo fundo GS para a Textron Company, que, por sua vez, a fundiu com a Cessna Aircraft Company, dando origem à Textron Aviation, que, por sua vez, passou a deter as marcas Beechcraft, Cessna e Hawker.

Atualmente, a Textron Aviation fabrica alguns modelos de aeronaves com a marca Beechcraft, dentre eles o monomotor a pistão Beechcraft Bonanza G36, o bimotor a pistão Beechcraft Baron G58, os bimotores turboélices Beechcraft King Air 260 e Beechcraft King Air 360 e o monomotor turboélice Beechcraft Denali, e está envolvida no desenvolvimento do programa de atualizações (modernizações) XPR para os jatos executivos Beechcraft Hawker 400 / Beechcraft Beechjet 400 e Beechraft Hawker 800, que podem ser solicitados ao fabricante pelos atuais proprietários desses modelos de jatos executivos.


HISTÓRIA DA BEECHCRAFT
Logo acima, um icônico clássico da aviação executiva, um dos monomotores a pistão de pequeno porte mais vendidos do mundo, ainda fabricado pela Beechcraft na sua versão mais recente Bonanza G36, o avião a pistão com a fabricação em série mais longeva da história da indústria aeronáutica, fabricado desde 1947, com mais de 17.000 unidades fabricadas, em inúmeras versões. Logo abaixo, o mais novo membro da graciosa, classuda, refinada e elegante família Beechcraft, o monomotor turboélice Beechcraft Denali, que já é considerado um sucesso de vendas da Textron Aviation.

A Beech Aircraft não foi a primeira empresa de Walter Beech, pois ele havia formado a Travel Air em 1924 e os números de design usados ​​na Beechcraft seguiram a sequência iniciada na Travel Air e foram continuados na Curtiss-Wright, depois que a Travel Air foi absorvida por aquela empresa muito maior, em 1929.

Anos depois, a Beech Aircraft foi fundada em 1937 por Walter Beech sua esposa Olive Beech e seu primeiro produto fabricado em série foi o biplano Beechcraft 17 Staggerwing, um monomotor radial a pistão para uso executivo, um sucesso de vendas, com velocidade de cruzeiro de cerca de 340 km/h e capacidade para até três passageiros e um piloto, com mais de 780 unidades fabricadas, inclusive para a Força Aérea dos Estados Unidos e a Marinha dos Estados Unidos.

A empresa foi fundada em Wichita, no estado norte-americano do Kansas, tendo Walter Beech como presidente, sua esposa Olive Ann Beech como secretária, Ted Wells como vice-presidente de engenharia, KK Shaul como tesoureiro e o investidor CG Yankey como vice-presidente. Nos primeiros anos, as operações de fabricação da Beech Aircraft foram realizadas em uma fábrica ociosa da Cessna Aircraft Company.


Tendo o designer Ted Wells como principal projetista de aviões, eles desenvolveram a primeira aeronave com o nome Beechcraft, o clássico Beechcraft 17 Staggerwing, seguido de inúmeros outros modelos de aviões radiais a pistão, principalmente alguns anos antes e durante a Segunda Guerra Mundial, incluindo o bimotor Beechcraft 18 Twin Beech, para dois pilotos e até seis passageiros e velocidade de cerca de 360 km/h, com mais de 9.000 unidades fabricadas.

Na década de 1940, o entusiasta Walter Beech se envolveu pessoalmente na criação e desenvolvimento do monomotor a pistão Beechcraft Bonanza, um dos maiores sucessos da aviação executiva mundial, reconhecido pela imprensa e pelo mercado como um dos mais bem sucedidos projetos voltados para a aviação executiva, com mais de 17.000 unidades fabricadas até o momento.

Na década de 1950, a executiva Olive Beech assumiu o controle da Beech Aircraft após o falecimento do seu marido, Walter Beech, e deu continuidade a uma série de criações, desenvolvimentos e aprimoramentos de produtos aeronáuticos e aeroespaciais, incluindo a aeronave militar Beechcraft T-34 Mentor, para a Força Aérea dos Estados Unidos, o bimotor turboélice King Air e o elegante bimotor a pistão Beechcraft Duke, dentre outros projetos.

AVANÇO TECNOLOGICO
Logo acima, o Beechcraft Hawker 4000, o sofisticado jato executivo intercontinental de porte médio, um dos mais modernos e elegantes aviões de uso privado da década de 2000, com fuselagem fabricada em material composto. Logo abaixo, o Beechcraft Premier I, um modelo de jato executivo de pequeno porte para viagens domésticas e internacionais, também fabricado em fibra de carbono.
Na década de 1980, a Beech Aircraft Company foi comprada pela empresa americana Raytheon Company, que deu continuidade a maioria dos projetos de aviões da marca Beechcraft até então, descontinuando somente alguns modelos que, infelizmente, já não conseguiam mais ter bom volume de vendas no mercado mundial.

Dentre os projeto descontinuados, estava um notável avião bimotor a pistão de pequeno porte, o Beechcraft Duke, muito bonito e charmoso, confortável e relativamente moderno para a sua época, com pressurização de cabine, com surpreendente velocidade de cruzeiro de cerca de 450 km/h, incomum para um avião com motores a pistão, e capacidade para um piloto e até cinco passageiros, com corredor central na cabine de passageiros, totalizando mais de 590 unidades fabricadas.

Anos depois, a partir da década de 1990, outros projetos refinados e de boa aceitação no mercado mundial de aviação executiva, como o jato executivo japonês Mitsubishi Diamond, posteriormente renomeado para Beechcraft Beechjet 400, e o jato executivo britânico British Aerospace BAe 125 / HS 125, posteriormente renomeado para Hawker 800, foram acrescentados ao portfólio de produtos da Raytheon Aircraft Company e venderam bem.

Na década de 2000, a divisão de aeronaves executivas da Raytheon Company foi vendida para os fundos de investimentos GS Partners e Onex Partners. A aquisição incluiu todos os projetos de aviões leves a pistão, turboélice e jatos executivos para uso civil da Raytheon, incluindo os avançados projetos dos jatos executivos Premier I Hawker 4000, ambos fabricados com a moderníssima técnica de construção em material composto.

A fabricação do Premier I e do Hawker 4000 está suspensa por tempo indeterminado, mas os serviços de manutenção e fornecimento de peças de reposição estão mantidos.

MERCADO
A fabricante de aeronaves Textron Aviation é representada no Brasil pela TAM Aviação Executiva, que também possui hangares de manutenção no município de Jundiaí, interior do estado de São Paulo, em Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, em Brasília, a capital do Brasil, e no município de Goiânia, a capital do estado de Goiás.

A manutenção preventiva e corretiva dos aviões da marca Cessna, Beechcraft e Hawker também pode ser realizada no Brasil pela Líder Aviação Executiva, a maior empresa de aviação executiva da América Latina.

Se você viaja pouco, apenas uma ou duas vezes por mês, para lugares em que não há serviço disponível de linhas aéreas então pode ser mais vantajoso contratar um serviço de táxi-aéreo, ou seja, fretar um avião. Se você precisa viajar muito, uma ou duas vezes por semana, pode ser mais vantajoso comprar um avião só seu ou fazer parte de um grupo de propriedade compartilhada.

Ambas as empresas, TAM e Líder, também prestam serviço de táxi-aéreo.

GALERIA DE IMAGENS
Logo acima, belíssima imagem do King Air 350 sobrevoando a famosa cidade norte americana de San Francisco, nos Estados Unidos. Logo abaixo, o bonito King Air B-200, o seu irmão de tamanho intermediário. Toda a família de bimotores turboélice King Air, incluindo o King Air C90, o King Air F90 e o King Air B-200, acumula mais de 7.000 unidades fabricadas e comercializadas ao longo de quatro décadas seguidas.




Logo acima, outra imagem deslumbrante, desta vez, o clássico bimotor a pistão Beechcraft Baron sobrevoando uma típica região pouco povoada, com o poderoso sol ao fundo, marcando presença. Os irmãos Baron B-55, Baron B-58 e Baron G-58 formam uma família com mais de 3.800 unidades vendidas desde sua criação na década de 1970. Logo abaixo, o casal Beech, observando a linha de produção dos clássicos aviões da então Beech Aircraft.





Logo acima, uma imagem histórica, o empresário americano Walter Beech, à esquerda, o fundador da icônica e respeitada fábrica de aeronaves Beech Aircraft, na década de 1930, uma das maiores fabricantes de aviões executivos do mundo. Logo abaixo, sua discreta e elegante esposa, a executiva Olive Beech, que, mais tarde, após o falecimento do marido, assumiu o comando da empresa.




Logo acima, o elegante bimotor a pistão Beechcraft Duke, com bela pintura em branco com faixas azuis e retrofit de refinamentos aerodinâmicos implantado pela oficina de manutenção de aeronaves BLR Aerospace, localizada em Everett, nos Estados Unidos. Logo abaixo, mais um retrofit possível para quem já possui a aeronave, implantado pela Northwest Turbine, também americana, a troca dos motores a pistão pelo turboélice PT6A da fabricante canadense Pratt & Whitney. 




Logo acima, o jato executivo de porte médio e alcance intercontinental Hawker 800, um best seller da Hawker Beechcraft, com construção convencional em alumínio. Logo abaixo, outro best seller da marca americana Beechcraft, o jato executivo de alcance internacional Beechjet 400A, bem aceito também no Brasil, também com construção convencional. Esses dois modelos de aviões estão com a fabricação em série suspensa por tempo indeterminado.



Logo acima, um clássico da aviação executiva, o bimotor radial a pistão Beechcraft 18 Twin Beech, fabricado a partir da década de 1930, inclusive durante a Segunda Guerra Mundial, com mais de 9.000 unidades fabricadas, inclusive para a US Air Force ou Força Aérea dos Estados Unidos e para US Navy ou Marinha dos Estados Unidos. Logo abaixo, o avião monomotor turboélice de treinamento militar Beechcraft T-6A Texan, com mais de 900 unidades fabricadas, inclusive para a Força Aérea e a Marinha dos Estados Unidos.


VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Beechcraft
  • Beechcraft (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)