CESSNA 172 SKYHAWK
A Textron Aviation é uma das maiores fabricantes de aeronaves executivas do mundo, ela é a empresa sucessora das fabricantes Cessna Aircraft e Beechcraft Corporation, ambas fundidas em 2014, passando assim a serem tratadas como marcas da Textron Aviation, que, por sua vez, é uma subsidiária da holding americana Textron Incorporated, proprietária também da fabricante de motores aeronáuticos Lycoming Engines e da fabricante de helicópteros Bell Helicopter.
Na década de 1950, a Cessna Aircraft utilizou como base para a criação do Cessna 172 outro modelo de avião monomotor a pistão de pequeno porte, o Cessna 170. Nos primeiros anos de fabricação do Cessna 172, a Cessna Aircraft utilizava a mesma certificação do Cessna 170, já que na época os dois modelos de aeronaves eram semelhantes, com poucas diferenças entre si, dentre elas o trem de pouso convencional do irmão mais velho Cessna 170.
Logo acima, o assento traseiro do do Cessna 172 Skyhawk, com acabamento em tecido e com espaço suficiente para dois passageiros. Logo abaixo, o interior da versão mais recente do avião, com acabamento em couro opcional. Ainda hoje ele é utilizado no Brasil por fazendeiros, empresários, executivos e profissionais liberais para transporte corporativo e pessoal.
O pequeno Cessna 172 tem a reputação mundial de ser uma aeronave robusta, prática, fácil de pilotar, descomplicada e econômica. Se fosse possível compará-lo a um automóvel, imagine o Cessna 172 Skyhawk como se fosse um Volkswagen Gol ou um Fiat Uno, mas com asas, ou seja, um automóvel robusto, com manutenção descomplicada e muito econômico.
Ele possui baixa carga alar, ou seja, a capacidade de sustentação da asa é mais que suficiente para o peso da fuselagem. Essas asas são altas, são retas e possuem perfil convencional, o que proporciona ao avião uma alta sustentação, mesmo em baixas velocidades, o que, por sua vez, lhe permite tranquilidade nas operações de pouso e decolagem a partir de pistas de pouso de apenas 1.000 metros de comprimento, incluindo pistas não pavimentadas.
As suas asas altas possuem flaps do tipo slotted ou fenda e defletem em ângulo de até 40 graus, com atuação elétrica, mais simples que a atuação hidráulica, com motor elétrico instalado na asa direita, comandado através de switch no painel. Essas asas altas são do tipo semi-cantilever, com suportes ou montantes, e o trem de pouso é do tipo triciclo fixo, com amortecedores do tipo lâmina no trem principal e com roda dianteira (triquilha) comandada hidraulicamente nas curvas.
O alarme de perda de sustentação, que em outras aeronaves é um dispositivo elétrico, no modelo Cessna 172 Skyhawk é um mecanismo aerodinâmico, um apito no bordo de ataque acionado pela sucção do ar para fora da asa, sucção esta causada pela depressão barométrica no bordo de ataque da asa acontecimento característico da perda de sustentação.
A fuselagem não pressurizada do Cessna 172 Skyhawk é semimonocoque, ou seja, possui uma estrutura de longarinas e anéis, coberta por folhas de liga de alumínio aeronáutico rebitadas, e suas asas altas abrigam pelo menos dois tanques de combustível, um de cada lado. Isto permite a alimentação do motor por gravidade, sem a necessidade de uma bomba de combustível adicional elétrica ou boost pump / auxiliary pump, em inglês.
CESSNA 172E
.
Em 1964, a Cessna Aircraft deu mais um passo adiante no aprimoramento do seu produto, com a fabricação em série do Cessna 172E Skyhawk, com importantes melhorias, dentre elas a substituição dos fusíveis elétricos por disjuntores e o aumento do peso máximo de decolagem para 1.040 kg, com mais de 1.400 unidades fabricadas.
CESSNA 172 SKYHAWK (PÓS LIABILITY)
- Capacidade: 1 piloto e 3 passageiros;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 230 km/h;
- Comprimento: Aprox. 8,3 metros;
- Envergadura: Aprox. 11 metros;
- Altura: Aprox. 3 metros;
- Largura da cabine: Aprox. 1 metro;
- Altura da cabine: Aprox. 1,2 metro;
- Motorização 172R (potência): Lycoming IO360 (160 hp);
- Motorização 172SP (potência): Lycoming IO360-L2A (180 hp);
- Aviônicos: Garmin G1000 (opcional ou de série);
- Consumo médio (AVGAS): Aprox.
- Consumo médio (AVGAS): Aprox.
- TBO (tempo entre revisões): 2.000 horas;
- Hélices: McCauley de duas pás de passo fixo;
- Asas: NACA 2412 modificadas;
- Pista de pouso: Aprox. 1.000 metros (lotado / dias quentes);
- Alcance: Aprox. 950 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Teto de serviço: Aprox. 4.000 metros;
- Peso máximo de decolagem (SP): Aprox. 1.150 kg;
- Peso máximo de decolagem (R): Aprox. 1.100 kg;
- Preço: Aprox. US$ 300 mil (usado / bom estado de conservação);
ONDE COMPRAR
- Aeromercado (classificados): http://www.aeromercado.com.br/defr.asp
- FlightMarket (classificados): http://www.flightmarket.com.br/pt/
- América Aviões (classificados): http://www.americaavioes.com.br/deft.asp
- Controler (em inglês): https://www.controller.com/listings/for-sale/piston-single-aircraft/6
- Aeronaves à Venda (classificados): https://www.aeronavesavenda.com/
Estatisticamente, em números aproximados, a aviação comercial e a aviação executiva são os meios de transporte mais seguros que existem, com cerca de três acidentes graves com vítimas fatais para cada um milhão de decolagens realizadas, considerando a média mundial. Porém, se forem levados em consideração apenas os números de países desenvolvidos, como Canadá, Estados Unidos, países da Europa Ocidental, o Japão, a Coreia do Sul, a Austrália e a Nova Zelândia, os números de acidentes para cada um milhão de decolagens são ainda menores, na média cerca de um acidente grave com vítimas fatais.
ACIDENTES GRAVES COM VÍTIMAS
FATAIS |
|
ACIDENTES |
CAUSAS PREDOMINANTES |
22 |
Insistência do piloto em tentar o voo VFR quando em condições IFR
(temeridade, inexperiência, negligência, imperícia, indisciplina e/ou
imprudência) |
43 |
Procedimento inadequado de decolagem e/ou arremetida (temeridade,
inexperiência, negligência, imperícia, indisciplina e/ou imprudência) |
34 |
Colisão de tráfego |
25 |
Colisão de tráfego durante aproximação, táxi, pouso ou decolagem |
1 |
Colisão de tráfego durante aproximação (falha do controlador) |
23 |
Comportamento imprudente e/ou temerário do piloto, com voo intencional
a baixa altura e baixa velocidade, por diversos motivos |
14 |
Desempenho e/ou capacidade de julgamento do piloto prejudicados por
consumo de maconha e/ou álcool horas antes do voo |
9 |
Colisão contra o solo em terreno montanhoso, em voo de cruzeiro, sob
mau tempo (chuva forte, nuvens espessas e/ou neblina / nevoeiro) |
7 |
Colisão contra o solo em terreno montanhoso, em voo de cruzeiro, sob
mau tempo (tempestade / chuva forte e/ou ventos fortes), com perda de
controle |
26 |
CFIT – Colisão contra o solo em terreno montanhoso, em voo de
cruzeiro, sob mau tempo (nuvens espessas e/ou neblina / nevoeiro) ou à noite
(inexperiência e/ou imperícia do piloto), causada por desorientação espacial |
24 |
CFIT – Colisão contra o solo, causada por desorientação espacial, sob
mau tempo (chuva, nuvens espessas e/ou neblina / nevoeiro) ou à noite |
2 |
CFIT – Colisão contra o solo em voo noturno, causada por desorientação
espacial de piloto não habilitado para voo IFR (imprudência, inexperiência,
negligência, temeridade, imperícia e/ou inexperiência do piloto) |
1 |
Perda de controle, durante voo de cruzeiro, sob mau tempo (tempestade
/ chuva forte e/ou ventos fortes), causada por suposta potência insuficiente
da aeronave para se manter em voo |
30 |
Acidente durante treinamento (inexperiência do aluno e/ou falha do
instrutor) |
15 |
CFIT – Aproximação mal sucedida |
15 |
Inexperiência e/ou imperícia do piloto |
19 |
CFIT – Aproximação mal sucedida sob mau tempo (chuva, neblina /
nevoeiro e/ou nuvens espessas) e/ou à noite |
2 |
Aproximação mal sucedida, com perda de controle (inexperiência e/ou
imperícia do piloto) |
16 |
Colisão contra o solo ou água (rio, lago, lagoa e mar), causada por
perda de controle em voo de cruzeiro, sob mau tempo (tempestade / chuva forte
e/ou ventos fortes) |
7 |
Uso ou abuso de medicamentos que prejudicam o desempenho e/ou a
capacidade de julgamento do piloto |
9 |
Colisão contra linha de energia, em voo de cruzeiro |
1 |
Traumatismo causado pelo impacto da hélice (distração, imprudência,
pressa e/ou temeridade do passageiro ao sair do avião) |
11 |
Problema de saúde do piloto |
6 |
CFIT – Desorientação espacial causada por nuvens espessas e/ou neblina
/ nevoeiro após decolagem e/ou arremetida |
5 |
CFIT - Desorientação espacial após a decolagem e/ou arremetida, à
noite e/ou sob mau tempo (inexperiência) |
9 |
Piloto sem habilitação adequada e/ou autorização necessária para o voo
(roubo, furto e/ou uso não autorizado de aeronave) e/ou voo clandestino (não
autorizado) |
5 |
Perda de controle na decolagem, pouso e/ou arremetida, causada por
ventos fortes e/ou rajadas |
9 |
Peso excessivo na decolagem, na arremetida e/ou subida, com
consequente perda de controle |
1 |
Tentativa mal sucedida de arremetida, causada por outra aeronave
ocupando a pista de pouso |
5 |
Comportamento temerário, imprudente, negligente, indisciplinado e/ou
exibicionista do piloto |
7 |
Falha de funcionamento do motor (manutenção inadequada) |
12 |
Falha de funcionamento do motor |
7 |
Formação de gelo nas asas, com perda de controle |
14 |
Combustível insuficiente para o voo (temeridade, inexperiência,
negligência, imperícia, indisciplina e/ou imprudência do piloto) |
3 |
Sobrecarga estrutural e/ou perda de controle causadas por manobras
acrobáticas não autorizadas (temeridade, negligência, imperícia,
exibicionismo, indisciplina e/ou imprudência) |
1 |
Colisão em voo de formação |
5 |
Estol inadvertido durante verificação de oleoduto, a baixa altura
(falha humana) |
8 |
CFIT – Impacto na água (rio, mar, oceano, lagoa e lago), causado por
desorientação espacial, sob mau tempo (chuva, nuvens espessas e/ou neblina /
nevoeiro) ou à noite |
7 |
Carburador congelado |
1 |
Perda de controle na decolagem, causada pelo deslocamento inadvertido
para trás do assento do piloto, sobre os trilhos |
1 |
Pouso na água mal executado por hidroavião (inexperiência e/ou
imperícia do piloto) |
1 |
Pessoa não habilitada no controle do avião (temeridade, negligência
e/ou imprudência do proprietário do avião) |
2 |
Perda de controle logo após a decolagem, causada por ventos fortes
e/ou rajadas |
1 |
Contaminação do ar da cabine do avião por monóxido de carbono do motor
(manutenção inadequada) |
5 |
Colisão contra o solo, sobre região montanhosa, causada por suposta
potência insuficiente do avião para superar o terreno à frente |
5 |
Colisão contra o solo, sobre região montanhosa, logo após a decolagem
e/ou durante subida, causada por suposta potência insuficiente do avião para
superar o terreno à frente |
2 |
Cansaço e/ou sonolência do piloto |
2 |
Água e/ou sujeira nos tanques de combustível, nas linhas de
combustível e/ou no carburador |
1 |
Colisão contra o solo (estol), durante tentativa mal sucedida de
desviar de linhas de energia, em voo de cruzeiro |
1 |
Perda de controle durante voo panorâmico, causada por ventos fortes
e/ou rajada sobre terreno montanhoso |
1 |
Colisão contra linha de energia, causada pelo mau tempo (chuva, nuvens
espessas e/ou neblina / nevoeiro) |
1 |
Colisão contra linha de energia elétrica, em voo de fotografia aérea |
1 |
Distração do piloto no momento da decolagem, causada por um animal de
estimação a bordo |
1 |
Decisão temerária e/ou imprudente do piloto de voar sem aviônicos
essenciais, como horizonte artificial, por exemplo |
7 |
Procedimento inadequado de pouso (temeridade, inexperiência,
negligência, imperícia, indisciplina e/ou imprudência do piloto) |
2 |
Colisão contra torre de telecomunicações, durante voo de cruzeiro,
causada por nuvens espessas e/ou neblina / nevoeiro |
1 |
Colisão contra torre de telecomunicações |
1 |
Perda de controle durante voo para salto de paraquedistas (distração
e/ou inexperiência do piloto) |
4 |
Colisão com pássaros |
1 |
Colisão contra o solo, causada por ventos fortes e/ou rajadas, durante
voo panorâmico sobre região montanhosa (perda de controle) |
4 |
Impacto com o solo, durante voo de fotografia a baixa altura (temeridade,
inexperiência, negligência, imperícia, indisciplina e/ou imprudência) |
5 |
Manutenção inadequada da aeronave |
1 |
Combustível insuficiente (pane seca) durante voo de busca e resgate
(SAR) de barco sobre o mar |
2 |
CFIT - Desorientação espacial provocada pelos raios do sol, ao pôr do
sol, durante procedimento de aproximação (ofuscamento) |
1 |
Colisão contra linha de energia durante perseguição policial |
1 |
Tentativa mal sucedida de decolagem a partir de pista de pouso em
manutenção (imprudência e/ou temeridade do piloto) |
1 |
Ajuste inadequado do altímetro em condições IFR |
1 |
Hipóxia em voo de cruzeiro |
7 |
Pista de pouso curta demais e/ou com obstáculos próximos à cabeceira
oposta. Pista de pouso em condições precárias de conservação e/ou com topografia
ruim. Aeródromo em altitude elevada (baixa densidade do ar). |
1 |
Tentativa mal sucedida de decolagem com problema nos freios |
1 |
CFIT - Colisão no mar durante voo de busca e salvamento (SAR) de barco
(desorientação espacial sob mau tempo) |
1 |
Briga entre ocupantes do avião |
1 |
Explosão causada por bagagem com conteúdo altamente inflamável (falha
humana) |
1 |
Suporte da asas não fixado corretamente na fuselagem (manutenção
inadequada) |
1 |
Uso de cocaína e álcool |
1 |
Colisão contra o solo durante voo de busca e resgate (SAR) de pessoa
desaparecida em floresta |
1 |
Tentativa mal sucedida de dar partida no motor girando manualmente as
hélices, com trauma craniano |
1 |
Perda de controle na aproximação para aeródromo de elevada altitude |
1 |
Falha de funcionamento do flap na arremetida |
2 |
Colisão contra o solo, causada por voo a baixa velocidade e próximo ao
solo, durante voo de monitoramento ambiental |
1 |
Colisão de tráfego na aproximação, causada por falha do controlador |
1 |
Combustível insuficiente para o voo (tráfico de drogas) |
1 |
Colisão com automóvel na pista de pouso |
|
|
Para tornar o resultado deste trabalho o mais preciso possível, esta pesquisa ou estatística por amostragem levou em consideração as ocorrências em território americano, com aeronaves de matrícula americana, e em território brasileiro, com aeronaves de matrícula brasileira. Não foram levados em consideração neste cálculo os casos com investigações inconclusivas, os casos de suicídio, os casos de investigações ainda não concluídas e os casos de acidentes ocorridos durante as fases de desenvolvimentos desses modelos de aeronaves, dentre mais algumas exceções.
Não foi possível reunir e analisar todos os dados de acidentes fatais nos quais a família Cessna 172 Skyhawk se envolveu e/ou foi envolvida nas décadas de 1950, 1960, 1970 e 1980, ou seja, desde o início da fabricação seriada, em 1956. Por isso, este blog traz apenas uma análise dos dados relacionados aos acidentes fatais ocorridos nas décadas de 1990, 2000 e 2010, além, é claro, da década atual. Além disso, a análise foi limitada às unidades de matrícula americana e brasileira.
Observou-se durante esta pesquisa dezenas de casos em que os pilotos “insistiram” na viagem sob mau tempo em rota, com chuva forte, neblina / nevoeiro espesso, ventos fortes e/ou formação de gelo, inclusive, mesmo tendo, aparentemente, consciência das limitações operacionais de aviões sem equipamentos para voos IFR, os chamados voos por instrumentos; das limitações operacionais de altitude de aviões não pressurizados e/ou sem oxigênio suplementar; da ausência do sistema de degelo das asas; e das limitações operacionais de potência em aviões a pistão....
Foram observados também dezenas de casos de pilotagem inadequada, negligente, temerária, imprudente e/ou inexperiente, incluindo tentativa de decolagem com flaps totalmente baixados; decisão arriscada de realizar o voo de cruzeiro, a baixa altura, sobre terreno montanhoso e/ou sob mau tempo; e comportamento imprudente, temerário e/ou exibicionista do piloto, com voos intencionais a baixa altura e baixa velocidade, inclusive com perda de controle (estol, por exemplo), causado pelo sobrevoo da residência de familiares, parentes, cônjuge e amigos, festas de aniversário e/ou casamento, localização de animais silvestres para caça e áreas de acampamento.
Foram observados dezenas de casos de colisão de tráfego.
O blog recomenda a instalação de pelo menos quatro equipamentos para melhorar a segurança de voo, o stormscope (alerta de tempestade), o TCAS - Traffic Collision Avoidance System (alerta de tráfego), o GPS - Global Positioning System e o radar altímetro.
GALERIA DE IMAGENS
CESSNA 172S SKYHAWK
CESSNA 172S SKYHAWK
AVIÔNICOS ANALÓGICOS + GNS 480
CESSNA 172 (PRÉ-LIABILITY)
INTERIOR (RETROFIT)
DECOLAGEM
AVIÔNICOS DIGITAIS (UPGRADE)
172 SKYHAWK (AGRONEGÓCIO)
- Aileron (Engenharia Aeronáutica)
- Amazônia
- ATR-42
- ATR-72
- Abdução (Ufologia)
- Turbofan (Aviação)
- Trimotor
- Informática (Parte 1)
- Saab JAS 39 Gripen NG
- AVGAS (Gasolina de Aviação)
- Extraterrestre (Ufologia)
- Robinson R44
- Quadrimotor
- Beechcraft Corporation
- Programa FX2 (Força Aérea Brasileira)
- Piper Seneca
- Beechcraft Baron
- Piper Saratoga
- Beechcraft Bonanza
- Piper Navajo
- Beechraft King Air
- Piper Malibu Meridian
- Beechcraft Premier
- Piper Malibu
- Bimotor
- Piper Arrow
- Boeing 747
- Bombardier Canadair CRJ
- Agricultura e Pecuária
- Pilatus PC-12
- Pesos e Medidas
- Ônibus Espacial
- Bombardier Learjet 45
- UFO / OVNI (Ufologia)
- Bombardier Q Series
- Monomotor
- Ivermectina (Agropecuária)
- Cessna 206 Station Air
- Oxitetraciclina (Agropecuária)
- Cessna 208B Grand Caravan
- Cessna 210 Centurion
- MD Helcopters MD 520 Notar
- Cessna Citation
- Longarina (Engenharia Aeronáutica)
- Nota Fiscal
- Cessna Citation CJ2
- Gesso Agrícola (Agricultura e Pecuária)
- Cessna Citation Encore
- Intelbras (Telecomunicações)
- Gates Learjet 35
- HDL (Segurança Eletrônica)
- Leucotron (Telecomunicações)
- Bombardier Learjet
- Cessna Citation II
- Gates Learjet 25
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Cessna Citation V
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Caso ET de Varginha (Ufologia)
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Cirrus SR20
- Gastrite (Medicina)
- Cirrus SR22
- Beechcraft Hawker 400
- Indústria Automobilística
- Embraer EMB-120 Brasilia
- Decolagem (Aviação)
- Embraer ERJ-145 Regional Jet
- Fokker F27
- ETOPS (Aviação)
- Disco Voador (Ufologia)
- Bell 206 Jet Ranger
- Embraer EMB-121 Xingu
- Informática (Parte 2)
- Embraer Phenom 300
- Embraer EMB-110 Bandeirante
- Dassault Falcon 50
- Nutrientes (Medicina e Veterinária)
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Rumo ALL (Companhia Ferroviária)
- Mooney M20R Ovation
- Aquecimento Global
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Cessna 182 Skylane
- Saneamento Básico
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Bell 206 Long Ranger
- Eurocopter EC-120 Colibri
- Energia Solar Fotovoltaica
- Fokker F-100
- Operação Prato (Ufologia)
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Eurocopter EC-130
- Área 51 (Ufologia)
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Stormscope (Meteorologia)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Socata TBM
- Segurança Privada
- Aerospatiale Concorde
- Medroxiprogesterona (Medicina e Veterinária)
- Leonardo AW119 Koala
- Produção Florestal
- Socata TB
- Echostar Corporation
- Contratos (Direito)
- Drones
- Bell 407
- Nobreak (Informática)
- Neiva Paulistinha
- Piper Cub
- Propoxur (Veterinária)
- Piper Aircraft
- Atari Incorporated
- James Bond (Cinema)
- Mooney M20K Encore
- Gulfstream G100
- Maule MT-7
- Doramectina (Agropecuária)
- Douglas DC-3
- Pessoas Jurídicas (Administração)
- Embarcações (Indústria Naval)
- Roteadores (Telecomunicações)
- Cessna 172 Skyhawk
- Aero Commander 500
- EFIS - Electronic Flight Instrument System
- Panetone
- Schweizer 300
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Iodophor (Agropecuária)
- Documentos (Administração)
- Aeroporto de São José do Rio Preto
- Esquizofrenia (Psicologia)
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Grumman F-14 Tomcat
- Aeroporto de Presidente Prudente
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Pastagem ou Pasto (Agropecuária)
- Vector Fox V5
- Aeroporto de Ribeirão Preto
- Piaggio P-180 Avanti
- Maconha (Segurança Pública)
- Ford do Brasil
- Enstrom 280 e Enstrom F-28
- MD Helicopters MD 600 Notar
- Inércia (Física)
- Airbus A320
- Pilatus PC-24
- General Motors do Brasil
- Eclipse 500 e Eclipse 550
- Foguetes Airbus Ariane
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Helibras AS350 Esquilo
- Cessna Citation CJ3
- Mbps - Megabits por Segundo (Informática)
- Embraer E-190
- Cessna Citation Ultra
- Franquia de Internet (Telecomunicações)
- Projeto FX-2 (Força Aérea Brasileira)
- Cessna 208A Caravan
- Bombardier CRJ200
- Turbojato (Indústria Aeronáutica)
- Mitsubishi MU-300 Diamond
- Beechcraft Beechjet
- Embraer Seneca
- Embraer Sertanejo
- Embraer Navajo
- Embraer Corisco
- Beechcraft King Air 350
- Beechcraft King Air B-200
- Beechcraft King Air C-90
- Sistema Métrico Decimal
- Bombardier Dash 8-300
- Bombardier Q-400
- Cessna 207
- Spoileron (Engenharia Aeronáutica)
- Bombardier CRJ-700
- Embraer E-175
- Crase (Gramática)
- Embraer E-195
- Airbus A321
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Airbus A319
- Computador (Informática)
- Peugeot 206
- Multiplicação (Matemática)
- Viação Motta (Transporte Rodoviário)
- Cessna Citation I
- Elbit Hermes 900 (Força Aérea Brasileira)
- Profundor (Engenharia Aeronáutica)
- Aço (Siderurgia)
- Abelhas Europa (Apicultura)
- Fenitrotion (Agropecuária)
- Açúcar (Agroindústria)
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Cessna Citation 500
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Pepsico do Brasil
- Fertilizante (Agricultura e Pecuária)
- Grupo Boticário
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Aero Boero AB-95
- Aero Boero AB-180
- Bellanca 8KCAB Decathlon
- Champion 8KCAB Decathlon
- Úlcera (Medicina)
- Let L-410 Turbolet
- Aero Boero AB-115
- Água (Biologia e Química)
- Fairchild FH-227
- Unilever Brasil
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Conservação de Alimentos (Culinária)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Boeing 707
- Álcool (Agroindústria)
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Aeroporto Regional de Maringá
- Lockheed L-188 Electra II
- Alumínio (Metalúrgica)
- Cessna 177 Cardinal
- Antibióticos (Medicina e Veterinária)
- Airbus H120
- Aquecedor Solar de Água
- Fokker 50
- Injeção Direta (Mecânica)
- CRDI - Common Rail Direct Injection
- Honda HA-420 HondaJet
- Ridley Scott (Cinema)
- Cockpit de Vidro (Aviação)
- Glass Cockpit (Aviação)
- Componentes Eletrônicos
- MFD - Multi Function Display
- PFD - Primary Flight Display
- Água Oxigenada (Química)
- Atmosfera (Química e Física)
- IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física
- Grand Orchestre de Paul Mauriat (Música)
- Airbus H130
- Jean Michel Jarre (Música)
- Stormscope (Aviação)
- Strikefinder (Aviação)
- TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo
- Daher TBM 940
- Socata TBM 930
- Daher TBM 910
- Socata TBM 900
- Socata TBM 850
- Navios (Engenharia Naval)
- Barcos (Engenharia Naval)
- Lockheed Martin F-16 Falcon
- General Dynamics F-16 Falcon
- Bicicleta (Ciclismo)
- Maule MT-7-260
- Maule MX-7-180
- Maule MX-7-160
- Maule M-7-260
- Maule M-7-235
- IAI Astra SPX
- IAI Astra SP
- IAI Astra
- Mooney M20K 252TSE
- Mooney M20K 231
- Mata Bicheiras (Agropecuária)
- Videogame Atari 2600
- Socata TBM 700
- Socata TB-20 Trinidad
- Socata TB-21-TC Trinidad
- Socata TB-200 Tobago
- Socata TB-9 Tampico
- Socata TB-10 Tobago
- Hughes Network Systems
- AgustaWestland AW119 Koala
- Agusta A119 Koala
- Família Auster J
- Atmosfera Terrestre
- Legião Urbana (Música)
- Contêineres (Transporte de Cargas)
- Modem (Telecomunicações)
- Embraer EMB-203 Ipanema
- Tina Turner (Música)
- Aquífero Guarani (Geografia)
- Dire Straits (Música)
- Hughes 300
- Hughes 269
- Chocotone (Culinária)
- Rockwell Commander 690
- Rockwell Commander 680
- Aero Commander 680
- Aero Commander 560
- Aero Commander 520
- Chevrolet Trailblazer
- Vector Fox V4
- Vector Fox V2
- Loucura (Psiquiatria)
- Energia Cinética (Física)
- 3ª Lei de Newton (Física)
- Força Centrífuga (Física)
- 2ª Lei de Newton (Física)
- Força Centrípeta (Física)
- 1ª Lei de Newton (Física)
- TAP Air Portugal
- Aeroporto de Londrina
- Embraer E170
- Enstrom F-28
- Airbus H125
- Helibras HB 350 Esquilo
- Fly-by-wire (Indústria Aeronáutica)
- Chrystian & Ralf (Música)
- Líder Aviação (Transporte Aéreo)
- Embraer Phenom 100
- Aeromot Ximango
- Cabos de Telecomunicações
- ISS - Imposto Sobre Serviços
- Ferro (Siderurgia)
- Fast Food (Comércio)
- Estabilizador Horizontal (Aviação)
- Blindagem de Automóveis
- Roberta Miranda (Música)
- Coordenadas Geográficas
- Sindrome do Pânico (Psicologia)
- Adubo (Agricultura e Pecuária)
- Pilha (Química e Física)
- Refrigerador (Conservação de Alimentos)
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- Robinson R66 Turbine
- Circuito Elétrico (Engenharia)
- Boeing 767
- Sully - O Herói do Rio Hudson (Filme)
- Bombardier Learjet 31
- Plástico (Indústria)
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- Firefox - Raposa de Fogo (Filme)
- Kaskade (Música Eletrônica)
- A Caçada ao Outubro Vermelho (Filme)
- Teorias Psicológicas de Freud
- Aeroporto de Guarulhos
- Trator Mahindra 6065
- Jesus (Filme)
- Petróleo (Economia e Política)
- Sino Swearingen SJ30-2
- Syberjet SJ30
- Compulsão Sexual (Psicologia)
- Alien - O Oitavo Passageiro (Filme)
- Horn (Indústria Aeronáutica)
- Bordo de Fuga (Indústria Aeronáutica)
- Flaperon (Indústria Aeronáutica)
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- Transistor (Eletrônica)
- Diodo e/ou LED (Eletrônica)
- McDonnell Douglas F-15 Eagle
- Ennio Morricone (Música)
- Poços de Água (Geologia)
Atenção: As informações, conceitos e valores (preços) emitidos neste artigo ou página são apenas de caráter informativo e podem não estar absolutamente precisos e rigorosos, pois esse não é o objetivo do blog. Para informações, conceitos e valores mais precisos e rigorosos entre em contato com o fabricante e/ou com seu representante de vendas.
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Site Aeronaves a Venda: https://www.aeronavesavenda.com/cessna-172-skyhawk-a-venda
- TAM Aviação Executiva: http://www.tamaviacaoexecutiva.com.br
- Textron (em inglês): http://txtav.com/en/journey/articles/advisory-series/choosing-an-aircraft-trainer
- Flight Safety Foundation (em inglês): https://aviation-safety.net/wikibase/type/C172
- Bennett Avionics (em inglês): https://www.bennettavionics.com/kra-10-radar-altimeter-system/
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Cessna_172
- EJ Escola de Aviação: http://www.ej.com.br/aeronave/cessna-172-g1000
- Revista Aero Magazine: http://aeromagazine.uol.com.br/artigo/avioes-cessna-172-e-182-recebem-paraquedas_3670.html
- Aero Por Trás da Aviação / YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=YsltYUdQLtw
- Global Air (em inglês): https://www.globalair.com/aircraft-for-sale/specifications?specid=290
- TAM Aviação Executiva: https://www.tamaviacaoexecutiva.com.br/venda-de-aeronaves/aeronaves-a-pistao/172s-skyhawk
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cessna_172
- Cessna Aircraft (em inglês): http://cessna.txtav.com/en/piston/cessna-skyhawk
- Revista Aero Magazine: http://aeromagazine.uol.com.br/artigo/empuxo-para-os-leves_2240.html
- AOPA - Associação (em inglês): https://youcanfly.aopa.org/flying-clubs/flying-club-newsletter/2019/october/20/aircraft-spotlight
- Textron Aviation (divulgação): Imagens
- Pinterest: Imagem
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