BELL 222
BELL
222
BELL
230
INTRODUÇÃO
Logo acima e logo abaixo, a bonita máquina americana vista de dois ângulos diferentes. Um dos mais confortáveis e sofisticados helicópteros bimotores a turbina da década de 1980. Ainda hoje impressiona pela sua forma externa aerodinâmica, futurista e elegante.
O
Bell 222 é um confortável helicóptero bimotor a turbina de pequeno
porte projetado para transporte executivo e semi-utilitário, de
passeio e de turismo, para uso policial, para coberturas
jornalísticas, para transporte governamental e transporte aeromédico, criado e desenvolvido pela Bell Helicopter nos
Estados Unidos na década de 1970 e fabricado também nos Estados
Unidos na década de 1980, uma das maiores e
mais tradicionais fabricantes de helicópteros do mundo.
Esse
bonito modelo de helicóptero é sustentado por duas turbinas
Lycoming LTS-101 e tem capacidade para transportar um ou dois pilotos
e seis ou sete passageiros, dependendo da configuração de assentos
adotada pelo operador, realizando missões típicas dentro de metrópoles, pousando
e decolando de helipontos e heliportos, e também para viagens
intermunicipais. Em algumas situações, é possível também
realizar viagens interestaduais, com ou sem escalas para
reabastecimento, dependendo da distância entre origem e destino.
Posteriormente,
na década de 1990, a Bell Helicopter introduziu no mercado o modelo
de helicóptero bimotor Bell 230, o substituto do Bell 222, com melhorias em relação ao seu irmão predecessor, com
motores mais potentes e sistemas modernizados.
Durante as décadas de 1980 e 1990, os principais concorrentes dos helicópteros bimotores a turbina Bell 222 e Bell 230 foram o europeu Eurocopter AS355 Écureuil, mais conhecido aqui no Brasil pelo nome Helibras AS355N Esquilo; o também europeu Agusta A109 Power, conhecido posteriormente como Agusta AW109 Power; o americano Sikorsky S-76; o europeu Eurocopter EC130; o americano MD Helicopter MD Explorer; e o europeu Eurocopter AS365 Dauphin.
A
BELL HELICOPTER
Atualmente,
a Bell Helicopter, conhecida antigamente como Bell Aircraft
Corporation, é uma das mais conceituadas fabricantes de helicópteros do
mundo. Essa fabricante americana de helicópteros foi criada por
Lawrence Bell na década de 1930, inicialmente como uma empresa de
fabricação de aeronaves de asas fixas e asas rotativas, civis e
militares, incluindo a fabricação de aeronaves para o Governo dos
Estados Unidos.
Lawrence
Bell, conhecido também como Larry Bell, foi um dos pioneiros na
fabricação de helicópteros da história mundial, criando a partir
da década de 1940 o seu primeiro helicóptero quase totalmente
original a partir de alguns conceitos mais básicos criados e
desenvolvidos por um conhecido seu, o estudante universitário Arthur
Middleton.
Nas
décadas de 1930, 1940 e nas décadas seguintes, a fabricante Bell
esteve envolvida na criação, desenvolvimento e fabricação de
aviões e helicópteros, militares e civis, totalizando mais de
35.000 unidades, entre asas fixas e asas rotativas. Atualmente,
somente a Bell Helicopter existe, como fabricante de helicópteros
apenas.
Atualmente, a Bell Helicopter é uma das mais conhecidas fabricantes de helicópteros do mundo. A Bell é propriedade da corporação americana Textron Company, proprietária também das marcas de aviões executivos Cessna e Beechcraft e da fabricante de motores aeronáuticos Lycoming Engines.
A
sede da Bell Helicopter está localizada em Fort Worth, no estado
norte-americano do Texas, fabrica helicópteros em Amarillo, também
no Texas, e Mirabel, no Canadá. O representante oficial e principal
vendedor da Bell Helicopter no Brasil é a TAM Aviação Executiva,
que também presta serviços de manutenção e treinamento.
O
Bell 222 é um helicóptero bimotor a turbina de pequeno porte
projetado para transporte executivo e semi-utilitário, de passeio e
de turismo, para uso policial, para coberturas jornalísticas, para transporte governamental e
transporte aeromédico, com capacidade para transportar
confortavelmente um ou dois pilotos e seis ou sete passageiros,
dependendo da configuração de assentos adotada, criado e
desenvolvido nos Estados Unidos na década de 1970 e fabricado também
nos Estados Unidos na década de 1980 pela Bell Helicopter.
Ele
é um projeto totalmente original das décadas de 1970 e 1980, com fuselagem semi-monocoque e construção
convencional em alumínio e ligas metálicas, com trem de pouso retrátil e com rotor principal com
duas pás de material composto e rotor de cauda também com duas pás.
A Bell Helicopter focou a fabricação e a oferta do Bell 222 para o
mercado civil, como aeronave semi-utilitária de asas rotativas para
usos variados, desde o transporte de executivos até coberturas
jornalísticas, passeio e turismo, operações policiais, transporte governamental, transporte
aeromédico e resgate.
O
Bell 222 tem rotor principal composto por duas pás de material
composto, neste caso uma combinação de aço inoxidável e fibra de
vidro, com rotor de cauda também com duas pás. A fuselagem e a
cauda do Bell 222 são fabricadas em alumínio e ligas metálicas, mas há algumas partes menores em material composto, esta uma tecnologia já disponível na época em que foi fabricado.
A velocidade de cruzeiro é de cerca de 230 km/h. Ele foi o
primeiro helicóptero biturbina de pequeno porte para uso executivo da marca Bell, criado, desenvolvido e fabricado nos Estados Unidos, o primeiro bimotor a turbina de asas rotativas desenvolvido em território norte-americano.
Ele ainda pode ser considerado uma aeronave sofisticada, com
cockpit analógico completo para voos por instrumentos e com a
redundância de dois sistemas hidráulicos e elétricos
independentes, possibilitando operações off-shore, inclusive. Além
disso, ele possui trem de pouso retrátil e sistema de redução de
vibração. A maioria dos proprietários desse modelo de helicóptero
já solicitou e/ou está solicitando upgrade de aviônicos, uma necessidade dos novos tempos.
Entre
os pontos positivos do Bell 222 é possível destacar o fácil acesso
dos passageiros aos cinco ou seis assentos traseiros em club seat,
isto é, frente a frente, por duas amplas portas laterais, uma de
cada lado, e o fácil acesso do piloto e de mais um passageiro aos
dois assentos da frente, também por duas portas de cada lado,
totalizando quatro portas.
Outro
ponto positivo do Bell 222 é a integridade da estrutura (fuselagem e
cauda) de alumínio e ligas metálicas. Além disso, o risco de
falhas dos motores turboshaft Lycoming LTS-101 é baixo, desde que, é claro,
a aeronave seja submetida regularmente a oficinas de manutenção
confiáveis, homologadas / certificadas por autoridades aeronáuticas e pelos respectivos fabricantes.
Em
caso de falha de um dos motores em pleno voo, o que é raro, é
possível manter o voo até uma parada de emergência mais próxima.
É aconselhável que o proprietário da aeronave não “economize”
no treinamento do seu empregado, submetendo-o, quando necessário, a
cursos teóricos e práticos de aperfeiçoamento e atualização.
A
família Bell 222 foi composta também por versões melhoradas,
fabricadas também na década de 1980, a partir do modelo original,
entre elas o Bell 222B, com motores mais potentes e rotor principal maior, e o Bell 222UT, com trem de pouso fixo e alcance
maior.
MERCADO
O
Bell 222 foi considerado por anos um símbolo de status,
principalmente nas décadas de 1980 e 1990, quando não havia no
mercado aeronáutico mundial as variadas opções de modelos de
helicópteros biturbina de diversos fabricantes, diversas origens e
diversas capacidades e usos, como existem hoje. No entanto, a boa fama da
máquina nunca esteve e não está limitada a apenas símbolo de
posição social, pelo contrário, o Bell 222 é considerado um
clássico da aviação executiva, de turismo e semi-utilitária,
sendo usado ainda hoje para transporte aeromédico, operações policiais, transporte
executivo, governamental e off-shore, inclusive.
No
Brasil, o Bell 222 começou a voar já na década de 1980,
transportando passageiros em viagens executivas, de turismo e de
passeio. Atualmente, é possível encontrar algumas unidades desse modelo de helicóptero no mercado americano e europeu de
aeronaves usadas, em bom estado de conservação e a preços
razoáveis. A importação de unidades usadas desse modelo de
aeronave é possível para compradores brasileiros, porém, somando
todos os impostos e taxas, o preço final da aeronave já
nacionalizada pode sofrer um acréscimo de cerca de 30% em relação
ao preço inicial no exterior.
Cerca
de 200 unidades do Bell 222 e mais de 30 unidades do Bell 230, este o
sucessor modernizado do Bell 222, foram fabricadas na década de 1980
e parte da década de 1990, respectivamente. O Bell 230 substituiu,
com vantagens técnicas, inclusive, o Bell 222 na linha de montagem
da Bell Helicopter. No entanto, a fabricação do Bell 230 foi
encerrada em 1995. Entre as possíveis explicações para o
encerramento prematuro da fabricação seriada deste moderno, bonito
e sofisticado bimotor a turbina estão as recessões econômicas
mundiais da década de 1990 e o início da fabricação do derivado,
também bimotor a turbina, Bell 430.
De
modo geral, o custo operacional por quilômetro voado de um
helicóptero bimotor a turbina com capacidade para até sete
passageiros é maior que o custo operacional por quilômetro voado de
uma aeronave de asa fixa turboélice com capacidade semelhante de
transportar passageiros. Porém, o helicóptero tem flexibilidade
operacional e versatilidade absolutamente insuperáveis para operar
em regiões metropolitanas ou entre cidades próximas, com tráfego
de automóveis intenso.
Por
exemplo, a região metropolitana de São Paulo e outras cidades
vizinhas têm uma das maiores concentrações de helicópteros para
uso executivo, aeromédico, policial e de turismo do mundo.
Quando o Bell 222 foi lançado na década de 1980, havia pouquíssimos concorrentes com características semelhantes. Atualmente, há no
mercado vários modelos de helicópteros de capacidade, velocidade e
qualidade de construção equivalentes ao Bell 222 e seu irmão Bell
230, entre eles o europeu Airbus H-130 / Eurocopter EC-130, da Airbus
Helicopters; o também europeu Agusta AW109 Grand / Leonardo AW109 Grand, da italiana Leonardo
Company, o americano MD Explorer, da MD Helicopters; o europeu Airbus H155 / Eurocopter EC155, da Airbus Helicopters; o europeu Eurocopter AS355 Écureuil, mais conhecido aqui no Brasil pelo nome Helibras AS355N Esquilo; o americano Sikorsky S-76, da fabricante americana Sikorsky.
Atualmente, a Bell Helicopter fabrica o modelo sucessor do Bell 230, o moderno bimotor a turbina Bell 429, disponível para venda e fretamento no Brasil, inclusive, pela TAM Aviação Executiva.
CURIOSIDADE
Apesar
de sofisticado e, portanto, caro na época em que estava em linha de
produção, o Bell 222 está entre os modelos de helicópteros
biturbina mais emblemáticos e icônicos que existem, em parte graças ao fato de ter
sido escolhido, na década de 1980, pelo estúdio de cinema e TV
americano CBS para as filmagens da série de TV Airwolf, renomeada aqui no
Brasil para Águia de Fogo, exibida em horário nobre pela TV
Globo na mesma época.
Estavam no elenco dessa série de ficção e ação os atores Jan Michael Vincent e o veterano das telas Ernest Borgnine, ambos já falecidos.
Mas
cabe aqui algumas ressalvas importantes: Não existe helicóptero
supersônico, portanto a realidade é diferente do que foi mostrado
nessa série de TV. Por outro lado, algumas tecnologias retratadas na
série, visão noturna por infravermelho, por exemplo, já existiam de fato, eram de uso militar e policial, praticamente
restrito na época, nas versões mais avançadas, mas, pelo que se sabe, as tecnologias militares de uso restrito nunca chegaram a ser
incorporadas ao projeto do Bell 222, somente as tecnologias policiais foram incorporadas.
Entre
os pontos positivos desse produto televisivo está a sua trilha
sonora, principalmente a faixa Airwolf Theme, que ganhou algumas
versões remasterizadas e remixadas posteriormente, tornando-se um
respeitável clássico da música eletrônica, uma obra prima.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
BELL 222A
- Tripulação: 1 ou 2 pilotos;
- Capacidade: 6 ou 7 passageiros;
- Velocidade: Aprox. 230 km / h;
- Comprimento total: Aprox. 15 metros;
- Altura: Aprox. 3,6 metros;
- Motorização (potência): 2 X Lycoming LTS-101 (610 shp / cada);
- Trem de pouso: Retrátil, com rodas e pneus;
- Homologação: IFR - Instrument Flight Rules;
- Teto de serviço: Aprox. 3.800 metros;
- Alcance: Aprox. 480 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 3.500 kg;
- Preço (no exterior): Aprox. US$ 600 mil (usado / bom estado de conservação);
BELL 222B
- Tripulação: 1 ou 2 pilotos;
- Capacidade: 6 ou 7 passageiros;
- Velocidade: Aprox. 240 km / h;
- Comprimento total: Aprox. 15,3 metros;
- Altura: Aprox. 3,7 metros;
- Motorização (potência): 2 X Lycoming LTS-101 (680 shp / cada);
- Trem de pouso: Retrátil, com rodas e pneus;
- Teto de serviço: Aprox. 4.800 metros;
- Alcance: Aprox. 580 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 3.700 kg;
- Preço (no exterior): Aprox. US$ 700 mil (usado / bom estado de conservação);
BELL 230
- Tripulação: 1 ou 2 pilotos;
- Capacidade: 6 ou 7 passageiros;
- Velocidade: Aprox. 250 km / h;
- Comprimento total: Aprox. 15 metros;
- Altura: Aprox. 3,6 metros;
- Motorização (potência): 2 X Rolls Royce / Allison (700 shp / cada)
- Trem de pouso: Retrátil, com rodas e pneus;
- Teto de serviço: Aprox. 4.500 metros;
- Alcance: Aprox. 680 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 3.800 kg;
- Preço (no exterior): Aprox. US$ 800 mil (usado / bom estado de conservação);
ONDE COMPRAR
A importação de unidades usadas de Bell 222 também é possível para compradores brasileiros. Porém, somando todos os impostos e taxas, o preço final da aeronave já nacionalizada pode sofrer um acréscimo de cerca de 30% em relação ao preço inicial no exterior.
- Flight Market (classificados): http://www.flightmarket.com.br/pt/home
- Controller (em inglês): http://www.controller.com
- Aeromercado (classificados): http://www.aeromercado.com.br/defr.asp
- Global Air (em inglês): https://www.globalair.com/aircraft-for-sale
- Aircraft 24 (no exterior): https://pt.aircraft24.com/
- AV Buyer (em inglês): https://www.avbuyer.com/aircraft/helicopter/turbine/bell-helicopters/222
Várias empresas idôneas no Brasil oferecem esse tipo de serviço de assessoria e manutenção, entre elas a TAM Aviação Executiva, a Líder Aviação e a Helipark Manutenção, entre outras. Algumas delas oferecem também o serviço de gerenciamento de aeronaves.
O BELL 222 NO YOUTUBE
- Airwolf Theme: https://www.youtube.com/watch?v=-dwmf-wx8VQ
- MML Aviation: https://www.youtube.com/watch?v=a3_zXfQquDM
- Airwolf Themes: https://www.youtube.com/user/markjcairns/videos
- SkyWater Jets: https://www.youtube.com/watch?v=82-F2yqgmE0
- Airwolf Theme: https://www.youtube.com/watch?v=N88Ej0OwwW4
- Eagle Louisiana: https://www.youtube.com/watch?v=BExMBqdz92U
TRÊS VISTAS (222)
AIRWOLF (DIVULGAÇÃO)
VEJA TAMBÉM
- Aileron
- ATR-42
- ATR-72
- Abdução (Ufologia)
- Turbofan
- Trimotor
- Saab JAS 39 Gripen NG
- AVGAS (Gasolina de Aviação)
- Extraterrestre (Ufologia)
- Robinson R44
- Quadrimotor
- Beechcraft Corporation
- Programa FX2 (Força Aérea Brasileira)
- Piper Seneca
- Beechcraft Baron
- Piper Saratoga
- Beechcraft Bonanza
- Piper Navajo
- Beechraft King Air
- Piper Malibu Meridian
- Beechcraft Premier
- Piper Malibu
- Bimotor
- Piper Arrow
- Boeing 747
- Bombardier Canadair CRJ
- Agricultura e Pecuária
- Pilatus PC-12
- Pesos e Medidas
- Ônibus Espacial
- UFO/ OVNI (Ufologia)
- Galvanização (Química)
- Monomotor
- Cessna 206 Station Air
- Cessna 208B Grand Caravan
- MD Helicopters MD 900 Explorer
- Cessna 210 Centurion
- MD Helcopters MD 520 Notar
- Cessna Citation
- Longarina (Engenharia Aeronáutica)
- Cessna Citation CJ2
- Gates Learjet 35
- Bombardier Learjet
- Cessna Citation II
- Gates Learjet 25
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Iridium (Telefonia por Satélite)
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Caso ET de Varginha
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Cirrus SR20
- Cirrus SR22
- Beechcraft Hawker 400
- Indústria Automobilística
- Embraer EMB-120 Brasilia
- Decolagem (Aviação)
- Embraer ERJ-145 Regional Jet
- ETOPS (Aviação)
- Disco Voador (Ufologia)
- Bell 206 Jet Ranger
- Embraer EMB-121 Xingu
- Embraer Phenom 300
- Embraer EMB-110 Bandeirante
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Rumo ALL (Companhia Ferroviária)
- Mooney M20R Ovation
- Eurocopter EC-135
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Cessna 182 Skylane
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Bell 206 Long Ranger
- Globalstar (Telefonia por Satélite)
- Eurocopter EC-120 Colibri
- Energia Solar Fotovoltaica
- Operação Prato (Ufologia)
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Eurocopter EC-130
- Área 51 (Ufologia)
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Stormscope (Meteorologia)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Socata TBM 700
- Segurança Privada
- Socata TB
- Drones
- Bell 407
- Nobreak (Informática)
- Neiva Paulistinha
- Piper Cub
- Boeing 787 Dreamliner
- Piper Aircraft
- Mooney M20K Encore
- Maule MT-7
- Embarcações (Indústria Naval)
- Roteadores (Telecomunicações)
- Cessna 172 Skyhawk
- Aero Commander 500
- EFIS - Electronic Flight Instrument System
- Schweizer 300
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Aeroporto de São José do Rio Preto
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Bell 429
- Aeroporto de Presidente Prudente
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Vector Fox V5
- Aeroporto de Ribeirão Preto
- Piaggio P-180 Avanti
- Enstrom 280 e Enstrom F-28
- MD Helicopters MD 600 Notar
- Inércia (Física)
- Airbus A320
- Pilatus PC-24
- Eclipse 500 e Eclipse 550
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Helibras AS350 Esquilo
- Embraer E-190
- Turbojato (Indústria Aeronáutica)
- Mitsubishi MU-300 Diamond
- Beechcraft Beechjet
- Embraer Seneca
- Embraer Sertanejo
- Embraer Navajo
- Embraer Corisco
- Sistema Métrico Decimal
- Bombardier Dash 8-300
- Bombardier Q-400
- Cessna 207
- Spoileron (Engenharia Aeronáutica)
- Bell 427
- Embraer E-175
- Bell 430
- Embraer E-195
- Airbus A321
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Airbus A319
- Computador (Informática)
- AgustaWestland AW109 Grand
- Agusta A109 Power
- Viação Motta (Transporte Rodoviário)
- Cessna Citation I
- Elbit Hermes 900 (Força Aérea Brasileira)
- Profundor (Engenharia Aeronáutica)
- Aço (Siderurgia)
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Airbus A330
- Cessna Citation 500
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Aero Boero AB-180
- Bellanca 8KCAB Decathlon
- Champion 8KCAB Decathlon
- Aero Boero AB-115
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Álcool (Agroindústria)
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Aeroporto Regional de Maringá
- Alumínio (Metalúrgica)
- Cessna 177 Cardinal
- Airbus H120
- Honda HA-420 HondaJet
- Airbus H135
- Boeing 777
- Componentes Eletrônicos
- Atmosfera (Química e Física)
- Airbus H130
- Socata TBM 900
- Socata TBM 850
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Revista Aero Magazine: http://aeromagazine.uol.com.br
- TAM Aviação Executiva: https://www.tamaviacaoexecutiva.com.br
- Aviastar (em inglês): http://www.aviastar.org/helicopters_eng/bell_222.php
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Bell_222/230
- Omni Aviation: http://www.omni.pt/bell-222-%7C-6-lugares-vip/1094.htm
- Revista Flap Internacional: http://www.revistaflap.com.br/web/
- Bell Helicopter (em inglês): http://www.bellhelicopter.com/company/history/1970-1979
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Airwolf
- Revista Avião Revue: http://www.aviaorevue.com/
- Site Jalopnik (em inglês): https://jalopnik.com/for-595-000-you-could-have-your-very-own-airwolf-1732647014
- Pinterest: Imagem
- Bell (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
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