BELL 429

BELL 429 (TREM FIXO)
BELL 429 WLG (TREM RETRÁTIL)
BELL GLOBAL RANGER

INTRODUÇÃO
Bell 429 é um confortável e sofisticado helicóptero bimotor a turbina de pequeno porte projetado para transporte executivo e semi-utilitário, de passeio e de turismo, para uso policial, para coberturas jornalísticas e transporte aeromédico, criado e desenvolvido em conjunto pela Bell Helicopter, dos Estados Unidos, pela Korea Aerospace Industries, da Coreia do Sul, e pela Mitsui Bussan Aerospace, do Japão, e fabricado em série no Canadá desde 2009 pela Bell Helicopter, uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de helicópteros do mundo, que utilizou como base para sua criação o helicóptero bimotor a turbina Bell 427, entretanto com um conjunto de mudanças e modernizações em relação ao seu predecessor que o tornou um projeto quase completamente novo.

Esse bonito modelo de helicóptero é sustentado por duas turbinas Pratt & Whitney PW207 e tem capacidade para transportar um ou dois pilotos e quatro, cinco, seis ou sete passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, realizando missões típicas dentro de metrópoles, pousando e decolando de helipontos e heliportos, e também para viagens intermunicipais. Em algumas situações, é possível também realizar viagens interestaduais, com ou sem escalas para reabastecimento, dependendo da distância entre origem e destino.

Posteriormente, já em 2013, a Bell Helicopter introduziu no mercado a versão com trem de pouso retrátil da mesma família, o Bell 429 WLG, com algumas melhorias e refinamentos em relação ao seu irmão predecessor Bell 429, aquele com motores mais potentes e sistemas ainda mais sofisticados.

Os principais concorrentes do Bell 429 são os também sofisticados e confortáveis helicópteros bimotores a turbina Airbus H-135 / Eurocopter EC-135, Leonardo AW109 Power / Agusta AW109 Power e o MD-900 Explorer / MD Explorer, todos eles expoentes do segmento de helicópteros executivos, todos com as melhores tecnologias civis disponíveis no mercado de asas rotativas.

A BELL HELICOPTER
Logo acima, o logotipo atual da Bell Helicopter, lançado recentemente, uma alusão à libélula, um ágil inseto voador de aspecto que lembra vagamente o formato um helicóptero. Logo abaixo, o logotipo anterior da empresa.

Atualmente, a Bell Helicopter, conhecida antigamente como Bell Aircraft Corporation, é uma das maiores fabricantes de helicópteros do mundo. Essa fabricante americana de helicópteros foi criada por Lawrence Bell na década de 1930, inicialmente como uma empresa de fabricação de aeronaves de asas fixas e asas rotativas, civis e militares, incluindo a fabricação de aeronaves para o Governo dos Estados Unidos.

Lawrence Bell, conhecido também como Larry Bell, foi um dos pioneiros na fabricação de helicópteros da história mundial, criando a partir da década de 1940 o seu primeiro helicóptero quase totalmente original a partir de alguns conceitos mais básicos criados e desenvolvidos por um conhecido seu, o estudante universitário Arthur Middleton.

Nas décadas de 1930, 1940 e nas décadas seguintes, a fabricante Bell esteve envolvida na criação, desenvolvimento e fabricação de aviões e helicópteros, militares e civis, totalizando mais de 35.000 unidades, entre asas fixas e asas rotativas. Atualmente, somente a Bell Helicopter existe, como fabricante de helicópteros apenas.

Atualmente, a Bell Helicopter é uma das maiores e mais conhecidas fabricantes de helicópteros do mundo. A Bell é propriedade da corporação americana Textron Company, proprietária também das fabricantes das marcas de aviões executivos Cessna Beechcraft, e da fabricante de motores aeronáuticos Lycoming Engines.

A sede da Bell Helicopter está localizada em Fort Worth, no estado norte-americano do Texas, fabrica helicópteros em Amarillo, também no Texas, e Mirabel, no Canadá. O representante oficial e principal vendedor da Bell Helicopter no Brasil é a TAM Aviação Executiva, que também presta serviços de táxi-aéreo, manutenção e treinamento.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
O Bell 429, conhecido também como Bell 429 Global Ranger, é um sofisticado e confortável helicóptero bimotor a turbina de pequeno porte projetado para transporte executivo e semi-utilitário, de passeio e de turismo, para uso policial, para coberturas jornalísticas e transporte aeromédico, com capacidade para transportar confortavelmente um ou dois pilotos e quatro, cinco, seis ou sete passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, criado e desenvolvido em conjunto pela Bell Helicopter, dos Estados Unidos, pela Korea Aerospace Industries, da Coreia do Sul, e pela Mitsui Bussan Aerospace, do Japão, e fabricado no Canadá desde 2007 pela Bell Helicopter.

Na verdade, é um projeto de helicóptero quase completamente novo, pouca coisa do seu predecessor Bell 427 foi aproveitada no então novíssimo Bell 429, entre elas o conjunto de acionamento do rotor principal.

Ele é um projeto da década de 2000, afinado com os novos tempos, com construção da fuselagem e da cauda baseada em materiais compostos, numa proporção maior que encontrada até então em outros modelos de helicópteros da própria Bell Helicopter, com rotor principal com quatro pás de material composto, inclusive, e rotor de cauda também com quatro pás. A Bell Helicopter focou a fabricação e a oferta do Bell 429 para o mercado civil, como aeronave semi-utilitária de asas rotativas para usos variados, desde transporte de executivos até coberturas jornalísticas, passeio e turismo, operações policiais, transporte aeromédico e resgate.

O helicóptero semi-utilitário Bell 429 e seu irmão Bell 429 WLG foram certificados dentro das regras FAR Part 27, ou equivalentes, pelas principais autoridades aeronáuticas mundiais, entre elas a FAA – Federal Aviation Administration, a TCCA – Transport Canada Civil Aviation, a EASA – European Aviation Safety Agency e a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil. As certificações incluem a Categoria A, que permitem aos helicópteros da família manter o voo até uma parada de emergência mais próxima, caso um dos dois motores falhe; e o conjunto de regras IFR - Instrument Flight Rules, para operação da aeronave quando a visibilidade do ambiente externo estiver dificultada por formações meteorológicas (nuvens, chuva e nevoeiro, por exemplo) ou por ausência de luz natural, à noite. 

O Bell 429 tem rotor principal composto por quatro pás de material composto. A fuselagem e a cauda do Bell 429 são fabricadas numa proporção maior de material composto do que antes, em outros modelos da Bell Helicopter. A velocidade de cruzeiro é de cerca de 270 km/h na versão com trem de pouso fixo, do tipo esquis, e de 285 km/h na versão mais recente, com trem de pouso retrátil. A versão com trem de pouso fixo é cerca de 100 kg mais leve, portanto tem carga útil maior.

As duas versões da família Bell 429, uma com trem de pouso fixo e outra com trem de pouso retrátil, são sustentadas por dois motores turboshaft Pratt & Whitney PW207D1, com 730 shp de potência máxima em cada motor, disponível na decolagem, totalizando 1.460 shp disponíveis na decolagem. A potência máxima contínua (voo de cruzeiro) é de 625 shp em cada motor. Na versão com trem de pouso fixo, a aeronave é capaz de decolar com cinco passageiros a bordo, dois pilotos, bagagem leve e tanques quase cheios, em dias quentes, com alcance de cerca de 620 quilômetros, em regime moderado de rotação e com reservas de combustível.

O Bell 429 é uma aeronave sofisticada e bem confortável, é uma das melhores opções de transporte aéreo executivo para usuários de grandes metrópoles, um dos melhores que o dinheiro pode comprar, com cockpit digital EFIS – Electronic Flight Instrument System completo para voos por instrumentos e com a redundância de sistemas hidráulicos e elétricos independentes, possibilitando operações off-shore, inclusive.

Entre os pontos positivos do Bell 429 está o fácil acesso dos passageiros aos quatro, cinco ou seis assentos traseiros em club seat, isto é, frente a frente, por duas amplas portas laterais, uma de cada lado, e o fácil acesso do piloto e de mais um passageiro aos dois assentos da frente, também por duas portas de cada lado, totalizando quatro portas. Para os operadores que costumam voar em condições IFR - Instrument Flight Rules, é recomendada a contratação de dois pilotos, sendo um piloto e um co-piloto, já que se trata de operações mais complexas.

Outro ponto positivo do Bell 429 é a integridade da estrutura (fuselagem e cauda) de material composto. Além disso, o risco de falhas dos motores turboshaft Pratt & Whitney 207 é baixo, desde que, é claro, a aeronave seja submetida regularmente a oficinas de manutenção confiáveis, certificadas por autoridades aeronáuticas.

Em caso de falha de um dos motores em pleno voo, o que é raro, é possível manter o voo até uma parada de emergência mais próxima. É aconselhável que o proprietário da aeronave não “economize” no treinamento do seu empregado, submetendo-o, quando necessário, a cursos teóricos e práticos de aperfeiçoamento e atualização. Os assentos foram projetados com tecnologia anti-crash para absorver o máximo possível eventuais pousos mais duros ou em caso de acidentes.

A família Bell 429 é composta por duas versões, uma com trem de pouso fixo e outra com trem de pouso retrátil, a primeira fabricada em série a partir de 2009 e a segunda fabricada a partir de 2014, com algumas diferenças entre si, dependendo do ano de fabricação, entre elas a adoção de piloto automático de quatro eixos; telas do tipo EFIS - Electronic Flight Instrument System, sensíveis ao toque (touchscreen); entre outros refinamentos na versão mais recente.

MERCADO
O Bell 429 é considerado um símbolo de status. Mesmo entre as opções modernas de helicópteros biturbina de fabricantes diferentes, ele consegue se destacar pela tecnologia empregada na sua fabricação, no seu grau de sofisticação e acabamento refinado. Entretanto, a boa fama da máquina não está limitada a apenas símbolo de posição social, pelo contrário, o Bell 429 é considerado uma ferramenta de trabalho para transporte executivo, de turismo e semi-utilitário, sendo usado também para transporte aeromédico, governamental e policial, inclusive.

No Brasil, o Bell 429 começou a voar já no início da década de 2010, pouco tempo depois do início da fabricação em série do primeiro modelo, transportando passageiros em viagens executivas, de turismo e de passeio. Atualmente, é possível encontrar uma quantidade razoável desse modelo de helicóptero no mercado americano e europeu de aeronaves usadas, em bom estado de conservação e a preços razoáveis. A importação de unidades usadas desse modelo de aeronave é possível para compradores brasileiros, porém, somando todos os impostos e taxas, o preço final da aeronave já nacionalizada pode sofrer um acréscimo de cerca de 20% em relação ao preço inicial no exterior.

Mais de 30 unidades de Bell 429 foram vendidas no Brasil, o equivalente a cerca de 10% do número total de aeronaves fabricadas, o que reforça a importância do Brasil no cenário da indústria aeronáutica mundial. A maioria delas continua voando aqui. Algumas dessas unidades estão disponíveis para venda no mercado brasileiro de aeronaves usadas, já nacionalizadas, inclusive.

Mais de 325 unidades de Bell 429 foram fabricadas até o momento, principalmente o modelo com trem de pouso fixo. A maioria foi vendida nos mercados americano, canadense, europeu ocidental, australiano, japonês e coreano. Embora com apenas 10 anos no mercado, o Bell 429 e o Bell 429 WLG já são considerados sucessos de vendas da Bell Helicopter. Esses dois modelos de helicópteros substituíram, com vantagens técnicas, inclusive, o Bell 427 na linha de montagem da Bell Helicopter.

De modo geral, o custo operacional por quilômetro voado de um helicóptero bimotor a turbina com capacidade para até sete passageiros é maior que o custo operacional por quilômetro voado de uma aeronave de asa fixa turboélice com capacidade semelhante de transportar passageiros. Porém, o helicóptero tem flexibilidade operacional e versatilidade absolutamente insuperáveis para operar em regiões metropolitanas ou entre cidades próximas, com tráfego de automóveis intenso.

Por exemplo, a região metropolitana de São Paulo e outras cidades vizinhas têm uma das maiores concentrações de helicópteros para uso executivo, aeromédico, policial e de turismo do mundo.

Entre os principais operadores do Bell 429 estão a Air Methods / Mercy One (aeromédica), a Guarda Costeira do Canadá, a Marinha Real da Austrália, a Polícia da Suécia, a Polícia do Estado de Delaware, esta nos Estados Unidos, a Força Aérea da Jamaica, o Ministério da Saúde do Kwait, este no Oriente Médio, as Forças Armadas da Eslováquia, a Polícia de Nova York e a Polícia do Arizona, essas duas nos Estados Unidos.

Os helicópteros da família Bell 429 estão certificados para um programa de manutenção conhecido no meio aeronáutico como MSG-3, o que significa um plano de manutenção capaz de reduzir os custos operacionais diretos da aeronave em relação a modelos bimotores de helicópteros da mesma categoria concebidos nas décadas anteriores, seja modelos fabricados pelos concorrentes da Bell, seja modelos da mesma categoria fabricados pela própria Bell em décadas anteriores.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
  • Tripulação: 1 piloto;
  • Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto;
  • Capacidade: 4, 5, 6 ou 7 passageiros;
  • Velocidade de cruzeiro (Bell 429): Aprox. 270 km / h;
  • Comprimento total: Aprox. 14 metros (incluindo o rotor);
  • Altura: Aprox. 4 metros;
  • Diâmetro do rotor principal: Aprox. 11 metros;
  • Motorização (potência): 2 X Pratt & Whitney PW207D1 (730 shp / cada);
  • Peso máximo de decolagem (Bell 429): Aprox. 3.175 kg (nos EUA);
  • Peso máximo de decolagem (Bell 429): Aprox. 3.400 kg (no Brasil);
  • Alcance (Bell 429): Aprox. 620 quilômetros (cinco passageiros / dias quentes / com reservas);
  • Teto de serviço: Aprox. 6.000 metros;
  • Preço (no Brasil): Aprox. US$ 9,8 milhões (novo);

SEGURANÇA DE VOO

Estatisticamente, em números aproximados, a aviação comercial e a aviação executiva são os meios de transporte mais seguros que existem, com cerca de três acidentes graves com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas, considerando a média mundial. Porém, se forem levados em consideração apenas os números de países desenvolvidos, como Canadá, Estados Unidos, países da Europa Ocidental, o Japão, a Coreia do Sul e a Austrália, os números de acidentes para cada um milhão de viagens são ainda menores, na média cerca de um acidente grave com vítimas fatais.

Até o momento, o helicóptero bimotor a turbina Bell 429 Global Ranger se envolveu e/ou foi envolvido em 7 ocorrências graves com vítimas fatais em várias partes do mundo, o equivalente a cerca de 2% do número total de aeronaves fabricadas.

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