BELL 429
BELL 429 (TREM FIXO)
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
Estatisticamente, em números aproximados, a aviação comercial e a aviação executiva são os meios de transporte mais seguros que existem, com cerca de três acidentes graves com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas, considerando a média mundial. Porém, se forem levados em consideração apenas os números de países desenvolvidos, como Canadá, Estados Unidos, países da Europa Ocidental, o Japão, a Coreia do Sul e a Austrália, os números de acidentes para cada um milhão de viagens são ainda menores, na média cerca de um acidente grave com vítimas fatais.
BELL 429 WLG (TREM RETRÁTIL)
BELL GLOBAL RANGER
INTRODUÇÃO
O Bell 429 é um confortável e sofisticado helicóptero bimotor a
turbina de pequeno porte projetado para transporte executivo e semi-utilitário,
de passeio e de turismo, para uso policial, para coberturas jornalísticas e
transporte aeromédico, criado e desenvolvido em conjunto pela Bell
Helicopter, dos Estados Unidos, pela Korea Aerospace Industries, da Coreia do
Sul, e pela Mitsui Bussan Aerospace, do Japão, e fabricado em série no Canadá desde 2009 pela Bell Helicopter, uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de
helicópteros do mundo, que utilizou como base para sua criação o helicóptero
bimotor a turbina Bell 427, entretanto com um conjunto de mudanças e modernizações
em relação ao seu predecessor que o tornou um projeto quase completamente novo.
Esse bonito modelo de helicóptero é sustentado por
duas turbinas Pratt & Whitney PW207 e tem capacidade para
transportar um ou dois pilotos e quatro, cinco, seis ou sete passageiros, dependendo
da configuração de assentos adotada, realizando missões típicas dentro de
metrópoles, pousando e decolando de helipontos e heliportos, e também para
viagens intermunicipais. Em algumas situações, é possível também realizar
viagens interestaduais, com ou sem escalas para reabastecimento, dependendo da
distância entre origem e destino.
Posteriormente, já em 2013, a Bell Helicopter
introduziu no mercado a versão com trem de pouso retrátil da mesma família, o Bell
429 WLG, com algumas melhorias e refinamentos em relação ao seu irmão predecessor
Bell 429, aquele com motores mais potentes e sistemas ainda mais sofisticados.
Os principais concorrentes do Bell 429 são os também
sofisticados e confortáveis helicópteros bimotores a turbina Airbus H-135 /
Eurocopter EC-135, Leonardo AW109 Power / Agusta AW109 Power e o MD-900
Explorer / MD Explorer, todos eles expoentes do segmento de helicópteros
executivos, todos com as melhores tecnologias civis disponíveis no mercado de
asas rotativas.
A BELL HELICOPTER
Logo acima, o logotipo atual da Bell Helicopter, lançado recentemente, uma alusão à libélula, um ágil inseto voador de aspecto que lembra vagamente o formato um helicóptero. Logo abaixo, o logotipo anterior da empresa.
Atualmente, a Bell Helicopter, conhecida antigamente como Bell Aircraft Corporation, é uma das maiores fabricantes de helicópteros do mundo. Essa fabricante americana de helicópteros foi criada por Lawrence Bell na década de 1930, inicialmente como uma empresa de fabricação de aeronaves de asas fixas e asas rotativas, civis e militares, incluindo a fabricação de aeronaves para o Governo dos Estados Unidos.
Atualmente, a Bell Helicopter, conhecida antigamente como Bell Aircraft Corporation, é uma das maiores fabricantes de helicópteros do mundo. Essa fabricante americana de helicópteros foi criada por Lawrence Bell na década de 1930, inicialmente como uma empresa de fabricação de aeronaves de asas fixas e asas rotativas, civis e militares, incluindo a fabricação de aeronaves para o Governo dos Estados Unidos.
Lawrence Bell, conhecido também como Larry Bell, foi
um dos pioneiros na fabricação de helicópteros da história mundial, criando a
partir da década de 1940 o seu primeiro helicóptero quase totalmente original a
partir de alguns conceitos mais básicos criados e desenvolvidos por um
conhecido seu, o estudante universitário Arthur Middleton.
Nas décadas de 1930, 1940 e nas décadas seguintes, a
fabricante Bell esteve envolvida na criação, desenvolvimento e fabricação de
aviões e helicópteros, militares e civis, totalizando mais de 35.000 unidades,
entre asas fixas e asas rotativas. Atualmente, somente a Bell Helicopter
existe, como fabricante de helicópteros apenas.
Atualmente, a Bell Helicopter é uma das maiores e mais conhecidas fabricantes de helicópteros do mundo. A Bell é propriedade da corporação americana Textron Company, proprietária também das fabricantes das marcas de aviões executivos Cessna e Beechcraft, e da fabricante de motores aeronáuticos Lycoming Engines.
A sede da Bell Helicopter está localizada em Fort
Worth, no estado norte-americano do Texas, fabrica helicópteros em Amarillo,
também no Texas, e Mirabel, no Canadá. O representante oficial e principal
vendedor da Bell Helicopter no Brasil é a TAM Aviação Executiva, que também
presta serviços de táxi-aéreo, manutenção e treinamento.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
O Bell 429, conhecido também como Bell 429 Global
Ranger, é um sofisticado e confortável helicóptero bimotor a turbina de pequeno
porte projetado para transporte executivo e semi-utilitário, de passeio e de
turismo, para uso policial, para coberturas jornalísticas e transporte
aeromédico, com capacidade para transportar confortavelmente um ou dois pilotos
e quatro, cinco, seis ou sete passageiros, dependendo da configuração de assentos
adotada, criado e desenvolvido em conjunto pela Bell Helicopter, dos
Estados Unidos, pela Korea Aerospace Industries, da Coreia do Sul, e pela
Mitsui Bussan Aerospace, do Japão, e fabricado no Canadá desde 2007
pela Bell Helicopter.
Na verdade, é um projeto de helicóptero quase
completamente novo, pouca coisa do seu predecessor Bell 427 foi aproveitada no então novíssimo Bell 429, entre elas o conjunto de acionamento do rotor principal.
Ele é um projeto da década de 2000, afinado com
os novos tempos, com construção da fuselagem e da cauda baseada em materiais
compostos, numa proporção maior que encontrada até então em outros modelos de
helicópteros da própria Bell Helicopter, com rotor principal com quatro pás de
material composto, inclusive, e rotor de cauda também com quatro pás. A Bell
Helicopter focou a fabricação e a oferta do Bell 429 para o mercado civil, como
aeronave semi-utilitária de asas rotativas para usos variados, desde transporte
de executivos até coberturas jornalísticas, passeio e turismo, operações
policiais, transporte aeromédico e resgate.
O helicóptero semi-utilitário Bell 429 e seu irmão
Bell 429 WLG foram certificados dentro das regras FAR Part 27, ou equivalentes, pelas principais autoridades aeronáuticas
mundiais, entre elas a FAA – Federal Aviation Administration, a TCCA – Transport
Canada Civil Aviation, a EASA – European Aviation Safety Agency e a ANAC –
Agência Nacional de Aviação Civil. As certificações incluem a Categoria A, que permitem aos helicópteros da família manter o voo até uma parada de emergência mais próxima, caso um dos dois motores falhe; e o conjunto de regras IFR - Instrument Flight Rules, para operação da aeronave quando a visibilidade do ambiente externo estiver dificultada por formações meteorológicas (nuvens, chuva e nevoeiro, por exemplo) ou por ausência de luz natural, à noite.
O Bell 429 tem rotor principal composto por quatro
pás de material composto. A fuselagem e a cauda do Bell 429 são fabricadas numa
proporção maior de material composto do que antes, em outros modelos da Bell
Helicopter. A velocidade de cruzeiro é de cerca de 270 km/h na versão com
trem de pouso fixo, do tipo esquis, e de 285 km/h na versão mais recente, com
trem de pouso retrátil. A versão com trem de pouso fixo é cerca de 100 kg mais
leve, portanto tem carga útil maior.
As duas versões da família Bell 429, uma com trem de pouso fixo e outra com trem de pouso retrátil, são sustentadas por dois motores turboshaft Pratt & Whitney PW207D1, com 730 shp de potência máxima em cada motor, disponível na decolagem, totalizando 1.460 shp disponíveis na decolagem. A potência máxima contínua (voo de cruzeiro) é de 625 shp em cada motor. Na versão com trem de pouso fixo, a aeronave é capaz de decolar com cinco passageiros a bordo, dois pilotos, bagagem leve e tanques quase cheios, em dias quentes, com alcance de cerca de 620 quilômetros, em regime moderado de rotação e com reservas de combustível.
O Bell 429 é
uma aeronave sofisticada e bem confortável, é uma das melhores opções de
transporte aéreo executivo para usuários de grandes metrópoles, um dos melhores
que o dinheiro pode comprar, com cockpit digital EFIS – Electronic Flight
Instrument System completo para voos por instrumentos e com a redundância de sistemas
hidráulicos e elétricos independentes, possibilitando operações off-shore,
inclusive.
Entre os pontos positivos do Bell 429 está o fácil
acesso dos passageiros aos quatro, cinco ou seis assentos traseiros em club
seat, isto é, frente a frente, por duas amplas portas laterais, uma de cada
lado, e o fácil acesso do piloto e de mais um passageiro aos dois assentos da
frente, também por duas portas de cada lado, totalizando quatro portas. Para os operadores que costumam voar em condições IFR - Instrument Flight Rules, é recomendada a contratação de dois pilotos, sendo um piloto e um co-piloto, já que se trata de operações mais complexas.
Outro ponto positivo do Bell 429 é a integridade da
estrutura (fuselagem e cauda) de material composto. Além disso, o risco de
falhas dos motores turboshaft Pratt & Whitney 207 é baixo, desde que, é
claro, a aeronave seja submetida regularmente a oficinas de manutenção
confiáveis, certificadas por autoridades aeronáuticas.
Em caso de falha de um dos motores em pleno voo, o
que é raro, é possível manter o voo até uma parada de emergência mais próxima.
É aconselhável que o proprietário da aeronave não “economize” no treinamento do
seu empregado, submetendo-o, quando necessário, a cursos teóricos e práticos de
aperfeiçoamento e atualização. Os assentos foram projetados com tecnologia
anti-crash para absorver o máximo possível eventuais pousos mais duros ou em
caso de acidentes.
A família Bell 429 é composta por duas versões, uma
com trem de pouso fixo e outra com trem de pouso retrátil, a primeira fabricada em série a partir de 2009 e a segunda fabricada a partir de 2014, com algumas diferenças
entre si, dependendo do ano de fabricação, entre elas a adoção de piloto
automático de quatro eixos; telas do tipo EFIS - Electronic Flight Instrument System, sensíveis ao toque (touchscreen); entre outros refinamentos na versão mais recente.
MERCADO
O Bell 429 é considerado um símbolo de status. Mesmo
entre as opções modernas de helicópteros biturbina de fabricantes diferentes,
ele consegue se destacar pela tecnologia empregada na sua fabricação, no seu
grau de sofisticação e acabamento refinado. Entretanto, a boa fama da máquina não
está limitada a apenas símbolo de posição social, pelo contrário, o Bell 429 é
considerado uma ferramenta de trabalho para transporte executivo, de turismo e
semi-utilitário, sendo usado também para transporte aeromédico, governamental e policial, inclusive.
No Brasil, o Bell 429 começou a voar já no início da década de 2010, pouco tempo depois do início da fabricação em série do primeiro modelo, transportando
passageiros em viagens executivas, de turismo e de passeio. Atualmente, é
possível encontrar uma quantidade razoável desse modelo de helicóptero no
mercado americano e europeu de aeronaves usadas, em bom estado de conservação e
a preços razoáveis. A importação de unidades usadas desse modelo de aeronave é
possível para compradores brasileiros, porém, somando todos os impostos e
taxas, o preço final da aeronave já nacionalizada pode sofrer um acréscimo de
cerca de 20% em relação ao preço inicial no exterior.
Mais de 30 unidades de Bell 429 foram vendidas no
Brasil, o equivalente a cerca de 10% do número total de aeronaves fabricadas, o
que reforça a importância do Brasil no cenário da indústria aeronáutica
mundial. A maioria delas
continua voando aqui. Algumas dessas unidades estão disponíveis para venda no
mercado brasileiro de aeronaves usadas, já nacionalizadas, inclusive.
Mais de 325 unidades de Bell 429 foram fabricadas
até o momento, principalmente o modelo com trem de pouso fixo. A maioria foi vendida
nos mercados americano, canadense, europeu ocidental, australiano, japonês e
coreano. Embora com apenas 10 anos no mercado, o Bell 429 e o Bell 429 WLG já são
considerados sucessos de vendas da Bell Helicopter. Esses dois modelos de
helicópteros substituíram, com vantagens técnicas, inclusive, o Bell 427 na
linha de montagem da Bell Helicopter.
De modo geral, o custo operacional por quilômetro
voado de um helicóptero bimotor a turbina com capacidade para até sete
passageiros é maior que o custo operacional por quilômetro voado de uma
aeronave de asa fixa turboélice com capacidade semelhante de transportar
passageiros. Porém, o helicóptero tem flexibilidade operacional e versatilidade
absolutamente insuperáveis para operar em regiões metropolitanas ou entre
cidades próximas, com tráfego de automóveis intenso.
Por exemplo, a região metropolitana de São Paulo e
outras cidades vizinhas têm uma das maiores concentrações de helicópteros para
uso executivo, aeromédico, policial e de turismo do mundo.
Entre os principais operadores do Bell 429 estão a Air
Methods / Mercy One (aeromédica), a Guarda Costeira do Canadá, a Marinha Real da
Austrália, a Polícia da Suécia, a Polícia do Estado de Delaware, esta nos Estados
Unidos, a Força Aérea da Jamaica, o Ministério da Saúde do Kwait, este no Oriente
Médio, as Forças Armadas da Eslováquia, a Polícia de Nova York e a Polícia do Arizona,
essas duas nos Estados Unidos.
Os helicópteros da família Bell 429 estão
certificados para um programa de manutenção conhecido no meio aeronáutico como
MSG-3, o que significa um plano de manutenção capaz de reduzir os
custos operacionais diretos da aeronave em relação a modelos bimotores de
helicópteros da mesma categoria concebidos nas décadas anteriores, seja modelos
fabricados pelos concorrentes da Bell, seja modelos da mesma categoria
fabricados pela própria Bell em décadas anteriores.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
- Tripulação: 1 piloto;
- Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto;
- Capacidade: 4, 5, 6 ou 7 passageiros;
- Velocidade de cruzeiro (Bell 429): Aprox. 270 km / h;
- Comprimento total: Aprox. 14 metros (incluindo o rotor);
- Altura: Aprox. 4 metros;
- Diâmetro do rotor principal: Aprox. 11 metros;
- Motorização (potência): 2 X Pratt & Whitney PW207D1 (730 shp / cada);
- Peso máximo de decolagem (Bell 429): Aprox. 3.175 kg (nos EUA);
- Peso máximo de decolagem (Bell 429): Aprox. 3.400 kg (no Brasil);
- Alcance (Bell 429): Aprox. 620 quilômetros (cinco passageiros / dias quentes / com reservas);
- Teto de serviço: Aprox. 6.000 metros;
- Preço (no Brasil): Aprox. US$ 9,8 milhões (novo);
SEGURANÇA DE VOO
Estatisticamente, em números aproximados, a aviação comercial e a aviação executiva são os meios de transporte mais seguros que existem, com cerca de três acidentes graves com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas, considerando a média mundial. Porém, se forem levados em consideração apenas os números de países desenvolvidos, como Canadá, Estados Unidos, países da Europa Ocidental, o Japão, a Coreia do Sul e a Austrália, os números de acidentes para cada um milhão de viagens são ainda menores, na média cerca de um acidente grave com vítimas fatais.
Até o momento, o helicóptero bimotor a turbina Bell 429 Global Ranger se envolveu e/ou foi envolvido em 7 ocorrências graves com vítimas fatais em várias partes do mundo, o equivalente a cerca de 2% do número total de aeronaves fabricadas.
VEJA TAMBÉM
- Aileron
- ATR-42
- ATR-72
- Abdução (Ufologia)
- Turbofan
- Trimotor
- Saab JAS 39 Gripen NG
- AVGAS (Gasolina de Aviação)
- Extraterrestre (Ufologia)
- Robinson R44
- Quadrimotor
- Beechcraft Corporation
- Programa FX2 (Força Aérea Brasileira)
- Piper Seneca
- Beechcraft Baron
- Piper Saratoga
- Beechcraft Bonanza
- Piper Navajo
- Beechraft King Air
- Piper Malibu Meridian
- Beechcraft Premier
- Piper Malibu
- Bimotor
- Piper Arrow
- Boeing 747
- Bombardier Canadair CRJ
- Agricultura e Pecuária
- Pilatus PC-12
- Pesos e Medidas
- Ônibus Espacial
- UFO/ OVNI (Ufologia)
- Galvanização (Química)
- Monomotor
- Cessna 206 Station Air
- Cessna 208B Grand Caravan
- MD Helicopters MD 900 Explorer
- Cessna 210 Centurion
- MD Helcopters MD 520 Notar
- Cessna Citation
- Longarina (Engenharia Aeronáutica)
- Cessna Citation CJ2
- Gates Learjet 35
- Bombardier Learjet
- Cessna Citation II
- Gates Learjet 25
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Iridium (Telefonia por Satélite)
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Caso ET de Varginha
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Cirrus SR20
- Cirrus SR22
- Beechcraft Hawker 400
- Indústria Automobilística
- Embraer EMB-120 Brasilia
- Decolagem (Aviação)
- Embraer ERJ-145 Regional Jet
- ETOPS (Aviação)
- Disco Voador (Ufologia)
- Bell 206 Jet Ranger
- Embraer EMB-121 Xingu
- Embraer Phenom 300
- Embraer EMB-110 Bandeirante
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Rumo ALL (Companhia Ferroviária)
- Mooney M20R Ovation
- Eurocopter EC-135
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Cessna 182 Skylane
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Bell 206 Long Ranger
- Globalstar (Telefonia por Satélite)
- Eurocopter EC-120 Colibri
- Energia Solar Fotovoltaica
- Operação Prato (Ufologia)
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Eurocopter EC-130
- Área 51 (Ufologia)
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Stormscope (Meteorologia)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Socata TBM 700
- Segurança Privada
- Socata TB
- Drones
- Bell 407
- Nobreak (Informática)
- Neiva Paulistinha
- Piper Cub
- Boeing 787 Dreamliner
- Piper Aircraft
- Mooney M20K Encore
- Maule MT-7
- Embarcações (Indústria Naval)
- Roteadores (Telecomunicações)
- Cessna 172 Skyhawk
- Aero Commander 500
- EFIS - Electronic Flight Instrument System
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Aeroporto de São José do Rio Preto
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Aeroporto de Presidente Prudente
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Vector Fox V5
- Aeroporto de Ribeirão Preto
- Piaggio P-180 Avanti
- Enstrom 280 e Enstrom F-28
- MD Helicopters MD 600 Notar
- Inércia (Física)
- Airbus A320
- Pilatus PC-24
- Eclipse 500 e Eclipse 550
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Helibras AS350 Esquilo
- Embraer E-190
- Turbojato (Indústria Aeronáutica)
- Mitsubishi MU-300 Diamond
- Beechcraft Beechjet
- Embraer Seneca
- Embraer Sertanejo
- Embraer Navajo
- Embraer Corisco
- Sistema Métrico Decimal
- Bombardier Dash 8-300
- Bombardier Q-400
- Cessna 207
- Spoileron (Engenharia Aeronáutica)
- Bell 427
- Embraer E-175
- Bell 430
- Embraer E-195
- Airbus A321
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Airbus A319
- Computador (Informática)
- AgustaWestland AW109 Grand
- Agusta A109 Power
- Viação Motta (Transporte Rodoviário)
- Cessna Citation I
- Elbit Hermes 900 (Força Aérea Brasileira)
- Profundor (Engenharia Aeronáutica)
- Aço (Siderurgia)
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Airbus A330
- Cessna Citation 500
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Aero Boero AB-180
- Bellanca 8KCAB Decathlon
- Champion 8KCAB Decathlon
- Aero Boero AB-115
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Álcool (Agroindústria)
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Aeroporto Regional de Maringá
- Alumínio (Metalúrgica)
- Cessna 177 Cardinal
- Airbus H120
- Honda HA-420 HondaJet
- Airbus H135
- Boeing 777
- Componentes Eletrônicos
- Atmosfera (Química e Física)
- Airbus H130
- Socata TBM 900
- Socata TBM 850
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Revista Aero Magazine: http://aeromagazine.uol.com.br/artigo/bell-429-com-trem-retratil_1594.html
- Site da Bell (em inglês): http://www.bellflight.com/commercial/bell-429
- Flight Global (em inglês): https://www.flightglobal.com/faa-rejects-bell-429-exemption-request-from-part-27-weight-limit/106743.article
- Vertical Magazine (em inglês): https://verticalmag.com/news/bell-407-429-412epi-receive-expanded-performance-approvals/
- Flight Safety Foundation (em inglês): https://aviation-safety.net/wikibase/type/B429
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Bell_429_GlobalRanger
- Vertical Magazine: https://verticalmag.com/news/faadeniesbellcanadaappealfor429weightincrease/
- Jornal O Estado de Minas: https://estadodeminas.vrum.com.br/app/noticia/noticias/2010/12/24/interna_noticias,43173/bell-429-esta-certificado-no-brasil.shtml
- TAM Aviação Executiva: https://www.tamaviacaoexecutiva.com.br/venda-de-aeronaves/helicopteros/bell-429
- Bell (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
Comentários
Postar um comentário
Você pode ajudar voluntariamente a melhorar ainda mais a qualidade geral deste artigo ou conteúdo. Por gentileza, faça um comentário, se achar necessário, se perceber algum equívoco, imprecisão ou erro.