LAND ROVER RANGE ROVER

LAND ROVER RANGE ROVER (SÉRIE ORIGINAL)
LAND ROVER RANGE ROVER SPORT (1º RAMO)
LAND ROVER RANGE ROVER EVOQUE (2º RAMO)
LAND ROVER RANGE ROVER VELAR (3º RAMO)

INTRODUÇÃO
Logo acima, o bonito, moderno, sofisticado e refinado modelo de utilitário esportivo de tamanho médio Land Rover Range Rover Sport, para até cinco ocupantes, produzido em série a partir da década de 2000, um dos três ramos separados da linhagem Range Rover, com opção de econômica motorização turbodiesel, inclusive. Logo abaixo, o modelo de utilitário esportivo Land Rover Range Rover Evoque, com estilo mais ousado, outro ramo separado da linhagem Range Rover, também com cinco lugares, mas com porta-malas um pouco menor, produzido em série a partir desta década e atualmente disponível nos mercados brasileiros de automóveis novos e usados, também com opção de motorização diesel.
O nome Range Rover é uma marca registrada da tradicional fabricante britânica de automóveis premium Jaguar Land Rover para sua longa e variada linhagem de automóveis utilitários esportivos de alto luxo de tamanho médio, com capacidade para transportar confortavelmente até cinco pessoas, incluindo o motorista, projetada, desenvolvida e fabricada em larga escala na Inglaterra desde a década de 1970 pela então fabricante britânica British Leyland e, posteriormente, pela Land Rover, conhecida atualmente como Jaguar Land Rover, por sua vez uma subsidiária do grupo automobilístico ou automotivo indiano Tata Motors.

Essa tradicional linhagem de automóveis do tipo SUV – Sport Utility Vehicle de alto luxo já está em sua 4ª geração, ainda mais sofisticada e mais refinada, mais moderna, mais espaçosa e mais confortável que as gerações anteriores, portanto mais cara, embora seus predecessores de 2ª geração e 3ª geração também tenham boas características, entre as mais apreciadas pelo mercado americano, europeu, chinês, australiano e brasileiro, o conforto e a elegância.

Os principais concorrentes dos modelos Land Rover Range Rover são os utilitários esportivos de luxo ou de alto luxo, dependendo de cada caso, Ford Edge, Fiat Freemont e Dodge Journey, Audi Q7 e Audi Q5, Chevrolet Trailblazer, BMW X5, Hyundai Santa Fe, Nissan Pathfinder, Mercedes ML ou Mercedes GLE, Kia Sorento, Mitsubishi Pajeto Full, Jeep Cherokee e Jeep Grand Cherokee, Volvo XC90 e Volvo XC60, Mitsubishi Pajeto Dakar, Porsche Cayenne, Subaru Forester, Toyota SW4, Volkswagen Touareg, Chevrolet Equinox, Toyota RAV4, Subaru Tribeca, Honda CRV e Mitsubishi Airtrek.

Alguns desses modelos citados acima não são mais fabricados ou não são mais importados para o Brasil.

O Land Rover Discovery e Jaguar F-Pace, com capacidade para até sete pessoas e cinco pessoas, respectivamente, ambos fabricados na Inglaterra e ambos comercializados no Brasil, estão no mesmo segmento de mercado de automóveis SUV’s Sport Utility Vehicles de alto luxo.

A JAGUAR LAND ROVER
A Jaguar Land Rover, conhecida anteriormente como Land Rover e como Jaguar, duas empresas separadas, é uma grande e tradicional fabricante inglesa de automóveis premium, uma subsidiária da gigante indiana Tata Motors, por sua vez uma fabricante de automóveis populares. Ela é o resultado da compra em 2008 e da fusão em 2014 dessas duas conhecidas fabricantes europeias de automóveis de alto luxo, a Jaguar e a Land Rover.

A Rover Company foi fundada em 1878 por John Kemp Starley, com a fabricação em série de motocicletas e bicicletas e, décadas depois, a partir de 1947, com a fabricação em série de um dos primeiros modelos de utilitários esportivos da história da indústria automobilística, o Land Rover Serie I, um modelo muito simples e robusto, projetado para atender o Governo Britânico, o Exército Britânico e também para venda a civis. Com o passar dos anos e décadas, novos modelos de veículos foram acrescentados ao portfólio da empresa, entre eles o Range Rover, o Discovery e o Freelander, por exemplo, com o aumento gradativo de sofisticação e de refinamento a cada nova geração até chegar ao segmento de automóveis de alto luxo, de onde não saiu mais. Atualmente, somente dessa forma são considerados os automóveis da marca.

A fabricante britânica Land Rover já foi propriedade da British Leyland, a partir de 1968; da fabricante de automóveis alemã BMW, a partir de 1994; da fabricante americana Ford Motor Company, a partir do ano 2000; até chegar às mãos da fabricante indiana Tata Motors, em 2008. A partir de então, o Grupo Tata decidiu juntar as duas fabricantes, para reduzir custos, mas mantendo o alto padrão de construção e acabamento dos veículos, mas mantendo as vendas dos veículos com suas respectivas marcas, por uma questão de marketing, aproveitando assim a fidelidade dos consumidores a cada uma das marcas.

O Brasil é um dos pouquíssimos países fora da Inglaterra que receberam investimentos em instalações para fabricação de veículos de alto luxo com a marca Land Rover. A fábrica brasileira do modelo de utilitário esportivo de tamanho médio Land Rover Range Rover Evoque está instalada no município de Itatiaia, no interior do Estado do Rio de Janeiro. As demais fábricas da Jaguar Land Rover estão instaladas na China e na Índia.

Aliás, a fabricante Land Rover tem uma história de amizade com o Brasil, pois na década de 1990 ela inaugurou aqui uma linha de montagem de veículos utilitários esportivos em São Bernardo do Campo, interior do Estado de São Paulo, para fabricar o Land Rover Defender, com motorização a diesel nacional da marca Maxxion, com um investimento de quase US$ 150 milhões, em valores da época.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, um dos modelos Land Rover Range Rover da série original, na sua moderna 3ª geração da década de 2000, ainda com o design levemente conservador, mas imponente, típico da maioria dos modelos da marca britânica. Logo abaixo, mais um dos modelos Land Rover Range Rover da série original, dessa vez da 2ª geração da década de 1990. Nessa década, os veículos Land Rover Range Rover passaram a ser considerados de alto luxo, deixando pra trás, definitivamente, a fama de automóveis comuns. A partir de então eles passaram a impressionar observadores e usuários com a elegância, a classe e o refinamento britânicos de seus modelos.
Os modelos Land Rover Range Rover são clássicos ou modernos utilitários esportivos de tamanho médio, dependendo do ano de fabricação, com capacidade para transportar confortavelmente cinco pessoas, incluindo o motorista, fabricados em larga escala na Inglaterra, na China, na Índia e no Brasil, desde as décadas de 1970 e 2010, respectivamente, inicialmente pela pela British Leyland, posteriormente pela Land Rover e, atualmente, pela Jaguar Land Rover, atualmente uma subsidiária da Tata Motors. Esses modelos de automóveis são legítimos representantes da icônica multinacional britânica Jaguar Land Rover no segmento de utilitários esportivos de tamanho médio, com robustez estrutural; a maioria deles com tração 4X4 permanente; com opções de motorização turbodiesel, inclusive; a grande maioria deles com quatro portas laterais para acesso do motorista e passageiros e uma porta traseira para acesso ao porta-malas.

Essa longa linhagem é composta por um modelo original, o clássico e, acredite, despojado, veterano Land Rover Range Rover, com fabricação em série iniciada em 1970; seguido dos modelos de 2ª geração, já considerados premium, a partir de 1994; por sua vez seguidos pela 3ª geração, a partir de 2002; e a atual 4ª geração, a partir de 2012; todos esses descendentes da série original, os mais antigos com design conservador e os mais recentes com linhas um pouco mais suaves ou ousadas, mas que ainda lembram vagamente a clássica geração.

Ao lado da série original foram criados três ramos separados da linhagem Range Rover, o primeiro deles, o Range Rover Sport, com linhas um pouquinho mais arredondadas; seguido do Ranger Rover Evoque, mais moderninho; e o Range Rover Velar, o mais recente; todos eles com personalidade própria, com construção de carrocerias de aço sobre chassis nos modelos anteriores e construção monobloco ou semi-monobloco de aço ou de alumínio nos modelos mais recentes, dependendo de cada caso, cumprindo assim a proposta do fabricante de oferecer produtos complementares à série original, tudo isso para agradar aos clientes mais jovens ou de gosto mais contemporâneo, também fãs da marca Land Rover, mas que apreciam modelos de design mais ousado e gracioso, mais moderno, menos conservador.

Todos os modelos fabricados nas décadas mais recentes são completíssimos, com uma grande variedade de itens de segurança e conforto, entre eles ar-condicionado e ar quente, a maioria deles com saída de ar para passageiros do banco traseiro, inclusive; direção hidráulica ou direção elétrica, dependendo do modelo; câmbio automático de cinco, seis, oito ou nove velocidades ou marchas, também dependendo do modelo e do ano de fabricação; airbags frontais, laterais e de cortina, dependendo do ano de fabricação; freios a disco nas quatro rodas com ABS (sistema antitravamento); controle de tração e estabilidade; faróis xenon; bancos em couro com ajustes elétricos; teto solar na maioria dos modelos; detalhes de acabamento em madeira nobre ou detalhes prateados no painel e nas portas, dependendo do modelo; tração 4X4 integral na maioria dos modelos; vidros elétricos e trava central elétrica das portas com alarme; aparelho de som com subwoofer para reforçar sons graves, incluindo rádio AM e FM, CD Player, DVD Player e entrada USB para arquivos de áudio em MP3; sistema multimídia em tela de cristal líquido com GPS integrado na maioria dos modelos; rodas de liga leve; sensor de chuva para acionamento automático do limpador de para-brisa; sensor de estacionamento, com câmera de ré, na maioria dos modelos; computador de bordo; piloto automático; volante com regulagem de altura e profundidade; desembaçador e limpador do vidro traseiro; faróis de neblina; e suspensão pneumática para ajustar a altura da carroceria em relação ao solo; entre outros.

RANGE ROVER (SÉRIE ORIGINAL)

RANGE ROVER (1ª GERAÇÃO)
O clássico modelo Land Rover Range Rover da década de 1970 é um utilitário esportivo totalmente original, isso significa que ele foi criado por designers e projetistas da British Leyland a partir do zero, a partir de uma folha de papel em branco, literalmente. Na época não existia softwares de computação gráfica instalados em computadores para facilitar e tornar mais precisos os projetos de veículos. Os principais projetistas desse modelo, os britânicos Gordon Bashford e Charles King, estavam realmente despretensiosos, eram realmente modestos, eles pensavam em criar apenas um carro simples, robusto, despojado, eficiente, capaz de percorrer trechos de estradas de leito natural sem dificuldades, para satisfazer as necessidades mais básicas de transporte do Governo Britânico, do Exército Britânico e para venda a civis. De fato, não passava pela cabeça deles que essa série de automóveis se tornaria, lá na frente, décadas depois, um dos maiores símbolos de status da indústria automobilística mundial.

Francamente, entre as características mais evidentes da 1ª geração do Land Rover Range Rover está o seu design realmente conservador, com linhas semi-retas brutas e nem um pouco atraentes, quase quadrado, pouco fotogênico, com acabamento bruto, sem refinamento nenhum. Mas, como já foi dito aqui, o objetivo do fabricante não era encantar os compradores com design de vanguarda e elegância, mas apenas oferecer um produto prático, objetivo e pragmático, eficiente, capaz de satisfazer uma necessidade de transporte. Nada além disso.

O utilitário esportivo Land Rover Range Rover de 1ª geração, conhecido também como Land Rover Range Rover Classic, foi fabricado inicialmente com duas portas laterais e uma porta traseira para acesso ao porta-malas, acompanhado anos depois pela versão Land Rover Range Rover de quatro portas. Inicialmente, ele não tinha aparelho de ar condicionado, não tinha carpete e não tinha direção hidráulica. O painel era de plástico duro e o acabamento dos assentos era muito simples, com veludo. Não se tratava, exatamente, de um projeto pobre, pelo contrário, ele era eficaz nos pontos em que havia necessidade naquele momento, para aquela época, com o essencial para desempenhar adequadamente sua função.

A construção era mais ou menos o convencional da época para veículos de comprimento médio e carroceria alta, com estrutura de carroceria sobre chassi, mas com alguns diferenciais avançados para a época, como, por exemplo, parte da carroceria construída em folhas de alumínio; com suspensão com molas helicoidais, o que na época já era considerado um avanço tecnológico, pois vários semi-utilitários de transporte de pessoas usavam feixes de lâminas; tração permanente nas quatro rodas; e freios a disco nas quatro rodas.

No início, a tração era realizada com o uso de uma variedade de motores V8 a gasolina, com cilindradas variando de 3,5 litros até 4,2 litros, todas com carburador. Em 1988, a coisas melhoraram um pouco, os modelos com motorização a diesel de 2,4 litros passaram a ser produzidos em série, aliviando um pouco o bolso dos seus proprietários. Aliás, o Land Rover Range Rover foi submetido a contínuas melhorias com o passar dos anos, com a introdução de novas tecnologias. Ele ganhou injeção eletrônica a partir de 1987 e ganhou um câmbio mecânico de cinco marchas a partir de de 1983.

RANGE ROVER (2ª GERAÇÃO)
A partir de 1994 as coisas começaram a mudar dentro da fabricante Land Rover, a fabricante de automóveis alemã BMW assumiu o controle da empresa e alguém lá dentro da Land Rover decidiu apostar no mercado de veículos utilitários esportivos de alto luxo. O Land Rover Range Rover de 2ª geração foi o primeiro veículo da Land Rover com acabamento de primeira; o primeiro da Land Rover com motor turbodiesel com injeção Bosch, controlada eletronicamente; um dos primeiros modelos de veículos da indústria automobilística mundial com a opção de instalação de navegador GPS, uma novidade na época; e o primeiro veículo da marca Land Rover com suspensão pneumática para alterar a altura da carroceria em relação ao solo. É como se fosse um BMW com carroceria de SUV 4X4, o que não é pouca coisa.

Então, a partir da década de 1990 o Projeto P38A do Land Rover Range Rover de 2ª geração foi lançado com sucesso no mercado de automóveis de luxo, inspirado, em certa medida, é claro, no design da geração anterior, mas suavizando as linhas e tornando o resultado final mais elegante, mais agradável e mais atraente. Na essência, essa 2ª geração mudou em praticamente tudo e melhorou em praticamente tudo, ficou mais confortável e mais completo, com opção de motorização diesel, inclusive, um modelo de automóvel quase completamente novo em relação ao seu antecessor.

Ele foi fabricado de 1994 até 2002, com duas opções de motores V8 a gasolina, uma com 4,0 litros e outra com 4,6 litros e uma econômica opção de motor turbodiesel com 2,5 litros, com transmissão mecânica de cinco marchas ou automática de quatro marchas.

O utilitário esportivo Land Rover Range Rover de 2ª geração pode ser considerado um salto a frente em relação aos modelos clássicos da 1ª geração, em relação aos modelos anteriores, com uma grande variedade de modernizações, com grandes melhorias nos aspectos de design, mecânica, elétrica, eletrônica e acabamento, mas, curiosamente, as linhas levemente conservadoras e até um pouco discretas agradaram ao seu público alvo das classes média e alta, composto por empresários, executivos, fazendeiros e profissionais liberais que optaram por um perfil mais discreto. É um modelo completo de automóvel, com baixo nível de ruído interno, inclusive.

Ele já saía de fábrica completo, com uma boa variedade de itens de segurança e conforto, incluindo freios ABS; airbag duplo; alarme antifurto, com imobilizador do veículo; ar condicionado e ar quente; regulagem elétrica de altura e de inclinação do assento do motorista; bancos em couro; computador de bordo; direção hidráulica, com ajuste de altura e profundidade do volante; vidros elétricos; trava central elétrica; faróis de neblina; rodas de liga leve; entre outros.

RANGE ROVER (3ª GERAÇÃO)
A fabricação em série dos modelos de 3ª geração do Land Rover Range Rover foi iniciada na Inglaterra em 2002 e logo em seguida eles chegaram ao Brasil, um dos principais mercados automobilísticos ou automotivos fora dos Estados Unidos e da Europa. As linhas semi-retas e alguns vincos fortes foram mantidos, ao gosto do cliente, mas se tornaram um pouco mais agradáveis que na geração anterior. Na verdade, com seus cinco metros de comprimento, dois metros de largura e quase 1,8 metro de altura é praticamente impossível dirigir um Land Rover Range Rover de 3ª geração e não chamar a atenção nas ruas, mas bem que o fabricante tentou desenhar um carro discreto.

Essa 3ª geração, conhecida também como Projeto L322, não mudou só no aspecto estético externo e interno, na verdade mudou quase tudo, restou pouca coisa da 2ª geração. O então novo modelo passou por um “banho de loja”, com novos motores, mais leves, fabricados com uma combinação de metais, entre eles o alumínio; controle de tração e controle de estabilidade; novo câmbio automático de cinco, seis ou oito velocidades ou marchas, dependendo do ano de fabricação; nova suspensão traseira e dianteira, com elementos pneumáticos para alterar o vão livre entre a carroceria e o solo, quando da necessidade de atravessar pequenos trechos de estradas arenosas ou lamacentas; nova central multimídia, com aparelho de som mais completo e mais sofisticado, com rádio AM e FM, com CD Player e DVD Player e entrada USB para arquivos de áudio em MP3; robustez estrutural, com construção sobre chassi, com reforços estruturais nas laterais e no teto; direção hidráulica; rodas de liga leve; ar-condicionado e ar quente com controle independente de temperatura das três saídas principais de ar; airbags frontais, laterais e de cortina, dependendo do ano de fabricação; faróis de neblina e faróis principais xenon com regulagem da inclinação do feixe de luz; assentos do motorista e do passageiro da frente em couro, com regulagem de altura e inclinação do encosto; sensor de chuva para acionamento automático do limpador do para-brisa; e computador de bordo;

O utilitário esportivo da inglesa Land Rover chegou ao Brasil logo após o lançamento nos Estados Unidos e na Europa, quase totalmente remodelado, quase totalmente reformulado. Mudou quase tudo. Melhorou em relação à geração anterior, ficou mais confortável, com menor nível de ruído interno, inclusive, com acabamento ainda mais caprichado, com mais recursos tecnológicos, com freios a disco nas quatro rodas com ABS e com distribuição eletrônica de frenagem; piloto automático; porta malas grande, com abertura interna; vidros elétricos e trava central elétrica com alarme e bloqueio de ignição; teto solar; volante com regulagem de altura e profundidade; detalhes em madeira nobre no painel e nas portas; brake-light; e vários porta-copos.

O utilitário esportivo Land Rover Range Rover de 2ª geração já era um dos modelos premium da categoria off-road mais conhecidos no mundo na década de 1990, quando a Ford decidiu dar continuidade ao projeto e levá-lo à 3ª geração para a década de 2000. Mas como a BMW já tinha criado e já conduzia a fase de desenvolvimento dessa nova geração então a Ford entendeu por bem assinar um acordo para que a BMW completasse o seu trabalho, o que foi bom para todos, pois qualquer mudança nessa fase implicaria em mais custos de desenvolvimento. Na década de 2000, o Land Rover Range Rover de 3ª geração alcançou sucesso de público e de crítica, e a reformulação quase completa do projeto pela BMW possibilitou manter um bom volume de vendas para a Ford.

No Brasil, o pesado Land Rover Range Rover de 3ª geração, com cerca de 2.700 kg, esteve disponível em várias versões, com várias motorizações diferentes, a gasolina e a diesel, aspiradas ou turbo, V6, V8 e 6 cilindros em linha, com cilindradas variando entre 3,0 litros até um exagerado 5,0 litros, todas com injeção eletrônica, com potências variando entre 175 cavalos até exagerados 500 cavalos; com torques variando entre 39 kgfm até exagerados 70 kfgm; Esse problema de peso do Land Rover Range Rover só foi resolvido com a chegada da 4ª geração, fabricada em monobloco de alumínio, com peso reduzido para 2.350 kg, mesmo mantendo as generosas dimensões típicas do modelo.

Para reforçar o seu portfólio de produtos no Brasil, a Land Rover decidiu trazer para cá a versão diesel do Land Rover Range Rover, com 3.000 cilindradas e injeção direta de combustível, melhorando assim os números de consumo desse modelo de automóvel, lembrando que se trata de um veículo com quase 2.750 kg vazio, podendo chegar a cerca de 3.250 kg quando lotado de passageiros e bagagem.

Esse moderno motor turbodiesel TDV6 possui o sistema de alimentação direta de combustível CRDI – Common Rail Direct Injection, esta uma de suas principais inovações tecnológicas, uma espécie de injeção direta de combustível mais avançada, presente nos modelos de SUV’s – Sport Utility Vehicles mais modernos e sofisticados disponíveis no mercado atualmente. Ele faz parte de uma família de motores turbodiesel desenvolvida em conjunto pela BMW, pela Ford e pelo Grupo PSA da França, este o fabricante dos modelo Citroen e Peugeot.

O CRDI – Common Rail Direct Injection é um sofisticado sistema de injeção direta de combustível por meio de um duto único, patenteado na década de 1990 pela fabricante de componentes automotivos alemã Bosch. Ele melhora o desempenho dos motores diesel, tornando-os mais econômicos, bem menos ruidosos e com menor nível de vibração.

Em décadas passadas era inviável tracionar automóveis de luxo com motores a diesel, pois a altíssima taxa de compressão desses motores os tornava brutos demais para essa função, sem refinamento para tracionar automóveis chiques. Talvez você não saiba, mas atualmente é comum motores a diesel em automóveis sedans de luxo e utilitários esportivos de luxo comercializados na Europa. De modo geral, o consumidor europeu tem bom poder aquisitivo, mas tem o bolso sensível, ele gosta de economizar combustível.

Na década de 1970 não era possível tracionar automóveis com motores a diesel, na década de 1980 os motores a diesel melhoraram, com redução do ruído e vibração, mas faltava uma tecnologia definitiva e refinada para tracionar automóveis de alto luxo, o que só veio na década de 1990, com o desenvolvimento do sistema CRDI – Common Rail Direct Injection, que tornou tecnicamente possível e mercadologicamente viável tracionar automóveis chiques, principalmente utilitários esportivos premium e pick-ups médias de luxo, todos esses grandes e pesados.

O sistema CRDI – Common Rail Direct Injection resulta num conjunto com baixo nível de ruído e com menos vibrações dentro do habitáculo do veículo, aumentando assim o conforto para os ocupantes, principalmente em longas viagens, tornando-as menos cansativas. De modo geral, motores diesel são mais econômicos que motores a gasolina e a nova tecnologia de injeção eletrônica com CRDI - Common Rail Direct Injection melhora o desempenho.

Entre os pouquíssimos pecados das versões a gasolina do Land Rover Range Rover de 3ª geração está o consumo elevado de combustível, até mesmo sendo conduzidos por motoristas de temperamento tranquilo.

RANGE ROVER (4ª GERAÇÃO)

Logo acima, imagem publicitária do novíssimo Land Rover Range Rover com um fundo deslumbrante e exuberante, que combina bem com a proposta do fabricante de misturar o clássico com o moderno. Logo abaixo, o novíssimo Land Rover Range Rover em sua mais nova roupagem de alumínio, mais leve e mais resistente que a construção convencional em aço.
A fabricação em série do moderno Land Rover Range Rover de 4ª geração foi iniciada em 2012 na Inglaterra. Ele foi projetado e desenvolvido na Inglaterra, com foco principal no gosto do consumidor americano e europeu, embora o veículo seja bem aceito também na China, na Austrália e no Brasil.

Finalmente, a partir da década de 2010, a fabricante Land Rover colocou de lado (mas não muito) o estilo conservador da carroceria da maioria dos seus modelos, entre eles o Land Rover Range Rover. A fabricante entendeu que precisava dar um passo a frente em relação ao design de seus veículos, que já estava dando alguns sinais de envelhecimento. O aspecto estético externo do Land Rover Range Rover é mais moderno e atual que os modelos das gerações anteriores, com linhas um pouco mais ousadas.

Ele começou a ser importado para o Brasil logo após o seu lançamento na Europa e nos Estados Unidos, disponível aqui em várias versões, com várias motorizações diferentes, a gasolina e a diesel, aspiradas ou turbo, V6, V8 e até uma versão híbrida, com cilindradas variando entre 3,0 litros até um exagerado 5,0 litros, todas com injeção eletrônica, com potências variando entre 175 cavalos até exagerados 500 cavalos; com torques variando entre 39 kgfm até exagerados 70 kgfm; O problema de peso do Land Rover Range Rover foi finalmente resolvido, com a moderníssima fabricação do monobloco de alumínio, com peso reduzido para 2.350 kg, mesmo mantendo as generosas dimensões típicas do modelo.

O sistema automático de gerenciamento Terrain Response foi melhorado, com o acréscimo de mais funções de controle. A partir da 4ª geração do Land Rover Range Rover esse sistema passou a controlar também a suspensão, mas sem tirar do condutor do veículo a possibilidade de alterar a altura da carroceria em relação ao solo quando ele entender necessária. Segundo o fabricante, o veículo consegue percorrer estradas de leito natural com trechos alagados com até 90 centímetros, sem que a sujeira invada o seu habitáculo, embora seja pouquíssimo provável que alguém em sã consciência coloque uma joia de mais de R$ 650 mil nessa situação...

MERCADO
Logo acima e logo abaixo, painel completíssimo, recheadíssimo de tecnologia, com volante e assentos elegantes, confortáveis e ergonômicos, com vários ajustes de posição comandados eletricamente. Essa é a 3ª geração do Land Rover Range Rover da série original, com acabamento de primeira e design sóbrio, com detalhes em madeira, mas sem abrir mão da modernidade.
Para evitar confusões, é importante que o internauta / leitor entenda que existem diferenças significativas entre a série original de automóveis Land Rover Range Rover, que ainda existe, que ainda é fabricada em série, e suas demais três séries derivadas. 

A primeira série, ou série original de automóveis, que está sendo relacionada aqui, nesta página / artigo, é formada por vários modelos de automóveis de um total de quatro gerações. Ao lado dessa série surgiram mais três séries ou ramos, a primeira delas chamada Land Rover Range Rover Sport, lançada na década de 2000; a segunda chamada Land Rover Range Rover Evoque, de tamanho menor e de construção monobloco, lançada em 2011; e a terceira, a mais recente, chamada Land Rover Range Rover Velar, lançada em 2017. Cada uma dessas séries ou ramos tem sua personalidade própria e suas características próprias, inclusive com chassi ou plataforma própria, embora seja comum, por uma razão lógica de controle de custos, que muitas peças, partes e componentes usados na sua construção ou montagem sejam semelhantes ou idênticos.

De modo geral, todos os modelos Land Rover Range Rover, de todas as gerações fabricadas e de todas as séries ou ramos, foram fabricados pela Jaguar Land Rover e suas antecessoras Land Rover e British Leyland, nas décadas de 1970, 1980, 1990, 2000 e 2010, dependendo do modelo. Todos eles são utilitários esportivos de tamanho médio, a grande maioria deles fabricada com quatro portas laterais para acesso do motorista e mais quatro passageiros e uma porta traseira para acesso ao porta-malas. Os modelos anteriores foram fabricados com a tecnologia de carroceria sobre chassi e a maioria dos modelos mais recentes é fabricada em monobloco de alumínio ou aço, dependendo do modelo. Logicamente e naturalmente, todas as versões do Land Rover Range Rover de cada geração ou ramo são semelhantes para cada geração, com melhorias de estrutura, acabamento, sistemas e motorização para cada nova geração introduzida no mercado. Todas as gerações do Land Rover Range Rover foram conhecidas assim, por esse nome mesmo, na América do Norte, na América do Sul, na Europa, na Ásia e na Austrália, a grande maioria deles fabricada na Inglaterra e, mais recentemente, na Índia, na China e no Brasil. Alguns modelos mais antigos chegaram a ser fabricados na Austrália, por alguns anos.

Todos os modelos Land Rover Range Rover de todas as gerações tiveram motorizações dianteiras e todas as gerações tiveram tração 4X4 integral, com várias opções de câmbio, manuais e automáticos. Nas décadas mais recentes, somente modelos automáticos estiveram disponíveis para venda.

A linhagem Land Rover Range Rover de automóveis utilitários esportivos é a mais bem sucedida da British Leyland, da Land Rover e, mais recentemente, da Jaguar Land Rover. Ela nasceu na década de 1970, a partir da percepção dos executivos, engenheiros e designers da montadora britânica sobre o mercado mundial de automóveis de carroceria alta e, portanto, posição de dirigir também alta, com pneus de tamanho médio, com vão livre do solo maior que a altura do solo encontrada em automóveis sedans, tração 4X4 integral, bom espaço interno e aspecto estético externo levemente conservador, com linhas semi-retas. Esses modelos de automóveis também são definidos tecnicamente e mercadologicamente pelas expressões cross-over / all-terrain e off-road, que significa todo terreno e fora-de-estrada, numa tradução livre.

Essa tendência de mercado favorável aos veículos SUV’s – Sport Utility Vehicles, em inglês, ou utilitários esportivos, em português, foi iniciada na década de 1940 pelo pequeno Jeep Willys, um utilitário aberto fabricado pela Willys Overland e pela Ford, foi seguida na década de 1950 pela inglesa Land Rover, com a fabricação do Land Rover Serie I, e reforçada pela Toyota em 1960, com a fabricação do Toyota Bandeirante no Brasil. Esses são alguns dos pioneiros de um mercado crescente no mundo todo, principalmente nos Estados Unidos, no Brasil e na Austrália, três países de forte tradição rural.

O Land Rover Range Rover se beneficiou da onda de importações de automóveis da década de 1990 no Brasil. Muitos consumidores brasileiros de classes média e alta, deslumbrados com as inúmeras opções de automóveis importados, a maioria de boa qualidade e de marcas com credibilidade, passaram a considerar a possibilidade de ter um automóvel importado e chique na sua garagem. E como a qualidade dos automóveis premium europeus ganhava boa fama no Brasil, a fabricante Land Rover decidiu pela importação de seus automóveis, entre eles o Land Rover Range Rover, o Land Rover Discovery, o Land Rover Defender e o Land Rover Freelander, este o então caçula da família Land Rover, o antecessor do Land Rover Range Rover Evoque.

Todos os modelos Land Rover, tanto os maiores quanto os menores, passaram a ser considerados símbolos de status e conquistaram o seu espaço no mercado brasileiro, tanto na cidade como no campo.

Com todos esses modelos de utilitários esportivos, a então Land Rover conseguiu se firmar no mercado nacional de automóveis, em parte graças ao prestígio ou credibilidade da marca, em parte graças às campanhas publicitárias na mídia, e graças ao investimento em treinamento para formar uma rede de mais de 20 concessionárias na época, para prestar um serviço eficiente de apoio pós venda, principalmente na manutenção dos veículos. Assim esses automóveis passaram a agradar seu publico alvo, principalmente empresários, executivos, fazendeiros e profissionais liberais brasileiros das classes alta e média, que geralmente adoram automóveis versáteis, principalmente os de carroceria alta, a maioria deles com bom espaço interno.

Os modelos Land Rover Range Rover da série original são requintados utilitários esportivos que impressionam observadores e usuários pelo conforto, pelo design elegante e sóbrio de linhas semi-retas e pela alta tecnologia embarcada, que chega ao ponto extremo de oferecer ao seu condutor a opção de escolher uma programação de ajuste da suspensão para rodar com mais suavidade, absorvendo o máximo possível as irregularidades das vias, para rodar mais firme e mais baixa para viajar por autoestradas pavimentadas bem conservadas, ou mais alta para dirigir cuidadosamente em estradas rurais, tudo isso combinado com um sistema de gerenciamento ou gestão do motor, da transmissão e do diferencial, chamado pelo fabricante de Terrain Response.

Há cerca de 70 anos a fabricante inglesa Land Rover produz alguns dos mais respeitáveis e robustos utilitários esportivos de tração 4X4 integral do mundo. Esta tecnologia 4X4 foi mantida e aprimorada no Land Rover Range Rover, mas a partir desta década combinada com a introdução do moderno conceito monobloco na carroceria, que absorve melhor impactos em acidentes graves. Além disso, agora o monobloco do Land Rover Range Rover é fabricado em alumínio. O alumínio empregado na fabricação de automóveis resulta em um conjunto mais leve e mais robusto que estruturas equivalentes fabricadas apenas em aço.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

RANGE ROVER (2ª GERAÇÃO / P38A)
  • Capacidade: 5 pessoas, incluindo o condutor;
  • Comprimento: Aprox. 4,7 metros;
  • Largura: Aprox. 1,9 metro;
  • Entre-eixos: Aprox. 2,7 metros;
  • Altura: Aprox. 1,9 metro;
  • Versões: HSE;
  • Motorização (potência / torque): V8 4,0 litros, gasolina (190 cavalos /
  • Motorização (potência / torque): V8 4,6 litros, gasolina (225 cavalos / 38 kgfm);
  • Motorização (potência / torque): L6 2,5 litros, turbodiesel (135 cavalos /
  • Aceleração (V8 4,0 litros): 10 segundos / vazio;
  • Aceleração (V8 4,0 litros): 12 segundos / lotado;
  • Aceleração (V8 4,0 litros): 11 segundos / vazio;
  • Aceleração (V8 4,0 litros): 13 segundos / lotado;
  • Aceleração (L6 2,5 litros): 14 segundos / vazio;
  • Aceleração (L6 2,5 litros): 15 segundos / lotado;
  • Alimentação:  Injeção eletrônica;
  • Câmbio: Mecânico, 5 marchas;
  • Câmbio: Automático, 4 marchas;
  • Consumo (cidade / lotado): 4 km / litro (V8 4,0 litros, gasolina);
  • Consumo (rodovia / lotado): 7 km / litro (V8 4,0 litros, gasolina);
  • Peso (V8): Aprox. 2.200 kg (vazio);
  • Peso (V8): Aprox. 2.500 kg (lotado);
  • Peso (diesel): Aprox. 2.100 kg (vazio);
  • Peso (diesel): Aprox. 2.400 kg (lotado);
  • Porta-malas: 500 litros;
  • Projetista: George Thomson;
  • Preço: R$ 48 mil (usado / bom estado de conservação);

RANGE ROVER (3ª GERAÇÃO / L322)
  • Capacidade: 5 pessoas, incluindo o condutor;
  • Comprimento: Aprox. 5 metros;
  • Largura: Aprox. 1,9 metro;
  • Entre-eixos: Aprox. 2,9 metros;
  • Altura: Aprox. 1,8 metro;
  • Versões: SE, HSE e Vogue;
  • Motorização: V8 4,2 litros, gasolina;
  • Motorização: V8 5,0 litros, gasolina;
  • Motorização: 3,0 litros, 6 cilindros em linha, turbodiesel;
  • Motorização: V8 3,6 litros, turbodiesel;
  • Aceleração:
  • Alimentação:  Injeção eletrônica;
  • Câmbios: Automáticos, 5, 6 ou 8 marchas;
  • Consumo (cidade / lotado): Aprox.
  • Consumo (rodovia / lotado): Aprox.
  • Peso: Aprox. 2.750 kg;
  • Porta-malas:
  • Projetistas: Phil Simmons e Wolfgang Reitzle;
  • Preço: R$ 98 mil (usado / bom estado de conservação);

ONDE COMPRAR

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/Range_Rover_Sport
  • Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/Range_Rover_Evoque
  • Wikipédiahttps://pt.wikipedia.org/wiki/Land_Rover
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Range_Rover
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Land_Rover_Range_Rover
  • Land Rover (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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