CITROEN C5

CITROEN C5 1.8 IL4 (GASOLINA)
CITROEN C5 2.0 IL4 EXCLUSIVE (GASOLINA)
CITROEN C5 3.0 V6 (GASOLINA)
CITROEN C5 1.6 IL4 (DIESEL)
CITROEN C5 2.0 IL4 (DIESEL)
CITROEN C5 2.2 IL4 (DIESEL)
CITROEN C5 2.0 EXCLUSIVE (NO BRASIL)
CITROEN C5 V6 3.0 (NO BRASIL)


INTRODUÇÃO
Logo acima, as linhas externas de design graciosas e um pouco ousadas do Citroen C5 de primeira geração, um produto francês com foco no gosto do consumidor europeu, mas que vendeu bem no Brasil também. Logo abaixo, a segunda geração do carro, que certamente está entre os modelos de automóveis médios de luxo mais elegantes e avançados fabricados nas décadas de 2000 e 2010, um sucesso de vendas da Citroen.
Citroen C5 é um sofisticado automóvel de luxo de tamanho médio, com formato sedan de quatro portas laterais e capacidade para transportar confortavelmente cinco pessoas, incluindo o condutor, criado e desenvolvido nas décadas de 1990 e 2000 e fabricado em larga escala na França a partir da década de 2000 pela Citroen, que utilizou como base para sua criação os conceitos da segunda geração da suspensão hidropneumática dos seus antecessores, o ousado Citroen XM e o bonito Citroen Xantia, com melhorias de projeto, tornando-a a terceira geração do sistema.

No Brasil, ele esteve disponível para comercialização já na  geração, a partir da década de 2000, nas concessionárias Peugeot Citroen, com duas versões de motorização, a primeira, a mais vendida, com motor aspirado IL4 de 2.000 cilindradas, a gasolina, e opções de câmbio mecânico de cinco velocidades ou marchas ou automático sequencial de quatro ou de seis marchas, dependendo da geração e do ano de fabricação, e a segunda versão com motor aspirado V6 de 3.000 cilindradas, também a gasolina, com câmbio automático sequencial de quatro ou de seis velocidades. A partir da 2ª geração, lançada em 2008, ele passou a ser vendido no Brasil com a motorização aspirada IL4 de 2.000 cilindradas, a gasolina, com câmbio automático de seis velocidades.

Os seus principais concorrentes foram os sedans médios e grandes Ford Mondeo, Volkswagen Passat, Chevrolet Vectra, Nissan Maxima, Ford Fusion, Mercedes-Benz Classe C, Volvo S40 e Volvo S70, BMW Série 3, Toyota Camry, Volvo S60, Audi A4 e Audi A6, Alfa Romeo 156, Subaru Legacy, Honda Accord e Mitsubishi Galant. Porém, alguns desses modelos não são mais fabricados.

A CITROEN
A empresa francesa Citroen é uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de automóveis do planeta, até o ano de 2020 uma subsidiária da holding francesa Groupe PSA (o seu nome original em francês), que também controlava a fabricante francesa de automóveis Peugeot. Esse grupo foi formado a partir de 1974, quando a fabricante francesa Peugeot comprou uma participação societária na Citroen, assumindo o controle da empresa dois anos depois.

Os automóveis fabricados pela Citroen são conhecidos pelo nível de qualidade e sofisticação de suas suspensões, desde os modelos mais simples, com suspensões convencionais projetadas para estar entre as melhores de sua categoria, até os modelos mais sofisticados, com a consagrada suspensão hidropneumática ou hidroativa patenteada pela Citroen, uma exclusividade da fabricante, fruto de décadas de pesquisas nessa área.

O sistema de suspensão da Citroen é auto-adaptativa. Ele mantém constante a distância da carroceria do solo, independente do número de pessoas a bordo do automóvel ou de bagagem no porta-malas. A flexibilidade e o amortecimento do conjunto variam automaticamente conforme a velocidade do veículo, mais firme na rodovia, em velocidades mais altas, e mais macia ou suave na cidade, quando a velocidade é menor. A suspensão também pode ser ajustada conforme o gosto do condutor do veículo ou a necessidade de cada momento ou situação.

Até 2020, os principais acionistas do Grupo PSA eram a fabricante chinesa de automóveis Dongfeng Motor Group, a Família Peugeot e o Governo Francês. Em 2017, o Grupo PSA comprou da gigante americana General Motors, as fabricantes europeias de automóveis Vauxhall e Opel. A partir de 2020, a FCA Group e o Grupo PSA se fundiram, dando origem à quarta maior fabricante de automóveis do mundo. Os maiores acionistas da nova holding Stellantis são a família italiana Agnelli (Exor), a família francesa Peugeot, o Governo da França e a chinesa Dongfeng Motor Group, entre outros.

A Stellantis também é dona das marcas Fiat, Chrysler, Jeep, Dodge e RAM.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, a primeira geração do refinado automóvel francês em uma bonita imagem publicitária da década de 2000. Atualmente, ele está disponível somente no mercado de automóveis usados, por preços razoáveis, parte dela em bom estado de conservação. Logo abaixo, mais uma imagem do sedan europeu, com linhas fluidas e charmosas.
O sofisticado Citroen C5 é um confortável automóvel de luxo com formato sedan (ou fastback, como consideram alguns), de construção monobloco em aço galvanizado, com quatro portas laterais, criado e desenvolvido nas décadas de 1990 e 2000 e fabricado em larga escala na França a partir da década de 2000 pela Citroen, com capacidade para transportar até cinco pessoas, incluindo o seu condutor. Entre as características positivas desse modelo de automóvel estão o acabamento refinado, o baixo nível de ruído interno, o porta-malas de boa capacidade, a suspensão sofisticada e altamente confiável e o bom espaço interno para todos os ocupantes.

Desde a década de 2000, ele é comercializado em vários países, desenvolvidos e emergentes, incluindo o Brasil, até recentemente. As versões com motorizações aspiradas IL4 (In Line Four, ou seja, quatro cilindros em linha) de 2.000 cilindradas e V6 de 3.000 cilindradas foram bem aceitas no mercado brasileiro. Os departamentos de engenharia e de design da Citroen foram competentes e tiveram bom gosto na escolha dos materiais usados no isolamento termo-acústico e no acabamento interno, com baixo nível de ruído interno e com assentos e painel refinados. Além disso, o formato sedan com bom entre eixos de 2,75 metros favoreceu os passageiros do assento traseiro, com espaço suficiente para três passageiros adultos. O nível de vibração interno foi mantido baixo.

O Citroen C5 é um automóvel de design elegante que foi exportado para vários países, incluindo o Brasil. Os números de consumo de combustível de sua versão com motorização aspirada IL4 de 2.000 cilindradas foram mantidos em nível bem razoável.

 geração desse modelo de automóvel ainda pode ser considerada moderna. O Citroen C5 está na categoria premium de automóveis, que é um segmento elegante e confortável, seguro e sofisticado, para atender consumidores de poder aquisitivo mais alto, mais atentos a detalhes e que não abrem mão de tecnologia. É um público de classes média e alta mais exigente, disposto a pagar mais por um veículo mais completo e de qualidade superior, embora o Grupo PSA tenha feito a opção moderada de manter seus preços competitivos aqui no Brasil.

No início da década de 2000, a primeira geração do Citroen C5 conseguiu a nota máxima de segurança nos testes do EuroNCap, um programa de segurança para avaliação de automóveis mantido inicialmente pelo Governo Britânico e, atualmente, pelos países que formam a União Europeia.

Um detalhe importante: Todas as versões do Citroen C5 fabricadas na França e na China têm motorização transversal. Duas dessas versões da família Citroen C5, uma de  geração e outra de 2ª geração, importadas para o Brasil, já vinham de série com motor aspirado IL4 de 2.000 cilindradas, de alumínio, na posição transversal, com quatro válvulas por cilindro e injeção eletrônica multiponto. Automóveis com essa configuração transversal são mais seguros porque em caso de acidente grave com impacto frontal o risco do bloco do motor invadir o habitáculo do carro é menor.

A FAMÍLIA C5
Logo acima, o belo sedan de luxo Citroen C5 de segunda geração, fabricado na França a partir de 2008 e importado para o Brasil em grande quantidade. O classudo Citroen C5 de segunda geração teve a responsabilidade de representar a marca Citroen no então competitivo mercado brasileiro de sedans médios de luxo, e não fez feio, encantou as classes média e alta com alto padrão de construção, com bom nível de segurança e conforto. Logo abaixo, o interior sofisticado e confortável de um dos principais sedans de luxo da Citroen no mercado brasileiro.
De modo geral, todos os modelos Citroen C5 de ambas as gerações, inicialmente fabricados na França e, posteriormente, fabricados na França e na China, são sedans de luxo de tamanho médio e grande, fabricados com quatro portas laterais para acesso do motorista e passageiros e um porta-malas de boa capacidade. Todas as versões do Citroen C5 foram fabricadas com tração dianteira e monoblocos idênticos ou semelhantes para cada geração, com melhorias de estrutura, acabamento e motorização para cada nova geração introduzida. Todas as gerações do Citroen C5 foram e são conhecidas assim, por esse nome mesmo, na Europa Ocidental, no Japão e na América Latina, incluindo o Brasil, com as versões de cada geração semelhantes ou quase idênticas em todos os países, de todos os continentes em que foram comercializados, exceto pela direção do lado direito na Inglaterra, por exemplo.

Todos os modelos Citroen C5, de ambas as gerações, tiveram motorizações dianteiras e todos tiveram tração dianteira.

CITROEN C5 (1ª GERAÇÃO)
Logo acima, uma imagem do Citroen C5 da primeira geração, o sedan lançado aqui no Brasil em 2001, antes de ser submetido a uma reestilização em 2004. A Citroen agradou ao seu potencial público consumidor com design levemente ousado, com linhas aerodinamicamente limpas, suas dimensões confortáveis e seu bom nível de acabamento, que surpreenderam o mercado e as publicações especializadas na época. Logo abaixo, o interior sofisticado, com controle elétrico de altura, distância e inclinação dos assentos dianteiros, com acabamento em couro, inclusive.
O sofisticado Citroen C5 de 1ª geração é um sedan de luxo de tamanho médio, com construção monobloco em aço galvanizado e alumínio, motorização dianteira e tração dianteira, com capacidade para transportar confortavelmente até cinco pessoas, incluindo o condutor, criado e desenvolvido na década de 1990 pela multinacional francesa Citroen, fabricado em larga escala na França a partir de 2001 e importado para o Brasil desde então. Ele está numa categoria acima do sedan de luxo Citroen C4 Pallas, por sua vez fabricado na Argentina e comercializado no Brasil a partir de 2007.

Ele é um dos frutos da plataforma PSA PF3 do então grupo europeu PSA Peugeot Citroen, conhecido atualmente como Stellantis, um modelo quase totalmente original de automóvel, com motorização dianteira combinada com tração dianteira, com bom entre-eixos de 2,75 metros, o que o coloca dentro da categoria de automóveis médios, com quatro portas laterais e um porta-malas com 456 litros de capacidade, lançado no Brasil para enfrentar a dura competição com modelos atraentes de sedans de alto luxo fabricados por grandes e prestigiadas marcas europeias e japonesas, entre elas a BMW, a Mercedes-Benz, a Audi e a Lexus, que passaram a entrar no Brasil em grande quantidade a partir do início da década de 1990, após a abertura do mercado nacional para produtos estrangeiros.

Há décadas a Citroen é uma referência em tecnologia embarcada em automóveis. O seu charmoso Citroen C5 não foge ao padrão da marca. Desde a década de 2000, ele oferece ao seu exigente consumidor quase tudo o que existe de melhor da tecnologia automobilística francesa, um sofisticado conjunto, com vários itens de segurança e conforto: Ar-condicionado digital de duas zonas e aquecedor; rádio AM / FM com CD player com comando no volante; direção hidráulica progressiva com volante com regulagem de altura e profundidade; sistema completo com seis airbags de série, com duplo frontal, laterais e de cortina; controle de tração, com freios ABS (anti-travamento) e com EBD - Electronic Brake Distribution, isto é, distribuição eletrônica de frenagem; todos os bancos com revestimento em couro ou tecidos finos, dependendo do gosto do cliente, com bancos dianteiros com regulagens elétricas de altura e inclinação; detalhes em madeira nobre nas portas e no painel; sensor de pressão nos pneus; sensores de estacionamento; vidros elétricos e trava central elétrica com alarme; computador de bordo com vários alertas, entre eles o de portas abertas ou não fechadas corretamente; cintos de segurança de três pontos para os cinco ocupantes; faróis com regulagem elétrica de inclinação do feixe e faróis de neblina; barras de proteção laterais nas portas para reduzir o risco de danos aos ocupantes do veículo em caso de colisão acidental; entre vários outros itens.

O sedan de luxo Citroen C5 de 1ª geração esteve disponível no Brasil durante a década de 2000 com duas opções de motorização, a primeira delas, a mais vendida, com o motor IL4 2.0i 16v aspirado, com 2.000 cilindradas, 16 válvulas, 138 cavalos de potência e 20 kgfm de torque, um motor convencional com quatro cilindros em linha, com aceleração de 0 a 100 km/h em 10 segundos, apenas com motorista,  e 12 segundos, quando lotado de passageiros e bagagem.

Uma versão com motor V6 3.0i de 24 válvulas também esteve disponível.

Todo automóvel sofisticado tem custo de manutenção mais alto que o custo de manutenção de automóveis populares, isso é óbvio. Atualmente, o Citroen C5 de 1ª geração só está disponível no mercado de automóveis usados, parte deles em bom estado de conservação. Mesmo assim é aconselhável que o eventual comprador verifique se a unidade que lhe interessa está realmente em bom estado, com atenção especial ao estado de conservação do seu câmbio AL4 automático. Na dúvida, solicite uma vistoria técnica de um profissional de confiança.

O Citroen C5 de 1ª geração precisa de alguns cuidados adicionais antes e após a compra, como, por exemplo, verificação do estado de conservação do câmbio AL4 automático, com troca periódica do fluido e do filtro, inclusive. Algumas fontes falam da necessidade da troca do fluido a cada 50.000 quilômetros, inclusive com casos relatados de danos no câmbio após essa quilometragem ou período ter sido ultrapassado sem a troca do fluido. Na dúvida troque também o filtro do câmbio, os pistões, os anéis, as juntas / vedações, as eletroválvulas / solenoides, o tambor, as cintas e as buchas...

Track day? Esqueça... Esse câmbio não aguenta “desaforo”... Dirija normalmente, com moderação, dentro do perfil familiar de uso diário, sem exageros...

CITROEN C5 (2ª GERAÇÃO)
Logo acima, para quem não cansa de apreciar o que é bonito, mais uma imagem do Citroen C5 da segunda geração, com suas linhas elegantes, harmônicas e levemente ousadas. Um carro classudo, importado para o Brasil na década de 2010. Logo abaixo, o espaço interno satisfatório para até três adultos no assento traseiro.
O sofisticado Citroen C5 de 2ª geração é um bonito modelo sedan de luxo de tamanho grande, com construção monobloco em aço galvanizado e alumínio, com motorização dianteira e tração dianteira, com capacidade para transportar confortavelmente até cinco pessoas, incluindo o condutor, criado, desenvolvido e fabricado em série e em larga escala a partir de 2008 pela então multinacional francesa PSA Peugeot Citroen e pela sua subsidiária chinesa Dongfeng-PSA, e importado para o Brasil a partir de então.

Essa geração foi desenhada pelo projetista Domagoj Dukec e parece que ele estava feliz nesse dia, acordou com o pé direito. O veículo tem um desenho imponente, mas sem cair na vulgaridade. Embora a carroceria tenha um desenho totalmente novo, essa 2ª geração trouxe uma renovação parcial na estrutura, já que a plataforma PSA PF3 foi mantida, e com uma renovação parcial nos sistemas hidráulico, elétrico, mecânico e eletrônico.

Assim, o Citroen C5 de 2ª geração foi montado na França com uma parte da motorização melhorada, embora não totalmente renovada, incluindo um eficiente motor aspirado IL4 2.0 MPFI 16v, com 2.000 cilindradas, 16 válvulas e quatro cilindros em linha, com 180 cavalos e 20 kgfm de torque, com câmbio automático de seis velocidades, com distância entre-eixos aumentada para 2,8 metros, com quatro portas laterais e um porta-malas de 510 litros, também lançado no Brasil para enfrentar a dura competição com modelos atraentes de sedans de alto luxo fabricados por grandes e prestigiadas marcas europeias e japonesas.

A partir de 2008, a versão Citroen C5 Exclusive MPFI 2.0 16V esteve disponível no Brasil, com câmbio automático de seis velocidades ou marchas e tração dianteira, uma das mais completas da linha. Ela já estava disponível com uma boa quantidade e variedade de itens de conforto, segurança e desempenho, a grande maioria, quase todos, como itens de série, entre eles o ar condicionado e o ar quente; a direção hidráulica; as rodas de liga leve, os freios a discos ventilados nas quatro rodas, com ABS ou sistema antibloqueio; airbags dianteiros, laterais e de cortina; vidros elétricos, trava central elétrica e alarme anti-roubo; rádio AM e FM, com CD player e entrada USB para arquivos de áudio em MP3; ajuste elétrico de altura e inclinação do assento do motorista; encostos de cabeça nos assentos traseiros; sensores de estacionamento; volante com regulagem de altura; assentos com revestimento em couro; desembaçador do vidro traseiro; computador de bordo; piloto automático, com assistente de saída em aclives; faróis de neblina, faróis principais direcionais e sensores de luminosidade e de chuva para acionamento automático dos faróis principais e dos limpadores de para-brisa; e monitoramento de pressão dos pneus, entre vários outros.

Entre os pouquíssimos opcionais disponíveis, já que quase tudo era de série, estava o teto solar.

Ele é um típico sedan de luxo de tamanho grande, com design sóbrio e de bom gosto, equilibrado, levemente ousado e sem exageros estéticos, com acabamento refinado e toques de requinte e de sofisticação em seu interior, fabricado em série na França e importado para o Brasil entre 2008 e 2017 para agradar empresários, executivos, profissionais liberais e famílias típicas das classes alta e média. Ele pode ser considerado um modelo de automóvel moderno, um dos mais confortáveis modelos de automóveis sedans de luxo disponíveis no mercado nacional, com bom espaço interno, satisfatório para até cinco adultos quando com tração dianteira e capacidade para até cinco adultos, incluindo o condutor; e ótimo isolamento térmico e acústico.

Resumindo: O “topo da pirâmide”.

ALTA TECNOLOGIA
Logo acima, painel moderno e completo do Citroen C5 da primeira geração, da década de 2000, marcado por linhas fluidas, suaves, agradáveis, sem exageros ou excessos. Logo abaixo, o design do assento traseiro, também com linhas harmônicas e suaves e espaço interno suficiente para três adultos, já que não possui túnel central para o eixo cardan.
A suspensão hidropneumática ou hidroativa de terceira geração da fabricante francesa Citroen é impressionante. Ela permite ao condutor regular a altura da carroceria do veículo, para aumentar o vão entre a carroceria e o solo, melhorando a passagem do veículo sobre terrenos de leito natural, em áreas rurais, nos quais há necessidade de mais cuidado para evitar atolamentos, por exemplo, ou, na cidade, para evitar atrito do assoalho com uma lombada, por exemplo, o que pode causar danos ao escapamento.

Esse sistema de suspensão exclusivo de terceira geração da Citroen, presente no Citroen C5, permite trocar o conjunto roda / pneu, caso o pneu esteja furado, sem necessidade de usar o macaco. E mais ainda, na rodovia ou na cidade, é possível conduzir o veículo em baixa velocidade até uma oficina ou borracheiro com apenas três pneus inflados, isto é, o veículo consegue se equilibrar sobre apenas três rodas / pneus, caso o quarto pneu esteja furado.

Atualmente, a moderníssima e sofisticada suspensão hidropneumática da Citroen, conhecida também como Hidractive, já está na sua terceira geração, a Hidractive III, presente no modelo Citroen C5, ainda mais precisa que a segunda geração dessa suspensão usada em dois modelos da Citroen fabricados e comercializados na década de 1990, o Citroen XM e o Citroen Xantia. Mas mesmo assim a segunda geração tem vários recursos tecnológicos, como, por exemplo, ajustar a suspensão para rodar com mais suavidade na cidade ou com mais firmeza para rodar com mais estabilidade na rodovia.

E como se tudo isso fosse pouco, um computador de bordo controla o funcionamento da suspensão, regulando automaticamente a altura que a carroceria do veículo mantém do solo, ou seja, cada peso a mais dentro do veículo, uma pessoa ou bagagem, por exemplo, é percebido pelo computador, que por sua vez aciona uma bomba hidráulica que coloca mais pressão no sistema, compensando o peso a mais. E mais ainda, o eixo traseiro é auto-direcional, o que significa que ele tem um leve esterçamento simultâneo, não exatamente proporcional, ao esterçamento das rodas dianteiras, o que melhora ainda mais a estabilidade.

A estabilidade é como se fosse uma marca registrada da Citroen. Essa lendária suspensão hidropneumática é formada por um sistema em que há movimento de fluido hidráulico, com seis esferas ocas metálicas fixadas em várias partes do veículo, sendo uma delas fixada em cada peça semelhante a um amortecedor, totalizando quatro esferas próximas dos braços de suspensão e mais duas esferas fixadas em outros locais estratégicos.

O equilíbrio e estabilidade dinâmica do veículo são conseguidos por meio do nitrogênio e do fluido hidráulico (semelhante ao fluido de freio de automóveis) que fluem por dutos metálicos, por sua vez conectados às tais esferas metálicas ocas. São esses fluidos, o nitrogênio e o fluido hidráulico, que absorvem as irregularidades do piso quando o veículo se movimenta e mantêm sob controle a altura da carroceria. O choque mecânico causado por um buraco na estrada, por exemplo, é absorvido, na medida do possível, é claro, pelo nitrogênio.

MERCADO
Logo acima, painel e volante completos do modelo de segunda geração do Citroen C5, dessa vez com design bem ousado, mas sem exagero ou exibicionismo. Logo abaixo, um top model, o carro impressiona observadores e usuários pelo seu design ousado e elegante, ele deixa uma boa impressão por onde passa. Ele não anda, ele desfila.
No início da década de 2000, quando trouxe o Citroen C5 ao Brasil, importado da França, a Citroen impressionou os consumidores de alto poder aquisitivo e até mesmo a imprensa com o nível de sofisticação da sua lendária suspensão hidropneumática e o nível de sofisticação de seu então novo modelo de luxo do segmento de sedans médios, o substituto no Brasil do Citroen XM e do Citroen Xantia, que por sua vez também já haviam marcado presença aqui na década de 1990.

Embora fosse um automóvel bem sofisticado para a época em que começou a ser comercializado no Brasil, e que até hoje impressiona pelo nível tecnológico, o Grupo PSA decidiu adotar no início da década de 2000 uma postura mais moderada em relação aos seus preços praticados no varejo brasileiro, uma lição aprendida na década de 1990 quando vendia aqui o Citroen XM, que não vendeu bem porque seu preço era alto, e, ao contrário, o Citroen Xantia, que vendeu bem porque seus preços eram competitivos.

Assim, o Grupo PSA decidiu adotar um meio termo para os preços do Citroen C5, principalmente na sua versão com motorização aspirada de 2.000 cilindradas, e o resultado foi uma agradável surpresa, o confortável sedan de luxo se tornou um dos mais vendidos no Brasil em sua categoria, conseguindo se manter nessa posição por alguns anos, praticamente ao lado de outros sedan médios bem vendidos, como Chevrolet Vectra, Volkswagen Passat e Ford Fusion, este lançado alguns anos depois aqui no Brasil.

Desde os modelos de  geração, o refinado Citroen C5 impressiona observadores atentos pelo seu bom acabamento, pelo bom nível de conforto e pela alta tecnologia embarcada, que chega ao ponto extremo de oferecer ao seu condutor a opção de escolher uma programação de ajuste da suspensão para rodar com mais suavidade, absorvendo o máximo possível as irregularidades das vias, ou para rodar mais firme, mais baixa para viajar por rodovias pavimentadas bem conservadas ou mais alta para dirigir cuidadosamente em estradas rurais.

Na Europa, o Citroen C6 substituiu o Citroen XM e o Citroen C5 sucedeu o Citroen Xantia. Aqui no Brasil, o Citroen C5 foi o substituto natural do Citroen XM e do Citroen Xantia.

Desde a década de 2000, o Citroen C5 também é fabricado na versão perua, chamada Citroen C5 Break, na  geração, ou Citroen C5 Tourer, na 2ª geração.

O custo de manutenção do Citroen C5 não é baixo, mas o carro compensa o seu dono com prazer de dirigir. A maioria das oficinas independentes no Brasil não consegue entender direito o funcionamento da sua suspensão hidropneumática, portanto é aconselhável levar o carro somente às concessionárias da marca Citroen para a manutenção da suspensão.

O Citroen C5 é um sucesso de vendas da Citroen, com mais de 1.200.000 unidades vendidas em muitos países, incluindo os números da sua versão perua. Em 2017, a produção em série do Citroen C5 de 2ª geração foi encerada na Europa, mas a produção em série e a comercialização na China foi mantida.

O Citroen C5 não está mais à venda no Brasil.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

CITROEN C5 SEDAN 2.0 EXCLUSIVE ( GERAÇÃO)
  • Capacidade: 5 lugares (incluindo motorista);
  • Comprimento: Aprox. 4,6 metros;
  • Largura: Aprox. 1,8 metro;
  • Altura: Aprox. 1,5 metro;
  • Motorização (potência / torque): 2.0 16 valv. (136 cv / 20 kgfm);
  • Alimentação: Injeção eletrônica multiponto;
  • Motorização: Dianteira e transversal;
  • Transmissão: Automática de 4 marchas;
  • Transmissão: Manual de 5 marchas;
  • Tração: Dianteira;
  • Direção: Hidráulica progressiva;
  • Suspensão: Hidropneumática ou hidroativa;
  • Freios: Disco nas quatro rodas, com ABS;
  • Rodas e pneus: 195 / 65 R15;
  • Faróis:
  • Peso (vazio): Aprox. 1.320 kg (câmbio mecânico);
  • Peso (vazio): Aprox. 1.330 kg (câmbio automático);
  • Carroceria: Sedan de 5 portas;
  • Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,75 metros;
  • Porta-malas: 442 litros;
  • Aceleração 0 a 100 km / h (vazio): Aprox. 10 segundos;
  • Aceleração 0 a 100 km / h (lotado): Aprox. 12 segundos;
  • Consumo cidade: Aprox. 9 km / litro;
  • Consumo rodovia: Aprox. 13 km / litro;
  • CX (eficiência aerodinâmica):
  • Preço: Aprox. R$ 18 mil (usado / bom estado de conservação);

CITROEN C5 SEDAN 2.0 EXCLUSIVE (2ª GERAÇÃO)
  • Capacidade: 5 lugares (incluindo motorista);
  • Comprimento: Aprox. 4,8 metros;
  • Largura: Aprox. 2,1 metro;
  • Altura: Aprox. 1,5 metro;
  • Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,8 metros;
  • Motorização (potência / torque): 2.0 16 valv. (180 cv / 20 kgfm);
  • Alimentação: Injeção eletrônica multiponto;
  • Motorização: Dianteira e transversal;
  • Transmissão: Automática de 4 marchas;
  • Transmissão: Automática de 6 marchas;
  • Tração: Dianteira;
  • Direção: Elétrica;
  • Suspensão: Hidropneumática ou hidroativa;
  • Freios: Disco nas quatro rodas, com ABS;
  • Rodas e pneus:
  • Faróis: Xenon;
  • Peso (vazio): Aprox. 1.600 kg (câmbio automático);
  • Carroceria: Sedan de 5 portas;
  • Porta-malas:
  • Aceleração 0 a 100 km / h (vazio): Aprox. 10 segundos;
  • Aceleração 0 a 100 km / h (lotado): Aprox. 12 segundos;
  • Consumo cidade: Aprox.
  • Consumo rodovia: Aprox
  • CX (eficiência aerodinâmica):
  • Preço: Aprox. R$ 45 mil (usado / bom estado de conservação);

ONDE COMPRAR

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Citro%C3%ABn_C5
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Citroën_C5
  • Grupo PSA (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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