ALFA ROMEO 156
ALFA ROMEO 156 1.6 16V TS (GASOLINA)
Os principais concorrentes do Alfa Romeo 156 nas décadas de 1990 e 2000 foram os sedans de alto luxo Volvo S40 e Volvo S70, Mercedes Classe C, Audi A4 e Audi A6, BMW 325 e BMW 328, Mitsubishi Galant, Volkswagen Passat, Chrysler Stratus, Nissan Maxima, Chevrolet Omega, Subaru Legacy, Ford Taurus e Ford Mondeo, Toyota Camry, Kia Clarus, Honda Accord e Citroen C5. Porém, alguns desses modelos não são mais fabricados.
ALFA ROMEO 156 1.8 16V TS (GASOLINA)
ALFA ROMEO 156 2.0 16V TS (GASOLINA)
ALFA ROMEO 156 2.0 16V JTS (GASOLINA)
ALFA ROMEO 156 2.5 24V V6 (GASOLINA)
ALFA ROMEO 156 3.2 24V V6 (GASOLINA)
ALFA ROMEO 156 1.9
TURBODIESEL JTD
ALFA ROMEO 156 2.4
TURBODIESEL JTD
ALFA ROMEO 156 2.0 TS ELEGANT (NO BRASIL)
ALFA ROMEO 156 SPORT WAGON (NO BRASIL)
INTRODUÇÃO
Logo acima e logo abaixo, as linhas externas e
internas de design fluido e elegante do Alfa Romeo 156, o principal produto da
Alfa Romeo italiana na década de 2000, um grande sucesso de vendas. A beleza, a performance, o conforto e o
acabamento refinado de seus automóveis são, há décadas, focos de
desenvolvimento da fabricante italiana.
O Alfa Romeo 156 é um sofisticado automóvel sedan de
alto luxo de tamanho médio, projetado e desenvolvido na Itália na década de 1990
e fabricado em larga escala na Itália e na Tailândia a partir do final da década de 1990 pela
Alfa Romeo, com capacidade para transportar confortavelmente cinco pessoas,
incluindo o motorista, cuja versão com motor Twin Spark aspirado de 2.000 cilindradas a gasolina foi
importada para o Brasil nas décadas de 1990 e 2000.
Os principais concorrentes do Alfa Romeo 156 nas décadas de 1990 e 2000 foram os sedans de alto luxo Volvo S40 e Volvo S70, Mercedes Classe C, Audi A4 e Audi A6, BMW 325 e BMW 328, Mitsubishi Galant, Volkswagen Passat, Chrysler Stratus, Nissan Maxima, Chevrolet Omega, Subaru Legacy, Ford Taurus e Ford Mondeo, Toyota Camry, Kia Clarus, Honda Accord e Citroen C5. Porém, alguns desses modelos não são mais fabricados.
A ALFA ROMEO
A Alfa Romeo é uma grande e tradicional fabricante de automóveis de alto luxo. Ela foi fundada em 1910 na Itália pelo empresário italiano Cavaliere Stella, inicialmente com o nome Alfa e, anos depois, passou a ter como administrador o executivo Nicola Romeo, que passou a produzir automóveis, peças para automóveis, peças para aviões, geradores de energia e até locomotivas, todos esses para transporte civil em geral e militar.
Ao longo dos anos, esse fabricante passou por várias mãos, foi propriedade do Governo Italiano, quando foi estatizado em 1933 e, posteriormente, décadas depois, foi privatizado, quando se tornou uma subsidiária da gigante italiana Fiat SpA, posteriormente FCA Fiat Chrysler e atualmente Stellantis N.V., que por sua vez também possui várias outras marcas famosas, entre elas a italiana Fiat, as francesas Peugeot e Citroen, e as americanas Chrysler, Jeep, RAM e Dodge, de automóveis e utilitários leves, e a Maserati, de automóveis de alto luxo.
Atualmente, a Alfa Romeo é uma das mais conceituadas e respeitadas fabricantes de automóveis de alto luxo do planeta, é uma grife automotiva reconhecida no mercado mundial pela alta qualidade e performance de seus produtos. Os automóveis dessa marca são conhecidos em várias partes do mundo pelo alto nível de qualidade e sofisticação, com ênfase nos aspectos de performance e acabamento refinado em couro ou tecidos finos, dependendo do gosto do cliente.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, com um olhar mais atento percebe-se o
design elegante de linhas harmônicas e fluidas do painel e do volante do Alfa
Romeo 156, uma tendência estética da marca na década de 2000, uma mudança moderada
em relação às linhas semi-retas, levemente conservadoras, da montadora na
década de 1990. Logo abaixo, também com um olhar atento, percebe-se o
acabamento refinado em tecidos finos dos bonitos assentos desse modelo de automóvel de alto
luxo.
O Alfa Romeo 156 é um sofisticado automóvel sedan de
alto luxo de tamanho médio, de construção monobloco em aço galvanizado, com quatro portas laterais e tração dianteira ou tração nas quatro rodas, dependendo da versão, projetado e desenvolvido na Itália na década de 1990, fabricado na Itália pela Alfa Romeo nas décadas de 1990 e 2000 e comercializado em vários países,
desenvolvidos e emergentes, incluindo o Brasil, com capacidade para transportar confortavelmente
cinco pessoas, incluindo o motorista, cuja versão com motor aspirado Twin Spark de 2.000
cilindradas a gasolina foi importada para o Brasil pela Fiat e vendida por
algumas concessionárias da marca, principalmente em grandes e médias cidades
brasileiras.
O veículo também foi fabricado na Tailândia por alguns anos, por meio de um acordo de fabricação terceirizada com a General Motors, para atender o mercado local e para exportação para países da Ásia.
Na década de 2000, os aspectos de desempenho, elegância,
conforto e refinamento foram reafirmados no Brasil pelo modelo Alfa Romeo 156,
de tamanho médio, com entre-eixos de 2,6 metros, o suficiente para três
passageiros no banco traseiro. É um elegante modelo de automóvel de alto luxo,
projetado e fabricado para estar entre os melhores da categoria sedan
premium, com bom gosto na escolha dos materiais utilizados no acabamento
interno e baixo nível de ruído interno e vibrações, inclusive.
O Alfa Romeo 156 é um automóvel de três volumes, ou
seja, considerando basicamente o aspecto externo das partes do carro que
abrigam o motor, os ocupantes e a bagagem, respectivamente, todas estão bem
definidas, com dimensões equilibradas e uma carroceria monobloco em aço de peso
razoável, com proporções bem equilibradas entre o cofre do motor e o
próprio motor, o habitáculo (a parte do automóvel em que se acomodam motorista
e passageiros) e o porta malas, dentro do segmento de automóveis sedans de alto
luxo de tamanho médio, que é aquele segmento em que, em relação aos carros
compactos populares atuais de 1.000 cilindradas vendidos no Brasil, os
fabricantes em geral oferecem mais espaço interno para as pernas do motorista e
seu acompanhante e para os passageiros do banco de trás.
O Alfa Romeo 156 é um projeto totalmente original. Ele foi desenhado pelo talentoso projetista Walter de Silva, dentro do estúdio de design da própria montadora Alfa Romeo, mas, a partir de 2003, com uma leve reestilização do famoso designer italiano Giorgetto Giugiaro. Não por acaso, então,
percebe-se com um olhar atento o design levemente ousado, charmoso, com frente
em cunha e traseira harmônica, o que favorece a aerodinâmica.
Esse modelo de automóvel ainda pode ser considerado bem moderno. Ele está na categoria
premium de automóveis, que é um segmento elegante e confortável, seguro e
sofisticado, para atender consumidores de poder aquisitivo mais alto, mais
atentos a detalhes e que não abrem mão de tecnologia. É um público de classes
média e alta mais exigente, disposto a pagar mais por um veículo mais completo
e de qualidade superior.
Um detalhe importante: Todas as versões do Alfa Romeo
156 fabricadas na Itália têm motorização transversal. Uma dessas versões da
família Alfa Romeo 156, importada para o Brasil, já vinha de série com motor Twin
Spark aspirado de 2.000 cilindradas, montado na posição transversal, com bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio, com duas
velas por cilindro, com quatro válvulas por cilindro e duplo comando de válvulas no cabeçote, acionado por correia, e injeção eletrônica multiponto.
Automóveis com essa configuração transversal são mais seguros porque em caso de
acidente grave com impacto frontal o risco do bloco do motor invadir o
habitáculo do carro é menor.
Na década de 2000, esse modelo de automóvel italiano
fazia jus ao seu preço alto no Brasil. Ele já saía de fábrica com uma grande
variedade de itens de segurança e conforto, entre eles os assentos com revestimento em tecidos finos ou couro, dependendo do gosto do
cliente; detalhes em madeira nobre no volante (é isso mesmo que você está lendo, madeira no volante), no painel e na alavanca de câmbio; o controle elétrico de
altura e inclinação dos assentos dianteiros; a injeção eletrônica multiponto; o ar-condicionado e o
aquecedor; a direção hidráulica; o câmbio manual de cinco marchas; suspensão dianteira e traseira independentes McPherson,
combinando conforto e estabilidade; a carroceria monobloco; faróis de neblina; rodas de liga leve; freios a
discos nas quatro rodas, com ABS ou antitravamento; volante com regulagem de altura e profundidade;
e a trava central elétrica com alarme. O sistema de airbag duplo foi disponibilizado
aqui no Brasil logo nos primeiros anos de importação desse modelo, em 1998.
O visual externo e o acabamento interno do Alfa Romeo
156 é refinado, sóbrio, charmoso e levemente retrô, com alguns toques
clássicos, como, por exemplo, os mostradores de velocidade e conta-giros
circulares e a maçaneta das duas portas dianteiras que lembram automóveis das
décadas de 1960 e 1970. Além disso, a Alfa Romeo fez uma seleção criteriosa de
materiais usados no painel, no volante e nos revestimentos dos assentos, tudo
muito bem cuidado, com atenção a cada detalhe.
MERCADO
Logo acima, os encantos do Alfa Romeo 156,
um sedan de luxo de tamanho médio com design do estúdio da Alfa Romeo, um símbolo
de status no Brasil nas décadas de 1990 e 2000, com espaço interno suficiente
para três passageiros no banco de trás e acabamento caprichado em tecidos finos ou couro. Logo abaixo, o coração da máquina, o motor Twin Spark aspirado de 2.000 cilindradas, injeção eletrônica multiponto e duas velas por cilindro.
Os automóveis da Alfa Romeo são conhecidos em várias partes do mundo pelo alto nível de qualidade e sofisticação, com ênfase nos aspectos de performance e acabamento refinado em couro ou tecidos finos, dependendo do gosto do cliente.
O sedan de luxo Alfa Romeo 156, por exemplo, chegou ao Brasil no final
da década de 1990 para satisfazer consumidores exigentes e de alto poder
aquisitivo. Ele veio para disputar a faixa premium com os modelos sedans de
tamanhos médio e grande BMW Série 3, Audi A4, Mercedes Classe C, Chevrolet
Omega, Subaru Legacy, Honda Accord, Mitsubishi Galant, Volkswagen Passat,
Chrysler Stratus, Ford Taurus, Kia Clarus, Toyota Camry, Infinity Q45 e Citroen C5.
Quando trouxe o Alfa Romeo 156, importado da Itália, a
Fiat do Brasil impressionou os consumidores brasileiros de alto poder
aquisitivo e até mesmo a imprensa com o seu nível de sofisticação, com ênfase
nos aspectos de conforto e desempenho.
Apesar do preço elevado, o Alfa Romeo 156 foi bem
vendido em várias partes do mundo, de 1998 até 2007, com mais de 600 mil
unidades fabricadas, um grande sucesso de vendas da Alfa Romeo, um número
surpreendente para um automóvel de alto luxo, sofisticado, refinado, e, portanto,
caro. A Fiat deixou de importar automóveis da marca Alfa Romeo em 2004, mas é possível encontrar unidades bem conservadas e de preço razoável de Alfa Romeo 156 no
mercado de automóveis usados.
Na década de 1990, o Alfa Romeo 156 substituiu o Alfa Romeo 155 na linha de montagem da fabricante italiana. Aqui no Brasil, na prática ele substituiu o Alfa Romeo 164, já que o entre-eixos dos dois modelos é quase o mesmo.
O eventual comprador deve ser seletivo e deve tomar
alguns cuidados na hora da compra. Além disso, ele deve ser criterioso na manutenção
do modelo, é necessário verificar se na região onde mora há oficinas mecânicas
competentes e que entendam de automóveis premium, como as oficinas da franquia
High-Torque, por exemplo.
A manutenção do Alfa Romeo 156 não é barata, mas o
carro compensa o seu dono com prazer de dirigir com conforto, segurança e
classe.
Uma parte das peças precisa ser importada, o que pode tornar o tempo de manutenção na oficina um pouco maior que o tempo médio do mercado nacional, até a chegada das peças em território nacional.
Mesmo assim o carro vale a pena.
PACOTE BÁSICO DE PEÇAS (VALORES APROXIMADOS) | |
Amortecedores dianteiros (par) | R$ 2.480,00 |
Amortecedores traseiros (par) | R$ 2.480,00 |
Discos e pastilhas (dianteiros) | R$ 650,00 |
Discos e pastilhas (traseiros) | R$ 550,00 |
Correia e polia (alternador) | |
Escapamento completo, com catalisador e silencioso |
|
Molas helicoidais dianteiras (par) | R$ 800,00 |
Molas helicoidais traseiras (par) | R$ 800,00 |
Correia dentada, tensor e polia | R$ 1.000,00 |
Cabos de velas (caixa com 4 unidades) | R$ 350,00 |
Bomba de combustível | |
Bomba d’água | R$ 200,00 |
Velas de ignição (caixa com 4 unidades) | R$ 500,00 |
Filtro de óleo | R$ 48,00 |
|
|
Fonte: Mercado Livre e All Parts (2021)
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
ALFA ROMEO 156 2.0 16V TWIN SPARK
- Capacidade: 5 lugares (incluindo motorista);
- Comprimento: Aprox. 4,5 metros;
- Largura: Aprox. 1,8 metro;
- Altura: Aprox. 1,4 metro;
- Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,6 metros;
- Carroceria: Sedan de 4 portas;
- Plataforma: Fiat C;
- Nome do projeto: Fiat Type 932;
- Motorização (potência / torque): 2.0 de 16 valv. (153 cavalos / 19 kgfm);
- Motorização: Dianteira e transversal, duas velas por cilindro;
- Taxa de compressão 10:1;
- Alimentação: Injeção eletrônica multiponto;
- Transmissão: Manual de 5 marchas;
- Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 9 segundos (vazio);
- Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 11 segundos (lotado);
- Consumo cidade: Aprox. 9 km / litro;
- Consumo rodovia: Aprox. 13 km / litro;
- Suspensão dianteira: Independente;
- Suspensão traseira: McPherson (independente);
- Freios: Discos nas quatro rodas, com ABS ou antibloqueio;
- CX (eficiência aerodinâmica): 0,31;
- Porta-malas: 380 litros;
- Pneus: 205 / 60;
- Peso (vazio): Aprox. 1.250 kg (câmbio mecânico);
- Design da carroceria: Walter de Silva e Giorgetto Giugiaro;
- Projetista do motor:
- Prêmios: Carro do Ano na Europa;
- Preço (no Brasil): Aprox. R$ 38 mil (usado / bom estado de conservação);
ONDE COMPRAR
- Mercado Livre (classificados): https://www.mercadolivre.com.br
- OLX (classificados): http://www.olx.com.br/brasil
- Web Motors (classificados): https://www.webmotors.com.br
VEJA TAMBÉM
- Amazônia
- ATR-42
- ATR-72
- Volvo XC90
- Abdução (Ufologia)
- Saab JAS 39 Gripen NG
- Extraterrestre (Ufologia)
- Beechcraft Corporation
- Programa FX2 (Força Aérea Brasileira)
- Agricultura e Pecuária
- Pesos e Medidas
- Ônibus Espacial
- UFO/ OVNI (Ufologia)
- Nissan Pathfinder
- Galvanização (Química)
- Cessna 208B Grand Caravan
- Cessna Citation
- Bombardier Learjet
- Land Rover Range Rover
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Caso ET de Varginha (Ufologia)
- Citroen XM
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Indústria Automobilística
- Disco Voador (Ufologia)
- Nutrientes (Medicina e Veterinária)
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Aquecimento Global
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Saneamento Básico
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Hyundai Terracan
- Ford Escort
- Energia Solar Fotovoltaica
- Operação Prato (Ufologia)
- Chevrolet Classic
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Área 51 (Ufologia)
- Ford Fusion
- Audi Q7
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Segurança Privada
- Projeto BX (Volkswagen)
- Drones
- Nobreak (Informática)
- Piper Aircraft
- James Bond (Cinema)
- Embarcações (Indústria Naval)
- Projeto M (Ford do Brasil)
- Roteadores (Telecomunicações)
- Volvo 850
- Catalisador (Indústria Automobilística)
- Mercedes-Benz Classe M
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Jeep Grand Cherokee
- Alfa Romeo 164
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Volvo 960
- Ford EcoSport
- Chevrolet Astra
- Citroen C5
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Maconha (Segurança Pública)
- Renault Scénic
- Ford do Brasil
- Inércia (Física)
- Volkswagen Fusca
- Airbus A320
- Citroen Xsara Picasso
- General Motors do Brasil
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Mbps - Megabits por Segundo (Informática)
- Chevrolet Monza
- Ford Corcel
- Embraer E-190
- Toyota Land Cruiser Prado
- Franquia de Internet (Telecomunicações)
- Crase (Gramática)
- Embraer E-195
- Airbus A321
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Airbus A319
- Computador (Informática)
- Peugeot 206
- Ford Edge
- BMW Série 3
- Audi A3
- Ford Versailles
- Volkswagen Santana
- Mercedes-Benz Classe A (1ª geração)
- Ford Belina
- Ford Del Rey
- Elbit Hermes 900 (Força Aérea Brasileira)
- Aço (Siderurgia)
- Ford Mondeo
- Chevrolet Opala
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Lamborghini Diablo
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Ford Ranger
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Chevrolet S10
- Água (Biologia e Química)
- Chevrolet Omega
- Toyota Hilux SW4
- Ford F-250
- Hyundai HR
- Kia Bongo
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Conservação de Alimentos (Culinária)
- Fiat Uno (1ª Geração)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Porsche 911
- Mercedes-Benz ML 320
- Volvo XC90 Momentum
- Ferrari 360
- Álcool (Agroindústria)
- Ford Explorer
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Alumínio (Metalúrgica)
- Chrysler Stratus
- Kia Clarus
- Fiat Tempra
- Antibióticos (Medicina e Veterinária)
- Aquecedor Solar de Água
- Chevrolet Prisma
- Injeção Direta (Mecânica)
- CRDI - Common Rail Direct Injection
- Honda HA-420 HondaJet
- Honda CR-V
- Dodge Journey
- Fiat Freemont
- Componentes Eletrônicos
- Água Oxigenada (Química)
- Atmosfera (Química e Física)
- IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física
- Grand Orchestre de Paul Mauriat (Música)
- Navios (Engenharia Naval)
- Barcos (Engenharia Naval)
- Bicicleta (Ciclismo)
- Mata Bicheiras (Agropecuária)
- Lamborghini Gallardo
- Volvo S70
- Mercedes-Benz 190E
- Modem (Telecomunicações)
- Land Rover Range Rover Evoque
- Embraer EMB-203 Ipanema
- Ferrari F355
- Mercedes-Benz SLK
- Volkswagen New Beetle
- Aquífero Guarani (Geografia)
- Mini Cooper
- Mercedes-Benz GLE 350
- Mercedes-Benz ML 430
- BMW Z3
- Chevrolet Trailblazer
- Chevrolet Blazer
- Toyota Hilux
- Saab 9000 CD
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Revista Carro / Terra: http://revistacarro.com.br/
- Italian Tribune (em inglês): http://www.italiantribune.com/part-2-alfa-romeo/
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Alfa_Romeo_156
- Revista Quatro Rodas / Abril: https://quatrorodas.abril.com.br/
- Site Auto Evolution (em inglês): https://www.autoevolution.com/cars/alfa-romeo-156-1997.html#aeng_alfa-romeo-156-1997-16-ts
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Twin_Spark
- All Parts: https://www.allpartsnet.com.br/
- Alfa Romeo / Stellantis (divulgação): Imagens
- Pinterest: Imagem
- Wikimedia: Imagem
Comentários
Postar um comentário
Você pode ajudar voluntariamente a melhorar ainda mais a qualidade geral deste artigo ou conteúdo. Por gentileza, faça um comentário, se achar necessário, se perceber algum equívoco, imprecisão ou erro.