ALFA ROMEO 156

ALFA ROMEO 156 1.6 16V TS (GASOLINA)
ALFA ROMEO 156 1.8 16V TS (GASOLINA)
ALFA ROMEO 156 2.0 16V TS (GASOLINA)
ALFA ROMEO 156 2.0 16V JTS (GASOLINA)
ALFA ROMEO 156 2.5 24V V6 (GASOLINA)
ALFA ROMEO 156 3.2 24V V6 (GASOLINA)
ALFA ROMEO 156 1.9 TURBODIESEL JTD
ALFA ROMEO 156 2.4 TURBODIESEL JTD
ALFA ROMEO 156 2.0 TS ELEGANT (NO BRASIL)
ALFA ROMEO 156 SPORT WAGON (NO BRASIL)

INTRODUÇÃO
Logo acima e logo abaixo, as linhas externas e internas de design fluido e elegante do Alfa Romeo 156, o principal produto da Alfa Romeo italiana na década de 2000, um grande sucesso de vendas. A beleza, a performance, o conforto e o acabamento refinado de seus automóveis são, há décadas, focos de desenvolvimento da fabricante italiana.
O Alfa Romeo 156 é um sofisticado automóvel sedan de alto luxo de tamanho médio, projetado e desenvolvido na Itália na década de 1990 e fabricado em larga escala na Itália e na Tailândia a partir do final da década de 1990 pela Alfa Romeo, com capacidade para transportar confortavelmente cinco pessoas, incluindo o motorista, cuja versão com motor Twin Spark aspirado de 2.000 cilindradas a gasolina foi importada para o Brasil nas décadas de 1990 e 2000.

Os principais concorrentes do Alfa Romeo 156 nas décadas de 1990 e 2000 foram os sedans de alto luxo Volvo S40 e Volvo S70, Mercedes Classe C, Audi A4 e Audi A6, BMW 325 e BMW 328, Mitsubishi Galant, Volkswagen Passat, Chrysler Stratus, Nissan Maxima, Chevrolet Omega, Subaru Legacy, Ford Taurus e Ford Mondeo, Toyota Camry, Kia Clarus, Honda Accord e Citroen C5. Porém, alguns desses modelos não são mais fabricados.

A ALFA ROMEO
A Alfa Romeo é uma grande e tradicional fabricante de automóveis de alto luxo. Ela foi fundada em 1910 na Itália pelo empresário italiano Cavaliere Stella, inicialmente com o nome Alfa e, anos depois, passou a ter como administrador o executivo Nicola Romeo, que passou a produzir automóveis, peças para automóveis, peças para aviões, geradores de energia e até locomotivas, todos esses para transporte civil em geral e militar.

Ao longo dos anos, esse fabricante passou por várias mãos, foi propriedade do Governo Italiano, quando foi estatizado em 1933 e, posteriormente, décadas depois, foi privatizado, quando se tornou uma subsidiária da gigante italiana Fiat SpA, posteriormente FCA Fiat Chrysler e atualmente Stellantis N.V., que por sua vez também possui várias outras marcas famosas, entre elas a italiana Fiat, as francesas Peugeot e Citroen,  e as americanas Chrysler, Jeep, RAM e Dodge, de automóveis e utilitários leves, e a Maserati, de automóveis de alto luxo.

Atualmente, a Alfa Romeo é uma das mais conceituadas e respeitadas fabricantes de automóveis de alto luxo do planeta, é uma grife automotiva reconhecida no mercado mundial pela alta qualidade e performance de seus produtos. Os automóveis dessa marca são conhecidos em várias partes do mundo pelo alto nível de qualidade e sofisticação, com ênfase nos aspectos de performance e acabamento refinado em couro ou tecidos finos, dependendo do gosto do cliente.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, com um olhar mais atento percebe-se o design elegante de linhas harmônicas e fluidas do painel e do volante do Alfa Romeo 156, uma tendência estética da marca na década de 2000, uma mudança moderada em relação às linhas semi-retas, levemente conservadoras, da montadora na década de 1990. Logo abaixo, também com um olhar atento, percebe-se o acabamento refinado em tecidos finos dos bonitos assentos desse modelo de automóvel de alto luxo.
O Alfa Romeo 156 é um sofisticado automóvel sedan de alto luxo de tamanho médio, de construção monobloco em aço galvanizado, com quatro portas laterais e tração dianteira ou tração nas quatro rodas, dependendo da versão, projetado e desenvolvido na Itália na década de 1990, fabricado na Itália pela Alfa Romeo nas décadas de 1990 e 2000 e comercializado em vários países, desenvolvidos e emergentes, incluindo o Brasil, com capacidade para transportar confortavelmente cinco pessoas, incluindo o motorista, cuja versão com motor aspirado Twin Spark de 2.000 cilindradas a gasolina foi importada para o Brasil pela Fiat e vendida por algumas concessionárias da marca, principalmente em grandes e médias cidades brasileiras.

O veículo também foi fabricado na Tailândia por alguns anos, por meio de um acordo de fabricação terceirizada com a General Motors, para atender o mercado local e para exportação para países da Ásia.

Na década de 2000, os aspectos de desempenho, elegância, conforto e refinamento foram reafirmados no Brasil pelo modelo Alfa Romeo 156, de tamanho médio, com entre-eixos de 2,6 metros, o suficiente para três passageiros no banco traseiro. É um elegante modelo de automóvel de alto luxo, projetado e fabricado para estar entre os melhores da categoria sedan premium, com bom gosto na escolha dos materiais utilizados no acabamento interno e baixo nível de ruído interno e vibrações, inclusive.

O Alfa Romeo 156 é um automóvel de três volumes, ou seja, considerando basicamente o aspecto externo das partes do carro que abrigam o motor, os ocupantes e a bagagem, respectivamente, todas estão bem definidas, com dimensões equilibradas e uma carroceria monobloco em aço de peso razoável, com proporções bem equilibradas entre o cofre do motor e o próprio motor, o habitáculo (a parte do automóvel em que se acomodam motorista e passageiros) e o porta malas, dentro do segmento de automóveis sedans de alto luxo de tamanho médio, que é aquele segmento em que, em relação aos carros compactos populares atuais de 1.000 cilindradas vendidos no Brasil, os fabricantes em geral oferecem mais espaço interno para as pernas do motorista e seu acompanhante e para os passageiros do banco de trás.

O Alfa Romeo 156 é um projeto totalmente original. Ele foi desenhado pelo talentoso projetista Walter de Silva, dentro do estúdio de design da própria montadora Alfa Romeo, mas, a partir de 2003, com uma leve reestilização do famoso designer italiano Giorgetto Giugiaro. Não por acaso, então, percebe-se com um olhar atento o design levemente ousado, charmoso, com frente em cunha e traseira harmônica, o que favorece a aerodinâmica.

Esse modelo de automóvel ainda pode ser considerado bem moderno. Ele está na categoria premium de automóveis, que é um segmento elegante e confortável, seguro e sofisticado, para atender consumidores de poder aquisitivo mais alto, mais atentos a detalhes e que não abrem mão de tecnologia. É um público de classes média e alta mais exigente, disposto a pagar mais por um veículo mais completo e de qualidade superior.

Um detalhe importante: Todas as versões do Alfa Romeo 156 fabricadas na Itália têm motorização transversal. Uma dessas versões da família Alfa Romeo 156, importada para o Brasil, já vinha de série com motor Twin Spark aspirado de 2.000 cilindradas, montado na posição transversal, com bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio, com duas velas por cilindro, com quatro válvulas por cilindro e duplo comando de válvulas no cabeçote, acionado por correia, e injeção eletrônica multiponto. Automóveis com essa configuração transversal são mais seguros porque em caso de acidente grave com impacto frontal o risco do bloco do motor invadir o habitáculo do carro é menor.

Na década de 2000, esse modelo de automóvel italiano fazia jus ao seu preço alto no Brasil. Ele já saía de fábrica com uma grande variedade de itens de segurança e conforto, entre eles os assentos com revestimento em tecidos finos ou couro, dependendo do gosto do cliente; detalhes em madeira nobre no volante (é isso mesmo que você está lendo, madeira no volante), no painel e na alavanca de câmbio; o controle elétrico de altura e inclinação dos assentos dianteiros; a injeção eletrônica multiponto; o ar-condicionado e o aquecedor; a direção hidráulica; o câmbio manual de cinco marchas; suspensão dianteira e traseira independentes McPherson, combinando conforto e estabilidade; a carroceria monobloco; faróis de neblina; rodas de liga leve; freios a discos nas quatro rodas, com ABS ou antitravamento; volante com regulagem de altura e profundidade; e a trava central elétrica com alarme. O sistema de airbag duplo foi disponibilizado aqui no Brasil logo nos primeiros anos de importação desse modelo, em 1998.

O visual externo e o acabamento interno do Alfa Romeo 156 é refinado, sóbrio, charmoso e levemente retrô, com alguns toques clássicos, como, por exemplo, os mostradores de velocidade e conta-giros circulares e a maçaneta das duas portas dianteiras que lembram automóveis das décadas de 1960 e 1970. Além disso, a Alfa Romeo fez uma seleção criteriosa de materiais usados no painel, no volante e nos revestimentos dos assentos, tudo muito bem cuidado, com atenção a cada detalhe.

MERCADO
Logo acima, os encantos do Alfa Romeo 156, um sedan de luxo de tamanho médio com design do estúdio da Alfa Romeo, um símbolo de status no Brasil nas décadas de 1990 e 2000, com espaço interno suficiente para três passageiros no banco de trás e acabamento caprichado em tecidos finos ou couro. Logo abaixo, o coração da máquina, o motor Twin Spark aspirado de 2.000 cilindradas, injeção eletrônica multiponto e duas velas por cilindro.
Os automóveis da Alfa Romeo são conhecidos em várias partes do mundo pelo alto nível de qualidade e sofisticação, com ênfase nos aspectos de performance e acabamento refinado em couro ou tecidos finos, dependendo do gosto do cliente.

O sedan de luxo Alfa Romeo 156, por exemplo, chegou ao Brasil no final da década de 1990 para satisfazer consumidores exigentes e de alto poder aquisitivo. Ele veio para disputar a faixa premium com os modelos sedans de tamanhos médio e grande BMW Série 3, Audi A4, Mercedes Classe C, Chevrolet Omega, Subaru Legacy, Honda Accord, Mitsubishi Galant, Volkswagen Passat, Chrysler Stratus, Ford Taurus, Kia Clarus, Toyota Camry, Infinity Q45 e Citroen C5.

Quando trouxe o Alfa Romeo 156, importado da Itália, a Fiat do Brasil impressionou os consumidores brasileiros de alto poder aquisitivo e até mesmo a imprensa com o seu nível de sofisticação, com ênfase nos aspectos de conforto e desempenho.

Apesar do preço elevado, o Alfa Romeo 156 foi bem vendido em várias partes do mundo, de 1998 até 2007, com mais de 600 mil unidades fabricadas, um grande sucesso de vendas da Alfa Romeo, um número surpreendente para um automóvel de alto luxo, sofisticado, refinado, e, portanto, caro. A Fiat deixou de importar automóveis da marca Alfa Romeo em 2004, mas é possível encontrar unidades bem conservadas e de preço razoável de Alfa Romeo 156 no mercado de automóveis usados.

Na década de 1990, o Alfa Romeo 156 substituiu o Alfa Romeo 155 na linha de montagem da fabricante italiana. Aqui no Brasil, na prática ele substituiu o Alfa Romeo 164, já que o entre-eixos dos dois modelos é quase o mesmo.

O eventual comprador deve ser seletivo e deve tomar alguns cuidados na hora da compra. Além disso, ele deve ser criterioso na manutenção do modelo, é necessário verificar se na região onde mora há oficinas mecânicas competentes e que entendam de automóveis premium, como as oficinas da franquia High-Torque, por exemplo.

A manutenção do Alfa Romeo 156 não é barata, mas o carro compensa o seu dono com prazer de dirigir com conforto, segurança e classe.

Uma parte das peças precisa ser importada, o que pode tornar o tempo de manutenção na oficina um pouco maior que o tempo médio do mercado nacional, até a chegada das peças em território nacional.

Mesmo assim o carro vale a pena.

PACOTE BÁSICO DE PEÇAS (VALORES APROXIMADOS)

Amortecedores dianteiros (par)

R$ 2.480,00

Amortecedores traseiros (par)

R$ 2.480,00

Discos e pastilhas (dianteiros)

R$ 650,00

Discos e pastilhas (traseiros)

R$ 550,00

Correia e polia (alternador)


Escapamento completo, com catalisador e silencioso

 

Molas helicoidais dianteiras (par)

R$ 800,00

Molas helicoidais traseiras (par)

R$ 800,00

Correia dentada, tensor e polia

R$ 1.000,00

Cabos de velas (caixa com 4 unidades)

R$ 350,00

Bomba de combustível


Bomba d’água

R$ 200,00

Velas de ignição (caixa com 4 unidades)

R$ 500,00

Filtro de óleo

R$ 48,00

 

 

Fonte: Mercado Livre e All Parts (2021)


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ALFA ROMEO 156 2.0 16V TWIN SPARK
  • Capacidade: 5 lugares (incluindo motorista);
  • Comprimento: Aprox. 4,5 metros;
  • Largura: Aprox. 1,8 metro;
  • Altura: Aprox. 1,4 metro;
  • Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,6 metros;
  • Carroceria: Sedan de 4 portas;
  • Plataforma: Fiat C;
  • Nome do projeto: Fiat Type 932;
  • Motorização (potência / torque): 2.0 de 16 valv. (153 cavalos / 19 kgfm);
  • Motorização: Dianteira e transversal, duas velas por cilindro;
  • Taxa de compressão 10:1;
  • Alimentação: Injeção eletrônica multiponto;
  • Transmissão: Manual de 5 marchas;
  • Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 9 segundos (vazio);
  • Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 11 segundos (lotado);
  • Consumo cidade: Aprox. 9 km / litro;
  • Consumo rodovia: Aprox. 13 km / litro;
  • Suspensão dianteira: Independente;
  • Suspensão traseira: McPherson (independente);
  • Freios: Discos nas quatro rodas, com ABS ou antibloqueio;
  • CX (eficiência aerodinâmica): 0,31;
  • Porta-malas: 380 litros;
  • Pneus: 205 / 60;
  • Peso (vazio): Aprox. 1.250 kg (câmbio mecânico);
  • Design da carroceria: Walter de Silva e Giorgetto Giugiaro;
  • Projetista do motor:
  • Prêmios: Carro do Ano na Europa;
  • Preço (no Brasil): Aprox. R$ 38 mil (usado / bom estado de conservação);

ONDE COMPRAR

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Alfa_Romeo_156
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Twin_Spark
  • Alfa Romeo / Stellantis (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)