CITROEN XANTIA
CITROEN XANTIA 1.6 (GASOLINA)
CITROEN XANTIA 1.8 16V SX(GASOLINA)
CITROEN XANTIA 2.0 16V VSX (GASOLINA)
CITROEN XANTIA 2.0 16V GLX (GASOLINA)
CITROEN XANTIA 1.9 (DIESEL)
CITROEN XANTIA 1.9 (TURBODIESEL)
CITROEN XANTIA 2.0 TURBO (GASOLINA)
CITROEN XANTIA 3.0 V6 ACTIVA (GASOLINA)
SAIPA XANTIA (NO IRÃ)
FENGSHEN XIETUOLONG (NA CHINA)
INTRODUÇÃO
Logo acima, as linhas externas de design
elegantes, suaves e ainda modernas do Citroen Xantia, criadas pelo estúdio
italiano de design Bertone, um produto francês com foco no gosto do consumidor europeu,
mas que vendeu bem no Brasil também. Logo abaixo, ele está entre os modelos de
automóveis médios de luxo mais avançados fabricados em série na década de 1990,
um sucesso de vendas da Citroen.
O Citroen Xantia é um sofisticado automóvel de luxo de
tamanho médio, com formato fastback de quatro portas laterais e uma porta
traseira, com capacidade para transportar confortavelmente cinco pessoas,
incluindo o condutor, criado, desenvolvido e fabricado em larga escala na
França na década de 1990 pela Citroen, que utilizou como base para sua criação
os conceitos da primeira geração da suspensão hidropneumática do seu clássico
antecessor, o Citroen DS, mas com várias modernizações e melhorias de projeto,
tornando-a a segunda geração do sistema.
No Brasil, ele esteve disponível para comercialização durante
a década de 1990 nas concessionárias da marca Citroen, com três versões de
motorização, a primeira e a segunda, as mais vendidas, com motores aspirados de
1.800 cilindradas e 2.000 cilindradas, respectivamente, a gasolina e com opções de câmbio
mecânico ou automático, e a terceira, uma versão esportiva, com motor V6 aspirado
de 3.000 cilindradas a gasolina, com
câmbio mecânico.
Os seus principais concorrentes na década de 1990
foram os sedans médios e grandes Ford Mondeo, Volkswagen Passat, Chevrolet
Vectra, Nissan Maxima, Mercedes Classe C e Mercedes E-190, Volvo S40, BMW Série
3, Toyota Camry, Audi A4 e Audi A6, Alfa Romeo 164, Subaru Legacy, Honda Accord,
Toyota Corona, Mitsubishi Galant e Renault Laguna.
O seu primo Peugeot 406, um modelo de automóvel sedan
médio fabricado na França pela Peugeot, também esteve na mesma categoria de
preço, desempenho e espaço interno.
A CITROEN
A empresa francesa Citroen é uma das maiores e mais
tradicionais fabricantes de automóveis do planeta, anteriormente uma subsidiária da holding
francesa Groupe PSA (o seu nome original em francês), que também controlava a fabricante francesa de automóveis Peugeot, ambas as fabricantes irmãs francesas agora integrantes do Grupo Stellantis, sediado na Holanda. O grupo francês PSA foi formado
a partir de 1974, quando a fabricante francesa Peugeot comprou uma participação
societária na Citroen, assumindo o controle da empresa dois anos depois, e o grupo holandês Stellantis foi formado em 2021, a partir da fusão do Grupo PSA com o Grupo FCA.
Os automóveis fabricados pela Citroen são conhecidos
pelo nível de qualidade e sofisticação de suas suspensões, desde os modelos
mais simples, com suspensões convencionais projetadas para estar entre as
melhores de sua categoria, até os modelos mais sofisticados, com a consagrada
suspensão hidropneumática ou hidroativa patenteada pela Citroen, uma
exclusividade da fabricante, fruto de décadas de pesquisas nessa área.
O sistema de suspensão da Citroen é auto-adaptativa.
Ele mantém constante o vão livre entre a carroceria e o solo, independente do número
de pessoas a bordo do automóvel ou de bagagem no porta-malas. A flexibilidade e
o amortecimento do conjunto variam automaticamente conforme a velocidade do
veículo, mais firme na rodovia, em velocidades mais altas, e mais macia ou
suave na cidade, quando a velocidade é menor. A suspensão também pode ser
ajustada conforme o gosto do condutor do veículo ou a necessidade de cada
momento ou situação.
Atualmente, os principais acionistas do Grupo Stellantis são a Família Agnelli, da Itália; a fabricante chinesa de automóveis Dongfeng Motor; a Família Peugeot, da França; e o
Governo Francês. Esse grupo automotivo europeu é o detentor das marcas Fiat, Jeep, Peugeot, Citroen, Vauxhall, Opel, Chrysler, Dodge, Alfa Romeo e Maserati, dentre outras.
Aqui no Brasil, o Grupo Stellantis possui fábricas nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pernambuco, produzindo automóveis com as marcas Fiat, Jeep, Peugeot e Citroen.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, o elegante e até um pouco refinado
automóvel francês em uma bonita imagem publicitária da década de 1990. O seu bonito desenho
externo e interno, agradável aos olhos, irretocável, harmonioso, criado pelo conceituado estúdio italiano
Bertone, teima em não envelhecer. Atualmente, ele está disponível somente no
mercado de automóveis usados. Logo abaixo, a versão esportiva Citroen Xantia 3.0 V6 Activa, também numa imagem publicitária.
O sofisticado Citroen Xantia é um confortável
automóvel de luxo com formato fastback, de construção monobloco em aço, com quatro portas laterais e uma porta traseira, totalizando cinco
portas, criado, desenvolvido e fabricado na França durante a década de 1990 pela Citroen, com
capacidade para transportar até cinco pessoas, incluindo o seu condutor. Entre
as características positivas desse modelo de automóvel estão o bom desempenho,
o baixo nível de ruído interno, o porta malas de boa capacidade, a suspensão
sofisticada e altamente confiável e o bom espaço interno para todos os
ocupantes.
Ele também foi fabricado no Irã, sob licença, pela SAIPA, uma fabricante local de automóveis.
Durante a década de 1990 ele foi comercializado em
vários países, desenvolvidos e emergentes, incluindo o Brasil. As versões com
motorizações aspiradas de 1.800 cilindradas e 2.000 cilindradas, ambas a gasolina, foram bem
aceitas no mercado brasileiro. Os departamentos de engenharia e de produção da
Citroen foram competentes e tiveram bom gosto na escolha dos materiais usados
no isolamento termo-acústico e no acabamento interno, com baixo nível de ruído
interno e com assentos e painel até um pouco refinados. Além disso, o formato fastback
com bom entre eixos de 2,7 metros favoreceu os passageiros do assento traseiro,
com espaço suficiente para três passageiros adultos. O nível de vibração
interno foi mantido baixo.
O Citroen Xantia (pronuncia-se Zantiá, na Europa, ou simplesmente Xantia, no Brasil) é um automóvel de design elegante que
foi exportado para vários países, incluindo o Brasil. Os números de consumo de
combustível de suas versões com motorizações aspiradas de 1.800 cilindradas e
2.000 cilindradas foram mantidos em níveis razoáveis. Além disso, ele possui vários
itens de segurança, como, por exemplo, barras de proteção nas portas, para
evitar, na medida do possível, ferimentos ao condutor e passageiros em caso de acidente
com impacto lateral.
Ele ainda pode ser considerado um automóvel de
concepção moderna, tanto no aspecto de motorização e câmbio, quanto nos
aspectos de segurança ativa e passiva, suspensão e design externo e interno da
carroceria, do painel e dos assentos. Ele foi um dos primeiros modelos de
automóveis projetados por computador, com uso do programa CAD / CAM, e foi
submetido a uma variedade de testes de rodagem em ruas, avenidas e rodovias de vários
países durante o seu desenvolvimento.
O Citroen Xantia está na categoria de luxo de
automóveis, que é um segmento elegante, confortável e seguro, para atender
consumidores de classe média, também atentos a detalhes, mas sensíveis ao preço
de aquisição e ao custo de manutenção. Por esse motivo, o Grupo PSA fez a opção
de praticar preços moderados e competitivos aqui no Brasil, tornando-o bem
vendido aqui.
Um detalhe importante: Todas as versões do Citroen Xantia
fabricadas na França têm motorização transversal. Automóveis com essa configuração transversal são mais seguros porque em caso de acidente grave com impacto frontal o risco do bloco do motor invadir o habitáculo do carro é menor.
Uma dessas versões da
família Citroen Xantia, importada para o Brasil, a Citroen Xantia 1.8 16V SX, já vinha de série com motor PSA XU7 aspirado, sempre a gasolina, com quatro cilindros em linha, com 1.800 cilindradas, com bloco e cabeçote de alumínio, com quatro válvulas por cilindro, totalizando 16 válvulas, duplo comando de válvulas no cabeçote e injeção eletrônica multiponto, com 112 cavalos e 16 kgfm de torque. Além dessa versão de entrada, estava disponível no Brasil uma versão intermediária, a Citroen Xantia 2.0 16V VSX, com motor PSA XU10, também com quatro cilindros em linha, mas neste caso com 2.000 cilindradas, com bloco de ferro fundido, quatro válvulas por
cilindro e duplo comando de válvulas no cabeçote, também com injeção
eletrônica multiponto, com 126 cavalos e 18 kgfm de torque.
Além dessas duas versões citadas logo acima, havia também uma versão top de linha, a Citroen Xantia 3.0 V6 Activa, de caráter mais esportivo.
Nenhuma das versões a diesel do Citroen Xantia vieram para o Brasil.
ALTA TECNOLOGIA
Logo acima, o painel ainda moderno do Citroen Xantia,
marcado por linhas fluidas, suaves, agradáveis, sem exageros ou excessos. O carro deixou uma boa impressão no Brasil, principalmente nos consumidores brasileiros de classe média, principalmente pelo design externo, pelo acabamento interno, pela modernidade e pela tecnologia embarcada. Logo
abaixo, o design elegante e o acabamento refinado do assento traseiro, com linhas harmônicas e suaves e
espaço interno suficiente para três adultos mesmo.
A suspensão hidropneumática ou hidroativa de segunda
geração da fabricante francesa Citroen é impressionante. Ela permite ao
condutor regular a altura da carroceria do veículo, para aumentar o vão entre a
carroceria e o solo, melhorando a passagem do veículo sobre terrenos de leito
natural, em áreas rurais, nos quais há necessidade de mais cuidado para evitar
atolamentos, por exemplo, ou, na cidade, para evitar atrito do assoalho com uma
lombada ou quebra-molas, por exemplo, o que pode causar danos ao escapamento.
Esse sistema de suspensão exclusivo de segunda geração
da Citroen, presente no Citroen Xantia, permite trocar o conjunto roda / pneu,
caso o pneu esteja furado, sem necessidade de usar o macaco. E mais ainda, na
rodovia ou na cidade, é possível conduzir o veículo em baixa velocidade até uma
oficina ou borracheiro com apenas três pneus inflados, isto é, o veículo
consegue se equilibrar sobre apenas três rodas / pneus, caso o quarto pneu
esteja furado.
Atualmente, a moderníssima e sofisticada suspensão
hidropneumática da Citroen, conhecida também como Hidractive, já está na sua
terceira geração, a Hidractive III, presente no modelo Citroen C5, ainda mais
precisa que a segunda geração dessa suspensão usada em dois modelos da Citroen
fabricados e comercializados na década de 1990, o Citroen XM e o Citroen
Xantia. Mas mesmo assim a segunda geração tem vários recursos tecnológicos,
como, por exemplo, ajustar a suspensão para rodar com mais suavidade na cidade
ou com mais firmeza para rodar com mais estabilidade na rodovia.
E como se tudo isso ainda fosse pouco, um computador
de bordo controla o funcionamento da suspensão, regulando automaticamente a
altura que a carroceria do veículo mantém do solo, ou seja, cada peso a mais
dentro do veículo, uma pessoa ou bagagem, por exemplo, é percebido pelo
computador, que, por sua vez, aciona uma bomba hidráulica que coloca mais pressão
no sistema, compensando o peso a mais. E mais ainda, o eixo traseiro é
autodirecional, o que significa que ele tem um leve esterçamento simultâneo,
não exatamente proporcional, ao esterçamento das rodas dianteiras, o que
melhora ainda mais a estabilidade em curvas.
A estabilidade é como se fosse uma marca registrada da
Citroen. Essa lendária suspensão hidropneumática é formada por um sistema em
que há movimento de fluido hidráulico, com seis esferas ocas metálicas fixadas
em várias partes do veículo, sendo uma delas fixada em cada peça semelhante a
um amortecedor, totalizando quatro esferas próximas dos braços de suspensão e
mais duas esferas fixadas em outros locais estratégicos.
O equilíbrio e estabilidade dinâmica do veículo são
conseguidos por meio do nitrogênio e do fluido hidráulico (semelhante ao fluido
de freio de automóveis) que fluem por dutos metálicos, por sua vez conectados
às tais esferas metálicas ocas. São esses fluidos, o nitrogênio e o fluido
hidráulico, que absorvem as irregularidades do piso quando o veículo se
movimenta e mantêm sob controle a altura da carroceria. O choque mecânico
causado por um buraco na estrada, por exemplo, é absorvido, na medida do
possível, é claro, pelo nitrogênio.
Além disso, ele foi comercializado no Brasil, na
década de 1990, com airbag e freios a disco nas quatro rodas, com ABS, este um
sistema antitravamento dos freios, para aumentar a sua eficiência em situações
de emergência. Ele é um dos poucos modelos de automóveis projetado com eixo traseiro autodirecional, que melhora ainda mais o comportamento da carroceria em curvas.
MERCADO
Logo acima, boa capacidade do porta-malas, mais até do que aparenta por fora, quando fechado, com 480 litros de capacidade. A suspensão hidropneumática percebe quanto há bagagem no porta-malas e injeta mais pressão no sistema, assim a carroceria é mantida nivelada em relação ao piso. Logo abaixo, a sua ainda moderna motorização, com opções de 1.800 cilindradas e 2.000 cilindradas, ambas aspiradas e com injeção eletrônica multiponto.
No início da década de 1990, quando trouxe o Citroen Xantia
ao Brasil, importado da França, a Citroen impressionou os consumidores de alto
poder aquisitivo, consumidores de classe média e até mesmo a imprensa com o
nível de sofisticação da sua lendária suspensão hidropneumática e o nível de
sofisticação de seus modelos de alto-luxo e de luxo, o Citroen XM e o Citroen
Xantia, respectivamente.
Embora fosse um automóvel sofisticado para a época em
que começou a ser comercializado no Brasil, e que até hoje impressiona pelo
nível tecnológico, o Grupo PSA decidiu adotar no início da década de 1990 uma
postura moderada em relação aos preços do Citroen Xantia praticados no varejo
brasileiro, uma opção competitiva de veículo de tamanho médio, mais barato que
Mercedes, BMW, Audi e Volvo. Assim, o Citroen Xantia conseguiu se firmar no
mercado nacional.
O Grupo PSA decidiu adotar um meio termo para os
preços do Citroen Xantia, principalmente nas suas versões com motorizações
aspiradas de 1.800 cilindradas e 2.000 cilindradas, e o resultado foi uma
agradável surpresa, o confortável sedan de luxo se tornou um dos mais vendidos
no Brasil em sua categoria de importados de tamanho médio, conseguindo se
manter nessa posição por alguns anos, praticamente ao lado de sedans médios importados
bem vendidos, como Volkswagen Passat e Ford Mondeo.
Até hoje, o Citroen Xantia impressiona os observadores
mais atentos pelo seu bom acabamento, pelo bom nível de conforto e pela alta
tecnologia embarcada, que chega ao ponto extremo de oferecer ao seu condutor a
opção de escolher uma programação de ajuste da suspensão para rodar com mais
suavidade, absorvendo o máximo possível as irregularidades das vias, ou para
rodar mais firme, mais baixa para viajar por rodovias pavimentadas bem
conservadas ou mais alta para dirigir cuidadosamente em estradas rurais.
Há décadas a Citroen é uma referência em tecnologia
embarcada em automóveis. Ela não brinca em serviço. O seu elegante Citroen Xantia
não foge ao padrão da marca. Na década de 1990, ele oferecia ao seu consumidor uma
boa variedade de itens de segurança e conforto: Ar-condicionado e aquecedor;
rádio AM / FM com CD player, com comandos no volante; direção hidráulica
progressiva com volante com regulagem de altura; airbag duplo de
série nas versões mais completas e airbag de série para motorista nas versões
mais baratas; freios a discos nas quatro rodas, com ABS (anti-travamento); todos
os bancos com revestimento em couro ou tecidos finos, dependendo do gosto do
cliente, com bancos dianteiros com regulagens manuais ou elétricas de altura e
inclinação, dependendo da versão; detalhes em madeira nobre nas portas e no
painel; vidros elétricos e trava central
elétrica, com alarme; cintos de segurança de três pontos para até quatro
ocupantes e cinto subabdominal para o quinto ocupante; faróis halógenos com
regulagem elétrica de inclinação do facho ou feixe de luz, com faróis de neblina; barras de
proteção laterais nas portas para reduzir o risco de danos aos ocupantes do
veículo em caso de colisão acidental; entre vários outros itens.
Na Europa, o Citroen XM e o Citroen Xantia substituíram
o Citroen BX. Aqui no Brasil, o Citroen XM e o Citroen Xantia marcaram a
entrada da fabricante francesa no mercado brasileiro. Durante a década de 1990, o Citroen Xantia também foi
fabricado na versão perua, chamada Citroen Xantia Break.
O Citroen Xantia foi um grande sucesso mundial de vendas da
Citroen. Ele foi fabricado em série de 1992 até 2002, com mais de 1.200.000
unidades vendidas em muitos países, incluindo os números da sua versão perua.
Atualmente, ele não é mais fabricado, tendo sido substituído na linha de
montagem pelo Citroen C5, ainda mais moderno, bonito, sofisticado e refinado.
O custo de
manutenção do Citroen Xantia não é baixo, mas não chega a assustar. A maioria
das oficinas independentes no Brasil não consegue entender direito o
funcionamento da sua suspensão hidropneumática, portanto é aconselhável levar o
carro somente às concessionárias da marca Citroen para a manutenção da
suspensão. Já os demais sistemas do Citroen Xantia, como, por exemplo, motor, câmbio e parte
elétrica não são difíceis de consertar, portanto a manutenção deles pode
ser realizada em oficinas independentes.
Parte dos mecanismos e sistemas do Citroen Xantia, como motor, câmbio, sistemas elétrico e eletrônico, são semelhantes ou idênticos aos mecanismos e sistemas do sedan médio de luxo Peugeot 406.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
CITROEN XANTIA 2.0
- Capacidade: 5 lugares (incluindo motorista);
- Comprimento: Aprox. 4,4 metros;
- Largura: Aprox. 1,8 metro;
- Altura: Aprox. 1,5 metro;
- Motorização (potência / torque): 2.0 16 válv. (126 cv / 18 kgfm);
- Motorização (potência / torque): 2.0 8 válv.
- Alimentação: Injeção eletrônica multiponto;
- Motorização: Dianteira e transversal;
- Transmissão: Automática de 4 marchas;
- Transmissão: Manual de 5 marchas;
- Tração: Dianteira;
- Direção: Hidráulica;
- Suspensão: Hidropneumática ou hidroativa;
- Freios: Disco nas quatro rodas, com ABS;
- Rodas e pneus:
- Faróis: Halógenos, com controle de altura do facho de luz;
- Peso (vazio): Aprox. 1.350 kg;
- Carroceria: Fastback de 5 portas;
- Projetista: Daniel Abramson (Bertone);
- Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,7 metros;
- Porta-malas: 480 litros;
- Aceleração 0 a 100 km / h (vazio): Aprox. 10 segundos;
- Aceleração 0 a 100 km / h (lotado): Aprox. 12 segundos;
- Consumo cidade: Aprox. 9 km / litro;
- Consumo rodovia: Aprox. 13 km / litro;
- CX (eficiência aerodinâmica):
- Preço: Aprox. R$ 15 mil (usado / bom estado de conservação);
CITROEN XANTIA 1.8
- Capacidade: 5 lugares (incluindo motorista);
- Comprimento: Aprox. 4,4 metros;
- Largura: Aprox. 1,8 metro;
- Altura: Aprox. 1,5 metro;
- Motorização (potência / torque): 1.8 8 válv. (103 cv / 15 kgfm);
- Motorização (potência / torque): 1.8 16 válv. (112 cv / 16 kgfm);
- Alimentação: Injeção eletrônica multiponto;
- Motorização: Dianteira e transversal;
- Transmissão: Manual de 5 marchas;
- Transmissão: Automática de 4 marchas;
- Tração: Dianteira;
- Direção: Hidráulica;
- Suspensão: Hidropneumática ou hidroativa;
- Freios: Disco nas quatro rodas, com ABS;
- Rodas e pneus:
- Faróis: Halógenos, com controle de altura do feixe de luz;
- Peso (vazio): Aprox. 1.280 kg;
- Carroceria: Fastback de 5 portas;
- Projetista: Daniel Abramson (Bertone);
- Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,7 metros;
- Porta-malas: 480 litros;
- Aceleração 0 a 100 km / h (vazio): Aprox. 12 segundos;
- Aceleração 0 a 100 km / h (lotado): Aprox. 14 segundos;
- Consumo cidade: Aprox. 10 km / litro;
- Consumo rodovia: Aprox. 14 km / litro;
- CX (eficiência aerodinâmica):
- Preço: Aprox. R$ 13 mil (usado / bom estado de conservação);
ONDE COMPRAR
- Mercado Livre (classificados): https://www.mercadolivre.com.br
- OLX (classificados): http://www.olx.com.br/brasil
- Web Motors (classificados): https://www.webmotors.com.br
VEJA TAMBÉM
- Amazônia
- ATR-42
- ATR-72
- Volvo XC90
- Abdução (Ufologia)
- Saab JAS 39 Gripen NG
- Extraterrestre (Ufologia)
- Beechcraft Corporation
- Programa FX2 (Força Aérea Brasileira)
- Agricultura e Pecuária
- Pesos e Medidas
- Ônibus Espacial
- UFO/ OVNI (Ufologia)
- Nissan Pathfinder
- Galvanização (Química)
- Cessna 208B Grand Caravan
- Cessna Citation
- Bombardier Learjet
- Land Rover Range Rover
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Caso ET de Varginha (Ufologia)
- Citroen XM
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Indústria Automobilística
- Disco Voador (Ufologia)
- Nutrientes (Medicina e Veterinária)
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Aquecimento Global
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Saneamento Básico
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Hyundai Terracan
- Ford Escort
- Energia Solar Fotovoltaica
- Operação Prato (Ufologia)
- Chevrolet Classic
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Área 51 (Ufologia)
- Ford Fusion
- Audi Q7
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Segurança Privada
- Projeto BX (Volkswagen)
- Drones
- Nobreak (Informática)
- Piper Aircraft
- James Bond (Cinema)
- Embarcações (Indústria Naval)
- Projeto M (Ford do Brasil)
- Roteadores (Telecomunicações)
- Volvo 850
- Catalisador (Indústria Automobilística)
- Mercedes-Benz Classe M
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Jeep Grand Cherokee
- Alfa Romeo 164
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Volvo 960
- Ford EcoSport
- Chevrolet Astra
- Citroen C5
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Maconha (Segurança Pública)
- Ford do Brasil
- Inércia (Física)
- Airbus A320
- General Motors do Brasil
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Mbps - Megabits por Segundo (Informática)
- Chevrolet Monza
- Ford Corcel
- Embraer E-190
- Toyota Land Cruiser Prado
- Franquia de Internet (Telecomunicações)
- Crase (Gramática)
- Embraer E-195
- Airbus A321
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Airbus A319
- Computador (Informática)
- Ford Edge
- BMW Série 3
- Ford Versailles
- Volkswagen Santana
- Mercedes-Benz Classe A (1ª geração)
- Ford Belina
- Ford Del Rey
- Elbit Hermes 900 (Força Aérea Brasileira)
- Aço (Siderurgia)
- Ford Mondeo
- Chevrolet Opala
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Lamborghini Diablo
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Ford Ranger
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Chevrolet S10
- Água (Biologia e Química)
- Chevrolet Omega
- Toyota Hilux SW4
- Ford F-250
- Hyundai HR
- Kia Bongo
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Conservação de Alimentos (Culinária)
- Fiat Uno (1ª Geração)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Porsche 911
- Mercedes-Benz ML 320
- Volvo XC90 Momentum
- Ferrari 360
- Álcool (Agroindústria)
- Ford Explorer
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Alumínio (Metalúrgica)
- Chrysler Stratus
- Kia Clarus
- Fiat Tempra
- Antibióticos (Medicina e Veterinária)
- Aquecedor Solar de Água
- Chevrolet Prisma
- Injeção Direta (Mecânica)
- CRDI - Common Rail Direct Injection
- Honda HA-420 HondaJet
- Honda CR-V
- Dodge Journey
- Fiat Freemont
- Componentes Eletrônicos
- Água Oxigenada (Química)
- Atmosfera (Química e Física)
- IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física
- Grand Orchestre de Paul Mauriat (Música)
- Navios (Engenharia Naval)
- Barcos (Engenharia Naval)
- Bicicleta (Ciclismo)
- Mata Bicheiras (Agropecuária)
- Lamborghini Gallardo
- Volvo S70
- Mercedes-Benz 190E
- Modem (Telecomunicações)
- Land Rover Range Rover Evoque
- Embraer EMB-203 Ipanema
- Ferrari F355
- Mercedes-Benz SLK
- Volkswagen New Beetle
- Aquífero Guarani (Geografia)
- Mini Cooper
- Mercedes-Benz GLE 350
- Mercedes-Benz ML 430
- BMW Z3
- Chevrolet Trailblazer
- Chevrolet Blazer
- Toyota Hilux
- Saab 9000 CD
REFERÊNCIAS
E SUGESTÃO DE LEITURA
- Revista Auto Esporte: https://revistaautoesporte.globo.com/Servico/noticia/2015/10/entenda-diferentes-carrocerias-dos-carros.html
- Best Cars / UOL: http://bestcars.uol.com.br/bc/informe-se/passado/paginas-historia/historia-xantia-um-citroen-que-desafiou-as-leis-da-fisica/
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Citro%C3%ABn_Xantia
- O Estado de São Paulo: https://jornaldocarro.estadao.com.br/carros/teste-das-antigas-citroen-xantia/
- Revista Auto Esporte: https://www.youtube.com/watch?v=BH_5BoKyWYY
- Grupo Stellantis (divulgação): Imagens
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