CITROEN XANTIA

CITROEN XANTIA 1.6 (GASOLINA)
CITROEN XANTIA 1.8 16V SX(GASOLINA)
CITROEN XANTIA 2.0 16V VSX (GASOLINA)
CITROEN XANTIA 2.0 16V GLX (GASOLINA)
CITROEN XANTIA 1.9 (DIESEL)
CITROEN XANTIA 1.9 (TURBODIESEL)
CITROEN XANTIA 2.0 TURBO (GASOLINA)
CITROEN XANTIA 3.0 V6 ACTIVA (GASOLINA)
SAIPA XANTIA (NO IRÃ)
FENGSHEN XIETUOLONG (NA CHINA)

INTRODUÇÃO
Logo acima, as linhas externas de design elegantes, suaves e ainda modernas do Citroen Xantia, criadas pelo estúdio italiano de design Bertone, um produto francês com foco no gosto do consumidor europeu, mas que vendeu bem no Brasil também. Logo abaixo, ele está entre os modelos de automóveis médios de luxo mais avançados fabricados em série na década de 1990, um sucesso de vendas da Citroen.
O Citroen Xantia é um sofisticado automóvel de luxo de tamanho médio, com formato fastback de quatro portas laterais e uma porta traseira, com capacidade para transportar confortavelmente cinco pessoas, incluindo o condutor, criado, desenvolvido e fabricado em larga escala na França na década de 1990 pela Citroen, que utilizou como base para sua criação os conceitos da primeira geração da suspensão hidropneumática do seu clássico antecessor, o Citroen DS, mas com várias modernizações e melhorias de projeto, tornando-a a segunda geração do sistema.

No Brasil, ele esteve disponível para comercialização durante a década de 1990 nas concessionárias da marca Citroen, com três versões de motorização, a primeira e a segunda, as mais vendidas, com motores aspirados de 1.800 cilindradas e 2.000 cilindradas, respectivamente, a gasolina e com opções de câmbio mecânico ou automático, e a terceira, uma versão esportiva, com motor V6 aspirado de 3.000 cilindradas a gasolina, com câmbio mecânico.

Os seus principais concorrentes na década de 1990 foram os sedans médios e grandes Ford Mondeo, Volkswagen Passat, Chevrolet Vectra, Nissan Maxima, Mercedes Classe C e Mercedes E-190, Volvo S40, BMW Série 3, Toyota Camry, Audi A4 e Audi A6, Alfa Romeo 164, Subaru Legacy, Honda Accord, Toyota Corona, Mitsubishi Galant e Renault Laguna.

O seu primo Peugeot 406, um modelo de automóvel sedan médio fabricado na França pela Peugeot, também esteve na mesma categoria de preço, desempenho e espaço interno.

A CITROEN
A empresa francesa Citroen é uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de automóveis do planeta, anteriormente uma subsidiária da holding francesa Groupe PSA (o seu nome original em francês), que também controlava a fabricante francesa de automóveis Peugeot, ambas as fabricantes irmãs francesas agora integrantes do Grupo Stellantis, sediado na Holanda. O grupo francês PSA foi formado a partir de 1974, quando a fabricante francesa Peugeot comprou uma participação societária na Citroen, assumindo o controle da empresa dois anos depois, e o grupo holandês Stellantis foi formado em 2021, a partir da fusão do Grupo PSA com o Grupo FCA.

Os automóveis fabricados pela Citroen são conhecidos pelo nível de qualidade e sofisticação de suas suspensões, desde os modelos mais simples, com suspensões convencionais projetadas para estar entre as melhores de sua categoria, até os modelos mais sofisticados, com a consagrada suspensão hidropneumática ou hidroativa patenteada pela Citroen, uma exclusividade da fabricante, fruto de décadas de pesquisas nessa área.

O sistema de suspensão da Citroen é auto-adaptativa. Ele mantém constante o vão livre entre a carroceria e o solo, independente do número de pessoas a bordo do automóvel ou de bagagem no porta-malas. A flexibilidade e o amortecimento do conjunto variam automaticamente conforme a velocidade do veículo, mais firme na rodovia, em velocidades mais altas, e mais macia ou suave na cidade, quando a velocidade é menor. A suspensão também pode ser ajustada conforme o gosto do condutor do veículo ou a necessidade de cada momento ou situação.

Atualmente, os principais acionistas do Grupo Stellantis são a Família Agnelli, da Itália; a fabricante chinesa de automóveis Dongfeng Motor; a Família Peugeot, da França; e o Governo Francês. Esse grupo automotivo europeu é o detentor das marcas Fiat, Jeep, Peugeot, Citroen, Vauxhall, Opel, Chrysler, Dodge, Alfa Romeo e Maserati, dentre outras.

Aqui no Brasil, o Grupo Stellantis possui fábricas nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pernambuco, produzindo automóveis com as marcas Fiat, Jeep, Peugeot e Citroen.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, o elegante e até um pouco refinado automóvel francês em uma bonita imagem publicitária da década de 1990. O seu bonito desenho externo e interno, agradável aos olhos, irretocável, harmonioso, criado pelo conceituado estúdio italiano Bertone, teima em não envelhecer. Atualmente, ele está disponível somente no mercado de automóveis usados. Logo abaixo, a versão esportiva Citroen Xantia 3.0 V6 Activa, também numa imagem publicitária.
O sofisticado Citroen Xantia é um confortável automóvel de luxo com formato fastback, de construção monobloco em aço, com quatro portas laterais e uma porta traseira, totalizando cinco portas, criado, desenvolvido e fabricado na França durante a década de 1990 pela Citroen, com capacidade para transportar até cinco pessoas, incluindo o seu condutor. Entre as características positivas desse modelo de automóvel estão o bom desempenho, o baixo nível de ruído interno, o porta malas de boa capacidade, a suspensão sofisticada e altamente confiável e o bom espaço interno para todos os ocupantes.

Ele também foi fabricado no Irã, sob licença, pela SAIPA, uma fabricante local de automóveis.

Durante a década de 1990 ele foi comercializado em vários países, desenvolvidos e emergentes, incluindo o Brasil. As versões com motorizações aspiradas de 1.800 cilindradas e 2.000 cilindradas, ambas a gasolina, foram bem aceitas no mercado brasileiro. Os departamentos de engenharia e de produção da Citroen foram competentes e tiveram bom gosto na escolha dos materiais usados no isolamento termo-acústico e no acabamento interno, com baixo nível de ruído interno e com assentos e painel até um pouco refinados. Além disso, o formato fastback com bom entre eixos de 2,7 metros favoreceu os passageiros do assento traseiro, com espaço suficiente para três passageiros adultos. O nível de vibração interno foi mantido baixo.

O Citroen Xantia (pronuncia-se Zantiá, na Europa, ou simplesmente Xantia, no Brasil) é um automóvel de design elegante que foi exportado para vários países, incluindo o Brasil. Os números de consumo de combustível de suas versões com motorizações aspiradas de 1.800 cilindradas e 2.000 cilindradas foram mantidos em níveis razoáveis. Além disso, ele possui vários itens de segurança, como, por exemplo, barras de proteção nas portas, para evitar, na medida do possível, ferimentos ao condutor e passageiros em caso de acidente com impacto lateral.

Ele ainda pode ser considerado um automóvel de concepção moderna, tanto no aspecto de motorização e câmbio, quanto nos aspectos de segurança ativa e passiva, suspensão e design externo e interno da carroceria, do painel e dos assentos. Ele foi um dos primeiros modelos de automóveis projetados por computador, com uso do programa CAD / CAM, e foi submetido a uma variedade de testes de rodagem em ruas, avenidas e rodovias de vários países durante o seu desenvolvimento.

O Citroen Xantia está na categoria de luxo de automóveis, que é um segmento elegante, confortável e seguro, para atender consumidores de classe média, também atentos a detalhes, mas sensíveis ao preço de aquisição e ao custo de manutenção. Por esse motivo, o Grupo PSA fez a opção de praticar preços moderados e competitivos aqui no Brasil, tornando-o bem vendido aqui.

Um detalhe importante: Todas as versões do Citroen Xantia fabricadas na França têm motorização transversal.  Automóveis com essa configuração transversal são mais seguros porque em caso de acidente grave com impacto frontal o risco do bloco do motor invadir o habitáculo do carro é menor.

Uma dessas versões da família Citroen Xantia, importada para o Brasil, a Citroen Xantia 1.8 16V SX, já vinha de série com motor PSA XU7 aspirado, sempre a gasolina, com quatro cilindros em linha, com 1.800 cilindradas, com bloco e cabeçote de alumínio, com quatro válvulas por cilindro, totalizando 16 válvulas, duplo comando de válvulas no cabeçote e injeção eletrônica multiponto, com 112 cavalos e 16 kgfm de torque. Além dessa versão de entrada, estava disponível no Brasil uma versão intermediária, a Citroen Xantia 2.0 16V VSX, com motor PSA XU10, também com quatro cilindros em linha, mas neste caso com 2.000 cilindradas, com bloco de ferro fundido, quatro válvulas por cilindro e duplo comando de válvulas no cabeçote, também com injeção eletrônica multiponto, com 126 cavalos e 18 kgfm de torque.

Além dessas duas versões citadas logo acima, havia também uma versão top de linha, a Citroen Xantia 3.0 V6 Activa, de caráter mais esportivo.

Nenhuma das versões a diesel do Citroen Xantia vieram para o Brasil.

ALTA TECNOLOGIA
Logo acima, o painel ainda moderno do Citroen Xantia, marcado por linhas fluidas, suaves, agradáveis, sem exageros ou excessos. O carro deixou uma boa impressão no Brasil, principalmente nos consumidores brasileiros de classe média, principalmente pelo design externo, pelo acabamento interno, pela modernidade e pela tecnologia embarcada. Logo abaixo, o design elegante e o acabamento refinado do assento traseiro, com linhas harmônicas e suaves e espaço interno suficiente para três adultos mesmo.
A suspensão hidropneumática ou hidroativa de segunda geração da fabricante francesa Citroen é impressionante. Ela permite ao condutor regular a altura da carroceria do veículo, para aumentar o vão entre a carroceria e o solo, melhorando a passagem do veículo sobre terrenos de leito natural, em áreas rurais, nos quais há necessidade de mais cuidado para evitar atolamentos, por exemplo, ou, na cidade, para evitar atrito do assoalho com uma lombada ou quebra-molas, por exemplo, o que pode causar danos ao escapamento.

Esse sistema de suspensão exclusivo de segunda geração da Citroen, presente no Citroen Xantia, permite trocar o conjunto roda / pneu, caso o pneu esteja furado, sem necessidade de usar o macaco. E mais ainda, na rodovia ou na cidade, é possível conduzir o veículo em baixa velocidade até uma oficina ou borracheiro com apenas três pneus inflados, isto é, o veículo consegue se equilibrar sobre apenas três rodas / pneus, caso o quarto pneu esteja furado.

Atualmente, a moderníssima e sofisticada suspensão hidropneumática da Citroen, conhecida também como Hidractive, já está na sua terceira geração, a Hidractive III, presente no modelo Citroen C5, ainda mais precisa que a segunda geração dessa suspensão usada em dois modelos da Citroen fabricados e comercializados na década de 1990, o Citroen XM e o Citroen Xantia. Mas mesmo assim a segunda geração tem vários recursos tecnológicos, como, por exemplo, ajustar a suspensão para rodar com mais suavidade na cidade ou com mais firmeza para rodar com mais estabilidade na rodovia.

E como se tudo isso ainda fosse pouco, um computador de bordo controla o funcionamento da suspensão, regulando automaticamente a altura que a carroceria do veículo mantém do solo, ou seja, cada peso a mais dentro do veículo, uma pessoa ou bagagem, por exemplo, é percebido pelo computador, que, por sua vez, aciona uma bomba hidráulica que coloca mais pressão no sistema, compensando o peso a mais. E mais ainda, o eixo traseiro é autodirecional, o que significa que ele tem um leve esterçamento simultâneo, não exatamente proporcional, ao esterçamento das rodas dianteiras, o que melhora ainda mais a estabilidade em curvas.

A estabilidade é como se fosse uma marca registrada da Citroen. Essa lendária suspensão hidropneumática é formada por um sistema em que há movimento de fluido hidráulico, com seis esferas ocas metálicas fixadas em várias partes do veículo, sendo uma delas fixada em cada peça semelhante a um amortecedor, totalizando quatro esferas próximas dos braços de suspensão e mais duas esferas fixadas em outros locais estratégicos.

O equilíbrio e estabilidade dinâmica do veículo são conseguidos por meio do nitrogênio e do fluido hidráulico (semelhante ao fluido de freio de automóveis) que fluem por dutos metálicos, por sua vez conectados às tais esferas metálicas ocas. São esses fluidos, o nitrogênio e o fluido hidráulico, que absorvem as irregularidades do piso quando o veículo se movimenta e mantêm sob controle a altura da carroceria. O choque mecânico causado por um buraco na estrada, por exemplo, é absorvido, na medida do possível, é claro, pelo nitrogênio.

Além disso, ele foi comercializado no Brasil, na década de 1990, com airbag e freios a disco nas quatro rodas, com ABS, este um sistema antitravamento dos freios, para aumentar a sua eficiência em situações de emergência. Ele é um dos poucos modelos de automóveis projetado com eixo traseiro autodirecional, que melhora ainda mais o comportamento da carroceria em curvas.

MERCADO
Logo acima, boa capacidade do porta-malas, mais até do que aparenta por fora, quando fechado, com 480 litros de capacidade. A suspensão hidropneumática percebe quanto há bagagem no porta-malas e injeta mais pressão no sistema, assim a carroceria é mantida nivelada em relação ao piso. Logo abaixo, a sua ainda moderna motorização, com opções de 1.800 cilindradas e 2.000 cilindradas, ambas aspiradas e com injeção eletrônica multiponto. 
No início da década de 1990, quando trouxe o Citroen Xantia ao Brasil, importado da França, a Citroen impressionou os consumidores de alto poder aquisitivo, consumidores de classe média e até mesmo a imprensa com o nível de sofisticação da sua lendária suspensão hidropneumática e o nível de sofisticação de seus modelos de alto-luxo e de luxo, o Citroen XM e o Citroen Xantia, respectivamente.

Embora fosse um automóvel sofisticado para a época em que começou a ser comercializado no Brasil, e que até hoje impressiona pelo nível tecnológico, o Grupo PSA decidiu adotar no início da década de 1990 uma postura moderada em relação aos preços do Citroen Xantia praticados no varejo brasileiro, uma opção competitiva de veículo de tamanho médio, mais barato que Mercedes, BMW, Audi e Volvo. Assim, o Citroen Xantia conseguiu se firmar no mercado nacional.

O Grupo PSA decidiu adotar um meio termo para os preços do Citroen Xantia, principalmente nas suas versões com motorizações aspiradas de 1.800 cilindradas e 2.000 cilindradas, e o resultado foi uma agradável surpresa, o confortável sedan de luxo se tornou um dos mais vendidos no Brasil em sua categoria de importados de tamanho médio, conseguindo se manter nessa posição por alguns anos, praticamente ao lado de sedans médios importados bem vendidos, como Volkswagen Passat e Ford Mondeo.

Até hoje, o Citroen Xantia impressiona os observadores mais atentos pelo seu bom acabamento, pelo bom nível de conforto e pela alta tecnologia embarcada, que chega ao ponto extremo de oferecer ao seu condutor a opção de escolher uma programação de ajuste da suspensão para rodar com mais suavidade, absorvendo o máximo possível as irregularidades das vias, ou para rodar mais firme, mais baixa para viajar por rodovias pavimentadas bem conservadas ou mais alta para dirigir cuidadosamente em estradas rurais.

Há décadas a Citroen é uma referência em tecnologia embarcada em automóveis. Ela não brinca em serviço. O seu elegante Citroen Xantia não foge ao padrão da marca. Na década de 1990, ele oferecia ao seu consumidor uma boa variedade de itens de segurança e conforto: Ar-condicionado e aquecedor; rádio AM / FM com CD player, com comandos no volante; direção hidráulica progressiva com volante com regulagem de altura; airbag duplo de série nas versões mais completas e airbag de série para motorista nas versões mais baratas; freios a discos nas quatro rodas, com ABS (anti-travamento); todos os bancos com revestimento em couro ou tecidos finos, dependendo do gosto do cliente, com bancos dianteiros com regulagens manuais ou elétricas de altura e inclinação, dependendo da versão; detalhes em madeira nobre nas portas e no painel; vidros elétricos e trava central elétrica, com alarme; cintos de segurança de três pontos para até quatro ocupantes e cinto subabdominal para o quinto ocupante; faróis halógenos com regulagem elétrica de inclinação do facho ou feixe de luz, com faróis de neblina; barras de proteção laterais nas portas para reduzir o risco de danos aos ocupantes do veículo em caso de colisão acidental; entre vários outros itens.

Na Europa, o Citroen XM e o Citroen Xantia substituíram o Citroen BX. Aqui no Brasil, o Citroen XM e o Citroen Xantia marcaram a entrada da fabricante francesa no mercado brasileiro. Durante a década de 1990, o Citroen Xantia também foi fabricado na versão perua, chamada Citroen Xantia Break.

O Citroen Xantia foi um grande sucesso mundial de vendas da Citroen. Ele foi fabricado em série de 1992 até 2002, com mais de 1.200.000 unidades vendidas em muitos países, incluindo os números da sua versão perua. Atualmente, ele não é mais fabricado, tendo sido substituído na linha de montagem pelo Citroen C5, ainda mais moderno, bonito, sofisticado e refinado.

O custo de manutenção do Citroen Xantia não é baixo, mas não chega a assustar. A maioria das oficinas independentes no Brasil não consegue entender direito o funcionamento da sua suspensão hidropneumática, portanto é aconselhável levar o carro somente às concessionárias da marca Citroen para a manutenção da suspensão. Já os demais sistemas do Citroen Xantia, como, por exemplo, motor, câmbio e parte elétrica não são difíceis de consertar, portanto a manutenção deles pode ser realizada em oficinas independentes.

Parte dos mecanismos e sistemas do Citroen Xantia, como motor, câmbio, sistemas elétrico e eletrônico, são semelhantes ou idênticos aos mecanismos e sistemas do sedan médio de luxo Peugeot 406.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

CITROEN XANTIA 2.0
  • Capacidade: 5 lugares (incluindo motorista);
  • Comprimento: Aprox. 4,4 metros;
  • Largura: Aprox. 1,8 metro;
  • Altura: Aprox. 1,5 metro;
  • Motorização (potência / torque): 2.0 16 válv. (126 cv / 18 kgfm);
  • Motorização (potência / torque): 2.0 8 válv. 
  • Alimentação: Injeção eletrônica multiponto;
  • Motorização: Dianteira e transversal;
  • Transmissão: Automática de 4 marchas;
  • Transmissão: Manual de 5 marchas;
  • Tração: Dianteira;
  • Direção: Hidráulica;
  • Suspensão: Hidropneumática ou hidroativa;
  • Freios: Disco nas quatro rodas, com ABS;
  • Rodas e pneus:
  • Faróis: Halógenos, com controle de altura do facho de luz;
  • Peso (vazio): Aprox. 1.350 kg;
  • Carroceria: Fastback de 5 portas;
  • Projetista: Daniel Abramson (Bertone);
  • Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,7 metros;
  • Porta-malas: 480 litros;
  • Aceleração 0 a 100 km / h (vazio): Aprox. 10 segundos;
  • Aceleração 0 a 100 km / h (lotado): Aprox. 12 segundos;
  • Consumo cidade: Aprox. 9 km / litro;
  • Consumo rodovia: Aprox. 13 km / litro;
  • CX (eficiência aerodinâmica):
  • Preço: Aprox. R$ 15 mil (usado / bom estado de conservação);

CITROEN XANTIA 1.8
  • Capacidade: 5 lugares (incluindo motorista);
  • Comprimento: Aprox. 4,4 metros;
  • Largura: Aprox. 1,8 metro;
  • Altura: Aprox. 1,5 metro;
  • Motorização (potência / torque): 1.8 8 válv. (103 cv / 15 kgfm);
  • Motorização (potência / torque): 1.8 16 válv. (112 cv / 16 kgfm);
  • Alimentação: Injeção eletrônica multiponto;
  • Motorização: Dianteira e transversal;
  • Transmissão: Manual de 5 marchas;
  • Transmissão: Automática de 4 marchas;
  • Tração: Dianteira;
  • Direção: Hidráulica;
  • Suspensão: Hidropneumática ou hidroativa;
  • Freios: Disco nas quatro rodas, com ABS;
  • Rodas e pneus: 
  • Faróis: Halógenos, com controle de altura do feixe de luz;
  • Peso (vazio): Aprox. 1.280 kg;
  • Carroceria: Fastback de 5 portas;
  • Projetista: Daniel Abramson (Bertone);
  • Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,7 metros;
  • Porta-malas: 480 litros;
  • Aceleração 0 a 100 km / h (vazio): Aprox. 12 segundos;
  • Aceleração 0 a 100 km / h (lotado): Aprox. 14 segundos;
  • Consumo cidade: Aprox. 10 km / litro;
  • Consumo rodovia: Aprox. 14 km / litro;
  • CX (eficiência aerodinâmica):
  • Preço: Aprox. R$ 13 mil (usado / bom estado de conservação);

ONDE COMPRAR

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Citro%C3%ABn_Xantia
  • Grupo Stellantis (divulgação): Imagens

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