TOYOTA LAND CRUISER PRADO

TOYOTA LAND CRUISER (LINHAGEM)
TOYOTA LAND CRUISER PRADO (NO BRASIL)
TOYOTA BANDEIRANTE (NO BRASIL)
LEXUS GX 470 (ESTADOS UNIDOS E CANADÁ)
TOYOTA PRADO (EM ALGUNS MERCADOS)
TOYOTA LAND CRUISER PRADO (VÁRIOS PAÍSES)

INTRODUÇÃO
Logo acima, o elegante modelo de utilitário esportivo de luxo Toyota Land Cruiser Prado, que faz parte da terceira geração do segundo ramo da tradicionalíssima linhagem Toyota Land Cruiser, que chegou a ser vendido no Brasil na década de 2000, com moderna e econômica motorização turbodiesel. Logo abaixo, o modelo de utilitário esportivo já em sua décima geração do primeiro ramo, a mais recente da Toyota, à venda nos Estados Unidos, no Japão, em parte da Europa Ocidental, na Austrália, na Rússia e em parte do Oriente Médio, mas não disponível no Brasil
O bonito e moderno Toyota Land Cruiser Prado é um sofisticado modelo de automóvel utilitário esportivo de tamanho médio, com capacidade para transportar até sete pessoas, incluindo o motorista, projetado e desenvolvido no Japão e na França, na década de 1990, fabricado em larga escala no Japão e na China, durante a década de 2000, e importado para o Brasil pela Toyota do Brasil, a subsidiária da multinacional fabricante japonesa Toyota Corporation, uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de automóveis do mundo.

Durante a década de 2000, os seus principais concorrentes foram os utilitários esportivos Audi Q7, BMW X5, Mercedes ML, Chevrolet Blazer, Ford Explorer, Hyundai Veracruz, Jeep Grand Cherokee, Land Rover Discovery, Nissan Pathfinder, Hyundai Santa Fe, Kia Mohave, Porsche Cayenne, Subaru Tribeca, Volvo XC90, Mitsubishi Pajero Full, Volkswagen Touareg e Land Rover Range Rover.

O modelo de utilitário esportivo Toyota Hilux SW4 também disputava essa categoria de mercado na década de 2000 aqui no Brasil. Aliás, a geração mais recente desse modelo é fabricada na Argentina e comercializada no Brasil pelas concessionárias de automóveis novos da marca japonesa.

A TOYOTA CORPORATION
A Toyota Motor Corporation é uma grande fabricante japonesa de automóveis e utilitários leves, uma das dez maiores fabricantes de automóveis do mundo. Ela foi fundada em 1937 pelo empresário japonês Kiichiro Toyoda e se tornou em 2012 a primeira fabricante de veículos do mundo a alcançar a marca de 10 milhões de unidades fabricadas por ano. Em 2017, ela conseguiu manter a produção anual de mais de 10 milhões de unidades fabricadas, incluindo os números de suas marcas Lexus e Daihatsu, mas desta vez ocupando a 2ª posição entre as maiores fabricantes de automóveis do mundo. Ela é considerada, atualmente, a maior empresa do Japão e uma das maiores empresas do mundo em faturamento, com mais de US$ 265 bilhões de receita bruta em 2018, com mais de 364.000 funcionários em todo o mundo, com fábricas no Brasil, inclusive.

Essa grande fabricante japonesa de automóveis faz parte do Grupo Toyota, um gigante com mais de 90 anos de vida, atuante também nos ramos de fabricação de empilhadeiras industriais (Toyota), de autopeças para veículos (JTEKT, Aisin Seiki e Boshoku), de hardwares e softwares para TI – Tecnologia da Informação, de siderurgia (Aichi Steel), de fabricação de aparelhos de ar condicionado automotivo (Denso), de serviços financeiros (Toyota Financial), de transporte marítimo (Toyofuji) e de construção civil (Toyota Housing), entre outros.

Além disso, a empresa possui uma participação societária na fabricante japonesa de automóveis Subaru Corporation, na fabricante de aviões comerciais Mitsubishi Aircraft e na fabricante de automóveis e utilitários leves japonesa Isuzu.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, o interior do utilitário de luxo da Toyota, com acabamento caprichado, com detalhes em madeira nobre no painel e bancos com revestimento em couro e/ou tecidos finos. Logo abaixo, a traseira de um dos mais bonitos automóveis SUV, com aspecto levemente parrudo, à venda na década de 2000 aqui no Brasil. É claro que ele não passa despercebido e ainda deixa um boa impressão por onde passa. 

O elegante, sofisticado e moderno Toyota Land Cruiser Prado é um utilitário esportivo de tamanho médio com capacidade para transportar confortavelmente até sete pessoas, incluindo o motorista, fabricado no Japão e na China na década de 2000. Ele é um legítimo representante da multinacional japonesa Toyota Corporation no disputado e exigente segmento de utilitários esportivos de luxo de tamanho médio, com a robustez estrutural da carroceria de aço sobre chassi, com tração 4X4, com acabamento refinado, com moderna e econômica motorização turbodiesel, com quatro portas laterais para acesso do motorista e passageiros e uma porta traseira para acesso ao porta-malas.

Um dos destaques dessa 3ª geração do segundo ramo da linhagem Toyota Land Cruiser é o elegante design com linhas semi-retas, marcantes e agradáveis. O utilitário esportivo da fabricante japonesa Toyota Corporation pode ser considerado um modelo completo de automóvel, sofisticado, moderno, bonito, refinado e confortável. Ele tem ar condicionado e ar quente, com saída de ar para passageiros da fileira intermediária de bancos, inclusive; airbags frontais; freios a discos com ABS (sistema anti-travamento); câmbio automático de quatro ou cinco velocidades ou marchas, dependendo da versão e do ano de fabricação; bancos em couro e/ou tecidos finos com alguns ajustes elétricos; detalhes de acabamento em madeira no painel e nas portas; suspensão independente na dianteira e multilink na traseira; tração 4X4; vidros com acionamento elétricos e trava central elétrica das portas, com alarme; entre outros itens de conforto e segurança.

De modo geral, o modelo Toyota Land Cruiser Prado fabricado pela Toyota Corporation na década de 2000 e importado para o Brasil é um utilitário esportivo de tamanho médio, fabricado com quatro portas laterais para acesso do motorista e passageiros e uma porta traseira para acesso ao porta malas. Em relação aos modelos Toyota Land Cruiser das gerações anteriores, foram introduzidas melhorias na estrutura, melhorias no acabamento e na motorização, inclusive com a introdução da tecnologia de injeção direta de combustível para o motor turbodiesel de 3.000 cilindradas e quatro cilindros em linha, com acelerador eletrônico.

O utilitário esportivo Toyota Land Cruiser Prado esteve à venda no Brasil na década de 2000 e já saía de fábrica com motor dianteiro turbodiesel Toyota 1KZ-TE, com quatro cilindros em linha, com injeção direta e duas válvulas por cilindro, com comando SOHC de válvulas no cabeçote, com 131 cavalos de potência e 35 kgfm de torque, inicialmente com câmbio automático de quatro marchas, tração 4X4 e vão livre de 22 centímetros da carroceria em relação ao solo, o suficiente para condução moderada (sem extravagâncias) sobre áreas alagadas rasas, estradas de leito natural com poças de lama e areia seca, mesmo com passageiros e bagagem.

Na década de 2000, o utilitário esportivo Toyota Land Cruiser Prado estava disponível com uma boa quantidade e variedade de itens de conforto, segurança e desempenho, a grande maioria como itens de série, entre eles direção hidráulica e piloto automático, tração 4X4, motor a diesel com câmbio automático, trava central elétrica e alarme anti-roubo, airbags frontais, rádio AM e FM com CD player, faróis de neblina, encostos de cabeça nos assentos traseiros, banco do motorista com regulagem de altura, brake-light, desembaçador do vidro traseiro, ar-condicionado e ar quente, vidros elétricos, suspensão multilink, com freios ABS e rodas de liga leve, retrovisores elétricos e suporte traseiro para estepe. Esses e outros itens formavam e ainda formam um conjunto de respeito e admiração no Brasil.

A motorização é moderna, com 3.000 cilindras a diesel, com turbo e injeção direta de combustível. Ela surpreende pelo baixo nível de ruído, afinal estamos falando de um motor a diesel. Ela tem potência e torque suficientes para mover de forma adequada (sem muita esportividade, é claro) os 2.100 kg do veículo com o condutor ou 2.500 kg do veículo com cinco pessoas a bordo e bagagem. Na verdade, a rigor a capacidade do Toyota Land Cruiser Prado é de oito pessoas, incluindo o condutor, mas na prática só é possível transportar sete pessoas com um nível bem razoável de conforto, lembrando que são dois assentos dianteiros, do motorista e passageiro, três assentos na fileira intermediária, e mais três lugares na terceira fileira, que, na prática, só são viáveis para dois adolescentes ou duas crianças.

Atualmente, a 4ª geração do utilitário esportivo de luxo Toyota Land Cruiser Prado é fabricada no Japão, na China e na Rússia, mas não é importada para o Brasil, já que o modelo equivalente em tamanho e proposta, o também sofisticado Toyota Hilux SW4, um SUV – Sport Utility Vehicle baseado no projeto da pickup média Toyota Hilux, tem conseguido satisfazer um público exigente e de alto poder aquisitivo por aqui, com volume de vendas que justifica a sua importação da Argentina.

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
O refinado Toyota Land Cruiser Prado faz parte de uma das mais tradicionais linhagens de utilitários esportivos do mundo, a pioneira família Toyota Land Cruiser, cujo primeiro modelo, o Toyota Land Cruiser BJ, teve sua fabricação em série iniciada em 1951. Talvez você não saiba, mas a 3ª geração do primeiro ramo da linhagem Toyota Land Cruiser já foi fabricada em larga escala no Brasil por muitos anos. Lembra do Toyota Bandeirante? Então, é ele mesmo. Só mudou o nome aqui no Brasil, mas a robustez, a simplicidade, a praticidade, a economia e a eficiência do modelo foram mantidas pela Toyota do Brasil por cerca de quatro décadas, até 2001, quando a fabricação em série foi encerrada. Acredite, é isso mesmo que você está lendo. Praticamente, o mesmo projeto básico foi mantido por cerca de 40 anos, com algumas pequenas modernizações e melhorias implantadas gradativamente, com o passar dos anos, é claro, mas a base do projeto foi mantida em todo esse tempo.

Mas o antigo e resistente utilitário Toyota Bandeirante não tem quase nada a ver com o confortável e refinado Toyota Land Cruiser Prado, que é outro modelo de automóvel, completamente diferente, um automóvel chique. Usando expressões populares, comuns aqui no Brasil, são outros quinhentosé outra história, é outro nível. As poucas coisas que sobraram do antigo modelo de utilitário esportivo foi o nome Toyota Land Cruiser e o conceito de SUV – Sport Utility Vehicle, pois o Toyota Land Cruiser Prado é outro carro, completamente diferente.

O marca Toyota Land Cruiser é a denominação oficial de uma longa linhagem de utilitários esportivos com motorização a diesel da fabricante japonesa Toyota Corporation, com a 1ª geração totalmente original, fabricada em larga escala a partir da década de 1950, há quase 70 anos atrás, mantida com grande sucesso de vendas nas décadas seguintes e até hoje como um dos mais conhecidos e respeitados nomes de utilitários esportivos e caminhonetes do mundo. Com o passar dos anos, a Toyota Corporation decidiu dividir a linhagem Toyota Land Cruiser em dois ramos, o primeiro deles foi mantido como projeto J20, projeto J30, projeto J40 (lembra do Bandeirante?), projeto J50 e assim por diante, até chegar no modelo mais atual e mais sofisticado, o Toyota Land Cruiser, baseado no projeto J200, vendido em várias partes do mundo, inclusive nos Estados Unidos; e o segundo ramo, iniciado na década de 1990, como projeto J70, já com o nome Toyota Land Cruiser Prado, mas que também não tem quase nada a ver com o modelo top de linha vendido aqui no Brasil na década de 2000, com o mesmo nome.

Já o Toyota Land Cruiser Prado, fabricado no Japão na década de 2000 e importado para o Brasil, foi a resposta da Toyota Corporation às pressões do mercado automobilístico ou automotivo por um produto mais competitivo, com modernizações, atualizações e melhorias, com economia de combustível, praticidade, conforto, sofisticação, segurança, elegância e refinamento, e resultaram em um veículo de alto nível, ainda mais completo que os veículos das gerações anteriores de utilitários que também levavam o nome Toyota Land Cruiser.

MERCADO

Logo acima, mais uma imagem do Toyota Land Cruiser Prado, da terceira geração do segundo ramo da linhagem Toyota Land Cruiser, importado para o Brasil na década de 2000. Logo abaixo, imagem da quarta geração do segundo ramo da linhagem Toyota Land Cruiser, o modelo mais recente Toyota Land Cruiser Prado, à venda atualmente em várias partes do mundo, mas não vendido no Brasil.
A linhagem Toyota Land Cruiser de automóveis utilitários esportivos é uma das mais bem sucedidas família de veículos da Toyota Corporation em todo mundo. É a linhagem de veículos mais duradoura da Toyota Corporation, com mais de 6.500.000 de unidades fabricadas desde o início da fabricação seriada na década de 1950. Ela nasceu a partir da percepção dos investidores, executivos, engenheiros e designers da montadora japonesa sobre o mercado mundial de automóveis de carroceria alta e, portanto, posição de dirigir também alta, com pneus de tamanho médio, com vão livre do solo maior que a distância do solo encontrada em automóveis sedãs, tração 4X4, bom ou razoável espaço interno, dependendo do modelo, e aspecto estético externo levemente conservador, com linhas semi-retas. Esses modelos de automóveis também são definidos tecnicamente e mercadologicamente pelas expressões cross-over / all-terrain e off-road, que significa todo terreno e fora-de-estrada, numa tradução livre.

Essa tendência de mercado favorável aos veículos SUV – Sport Utility Vehicle, em inglês, ou utilitário esportivo, em português, foi iniciada na década de 1940 pelo pequeno Jeep Willys, um utilitário aberto fabricado pela Willys Overland e pela Ford, e foi seguida e reforçada na década de 1950 pela inglesa Land Rover, com a fabricação do Land Rover Serie I, e pela Toyota, com a fabricação do Toyota Land Cruiser. Esses são alguns dos pioneiros de um mercado crescente no mundo todo, principalmente nos Estados Unidos, no Brasil e na Austrália, três países de forte tradição rural.

O atual Toyota Land Cruiser Prado, já na sua 4ª geração, também foi vendido com carroceria de três portas em alguns mercados, com duas portas laterais e uma traseira, para acesso ao porta-malas. Na Austrália, por exemplo, a linhagem Toyota Land Cruiser é a mais vendida do segmento SUV – Sport Utility Vehicle.

É notável o volume de vendas de utilitários esportivos nos Estados Unidos, um sonho de consumo dos norte-americanos, em geral mais espaçosos e confortáveis. No Brasil essa tendência também existe e é muito forte. Em 2017, por exemplo, todos eles juntos somaram quase 17% do número total de automóveis fabricados no Brasil, com os modelos Jeep Compass, Ford EcoSport, Hyundai Tucson, Chevrolet Tracker e Mitsubishi ASX, não exatamente nessa ordem, entre os mais vendidos. Em 2019, por exemplo, todos eles juntos somaram quase 27% do número total de automóveis fabricados no Brasil.

Há quem diga que no futuro, daqui a alguns anos, eles serão o segmento mais vendido, ultrapassando as vendas de carros compactos populares, inclusive. E não seria difícil entender o porquê: Conforto.

O modelo Toyota Land Cruiser Prado de 3ª geração pode ser encontrado no mercado brasileiro de automóveis usados, a maioria em bom estado de conservação e a grande maioria movida a diesel.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

LAND CRUISER PRADO (3ª GERAÇÃO)
  • Capacidade: 1 motorista e 6 passageiros;
  • Comprimento: Aprox. 5 metros;
  • Entre eixos: Aprox. 2,8 metros;
  • Largura: Aprox. 1,9 metro;
  • Altura: Aprox. 1,9 metro;
  • Motorização (combustível): 3 litros (diesel);
  • Alimentação: Injeção eletrônica multipoint, com injeção direta;
  • Potência e torque: 131 cv e 35 kgfm;
  • Câmbio: Automático de 4 marchas;
  • Tração: 4X4;
  • Suspensão dianteira: Independente, braços duplos triangulares, com barras;
  • Suspensão traseira: 4 link, barra estabilizadora e molas helicoidais;
  • Rodas e pneus: Liga leve de 17 polegadas e 265/65 R17;
  • Freios: Discos na dianteira e na traseira, com ABS, EBD e BA;
  • Porta malas: Aprox.
  • Peso (vazio): Aprox. 2.030 kg;
  • Peso (lotado): Aprox. 2.600 kg;
  • Aceleração 0 a 100 km / h (vazio): Aprox. 12 segundos;
  • Aceleração 0 a 100 km / h (lotado): Aprox. 14 segundos;
  • Consumo (lotado): Aprox. 6 km / litro (cidade);
  • Consumo (lotado): Aprox. 9 km / litro (rodovia);
  • Preço: R$ 75 mil (usado / bom estado de conservação);

ONDE COMPRAR

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Toyota_Land_Cruiser
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Toyota_Land_Cruiser_Prado
  • Toyota (divulgação): Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)