TOYOTA LAND CRUISER PRADO
TOYOTA LAND CRUISER (LINHAGEM)
O elegante, sofisticado e moderno Toyota Land Cruiser Prado é um utilitário esportivo de tamanho médio com capacidade para transportar confortavelmente até sete pessoas, incluindo o motorista, fabricado no Japão e na China na década de 2000. Ele é um legítimo representante da multinacional japonesa Toyota Corporation no disputado e exigente segmento de utilitários esportivos de luxo de tamanho médio, com a robustez estrutural da carroceria de aço sobre chassi, com tração 4X4, com acabamento refinado, com moderna e econômica motorização turbodiesel, com quatro portas laterais para acesso do motorista e passageiros e uma porta traseira para acesso ao porta-malas.
Logo acima, mais uma imagem do Toyota Land Cruiser Prado, da terceira geração do segundo ramo da linhagem Toyota Land Cruiser, importado para o Brasil na década de 2000. Logo abaixo, imagem da quarta geração do segundo ramo da linhagem Toyota Land Cruiser, o modelo mais recente Toyota Land Cruiser Prado, à venda atualmente em várias partes do mundo, mas não vendido no Brasil.
ONDE COMPRAR
TOYOTA LAND CRUISER PRADO (NO BRASIL)
TOYOTA BANDEIRANTE (NO BRASIL)
LEXUS GX 470 (ESTADOS UNIDOS E CANADÁ)
TOYOTA PRADO (EM ALGUNS MERCADOS)
TOYOTA LAND CRUISER PRADO (VÁRIOS PAÍSES)
INTRODUÇÃO
Logo acima, o elegante modelo de utilitário
esportivo de luxo Toyota Land Cruiser Prado, que faz parte da terceira geração do
segundo ramo da tradicionalíssima linhagem Toyota Land Cruiser, que chegou a
ser vendido no Brasil na década de 2000, com moderna e econômica motorização turbodiesel. Logo
abaixo, o modelo de utilitário esportivo já em sua décima geração do primeiro ramo,
a mais recente da Toyota, à venda nos Estados Unidos, no Japão, em parte da Europa
Ocidental, na Austrália, na Rússia e em parte do Oriente Médio, mas não disponível no Brasil
O bonito e moderno Toyota Land Cruiser Prado é um sofisticado
modelo de automóvel utilitário esportivo de tamanho médio, com capacidade para
transportar até sete pessoas, incluindo o motorista, projetado e desenvolvido no
Japão e na França, na década de 1990, fabricado em larga escala no Japão e na China, durante a década de 2000, e importado para o Brasil pela Toyota do Brasil, a subsidiária da multinacional
fabricante japonesa Toyota Corporation, uma das maiores e mais
tradicionais fabricantes de automóveis do mundo.
Durante a década de 2000, os seus principais
concorrentes foram os utilitários esportivos Audi Q7, BMW X5, Mercedes ML, Chevrolet
Blazer, Ford Explorer, Hyundai Veracruz, Jeep Grand
Cherokee, Land Rover Discovery, Nissan Pathfinder, Hyundai Santa Fe, Kia Mohave, Porsche Cayenne, Subaru Tribeca, Volvo
XC90, Mitsubishi Pajero Full, Volkswagen Touareg e Land Rover Range Rover.
O modelo de utilitário esportivo Toyota Hilux SW4 também
disputava essa categoria de mercado na década de 2000 aqui no Brasil. Aliás, a geração
mais recente desse modelo é fabricada na Argentina e comercializada no Brasil pelas
concessionárias de automóveis novos da marca japonesa.
A TOYOTA CORPORATION
A Toyota Motor Corporation é uma grande fabricante
japonesa de automóveis e utilitários leves, uma das dez maiores fabricantes de
automóveis do mundo. Ela foi fundada em 1937 pelo empresário japonês Kiichiro Toyoda e se tornou em 2012 a primeira fabricante de veículos do mundo a alcançar a marca de 10 milhões de unidades fabricadas por ano. Em 2017, ela conseguiu manter a produção anual de mais de 10 milhões de unidades
fabricadas, incluindo os números de suas marcas Lexus e Daihatsu, mas desta vez ocupando a 2ª posição entre as maiores fabricantes de automóveis do mundo. Ela é considerada,
atualmente, a maior empresa do Japão e uma das maiores empresas do mundo em faturamento, com mais de US$
265 bilhões de receita bruta em 2018, com mais de 364.000 funcionários em todo
o mundo, com fábricas no Brasil, inclusive.
Essa grande fabricante japonesa de automóveis faz
parte do Grupo Toyota, um gigante com mais de 90 anos de vida, atuante também
nos ramos de fabricação de empilhadeiras industriais (Toyota), de autopeças
para veículos (JTEKT, Aisin Seiki e Boshoku), de hardwares e softwares para TI
– Tecnologia da Informação, de siderurgia (Aichi Steel), de fabricação de
aparelhos de ar condicionado automotivo (Denso), de serviços financeiros
(Toyota Financial), de transporte marítimo (Toyofuji) e de construção civil
(Toyota Housing), entre outros.
Além disso, a empresa possui uma participação
societária na fabricante japonesa de automóveis Subaru Corporation, na
fabricante de aviões comerciais Mitsubishi Aircraft e na fabricante
de automóveis e utilitários leves japonesa Isuzu.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, o interior do utilitário de luxo da Toyota, com acabamento caprichado, com detalhes em madeira nobre no painel e bancos com revestimento em couro e/ou tecidos finos. Logo abaixo, a traseira de um dos mais bonitos automóveis SUV, com aspecto levemente “parrudo”, à venda na década de 2000 aqui no Brasil. É claro que ele não passa despercebido e ainda deixa um boa impressão por onde passa.
O elegante, sofisticado e moderno Toyota Land Cruiser Prado é um utilitário esportivo de tamanho médio com capacidade para transportar confortavelmente até sete pessoas, incluindo o motorista, fabricado no Japão e na China na década de 2000. Ele é um legítimo representante da multinacional japonesa Toyota Corporation no disputado e exigente segmento de utilitários esportivos de luxo de tamanho médio, com a robustez estrutural da carroceria de aço sobre chassi, com tração 4X4, com acabamento refinado, com moderna e econômica motorização turbodiesel, com quatro portas laterais para acesso do motorista e passageiros e uma porta traseira para acesso ao porta-malas.
Um dos destaques dessa 3ª geração do segundo ramo da linhagem
Toyota Land Cruiser é o elegante design com linhas semi-retas, marcantes e
agradáveis. O utilitário esportivo da fabricante japonesa Toyota Corporation
pode ser considerado um modelo completo de automóvel, sofisticado, moderno, bonito,
refinado e confortável. Ele tem ar condicionado e ar quente, com saída de ar para
passageiros da fileira intermediária de bancos, inclusive; airbags frontais; freios a discos com ABS (sistema anti-travamento); câmbio
automático de quatro ou cinco velocidades ou marchas, dependendo da versão e do ano de fabricação; bancos em couro e/ou tecidos finos com alguns ajustes elétricos; detalhes de acabamento
em madeira no painel e nas portas; suspensão independente na dianteira e multilink na traseira; tração 4X4; vidros com acionamento elétricos e trava central
elétrica das portas, com alarme; entre outros itens de conforto e segurança.
De modo geral, o modelo Toyota Land Cruiser Prado
fabricado pela Toyota Corporation na década de 2000 e importado para o Brasil é
um utilitário esportivo de tamanho médio, fabricado com quatro portas laterais
para acesso do motorista e passageiros e uma porta traseira para acesso ao
porta malas. Em relação aos modelos Toyota Land Cruiser das gerações
anteriores, foram introduzidas melhorias na estrutura, melhorias no acabamento e na motorização,
inclusive com a introdução
da tecnologia de injeção direta de combustível para o motor turbodiesel
de 3.000 cilindradas e quatro cilindros em linha, com acelerador eletrônico.
O utilitário esportivo Toyota Land Cruiser Prado esteve
à venda no Brasil
na década de 2000 e já saía de fábrica com motor dianteiro turbodiesel Toyota 1KZ-TE, com quatro cilindros em linha, com
injeção direta e duas válvulas por cilindro, com comando SOHC de válvulas no cabeçote, com 131 cavalos de potência e 35 kgfm de torque, inicialmente com câmbio
automático de quatro marchas, tração 4X4 e vão livre de 22 centímetros da carroceria
em relação ao solo, o suficiente para condução moderada (sem extravagâncias) sobre
áreas alagadas rasas, estradas de leito natural com poças de lama e areia seca, mesmo com passageiros e bagagem.
Na década de 2000, o utilitário esportivo Toyota Land
Cruiser Prado estava disponível com uma boa quantidade e variedade de itens de
conforto, segurança e desempenho, a grande maioria como itens de série, entre
eles direção hidráulica e piloto automático, tração 4X4, motor a diesel com câmbio automático, trava
central elétrica e alarme anti-roubo, airbags frontais, rádio AM e FM com CD player, faróis
de neblina, encostos de cabeça nos assentos traseiros, banco do motorista com
regulagem de altura, brake-light, desembaçador do vidro traseiro,
ar-condicionado e ar quente, vidros elétricos, suspensão multilink, com freios
ABS e rodas de liga leve, retrovisores elétricos e suporte traseiro para
estepe. Esses e outros itens formavam e ainda formam um conjunto de respeito e admiração no
Brasil.
A motorização é moderna, com 3.000 cilindras a diesel,
com turbo e injeção direta de combustível. Ela surpreende pelo baixo nível de
ruído, afinal estamos falando de um motor a diesel. Ela tem potência e torque
suficientes para mover de forma adequada (sem muita esportividade, é claro) os
2.100 kg do veículo com o condutor ou 2.500 kg do veículo com cinco pessoas a bordo e bagagem. Na
verdade, a rigor a capacidade do Toyota Land Cruiser Prado é de oito pessoas,
incluindo o condutor, mas na prática só é possível transportar sete pessoas com
um nível bem razoável de conforto, lembrando que são dois assentos dianteiros,
do motorista e passageiro, três assentos na fileira intermediária, e mais três
lugares na terceira fileira, que, na prática, só são viáveis para dois
adolescentes ou duas crianças.
Atualmente, a 4ª geração do utilitário esportivo de
luxo Toyota Land Cruiser Prado é fabricada no Japão, na China e na Rússia, mas
não é importada para o Brasil, já que o modelo equivalente em tamanho e
proposta, o também sofisticado Toyota Hilux SW4, um SUV – Sport Utility Vehicle baseado no projeto da
pickup média
Toyota Hilux, tem conseguido satisfazer um público exigente e de alto poder
aquisitivo por aqui, com volume de vendas que justifica a sua importação da Argentina.
CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
O refinado Toyota Land Cruiser Prado faz parte de uma
das mais tradicionais linhagens de utilitários esportivos do mundo, a pioneira família
Toyota Land Cruiser, cujo primeiro modelo, o Toyota Land Cruiser BJ, teve sua
fabricação em série iniciada em 1951. Talvez você não saiba, mas a 3ª geração
do primeiro ramo da linhagem Toyota Land Cruiser já foi fabricada em larga
escala no Brasil por muitos anos. Lembra do Toyota Bandeirante? Então, é ele
mesmo. Só mudou o nome aqui no Brasil, mas a robustez, a simplicidade, a praticidade,
a economia e a eficiência do modelo foram mantidas pela Toyota do Brasil por
cerca de quatro décadas, até 2001, quando a fabricação em série foi encerrada.
Acredite, é isso mesmo que você está lendo. Praticamente, o mesmo projeto
básico foi mantido por cerca de 40 anos, com algumas pequenas modernizações e
melhorias implantadas gradativamente, com o passar dos anos, é claro, mas a
base do projeto foi mantida em todo esse tempo.
Mas o antigo e resistente utilitário Toyota
Bandeirante não tem quase nada a ver com o confortável e refinado Toyota Land
Cruiser Prado, que é outro modelo de automóvel, completamente diferente, um
automóvel chique. Usando expressões populares, comuns aqui no Brasil, “são
outros quinhentos”, “é outra história”, é outro nível. As poucas coisas que sobraram
do antigo modelo de utilitário esportivo foi o nome Toyota Land Cruiser e o
conceito de SUV – Sport Utility Vehicle, pois o Toyota Land Cruiser Prado é outro
carro, completamente diferente.
O marca Toyota Land Cruiser é a denominação oficial de
uma longa linhagem de utilitários esportivos com motorização a diesel da
fabricante japonesa Toyota Corporation, com a 1ª geração totalmente
original, fabricada em larga escala a partir da década de 1950, há quase 70
anos atrás, mantida com grande sucesso de vendas nas décadas seguintes e até
hoje como um dos mais conhecidos e respeitados nomes de utilitários esportivos
e caminhonetes do mundo. Com o passar dos anos, a Toyota Corporation decidiu
dividir a linhagem Toyota Land Cruiser em dois ramos, o primeiro deles foi
mantido como projeto J20, projeto J30, projeto J40 (lembra do Bandeirante?),
projeto J50 e assim por diante, até chegar no modelo mais atual e mais
sofisticado, o Toyota Land Cruiser, baseado no projeto J200, vendido em várias
partes do mundo, inclusive nos Estados Unidos; e o segundo ramo, iniciado na
década de 1990, como projeto J70, já com o nome Toyota Land Cruiser Prado, mas
que também não tem quase nada a ver com o modelo top de linha vendido aqui no
Brasil na década de 2000, com o mesmo nome.
Já o Toyota Land Cruiser Prado, fabricado no Japão na década de
2000 e importado para o Brasil, foi a resposta da Toyota Corporation às
pressões do mercado automobilístico ou automotivo por um produto mais
competitivo, com modernizações, atualizações e melhorias, com economia de
combustível, praticidade, conforto, sofisticação, segurança, elegância e
refinamento, e resultaram em um veículo de alto nível, ainda mais completo que os
veículos das gerações anteriores de utilitários que também levavam o nome
Toyota Land Cruiser.
MERCADO
Logo acima, mais uma imagem do Toyota Land Cruiser Prado, da terceira geração do segundo ramo da linhagem Toyota Land Cruiser, importado para o Brasil na década de 2000. Logo abaixo, imagem da quarta geração do segundo ramo da linhagem Toyota Land Cruiser, o modelo mais recente Toyota Land Cruiser Prado, à venda atualmente em várias partes do mundo, mas não vendido no Brasil.
A linhagem Toyota Land Cruiser de automóveis
utilitários esportivos é uma das mais bem sucedidas família de veículos da
Toyota Corporation em todo mundo. É a linhagem de veículos mais duradoura da
Toyota Corporation, com mais de 6.500.000 de unidades fabricadas desde o
início da fabricação seriada na década de 1950. Ela nasceu a partir da
percepção dos investidores, executivos, engenheiros e designers da montadora
japonesa sobre o mercado mundial de automóveis de carroceria alta e, portanto,
posição de dirigir também alta, com pneus de tamanho médio, com vão livre do
solo maior que a distância do solo encontrada em automóveis sedãs, tração 4X4,
bom ou razoável espaço interno, dependendo do modelo, e aspecto estético
externo levemente conservador, com linhas semi-retas. Esses modelos de
automóveis também são definidos tecnicamente e mercadologicamente pelas
expressões cross-over / all-terrain e off-road, que significa todo terreno e
fora-de-estrada, numa tradução livre.
Essa tendência de mercado favorável aos veículos SUV –
Sport Utility Vehicle, em inglês, ou utilitário esportivo, em português, foi
iniciada na década de 1940 pelo pequeno Jeep Willys, um utilitário aberto
fabricado pela Willys Overland e pela Ford, e foi seguida e reforçada na década
de 1950 pela inglesa Land Rover, com a fabricação do Land Rover Serie I, e pela
Toyota, com a fabricação do Toyota Land Cruiser. Esses são alguns dos pioneiros
de um mercado crescente no mundo todo, principalmente nos Estados Unidos, no
Brasil e na Austrália, três países de forte tradição rural.
O atual Toyota Land Cruiser Prado, já na sua 4ª
geração, também foi vendido com carroceria de três portas em alguns mercados, com
duas portas laterais e uma traseira, para acesso ao porta-malas. Na Austrália,
por exemplo, a linhagem Toyota Land Cruiser é a mais vendida do segmento SUV –
Sport Utility Vehicle.
É notável o volume de vendas de utilitários esportivos
nos Estados Unidos, um sonho de consumo dos norte-americanos, em geral mais
espaçosos e confortáveis. No Brasil essa tendência também existe e é muito
forte. Em 2017, por exemplo, todos eles juntos somaram quase 17% do número
total de automóveis fabricados no Brasil, com os modelos Jeep Compass, Ford EcoSport,
Hyundai Tucson, Chevrolet Tracker e Mitsubishi ASX, não exatamente nessa ordem,
entre os mais vendidos. Em 2019, por exemplo, todos eles juntos somaram quase 27% do número total de automóveis fabricados no Brasil.
Há quem diga que no futuro, daqui a alguns anos, eles
serão o segmento mais vendido, ultrapassando as vendas de carros compactos
populares, inclusive. E não seria difícil entender o porquê: Conforto.
O modelo Toyota Land Cruiser Prado de 3ª geração pode
ser encontrado no mercado brasileiro de automóveis usados, a maioria em bom
estado de conservação e a grande maioria movida a diesel.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
LAND CRUISER PRADO (3ª GERAÇÃO)
- Capacidade: 1 motorista e 6 passageiros;
- Comprimento: Aprox. 5 metros;
- Entre eixos: Aprox. 2,8 metros;
- Largura: Aprox. 1,9 metro;
- Altura: Aprox. 1,9 metro;
- Motorização (combustível): 3 litros (diesel);
- Alimentação: Injeção eletrônica multipoint, com injeção direta;
- Potência e torque: 131 cv e 35 kgfm;
- Câmbio: Automático de 4 marchas;
- Tração: 4X4;
- Suspensão dianteira: Independente, braços duplos triangulares, com barras;
- Suspensão traseira: 4 link, barra estabilizadora e molas helicoidais;
- Rodas e pneus: Liga leve de 17 polegadas e 265/65 R17;
- Freios: Discos na dianteira e na traseira, com ABS, EBD e BA;
- Porta malas: Aprox.
- Peso (vazio): Aprox. 2.030 kg;
- Peso (lotado): Aprox. 2.600 kg;
- Aceleração 0 a 100 km / h (vazio): Aprox. 12 segundos;
- Aceleração 0 a 100 km / h (lotado): Aprox. 14 segundos;
- Consumo (lotado): Aprox. 6 km / litro (cidade);
- Consumo (lotado): Aprox. 9 km / litro (rodovia);
- Preço: R$ 75 mil (usado / bom estado de conservação);
ONDE COMPRAR
- Mercado Livre (classificados): https://www.mercadolivre.com.br/
- OLX (classificados): https://www.olx.com.br/brasil
- Web Motors (classificados): https://www.webmotors.com.br/
VEJA TAMBÉM
- Amazônia
- ATR-42
- ATR-72
- Volvo XC90
- Abdução (Ufologia)
- Saab JAS 39 Gripen NG
- Extraterrestre (Ufologia)
- Beechcraft Corporation
- Programa FX2 (Força Aérea Brasileira)
- Agricultura e Pecuária
- Pesos e Medidas
- Ônibus Espacial
- UFO/ OVNI (Ufologia)
- Nissan Pathfinder
- Galvanização (Química)
- Cessna 208B Grand Caravan
- Cessna Citation
- Bombardier Learjet
- Land Rover Range Rover
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Caso ET de Varginha (Ufologia)
- Citroen XM
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Indústria Automobilística
- Disco Voador (Ufologia)
- Nutrientes (Medicina e Veterinária)
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Aquecimento Global
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Saneamento Básico
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Hyundai Terracan
- Ford Escort
- Energia Solar Fotovoltaica
- Operação Prato (Ufologia)
- Chevrolet Classic
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Área 51 (Ufologia)
- Ford Fusion
- Audi Q7
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Segurança Privada
- Projeto BX (Volkswagen)
- Drones
- Nobreak (Informática)
- Piper Aircraft
- James Bond (Cinema)
- Embarcações (Indústria Naval)
- Projeto M (Ford do Brasil)
- Roteadores (Telecomunicações)
- Volvo 850
- Catalisador (Indústria Automobilística)
- Mercedes-Benz Classe M
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Jeep Grand Cherokee
- Alfa Romeo 164
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Volvo 960
- Ford EcoSport
- Chevrolet Astra
- Citroen C5
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Maconha (Segurança Pública)
- Ford do Brasil
- Inércia (Física)
- Airbus A320
- General Motors do Brasil
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Mbps - Megabits por Segundo (Informática)
- Chevrolet Monza
- Ford Corcel
- Embraer E-190
- Franquia de Internet (Telecomunicações)
- Crase (Gramática)
- Embraer E-195
- Airbus A321
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Airbus A319
- Computador (Informática)
- Peugeot 206
- Ford Edge
- BMW Série 3
- Ford Versailles
- Volkswagen Santana
- Mercedes-Benz Classe A (1ª geração)
- Ford Belina
- Ford Del Rey
- Elbit Hermes 900 (Força Aérea Brasileira)
- Aço (Siderurgia)
- Ford Mondeo
- Chevrolet Opala
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Lamborghini Diablo
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Ford Ranger
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Chevrolet S10
- Água (Biologia e Química)
- Chevrolet Omega
- Toyota Hilux SW4
- Ford F-250
- Hyundai HR
- Kia Bongo
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Conservação de Alimentos (Culinária)
- Fiat Uno (1ª Geração)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Porsche 911
- Mercedes-Benz ML 320
- Volvo XC90 Momentum
- Ferrari 360
- Álcool (Agroindústria)
- Ford Explorer
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Alumínio (Metalúrgica)
- Chrysler Stratus
- Kia Clarus
- Fiat Tempra
- Antibióticos (Medicina e Veterinária)
- Aquecedor Solar de Água
- Chevrolet Prisma
- Injeção Direta (Mecânica)
- CRDI - Common Rail Direct Injection
- Honda HA-420 HondaJet
- Honda CR-V
- Dodge Journey
- Fiat Freemont
- Componentes Eletrônicos
- Água Oxigenada (Química)
- Atmosfera (Química e Física)
- IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física
- Grand Orchestre de Paul Mauriat (Música)
- Navios (Engenharia Naval)
- Barcos (Engenharia Naval)
- Bicicleta (Ciclismo)
- Mata Bicheiras (Agropecuária)
- Lamborghini Gallardo
- Volvo S70
- Mercedes-Benz 190E
- Modem (Telecomunicações)
- Land Rover Range Rover Evoque
- Embraer EMB-203 Ipanema
- Ferrari F355
- Mercedes-Benz SLK
- Volkswagen New Beetle
- Aquífero Guarani (Geografia)
- Mini Cooper
- Mercedes-Benz GLE 350
- Mercedes-Benz ML 430
- BMW Z3
- Chevrolet Trailblazer
- Chevrolet Blazer
- Toyota Hilux
- Saab 9000 CD
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Revista Auto Esporte: https://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2015/07/toyota-revela-nova-geracao-do-sw4.html
- Revista Auto Esporte: http://g1.globo.com/carros/noticia/2016/02/toyota-lanca-nova-geracao-da-sw4-partir-de-r-205-mil.html
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Toyota_Land_Cruiser
- Revista Auto Esporte: https://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2018/01/novo-toyota-land-cruiser-e-registrado-no-brasil.html
- Toyota do Brasil: https://www.toyota.com.br/
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Toyota_Land_Cruiser_Prado
- Revista Motor Show: https://motorshow.com.br/os-10-maiores-grupos-de-montadoras-em-2018/3/
- Toyota (divulgação): Imagens
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