CESSNA CITATION III

CITATION III
CITATION VI
CITATION VII

INTRODUÇÃO
Logo acima, o confortável Citation III, o primeiro modelo de jato executivo intercontinental da fabricante Cessna Aircraft, fabricado em série a partir do início da década de 1980. Logo abaixo, o Citation III visto de outro ângulo. Ele ainda pode ser considerado um modelo moderno de jato executivo, inclusive com a possibilidade de ser submetido a upgrades e retrofits, com sistemas atualizados, principalmente os aviônicos e a cabine de passageiros.
O sofisticado Cessna Citation III é uma confortável aeronave bimotor executiva de porte médio e alta performance, com capacidade para transportar confortavelmente seis, sete ou oito passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, com motorização turbofan da marca Garrett, projetada para viagens interestaduais, internacionais e intercontinentais, criada e desenvolvida a partir da década de 1970 e fabricada em série nos Estados Unidos a partir do início da década de 1980 pela Cessna Aircraft, na época uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de aeronaves executivas do mundo.

Os principais concorrentes do Cessna Citation III no mercado aeronáutico mundial são os jatos executivos intercontinentais Learjet 60, Israel Astra SP e Israel Astra SPX, Learjet 55 e Gulfstream G100, também fabricados em série nas décadas de 1980 e 1990, dependendo de cada modelo.

O jato intercontinental Raytheon Hawker 800, conhecido posteriormente como Beechcraft Hawker 800 também está na categoria mid-size de aeronaves executivas.

A TEXTRON AVIATION
A Textron Aviation é uma das maiores fabricantes de aeronave executivas do mundo, ela é a empresa sucessora das fabricantes Cessna Aircraft e Beechcraft Corporation, ambas fundidas em 2014, passando assim a serem tratadas como marcas da Textron Aviation, que por sua vez é uma subsidiária da holding americana Textron Company, proprietária também da fabricante de motores aeronáuticos Lycoming Engines.

Ela é proprietária também da tradicional marca Hawker de jatos executivos, mas a fabricação em série desses modelos está suspensa por tempo indeterminado.

Até 2014, a Cessna Aircraft era uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de aeronaves executivas do mundo. Atualmente, o portfólio de produtos da Textron Aviation, sua sucessora natural, é amplo, vai desde pequenos e extremamente econômicos monomotores a pistão, como o Cessna 172 Skyhawk, por exemplo, até sofisticados jatos executivos bimotores de alta performance, de porte médio e alcance intercontinental, como o Cessna Citation Longitude.

No competitivo mercado mundial de jatos executivos, a fabricante norte americana Textron Aviation enfrenta atualmente forte concorrência de grandes fabricantes que também detêm alta tecnologia na construção de aeronaves executivas, incluindo a americana Learjet (propriedade da Bombardier), a fabricante suíça Pilatus, a brasileira Embraer, a francesa Dassault Falcon, a americana Gulfstream (subsidiária da General Dynamics), a japonesa Honda e a americana Cirrus Aircraft.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, a configuração original de assentos para a cabine de passageiros do Citation III, disponível na década de 1980, elegante e confortável, com desenho agradável aos olhos, com cores suaves e delicadas em tons pastel, e que ainda hoje deixa uma boa impressão nos seus usuários. Logo abaixo, a configuração de assentos com alto padrão de acabamento do Citation VII, também em tons pastel, sofisticada e refinada, disponível na década de 1990 e que ainda hoje deixa uma ótima impressão nos seus usuários.
O sofisticado Cessna Citation III é uma confortável aeronave bimotor executiva de porte médio e alta performance, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com pressurização e trem de pouso retrátil, com capacidade para transportar confortavelmente seis, sete ou oito passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, projetada para viagens internacionais e intercontinentais, criada e desenvolvida a partir da década de 1970 e fabricada nos Estados Unidos durante a década de 1980 pela então Cessna Aircraft, conhecida atualmente como Textron Aviation.

Ele é o modelo original a partir do qual todos os demais membros da família Citation 650 foram criados. Ele representou um passo a frente em relação aos demais modelos de aeronaves executivas fabricadas na época pela própria Cessna Aircraft, com mais espaço interno na cabine de passageiros, com mais conforto, portanto, com mais velocidade, mais sofisticação e maior alcance. Ele conseguiu se estabelecer no mercado aeronáutico mundial e tem o mérito de ter aberto caminho para outra família de jatos executivos, ainda maior e ainda mais confortável, a família Citation 750, cujo principal membro é o belíssimo e sofisticado Citation X, também um sucesso de vendas.

Durante a década de 1980, praticamente um terço do número total de jatos executivos de médio porte e de alcance intercontinental disponíveis no mercado de aviões novos era de Cessna Citation III. Já na década de 1990, a Cessna Aircraft colocou à disposição do mercado o Cessna Citation VII, com algumas melhorias, entre elas a capacidade de alcançar 13.500 metros de altitude sem ultrapassar o limite de temperatura tolerável dos turbofans Garrett TFE-731, mesmo com seis passageiros adultos a bordo, decolando de aeroportos quentes e com tanques de combustível quase cheios.

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Logo acima, o conjunto de aviônicos das marcas Collins e Honeywell, do cockpit original de fábrica do Citation III, completo para voos por instrumentos, uma das primeiras versões do sistema de navegação digital do tipo EFIS - Electronic Flight Instrument System, com cinco telas para visualização de dados e informações. Logo abaixo, o conjunto de aviônicos do tipo glass cockpit do Citation VII, ainda melhor que seu antecessor. Ambos os conjuntos marcaram época, foram considerados um salto qualitativo em termos de segurança de voo e eficiência.
A série de aviões executivos Citation 650 foi a segunda de nove famílias distintas de jatos executivos vendidos pela então Cessna Aircraft sob a marca Cessna Citation e o primeiro modelo da Cessna com asas enflechadas de perfil supercrítico, focada em alto desempenho.

Enquanto o Citation I e o Citation II, ambos da pioneira família Citation 500, foram muito bem sucedidos quanto às expectativas de vendas nas décadas de 1970 e 1980, seus competidores mais próximos eram as aeronaves bimotoras a jato de alta performance Learjet 25 e Learjet 35 e aeronaves turboélice das linhas Beechcraft King Air, Mitsubishi MU e EMB-121 Xingu, este último fabricado pela Embraer, lembrando que na época a marca Beechcraft ainda não era propriedade da Textron Aviation.

Durante a década de 1970, os executivos e projetistas da então fabricante Cessna Aircraft perceberam a crescente demanda do mercado de aviação executiva por um modelo de jato de maior capacidade, mais confortável, mais sofisticado e mais refinado que os aviões da família Citation 500, esta já em produção seriada na década de 1970. Embora inicialmente, num primeiro momento, tivessem projetado um modelo maior de jato executivo de médio porte utilizando como base os aviões da família Citation 500, para dar origem a um jato intercontinental, durante o desenvolvimento ficou claro que não seria possível alcançar as especificações técnicas desejadas pelos potenciais clientes e atender a demanda do mercado por um avião de categoria superior usando como base os modelos anteriores da própria Cessna Aircraft, era necessário então desenvolver um projeto completamente novo. Para desenvolver tal aeronave, a Cessna iniciou seu projeto a partir de um desenho totalmente original, ao invés de projetar um avião sobre a linha de produção já existente da família Citation 500.

Assim, a nova família Citation 650 foi iniciada com a criação, o desenvolvimento e a fabricação seriada do Cessna Citation III, que foi a primeira aeronave da Cessna Aircraft para que passageiros de até 1,65 metro de altura possam, em voo de cruzeiro, acessar a galley e o toalete sem necessidade de se curvar.

Como não era possível impulsionar um modelo de jato executivo de médio porte maior e mais pesado que os modelos da família Citation 500, fabricados até então, com os motores turbofans clássicos da família Pratt & Whitney JT15D porque simplesmente não tinham empuxo / potência suficiente. A solução encontrada então foi adotar outro modelo de motor turbofan para impusionar o Citation III. Após uma análise das opções disponíveis pelas indústrias aeronáuticas americanas, canadenses e europeias a escolha mais adequada para aquele momento foi o turbofan Garrett TFE-731, da marca Garrett, conhecida atualmente como Honeywell, o mesmo escolhido na época por outros conceituados fabricantes. Esse projeto de motor turbofan é um grande sucesso de mercado, ele foi usado também por outros grandes e tradicionais fabricantes para impulsionar seus jatos executivos intercontinentais, incluindo o Beechcraft Hawker 800 / Raytheon Hawker 800, o Learjet 55, o Dassault Falcon 50 e o Israel Astra SPX.

Após um típico programa de testes de desenvolvimento, a aeronave recebeu sua certificação pela FAA - Federal Aviation Administration, a agência federal reguladora da aviação nos Estados Unidos, em abril de 1982. A certificação significa que o avião está em conformidade com regras mínimas de segurança, neste caso a certificação FAR Part 25, necessária para ser considerado um avião intercontinental, uma certificação mais rígida que a FAR Part 23, por exemplo, embora esta também seja considerada difícil de ser alcançada pelos fabricantes.

O veloz Cessna Citation III foi o primeiro produto da Cessna Aircraft projetado para viagens intercontinentais, e o projeto foi usado posteriormente como base para dar origem, na década de 1990, ao também veloz Cessna Citation VII, também um sucesso de vendas. O Citation III foi um dos mais avançados jatos executivos fabricados na década de 1980, ele foi primeiro modelo de jato executivo da Cessna com o sistema de navegação EFIS - Electronic Flight Instrument System em sua cabine de comando, na época considerado um grande avanço. Porém naquela época a interface do sistema de navegação ainda estava disponível nos antigos tubos de raios catódicos, o que atualmente não existe em aeronaves modernas, que utilizam o LCD - Liquid Crystal Display.

Além disso, o Cessna Citation III foi o primeiro modelo de jato executivo da fabricante Cessna Aircraft capaz de operar no teto de serviço de 15.000 metros de altitude, mesmo com quatro passageiros adultos e duas crianças a bordo e tanques quase cheios. Jatos executivos de alta performance como esse estão menos sujeitos a turbulências de mau tempo.

No início da década de 1980 o Citation III saía de fábrica completo para voos por instrumentos, com as primeiras versões do conjunto de aviônicos EFIS -Electronic Flight Instrument System, mas ainda em tubos de raios catódicos. Já o TCAS - Traffic Collision Avoidance System, um sistema de alerta de tráfego para evitar colisões acidentais com outros aviões, o GPWS - Ground Proximity Warning System, um sistema de alerta de proximidade com o solo, para evitar colisões contra o solo e / ou contra obstáculos fixados no solo, como torres de transmissão de energia, por exemplo; e o radar meteorológico já eram equipamentos de série desde o início da produção seriada.

Não por acaso, então, a família Citation 650 possui um dos menores índices de acidentes graves com vítimas fatais da categoria de aviões intercontinentais de médio porte.

VERSÕES DA FAMÍLIA 650
A família Citation 650 é composta por um modelo original, o Cessna Citation III, que, aliás, foi o mais vendido da família, e duas versões sub-sequentes, o Cessna Citation VI e o Cessna Citation VII. Basicamente, em linhas gerais, todos eles são jatos bimotores pressurizados, com asas baixas e com motorização turbofan, com trem de pouso retrátil, com alta velocidade de cruzeiro e bom alcance.

Posteriormente, nas décadas seguintes, os projetos dos aviões da família Citation 650 foram usados como base para dar origem a outras famílias de jatos executivos, a família Citation 560, do qual o Cessna Citation Excel é o mais conhecido; a família Citation 750, do Cessna Citation X, por exemplo; e da família Citation 680, com o Citation Sovereign.

Em valores da época, a Cessna Aircraft gastou cerca de US$ 150 milhões para criar, desenvolver, certificar e dar os primeiros passos para fabricação seriada do Cessna Citation III, incluindo investimentos em instalações e aquisição de máquinas e equipamentos, o equivalente hoje a cerca de US$ 450 milhões.

CITATION III
O sofisticado Cessna Citation III é uma aeronave executiva bimotor de médio porte e alta performance, com motorização turbofan e com construção convencional em alumínio e ligas metálicas. Ele tem capacidade para transportar confortavelmente seis, sete ou oito passageiros em viagens internacionais e intercontinentais, fabricado em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 1980 pela Cessna Aircraft, na época já uma das maiores e mais conceituadas fabricantes de jatos executivos do planeta.

Conhecido também como Cessna Citation 650, ele foi o primeiro modelo de jato executivo intercontinental da linhagem Cessna Citation, criado especialmente para atender clientes mais exigentes e dispostos a pagar mais para ter acesso a um produto mais sofisticado e mais adequado às suas necessidades de mobilidade, sobrevoando oceanos, desertos e florestas para chegar com segurança ao seu destino. Ele foi o segundo modelo totalmente original de jato executivo fabricado pela Cessna Aircraft, ou seja, foi um projeto totalmente novo, e marcou a entrada da fabricante numa faixa superior do segmento do transporte aéreo executivo, conhecida atualmente como mid-size jet.

O Cessna Citation III foi o primeiro modelo de aeronave da Cessna Aircraft em que passageiros com 1,65 metro de altura ou menos podem ficar de pé dentro dele, em seu corredor, para acessar a sua galley, por exemplo, sem necessidade de se curvar. Além disso, ele foi o primeiro jato executivo da Cessna com APU - Auxiliary Power Unit, uma unidade independente geradora de energia que possibilita usar, ainda no solo, com os motores desligados, praticamente todos os equipamentos e aparelhos da aeronave, inclusive o ar-condicionado.

A sua produção seriada foi iniciada em 1983, impulsionado por dois motores turbofan Garrett TFE-731, com potência / empuxo de 3.650 libras / cada, totalizando 7.300 libras, o suficiente para dar-lhe uma velocidade de cruzeiro de 850 km/h e um teto de serviço de 15.000 metros, com alcance de cerca de 3.800 quilômetros, com seis passageiros a bordo e reservas de combustível. Ele foi o primeiro Cessna Citation a alcançar essa velocidade, esse teto de serviço e esse alcance, foi o primeiro com asas enflechadas de perfil supercrítico, o primeiro com trem de pouso do tipo trailing link, o primeiro com projeto de cauda em T e o primeiro com bagageiro aquecido. Resumindo, uma aeronave de categoria superior, mais sofisticada e, portanto, mais cara.

Em 1983, logo após as primeiras aeronaves serem entregues aos clientes, o Citation III bateu vários recordes em sua classe, incluindo dois recordes em tempo de subida e em velocidade por 5 horas e 13 minutos em um voo de Gander, Newfoundland, para Paris, no Aeroporto de Le Bourget. A produção continuou por nove anos até 1992, com um total de 202 unidades de Citation III sendo construídas.

O Cessna Citation III foi fabricado originalmente, nos primeiros anos da fabricação, com um conjunto de aviônicos da Honeywell e da Collins, duas marcas confiáveis. Porém, hoje em dia é possível submeter os modelos usados de Citation III disponíveis no mercado a uma variedade de modernizações e atualizações em oficinas certificadas pelo fabricante, incluindo o retrofit do motor com aumento de potência / empuxo para 3.850 libras e o up-grade do cockpit para RVSM - Reduced Vertical Separation Minimun, um novo padrão de navegação com separação reduzida entre aeronaves em rota, em vigor no Brasil, inclusive.

A Cessna Aircraft fabricou mais de 200 unidades desse modelo e grande parte deles ainda está voando, transportando passageiros em viagens interestaduais, internacionais e intercontinentais. Ele é, atualmente, uma das melhores opções de jatos executivos intercontinentais atualmente disponíveis no mercado mundial de aeronaves usadas.

CITATION VI
O Cessna Citation VI é uma aeronave executiva bimotor de médio porte e alta performance, com motorização turbofan e com construção convencional em alumínio e ligas metálicas. Ele tem capacidade para transportar confortavelmente sete ou oito passageiros em viagens internacionais e intercontinentais, criado no início da década de 1990 e desenvolvido e fabricado nos Estados Unidos na mesma década pela Cessna Aircraft.

No início da década de 1990, a Cessna Aircraft planejava substituir o Cessna Citation III por um modelo da mesma família, entretanto com um nível de desempenho e sofisticação ainda mais alto. Porém ela temia que o preço relativamente mais alto do então novo Cessna Citation VII prejudicasse as vendas. Assim a fabricante adotou uma estratégia de lançar simultaneamente dois substitutos do Cessna Citation III, um mais sofisticado e de desempenho superior, portanto mais caro, o Cessna Citation VII, e outro com praticamente o mesmo desempenho, mas com acabamento padronizado, mais simples, e conjunto de aviônicos convencional, mas completo para voos por instrumentos, o Cessna Citation VI, portanto mais barato.

O Cessna Citation VI foi, então, uma tentativa da Cessna Aircraft de oferecer uma opção relativamente mais barata de substituto do seu jato executivo intercontinental Cessna Citation III, o modelo predecessor da família. Ele foi um modelo derivado do Citation III, mas com algumas diferenças, um acabamento padronizado, um pouco mais simples, e um conjunto de aviônicos mais simples que o conjunto EFIS - Electronic Flight Instrument System do seu irmão mais caro e mais moderno Cessna Citation VII, que também foi fabricado na mesma época, também para substituir o Cessna Citation III.

A fuselagem, as asas e a empenagem do Cessna Citation VI são praticamente idênticas à célula do Cessna Citation III, mas na época com um diferença de preço de cerca de US$ 1,5 milhão, o que, convenhamos, não é pouco. Não havia a opção de interiores personalizados, com detalhes desenhados para cada cliente, como já era feito no Citation III. O primeiro voo de teste do Citation VI foi realizado em 1991, com fabricação seriada iniciada em 1992, porém o mercado não o recebeu bem.

Curiosamente, o Cessna Citation VI vendeu menos que seu irmão mais caro Cessna Citation VII, o que revela que o mercado aeronáutico tem algumas particularidades. Na verdade, a maioria das 40 unidades fabricadas e vendidas do Cessna Citation VI foram submetidas, posteriormente, anos depois, a upgrades e retrofits para torná-la mais parecida possível com o Cessna Citation VII, a pedido de clientes, o que mais uma vez prova que, sempre que possível, esse perfil de consumidor ou usuário não abre mão mesmo de conforto, refinamento e sofisticação.

A produção em série do Cessna Citation VI foi iniciada em 1992, impulsionado por motores turbofan Garrett TFE-731, com potência / empuxo de 3.650 libras / cada, totalizando 7.300 libras, o suficiente para dar-lhe uma velocidade de cruzeiro de 850 km / h e um teto de serviço de 15.000 metros, com alcance de cerca de 3.800 quilômetros, com seis passageiros a bordo e reservas de combustível.

CITATION VII
O sofisticado Cessna Citation VII é uma aeronave executiva bimotor de médio porte e alta performance, com motorização turbofan e com construção convencional em alumínio e ligas metálicas. Ele tem capacidade para transportar confortavelmente seis, sete ou oito passageiros em viagens internacionais e intercontinentais, criado no início da década de 1990, desenvolvido e fabricado em larga escala nos Estados Unidos na mesma década pela Cessna Aircraft, que utilizou como base o modelo antecessor de jato executivo Cessna Citation III, também intercontinental.

Ele foi o substituto natural do Cessna Citation III, com praticamente todas as suas características positivas e acrescentando mais alguns itens de conforto, sofisticação e refinamento, entre eles o conjunto de aviônicos EFIS - Electronic Flight Instrument System ainda melhor, mais completo, das marcas Honeywell, Collins e Universal, com telas primárias e multifuncionais e um FMS - Flight Management System, o sistema de gerenciamento de voo. Ele é um derivado melhorado e modernizado do Citation III, com motores turbofans Garrett TFE-731 mais robustos que os motores de seu antecessor.

A Cessna Aircraft implementou várias melhorias no projeto do Cessna Citation VII, com um melhor isolamento acústico da cabine de passageiros, um interior redesenhado, mais elegante, e a introdução do DEEC, que é um sistema de controle de funcionamento dos motores, considerado no meio aeronáutico o antecessor do FADEC - Full Authority Digital Engine Control, ambos para evitar que os limites de funcionamento deles sejam ultrapassados.

Com a fabricação seriada do Cessna Citation VII a Cessna Aircraft tinha a intenção de dar um passo a frente em relação à performance. O Citation VII é considerado no meio aeronáutico uma reação da Cessna ao avanço da Learjet no mercado mundial de jatos executivos de porte médio, os seus principais concorrentes são os jatos intercontinentais Learjet 55 e Learjet 60.

Os motores mais potentes Garrett TFE731-4R usados para impulsionar o Cessna Citation VII permitem à aeronave da Cessna Aircraft operar em aeroportos de altitude mais elevada ou em dias mais quentes. O primeiro voo de teste do Citation VII foi realizado em fevereiro de 1991 e sua linha de produção foi encerrada no ano 2000.

A sua produção seriada foi iniciada em 1992, impulsionado por motores turbofan Garrett TFE-731, com potência / empuxo de 4.100 libras / cada, totalizando 8.200 libras, o suficiente para dar-lhe uma velocidade de cruzeiro de 870 km / h e um teto de serviço de 15.000 metros, com alcance de cerca de 4.100 quilômetros, com seis passageiros adultos a bordo e reservas de combustível.

Apesar do preço mais alto que o preço do seu antecessor, o Cessna Citation VII foi muito bem aceito no mercado aeronáutico. A Cessna Aircraft fabricou mais de 110 unidades desse modelo e grande parte deles ainda está voando, transportando passageiros em viagens interestaduais, internacionais e intercontinentais. Ele é, atualmente, uma das melhores opções de jatos executivos intercontinentais atualmente disponíveis no mercado mundial de aeronaves usadas.

MERCADO
Logo acima, mais uma opção de cabine dos aviões da família Citation 650, com bom espaço interno, com ótimo acabamento, impecável, chique, com assentos confortáveis e com toalete no fundo da cabine de passageiros, totalmente isolado, incluindo pia para lavar as mãos e escovar os dentes. Logo abaixo, a galley do Citation III na frente da cabine de passageiros, próxima à porta principal de acesso. Em geral, a galley tem um pequeno forno de microondas para preparo de refeições rápidas e um pequeno refrigerador para água, sucos e refrigerantes.
O Citation III ainda pode ser considerado um modelo moderno de aeronave executiva, na década de 1980 ele era uma das melhores opções de transporte aéreo privado disponível para usuários de altíssimo poder aquisitivo. Quando em linha de produção, ele incorporava itens de alta tecnologia, como o FMC – Flight Management Computer, o computador de gerenciamento de voo, da fabricante americana Universal Avionics; e o ar condicionado; dentre outros itens.

É possível afirmar que, na década de 1980, a Cessna Aircraft completou seu portfólio de produtos com o Cessna Citation III, uma aeronave de categoria superior aos modelos fabricados até então pela própria fabricante, oferecendo mais espaço interno de cabine, com uma fuselagem mais volumosa e confortável e impulsionado por motores mais potentes, ocupando um degrau mais alto no mercado de jatos executivos de porte médio.

Dentro do meio aeronáutico, o Cessna Citation III é considerado uma aeronave razoavelmente acessível para empresários de alto poder aquisitivo e executivos de alto escalão, com assistência técnica adequada e peças de reposição disponíveis no Brasil, inclusive. O cockpit do Citation III pode ser submetido a upgrade em oficinas certificadas por autoridades aeronáuticas e pela fabricante Textron Aviation, incluindo a instalação de equipamentos para operar sob padrões RVSM e CNS / ATM, necessários hoje em dia

Durante a década de 1980, a Cessna Aircraft oferecia o Cessna Citation III com alcance de variando entre 3.800 quilômetros e 4.100 quilômetros, dependendo do número de passageiros a bordo, entre outros detalhes, equipado com galley com refrigerador para bebidas, água mineral, sucos e refrigerantes, forno de microondas para refeições rápidas e pequeno armário para talheres, pratos e copos. O toalete no fundo da cabine de passageiros tem com pia para lavar as mãos e escovar os dentes, inclusive. O pacote de melhorias na forma de upgrades e retrofits pode incluir uma cabine de passageiros com iluminação LED e equipada com DVD player e CD player, telefone por satélite e Internet por satélite. O aparelho de ar condicionado já era um item de série no Citation III quando era fabricado.

A família Citation 650 de jatos executivos é um sucesso de vendas, com mais de 360 unidades fabricadas, devido a uma combinação de fatores como bom espaço interno para seis, sete ou oito passageiros, ótima velocidade de cruzeiro, segurança e alcance suficiente para viagens internacionais non-stop dos Estados Unidos para Canadá e México; dos Estados Unidos para o Brasil e para outros países da América do Sul com uma ou duas paradas para reabastecimento, dependendo da distância entre origem e destino; para viagens transoceânicas entre Estados Unidos e Europa e transoceânicas entre Brasil e Europa, com uma ou duas paradas para reabastecimento; e para viagens internacionais non-stop dentro da Europa Ocidental, incluindo Alemanha, Áustria, Irlanda, França, Inglaterra, Finlândia, Itália, Espanha, Suécia, Bélgica, Holanda, Suíça, Noruega e Portugal, após, é claro, um cuidadoso planejamento da tripulação.

A fabricante americana Cessna Aircraft é uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de aeronaves executivas do mundo, com mais de 7.000 jatos executivos fabricados. Ela foi uma das primeiras fabricantes de jatos executivos de pequeno e médio portes do mundo, e, atualmente, disputa palmo a palmo o rico mercado de jatos executivos com outras também grandes empresas do setor, entre elas a americana Bombardier Learjet, a brasileira Embraer Executive Jets, a americana Gulfstream Aerospace, a francesa Dassault Falcon, a japonesa Honda Aircraft e, mais recentemente, a suíça Pilatus Aircraft.

A Textron Aviation é representada no Brasil pela TAM Aviação Executiva, que também presta serviços de manutenção de aviões e treinamento de tripulação.

SEGURANÇA DE VOO
Estatisticamente, em números aproximados, a aviação comercial e a aviação executiva são os meios de transporte mais seguros que existem, com cerca de três acidentes graves com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas, considerando a média mundial. Entretanto, se forem levados em consideração apenas os números de países desenvolvidos, como Canadá, Estados Unidos, países da Europa Ocidental, o Japão, a Coreia do Sul e a Austrália, os números de acidentes para cada um milhão de viagens são ainda menores, na média cerca de um acidente grave com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas.

Os aviões da marca Cessna sempre foram e ainda são bem construídos, a qualidade dessa marca é reconhecida no mercado mundial de transporte aéreo executivo. Porém, pilotos e mecânicos de jatinhos fabricados pela Cessna Aircraft e, mais recentemente, pela Textron Aviation devem adotar e desenvolver hábitos saudáveis de operação e manutenção.

Foram registrados seis acidentes graves com vítimas fatais nos quais os aviões da família Citation 650 se envolveram e / ou foram envolvidos, o equivalente a cerca de 2% do número total de aeronaves fabricadas. É um dos mais baixos índices de acidentes graves com vítimas fatais da história da indústria aeronáutica:
  • 1992 – Citation III – México – CFIT / Aproximação mal sucedida sob mau tempo;
  • 1994 – Citation VI – Colômbia – CFIT / Aproximação mal sucedida;
  • 2002 – Citation VI – China – CFIT / Aproximação mal sucedida sob mau tempo;
  • 2008 – Citation III – Venezuela – Passageiro no controle da aeronave (imprudência da tripulação);
  • 2009 – Citation III – Itália – Desorientação espacial sob mau tempo;
  • 2015 – Citation VII – Brasil – Falha de funcionamento do piloto automático.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

CITATION III
  • Capacidade: 6, 7 ou 8 passageiros;
  • Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 850 km/h;
  • Comprimento: Aprox. 17 metros;
  • Envergadura: Aprox. 17 metros;
  • Altura total: Aprox. 5,5 metros;
  • Altura da cabine: Aprox. 1,7 metro;
  • Motorização (potência / empuxo): 2 X Garrett TFE-731 (3.650 libras / cada);
  • TBO do Garrett (tempo entre revisões): 4.200 horas;
  • APU: Hamilton Sundstrand;
  • Peso máximo de decolagem: Aprox. 9.980 kg;
  • Alcance: Aprox. 3.800 quilômetros (seis passageiros / 75% potência / com reservas);
  • Teto de serviço: Aprox. 15.000 metros;
  • Pista de pouso: Aprox. 1.850 metros (seis passageiros / dias quentes / tanques quase cheios)
  • Preço (no Brasil): Aprox. US$ 1,3 milhão (usado / bom estado de conservação);

CITATION VII
  • Capacidade: 6, 7 ou 8 passageiros;
  • Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 870 km/h;
  • Comprimento: Aprox. 17 metros;
  • Envergadura: Aprox. 17 metros;
  • Altura total: Aprox. 5,5 metros;
  • Altura da cabine: Aprox. 1,7 metro;
  • Motorização (potência / empuxo): 2 X Garrett TFE-731 (4.100 libras / cada);
  • TBO do Garrett (tempo entre revisões): 4.200 horas;
  • APU: Honeywell;
  • Peso máximo de decolagem: Aprox. 10.180 kg;
  • Alcance: Aprox. 4.100 quilômetros (seis passageiros / 75% potência / com reservas);
  • Teto de serviço: Aprox. 15.000 metros;
  • Pista de pouso: Aprox. 1.850 metros (seis passageiros / dias quentes / tanques quase cheios)
  • Preço (no Brasil): Aprox. US$ 1,8 milhão (usado / bom estado de conservação);

ONDE COMPRAR
A importação de unidades usadas de aviões da família Citation 650 também é possível para compradores brasileiros. Porém, somando todos os impostos e taxas, o preço final da aeronave já nacionalizada pode sofrer um acréscimo de cerca de 20% em relação ao preço inicial no exterior.
Não é aconselhável comprar sozinho (a), sem acompanhamento, uma aeronave se não entende do assunto. É aconselhável buscar assessoria profissional especializada e confiável no Brasil para a seleção, a negociação de compra, o cumprimento de todos os trâmites burocráticos relacionados à importação e nacionalização, hangaragem, manutenção e treinamento de tripulação.

Várias empresas idôneas no Brasil oferecem esse tipo de serviço de assessoria e manutenção, entre elas a TAM Aviação Executiva, a Goal Aircraft, a Japi Aeronaves e a Global Aircraft. Algumas delas oferecem também o serviço de gerenciamento de aeronaves e treinamento de tripulação.

TRÊS VISTAS


O AVIÃO DO PATRÃO


GALERIA DE IMAGENS

Logo acima, o layout da cabine de passageiros dos aviões da família Citation 650. Essa é apenas uma das opções de configurações de assentos, mas é, de longe, a mais solicitada pelo mercado, com galley para refeições rápidas e bebidas na frente e toalete atrás, totalmente isolado no fundo da cabine de passageiros. Logo abaixo, ilustração simplificada da estrutura ou célula dos aviões da família Citation 650, com uma boa variedade e quantidade de partes menores em material composto, enquanto as partes principais da fuselagem e asas são convencionais em alumínio e ligas metálicas.


VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Cessna_Citation_III
  • Textron Aviation (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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