FORD EDGE

FORD EDGE
FORD EDGE SEL (NO BRASIL)
FORD EDGE LIMITED (NO BRASIL)
FORD EDGE TITANIUM (NO BRASIL)
FORD EDGE PLUS (NA CHINA)
LINCOLN NAUTILUS
LINCOLN MKX
MAZDA CX-9

INTRODUÇÃO
Logo acima, o bonito utilitário esportivo de luxo Ford Edge, na sua primeira geração, após o facelift de 2010, montado sobre a plataforma Ford CD3, com uma ótima variedade de itens de segurança e conforto, um exemplo de refinamento e sofisticação da tradicional e pragmática marca americana. Logo abaixo, o modelo Ford Edge, agora de alto luxo, já na sua segunda geração da mesma família de utilitários esportivos de tamanho médio, desta vez montado sobre a plataforma Ford CD4.
O moderno e sofisticado Ford Edge é um utilitário esportivo de luxo de tamanho médio projetado e desenvolvido pela multinacional fabricante americana Ford Motor Company e sua subsidiária canadense Ford of Canada a partir da década de 2000, com início de fabricação seriada em 2007, cujo projeto atualizado já está na 2ª geração, criada e desenvolvida a partir da década de 2010, com lançamento em 2015, com a mesma capacidade para transportar confortavelmente cinco pessoas, incluindo o motorista. A 1ª geração do veículo foi fabricada somente no Canadá e a atual 2ª geração é fabricada em série no Canadá, desde 2015, e na China, desde 2019. Ambas as geração foram importadas para o Brasil e vendidas nas concessionárias da marca Ford.

Os principais concorrentes do confortável Ford Edge são os utilitários esportivos de luxo e de alto luxo, dependendo de cada caso, Mercedes GLE / Mercedes ML, Audi Q7 e Audi Q5, BMW X5, Chevrolet Trailblazer, Fiat Freemont, Hyundai Santa Fe, Jeep Grand Cherokee e Jeep Cherokee, Kia Sorento, Land Rover Discovery, Mitsubishi Pajero Full, Porsche Cayenne, Subaru Forester, Toyota Hilux SW4, Volkswagen Touareg, Volvo XC90 e Volvo XC60, Nissan Pathfinder, Mitsubishi Pajero Dakar, Subaru Tribeca, Jaguar F-Pace e Chevrolet Equinox.

Alguns desses concorrentes do Ford Edge deixaram de ser importados para o Brasil alguns anos atrás e/ou recentemente.

A FORD MOTOR COMPANY
A americana Ford Motor Company é uma grande e tradicional fabricante de automóveis. Ela foi a sexta maior fabricante de veículos do planeta em 2017 e 2018, com mais de 6,2 milhões e mais de 4,7 milhões de unidades fabricadas, respectivamente. Ela foi fundada em 1903 por Henry Ford e está sediada em Dearborn, na região metropolitana de Detroit, nos Estados Unidos. A subsidiária da Ford Motor Company no Brasil é a Ford do Brasil, ela foi a quinta, quarta e sexta maior fabricante e vendedora / importadora de veículos do Brasil em 2019, 2017 e 2016, respectivamente, com mais de 218 mil, mais de 206 mil e mais de 180 mil unidades. Ela foi fundada no Brasil em 1919, mas nos primeiros anos só importava peças e partes de veículos e os montava no Brasil. A partir de 1921, a Ford passou a fabricar efetivamente, em linha de montagem, automóveis no Brasil.

Atualmente, a Ford do Brasil atua no país apenas como uma importadora de veículos. Em 2021, a empresa anunciou o encerramento das atividade de fabricação de automóveis aqui.

A subsidiária canadense da matriz americana é a Ford of Canada, fundada em 1904 por um grupo de investidores, entre eles Gordon McGregor e Henry Ford, e, posteriormente, anos depois, a Ford Motor Company assumiu o controle da empresa. Atualmente, a empresa possui três instalações fabris no Canadá, uma em Oakville, na província (estado) de Ontário, onde o Ford Edge é fabricado; e mais duas em Windsor, também na província de Ontário.

A Ford Motor Company possui participações societárias / acionárias nas fabricantes de automóveis Changan Ford, na China; Ford Sollers, na Rússia; AutoAlliance, na Tailândia; Ford Otosan, na Turquia; Jingling Motors, na China; Aston Martin, uma fabricante de automóveis esportivos de alto luxo, na Inglaterra; e Troller, uma fabricante brasileira de utilitários esportivos.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
O sofisticado Ford Edge é um confortável utilitário esportivo de luxo de tamanho médio, projetado e desenvolvido nos Estados Unidos e no Canadá e fabricado em série desde 2007 no Canadá pela subsidiária da multinacional fabricante americana Ford Motor Company. A sua 1ª geração faz parte do projeto Ford CD3 de veículos monobloco, do qual também fazem parte os sedans de luxo de tamanho médio Ford Fusion e Lincoln MKZ. Atualmente, o Ford Edge já está na 2ª geração e faz parte do projeto Ford CD4, também monobloco, do qual também fazem parte os sedans de luxo e de alto luxo Ford Fusion, Ford Mondeo, Lincoln MKZ e Lincoln Continental, entre outros modelos.

A 2ª geração desse espaçoso modelo de utilitário esportivo da Ford Motor Company foi lançada em 2015, montado sobre a plataforma Ford CD4, com tração 4X4, motor transversal e capacidade para transportar confortavelmente cinco pessoas adultas, incluindo o condutor, com quatro portas laterais e uma porta traseira para acesso ao seu porta-malas. A partir de então ele passou a competir diretamente, mesmo, tanto em termos de sofisticação e refinamento quanto em termos de preço, com automóveis de alto luxo do tipo SUV – Sport Utility Vehicle de grandes e tradicionais marcas premium europeias e japonesas como, por exemplo, Mercedes Benz, Jaguar, Land Rover, Lexus, Audi, Volvo e BMW, lembrando que a Ford Motor Company já foi proprietária da Volvo Cars sueca e da Jaguar inglesa.

O Ford Edge, na sua nova versão Titanum Plus, é um dos mais recentes integrantes da bem sucedida família Ford Edge da Ford of Canada, cujos modelos de utilitários esportivos predecessores também receberam a nomenclatura Ford Edge, com várias versões, entre elas a Ford Edge SEL e a Ford Edge Limited, ambas com o mesmo motor Duratec V6 a gasolina, comercializadas no Brasil, inclusive, desde a década de 2000.

Esses modelos SUV – Sport Utility Vehicle (pronuncia-se Spórt Iutíliti Víeco) da família Ford Edge, da tradicional fabricante canadense estão equipados com uma grande variedade de itens de segurança, conforto e desempenho, como freios a disco do tipo ABS (antitravamento), controle de estabilidade, tração dianteira ou tração 4X4, dependendo da versão e do ano de fabricação, e controle de tração inteligente (somente os conjuntos de rodas e pneus que estão firmemente em contato com o solo recebem automaticamente força do motor), vários airbags espalhados pelo habitáculo do veículo, ar-condicionado e aquecedor, câmera de ré para auxílio de estacionamento nos modelos mais recentes, entre muitos outros.

Nenhuma versão do Ford Edge com motor a diesel foi importada para o Brasil.

A FAMÍLIA  EDGE

FORD EDGE (1ª GERAÇÃO)
Logo acima, o elegante SUV médio da Ford, o Ford Edge Limited, uma das mais bem sucedidas versões dessa família de utilitários esportivos. Logo abaixo, o bonito painel do mesmo modelo, com acabamento de primeira, caprichado, com assentos com revestimento em couro e com ajustes elétricos de altura e inclinação e painel com detalhes prateados.
A família Ford Edge de automóveis utilitários esportivos é um dos mais bem sucedidos projetos da Ford Motor Company nas décadas mais recentes, graças principalmente ao gosto do consumidor americano por automóveis espaçosos e confortáveis. Ela nasceu na década de 2000, a partir da percepção dos executivos, projetistas e investidores das montadoras americana e canadense sobre o crescente mercado mundial de automóveis de carroceria alta e, portanto, posição de dirigir também alta, com pneus de tamanho médio, com vão livre do solo maior que a distância do solo encontrada em automóveis sedans, tração 4X4, bom espaço interno e aspecto estético externo levemente country. Esses modelos de automóveis também são definidos tecnicamente e mercadologicamente pelas expressões cross-over / all-terrain e off-road, que significa todo terreno e fora-de-estrada, numa tradução livre.

Apenas para exemplificar essa tendência de mercado, que não é nova e cresce a cada ano, pode-se citar alguns exemplos de “vovôs” do conceito SUV – Sport Utility Vehicle, em inglês, ou utilitário esportivo, em português, entre eles o Land Rover Serie I, de fabricação inglesa, da década de 1950; o Toyota Bandeirante, a versão nacional do veículo japonês Toyota Land Cruiser, fabricada no Brasil a partir da década de 1960; e, é claro, o pequeno e lendário Jeep Willys, a partir da década de 1940, o modelo americano fabricado no Brasil e nos Estados Unidos. Esses são alguns dos pioneiros de um mercado crescente no mundo todo, principalmente nos Estados Unidos, no Brasil e na Austrália, três países de forte tradição rural. Mas as semelhanças param por aqui, pois a intenção da Ford Motor Company na década de 2000 era fabricar um automóvel chique, o que nem sequer passava pela cabeça dos executivos e projetistas da Land Rover, da Toyota e da Willys / Ford naquelas décadas.

A partir das décadas de 1990 e 2000, várias renomadas e tradicionais fabricantes europeias de automóveis premium (pronuncia-se prímium) perceberam esse grande potencial de vendas. Do outro lado do Oceano Atlântico a Mercedes-Benz, a Audi, a Volvo, a BMW e a Porsche, por exemplo, também entraram na disputa, com vários modelos, um mais bonito que o outro, confortáveis, refinados e sofisticados, entre eles o Volvo XC90, o Mercedes-Benz ML, o Audi Q7, o BMW X5 e, é claro, o Porsche Cayenne. Aliás, o Porsche Cayenne foi a “salvação da lavoura” para a fabricante Porsche. Ele foi o principal responsável pela retomada de mercado da renomada fabricante alemã de automóveis esportivos de alto luxo, que estava com sérios problemas financeiros na época, com perda de receita, inclusive. Talvez não seja um exagero dizer que o Porsche Cayenne salvou a Porsche da falência...

Os três primeiros modelos da família Ford Edge lançados na década de 2000, o Ford Edge SE, mais simples, o Ford Edge SEL, intermediário, e o Ford Edge Limited, mais sofisticado, venderam bem, principalmente as versões mais completas e principalmente para os consumidores dos Estados Unidos, que, aliás, adoram utilitários esportivos, minivans, vans e pickups. Só pra se ter uma ideia da grande demanda do mercado americano por esses tipos de veículos mais altos que sedans e hatches, eles somavam, na década de 2010, cerca de 50% de participação do mercado americano de automóveis, com tendência de alta, principalmente os utilitários esportivos. A Ford Motor Company, por exemplo, conseguiu vender nos primeiros quatro anos de fabricação seriada quase 500.000 unidades do Ford Edge, em várias versões. As vendas melhoraram ainda mais após pequenos retoques estéticos na dianteira e no interior do Ford Edge, introduzidos em 2010, deixando-o mais bonito e atraente, com mais 600.000 unidades vendidas, até a chegada da 2ª geração do utilitário esportivo, em 2015, totalmente renovada, totalizando mais de 2.160.000 unidades vendidas do Ford Edge, de 2006 até agora.

Se a Ford of Canada dependesse apenas do mercado americano para manter ativa sua linha de produção do Ford Edge, com certeza manteria tranquilamente, mas além dos mercados americano e canadense ele foi exportado para a Europa, para o México e para o Brasil, o que ajudou a incrementar as vendas. Além disso, a Ford Motor Company iniciou a produção local do Ford Edge na China em 2019, por meio de sua subsidiária Changan Ford, em parceria com a montadora chinesa Changan Automobile.

Ele foi importado do Canadá para o Brasil pela Ford do Brasil a partir de 2008 com motor Duratec V6 de alumínio, a gasolina, com 3.500 cilindradas e 24 válvulas, aspirado e com injeção eletrônica multiponto; com câmbio Ford automático 6F de seis velocidades ou marchas; de com tração 4X4 integral ou com tração dianteira, dependendo da versão; com freios ABS, controle de estabilidade e controle de tração; com trava central elétrica e vidros elétricos, com alarme anti-roubo; faróis de neblina; câmbio automático de seis velocidades ou marchas; GPS; controle elétrico de inclinação dos encostos e de altura e distância dos assentos dianteiros; com computador de bordo e piloto automático; para-brisas e vidros dianteiros com isolamento acústico; sistema de airbag duplo frontal, laterais dianteiros e de cortina; cintos de segurança de três pontos para até cinco pessoas; velocímetro e conta giros de formato analógico; sete saídas de ar frontais do sistema de ar-condicionado e aquecedor e mais uma saída para os passageiros do assento traseiro; direção hidráulica; rodas de liga leve e monitoramento da pressão dos pneus; revestimento dos assentos em couro; volante com regulagem de altura e distância ou profundidade; rádio AM / FM com CD player e DVD player da marca Sony; detalhes prateados no painel e nas portas; abertura interna do porta malas; sensor de luz, para acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, para acionamento do limpador de para-brisa, e sensor de estacionamento; e porta objetos com tampa no console central e vários porta objetos abertos e fechados na parte da frente e na parte detrás do habitáculo.

Note que, desde o início da importação do Ford Edge para o Brasil, a Ford do Brasil já disponibilizava o veículo de luxo com uma grande variedade de itens e/ou características de segurança e conforto, principalmente na versão mais sofisticada Ford Edge Limited, com preços entre R$ 130 mil e R$ 150 mil, dependendo da versão. Atualmente, é possível encontrar esses modelos no mercado de automóveis usados, com até 100.000 quilômetros rodados, por algo entre R$ 75 mil e R$ 50 mil, a maioria em bom estado de conservação. Alguns anos depois de seu lançamento no Brasil, a partir de 2010, o Ford Edge passou uma pequena reestilização externa e interna, que o deixou mais bonito, com frente bem resolvida, mantendo esses preços competitivos e, atualmente, ele pode ser encontrado no mercado de usados, com menos de 100.000 quilômetros rodados, por algo em torno de R$ 75 mil, também em bom estado.

Os modelos da 1ª geração da família Ford Edge, que podem ser encontrados no mercado brasileiro de automóveis usados, a maioria em bom estado de conservação e a preços razoáveis, tiveram duas opções de tração, a dianteira e a tração 4X4, todas com motor Duratec V6 a gasolina com 3.500 cilindradas, sempre aspirado. Até o ano de 2010, esse motor gerava 270 cavalos de potência e 34 kgfm de torque e a partir de 2010 passou a gerar 290 cavalos de potência e 35 kgfm de torque, mais do que suficiente para tracionar o peso do veículo na cidade e na rodovia, mesmo lotado de passageiros e com bagagem.

Outro destaque dessa 1ª geração de automóveis, conhecida também como geração Ford U387, é o elegante design com linhas suaves, levemente vincadas, marcantes e agradáveis, principalmente a partir de 2010, quanto sua frente foi reestilizada e se tornou bem resolvida.

O veículo é considerado seguro, tendo conseguido alcançar uma média de 4,5 estrelas, nos testes de segurança dNHTSA, a agência governamental americana do setor de transportes rodoviários.

Várias opções de motorização foram disponibilizadas para a família Ford Edge nos Estados Unidos, algumas mais econômicas e outras menos econômicas, mas para o Brasil somente uma delas foi importada pela Ford do Brasil. O único pecado dos modelos Ford Edge 3.5 SEL e Ford Edge 3.5 Limited, ambos a gasolina, importados do Canadá para o Brasil é o consumo elevado de combustível, mesmo sendo conduzidos por motoristas de temperamento tranquilo, algo em torno de 5 km / litro na cidade e em torno de 7 km / litro na rodovia. Esse problema foi parcialmente resolvido pela Ford do Brasil com a importação da 2ª geração do Ford Edge, com a sua nova motorização turbo de 2.700 cilindradas.

FORD EDGE (2ª GERAÇÃO)
Logo acima, a bonita 2ª geração do SUV médio importado e vendido pela Ford do Brasil, mas dessa vez com a nova motorização turbo, um pouco mais econômica que a grande motorização aspirada anterior. Essa nova geração do Ford Edge também está sendo bem vendida nos Estados Unidos. Logo abaixo, o bonito e sofisticado painel do mesmo modelo, com detalhes prateados, com assentos com uma combinação de tecidos finos e couro e também com ajustes elétricos de altura e inclinação.
A subsidiária canadense da Ford Motor Company deu início à fabricação em série da 2ª geração da família Ford Edge em 2015, conservando uma parte das características conceituais dos modelos da primeira geração da mesma família. Entretanto é bom deixar claro aqui que essa 2ª geração dos modelos Ford Edge é quase completamente nova, a começar pela nova plataforma Ford CD4 que, embora nova, manteve o entre-eixos de 2,8 metros, que assim continua bem generoso para as pernas dos passageiros adultos do assento traseiro. Assim, o Ford Edge Titanium e o Ford Edge ST, ambos com motores a gasolina, mantiveram o mesmo nível de conforto para os passageiros do assento traseiro em relação aos modelos Ford Edge da 1ª geração.

Só pra se ter uma ideia do que isso significa, apenas para comparação, a maioria dos automóveis populares 1.0 vendidos atualmente possuem entre 2,4 metros e 2,5 metros de distância entre eixos. Além disso, essa família de utilitários esportivos da Ford tem mais espaço vertical, do assoalho até o teto, em comparação com automóveis populares, o que resulta em mais volume interno, ou seja, mais conforto para os ocupantes.

Como foi possível notar nos parágrafos acima, os modelos da 1ª geração do Ford Edge importados para o Brasil já saíam de fábrica com um grande número de itens de segurança e conforto, a grande maioria deles, quase todos, como itens de série. Essa 2ª geração da família Ford Edge passou a sair de fábrica com um nível ainda maior de sofisticação que a 1ª geração da mesma linha de automóveis. Ela passou a ser equipada, dependendo do ano de fabricação, com vários itens de sofisticação não presentes nos modelos anteriores da 1ª geração, entre eles os faróis e as lanternas traseiras de LED, estas mais econômicas e eficientes que as convencionais; direção elétrica; abertura inteligente do porta-malas, com um sensor de presença que detecta os pés do condutor do veículo quando próximos ao porta-malas e abre automaticamente a tampa traseira; freio de estacionamento elétrico; sistema semiautônomo de estacionamento automático; telas de DVD na parte de trás dos encostos de cabeça dos assentos dianteiros; piloto automático com sistema de permanência em faixa e alerta antecipado de colisão com outros veículos ou com pedestres, com frenagem preventiva automática ou redução preventiva da velocidade, caso o condutor não acione o pedal de freio; mais dois airbags, para joelhos; câmera frontal de 180º graus; assistente de partidas ou acelerações em aclives ou rampas, que mantém os freios do veículo acionados até o momento em que o motorista pisa no pedal do acelerador. Seria algo como um sistema análogo a um piloto automático, digamos, que controla os freios do veículo para uma subida controlada. E mais: Câmbio automático de oito velocidades ou marchas, com a possibilidade de trocas manuais de marchas por meio de aletas atrás do volante.

Dependendo da versão e do ano de fabricação, os modelos Ford Edge Titanium e Ford Edge ST passaram a ser tracionados com os motores Duratec 3.5 V6 aspirado, com 280 cavalos de potência e 35 kgfm de torque, e Ecoboost 2.7 V6, com turbocompressor e injeção direta, inicialmente com 315 cavalos e 47 kgfm, e, posteriormente, a partir de 2019, com 335 cavalos e generosos 50 kgfm, mais do que suficiente para mover o veículo, mesmo lotado e com bagagem leve.

Pelo que se sabe, versões do Ford Edge com câmbio automático PowerShift, de dupla embreagem, não vieram para o Brasil.

O veículo é considerado seguro, tendo conseguido alcançar 5 estrelas, a nota máxima, nos testes de segurança da NHTSA, a agência governamental americana do setor de transportes rodoviários.

Resumindo: A montadora Ford do Brasil decidiu entrar pra valer na disputa pelo consumidor de altíssimo poder aquisitivo, exigente e atento a detalhes. Mas é claro que toda essa sofisticação e esse refinamento tinha um preço aqui no Brasil: Quase R$ 300.000,00 a vista, em 2019. É outro “universo”, o “topo da pirâmide” da indústria automobilística. A montadora estava sendo ousada, estava desafiando automóveis de grife, como Mercedes-Benz GLE, Audi Q7 e Audi Q5, BMW X5, Land Rover Range Rover e Land Rover Discovery, Volvo XC90 e Volvo XC60, Porsche Cayenne e Jaguar F-Pace, entre outros.

Alguns falavam, em 2019, que talvez fosse melhor ela ter mantido sua estratégia anterior de oferecer um produto sofisticado e refinado sim, mas com foco no custo benefício, dentro da faixa de R$ 150.000 até R$ 250.000,00, como faziam várias marcas populares, com veículos como, por exemplo, Mitsubishi Pajero Full, Chevrolet Trailblazer e Toyota Hilux SW4.

MERCADO

Logo acima e logo abaixo, as traseiras da primeira e da segunda gerações do Ford Edge, respectivamente. As principais diferenças são os formatos das lanternas, ambas bonitas, mas que no caso da segunda geração são horizontais e possuem iluminação de LED, tecnologia mais econômica e mais eficiente que a convencional.
É notável o volume de vendas de utilitários esportivos nos Estados Unidos, no Brasil e na Austrália, um sonho de consumo dos norte-americanos, dos brasileiros e dos australianos, em geral mais espaçosos e confortáveis que sedans e hatches. A confiança da Ford Motor Company nessa tendência de mercado, que já dava sinais claros há décadas atrás, mas foi intensificada na década de 1990, resultou no início da produção do Ford Explorer, que, inclusive, ainda é fabricado e foi importado para o Brasil pela Ford do Brasil nas década de 1990 e 2000.

No Brasil essa tendência também existe e é muito forte. Em 2017, por exemplo, todos eles juntos somaram quase 17% do número total de automóveis fabricados no Brasil, com viés de alta. Em 2019, por exemplo, todos eles juntos somaram quase 27% do número total de automóveis fabricados no Brasil, de um total de 2.261.967 unidades fabricadas, incluindo hatches e sedans, principalmente os compactos.

Há quem diga que no futuro, daqui a alguns anos, eles serão o segmento mais vendido, ultrapassando as vendas de carros hatches compactos populares, inclusive. E não seria difícil entender o porquê: Conforto.

SUV’S MAIS VENDIDOS NO BRASIL EM 2019

POSIÇÃO

MODELO

UNIDADES

Jeep Renegade

68.726

Jeep Compass

60.362

Hyundai Creta

57.460

Nissan Kicks

56.062

Honda HR-V

49.488

Volkswagen T-Cross

37.081

Ford EcoSport

34.206

Renault Captur

28.660

Renault Duster

26.090

10ª

Citroen C4 Cactus

16.438

Fonte: Anfavea


Atualmente, o Ford Edge não é mais importado para o Brasil. Atualmente, a Ford do Brasil comercializa aqui dois modelos de utilitários esportivos de tamanho médio, o Ford Territory e o Ford Bronco.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

FORD EDGE (1ª GERAÇÃO)
  • Capacidade: 1 motorista e 4 passageiros;
  • Comprimento: Aprox. 4,7 metros;
  • Entre eixos (espaço interno): Aprox. 2,8 metros;
  • Largura: Aprox. 1,9 metro;
  • Altura: Aprox. 1,7 metro;
  • Motor: Duratec V6 de alumínio, aspirado, com 3,5 litros e 24 válvulas;
  • Potência e torque: 270 cv e 35 kgfm (até 2010);
  • Potência e torque: 290 cv e 40 kgfm (até 2015);
  • Transmissão: Automática (6 velocidades);
  • Porta malas:
  • Freios: Discos nas quatro rodas, com ABS;
  • Peso vazio: 2.100 kg;
  • Suspensão dianteira: McPherson, independente, com molas helicoidais e amortecedores;
  • Suspensão traseira: Multlink, independente, com barra estabilizadora;
  • Rodas:
  • Pneus: Pirelli Scorpion STR; 
  • Nível de ruído interno: Aprox.
  • Aceleração 0 a 100 km / h: Aprox. 10 segundos (vazio);
  • Aceleração 0 a 100 km / h: Aprox. 12 segundos (lotado);
  • Consumo: Aprox. 5 km / litro (cidade);
  • Consumo: Aprox. 7 km / litro (rodovia);
  • Preço (2008 até 2010): Entre R$ 50 mil e R$ 75 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço (2011 até 2015): Aprox. R$ 75 mil (usado / bom estado de conservação);

ONDE COMPRAR

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipedia (em inglês)https://en.m.wikipedia.org/wiki/Ford_CD4_platform
  • Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/Ford_Motor_Company_of_Canada
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ford_Edge
  • Wikipedia (em inglês)https://en.wikipedia.org/wiki/Ford_Edge
  • Ford do Brasil (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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