FORD EDGE
FORD EDGE
MAZDA CX-9
Logo acima e logo abaixo, as traseiras da primeira e da segunda gerações do Ford Edge, respectivamente. As principais diferenças são os formatos das lanternas, ambas bonitas, mas que no caso da segunda geração são horizontais e possuem iluminação de LED, tecnologia mais econômica e mais eficiente que a convencional.
FORD EDGE SEL (NO BRASIL)
FORD EDGE LIMITED (NO BRASIL)
FORD EDGE TITANIUM (NO BRASIL)
FORD EDGE PLUS (NA CHINA)
LINCOLN NAUTILUS
LINCOLN MKXMAZDA CX-9
Logo acima, o bonito utilitário esportivo de luxo Ford
Edge, na sua primeira geração, após o facelift de 2010, montado sobre a plataforma Ford CD3, com uma ótima variedade de itens de segurança e conforto, um exemplo de refinamento e
sofisticação da tradicional e pragmática marca americana. Logo abaixo, o modelo
Ford Edge, agora de alto luxo, já na sua segunda geração da mesma família de
utilitários esportivos de tamanho médio, desta vez montado sobre a plataforma Ford
CD4.
O moderno e sofisticado Ford Edge é um utilitário
esportivo de luxo de tamanho médio projetado e desenvolvido pela multinacional fabricante americana
Ford Motor Company e sua subsidiária canadense Ford of Canada a partir da
década de 2000, com início de fabricação seriada em 2007, cujo projeto atualizado já está na 2ª geração, criada e desenvolvida a partir da década de 2010, com lançamento em 2015, com a mesma capacidade para transportar confortavelmente
cinco pessoas, incluindo o motorista. A 1ª geração do veículo foi fabricada somente no Canadá e a atual 2ª geração é fabricada em série no Canadá, desde 2015, e na China, desde 2019. Ambas as geração foram importadas para o Brasil e vendidas nas concessionárias da marca Ford.
Os principais concorrentes do confortável Ford Edge
são os utilitários esportivos de luxo e de alto luxo, dependendo de cada caso, Mercedes
GLE / Mercedes ML, Audi Q7 e Audi Q5, BMW X5, Chevrolet Trailblazer, Fiat Freemont, Hyundai Santa Fe,
Jeep Grand Cherokee e Jeep Cherokee, Kia Sorento, Land Rover Discovery, Mitsubishi Pajero Full,
Porsche Cayenne, Subaru Forester, Toyota Hilux SW4, Volkswagen Touareg, Volvo XC90 e Volvo XC60,
Nissan Pathfinder, Mitsubishi Pajero Dakar, Subaru Tribeca, Jaguar F-Pace e
Chevrolet Equinox.
Alguns desses concorrentes do Ford Edge deixaram de
ser importados para o Brasil alguns anos atrás e/ou recentemente.
A FORD MOTOR COMPANY
A americana Ford Motor Company é uma grande e
tradicional fabricante de automóveis. Ela foi a sexta maior fabricante de
veículos do planeta em 2017 e 2018, com mais de 6,2 milhões e mais de 4,7 milhões de unidades fabricadas, respectivamente. Ela foi
fundada em 1903 por Henry Ford e está sediada em Dearborn, na região
metropolitana de Detroit, nos Estados Unidos. A subsidiária da Ford Motor
Company no Brasil é a Ford do Brasil, ela foi a quinta, quarta e sexta maior fabricante e
vendedora / importadora de veículos do Brasil em 2019, 2017 e 2016, respectivamente, com mais de 218 mil, mais de 206 mil e mais de 180 mil unidades.
Ela foi fundada no Brasil em 1919, mas nos primeiros anos só importava peças e
partes de veículos e os montava no Brasil. A partir de 1921, a Ford passou a
fabricar efetivamente, em linha de montagem, automóveis no Brasil.
Atualmente, a Ford do Brasil atua no país apenas como uma importadora de veículos. Em 2021, a empresa anunciou o encerramento das atividade de fabricação de automóveis aqui.
A subsidiária canadense da matriz americana é a Ford
of Canada, fundada em 1904 por um grupo de investidores, entre eles Gordon
McGregor e Henry Ford, e, posteriormente, anos depois, a Ford Motor Company
assumiu o controle da empresa. Atualmente, a empresa possui três instalações
fabris no Canadá, uma em Oakville, na província (estado) de Ontário, onde o
Ford Edge é fabricado; e mais duas em Windsor, também na província de Ontário.
A Ford Motor Company possui participações societárias / acionárias nas fabricantes de automóveis Changan Ford, na China; Ford Sollers, na Rússia; AutoAlliance, na Tailândia; Ford Otosan, na Turquia; Jingling Motors, na China; Aston Martin, uma fabricante de automóveis esportivos de alto luxo, na Inglaterra; e Troller, uma fabricante brasileira de utilitários esportivos.
A Ford Motor Company possui participações societárias / acionárias nas fabricantes de automóveis Changan Ford, na China; Ford Sollers, na Rússia; AutoAlliance, na Tailândia; Ford Otosan, na Turquia; Jingling Motors, na China; Aston Martin, uma fabricante de automóveis esportivos de alto luxo, na Inglaterra; e Troller, uma fabricante brasileira de utilitários esportivos.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
O sofisticado Ford Edge é um confortável utilitário
esportivo de luxo de tamanho médio, projetado e desenvolvido nos Estados Unidos
e no Canadá e fabricado em série desde 2007 no Canadá pela subsidiária da multinacional
fabricante americana Ford Motor Company. A sua 1ª geração faz parte do projeto
Ford CD3 de veículos monobloco, do qual também fazem parte os sedans de luxo de
tamanho médio Ford Fusion e Lincoln MKZ. Atualmente, o Ford Edge já está na 2ª
geração e faz parte do projeto Ford CD4, também monobloco, do qual também fazem
parte os sedans de luxo e de alto luxo Ford Fusion, Ford Mondeo, Lincoln MKZ e
Lincoln Continental, entre outros modelos.
A 2ª geração desse espaçoso modelo de utilitário
esportivo da Ford Motor Company foi lançada em 2015, montado sobre a plataforma
Ford CD4, com tração 4X4, motor
transversal e capacidade para transportar confortavelmente cinco pessoas
adultas, incluindo o condutor, com quatro portas laterais e uma porta traseira
para acesso ao seu porta-malas. A partir de então ele passou a competir
diretamente, mesmo, tanto em termos de sofisticação e refinamento quanto em
termos de preço, com automóveis de alto luxo do tipo SUV – Sport Utility
Vehicle de grandes e tradicionais marcas premium europeias e japonesas como,
por exemplo, Mercedes Benz, Jaguar, Land Rover, Lexus, Audi, Volvo e BMW, lembrando que
a Ford Motor Company já foi proprietária da Volvo Cars sueca e da Jaguar inglesa.
O Ford Edge, na sua nova versão Titanum Plus, é um dos
mais recentes integrantes da bem sucedida família Ford Edge da Ford of Canada,
cujos modelos de utilitários esportivos predecessores também receberam a nomenclatura Ford Edge, com várias versões, entre elas a Ford Edge SEL e a Ford
Edge Limited, ambas com o mesmo motor Duratec V6 a gasolina, comercializadas no Brasil,
inclusive, desde a década de 2000.
Esses modelos SUV – Sport Utility Vehicle
(pronuncia-se Spórt Iutíliti Víeco) da família Ford Edge, da tradicional
fabricante canadense estão equipados com uma grande variedade de itens de
segurança, conforto e desempenho, como freios a disco do tipo ABS
(antitravamento), controle de estabilidade, tração dianteira ou tração 4X4,
dependendo da versão e do ano de fabricação, e controle de tração inteligente (somente os conjuntos de
rodas e pneus que estão firmemente em contato com o solo recebem
automaticamente força do motor), vários airbags espalhados pelo habitáculo do
veículo, ar-condicionado e aquecedor, câmera de ré para auxílio de
estacionamento nos modelos mais recentes, entre muitos outros.
Nenhuma versão do Ford Edge com motor a diesel foi importada para o Brasil.
A FAMÍLIA EDGE
FORD EDGE (1ª GERAÇÃO)
Logo acima, o elegante SUV médio da Ford, o Ford
Edge Limited, uma das mais bem sucedidas versões dessa família de utilitários
esportivos. Logo abaixo, o bonito painel do mesmo modelo, com acabamento de
primeira, caprichado, com assentos com revestimento em couro e com ajustes elétricos de altura e
inclinação e painel com detalhes prateados.
A família Ford Edge de automóveis utilitários
esportivos é um dos mais bem sucedidos projetos da Ford Motor Company nas décadas mais recentes, graças
principalmente ao gosto do consumidor americano por automóveis espaçosos e
confortáveis. Ela nasceu na década de 2000, a partir da percepção dos
executivos, projetistas e investidores das montadoras americana e canadense sobre
o crescente mercado mundial de automóveis de carroceria alta e, portanto, posição
de dirigir também alta, com pneus de tamanho médio, com vão livre do solo maior
que a distância do solo encontrada em automóveis sedans, tração 4X4, bom espaço
interno e aspecto estético externo levemente country. Esses modelos de
automóveis também são definidos tecnicamente e mercadologicamente pelas
expressões cross-over / all-terrain e off-road, que significa todo terreno e
fora-de-estrada, numa tradução livre.
Apenas para exemplificar essa tendência de mercado,
que não é nova e cresce a cada ano, pode-se citar alguns exemplos de “vovôs” do
conceito SUV – Sport Utility Vehicle, em inglês, ou utilitário esportivo, em
português, entre eles o Land Rover Serie I, de fabricação inglesa, da década de
1950; o Toyota Bandeirante, a versão nacional do veículo japonês Toyota Land Cruiser, fabricada no Brasil a partir da década de
1960; e, é claro, o pequeno e lendário Jeep Willys, a partir da década de 1940,
o modelo americano fabricado no Brasil e nos Estados Unidos. Esses são alguns
dos pioneiros de um mercado crescente no mundo todo, principalmente nos Estados
Unidos, no Brasil e na Austrália, três países de forte tradição rural. Mas as
semelhanças param por aqui, pois a intenção da Ford Motor Company na década de 2000
era fabricar um automóvel chique, o que nem sequer passava pela cabeça dos
executivos e projetistas da Land Rover, da Toyota e da Willys / Ford naquelas
décadas.
A partir das décadas de 1990 e 2000, várias renomadas
e tradicionais fabricantes europeias de automóveis premium (pronuncia-se prímium) perceberam esse grande
potencial de vendas. Do outro lado do Oceano Atlântico a Mercedes-Benz, a Audi,
a Volvo, a BMW e a Porsche, por exemplo, também entraram na disputa, com vários
modelos, um mais bonito que o outro, confortáveis, refinados e sofisticados,
entre eles o Volvo XC90, o Mercedes-Benz ML, o Audi Q7, o BMW X5 e, é claro, o
Porsche Cayenne. Aliás, o Porsche Cayenne foi a “salvação da lavoura” para a fabricante Porsche. Ele foi o principal responsável pela retomada de mercado da
renomada fabricante alemã de automóveis esportivos de alto luxo, que estava com
sérios problemas financeiros na época, com perda de receita, inclusive. Talvez
não seja um exagero dizer que o Porsche Cayenne salvou a Porsche da falência...
Os três primeiros modelos da família Ford Edge lançados
na década de 2000, o Ford Edge SE, mais simples, o Ford Edge SEL,
intermediário, e o Ford Edge Limited, mais sofisticado, venderam bem, principalmente
as versões mais completas e principalmente para os consumidores dos Estados
Unidos, que, aliás, adoram utilitários esportivos, minivans, vans e pickups. Só
pra se ter uma ideia da grande demanda do mercado americano por esses tipos de
veículos mais altos que sedans e hatches, eles somavam, na década de 2010, cerca de 50% de participação
do mercado americano de automóveis, com tendência de alta, principalmente os
utilitários esportivos. A Ford Motor Company, por exemplo, conseguiu vender nos
primeiros quatro anos de fabricação seriada quase 500.000 unidades do Ford Edge,
em várias versões. As vendas melhoraram ainda mais após pequenos retoques
estéticos na dianteira e no interior do Ford Edge, introduzidos em 2010,
deixando-o mais bonito e atraente, com mais 600.000 unidades vendidas, até a
chegada da 2ª geração do utilitário esportivo, em 2015, totalmente renovada,
totalizando mais de 2.160.000 unidades vendidas do Ford Edge, de 2006 até agora.
Se a Ford of Canada dependesse apenas do mercado
americano para manter ativa sua linha de produção do Ford Edge, com certeza
manteria tranquilamente, mas além dos mercados americano e canadense ele foi exportado para a Europa, para o México e para o Brasil, o que ajudou a incrementar as vendas.
Além disso, a Ford Motor Company iniciou a produção local do Ford Edge na China em 2019, por meio de sua subsidiária Changan Ford, em parceria com a montadora chinesa Changan Automobile.
Ele foi importado do Canadá para o Brasil pela Ford do
Brasil a partir de 2008 com motor Duratec V6 de alumínio, a gasolina, com 3.500
cilindradas e 24 válvulas, aspirado e com injeção eletrônica multiponto; com câmbio Ford automático 6F de seis velocidades ou marchas; de com
tração 4X4 integral ou com tração dianteira, dependendo da versão; com freios
ABS, controle de estabilidade e controle de tração; com trava central elétrica e vidros elétricos, com alarme anti-roubo; faróis de neblina; câmbio automático de seis velocidades ou marchas; GPS; controle
elétrico de inclinação dos encostos e de altura e distância dos assentos
dianteiros; com computador de bordo e piloto automático; para-brisas e vidros dianteiros com isolamento acústico; sistema de airbag
duplo frontal, laterais dianteiros e de cortina; cintos de segurança de três
pontos para até cinco pessoas; velocímetro e conta giros de formato analógico; sete
saídas de ar frontais do sistema de ar-condicionado e aquecedor e mais uma
saída para os passageiros do assento traseiro; direção hidráulica; rodas de
liga leve e monitoramento da pressão dos pneus; revestimento dos assentos em
couro; volante com regulagem de altura e distância ou profundidade; rádio AM / FM com CD player e DVD player da marca Sony; detalhes prateados no painel e nas portas; abertura
interna do porta malas; sensor de luz, para acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, para acionamento do limpador de para-brisa, e sensor de estacionamento;
e porta objetos com tampa no console central e vários porta objetos abertos e
fechados na parte da frente e na parte detrás do habitáculo.
Note que, desde o início da importação do Ford Edge
para o Brasil, a Ford do Brasil já disponibilizava o veículo de luxo com uma
grande variedade de itens e/ou características de segurança e conforto, principalmente
na versão mais sofisticada Ford Edge Limited, com preços entre R$ 130 mil e
R$ 150 mil, dependendo da versão. Atualmente, é possível encontrar esses modelos no mercado de automóveis usados, com até 100.000 quilômetros
rodados, por algo entre R$ 75 mil e R$ 50 mil, a maioria em bom estado de conservação.
Alguns anos depois de seu lançamento no Brasil, a partir de 2010, o Ford Edge
passou uma pequena reestilização externa e interna, que o deixou mais bonito, com
frente bem resolvida, mantendo esses preços competitivos e, atualmente, ele
pode ser encontrado no mercado de usados, com menos de 100.000 quilômetros
rodados, por algo em torno de R$ 75 mil, também em bom estado.
Os modelos da 1ª geração da família Ford Edge, que
podem ser encontrados no mercado brasileiro de automóveis usados, a maioria em
bom estado de conservação e a preços razoáveis, tiveram duas opções de tração,
a dianteira e a tração 4X4, todas com motor Duratec V6 a gasolina com 3.500 cilindradas,
sempre aspirado. Até o ano de 2010, esse motor gerava 270 cavalos de potência e
34 kgfm de torque e a partir de 2010 passou a gerar 290 cavalos de potência e 35 kgfm de torque, mais do que suficiente para tracionar o peso do veículo na
cidade e na rodovia, mesmo lotado de passageiros e com bagagem.
Outro destaque dessa 1ª geração de automóveis, conhecida também como geração Ford U387, é o
elegante design com linhas suaves, levemente vincadas, marcantes e agradáveis,
principalmente a partir de 2010, quanto sua frente foi reestilizada e se tornou
bem resolvida.
O veículo é considerado seguro, tendo conseguido alcançar uma média de 4,5 estrelas, nos testes de segurança da NHTSA, a agência governamental americana do setor de transportes rodoviários.
Várias opções de motorização foram disponibilizadas
para a família Ford Edge nos Estados Unidos, algumas mais econômicas e outras
menos econômicas, mas para o Brasil somente uma delas foi importada pela Ford
do Brasil. O único pecado dos modelos Ford Edge 3.5 SEL e Ford Edge 3.5
Limited, ambos a gasolina, importados do Canadá para o Brasil é o consumo
elevado de combustível, mesmo sendo conduzidos por motoristas de temperamento
tranquilo, algo em torno de 5 km / litro na cidade e em torno de 7 km / litro
na rodovia. Esse problema foi parcialmente resolvido pela Ford do Brasil com a
importação da 2ª geração do Ford Edge, com a sua nova motorização turbo de
2.700 cilindradas.
FORD EDGE (2ª GERAÇÃO)
Logo acima, a bonita 2ª geração do SUV médio
importado e vendido pela Ford do Brasil, mas dessa vez com a nova motorização
turbo, um pouco mais econômica que a grande motorização aspirada anterior. Essa
nova geração do Ford Edge também está sendo bem vendida nos Estados Unidos.
Logo abaixo, o bonito e sofisticado painel do mesmo modelo, com detalhes prateados,
com assentos com uma combinação de tecidos finos e couro e também com ajustes
elétricos de altura e inclinação.
A subsidiária canadense da Ford Motor Company deu
início à fabricação em série da 2ª geração da família Ford Edge em 2015,
conservando uma parte das características conceituais dos modelos da primeira
geração da mesma família. Entretanto é bom deixar claro aqui que essa 2ª geração
dos modelos Ford Edge é quase completamente nova, a começar pela nova
plataforma Ford CD4 que, embora nova, manteve o entre-eixos de 2,8 metros, que assim continua bem generoso para as pernas dos passageiros adultos do
assento traseiro. Assim, o Ford Edge Titanium e o Ford Edge ST, ambos com
motores a gasolina, mantiveram o mesmo nível de conforto para os passageiros do assento traseiro em relação aos modelos Ford Edge da 1ª geração.
Só pra se ter uma ideia do que isso significa, apenas para comparação, a maioria dos automóveis populares 1.0 vendidos atualmente possuem entre 2,4 metros e 2,5 metros de distância entre eixos. Além disso, essa família de utilitários esportivos da Ford tem mais espaço vertical, do assoalho até o teto, em comparação com automóveis populares, o que resulta em mais volume interno, ou seja, mais conforto para os ocupantes.
Só pra se ter uma ideia do que isso significa, apenas para comparação, a maioria dos automóveis populares 1.0 vendidos atualmente possuem entre 2,4 metros e 2,5 metros de distância entre eixos. Além disso, essa família de utilitários esportivos da Ford tem mais espaço vertical, do assoalho até o teto, em comparação com automóveis populares, o que resulta em mais volume interno, ou seja, mais conforto para os ocupantes.
Como foi possível notar nos parágrafos acima, os
modelos da 1ª geração do Ford Edge importados para o Brasil já saíam de fábrica
com um grande número de itens de segurança e conforto, a grande maioria deles,
quase todos, como itens de série. Essa 2ª geração da família Ford Edge passou a
sair de fábrica com um nível ainda maior de sofisticação que a 1ª geração da
mesma linha de automóveis. Ela passou a ser equipada, dependendo do ano de fabricação, com vários itens de
sofisticação não presentes nos modelos anteriores da 1ª geração, entre eles os
faróis e as lanternas traseiras de LED, estas mais econômicas e eficientes que as
convencionais; direção elétrica; abertura inteligente do porta-malas, com um sensor de presença que detecta os
pés do condutor do veículo quando próximos ao porta-malas e abre
automaticamente a tampa traseira; freio de estacionamento elétrico; sistema semiautônomo
de estacionamento automático; telas de DVD na parte de trás dos encostos de
cabeça dos assentos dianteiros; piloto automático com sistema de permanência em
faixa e alerta antecipado de colisão com outros veículos ou com pedestres, com
frenagem preventiva automática ou redução preventiva da velocidade, caso o
condutor não acione o pedal de freio; mais dois airbags, para joelhos; câmera frontal
de 180º graus; assistente de partidas ou acelerações em aclives ou rampas, que
mantém os freios do veículo acionados até o momento em que o motorista pisa no
pedal do acelerador. Seria algo como um sistema análogo a um piloto automático,
digamos, que controla os freios do veículo para uma subida controlada. E mais:
Câmbio automático de oito velocidades ou marchas, com a possibilidade de trocas
manuais de marchas por meio de aletas atrás do volante.
Dependendo da versão e do ano de fabricação, os modelos Ford Edge Titanium e Ford Edge ST passaram a ser tracionados com os motores Duratec 3.5 V6 aspirado, com 280 cavalos de potência e 35 kgfm de torque, e Ecoboost 2.7 V6, com turbocompressor e injeção direta, inicialmente com 315 cavalos e 47 kgfm, e, posteriormente, a partir de 2019, com 335 cavalos e generosos 50 kgfm, mais do que suficiente para mover o veículo, mesmo lotado e com bagagem leve.
Pelo que se sabe, versões do Ford Edge com câmbio automático PowerShift, de dupla embreagem, não vieram para o Brasil.
O veículo é considerado seguro, tendo conseguido alcançar 5 estrelas, a nota máxima, nos testes de segurança da NHTSA, a agência governamental americana do setor de transportes rodoviários.
Resumindo: A montadora Ford do Brasil decidiu entrar
pra valer na disputa pelo consumidor de altíssimo poder aquisitivo, exigente e atento
a detalhes. Mas é claro que toda essa sofisticação e esse refinamento tinha um preço aqui no Brasil: Quase R$ 300.000,00
a vista, em 2019. É outro “universo”, o “topo da pirâmide” da indústria automobilística.
A montadora estava sendo ousada, estava desafiando automóveis de grife, como Mercedes-Benz GLE, Audi Q7 e Audi Q5, BMW X5, Land Rover Range Rover e Land Rover Discovery, Volvo XC90 e Volvo XC60, Porsche Cayenne e Jaguar F-Pace, entre outros.
Alguns falavam, em 2019, que talvez fosse melhor ela
ter mantido sua estratégia anterior de oferecer um produto sofisticado e
refinado sim, mas com foco no custo benefício, dentro da faixa de R$ 150.000 até R$
250.000,00, como faziam várias marcas populares, com veículos como, por exemplo, Mitsubishi Pajero Full, Chevrolet Trailblazer e Toyota Hilux SW4.
MERCADO
Logo acima e logo abaixo, as traseiras da primeira e da segunda gerações do Ford Edge, respectivamente. As principais diferenças são os formatos das lanternas, ambas bonitas, mas que no caso da segunda geração são horizontais e possuem iluminação de LED, tecnologia mais econômica e mais eficiente que a convencional.
É notável o volume de vendas de utilitários esportivos
nos Estados Unidos, no Brasil e na Austrália, um sonho de consumo dos
norte-americanos, dos brasileiros e dos australianos, em geral mais espaçosos e
confortáveis que sedans e hatches. A confiança da Ford Motor Company nessa
tendência de mercado, que já dava sinais claros há décadas atrás, mas foi
intensificada na década de 1990, resultou no início da produção do Ford Explorer, que,
inclusive, ainda é fabricado e foi importado para o Brasil pela Ford do Brasil nas década de 1990 e 2000.
No Brasil essa tendência também existe e é muito
forte. Em 2017, por exemplo, todos eles juntos somaram quase 17% do número
total de automóveis fabricados no Brasil, com viés de alta. Em 2019, por exemplo, todos eles juntos somaram quase 27% do número total de automóveis fabricados no Brasil, de um total de 2.261.967 unidades fabricadas, incluindo hatches e sedans, principalmente os compactos.
Há quem diga que no futuro, daqui a alguns anos, eles
serão o segmento mais vendido, ultrapassando as vendas de carros hatches
compactos populares, inclusive. E não seria difícil entender o porquê:
Conforto.
SUV’S MAIS VENDIDOS NO BRASIL EM 2019 | ||
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES |
1ª | Jeep Renegade | 68.726 |
2ª | Jeep Compass | 60.362 |
3ª | Hyundai Creta | 57.460 |
4ª | Nissan Kicks | 56.062 |
5ª | Honda HR-V | 49.488 |
6ª | Volkswagen T-Cross | 37.081 |
7ª | Ford EcoSport | 34.206 |
8ª | Renault Captur | 28.660 |
9ª | Renault Duster | 26.090 |
10ª | Citroen C4 Cactus | 16.438 |
Fonte: Anfavea
Atualmente, o Ford Edge não é mais importado para o Brasil. Atualmente, a Ford do Brasil comercializa aqui dois modelos de utilitários esportivos de tamanho médio, o Ford Territory e o Ford Bronco.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
FORD
EDGE (1ª GERAÇÃO)
- Capacidade: 1 motorista e 4 passageiros;
- Comprimento: Aprox. 4,7 metros;
- Entre eixos (espaço interno): Aprox. 2,8 metros;
- Largura: Aprox. 1,9 metro;
- Altura: Aprox. 1,7 metro;
- Motor: Duratec V6 de alumínio, aspirado, com 3,5 litros e 24 válvulas;
- Potência e torque: 270 cv e 35 kgfm (até 2010);
- Potência e torque: 290 cv e 40 kgfm (até 2015);
- Transmissão: Automática (6 velocidades);
- Porta malas:
- Freios: Discos nas quatro rodas, com ABS;
- Peso vazio: 2.100 kg;
- Suspensão dianteira: McPherson, independente, com molas helicoidais e amortecedores;
- Suspensão traseira: Multlink, independente, com barra estabilizadora;
- Rodas:
- Pneus: Pirelli Scorpion STR;
- Nível de ruído interno: Aprox.
- Aceleração 0 a 100 km / h: Aprox. 10 segundos (vazio);
- Aceleração 0 a 100 km / h: Aprox. 12 segundos (lotado);
- Consumo: Aprox. 5 km / litro (cidade);
- Consumo: Aprox. 7 km / litro (rodovia);
- Preço (2008 até 2010): Entre R$ 50 mil e R$ 75 mil (usado / bom estado de conservação);
- Preço (2011 até 2015): Aprox. R$ 75 mil (usado / bom estado de conservação);
ONDE COMPRAR
- Mercado Livre (classificados): https://www.mercadolivre.com.br/
- OLX (classificados): http://www.olx.com.br/brasil
- Web Motors (classificados): https://www.webmotors.com.br/
VEJA TAMBÉM
- Amazônia
- ATR-42
- ATR-72
- Volvo XC90
- Abdução (Ufologia)
- Saab JAS 39 Gripen NG
- Extraterrestre (Ufologia)
- Beechcraft Corporation
- Programa FX2 (Força Aérea Brasileira)
- Agricultura e Pecuária
- Pesos e Medidas
- Ônibus Espacial
- UFO/ OVNI (Ufologia)
- Nissan Pathfinder
- Galvanização (Química)
- Cessna 208B Grand Caravan
- Cessna Citation
- Bombardier Learjet
- Land Rover Range Rover
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Caso ET de Varginha (Ufologia)
- Citroen XM
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Indústria Automobilística
- Disco Voador (Ufologia)
- Nutrientes (Medicina e Veterinária)
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Aquecimento Global
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Saneamento Básico
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Hyundai Terracan
- Ford Escort
- Energia Solar Fotovoltaica
- Operação Prato (Ufologia)
- Chevrolet Classic
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Área 51 (Ufologia)
- Ford Fusion
- Audi Q7
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Segurança Privada
- Projeto BX (Volkswagen)
- Drones
- Nobreak (Informática)
- Piper Aircraft
- James Bond (Cinema)
- Embarcações (Indústria Naval)
- Projeto M (Ford do Brasil)
- Roteadores (Telecomunicações)
- Volvo 850
- Catalisador (Indústria Automobilística)
- Mercedes-Benz Classe M
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Jeep Grand Cherokee
- Alfa Romeo 164
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Volvo 960
- Ford EcoSport
- Chevrolet Astra
- Citroen C5
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Maconha (Segurança Pública)
- Ford do Brasil
- Inércia (Física)
- Airbus A320
- General Motors do Brasil
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Mbps - Megabits por Segundo (Informática)
- Chevrolet Monza
- Ford Corcel
- Embraer E-190
- Toyota Land Cruiser Prado
- Franquia de Internet (Telecomunicações)
- Crase (Gramática)
- Embraer E-195
- Airbus A321
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Airbus A319
- Computador (Informática)
- BMW Série 3
- Ford Versailles
- Volkswagen Santana
- Mercedes-Benz Classe A (1ª geração)
- Ford Belina
- Ford Del Rey
- Elbit Hermes 900 (Força Aérea Brasileira)
- Aço (Siderurgia)
- Ford Mondeo
- Chevrolet Opala
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Lamborghini Diablo
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Ford Ranger
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Chevrolet S10
- Água (Biologia e Química)
- Chevrolet Omega
- Toyota Hilux SW4
- Ford F-250
- Hyundai HR
- Kia Bongo
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Conservação de Alimentos (Culinária)
- Fiat Uno (1ª Geração)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Porsche 911
- Mercedes-Benz ML 320
- Volvo XC90 Momentum
- Ferrari 360
- Álcool (Agroindústria)
- Ford Explorer
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Alumínio (Metalúrgica)
- Chrysler Stratus
- Kia Clarus
- Fiat Tempra
- Antibióticos (Medicina e Veterinária)
- Aquecedor Solar de Água
- Chevrolet Prisma
- Injeção Direta (Mecânica)
- CRDI - Common Rail Direct Injection
- Honda HA-420 HondaJet
- Honda CR-V
- Dodge Journey
- Fiat Freemont
- Componentes Eletrônicos
- Água Oxigenada (Química)
- Atmosfera (Química e Física)
- IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física
- Grand Orchestre de Paul Mauriat (Música)
- Navios (Engenharia Naval)
- Barcos (Engenharia Naval)
- Bicicleta (Ciclismo)
- Mata Bicheiras (Agropecuária)
- Lamborghini Gallardo
- Volvo S70
- Mercedes-Benz 190E
- Modem (Telecomunicações)
- Land Rover Range Rover Evoque
- Embraer EMB-203 Ipanema
- Ferrari F355
- Mercedes-Benz SLK
- Volkswagen New Beetle
- Aquífero Guarani (Geografia)
- Mini Cooper
- Mercedes-Benz GLE 350
- Mercedes-Benz ML 430
- BMW Z3
- Chevrolet Trailblazer
- Chevrolet Blazer
- Toyota Hilux
- Saab 9000 CD
REFERÊNCIAS
E SUGESTÃO DE LEITURA
- Programa Vrum / Camanzi: https://www.youtube.com/watch?v=xpS0Zk2gu7Y
- Revista Auto Esporte: https://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2017/01/chevrolet-ultrapassa-fiat-e-se-torna-marca-que-mais-vendeu-carros-em-2016.html
- Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/Ford_CD4_platform
- Notícias Automotivas: https://www.noticiasautomotivas.com.br/em-versao-unica-novo-ford-edge-chega-ao-brasil-por-r-230-mil/
- Programa Automais / Band: https://www.youtube.com/watch?v=DuTjhK05Yxs
- Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/Ford_Motor_Company_of_Canada
- Revista Auto Esporte: https://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2018/11/ford-edge-st-comeca-ser-vendido-por-r-299-mil.html
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ford_Edge
- Ford do Brasil: https://www.ford.com.br/
- Tribuna do Norte: http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/ford-edge-grande-no-conforto-luxo-e-desempenho/269748
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Ford_Edge
- Ford do Brasil (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
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