FORD DO BRASIL
FORD DO BRASIL
Em 1994, a Ford Motor Company iniciou a fabricação em larga escala de seu então novo modelo de automóvel, o Ford Mondeo, a partir de suas instalações industriais na Bélgica, com investimento total de cerca de U$$ 6 bilhões, exportando-o para quase 60 países. O projeto Ford Mondeo, um projeto de carro mundial da empresa, composto por um modelo fastback, um sedan e uma perua, marcou uma nova fase da renovação do portfólio da multinacional americana, para se manter competitiva e atraente no mercado mundial.
FORD MOTOR COMPANY
FORD MOTOR COMPANY BRASIL
TROLLER
INTRODUÇÃO
A tradicional Ford do Brasil é grande importadora brasileira de automóveis premium e pickups médias premium, uma
subsidiária brasileira da multinacional americana Ford Motor Company, por sua
vez uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo. Ela foi a 4ª maior
fabricante e importadora / vendedora de automóveis e pickups do Brasil em
2017, com cerca de 206.000 unidades vendidas, a grande maioria fabricada aqui
no Brasil, o equivalente a cerca de 9% do mercado brasileiro de automóveis e
pickups médias.
Até alguns anos atrás, a empresa era uma grande fabricante brasileira e importadora de automóveis, pickups médias, caminhões e caminhonetes. A empresa possuía quatro fábricas de grande porte em atividade no Brasil, nos municípios de Taubaté e São Bernardo do Campo, ambas no interior do estado de São Paulo, no município de Camaçari, no interior do estado da Bahia, e no município de Horizonte, no estado do Ceará, todas elas colocadas à venda nos últimos anos ou meses. Até 2018, ela emprega atualmente cerca de 14.500 pessoas no Brasil, número que foi sendo reduzido na medida em que a empresa vendia suas instalações produtivas.
Atualmente, ela é administrada pelo
executivo irlandês Lyle Watters, que acumula inclusive a liderança da
administração regional da Ford Motor Company para a América do Sul.
A empresa possui no Brasil um centro de
desenvolvimento de veículos, localizado no município de Tatuí, interior do estado de São Paulo. Essa unidade é um campo de provas, realiza testes e possui
laboratórios e oficinas. Já a sede administrativa da empresa está localizada em
São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, a capital do estado de São Paulo.
Até 2019, os principais produtos da Ford do Brasil no mercado
brasileiro de automóveis e pick-ups eram os compactos Ford Ka, em versões sedan
e hatch; os pequenos Ford Fiesta, também em versões sedan e hatch; o utilitário
esportivo compacto Ford EcoSport; o sedan de luxo de tamanho médio Ford Fusion,
importado do México; o utilitário esportivo de luxo e de tamanho médio Ford
Edge, importado do Canadá; o automóvel esportivo de alto luxo Ford Mustang,
importado dos Estados Unidos; e a pickup média Ford Ranger, fabricada na
Argentina, uma das mais vendidas do segmento utilitário médio no Brasil,
atualmente.
Em 2007, a Ford do Brasil adquiriu a fabricante brasileira de
veículos fora de estrada Troller, mantendo em linha de produção o utilitário
esportivo compacto Troller T4 até recentemente.
Atualmente, os principais produtos da empresa são os utilitários esportivos Ford Territory, importado da China, o Ford Edge, importado do Canadá, e Ford Bronco, importado do México, a pickup média Ford Ranger, importada da Argentina, o esportivo de alto luxo Ford Mustang, importado dos Estados Unidos, e a van-furgão utilitária e de transporte de passageiros Ford Transit, importada do Uruguai.
As principais concorrentes da Ford do Brasil são a General
Motors do Brasil, por meio da marca Chevrolet; a Stellantis (conhecida anteriormente como FCA do Brasil e PSA Peugeot Citroen), por meio das
marcas Fiat, Jeep, Dodge, Peugeot e Citroen; o Grupo Volkswagen, por meio das marcas Volkswagen, Audi e
Porsche; o grupo coreano Hyundai / Kia; a japonesa Toyota; o grupo Renault
Nissan Mitsubishi, da França e do Japão; o Grupo Caoa Chery; e a japonesa Honda.
A FORD MOTOR COMPANY
A gigante centenária americana Ford Motor Company foi a
sexta maior fabricante de automóveis e pickups do planeta em 2017 e 2018, com 6.200.000 e 4.757.000 unidades fabricadas, respectivamente. Ela foi fundada em 1903 pelo engenheiro mecânico Henry
Ford e mais 12 sócios e está sediada em Dearborn, na região metropolitana de Detroit,
nos Estados Unidos. Nesse mesmo ano foi iniciada a fabricação em série do seu
primeiro modelo de automóvel, o Ford Modelo A, com apenas dois cilindros. Mas o
sucesso mundial veio depois, em 1908, com o início da fabricação em série do Ford T, com mais de 15.000.000 de unidades fabricadas no total, e em 1913, com
a implementação definitiva e em larga escala da famosa linha de produção ou
linha de montagem, em inglês assembly
line, que é considerada por alguns historiadores o equivalente ou
comparável à Revolução Industrial Inglesa do século XVII.
Em 2018 e 2019, a multinacional americana, controlada
pela Família Ford, empregava cerca de 200.000 e 190.000 pessoas, respectivamente, em escritórios e instalações em mais de 80 países, nos
cinco continentes do planeta. Em 2017 e 2019, por exemplo, ela teve receitas brutas anuais de mais de
US$ 157 bilhões e US$ 156 bilhões, respectivamente, com lucros líquidos de mais de US$ 7 bilhões e US$ 57 milhões, respectivamente, e contabilizou patrimônio líquido positivo de mais de US$ 34 bilhões e US$ 33 bilhões, respectivamente.
Ela tem participações societárias minoritárias na
fabricante inglesa de automóveis esportivos de alto luxo Aston Martin (8%), na
fabricante japonesa de automóveis Mazda (2%), na fabricante chinesa de
automóveis Jiangling (32%), na chinesa Changan, na russa Sollers, na tailandesa
Auto Alliance, taiwanesa Lio Ho e na turca Otosan.
A Ford Motor Company possui fábricas de veículos nos
Estados Unidos, no Canadá, no Brasil (todas estão à venda), na Argentina, no México, na China, no Reino
Unido / Inglaterra, na Turquia, no Japão, na Tailândia, na Rússia, na Alemanha,
na Austrália e na África do Sul.
Quase todos os modelos de automóveis de alto luxo fabricados
pela Ford Motor Company estão no mercado por meio da marca Lincoln.
A multinacional americana já foi proprietária das
fábricas de automóveis Volvo Cars, da Suécia; e Jaguar e Land Rover, ambas do
Reino Unido / Inglaterra.
Atualmente, ela possui uma subsidiária fabricante de autopeças, a Motorcraft.
PERFIL DA EMPRESA
A fabricante brasileira de automóveis Ford do Brasil é
uma subsidiária brasileira da multinacional americana Ford Motor Company, uma
das gigantes da indústria automobilística mundial. Atualmente, ela somente importa automóveis da Argentina, dos Estados Unidos, do México, do Uruguai, do Canadá e da China, após fechar todas as suas fábricas no Brasil, dentro de um plano mundial de reestruturação da matriz americana, para melhora os seus resultados financeiros. Ela foi fundada em 1919, na
cidade de São Paulo, mas somente a partir de 1921 ela passou a fabricar,
efetivamente, em linha de montagem, automóveis no Brasil. Em 2019, a Ford do Brasil, a primeira fabricante brasileira de automóveis, completou 100 anos de existência.
Ela é uma empresa de capital fechado, totalmente
controlada pela multinacional americana Ford Motor Company, e, até recentemente,
produzia no Brasil uma linha completa de automóveis compactos populares, composta pelo
Ford KA hatch e Ford KA sedan, ambos de quatro portas, fabricados em Camaçari,
no estado da Bahia; uma linha completa de automóveis pequenos, o Ford Fiesta, somente na
versão hatch, já que a versão sedan era importada do México; e uma linha de utilitários
esportivos compactos, o Ford EcoSport, fabricado também no município de
Camaçari;
A empresa fabricava também, até 2019, uma linha de caminhões e uma linha de caminhonetes
no Brasil, a linha Ford Cargo e a linha Ford F, respectivamente, ambas na
unidade de São Bernardo do Campo, interior do estado de São Paulo, que foi fechada e vendida para a Construtora São José e a FRAM Capital, que pretendem construir um centro de logística no local.
Alguns anos atrás a fabricação em
série do automóvel fastback Ford Focus na Argentina foi descontinuada.
Essa decisão pode ter relação com o pragmatismo do seu fundador, que é
conservado até hoje dentro da empresa, principalmente na matriz americana, com
influências óbvias e naturais sobre as subsidiárias, no sentido de fabricar em larga escala somente os produtos que dão lucro. Assim, embora seja um bom
projeto, um projeto bem equilibrado e competitivo, tanto em termos de dimensões
quanto em termos de design, o Ford Focus fastback deixou ser importado para o Brasil, já que parte de sua fabricação na Argentina era exportada pra cá.
Em 1919, a Ford do Brasil foi a segunda filial sul-americana da
Ford Motor Company, depois da subsidiária Ford da Argentina, e a primeira a se
instalar no Brasil. Em 1921, o pequeno modelo de automóvel Ford T e o caminhão Ford TT
foram os primeiros veículos montados pela Ford no Brasil. Até recentemente, a Ford do
Brasil era a principal subsidiária da multinacional americana na América Latina,
e a terceira mais importante nas Américas, atrás apenas da matriz americana e da subsidiária mexicana. A partir de agora, a empresa assume uma posição de coadjuvante no mercado brasileiro, apenas importando automóveis premium, mais caros.
FÁBRICA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
A inauguração do Conjunto Industrial Ford no município
paulista de São Bernardo do Campo, em 1967, permitiu à Ford do Brasil expandir
suas operações em território brasileiro como nunca antes e iniciar um período
de prosperidade nos negócios da empresa realizados por aqui. Embora fosse até recentemente uma das mais modernas, essa fábrica era a
mais antiga da Ford do Brasil em operação no Brasil, já que as mais velhas
foram desativas.
Na verdade, parte dessas instalações em São Bernardo
do Campo já existiam quando a Ford do Brasil adquiriu a Willys Overland do
Brasil, passando assim a ser proprietária do imóvel. Desde então, esse conjunto industrial passou a ser modernizado, reformado, atualizado e ampliado periodicamente e então passou a abrigar duas fábricas, uma de automóveis pequenos, a linha Ford
Fiesta, somente na versão hatch, e uma de caminhões e caminhonetes, a linha
Ford Cargo e a linha Ford F, respectivamente.
Ao longo de sua existência, nas décadas de 1970, 1980 e 1990, essa fábrica também foi responsável pela fabricação em série dos modelos Ford Corcel, Ford Del Rey, Ford Belina, Ford Verona, Ford Pampa e Ford Ka.
A linha de caminhões Ford Cargo é bem completa, com
modelos com capacidade entre 8.000 kg de peso bruto até 56.000 kg de peso
bruto. Já a linha Ford F é composta pelos modelos Ford F-350 e Ford F-4000. Essas duas linhas não são mais fabricadas, elas estão disponíveis somente no mercado nacional de veículos usados.
Esse conjunto industrial estava configurado nos moldes
do sistema Just In Time e, é claro, empregava os métodos de linha de montagem idealizados
por Henry Ford, mas, obviamente, em versões muito mais sofisticadas. Além disso
as duas fábricas estavam certificadas no padrão ISO 9001, de qualidade, e ISO
14001, de gestão ambiental.
FÁBRICA DE CAMAÇARI
A inauguração do Complexo Industrial Ford Nordeste, no
município baiano de Camaçari, em 2001, permitiu à Ford do Brasil ampliar sua
produção no Brasil. Como consequência natural dessa inauguração, houve na época
um novo impulso de prosperidade na economia baiana, já que além da fábrica de
automóveis da própria Ford há no mesmo local instalações de 20 fornecedores da
montadora multinacional.
O Ford EcoSport foi uma das linhas de automóveis fabricadas na então recém inaugurada fábrica da Ford do Brasil no município de Camaçari, na Bahia, no início da década de 2000. A 1ª geração do Ford EcoSport, por exemplo, fazia parte do projeto Ford Amazon, com um investimento gigantesco de quase US$ 2 bilhões, em valores da época, que incluiu a construção dessa fábrica inteiramente nova no estado para produção do Ford EcoSport e do Ford Fiesta, com o qual, aliás, compartilhava a mesma plataforma compacta Ford B3.
Essa unidade da Ford do Brasil tem capacidade máxima
de produzir 250.000 unidades de automóveis por ano. Atualmente, ela está fechada, mas ainda abriga as linhas desativadas de montagens de automóveis compactos, o Ford KA hatch, o Ford KA sedan e o modelo
de utilitário esportivo compacto Ford EcoSport, este um grande sucesso de vendas da montadora brasileira. Segundo o fabricante, esse
complexo industrial possui mais de 535 robôs e sistemas eletromecânicos de
automação e o processo de estamparia é totalmente automatizado. Essa fábrica está à venda..
Esse conjunto industrial está configurado nos moldes
do sistema Just In Time e, é claro, emprega os métodos de linha de montagem
idealizados por Henry Ford, mas, obviamente, em versões muito mais
sofisticadas. Além disso, as duas fábricas estão certificadas no padrão ISO
9001, de qualidade, e ISO 14001, de gestão ambiental. O processo de pintura, por exemplo, recebeu o nome Eco-M, com turbinas de alta rotação e robôs que possibilitam a
automatização total da pintura, sem desperdício de tinta à base de água, o que contribui para poupar o meio ambiente de resíduos.
Esse complexo industrial está localizado a cerca de 50
quilômetros de Salvador, a capital do estado da Bahia. Segundo a Ford do
Brasil, a partir da década de 2000 a região metropolitana de Salvador e municípios vizinhos, incluindo
Camaçari, foram beneficiados com a geração de mais de 7.000 empregos diretos e
mais de 70.000 empregos indiretos.
HISTÓRIA DA MULTINACIONAL
Em 1863 nascia nos Estados Unidos, o fundador da
empresa, Henry Ford, filho de William Ford e Mary Ford, em uma fazenda em
Dearborn, no Estado de Michigan. Aos quarenta anos de idade, em 1903, o brilhante
engenheiro mecânico fundou a Ford Motor Company, juntamente com 12 sócios.
Embora não tenha sido, exatamente, o inventor da linha de produção ou linha de
montagem, ele foi o grande incentivador dessa tecnologia. E mais, ele
aperfeiçoou e popularizou a tecnologia de uma forma tão abrangente e inteligente
que passou a ser considerado por muitos historiadores o inventor dela, embora
não tenha sido de fato.
Embora tenha cometido alguns erros de estratégia em
sua carreira de grande magnata da indústria moderna, Henry Ford ainda hoje é
considerado um dos principais responsáveis pelo grande impulso da indústria
automobilística americana e um exemplo de empresário a ser seguido pelos mais
jovens.
Em 1904 a Ford Motor Company inaugurou a sua primeira
subsidiária, a Ford do Canadá. Em 1906 ele tornou-se o presidente da companhia. Em
1908 foi iniciada a produção do icônico Ford T, o primeiro sucesso gigantesco
da marca Ford no mundo. Em 1911 foi iniciada a venda dos automóveis Ford na
Venezuela.
Em 1913, a Ford Motor Company inaugurou a sua primeira
linha de montagem, marcando o início de uma nova revolução na indústria em
geral, com influências não apenas na indústria automobilística ou automotiva. Em
1914 o empresário americano Henry Ford, provavelmente influenciado pelo engenheiro e administrador Frederick Taylor, adotou a estratégia de pagamento de US$ 5 (dólares) por dia
de trabalho dos operários, em regime de 8 horas diárias. Foi um divisor de
águas, esse louvável exemplo foi seguido por muitas indústrias americanas,
melhorando significativamente a qualidade de vida da população americana.
Em 1916 a Ford Motor Company alcançou a marca de
1.000.000 de automóveis fabricados e vendidos. No ano seguinte foi iniciada a
fabricação do primeiro trator e do primeiro caminhão da Ford. Neste mesmo ano
de 1919 começou a história da Ford do Brasil, uma das
principais, mais lucrativas e mais rentáveis unidades controladas pela matriz
americana, por cerca de 100 anos. Porém, nos primeiros anos, a subsidiária brasileira somente
importava os veículos semi-montados e encaixotados e completava o trabalho com a
montagem deles em território brasileiro. Neste mesmo ano o único filho de Henry
Ford, Edsel Ford, assumiu a presidência da matriz americana.
Em 1917 foram inauguradas fábricas da Ford na Irlanda, na Inglaterra e na França, seguidas das fábricas no Brasil, em 1919, na Dinamarca e na Itália, em 1923, na Alemanha, na Áustria e na Argentina, em 1925, e assim por diante, em outros países. Em 1924 a multinacional americana alcançou a marca de 10.000.000 de
automóveis fabricados. Em 1927 é encerrada a produção em série do Ford T, com
mais de 15.000.000 de unidades fabricadas, recorde que só viria a ser quebrado
pelo Volkswagen Fusca, muitos anos depois. Esses dois modelos são os mais
vendidos do mundo, considerando se tratar de modelos de apenas uma geração, com
melhorias ano após ano, mas sem mudanças profundas ou radicais de projeto ao
longo de suas vidas.
Em 1922 a Ford Motor Company comprou a fabricante de automóveis Lincoln Motor Company.
Ainda em 1927 o empresário americano Henry Ford tentou
entrar no mercado aeronáutico, com a fabricação em série do Ford Trimotor.
Nesse mesmo ano, o novo Ford Modelo A foi lançado, em substituição ao modelo
Ford T. Em 1931 a Ford Motor Company comemorou a marca de 20.000.000 de
automóveis fabricados.
Em 1932 ela encerrou a produção em série do Ford
Modelo A, com mais de 4.000.000 de unidades fabricadas. Em 1933 o pragmático
Henry Ford decidiu encerrar a produção do avião Ford Trimotor, este foi o fim
da curta e infrutífera passagem do empresário americano pela indústria
aeronáutica civil.
Em 1936 foi criada a Fundação Ford, uma das maiores e
mais atuantes dos Estados Unidos, por décadas seguidas. Em 1938 foi iniciada a
fabricação do Ford Mercury. Neste mesmo ano Henry Ford II, o neto do fundador
da empresa, assumiu a diretoria. Em 1939 foi iniciada a fabricação do Lincoln
Continental.
A partir de 1942 a Ford Motor Company e outras
fabricantes de automóveis americanas são chamadas pelo Governo Americano para
ajudar no esforço de guerra. São anos sombrios, até o fim da Segunda Guerra
Mundial, mas praticamente todas as grandes fabricantes conseguiram sobreviver...
Em 1943, morre Edsel Ford, vítima de câncer no estômago, e seu pai, Henry Ford, voltou à presidência da
empresa... Em 1944 a Ford Motor Company passou a fabricar aviões bombardeiros,
motores de aviões militares e iniciou a fabricação, sob licença, do popular
utilitário Jipe ou Jeep que, mais tarde, viria a se tornar um ícone da indústria
automobilística ou automotiva, o pioneiro do conceito SUV – Sport Utility
Vehicle.
Em 1945, com o fim da guerra, as linhas de produção de
automóveis civis foram reativadas. Em 1947, morre nos Estados Unidos o empresário Henry Ford, com 83 anos, vítima de hemorragia cerebral. Em 1953 a Ford Motor Company alcançou a
marca de 40.000.000 de automóveis fabricados. Em 1954 foi lançado no mercado o
Ford Thunderbird (pronuncia-se Fórd Tanderbârd), um modelo esportivo de
automóvel. Em 1956 a Ford Motor Company tornou-se uma empresa de capital
aberto, com ações no mercado acionário.
Em 1957 foi iniciada no Brasil a fabricação dos
modelos de caminhões da linha Ford F-600 e do modelo de pickup média Ford
F-100, esta um grande best seller da indústria automobilística ou automotiva,
um clássico do mercado brasileiro. Em 1958 a empresa entrou definitivamente no
mercado utilitário com a fabricação de caminhões.
Em 1959 foi criada a subsidiária de crédito da montadora americana, a Ford Motor Credit. Em 1963 a Ford Motor Company compra a fabricante de aparelhos receptores de rádio AM Philco, passando a equipar seus veículos com os auto rádios dessa marca. Em 1964 é iniciada a fabricação do automóvel esportivo de luxo Ford Mustang nos Estados Unidos, um grande sucesso de vendas da empresa. Em 1966 a Ford Motor Company alcança a marca de 1.000.000 de unidades de Ford Mustang fabricadas.
Em 1967 a Ford Motor Company comemora a marca de 70.000.000 de veículos fabricados. Em 1969 a multinacional americana inicia a fabricação em série do Ford Maverick. Em 1970, o executivo Lee Iacocca assume a presidência da Ford Motor Company. Em 1972 a Ford do Brasil alcança a então expressiva marca de 1.000.000 de veículos fabricados. Já estava claro então na matriz americana que se tratava de uma das principais filiais da empresa.
Em 1976 é lançado o pequeno Ford Fiesta na Europa. Em 1980 a Ford Motor Company inicia a fabricação em série dos caminhões da linha Ford Cargo. Em 1982 é lançada nos Estados Unidos a pickup média Ford Ranger, mas ela só chegaria aqui no Brasil uma década depois. Em 1987 morre nos Estados Unidos o empresário Henry Ford II, neto de Henry Ford.
Em 1967 a Ford Motor Company comemora a marca de 70.000.000 de veículos fabricados. Em 1969 a multinacional americana inicia a fabricação em série do Ford Maverick. Em 1970, o executivo Lee Iacocca assume a presidência da Ford Motor Company. Em 1972 a Ford do Brasil alcança a então expressiva marca de 1.000.000 de veículos fabricados. Já estava claro então na matriz americana que se tratava de uma das principais filiais da empresa.
Em 1976 é lançado o pequeno Ford Fiesta na Europa. Em 1980 a Ford Motor Company inicia a fabricação em série dos caminhões da linha Ford Cargo. Em 1982 é lançada nos Estados Unidos a pickup média Ford Ranger, mas ela só chegaria aqui no Brasil uma década depois. Em 1987 morre nos Estados Unidos o empresário Henry Ford II, neto de Henry Ford.
Em 1994, a Ford Motor Company iniciou a fabricação em larga escala de seu então novo modelo de automóvel, o Ford Mondeo, a partir de suas instalações industriais na Bélgica, com investimento total de cerca de U$$ 6 bilhões, exportando-o para quase 60 países. O projeto Ford Mondeo, um projeto de carro mundial da empresa, composto por um modelo fastback, um sedan e uma perua, marcou uma nova fase da renovação do portfólio da multinacional americana, para se manter competitiva e atraente no mercado mundial.
Na década de 1990 a Ford Motor Company já vendia seus
veículos em cerca de 200 países, nos cinco continentes do planeta. Por alguns anos dessa década ela foi a segunda maior fabricante de veículos do mundo, chegando a alcançar 12% do mercado mundial de automóveis. Naquela
época ela já disputava a preferência do consumidor com outras gigantes do
mercado, entre elas a General Motors, a Toyota, a Hyundai, a Peugeot / Citroen, a Honda, a Fiat, a
Nissan, a Renault, a Kia,
a Chrysler / Jeep e a Mitsubishi. Nessa mesma década a Ford Motor Company empregava mais de 320 mil pessoas nos Estados Unidos e nas suas subsidiárias espalhadas pelo mundo. Ela era a segunda maior fabricante de automóveis dos Estados Unidos e a terceira maior empresa americana, considerando sua receita bruta de mais de US$ 100 bilhões.
Desde a sua fundação, a Ford Motor Company sempre teve
uma inclinação natural ou vocação para fabricar carros populares, com orgulho, mas
a verdade é que ela nunca abandonou totalmente os nichos de mercados mais exigentes
e endinheirados, procurando sempre mostrar a esse público, mais atento a
detalhes, o lado da relação custo benefício de seus modelos mais chiques. Uma
prova atual disso é o sedan de luxo Ford Fusion e o utilitário esportivo de
luxo Ford Edge, com os quais a Ford marcou, no primeiro caso, e marca, no segundo caso, presença no "topo da pirâmide" da
indústria automobilística ou automotiva, com dois produtos competitivos,
sofisticados e refinados.
Para clientes ainda mais exigentes a multinacional
americana coloca à disposição os automóveis da marca Lincoln.
HISTÓRIA DA FORD DO BRASIL
A Ford do Brasil foi a primeira fabricante de
automóveis brasileira. Ela foi fundada em 1919, meses depois de uma reunião da
diretoria da multinacional americana em Detroit em que se decidiu reforçar a
presença da marca no mercado sul americano, já que a subsidiária da
multinacional na Argentina já tinha sido fundada algum tempo antes.
Inicialmente, a subsidiária Ford do Brasil estava
localizada na Rua Florêncio de Abreu, próxima ao Lago São Bento, na cidade de São Paulo. No ano
seguinte, a empresa foi transferida para o centro da cidade, na Praça da República.
Em 1921, a empresa mudou-se novamente para a Rua Solon, no Bairro Bom Retiro,
também em São Paulo, em um prédio novo, projetado por engenheiros americanos. A
partir de então, a empresa passou a, de fato, fabricar automóveis em linha de
montagem no Brasil.
Essa fábrica possuía equipamentos importados em sua
linha de montagem, na época com capacidade para fabricar até 4.700 automóveis e
360 tratores por ano. Três anos depois, a empresa já empregava 124 pessoas. A
matriz americana baseava a sua iniciativa de produzir no Brasil de forma também
pragmática, considerando inclusive que o país ocupa cerca de 6% da superfície
terrestre do planeta e um país rico em minérios e potencial agricultável, o que
obviamente teria reflexos diretos e indiretos na demanda por veículos.
Na década de 1930 a Ford do Brasil possuía quase 60%
do mercado brasileiro de automóveis. Nesta década, a empresa lançou aqui o Ford
V8, o primeiro modelo de automóvel no Brasil capaz de atingir a marca de 100 km/h, na época uma marca que redefiniu os padrões brasileiros de mobilidade
sobre quatro rodas.
Em 1953 a Ford do Brasil inaugurou a sua nova e então
moderna fábrica no Bairro do Ipiranga, em São Paulo, na época com uma área
construída de 106.000 m², em um terreno de
quase 200.000 m², com capacidade para fabricar até 135 veículos por turno. Em
1957 a empresa começou a fabricar o seu primeiro caminhão, o Ford F-600, ainda
tracionado com motor a gasolina. O investimento da Ford do Brasil para a
fabricação desse modelo de caminhão foi considerado na época o maior da
indústria nacional de veículos, cerca de US$ 21 milhões, em valores da época.
Em 1964 a Ford do Brasil alcançou a marca de 100.000 veículos fabricados. Na
década de 1960 a Ford do Brasil passou a fabricar em série um dos mais
sofisticados e espaçosos modelos de automóveis disponíveis no Brasil naquela
época, o Ford Galaxie. Foi também nessa década que a empresa adquiriu o
controle majoritário do capital da Willys Overland do Brasil. A consequência
natural dessa aquisição foi o lançamento no Brasil do cupê e do sedan Ford
Corcel em 1968, um grande sucesso de vendas da empresa no Brasil, com mais de
1.400.000 de unidades fabricadas no total. Já em 1969, a empresa inaugurou um
centro de desenvolvimento de veículos em São Bernardo do Campo, interior do estado de São Paulo.
Em
1974 a empresa inaugurou mais uma instalação industrial, a unidade de Taubaté,
no interior do estado de São Paulo. Em 1975 a empresa lançava no Brasil o Ford
Landau, um sedan de luxo. Em 1977 foi a vez do lançamento do Ford Corcel II, o
primeiro automóvel da marca Ford com motorização a álcool.
Em
1981 a Ford do Brasil lançou o sedan de luxo Ford Del Rey. Em 1983 a empresa
lançou no Brasil o fastback de tamanho médio Ford Escort, um dos seus maiores
sucessos de vendas, um divisor de águas dentro da empresa e reforçando no
mercado um novo paradigma, a tecnologia de motorização transversal.
Na década de 1990, a Ford do Brasil anunciou o
investimento de US$ 450 milhões, em valores da época, para fabricar o pequeno
hatch popular de cinco portas Ford Fiesta aqui. A empresa estava levando a
sério o então novo segmento de mercado brasileiro de carros populares com até
1.000 cilindradas, recém inaugurado no país, com incentivos governamentais na
forma de alíquotas reduzidas de impostos, no qual o Fiat Uno Mille, o Chevrolet Corsa e o Gol 1000 estavam sendo vendidos.
Inicialmente,
nos primeiros anos da década de 1990, o pequeno Ford Fiesta era importado da
Espanha. Em 1994 a Ford do Brasil alcançou a marca de 1.000.000 de caminhões fabricados. A partir de 1995, o pequeno modelo de automóvel Ford Fiesta passou a ser fabricado
em série no Brasil. Era um modelo moderno de automóvel, com injeção eletrônica
de série, trava central elétrica, banco traseiro bipartido de série, ar
condicionado e direção hidráulica, esses dois itens disponíveis como opcionais.
Na
verdade, a Ford do Brasil já fabricava um modelo de automóvel com motorização
de 1.000 cilindradas, o Ford Escort Hobby, uma versão mais simples da linha Ford
Escort, mas foi a partir do início da fabricação em série no Brasil do Ford
Fiesta que a empresa entrou definitivamente no mercado dos chamados carros
populares, que na época representavam cerca de 40% do número total de
automóveis vendidos aqui.
Em
1997, quase todos os modelos de automóveis fabricados no Brasil pela Ford do
Brasil já saíam de fábrica com injeção eletrônica de série. Assim, a empresa
entrava definitivamente no século XXI com o pé direito.
FÁBRICA NO BOM RETIRO
Até metade da década de 1910 a América do Sul,
incluindo o Brasil, possuíam uma frota de veículos basicamente importada da
Europa. Esse cenário começou a mudar durante a Primeira Guerra Mundial, com a
interrupção temporária de automóveis daquele continente para o Brasil. A região
já contava, desde 1913, com uma sucursal da Ford na Argentina, a primeira da
marca na América do Sul, com oficina e salão de vendas. Naquela época os modelos
de veículos Ford T vinham para o território brasileiro importados por William
T. Wright, um representante da marca.
No ano de 1914 a pequena sucursal da Ford Motor
Company no país vizinho tornou-se uma filial industrial, o que, com o seu
sucesso comercial, abriria o caminho para alguns anos mais tarde ser
viabilizada a construção da filial brasileira, em São Paulo.
Em 1919 a filial Ford da Argentina transferiu um
capital de US$ 25 mil para o Brasil para a criação da Ford do Brasil,
que daria seus primeiros passos em nosso país a partir de um pequeno depósito
de dois andares na Rua Florêncio de Abreu, em São Paulo, onde foi iniciada a
montagem dos automóveis Ford T e dos caminhões Ford TT. A empresa tornou-se com
isso a primeira fabricante de automóveis a se estabelecer em território
nacional.
No ano de 1920 o então presidente da república,
Epitácio Pessoa, deu autorização formal para o funcionamento das operações de
fabricação da Ford no Brasil que então deixa seu modesto depósito da Rua
Florêncio de Abreu para um endereço maior, um antigo ringue de patinação na
Praça da República. Nessa época aumenta a demanda dos brasileiros pelo Ford T e
pelos caminhões da empresa, o que leva a empresa americana a iniciar a
construção de sua primeira grande fábrica no país.
Com projeto do engenheiro americano B. R. Brown, o
mesmo que projetou a fábrica da Ford em Highland Park, nos Estados Unidos, era
inaugurada em 1921 a grande fábrica brasileira da Ford do Brasil em São Paulo, na
Rua Solon, no bairro do Bom Retiro.
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- Agricultura e Pecuária
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- Ônibus Espacial
- UFO/ OVNI (Ufologia)
- Galvanização (Química)
- Cessna 208B Grand Caravan
- Cessna Citation
- Nota Fiscal
- Intelbras (Telecomunicações)
- HDL (Segurança Eletrônica)
- Leucotron (Telecomunicações)
- Bombardier Learjet
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Caso ET de Varginha (Ufologia)
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Gastrite (Medicina)
- Indústria Automobilística
- Marketing (Parte 2)
- Disco Voador (Ufologia)
- Administração da Produção (Parte 1)
- Comércio Exterior
- Fusões e Incorporações
- Nutrientes (Medicina e Veterinária)
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Rumo ALL (Companhia Ferroviária)
- Aquecimento Global
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Saneamento Básico
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Ford Escort
- Energia Solar Fotovoltaica
- Legislação Tributária (Direito)
- Operação Prato (Ufologia)
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Área 51 (Ufologia)
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Segurança Privada
- Echostar Corporation
- Contratos (Direito)
- Drones
- Nobreak (Informática)
- Fatores de Produção (Administração)
- Piper Aircraft
- Atari Incorporated
- Pessoas Jurídicas
- Embarcações (Indústria Naval)
- Roteadores (Telecomunicações)
- Catalisador (Indústria Automobilística)
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Iodophor (Agropecuária)
- Documentos (Administração)
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Maconha (Segurança Pública)
- Airbus A320
- General Motors do Brasil
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Mbps - Megabits por Segundo (Informática)
- Embraer E-190
- Franquia de Internet (Telecomunicações)
- Crase (Gramática)
- Embraer E-195
- Airbus A321
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Airbus A319
- Computador (Informática)
- Viação Motta (Transporte Rodoviário)
- Chassis Iveco Scudato
- Ford Edge
- Ford Versailles
- Ford Belina
- Ford Del Rey
- Elbit Hermes 900 (Força Aérea Brasileira)
- Aço (Siderurgia)Volkswagen Delivery
- Ford Mondeo
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Pepsico do Brasil
- Grupo Boticário
- Ford Ranger
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Úlcera (Medicina)
- Ford F-250
- Hyundai HR
- Kia Bongo
- Unilever Brasil
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Conservação de Alimentos (Culinária)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Ford Explorer
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Alumínio (Metalúrgica)
- Antibióticos (Medicina e Veterinária)
- Hyundai HD 80
- Hyundai HD 78
- Aquecedor Solar de Água
- Caminhões Mercedes-Benz Atego
- Injeção Direta (Mecânica)
- CRDI - Common Rail Direct Injection
- Honda HA-420 HondaJet
- Componentes Eletrônicos
- Atmosfera (Química e Física)
- IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física
- Navios (Engenharia Naval)
- Barcos (Engenharia Naval)
- Bicicleta (Ciclismo)
- Mata Bicheiras (Agropecuária)
- Modem (Telecomunicações)
- Embraer EMB-203 Ipanema
- Ford Pampa
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Revista Quatro Rodas / Abril: https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/fabrica-da-ford-e-vendida-a-r-550-milhoes-e-deve-virar-centro-logistico/?utm_source=pushnews&utm_medium=pushnotification&utm_campaign=push_quatrorodas
- Wikipédia: https://en.wikipedia.org/wiki/Ford_Motor_Company
- Jornal O Estado de São Paulo: https://economia.estadao.com.br/noticias/negocios,gm-manteve-lideranca-no-mercado-automotivo-em-2017-aponta-fenabrave,70002138767
- Informe Publicitário Em Tempo de Evolução / Ford do Brasil
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ford_do_Brasil
- Revista Auto e Técnica / Band: http://autoetecnica.band.uol.com.br/top10-as-maiores-montadoras-de-automoveis-de-2017/
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ford_Motor_Company
- Revista Isto É: https://www.istoedinheiro.com.br/noticias/negocios/20160720/irlandes-lyle-watters-volta-brasil-sera-presidente-ford/394884
- Jornal O Globo / Globo.com: https://oglobo.globo.com/economia/carros/enfim-dirigimos-ford-mustang-gt-que-chega-ao-brasil-por-300-mil-22532312
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ransom_Eli_Olds
- Site ABC do ABC: http://www.abcdoabc.com.br/abc/noticia/ford-comemora-100-anos-linha-montagem-automoveis-15107
- Ford do Brasil (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
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