FORD DO BRASIL

FORD DO BRASIL
FORD MOTOR COMPANY
FORD MOTOR COMPANY BRASIL
TROLLER

INTRODUÇÃO
A tradicional Ford do Brasil é grande importadora brasileira de automóveis premium e pickups médias premium, uma subsidiária brasileira da multinacional americana Ford Motor Company, por sua vez uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo. Ela foi a 4ª maior fabricante e importadora / vendedora de automóveis e pickups do Brasil em 2017, com cerca de 206.000 unidades vendidas, a grande maioria fabricada aqui no Brasil, o equivalente a cerca de 9% do mercado brasileiro de automóveis e pickups médias.

Até alguns anos atrás, a empresa era uma grande fabricante brasileira e importadora de automóveis, pickups médias, caminhões e caminhonetesA empresa possuía quatro fábricas de grande porte em atividade no Brasil,  nos municípios de Taubaté e São Bernardo do Campo, ambas no interior do estado de São Paulo, no município de Camaçari, no interior do estado da Bahia, e no município de Horizonte, no estado do Ceará, todas elas colocadas à venda nos últimos anos ou meses. Até 2018, ela emprega atualmente cerca de 14.500 pessoas no Brasil, número que foi sendo reduzido na medida em que a empresa vendia suas instalações produtivas.

Atualmente, ela é administrada pelo executivo irlandês Lyle Watters, que acumula inclusive a liderança da administração regional da Ford Motor Company para a América do Sul.

A empresa possui no Brasil um centro de desenvolvimento de veículos, localizado no município de Tatuí, interior do estado de São Paulo. Essa unidade é um campo de provas, realiza testes e possui laboratórios e oficinas. Já a sede administrativa da empresa está localizada em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, a capital do estado de São Paulo.

Até 2019, os principais produtos da Ford do Brasil no mercado brasileiro de automóveis e pick-ups eram os compactos Ford Ka, em versões sedan e hatch; os pequenos Ford Fiesta, também em versões sedan e hatch; o utilitário esportivo compacto Ford EcoSport; o sedan de luxo de tamanho médio Ford Fusion, importado do México; o utilitário esportivo de luxo e de tamanho médio Ford Edge, importado do Canadá; o automóvel esportivo de alto luxo Ford Mustang, importado dos Estados Unidos; e a pickup média Ford Ranger, fabricada na Argentina, uma das mais vendidas do segmento utilitário médio no Brasil, atualmente.

Em 2007, a Ford do Brasil adquiriu a fabricante brasileira de veículos fora de estrada Troller, mantendo em linha de produção o utilitário esportivo compacto Troller T4 até recentemente.

Atualmente, os principais produtos da empresa são os utilitários esportivos Ford Territory, importado da China, o Ford Edge, importado do Canadá, e Ford Bronco, importado do México, a pickup média Ford Ranger, importada da Argentina, o esportivo de alto luxo Ford Mustang, importado dos Estados Unidos, e a van-furgão utilitária e de transporte de passageiros Ford Transit, importada do Uruguai.

As principais concorrentes da Ford do Brasil são a General Motors do Brasil, por meio da marca Chevrolet; a Stellantis (conhecida anteriormente como FCA do Brasil e PSA Peugeot Citroen), por meio das marcas Fiat, Jeep, Dodge, Peugeot e Citroen; o Grupo Volkswagen, por meio das marcas Volkswagen, Audi e Porsche; o grupo coreano Hyundai / Kia; a japonesa Toyota; o grupo Renault Nissan Mitsubishi, da França e do Japão; o Grupo Caoa Chery; e a japonesa Honda.

A FORD MOTOR COMPANY
A gigante centenária americana Ford Motor Company foi a sexta maior fabricante de automóveis e pickups do planeta em 2017 e 2018, com 6.200.000 e 4.757.000 unidades fabricadas, respectivamente. Ela foi fundada em 1903 pelo engenheiro mecânico Henry Ford e mais 12 sócios e está sediada em Dearborn, na região metropolitana de Detroit, nos Estados Unidos. Nesse mesmo ano foi iniciada a fabricação em série do seu primeiro modelo de automóvel, o Ford Modelo A, com apenas dois cilindros. Mas o sucesso mundial veio depois, em 1908, com o início da fabricação em série do Ford T, com mais de 15.000.000 de unidades fabricadas no total, e em 1913, com a implementação definitiva e em larga escala da famosa linha de produção ou linha de montagem, em inglês assembly line, que é considerada por alguns historiadores o equivalente ou comparável à Revolução Industrial Inglesa do século XVII.

Em 2018 e 2019, a multinacional americana, controlada pela Família Ford, empregava cerca de 200.000 e 190.000 pessoas, respectivamente, em escritórios e instalações em mais de 80 países, nos cinco continentes do planeta. Em 2017 e 2019, por exemplo, ela teve receitas brutas anuais de mais de US$ 157 bilhões e US$ 156 bilhões, respectivamente, com lucros líquidos de mais de US$ 7 bilhões e US$ 57 milhões, respectivamente, e contabilizou patrimônio líquido positivo de mais de US$ 34 bilhões e US$ 33 bilhões, respectivamente.

Ela tem participações societárias minoritárias na fabricante inglesa de automóveis esportivos de alto luxo Aston Martin (8%), na fabricante japonesa de automóveis Mazda (2%), na fabricante chinesa de automóveis Jiangling (32%), na chinesa Changan, na russa Sollers, na tailandesa Auto Alliance, taiwanesa Lio Ho e na turca Otosan.

A Ford Motor Company possui fábricas de veículos nos Estados Unidos, no Canadá, no Brasil (todas estão à venda), na Argentina, no México, na China, no Reino Unido / Inglaterra, na Turquia, no Japão, na Tailândia, na Rússia, na Alemanha, na Austrália e na África do Sul.

Quase todos os modelos de automóveis de alto luxo fabricados pela Ford Motor Company estão no mercado por meio da marca Lincoln.

A multinacional americana já foi proprietária das fábricas de automóveis Volvo Cars, da Suécia; e Jaguar e Land Rover, ambas do Reino Unido / Inglaterra.

Atualmente, ela possui uma subsidiária fabricante de autopeças, a Motorcraft.

PERFIL DA EMPRESA
A fabricante brasileira de automóveis Ford do Brasil é uma subsidiária brasileira da multinacional americana Ford Motor Company, uma das gigantes da indústria automobilística mundial. Atualmente, ela somente importa automóveis da Argentina, dos Estados Unidos, do México, do Uruguai, do Canadá e da China, após fechar todas as suas fábricas no Brasil, dentro de um plano mundial de reestruturação da matriz americana, para melhora os seus resultados financeiros. Ela foi fundada em 1919, na cidade de São Paulo, mas somente a partir de 1921 ela passou a fabricar, efetivamente, em linha de montagem, automóveis no Brasil. Em 2019, a Ford do Brasil, a primeira fabricante brasileira de automóveis, completou 100 anos de existência.

Ela é uma empresa de capital fechado, totalmente controlada pela multinacional americana Ford Motor Company, e, até recentemente, produzia no Brasil uma linha completa de automóveis compactos populares, composta pelo Ford KA hatch e Ford KA sedan, ambos de quatro portas, fabricados em Camaçari, no estado da Bahia; uma linha completa de automóveis pequenos, o Ford Fiesta, somente na versão hatch, já que a versão sedan era importada do México; e uma linha de utilitários esportivos compactos, o Ford EcoSport, fabricado também no município de Camaçari;

A empresa fabricava também, até 2019, uma linha de caminhões e uma linha de caminhonetes no Brasil, a linha Ford Cargo e a linha Ford F, respectivamente, ambas na unidade de São Bernardo do Campo, interior do estado de São Paulo, que foi fechada e vendida para a Construtora São José e a FRAM Capital, que pretendem construir um centro de logística no local.

Alguns anos atrás a fabricação em série do automóvel fastback Ford Focus na Argentina foi descontinuada. Essa decisão pode ter relação com o pragmatismo do seu fundador, que é conservado até hoje dentro da empresa, principalmente na matriz americana, com influências óbvias e naturais sobre as subsidiárias, no sentido de fabricar em larga escala somente os produtos que dão lucro. Assim, embora seja um bom projeto, um projeto bem equilibrado e competitivo, tanto em termos de dimensões quanto em termos de design, o Ford Focus fastback deixou ser importado para o Brasil, já que parte de sua fabricação na Argentina era exportada pra cá.

Em 1919, a Ford do Brasil foi a segunda filial sul-americana da Ford Motor Company, depois da subsidiária Ford da Argentina, e a primeira a se instalar no Brasil. Em 1921, o pequeno modelo de automóvel Ford T e o caminhão Ford TT foram os primeiros veículos montados pela Ford no Brasil. Até recentemente, a Ford do Brasil era a principal subsidiária da multinacional americana na América Latina, e a terceira mais importante nas Américas, atrás apenas da matriz americana e da subsidiária mexicana. A partir de agora, a empresa assume uma posição de coadjuvante no mercado brasileiro, apenas importando automóveis premium, mais caros.

FÁBRICA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
A inauguração do Conjunto Industrial Ford no município paulista de São Bernardo do Campo, em 1967, permitiu à Ford do Brasil expandir suas operações em território brasileiro como nunca antes e iniciar um período de prosperidade nos negócios da empresa realizados por aqui. Embora fosse até recentemente uma das mais modernas, essa fábrica era a mais antiga da Ford do Brasil em operação no Brasil, já que as mais velhas foram desativas.

Na verdade, parte dessas instalações em São Bernardo do Campo já existiam quando a Ford do Brasil adquiriu a Willys Overland do Brasil, passando assim a ser proprietária do imóvel. Desde então, esse conjunto industrial passou a ser modernizado, reformado, atualizado e ampliado periodicamente e então passou a abrigar duas fábricas, uma de automóveis pequenos, a linha Ford Fiesta, somente na versão hatch, e uma de caminhões e caminhonetes, a linha Ford Cargo e a linha Ford F, respectivamente.

Ao longo de sua existência, nas décadas de 1970, 1980 e 1990, essa fábrica também foi responsável pela fabricação em série dos modelos Ford Corcel, Ford Del Rey, Ford Belina, Ford Verona, Ford Pampa e Ford Ka.

A linha de caminhões Ford Cargo é bem completa, com modelos com capacidade entre 8.000 kg de peso bruto até 56.000 kg de peso bruto. Já a linha Ford F é composta pelos modelos Ford F-350 e Ford F-4000. Essas duas linhas não são mais fabricadas, elas estão disponíveis somente no mercado nacional de veículos usados.

Esse conjunto industrial estava configurado nos moldes do sistema Just In Time e, é claro, empregava os métodos de linha de montagem idealizados por Henry Ford, mas, obviamente, em versões muito mais sofisticadas. Além disso as duas fábricas estavam certificadas no padrão ISO 9001, de qualidade, e ISO 14001, de gestão ambiental.

FÁBRICA DE CAMAÇARI
A inauguração do Complexo Industrial Ford Nordeste, no município baiano de Camaçari, em 2001, permitiu à Ford do Brasil ampliar sua produção no Brasil. Como consequência natural dessa inauguração, houve na época um novo impulso de prosperidade na economia baiana, já que além da fábrica de automóveis da própria Ford há no mesmo local instalações de 20 fornecedores da montadora multinacional.

O Ford EcoSport foi uma das linhas de automóveis fabricadas na então recém inaugurada fábrica da Ford do Brasil no município de Camaçari, na Bahia, no início da década de 2000. A  geração do Ford EcoSport, por exemplo, fazia parte do projeto Ford Amazon, com um investimento gigantesco de quase US$ 2 bilhões, em valores da época, que incluiu a construção dessa fábrica inteiramente nova no estado para produção do Ford EcoSport e do Ford Fiesta, com o qual, aliás, compartilhava a mesma plataforma compacta Ford B3.

Essa unidade da Ford do Brasil tem capacidade máxima de produzir 250.000 unidades de automóveis por ano. Atualmente, ela está fechada, mas ainda abriga as linhas desativadas de montagens de automóveis compactos, o Ford KA hatch, o Ford KA sedan e o modelo de utilitário esportivo compacto Ford EcoSport, este um grande sucesso de vendas da montadora brasileira. Segundo o fabricante, esse complexo industrial possui mais de 535 robôs e sistemas eletromecânicos de automação e o processo de estamparia é totalmente automatizado. Essa fábrica está à venda..

Esse conjunto industrial está configurado nos moldes do sistema Just In Time e, é claro, emprega os métodos de linha de montagem idealizados por Henry Ford, mas, obviamente, em versões muito mais sofisticadas. Além disso, as duas fábricas estão certificadas no padrão ISO 9001, de qualidade, e ISO 14001, de gestão ambiental. O processo de pintura, por exemplo, recebeu o nome Eco-M, com turbinas de alta rotação e robôs que possibilitam a automatização total da pintura, sem desperdício de tinta à base de água, o que contribui para poupar o meio ambiente de resíduos.

Esse complexo industrial está localizado a cerca de 50 quilômetros de Salvador, a capital do estado da Bahia. Segundo a Ford do Brasil, a partir da década de 2000 a região metropolitana de Salvador e municípios vizinhos, incluindo Camaçari, foram beneficiados com a geração de mais de 7.000 empregos diretos e mais de 70.000 empregos indiretos.

HISTÓRIA DA MULTINACIONAL
Em 1863 nascia nos Estados Unidos, o fundador da empresa, Henry Ford, filho de William Ford e Mary Ford, em uma fazenda em Dearborn, no Estado de Michigan. Aos quarenta anos de idade, em 1903, o brilhante engenheiro mecânico fundou a Ford Motor Company, juntamente com 12 sócios. Embora não tenha sido, exatamente, o inventor da linha de produção ou linha de montagem, ele foi o grande incentivador dessa tecnologia. E mais, ele aperfeiçoou e popularizou a tecnologia de uma forma tão abrangente e inteligente que passou a ser considerado por muitos historiadores o inventor dela, embora não tenha sido de fato.

Embora tenha cometido alguns erros de estratégia em sua carreira de grande magnata da indústria moderna, Henry Ford ainda hoje é considerado um dos principais responsáveis pelo grande impulso da indústria automobilística americana e um exemplo de empresário a ser seguido pelos mais jovens.

Em 1904 a Ford Motor Company inaugurou a sua primeira subsidiária, a Ford do Canadá. Em 1906 ele tornou-se o presidente da companhia. Em 1908 foi iniciada a produção do icônico Ford T, o primeiro sucesso gigantesco da marca Ford no mundo. Em 1911 foi iniciada a venda dos automóveis Ford na Venezuela.

Em 1913, a Ford Motor Company inaugurou a sua primeira linha de montagem, marcando o início de uma nova revolução na indústria em geral, com influências não apenas na indústria automobilística ou automotiva. Em 1914 o empresário americano Henry Ford, provavelmente influenciado pelo engenheiro e administrador Frederick Taylor, adotou a estratégia de pagamento de US$ 5 (dólares) por dia de trabalho dos operários, em regime de 8 horas diárias. Foi um divisor de águas, esse louvável exemplo foi seguido por muitas indústrias americanas, melhorando significativamente a qualidade de vida da população americana.

Em 1916 a Ford Motor Company alcançou a marca de 1.000.000 de automóveis fabricados e vendidos. No ano seguinte foi iniciada a fabricação do primeiro trator e do primeiro caminhão da Ford. Neste mesmo ano de 1919 começou a história da Ford do Brasil, uma das principais, mais lucrativas e mais rentáveis unidades controladas pela matriz americana, por cerca de 100 anos. Porém, nos primeiros anos, a subsidiária brasileira somente importava os veículos semi-montados e encaixotados e completava o trabalho com a montagem deles em território brasileiro. Neste mesmo ano o único filho de Henry Ford, Edsel Ford, assumiu a presidência da matriz americana.

Em 1917 foram inauguradas fábricas da Ford na Irlanda, na Inglaterra e na França, seguidas das fábricas no Brasil, em 1919, na Dinamarca e na Itália, em 1923, na Alemanha, na Áustria e na Argentina, em 1925, e assim por diante, em outros países. Em 1924 a multinacional americana alcançou a marca de 10.000.000 de automóveis fabricados. Em 1927 é encerrada a produção em série do Ford T, com mais de 15.000.000 de unidades fabricadas, recorde que só viria a ser quebrado pelo Volkswagen Fusca, muitos anos depois. Esses dois modelos são os mais vendidos do mundo, considerando se tratar de modelos de apenas uma geração, com melhorias ano após ano, mas sem mudanças profundas ou radicais de projeto ao longo de suas vidas.

Em 1922 a Ford Motor Company comprou a fabricante de automóveis Lincoln Motor Company.

Ainda em 1927 o empresário americano Henry Ford tentou entrar no mercado aeronáutico, com a fabricação em série do Ford Trimotor. Nesse mesmo ano, o novo Ford Modelo A foi lançado, em substituição ao modelo Ford T. Em 1931 a Ford Motor Company comemorou a marca de 20.000.000 de automóveis fabricados.

Em 1932 ela encerrou a produção em série do Ford Modelo A, com mais de 4.000.000 de unidades fabricadas. Em 1933 o pragmático Henry Ford decidiu encerrar a produção do avião Ford Trimotor, este foi o fim da curta e infrutífera passagem do empresário americano pela indústria aeronáutica civil.

Em 1936 foi criada a Fundação Ford, uma das maiores e mais atuantes dos Estados Unidos, por décadas seguidas. Em 1938 foi iniciada a fabricação do Ford Mercury. Neste mesmo ano Henry Ford II, o neto do fundador da empresa, assumiu a diretoria. Em 1939 foi iniciada a fabricação do Lincoln Continental.

A partir de 1942 a Ford Motor Company e outras fabricantes de automóveis americanas são chamadas pelo Governo Americano para ajudar no esforço de guerra. São anos sombrios, até o fim da Segunda Guerra Mundial, mas praticamente todas as grandes fabricantes conseguiram sobreviver... Em 1943, morre Edsel Ford, vítima de câncer no estômago, e seu pai, Henry Ford, voltou à presidência da empresa... Em 1944 a Ford Motor Company passou a fabricar aviões bombardeiros, motores de aviões militares e iniciou a fabricação, sob licença, do popular utilitário Jipe ou Jeep que, mais tarde, viria a se tornar um ícone da indústria automobilística ou automotiva, o pioneiro do conceito SUV – Sport Utility Vehicle.

Em 1945, com o fim da guerra, as linhas de produção de automóveis civis foram reativadas. Em 1947, morre nos Estados Unidos o empresário Henry Ford, com 83 anos, vítima de hemorragia cerebral. Em 1953 a Ford Motor Company alcançou a marca de 40.000.000 de automóveis fabricados. Em 1954 foi lançado no mercado o Ford Thunderbird (pronuncia-se Fórd Tanderbârd), um modelo esportivo de automóvel. Em 1956 a Ford Motor Company tornou-se uma empresa de capital aberto, com ações no mercado acionário.

Em 1957 foi iniciada no Brasil a fabricação dos modelos de caminhões da linha Ford F-600 e do modelo de pickup média Ford F-100, esta um grande best seller da indústria automobilística ou automotiva, um clássico do mercado brasileiro. Em 1958 a empresa entrou definitivamente no mercado utilitário com a fabricação de caminhões.

Em 1959 foi criada a subsidiária de crédito da montadora americana, a Ford Motor Credit. Em 1963 a Ford Motor Company compra a fabricante de aparelhos receptores de rádio AM Philco, passando a equipar seus veículos com os auto rádios dessa marca. Em 1964 é iniciada a fabricação do automóvel esportivo de luxo  Ford Mustang nos Estados Unidos, um grande sucesso de vendas da empresa. Em 1966 a Ford Motor Company alcança a marca de 1.000.000 de unidades de Ford Mustang fabricadas.

Em 1967 a Ford Motor Company comemora a marca de 70.000.000 de veículos fabricados. Em 1969 a multinacional americana inicia a fabricação em série do Ford Maverick. Em 1970, o executivo Lee Iacocca assume a presidência da Ford Motor Company. Em 1972 a Ford do Brasil alcança a então expressiva marca de 1.000.000 de veículos fabricados. Já estava claro então na matriz americana que se tratava de uma das principais filiais da empresa.

Em 1976 é lançado o pequeno Ford Fiesta na Europa. Em 1980 a Ford Motor Company inicia a fabricação em série dos caminhões da linha Ford Cargo. Em 1982 é lançada nos Estados Unidos a pickup média Ford Ranger, mas ela só chegaria aqui no Brasil uma década depois. Em 1987 morre nos Estados Unidos o empresário Henry Ford II, neto de Henry Ford.

Em 1994, a Ford Motor Company iniciou a fabricação em larga escala de seu então novo modelo de automóvel, o Ford Mondeo, a partir de suas instalações industriais na Bélgica, com investimento total de cerca de U$$ 6 bilhões, exportando-o para quase 60 países. O projeto Ford Mondeo, um projeto de carro mundial da empresa, composto por um modelo fastback, um sedan e uma perua, marcou uma nova fase da renovação do portfólio da multinacional americana, para se manter competitiva e atraente no mercado mundial.

Na década de 1990 a Ford Motor Company já vendia seus veículos em cerca de 200 países, nos cinco continentes do planeta. Por alguns anos dessa década ela foi a segunda maior fabricante de veículos do mundo, chegando a alcançar 12% do mercado mundial de automóveis. Naquela época ela já disputava a preferência do consumidor com outras gigantes do mercado, entre elas a General Motors, a Toyota, a Hyundai, a Peugeot / Citroen, a Honda, a Fiat, a Nissan, a Renault, a Kia, a Chrysler / Jeep e a Mitsubishi. Nessa mesma década a Ford Motor Company empregava mais de 320 mil pessoas nos Estados Unidos e nas suas subsidiárias espalhadas pelo mundo. Ela era a segunda maior fabricante de automóveis dos Estados Unidos e a terceira maior empresa americana, considerando sua receita bruta de mais de US$ 100 bilhões.

Desde a sua fundação, a Ford Motor Company sempre teve uma inclinação natural ou vocação para fabricar carros populares, com orgulho, mas a verdade é que ela nunca abandonou totalmente os nichos de mercados mais exigentes e endinheirados, procurando sempre mostrar a esse público, mais atento a detalhes, o lado da relação custo benefício de seus modelos mais chiques. Uma prova atual disso é o sedan de luxo Ford Fusion e o utilitário esportivo de luxo Ford Edge, com os quais a Ford marcou, no primeiro caso, e marca, no segundo caso, presença no "topo da pirâmide" da indústria automobilística ou automotiva, com dois produtos competitivos, sofisticados e refinados.

Para clientes ainda mais exigentes a multinacional americana coloca à disposição os automóveis da marca Lincoln.

HISTÓRIA DA FORD DO BRASIL
A Ford do Brasil foi a primeira fabricante de automóveis brasileira. Ela foi fundada em 1919, meses depois de uma reunião da diretoria da multinacional americana em Detroit em que se decidiu reforçar a presença da marca no mercado sul americano, já que a subsidiária da multinacional na Argentina já tinha sido fundada algum tempo antes.

Inicialmente, a subsidiária Ford do Brasil estava localizada na Rua Florêncio de Abreu, próxima ao Lago São Bento, na cidade de São Paulo. No ano seguinte, a empresa foi transferida para o centro da cidade, na Praça da República. Em 1921, a empresa mudou-se novamente para a Rua Solon, no Bairro Bom Retiro, também em São Paulo, em um prédio novo, projetado por engenheiros americanos. A partir de então, a empresa passou a, de fato, fabricar automóveis em linha de montagem no Brasil.

Essa fábrica possuía equipamentos importados em sua linha de montagem, na época com capacidade para fabricar até 4.700 automóveis e 360 tratores por ano. Três anos depois, a empresa já empregava 124 pessoas. A matriz americana baseava a sua iniciativa de produzir no Brasil de forma também pragmática, considerando inclusive que o país ocupa cerca de 6% da superfície terrestre do planeta e um país rico em minérios e potencial agricultável, o que obviamente teria reflexos diretos e indiretos na demanda por veículos.

Na década de 1930 a Ford do Brasil possuía quase 60% do mercado brasileiro de automóveis. Nesta década, a empresa lançou aqui o Ford V8, o primeiro modelo de automóvel no Brasil capaz de atingir a marca de 100 km/h, na época uma marca que redefiniu os padrões brasileiros de mobilidade sobre quatro rodas.

Em 1953 a Ford do Brasil inaugurou a sua nova e então moderna fábrica no Bairro do Ipiranga, em São Paulo, na época com uma área construída de 106.000 m², em um terreno de quase 200.000 m², com capacidade para fabricar até 135 veículos por turno. Em 1957 a empresa começou a fabricar o seu primeiro caminhão, o Ford F-600, ainda tracionado com motor a gasolina. O investimento da Ford do Brasil para a fabricação desse modelo de caminhão foi considerado na época o maior da indústria nacional de veículos, cerca de US$ 21 milhões, em valores da época.

Em 1964 a Ford do Brasil alcançou a marca de 100.000 veículos fabricados. Na década de 1960 a Ford do Brasil passou a fabricar em série um dos mais sofisticados e espaçosos modelos de automóveis disponíveis no Brasil naquela época, o Ford Galaxie. Foi também nessa década que a empresa adquiriu o controle majoritário do capital da Willys Overland do Brasil. A consequência natural dessa aquisição foi o lançamento no Brasil do cupê e do sedan Ford Corcel em 1968, um grande sucesso de vendas da empresa no Brasil, com mais de 1.400.000 de unidades fabricadas no total. Já em 1969, a empresa inaugurou um centro de desenvolvimento de veículos em São Bernardo do Campo, interior do estado de São Paulo.

Em 1974 a empresa inaugurou mais uma instalação industrial, a unidade de Taubaté, no interior do estado de São Paulo. Em 1975 a empresa lançava no Brasil o Ford Landau, um sedan de luxo. Em 1977 foi a vez do lançamento do Ford Corcel II, o primeiro automóvel da marca Ford com motorização a álcool.

Em 1981 a Ford do Brasil lançou o sedan de luxo Ford Del Rey. Em 1983 a empresa lançou no Brasil o fastback de tamanho médio Ford Escort, um dos seus maiores sucessos de vendas, um divisor de águas dentro da empresa e reforçando no mercado um novo paradigma, a tecnologia de motorização transversal.

Na década de 1990, a Ford do Brasil anunciou o investimento de US$ 450 milhões, em valores da época, para fabricar o pequeno hatch popular de cinco portas Ford Fiesta aqui. A empresa estava levando a sério o então novo segmento de mercado brasileiro de carros populares com até 1.000 cilindradas, recém inaugurado no país, com incentivos governamentais na forma de alíquotas reduzidas de impostos, no qual o Fiat Uno Mille, o Chevrolet Corsa e o Gol 1000 estavam sendo vendidos.

Inicialmente, nos primeiros anos da década de 1990, o pequeno Ford Fiesta era importado da Espanha. Em 1994 a Ford do Brasil alcançou a marca de 1.000.000 de caminhões fabricados. A partir de 1995, o pequeno modelo de automóvel Ford Fiesta passou a ser fabricado em série no Brasil. Era um modelo moderno de automóvel, com injeção eletrônica de série, trava central elétrica, banco traseiro bipartido de série, ar condicionado e direção hidráulica, esses dois itens disponíveis como opcionais.

Na verdade, a Ford do Brasil já fabricava um modelo de automóvel com motorização de 1.000 cilindradas, o Ford Escort Hobby, uma versão mais simples da linha Ford Escort, mas foi a partir do início da fabricação em série no Brasil do Ford Fiesta que a empresa entrou definitivamente no mercado dos chamados carros populares, que na época representavam cerca de 40% do número total de automóveis vendidos aqui.

Em 1997, quase todos os modelos de automóveis fabricados no Brasil pela Ford do Brasil já saíam de fábrica com injeção eletrônica de série. Assim, a empresa entrava definitivamente no século XXI com o pé direito.

FÁBRICA NO BOM RETIRO
Até metade da década de 1910 a América do Sul, incluindo o Brasil, possuíam uma frota de veículos basicamente importada da Europa. Esse cenário começou a mudar durante a Primeira Guerra Mundial, com a interrupção temporária de automóveis daquele continente para o Brasil. A região já contava, desde 1913, com uma sucursal da Ford na Argentina, a primeira da marca na América do Sul, com oficina e salão de vendas. Naquela época os modelos de veículos Ford T vinham para o território brasileiro importados por William T. Wright, um representante da marca.

No ano de 1914 a pequena sucursal da Ford Motor Company no país vizinho tornou-se uma filial industrial, o que, com o seu sucesso comercial, abriria o caminho para alguns anos mais tarde ser viabilizada a construção da filial brasileira, em São Paulo.

Em 1919 a filial Ford da Argentina transferiu um capital de US$ 25 mil para o Brasil para a criação da Ford do Brasil, que daria seus primeiros passos em nosso país a partir de um pequeno depósito de dois andares na Rua Florêncio de Abreu, em São Paulo, onde foi iniciada a montagem dos automóveis Ford T e dos caminhões Ford TT. A empresa tornou-se com isso a primeira fabricante de automóveis a se estabelecer em território nacional.

No ano de 1920 o então presidente da república, Epitácio Pessoa, deu autorização formal para o funcionamento das operações de fabricação da Ford no Brasil que então deixa seu modesto depósito da Rua Florêncio de Abreu para um endereço maior, um antigo ringue de patinação na Praça da República. Nessa época aumenta a demanda dos brasileiros pelo Ford T e pelos caminhões da empresa, o que leva a empresa americana a iniciar a construção de sua primeira grande fábrica no país.

Com projeto do engenheiro americano B. R. Brown, o mesmo que projetou a fábrica da Ford em Highland Park, nos Estados Unidos, era inaugurada em 1921 a grande fábrica brasileira da Ford do Brasil em São Paulo, na Rua Solon, no bairro do Bom Retiro.

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://en.wikipedia.org/wiki/Ford_Motor_Company
  • Informe Publicitário Em Tempo de Evolução / Ford do Brasil
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ford_do_Brasil
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ford_Motor_Company
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ransom_Eli_Olds
  • Ford do Brasil (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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