FORD ECOSPORT

FORD ECOSPORT
NOVO FORD ECOSPORT
FORD ECOSPORT TITANIUM
FORD ECOSPORT FREESTYLE
FORD ECOSPORT STORM

INTRODUÇÃO
Logo acima e logo abaixo, o bonito e moderno modelo de utilitário esportivo compacto Ford EcoSport de 2ª geração, atualmente à venda no Brasil. Um modelo de automóvel concebido e desenvolvido no Brasil e nos Estados Unidos, e, até recentemente, fabricado em larga escala no Brasil, principalmente para atender consumidores brasileiros. Um sucesso de vendas da Ford Motor Company, atualmente fabricado na Índia e na China e exportado para vários países.
O Ford EcoSport é um moderno utilitário esportivo compacto com capacidade para transportar com razoável conforto até cinco pessoas, incluindo o motorista, projetado e desenvolvido no Brasil e nos Estados Unidos, e fabricado no Brasil a partir da década de 2000, inicialmente para atender o mercado brasileiro e, posteriormente, para exportação, tornando-se então um grande sucesso de vendas da multinacional Ford Motor Company, cujo projeto atualizado já está em sua 2ª geração, mais moderno e bonito que seu antecessor de 1ª geração.

Os principais concorrentes do Ford EcoSport são o Renault Duster, o Hyundai Creta, o Chevrolet Tracker, o Nissan Kicks, o Citroen Aircross e Citroen C4 Cactus, o Honda H-RV, o Jeep Renegade, o Peugeot 2008, o Mitsubishi ASX e o Mitsubishi TR4, o Kia Sportage e o Suzuki Vitara, a maioria desses fabricada no Brasil.

A 2ª geração do Ford EcoSport já pode ser considerada um grande e bem sucedido projeto de carro mundial da Ford Motor Company, atualmente ela está sendo fabricada e/ou comercializada em várias partes do mundo, inclusive na América do Norte, na Europa Ocidental e na Europa Oriental, na China, na Índia e no Japão. Ela já foi comercializada e/ou fabricada na Tailândia, na Rússia e na Austrália.

FORD MOTOR COMPANY

A americana Ford Motor Company é uma grande e tradicional fabricante de automóveis, pickups, comerciais leves e autopeças. Ela foi a sexta maior fabricante de veículos do planeta em 2017, por exemplo, com 6,6 milhões de unidades fabricadas. Ela foi fundada em 1903 por Henry Ford e está sediada em Dearborn, na região metropolitana de Detroit, nos Estados Unidos. A subsidiária da Ford Motor Company no Brasil é a Ford Motor Company Brasil Ltda, conhecida também como Ford do Brasil, ela foi a sexta maior fabricante e vendedora de veículos do Brasil em 2016, por exemplo, com mais de 180 mil unidades vendidas. Ela foi fundada no Brasil em 1919, mas nos primeiros anos só importava peças e partes de veículos e os montava no Brasil. A partir de 1921, a Ford passou a fabricar, efetivamente, em linha de montagem, automóveis no Brasil.

A Ford Motor Company possui participações societárias / acionárias nas fabricantes de automóveis Changan Ford, na China; Ford Sollers, na Rússia; AutoAlliance, na Tailândia; Ford Otosan, na Turquia; Jingling Motors, na China; Ford Lio Ho, em Taiwan; Aston Martin, uma fabricante de automóveis esportivos de alto luxo, na Inglaterra; e Troller, uma fabricante brasileira de utilitários esportivos.

A multinacional americana é proprietária da fabricante de autopeças Motorcraft.

Recentemente, a subsidiária brasileira da Ford Motor Company anunciou a decisão da matriz americana de interromper ou suspender totalmente a fabricação de automóveis no Brasil, por diversas razões, entre elas a redução abrupta do ritmo de fabricação, causada pela pandemia de Covid-19. Porém, comenta-se que o principal motivo é, na verdade, a alta carga tributária brasileira incidente sobre automóveis de passeio, o que torna os produtos nacionais menos competitivos que os produtos similares estrangeiros.

O CONCEITO SUV
Logo acima, o bonito e harmônico interior do Novo Ford EcoSport, lançado em 2012 no Brasil, com painel e bancos com design moderno, com linhas suaves e agradáveis. Logo abaixo, o painel levemente reestilizado do Novo Ford EcoSport, com acabamento melhorado, inclusive, lançado em 2017, com a tela multimídia no centro.

A família Ford EcoSport de automóveis utilitários esportivos compactos é um dos mais bem sucedidos projetos da Ford Motor Company. Ela nasceu na década de 2000, a partir da percepção dos executivos, engenheiros e designers da montadora brasileira sobre o crescente mercado nacional de automóveis de carroceria alta e, portanto, posição de dirigir também alta, com pneus de tamanho médio, com vão livre do solo maior que a distância do solo encontrada em automóveis sedans, tração 4X4, bom espaço interno e aspecto estético externo levemente country. Esses modelos de automóveis também são definidos tecnicamente e mercadologicamente pelas expressões cross-over / all-terrain e off-road, que significa todo terreno e fora-de-estrada, numa tradução livre.

Mas é importante deixar bem claro aqui que o Ford EcoSport, na sua 1ª geração e na sua 2ª geração, não é um automóvel de tamanho médio, pelo contrário, ele está claramente encaixado no segmento de utilitários esportivos compactos, ou seja, um degrau abaixo do segmento de utilitários esportivos médios, estes geralmente mais sofisticados e refinados, portanto mais caros, focados em um público mais exigente. A administração da Ford do Brasil acreditava que lançando uma opção menor e mais barata de SUV – Sport Utility Vehicle, com fabricação nacional, o que por sua vez simplificaria e baratearia a sua manutenção, conseguiria então conquistar uma parte significativa desse mercado. E foi exatamente o que aconteceu, um sucesso de vendas imediato, uma agradável surpresa para a própria montadora brasileira.

Apenas para exemplificar essa tendência de mercado, que não é nova e cresce a cada ano, pode-se citar alguns exemplos de “vovôs” do conceito SUV – Sport Utility Vehicle, em inglês, ou utilitário esportivo, em português, entre eles o Land Rover Serie I, de fabricação inglesa, da década de 1950, o Toyota Bandeirante, conhecido também como Toyota Land Cruiser, o japonês fabricado no Brasil a partir da década de 1960, e o pequeno Jeep Willys, a partir da década de 1940, o americano fabricado no Brasil e nos Estados Unidos. Esses são alguns dos pioneiros de um mercado crescente no mundo todo, principalmente nos Estados Unidos, no Brasil e na Austrália, três países de forte tradição rural. Mas as semelhanças param por aqui, pois a intenção da administração da Ford do Brasil na década de 2000 era fabricar um automóvel menor, mais leve e mais econômico.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, um típico exemplar de 1ª geração do Ford EcoSport, vendido no Brasil por cerca de 10 anos, o modelo que consolidou a posição da Ford do Brasil, durante a década de 2000, como a quarta maior fabricante brasileira de automóveis e impulsionou a carreira do seu então principal executivo, Antonio Maciel Neto. Logo abaixo, o veículo apresentou características positivas de mecânica simples, com manutenção barata, atraindo fortemente a classe média brasileira.
O Ford EcoSport (não confundir com o fastback médio Ford Escort) é um moderno utilitário esportivo compacto com capacidade para transportar com razoável conforto até cinco pessoas, incluindo o motorista, projetado e desenvolvido no Brasil, sob a supervisão direta e com o auxílio técnico do departamento de engenharia da matriz americana Ford Motor Company, e fabricado no Brasil desde 2003. Ele é o representante da Ford do Brasil no disputado mercado nacional de utilitários esportivos compactos, com construção monobloco; com tração 4X4 ou tração 4X2 dianteira, dependendo da versão; com motorização a gasolina, nos primeiros anos de fabricação e, posteriormente, anos depois, com motorização flex (gasolina e etanol); quatro portas laterais para acesso do motorista e passageiros e uma porta traseira para acesso ao porta-malas.

 geração do Ford EcoSport é quase totalmente original, criada e desenvolvida no Brasil, com foco no consumidor brasileiro, e fabricada em larga escala no Brasil, na então recém inaugurada fábrica da Ford do Brasil no município de Camaçari, na Bahia. Essa geração fez parte do projeto Ford Amazon, com um investimento gigantesco de quase US$ 2 bilhões, em valores da época, que incluiu a construção de uma fábrica inteiramente nova no estado da Bahia, no município de Camaçari, para produção do Ford EcoSport e do Ford Fiesta, com o qual, aliás, compartilhava a mesma plataforma compacta Ford B3.

O seu projeto está focado no atendimento às necessidades de consumidores de médio poder aquisitivo, principalmente para uso urbano e rodoviário intensivo e rural leve, somente para transporte de pessoas. Foi o primeiro modelo de utilitário esportivo compacto fabricado no Brasil, antes disso todos os modelos de SUV – Sport Utility Vehicle compactos à venda no Brasil eram importados.

Somente alguns conceitos mais básicos da 5ª geração do hatch compacto Ford Fiesta, incluindo sua plataforma Ford B3, motorização e câmbio, foram usados como base para dar origem ao Ford EcoSport. Mas o aspecto externo e interno dos dois veículos é quase totalmente diferente, com quase nada restando de estética que lembre o modelo que lhe deu origem. Por exemplo, a altura do assoalho até o teto do Ford EcoSport é maior que o hatch compacto que lhe deu origem, o que resulta em mais espaço interno para os ocupantes.

Um dos destaques da 1ª geração do Ford EcoSport é o seu design com linhas equilibradas, semi-retas, marcantes e agradáveis. Mas vale relembrar que o Ford EcoSport já está na 2ª geração, bem mais bonito que o seu antecessor.

O utilitário esportivo compacto Ford EcoSport de 2ª geração pode ser considerado um modelo moderno de automóvel, bonito, razoavelmente confortável, e até um pouco sofisticado e refinado nas versões mais completas. Ele tem ar condicionado e ar quente; airbags frontais, na versão mais básica, e laterais, de joelhos e de cortina nas versões mais completas; freios a discos com ABS (sistema anti-travamento); controle de tração e estabilidade; opção de câmbio automático nas versões mais completas; bancos com ajustes de altura e inclinação; suspensão independente na dianteira e semi-independente na traseira; tração 4X4 ou 4X2 dianteira, dependendo da versão; vidros elétricos e trava central elétrica das portas com alarme; entre outros itens de conforto e segurança.

A FAMÍLIA ECOSPORT
De modo geral, todos os modelos Ford EcoSport das duas gerações fabricadas pela Ford do Brasil a partir de 2003 (1ª geração) e a partir de 2012 (2ª geração) são utilitários esportivos compactos de construção monobloco, fabricados com quatro portas laterais para acesso do motorista e passageiros e uma porta traseira para acesso ao porta malas. Todas as versões da 1ª geração e da 2ª geração foram fabricadas sobre as plataformas Ford B3 e Ford B2E, respectivamente, com melhorias de estrutura, acabamento e motorização na 2ª geração. Por exemplo, um número maior de peças e partes metálicas dos modelos da 2ª geração foi galvanizada, o que resulta em mais durabilidade e resistência ao longo de sua vida útil, menos sujeitos à ferrugem / corrosão.

Todos os modelos Ford EcoSport das duas gerações têm motorizações dianteiras e transversais e as duas gerações possuem versões com tração 4X4, geralmente nas versões com motorização mais potente e de preço mais alto. Automóveis com motorização transversal são mais seguros porque em caso de acidente grave com impacto frontal o risco do bloco do motor invadir o habitáculo é menor.

ECOSPORT (1ª GERAÇÃO)
A 1ª geração do Ford EcoSport foi criada, desenvolvida e fabricada em larga escala no Brasil, comercializada no Brasil e exportada para vários países da América Latina, entre eles Argentina, Venezuela e México. Inicialmente, ela foi fabricada com quatro opções de motorização, incluindo uma opção de motor a diesel, porém a versão com motor a diesel não foi comercializada no Brasil, pois a legislação brasileira não permitia. Por outro lado, foram várias opções de níveis de acabamento e equipamentos de conforto e segurança, todas elas com quatro portas laterais, com assentos para cinco pessoas no total, o motorista e quatro passageiros, e uma porta traseira para acesso ao porta-malas. .

A Ford do Brasil fabricou várias versões do Ford EcoSport de 1ª geração. Nos primeiros anos de fabricação foram três versões, todas com câmbio mecânico de cinco velocidades ou marchas, a versão de entrada Ford EcoSport XL, mais simples, a versão intermediária Ford EcoSport XLS, e a versão mais completa Ford EcoSport XLT. Posteriormente, anos depois, vieram mais duas versões, a Ford EcoSport FreeStyle e a Ford EcoSport 4WD, esta com tração nas quatro rodas e motorização de 2.000 cilindradas. No total, a Ford do Brasil disponibilizou no Brasil três opções de motorização a gasolina, nos primeiros anos de fabricação, e, posteriormente, anos depois, duas opções de motorização flex (gasolina e etanol) para o Ford EcoSport, uma com apenas 1.000 cilindradas, considerada insatisfatória pelo mercado, cuja produção foi descontinuada apenas alguns anos depois, em razão das poucas vendas; duas com 1.600 cilindradas e 8 válvulas, estas as mais vendida de todas, grandes sucessos de vendas, com 98 cavalos de potência e 15 kgfm de torque; e duas com 2.000 cilindradas, disponíveis somente nas versões mais completas. Versões com motorizações de 16 válvulas também foram colocadas à disposição do consumidor brasileiro. Assim, o consumidor estava servido com mais de 10 combinações possíveis de níveis de motorização, câmbio, acabamento e equipamentos, incluindo uma versão top de linha mais completa, com câmbio automático e motorização de 2.000 cilindradas, fabricada a partir de 2006.

O padrão de qualidade alcançado pela Ford do Brasil durante a fabricação da 1ª geração do Ford EcoSport, na década de 2000, foi considerado bom. Esses modelos de automóveis se envolveram e/ou foram envolvidos em poucas polêmicas por aqui, entre as quais esteve o nível de consumo considerado um pouco acima do normal, considerando o tamanho e o peso do veículo. Num levantamento on-line realizado pelo site Best Cars / UOL, por exemplo, cerca de 80% dos proprietários do Ford EcoSport afirmaram estar satisfeitos com esses modelos de automóveis, principalmente os proprietários das versões com motorizações de 1.600 cilindradas aspiradas, com injeção eletrônica multiponto, e de 2.000 cilindras aspiradas, também com injeção eletrônica multiponto.

Naturalmente, o consumidor brasileiro não gosta de acontecimentos imprevisíveis em relação aos produtos que consome. Há décadas, o orçamento doméstico do consumidor brasileiro de classe média é um pouco apertado. Na ponta do lápis, o custo de manutenção do seu automóvel não deve ter surpresas desagradáveis, acontecimentos imprevistos. A administração e o departamento de engenharia da Ford do Brasil decidiram então introduzir já na 1ª geração do Ford EcoSport a motorização Ford Zetec Rocam com corrente em vez da correia dentada, reduzindo as ocorrências de carros parados na beira da rodovia, causadas por quebra da correia...

Na década de 2000, o utilitário esportivo Ford EcoSport de 1ª geração já estava disponível com uma boa quantidade e variedade de itens de conforto, segurança e desempenho, seja como itens de série ou opcionais, entre eles direção hidráulica; tração dianteira nas versões básicas e intermediárias ou tração 4X4 nas versões mais completas; motor a gasolina ou motor flex, dependendo do ano de fabricação, este capaz de funcionar normalmente com gasolina e/ou etanol, em qualquer proporção; trava central elétrica e alarme anti-roubo; rádio AM e FM com CD Player; faróis de neblina nas versões mais completas; encostos de cabeça nos assentos traseiros; banco do motorista com regulagem manual de altura e inclinação do encosto; brake-light; desembaçador do vidro traseiro; ar-condicionado e ar quente; vidros elétricos; rodas comuns de aço nas versões mais baratas e rodas de liga leve nas versões intermediárias e na mais completa; e suporte traseiro para estepe.

Na 1ª geração do Ford EcoSport os freios ABS e os airbags foram introduzidos como opcionais ou como itens de série nas versões intermediárias e na mais completa. Naquela década a obrigatoriedade dos freios ABS e dos airbags ainda não existia, o que mudou a partir de 2014, já na 2ª geração do Ford EcoSport, passando a ser itens de série em todas as versões, mais baratas e mais caras, quando passaram a ser obrigatórios por força de lei no Brasil.

O Ford EcoSport de 1ª geração foi um grande sucesso de vendas da Ford do Brasil, ele vendeu mais de 27.000 unidades logo no primeiro ano de fabricação. Nos seguintes, os números da linha de produção da fabricante em Camaçari, na Bahia, continuaram em alta, justificando totalmente o seu grande investimento inicial nessa unidade produtiva então recém inaugurada. Ao todo, foram cerca de 700.000 unidades do Ford EcoSport da 1ª geração, vendidos no Brasil e em outros países da América Latina.

ECOSPORT (2ª GERAÇÃO)

Logo acima, beleza pura, o design externo e interno do Novo Ford EcoSport é um dos seus pontos fortes. As ruas e avenidas brasileiras viraram passarelas. Logo abaixo, ele consegue acomodar com razoável conforto quatro adultos, incluindo o motorista, e mais uma criança no centro do assento traseiro, com ou sem assento de elevação, dependendo de cada caso.
A fabricação em série da 2ª geração do Ford EcoSport, conhecida também como Novo Ford EcoSport, foi iniciada em 2012, inicialmente no Brasil e pouco tempo depois na China, na Rússia, na Índia, na Tailândia, na Romênia e no Vietnã. Atualmente, o projeto de 2ª geração do Ford EcoSport é de um carro mundial, porém recentemente a Ford do Brasil anunciou o encerramento da produção do carro no Brasil. Além disso, a produção na Tailândia e na Rússia já tinha sido encerrada, em 2018 e 2019, respectivamente. Mesmo assim, o carro pode ser considerado um sucesso de vendas, com mais de 1.400.000 unidades fabricadas.

Historicamente, o conceito de carro mundial foi criado, originalmente, após a crise do petróleo da década de 1970. Antes daquela época, as grandes fabricantes americanas General Motors, Ford e Chrysler estavam acostumadas a fabricar grandes e pesados automóveis porque havia poucos questionamentos dos consumidores americanos sobre os níveis de consumo de combustível. Havia então uma forte inclinação do mercado americano por automóveis espaçosos e confortáveis, colocando os quesitos de consumo de combustível em segundo plano.

Veio a crise do petróleo e então esses grandes fabricantes passaram a projetar e fabricar os chamados automóveis mundiais, ou seja, conceitos padronizados de projeto e fabricação que aproveitavam o máximo possível o que havia de melhor em peças, partes e componentes disponíveis nas matrizes e em cada uma de suas respectivas subsidiárias, em todos os continentes, combinando os melhores e mais bem sucedidos conhecimentos e experiências da tecnologia automotiva sobre a  fabricação de plataformas comuns eleitas pelas respectivas matrizes, com lançamentos quase simultâneos de modelos padronizados de automóveis em várias partes do planeta.

A General Motors, a Ford, a Chrysler e a Fiat, que já competiam entre si pela preferência dos consumidores americano e europeu, passaram a enfrentar também as gigantes japonesas que, aliás, já estavam acostumadas a fabricar automóveis pequenos e econômicos e, portanto, não precisavam passar por nenhuma adaptação. A General Motors, a Ford, a Chysler e a Fiat entenderam que precisavam unir as forças de suas respectivas subsidiárias para criação de projetos padronizados e conjuntos dentro de seus grupos, para competir em seus respectivos mercados, com redução de custos com criação e desenvolvimento, com economia de escala e eficiência nos processos de manufatura, com intercâmbio de peças fabricadas em lugares onde seus custos de produção estavam mais competitivos em cada momento. Surgiram assim os primeiros representantes do conceito de automóvel mundial, o Chevrolet Cavalier (conhecido também como Opel Ascona e Chevrolet Monza), o Ford Escort, um grande sucesso de vendas, o Chevrolet Chevette e o Fiat Uno, esses dois também grandes sucessos de vendas.

No início da década de 2010, seguindo assim essa mesma linha de pensamento e tendo em vista o grande sucesso de vendas do Ford EcoSport no Brasil e em outros países da América Latina, a Ford Motor Company decidiu adotar o projeto de fabricação do Ford EcoSport em várias subsidiárias, passando a atender seus consumidores na maioria dos mercados em que atua. O utilitário esportivo Ford EcoSport de 1ª geração já era um dos modelos da categoria off-road mais conhecidos no Brasil e em vários países da América Latina, quando a matriz Ford Motor Company decidiu dar continuidade ao projeto e levá-lo à 2ª geração. Ele já era um grande sucesso de vendas da fabricante brasileira em vários mercados, mas a reformulação quase completa do projeto tornou o modelo ainda mais competitivo, mais bonito e moderno.

Até nos mercados mais exigentes do mundo, como Estados Unidos, Canadá e Europa Ocidental, o compacto utilitário esportivo Ford EcoSport de 2ª geração está disponível para comercialização.

Essa 2ª geração do automóvel da Ford Motor Company começou a ser fabricada no Brasil em 2012, quase totalmente remodelada, quase totalmente reformulada, mais bonita que os modelos da 1ª geração, ambas as gerações, aliás, com carroceria do tipo monobloco. No entanto, mudou quase tudo. Melhorou em relação à geração anterior, ficou um pouco mais confortável, com nível de ruído interno um pouco menor, inclusive, com acabamento um pouco melhor, mais recursos tecnológicos, principalmente nas versões top de linha, com vários airbags e freios a discos nas rodas dianteiras, com ABS; piloto automático nas versões mais completas; direção elétrica; porta malas um pouco maior; vidros elétricos e trava central elétrica com alarme; ar condicionado e ar quente; teto solar nas versões mais completas; sistema multimídia SYNC no painel, com tela sensível ao toque, rádio AM e FM, entrada USB para arquivos de áudio em MP3 e conectividade Android Auto e Apple CarPlay; faróis de neblina e faróis xenon nas versões mais completas; volante com regulagem manual de altura; assento do motorista com regulagem de altura e inclinação; brake-light; vários porta-copos e rodas de liga leve nas versões mais completas.

A partir de 2012, quando a 2ª geração do Ford EcoSport foi lançada no Brasil, foram colocadas à disposição do consumidor brasileiro quatro opções de acabamento e nível equipamentos, as versões Ford EcoSport S e Ford EcoSport SE, mais básicas, de entrada, ambas com motorização aspirada Ford Sigma de 1.600 cilindradas e câmbio mecânico de cinco velocidades ou marchas; a versão Ford EcoSport FreeStyle, intermediária, também com motorização aspirada de 1.600 cilindradas e câmbio mecânico de cinco velocidades ou marchas, mas com o acréscimo de controle de tração e estabilidade; e a versão Ford EcoSport Titanium, mais completa, com motorização aspirada Ford Duratec de 2.000 cilindradas e câmbio automático de seis velocidades ou marchas.

Anos depois, a Ford do Brasil reformulou o seu portfólio, com um rearranjo das opções de acabamento, equipamentos e motorizações, com o Ford EcoSport SE, de entrada, com controle de estabilidade e controle de tração; com o Ford EcoSport FreeStyle (pronuncia-se Fristáio), intermediário, com piloto automático; com o Ford EcoSport Titanium, o top de linha e, mais recentemente, uma versão mais apelativa, digamos, o Ford EcoSport Storm (um pouquinho exagerado no aspecto externo), com tração 4X4, inclusive. A partir desse momento entrou em cena um novo protagonista, o motor aspirado Ford Dragon de 1.500 cilindradas, mais econômico que a opção anterior de 1.600 cilindradas, para tracionar as versões mais baratas.

A versão Ford EcoSport Titanium é uma das mais completas, na verdade é quase um automóvel premium, falta pouco para alcançar esse patamar: Ela possui tela multimídia; aparelho de som Sony de boa qualidade, com vários alto falantes, com alguns subwoofers para reforçar sons graves, inclusive; bancos em couro; sensor de pressão dos pneus; airbags frontais, laterais, de joelhos e de cortina; acendimento automático de faróis; câmbio automático de seis marchas, com a opção de trocas manuais no volante; teto solar elétrico; controle de estabilidade; cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes; isofix para fixação de cadeiras infantis; bancos traseiros bipartidos; injeção direta de combustível no motor aspirado Ford Duratec de 2.000 cilindras, com quatro cilindros em linha e posição transversal; faróis xenon; e câmera de ré; entre vários outros itens.

Por alguns anos, o  estepe continuou fixado do lado de fora, na porta traseira de acesso ao porta-malas. Essa, aliás, era uma das poucas polêmicas em que a 2ª geração do Ford EcoSport estava envolvida. Uma parte dos consumidores prefere assim mesmo, com o estepe do lado de fora, porque acredita que sobra mais espaço para bagagens no porta-malas e outra parte acredita que o estepe está mais protegido de vandalismos dentro do porta-malas. A Ford do Brasil tentou resolver esse problema passando a comercializar a versão com pneus run flat, mas aí surgiu outro problema, tem gente que não gosta de pneus run flat, prefere o estepe mesmo. É complicado.

A outra polêmica foi a tentativa mal sucedida da Ford do Brasil de introduzir no Novo Ford EcoSport a sofisticada dupla embreagem, seguida de reclamações de clientes pelo excesso de problemas técnicos... Atualmente, a Ford do Brasil não comercializa mais esse tipo de embreagem...

O bonito design do Novo Ford EcoSport, irretocável, é uma nova e feliz tendência estética adotada pela Ford Motor Company em quase todos os seus modelos de automóveis a partir do início desta década, um exemplo de bom gosto. Mas, por outro lado, como nada no mundo é perfeito, o Novo Ford EcoSport não consegue disfarçar uma de suas limitações, o entre eixos modesto de apenas 2,5 metros de comprimento. Não é o “fim do mundo”, mas já estava na hora da Ford esticar um pouquinho um dos seus principais produtos, um de seus best sellers, uma de suas linhas de produtos mais lucrativas, inclusive, e assim valorizar mais as pernas dos seus consumidores.

No Brasil, o Ford EcoSport de 2ª geração está disponível com nova motorização aspirada Ford Dragon de 1.500 cilindradas, com injeção eletrônica multiponto e três cilindros. É isso mesmo que você está lendo, três cilindros, uma nova tendência da indústria automobilística em motores de baixa cilindrada em praticamente todo o mundo, mais leve, mais econômica e mais eficiente que as motorizações anteriores do mesmo tamanho com quatro cilindros. No caso dessa motorização de 1.500 cilindradas do Novo Ford EcoSport o resultado é 130 cavalos de potência e 15 kgfm de torque.

O vão livre do solo, o espaço entre o solo e o assoalho do carro nunca foi um ponto forte do compacto Ford EcoSport, nem na 1ª geração e nem na 2ª geração, de cerca de 20 centímetros, mas é o suficiente para o uso off-road ou cross-over / all-terrain leve em estradas rurais, sem extravagâncias de nenhum tipo. Nas versões com motorização de 1.500 cilindradas, uma parte dos números de desempenho foi mantida mais ou menos como já estava antes na motorização de 1.600 cilindras e outra parte foi melhorada, principalmente os números de consumo na cidade e na rodovia, mas apenas para motoristas de comportamento moderado, com cerca de 12 quilômetros por litro na rodovia e cerca de 8 quilômetros por litro na cidade, precisando de cerca de 12 segundos para alcançar os 100 km/h, quando vazio, e cerca de 14 segundos, quando lotado.

MERCADO
Logo acima e logo abaixo, o Novo Ford EcoSport foi lançado em 2012, já com linhas modernas, suaves e agradáveis, bem harmônicas. Esse novo estilo foi nomeado pela Ford como Kinetic e está presente também em todos os outros modelos fabricados pela empresa, do pequeno hatch Ka até o sedan de luxo Fusion e o utilitário esportivo médio Edge.

É notável o volume de vendas de utilitários esportivos nos Estados Unidos, um sonho de consumo dos norte-americanos, em geral mais espaçosos e confortáveis. No Brasil essa tendência também existe e é muito forte. Em 2019, por exemplo, todos eles juntos somaram quase 27% do número total de automóveis fabricados no Brasil, de um total de 2.261.967 unidades fabricadas, incluindo hatches e sedans, principalmente os compactos.


Há quem diga que no futuro, daqui a alguns anos, os utilitários esportivos serão o segmento mais vendido, ultrapassando as vendas de carros compactos populares, inclusive. E não seria difícil entender o porquê: Conforto.


A Ford do Brasil possui uma rede de mais de 360 concessionárias.


SUV’S MAIS VENDIDOS NO BRASIL EM 2019

POSIÇÃO

MODELO

UNIDADES

Jeep Renegade

68.726

Jeep Compass

60.362

Hyundai Creta

57.460

Nissan Kicks

56.062

Honda HR-V

49.488

Volkswagen T-Cross

37.081

Ford EcoSport

34.206

Renault Captur

28.660

Renault Duster

26.090

10ª

Citroen C4 Cactus

16.438

Fonte: Anfavea


SUV’S MAIS VENDIDOS NO BRASIL EM 2018

POSIÇÃO

MODELO

UNIDADES

Jeep Compass

60.284

Hyundai Creta

48.976

Honda HR-V

47.959

Nissan Kicks

46.812

Jeep Renegade

46.344

Ford EcoSport

34.497

Renault Captur

26.504

Chevrolet Tracker

26.100

Renault Duster

23.579

10ª

Honda WR-V

14.797

Fonte: Anfavea


O projeto vencedor do Ford EcoSport acumula mais de 2.100.000 unidades vendidas até o momento, em mais de 18 anos de fabricação.

Para clientes mais exigentes, a Ford do Brasil colocou a disposição no mercado brasileiro o sofisticado e refinado utilitário esportivo de tamanho médio Ford Edge, como importadora oficial do modelo fabricado em larga escala no Canadá.

ONDE COMPRAR


VEJA TAMBÉM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)