CESSNA CITATION X
CESSNA CITATION X
CESSNA CITATION X+
INTRODUÇÃO
Logo acima, o sofisticado Cessna Citation X, o
primeiro modelo dessa moderna e ousada família de jatos executivos de porte
médio e de alcance intercontinental, fabricado pela Cessna Aircraft a partir da
década de 1990. Logo abaixo, o Cessna Citation X+, uma sub-versão melhorada do
Citation X, fabricado a partir desta década, com fuselagem um pouco mais
comprida, portanto ainda mais confortável, e com algumas melhorias de sistemas,
incluindo novos aviônicos.
O confortável Cessna
Citation X é uma sofisticada aeronave bimotor
executiva de porte médio e de alta performance, com capacidade para
transportar confortavelmente 8 ou 10 passageiros, dependendo da configuração
de assentos adotada, com motorização turbofan
da marca britânica Rolls-Royce,
projetada para viagens internacionais e intercontinentais, criada, desenvolvida
e fabricada em larga escala nos Estados
Unidos a partir da década de 1990 pela Cessna
Aircraft, que utilizou como base para sua criação o projeto de jato
executivo Cessna Citation VII,
também de porte médio, mas com um grande número de mudanças e modernizações e
inovações significativas que tornou o projeto do Citation X quase completamente
novo, muito bonito e com aerodinâmica refinada e ousada.
Os principais concorrentes dos aviões da família
Citation X são os modelos de jatos executivos de porte médio e alcance
intercontinental Gulfstream G100 /
Israel Astra SPX, Bombardier Learjet
60, Dassault Falcon 2000 / Dassault Falcon 2000 EX, Bombardier Challenger 604,
Gulfstream G200 / Israel Astra Galaxy
e Bombardier Challenger 300 / Bombardier
Challenger 350.
Os jatos executivos de porte médio e de alta
performance Raytheon Hawker 4000 /
Beechcraft Hawker 4000 e Raytheon
Hawker 800 / Beechcraft Hawker 800 estão na mesma faixa de capacidade e
alcance.
A TEXTRON AVIATION
A Textron Aviation é uma das maiores fabricantes de aeronave executivas do mundo, ela é a empresa sucessora das fabricantes Cessna Aircraft e Beechcraft Corporation, ambas fundidas em 2014, passando assim a serem tratadas como marcas da Textron Aviation, que por sua vez é uma subsidiária da holding americana Textron Company, proprietária também da fabricante de motores aeronáuticos Lycoming Engines.
Ela é proprietária também da tradicional marca Hawker de jatos executivos, mas a
fabricação em série desses modelos está suspensa por tempo indeterminado.
Até 2014, a Cessna Aircraft era uma das maiores e mais
tradicionais fabricantes de aeronaves executivas do mundo. Atualmente, o
portfólio de produtos da Textron Aviation, sua sucessora natural, é amplo, vai
desde pequenos e extremamente econômicos monomotores a pistão, como o Cessna 172 Skyhawk, por exemplo, até
sofisticados jatos executivos bimotores de alta performance, de porte médio e
alcance intercontinental, como o Cessna
Citation Longitude.
Logo acima, a cabine de passageiros de um dos maiores, melhores, mais
sofisticados e mais confortáveis modelos de aviões da linhagem Cessna Citation,
o jato executivo intercontinental de porte médio Cessna Citation X, um símbolo
de status, considerado a obra prima da Cessna Aircraft, tanto em termos de
aerodinâmica como em termos de sistemas e acabamento interno. Logo abaixo, a sua sub-versão melhorada
Cessna Citation X+, ainda mais confortável, com aviônicos ainda mais precisos.
O belíssimo Cessna Citation X é uma sofisticada aeronave bimotor de médio porte e de alta performance, com motorização turbofan e alcance intercontinental, com capacidade para transportar confortavelmente 8 ou 10 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, desenvolvida e fabricada nos Estados Unidos pela Cessna Aircraft a partir da década de 1990, que utilizou como base para sua criação o projeto de jato executivo intercontinental Cessna Citation VII, mas com um grande número de mudanças, melhorias, modernizações e inovações significativas que tornou o projeto do Citation X quase completamente novo, muito bonito e com aerodinâmica refinada.
Conhecido também como Cessna Citation 750, ele é uma das mais sofisticadas, elegantes, confortáveis
e ousadas aeronaves fabricadas pela Cessna Aircraft, um dos modelos de jatos
executivos mais velozes do mundo, com asas de enflechamento acentuado e
motorização turbofan Rolls Royce muito potente, que o torna um jato executivo
veloz e de alcance intercontinental. A configuração da cabine de passageiros em
club seat duplo é muito confortável e
tem acabamento refinado, com capacidade para transportar com muito conforto até 8 passageiros, mas o comprador
pode optar também por uma configuração para até 10 passageiros, com uma
combinação mista de sofás e assentos individuais.
A sua produção seriada foi iniciada em 1996,
impulsionado por motores turbofan Rolls
Royce AE3007C, com potência / empuxo de 6.400 libras / cada, totalizando 12.800
libras, potência de sobra para dar-lhe uma velocidade de cruzeiro de 950 km/h e
um teto de serviço de 15.000 metros, com alcance de cerca de 5.700 quilômetros, com
oito passageiros a bordo e reservas de combustível.
Apesar do preço bem mais alto que o preço do Cessna Citation
VII, o seu antecessor, o Cessna Citation X foi muito bem aceito no mercado
aeronáutico mundial. A Cessna Aircraft fabricou mais de 340 unidades da família
Cessna Citation X, incluindo a sub-versão Cessna Citation X+, cuja fabricação
seriada foi encerrada em 2018.
Atualmente, o Cessna Citation X é uma das melhores
opções de jatos executivos intercontinentais disponíveis no mercado mundial de
aeronaves usadas. É um dos aviões mais chiques fabricados pela Cessna Aircraft.
Apesar do preço mais alto que o preço do Cessna Citation VII, o seu antecessor,
o Citation X foi o responsável por colocar definitivamente a Cessna no “topo da
pirâmide” da indústria do transporte aéreo executivo, ao lado das icônicas Gulfstream Aerospace e Dassault Falcon e ao lado do Raytheon
Hawker 800 / Beechcraft Hawker 800 e do Bombardier Challenger CL-604.
CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Logo acima e logo abaixo, duas confortáveis e refinadas opções de configuração de assentos e de acabamento para o Cessna Citation X, com espaço interno de sobra para oito passageiros. Essa cabine tem um corredor central rebaixado e totalmente plano, o suficiente para que passageiros com até 1,65 metro acessem a galley, na frente, e o toalete, atrás, sem necessidade de se curvar.
Os aviões com a marca Citation fazem parte de uma linhagem dividida em várias famílias ou ramificações de projetos de jatos executivos que, para efeito de marketing e para não confundir o cliente, foram mantidos quase totalmente distintos e com propostas diferentes ao longo de suas trajetórias, a linhagem mais econômica e mais simples, digamos, com uma proposta um pouco mais modesta (se é que isso é possível, já que estamos falando de jatos executivos), com asas retas, batizada pela fabricante Cessna Aircraft de Série 500 e as famílias mais sofisticadas, projetadas para viagens intercontinentais, batizadas pelo fabricante de Série 650, Série 750, Série 680 e, a mais recente, Série 700, a maior parte deles com asas enflechadas.
Na década de 1970 surgiram os jatos executivos da
primeira geração, o Citation I e o Citation II, ambos para viagens
interestaduais e internacionais. Depois, na década de 1980, vieram o Citation V
e o Citation III, ambos de médio porte, sendo este intercontinental. O sucesso
da Cessna Aircraft foi mantido na década de 1990 com o início da fabricação em
série de outros modelos, entre eles o Citation Ultra e o Citation VII, este um
derivado direto do Citation III, também com alcance intercontinental.
É praticamente impossível fabricar um avião
intercontinental que não seja sofisticado, faz parte do negócio, porque ninguém
gosta ser fechado em uma cabine de passageiros por horas e horas seguidas,
sobrevoando oceanos, desertos e florestas, sem um mínimo de conforto biológico,
tecnologia de entretenimento, telecomunicações e alimentação. Assim, os jatos
intercontinentais possuem, quase que obrigatoriamente, um certo nível mínimo
necessário de sofisticação, começando pela pressurização de cabine com
climatização, passando pelo toalete e pela galley com água mineral, sucos,
refrigerantes e refeições rápidas, estas geralmente aquecidas por microondas e
/ ou forno elétrico.
No início da década de 1990, os executivos,
projetistas e investidores da Cessna Aircraft acreditavam que havia espaço
suficiente no mercado para mais um jato competidor no segmento intercontinental
de médio porte, conhecido também como mid-size
jet, em inglês. Esse é um dos segmentos mais superlativos da indústria
aeronáutica, com quase tudo o que existe de melhor em termos de conforto,
segurança e desempenho. Não era, exatamente, um substituto para o Cessna
Citation VII, pois este é um pouco menor e tem um alcance menor, o que
significa que a Cessna estava dando um passo adiante para alcançar um público
ainda mais exigente e ainda mais endinheirado, disposto a pagar ainda mais para
ter um produto top de linha, ainda mais completo.
O jato executivo de médio porte e de alcance
intercontinental Cessna Citation X foi projetado e desenvolvido pelos
engenheiros e técnicos da Cessna Aircraft, com o auxílio da Boeing Company e da
NASA – National Aeronautics and Space Administration, a agência espacial
americana, já que se tratava de um produto dedicado a superar expectativas de
quem já estava acostumado com produtos de alta performance, com desempenho
excepcional, com velocidade de cruzeiro elevada, teto de serviço elevado e bom alcance
intercontinental. Assim os projetistas da aeronave optaram por aproveitar parte
da fuselagem do Cessna Citation VII para dar origem a um modelo quase
completamente novo de aeronave, com aerodinâmica ainda mais ousada, com grandes
asas com 37º de enflechamento, o maior enflechamento do mundo em um modelo de
jato executivo em produção seriada.
A combinação de velocidade e alcance do Cessna
Citation X possibilita ao proprietário particular do jato, pessoa física ou
pessoa jurídica, e aos operadores de fretamento (empresas de táxi-aéreo) e de
propriedade compartilhada, cumprirem missões típicas entre Nova York e Londres,
por exemplo, sobrevoando o Oceano Atlântico, sem necessidade de paradas para
reabastecimento, e viajarem da costa oeste dos Estados Unidos, partindo de Los
Angeles ou San Francisco, por exemplo, até a costa leste, Nova York ou
Washington, por exemplo, também sem necessidade de parada para reabastecimento,
chegando 30 minutos antes de vários de seus principais concorrentes diretos,
consumindo o mesmo volume de combustível. A travessia de oceanos, desertos e
florestas é possível, já que o modelo possui a certificação FAR PART 25, com a redundância de um sistema
hidráulico duplo, e a certificação RVSM
– Reduced Vertical Separation Minimum, um novo padrão de separação vertical
reduzida entre aeronaves dentro de uma aerovia de tráfego aéreo controlado.
O objetivo dos executivos e projetistas da Cessna
Aircraft era fabricar um jato executivo para competir em um segmento de mercado
da aviação executiva formado por clientes com poder aquisitivo muito alto, para
viagens non-stop interestaduais, e viagens internacionais e intercontinentais
com ou sem paradas para reabastecimento, dependendo da distância entre origem e
destino, a bordo de um jato executivo bem confortável, com cabine de
passageiros de bom tamanho para até 8 ou 10 passageiros; com toalete totalmente
privativo, inclusive com pia para lavar as mãos e escovar os dentes; com
bagageiro traseiro pressurizado e aquecido; com galley com refrigerador para bebidas e
água mineral, microondas e forno elétrico para aquecer refeições semipreparadas;
e com conjunto de aviônicos moderno, preciso e confiável.
O ousado Cessna Citation X é uma aeronave derivada do
Cessna Citation VII, mas o número de mudanças, modernizações e melhorias em
relação ao projeto do seu antecessor é tão grande que se chega facilmente à
conclusão de que se trata de um projeto quase completamente novo. Os
engenheiros da Cessna Aircraft aproveitaram os conhecimentos e experiências
adquiridos durante o desenvolvimento e a fabricação seriada da família Citation
650 para dar origem a um modelo de aeronave ainda melhor. Por exemplo, as asas
de perfil supercrítico do Citation X não invadem o espaço da cabine reservado
para os passageiros, pelo contrário, elas são fixadas totalmente sob a
fuselagem, o que torna o corredor da cabine de passageiros plano, começando da
porta de entrada da aeronave até o toalete.
O resultado é uma aeronave confortável e confiável,
projetada para viagens internacionais e intercontinentais, com modernos
e potentes motores americanos Rolls-Royce AE3007C, e com capacidade bastante
razoável de pousar e decolar em pistas de pouso de médio tamanho, com algo
entre 1.500 metros e 2.000 metros de comprimento, dependendo do número de
passageiros a bordo, da temperatura ambiente e do volume de combustível nos
tanques. Para viagens interestaduais, avião é mais flexível. Por exemplo, em um dia com temperatura ambiente alta, com cerca de 35º de temperatura, com até seis passageiros a bordo
e com pouca bagagem, é possível decolar de uma pista de pouso pavimentada de
apenas 1.400 metros de comprimento em uma fazenda no interior do Estado de Mato
Grosso, por exemplo, e pousar no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro apenas
duas horas depois.
CITATION X
O veloz Cessna Citation X é uma moderna aeronave bimotor executiva de alta performance, de médio porte e de alcance intercontinental, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com motorização turbofan com alta taxa de bypass e com capacidade para transportar confortavelmente 8 ou 10 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, projetada, desenvolvida e fabricada a partir da década de 1990 nos Estados Unidos pela Cessna Aircraft, conhecida atualmente como Textron Aviation, uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de aeronaves executivas do mundo.
Ele é um dos dois projetos da família Citation X,
todos eles pertencentes à linhagem Cessna Citation, esta composta por dezenas
de modelos de jatos executivos, variando de jatinhos interestaduais e
internacionais até sofisticados jatos intercontinentais de médio porte. O
Cessna Citation X (pronuncia-se Césna Saitêchan Ten ou, simplemente, Césna
Saitêchan Dés, para nós aqui no Brasil) é um projeto derivado do modelo de jato
executivo intercontinental Cessna Citation VII, um modelo de avião um pouco menor
e de menor alcance.
Desde o início de sua fabricação em série, em 1998, o
Cessna Citation X já saía de fábrica com um moderno e preciso conjunto de
aviônicos EFIS - ElectronicFlight
Instrument System, modelo Honeywell
Primus 2000, composto por duas telas PFD
- Primary Flight Display, as telas primárias, uma do lado esquerdo do
painel, para o piloto, e outra do lado direito, para o co-piloto, e duas telas MFD - Multi Function Display, ou
multifunção, com moving map,
inclusive, complementadas pelo EICAS –
Engine Indicating Crew and Alerting System, que é um sistema de alerta à
tripulação sobre o funcionamento dos motores e dos sistemas hidráulico,
elétrico e eletrônico da aeronave. No console central estão fixadas as
interfaces do FMS - Flight Management
System, que é o sistema de gerenciamento de voo.
Um aparelho complementar de navegação conhecido no
meio aeronáutico como IRS – Inertial Reference
System ou, simplesmente, inercial foi introduzido na família Cessna
Citation X a partir do ano 2000 e está disponível como upgrade para os
proprietários das unidades fabricadas anos antes. Ele ajuda a tornar a viagem ainda mais precisa e segura.
O consagrado e confiável motor turbofan americano Rolls-Royce AE3007C de alto desempenho que impulsiona o Cessna Citation X faz
parte de uma família de motores turbofan desenvolvida a partir de uma linha de
motores para aplicação militar, a Allison T-406, usada pelo convertiplano
militar americano Boeing V-22 Osprey. A família de motores turbofan Rolls-Royce
AE3007 para uso civil, tanto comercial como executivo, é usada, inclusive, para
impulsionar o jato regional brasileiro Embraer ERJ-145 Regional Jet, fabricado
pela Boeing Brasil / Embraer, e para impulsionar o jato executivo Embraer
Legacy 600, da fabricante Embraer Executive Jets, um best seller do mercado de aviação executiva.
Essa versão executiva de motor turbofan da família
Rolls-Royce AE3007 é uma opção moderna e confiável de propulsão projetada
principalmente para jatos executivos, com alta performance, com taxa de bypass
de 5:1, o que significa que ele movimenta cinco vezes mais ar que não passa
pela sua câmara de combustão, em relação ao ar misturado ao querosene e
queimado na câmara, portanto bem mais econômico e menos poluente que motores
turbojato. Essa família foi originalmente projetada, desenvolvida e fabricada a
partir da década de 1990 nos Estados Unidos pela então fabricante americana Allison
Company que, por sua vez, foi comprada, em 1995, pela fabricante de motores
britânica Rolls-Royce, que optou por manter a planta industrial nos Estados
Unidos para fabricação de motores turbofan para uso civil. Trata-se de um motor
turbofan com alta taxa de bypass, com fan de estágio único de titânio, acoplado
a uma turbina de baixa pressão com três estágios. O seu projeto é composto
também por um compressor axial de 14 estágios, por uma turbina de alta pressão
com dois estágios e com reversor de empuxo na saída de gases, tudo isso carenado
por uma cobertura de Kevlar e controlado por um sistema digital FADEC – Full Authority Digital Engine
Control, que impede que os parâmetros, padrões ou limites de funcionamento
dos motores sejam excedidos pela tripulação.
No compartimento do nariz do Cessna Citation X estão
fixados aviônicos em geral e garrafas de oxigênio que alimentam as máscaras de
oxigênio na cabine de comando, de uso obrigatório em alguns contextos, mesmo
que aparentemente o sistema de pressurização da aeronave esteja funcionando
normalmente. O sistema elétrico do Cessna Citation X é redundante, com três
geradores intercambiáveis de 28 volts DC de 400 ampères, sendo um gerador movido
por cada motor e um gerador complementar que integra a APU – Auxiliary Power
Unit, a unidade independente para geração de energia complementar. O sistema
hidráulico do avião também é redundante, caso contrário não estaria falando de
um avião intercontinental, com uma bomba para cada motor. Uma combinação do
sistema hidráulico com o sistema elétrico é responsável, dependendo de cada
caso, pela movimentação e/ou acionamento do trem de pouso, dos slats, dos
flaps, dos speed brakes e spoilerons, do wheel steering (controle da roda de
nariz), do leme (metade hidráulico e metade elétrico) e do profundor. Caso essa
sofisticada combinação falhe, o que é pouquíssimo provável, quase impossível, o
controle da aeronave pode, teoricamente, ser mantido por meio de cabos e
roldanas ligados diretamente aos manches da cabine de comando, o que, é claro,
vai exigir uma boa dose de força física dos pilotos.
Os freios do Cessna Citation X são de carbono e possuem
anti-skid e o trem de pouso é do tipo trailing link, com haste de arrasto, para
pousos mais suaves. As asas de enflechamento acentuado foram projetadas para
permitir a operação em altas velocidades e altas altitudes, com pousos
tranquilos em pistas de pouso pavimentadas de comprimento médio, graças a uma combinação
de dispositivos hipersustentadores, composta por slats nos bordos de ataque e
flaps nos bordos de fuga. Por exemplo: É possível decolar do Aeroporto de
Viracopos, em Campinas – S.P., com oito passageiros a bordo e tanques cheios, às
cinco horas da manhã, com uma escala para reabastecimento em Porto Rico, no
Caribe, e chegar a Los Angeles ou San Francisco pouco depois do anoitecer.
Para quem precisa viajar com frequência para a Europa
Ocidental, África e América do Norte o Cessna Citation X é uma das melhores
opções de compra. Pra quem viaja pouco, duas ou três vezes por ano, para essas
regiões é mais aconselhável, por uma razão econômica, alugar esse modelo de
aeronave ou seus principais concorrentes. Várias empresas de táxi-aéreo no
Brasil alugam esses modelos intercontinentais de porte médio.
O moderno Cessna Citation X possui três tanques de
combustível, um em cada asa e mais um tanque complementar central, com
bombas de transferência, com
ponto único para reabastecimento, o que torna as escalas para reabastecimento de
combustível mais ágeis. O sistema elétrico do jato executivo é composto
por uma APU – Auxiliary Power Unit da marca Garrett, conhecida atualmente como
Honeywell, modelo Garrett 36-15APU, para complementar o fornecimento de energia
elétrica ou manter os sistemas da aeronave energizados no solo, quando os motores
estão desligados, o que significa que praticamente todos os itens de
telecomunicações, mídia, alimentação e saneamento (higiene) podem ser usados
antes da decolagem e depois do pouso.
O avião possui uma pequena tela de cristal líquido
para cada um dos 8 assentos que integram o sistema multimídia com DVD player e
CD player, com saída para fone de ouvido estéreo em cada uma delas. O acabamento é requintado,
com assentos revestidos em couro, galley e toalete com detalhes em madeira
nobre. A cabine de passageiros possui um isolamento acústico exemplar, com
baixo nível de ruído a bordo no voo de cruzeiro. O bagageiro traseiro tem
espaço suficiente para malas e bolsas de até 8 passageiros, com pressurização e
aquecimento. Assim, os passageiros não precisam se preocupar com um eventual
congelamento de seus shampoos, perfumes e desodorantes.
Entre os itens operacionais de sofisticação do Cessna
Citation X está o pára-brisas aquecido eletricamente para evitar condensação do
lado de dentro do cockpit e acúmulo de gelo do lado de fora.
CITATION X+
O Cessna Citation X+ é uma moderna aeronave bimotor executiva de médio porte e alta performance, com asas enflechadas e motorização turbofan, com capacidade para transportar confortavelmente 8 ou 10 passageiros em viagens internacionais e intercontinentais, desenvolvida e fabricada em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 2010 pela Cessna Aircraft, que utilizou como base para sua criação e desenvolvimento o Cessna Citation X, da mesma família.
A Cessna Aircraft deu continuidade ao programa de
desenvolvimento de sua família de aeronaves Citation X, com o lançamento da
sub-versão Cessna Citation X+, que é um derivado direto do Cessna Citation
X, com motores mais potentes, um pouco mais de espaço na cabine de passageiros e novos aviônicos. O Citation X e sua sub-versão
melhorada Citation X+ são aeronaves semelhantes no design e na estrutura de
fuselagem e asas, entretanto o Citation X+ tem 30 centímetros a mais de comprimento
de fuselagem, resultando em um pouco mais de espaço na cabine de passageiros,
sem aumento no consumo de combustível nas viagens mais longas, graças à adição
de winglets de material composto nas pontas das asas, fabricados pela Winglet Technology, também americana.
Basicamente, o projeto do Cessna Citation X foi
mantido no Cessna Citation X+, mas com algumas melhorias, modernizações e
atualizações do projeto original. Assim, o Citation X+ (pronuncia-se Plâs)
passou a ter um cockpit ainda mais moderno e preciso em relação ao seu
antecessor, com o conjunto de aviônicos digital Garmin G5000, com três telas sensíveis
ao toque, sendo duas primárias e uma multifuncional, e as duas interfaces do
FMS - Flight Management System no console central. Para completar esse avançado
conjunto, foi acrescentada a tela HUD – Head Up Display bem à frente do piloto,
para tornar ainda mais seguros pousos sob neblina / nevoeiro espesso e chuva
leve.
ALTA TECNOLOGIA
Os aviões da família Citation X são o resultado de pelo menos duas décadas seguidas de acúmulo de experiências e conhecimento dos investidores, executivos e projetistas da Cessna Aircraft na fabricação de aeronaves de alto desempenho, com motorização a jato. Esses aviões reúnem praticamente tudo o que de melhor a fabricante já possuía em know-how em Administração de Empresas e Engenharia Aeronáutica, inclusive com a implementação de mudanças, modernizações e melhorias em relação aos projetos anteriores de jatos executivos Cessna Citation.
O Cessna Citation X foi projetado e anunciado ao
mercado, pela Cessna Aircraft, em 1990, com a sua fase de testes práticos para
certificação iniciada em 1993 e sua fabricação em série foi iniciada em 1996.
Durante as suas fases de criação e desenvolvimento, verificou-se que seria
possível reduzir o arrasto aerodinâmico em várias partes da estrutura do novo
projeto, implemento várias tecnologias, entre elas a regra de área, para
redução de arrasto aerodinâmico, com a fixação de carenagens em quase toda a
parte inferior da fuselagem, começando próximo à porta principal até chegar ao
seu cone de cauda. O objetivo disso é fazer com que o ar flua ou escoe
harmonicamente ou suavemente, reduzindo o máximo possível a geração de arrasto.
Além disso, optou-se por estreitar a fuselagem e o cone de cauda da aeronave
bem ao lado dos motores, para reduzir o máximo possível a probabilidade de
arrasto aerodinâmico entre as naceles dos motores, os pilones, a fuselagem e o
cone de cauda.
Mas as melhorias e refinamentos não pararam por aí,
optou-se também cobertura das asas metálicas com um produto a base de epóxi para reduzir
ainda mais o arrasto aerodinâmico, cobrindo assim os rebites, além de slats e flaps para tornar ainda mais
dóceis as aproximações para pousos, em velocidades mais baixas que as
velocidades de voo de cruzeiro. Todo esse esforço para tornar possível o trecho
final de aproximação em torno de 210 km/h, próximo à cabeceira, em condições
típicas de missão, um pouco mais ou um pouco menos, dependendo da temperatura
ambiente, da altitude do aeródromo e do peso da aeronave. Pode até parecer
muito para alguns, mas lembre-se que se trata de uma aeronave muito veloz e de
longo alcance.
Outra mudança em relação aos modelos da Série 500 foi
a instalação de bordos de ataque de asas aquecidos pelo ar quente extraído do
interior dos motores. Esse ar quente é extraído diretamente da parte interna
dos motores e levado por dutos de metal até o bordo de ataque das asas,
aquecendo-as e evitando assim a formação de gelo nas asas em altas altitudes de
cruzeiro, o que é comum em jatos executivos, que, por natureza, têm melhor
desempenho acima de 10.000 metros de altitude, lembrando que quanto mais alto
mais frio é.
O Cessna Citation X dá um show de estética, com diz o ditado, ele é
realmente muito bonito, deixa uma ótima impressão por onde passa. Os designers
da Cessna Aircraft foram felizes quando desenharam o Citation X, com suas linhas harmônicas e ousadas. A aeronave não passa despercebida nos aeroportos e aeródromos que frequenta.
SEGURANÇA DE VOO
Estatisticamente, em números aproximados, a aviação comercial e a aviação executiva são os meios de transporte mais seguros que existem, com cerca de três acidentes graves com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas, considerando a média mundial. Porém, se forem levados em consideração apenas os números de países desenvolvidos, como Canadá, Estados Unidos, países da Europa Ocidental, o Japão, a Coréia do Sul e a Austrália, os números de acidentes para cada um milhão de viagens são ainda menores, na média cerca de um acidente grave com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas.
O Citation X e o Citation X+ são considerados modelos
de aeronaves muito seguros, com um acidente grave com vítimas fatais registrado
desde o início da fabricação. Não é o ideal, é claro, porque o ideal é que não haja acidentes, mas é um número realmente muito baixo.
Em 2012, um Cessna Citation X, foi envolvido em um
acidente grave na Alemanha, matando três passageiros e os dois pilotos, numa
aproximação mal sucedida.
MERCADO
O alcance do Cessna Citation X pode variar. Segundo o fabricante, ele pode decolar em um dia quente, sob o sol do meio dia, com os tanques quase cheios de combustível, quatro passageiros adultos e duas crianças a bordo e viajar non-stop cerca de 6.000 quilômetros. Mas à medida que o planejamento prévio da viagem contempla mais passageiros a bordo é necessário reprogramar a missão, talvez acrescentando uma parada para reabastecimento antes da chegada ao destino, dependendo da distância total entre origem e destino.
Na prática, o alcance do avião com oito passageiros
adultos a bordo e bagagem é de cerca de 5.700 quilômetros, um pouco mais ou um
pouco menos, dependendo da velocidade de cruzeiro escolhida pela tripulação; do
tempo (no sentido de meteorologia) em rota, na origem e no destino; e do
comprimento da pista de pouso pavimentada na origem.
Neste caso, quanto lotado, não é possível decolar com
os tanques cheios, mesmo assim é um bom alcance, o suficiente para decolar de Porto
Alegre – R.S., por exemplo, e viajar até Santo Domingo, no Caribe, sem
necessidade de parada para reabastecimento no meio do caminho.
A americana Textron Aviation é a maior fabricante de
jatos executivos do mundo, com cerca de 9.000 unidades fabricadas desde a
década de 1970, incluindo os números de vendas das marcas Cessna, Beechcraft e
Hawker. Em seguida vem a canadense Bombardier Aerospace, com cerca de 5.500 unidades,
incluindo os números dos produtos Learjet, Challenger e Global. Logo atrás vem
a francesa Dassault Falcon, com cerca de 2.500 unidades, a americana
Gulfstream Aerospace, com cerca de 2.000 unidades, e a brasileira Embraer, com cerca de
1.200 unidades. Mas há também mais três grandes emergentes nesse mercado, a
Honda Aircraft, a Cirrus Aircraft e a Pilatus Aircraft.
Aqui no Brasil, segundo o RAB – Registro Aeronáutico
Brasileiro, havia em 2017 um total de 18 unidades de aviões da família Citation
X registradas e operadas por pessoas físicas e pessoas jurídicas, inclusive
empresas de táxi-aéreo, fazendo viagens interestaduais, internacionais e
intercontinentais.
Nos Estados Unidos e na Europa Ocidental os aviões da
família Citation X estão entre os principais integrantes das frotas das empresas
de propriedade compartilhada e de táxi-aéreo NetJets, a maior operadora de aviões executivos do mundo, e XOJets, também uma grande operadora. Aqui no Brasil, esses modelos são
operados por várias empresas de táxi-aéreo, entre elas a TAM Aviação Executiva.
FICHA
TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES
TÉCNICAS
CITATION X
- Capacidade: 8 ou 10 passageiros;
- Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto;
- Velocidade de cruzeiro máxima: Aprox. 950 km/h (85% potência);
- Velocidade de cruzeiro moderada: Aprox. 850 km/h (75% potência);
- Comprimento: Aprox. 22 metros;
- Envergadura: Aprox. 20 metros;
- Altura: Aprox. 6 metros;
- Motorização (potência): 2 X Rolls-Royce AE3007C (6.400 libras / cada);
- TBO (tempo entre revisões): 6.000 horas;
- APU: Garrett 36-15APU (de série);
- Aviônicos: EFIS Honeywell Primus 2000;
- Aviônicos: FMS Universal, TCAS e EGPWS;
- Aviônicos: VOR, NDB, GPS e radar meteorológico;
- Opcionais (upgrade): Telefone por satélite e Internet por satélite;
- Climb (subida): Aprox. 13.000 metros em 30 minutos (MTOW);
- Peso máximo decolagem: Aprox. 16.000 kg;
- Alcance: Aprox. 5.700 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Pista de pouso: Aprox. 1.999 metros (seis passageiros / dias quentes / tanques quase cheios);
- Teto de serviço: Aprox. 15.000 metros;
- Preço (no Brasil): Aprox. US$
ONDE COMPRAR
A importação de unidades usadas dos aviões da família
Citation X também é possível para compradores brasileiros. Porém, somando todos
os impostos e taxas, o preço final da aeronave já nacionalizada pode sofrer um
acréscimo de cerca de 20% em relação ao preço inicial no exterior.
- Flight Market (classificados): http://www.flightmarket.com.br/pt/home
- Controller (em inglês): http://www.controller.com
- Aeromercado (classificados): http://www.aeromercado.com.br/defr.asp
- Global Air (em inglês): https://www.globalair.com/aircraft-for-sale/Private-Jet
- Aircraft 24 (no exterior): https://pt.aircraft24.com/search/search-jet.htm
- AvBuyer (em inglês): https://www.avbuyer.com/aircraft/private-jets
Não é aconselhável comprar sozinho (a), sem
acompanhamento, uma aeronave se não entende do assunto. É aconselhável buscar
assessoria profissional especializada e confiável no Brasil para a seleção, a
negociação de compra, o cumprimento de todos os trâmites burocráticos relacionados
à importação e nacionalização, hangaragem, manutenção e treinamento de
tripulação.
Várias empresas idôneas no Brasil oferecem esse tipo
de serviço de assessoria e manutenção, entre elas a TAM Aviação Executiva, a
Japi Aeronaves, a Global Aircraft e a Icon Aviation. Algumas delas oferecem
também o serviço de gerenciamento de aeronaves.
VEJA TAMBÉM
- Aileron
- Abdução (Ufologia)
- Turbofan
- Trimotor
- Saab JAS 39 Gripen
- AVGAS (Gasolina de Aviação)
- Extraterrestre (Ufologia)
- Robinson R44
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- Beechcraft
- Programa FX2 (Força Aérea Brasileira)
- Piper Seneca
- Beechcraft Baron
- Piper Saratoga
- Beechcraft Bonanza
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- Piper Malibu
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- Pilatus PC-12
- Pesos e Medidas
- Bombardier Global 6000
- Ônibus Espacial
- Bombardier Learjet 45
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- Cessna 206 Station Air
- Cessna 208B Grand Caravan
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- Cessna 210 Centurion
- MD Helicopters MD 520 Notar
- Cessna Citation
- Longarina (Engenharia)
- Cessna Citation CJ2
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- Cessna Citation Encore
- Gates Learjet 35
- Cessna Citation Excel
- Bombardier Learjet
- Cessna Citation II
- Gates Learjet 25
- Cessna Citation III
- Iridium (Telefonia por Satélite)
- Cessna Citation V
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Caso ET de Varginha
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Beechcraft Hawker 800
- Cirrus SR20
- Beechcraft Hawker 4000
- Cirrus SR22
- Beechcraft Hawker 400
- Indústria Automobilística
- Gulfstream G200
- Dassault Falcon 2000
- Decolagem (Aviação)
- Etops (Aviação)
- Disco Voador
- Bell 206 Jet Ranger
- Embraer EMB-121 Xingu
- Gulfstream G550 e Gulfstream GV
- Embraer Legacy (ERJ-135 BJ)
- Embraer Phenom 300
- Dassault Falcon 50
- ooney M20R Ovation
- Airbus H-135 / Eurocopter EC-135
- Embraer KC-390
- Cessna 182 Skylane
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Bell 206 Long Ranger
- Globalstar (Telefonia por Satélite)
- Eurocopter EC-120 Colibri
- Operação Prato (Ufologia)
- Energia Elétrica
- Bombardier Challenger
- Airbus H-130 / Eurocopter EC-130
- Área 51 (Ufologia)
- Stormscope (Meteorologia)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Socata TBM
- Gulfstream III
- Leonardo AW119 Koala
- Cessna 210 Centurion
- Socata TB
- Drones
- Bell 407
- Neiva Paulistinha
- Piper Cub
- Piper Aircraft
- Mooney M20K Encore
- Gulfstream G100
- Maule MT-7
- Embarcações (Indústria Naval)
- Cessna 172 Skyhawk
- Aero Commander 500
- EFIS - Electronic Flight Instrument System
- Bell 222
- Dassault Falcon 900
- Schweizer 300
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Aeroporto de São José do Rio Preto
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Bell 429
- Aeroporto de Presidente Prudente
- Embraer AMX
- Vector Fox V5
- Boeing V-22 Osprey
- Aeroporto de Ribeirão Preto
- Piaggio P-180 Avanti
- Enstrom 280 e Enstrom F-28
- MD Helicopters MD600 Notar
- Inércia (Física)
- Pilatus PC-24
- Eclipse 500 e Eclipse 550
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Airbus H125 / Helibras AS350 Esquilo
- Cessna Citation CJ3
- Bombardier Global 6000
- Cessna Citation Ultra
- Cessna 208A Caravan
- Turbojato (Indústria Aeronáutica)
- Bombardier Global 5000
- Mitsubishi MU-300 Diamond
- Beechcraft Beechjet
- Embraer Seneca
- Embraer Sertanejo
- Embraer Navajo
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- Sistema Métrico Decimal
- Cessna 207
- Spoileron (Engenharia Aeronáutica)
- Bell 427
- Cessna Citation XLS
- Bell 430
- Gates Learjet 36
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- AgustaWestland AW109 Grand
- Agusta A109 Power
- Cessna Citation I
- Gates Learjet Corporation
- Elbit Hermes 900 (Força Aérea Brasileira)
- Profundor (Engenharia Aeronáutica)
- Cessna Citation VII
- Bombardier Learjet 40
- Gulfstream G450 e Gulfstream IV
REFERÊNCIAS
E SUGESTÃO DE LEITURA
- Flying Magazine (em inglês): https://www.flyingmag.com/aircraft/jets/we-fly-cessna-citation-x/
- Revista Aero Magazine: http://aeromagazine.uol.com.br/artigo/futuro-mais-veloz_333.html
- Textron Aviation (em inglês):
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Cessna_Citation_X
- Revista Aero Magazine: http://aeromagazine.uol.com.br/artigo/aviacao-executiva-e-geral_963.html
- Revista Avião Revue:
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cessna_Citation_X
- Site da Rolls-Royce (em inglês): https://www.rolls-royce.com/products-and-services/civil-aerospace/business-aviation/ae-3007.aspx
- Flight Safety Foundation (em inglês): https://aviation-safety.net/wikibase/dblist.php?AcType=C750
- Flight Market (classificados): Imagens
- Wikimedia: Imagem
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