VOLVO 960

VOLVO 960 (2.0 / GASOLINA / ASPIRADO)
VOLVO 960 (2.0 / GASOLINA / TURBO)
VOLVO 960 (2.3 / GASOLINA / TURBO)
VOLVO 960 (2.4 / TURBODIESEL)
VOLVO 960 (2.5 / GASOLINA / ASPIRADO)
VOLVO 960 (2.8 V6 / GASOLINA / ASPIRADO)
VOLVO 960 (2.9 / GASOLINA / ASPIRADO)
SÉRIE VOLVO 900 (EM PORTUGUÊS)
VOLVO 900 SERIES (EM INGLÊS)

INTRODUÇÃO
Logo acima, as linhas externas de design conservador do Volvo 960, um dos principais produtos da Volvo Cars sueca na década de 1990. Conservador sim, mas sem perder a elegância. Logo abaixo, a traseira também conservadora do carro sueco. A segurança de seus automóveis sempre foi um dos principais focos de desenvolvimento dela.
O Volvo 960 é um sofisticado automóvel sedan de alto luxo de tamanho grande, projetado e desenvolvido durante a década de 1980 e fabricado em larga escala na Suécia durante a década de 1990 pela Volvo Cars, com capacidade para transportar confortavelmente cinco pessoas, incluindo o motorista, cuja versão com motor aspirado a gasolina foi importada para o Brasil na década de 1990.

No Brasil, os principais concorrentes do Volvo 960 na década de 1990 foram o BMW Série 3, o Audi A4 e Audi A6, o Mercedes 190E e o Mercedes Classe C, o Chevrolet Omega, o Citroen XM, o Subaru Legacy, o Honda Accord, o Alfa Romeo 164, o Mitsubishi Galant, o Volkswagen Passat, o Chrysler StratusToyota Corona e o Toyota Camry, o Ford Taurus, o Kia ClarusNissan Maxima.

A VOLVO CARS

Volvo Cars é uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de automóveis de alto luxo do planeta. Fundada em 1927 por Gustav Larson e Assar Gabrielsson, ela é atualmente uma subsidiária da empresa chinesa Zhejiang Geely, que por sua vez também possui uma participação societária na fabricante alemã Daimler AG, a proprietária da marca Mercedes-Benz, e na multinacional fabricante de caminhões Volvo Group. A Volvo Cars é, atualmente, uma das mais conceituadas e respeitadas fabricantes de automóveis de alto luxo do planeta, reconhecida no mercado mundial pela alta qualidade e segurança de seus produtos.


Essa fabricante já foi propriedade do conglomerado sueco Volvo AB, quando foi comprada em 1999 pela Ford Motor Company e depois, em 2010, vendida para a empresa chinesa Zhejiang Geely. Outros acionistas da Volvo Cars são as empresas suecas Forsta AP, AMF e Folksam.


As principais fábricas da Volvo Cars estão localizadas na Suécia, na China, na Malásia, na Bélgica, na Índia e nos Estados Unidos, com mais de 21.000 empregados em várias partes do mundo, com mais de 530.000 unidades fabricadas em 2016, por exemplo. A empresa ainda fabrica uma linha completa de sedans de alto luxo, uma de suas principais especialidades, mas a cada dia que passa ela foca mais em utilitários esportivos, uma tendência mundial.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, com um olhar mais atento percebe-se o design levemente conservador do painel e do volante do Volvo 960, uma tendência estética da marca na década de 1990. Conservador sim, mas sofisticado e refinado, para os padrões da época, é claro. Logo abaixo, também com um olhar atento, percebe-se o acabamento refinado dos assentos desse modelo de automóvel de alto luxo, com espaço para até cinco pessoas.
O Volvo 960 é um sofisticado automóvel sedan de alto luxo de tamanho grande, com quatro portas laterais e tração traseira, projetado e desenvolvido na Suécia na década de 1980, fabricado pela Volvo Cars na Suécia a partir da década de 1990 e comercializado em vários países, desenvolvidos e emergentes, incluindo o Brasil, com capacidade para transportar confortavelmente cinco pessoas, incluindo o motorista, cuja versão a gasolina com 2.900 cilindradas foi importada para o Brasil pela Volvo Cars do Brasil e vendida pelas concessionárias da marca.

É um projeto de automóvel baseado na linha de automóveis Volvo 760 da Volvo Cars, esta fabricada em larga escala na década de 1980, entretanto com uma quantidade significativa de mudanças, melhorias, refinamentos e até algumas modernizações que tornaram o projeto Volvo 960 uma evolução em relação aos seus antecessores, porém ainda mantendo a tração traseira, uma característica dos carros fabricados pela Volvo Cars na década de 1980, que só foi interrompida na década de 1990 com a chegada ao mercado do modelo de sedan médio Volvo 850 com tração dianteira.

Aqui no Brasil, esteve disponível a versão Volvo 960 Saloon com motor Volvo B6304 L6 2.9com seis cilindros em linha e com 2.900 cilindradas, aspirado, com bloco e cabeçote em alumínio, bielas de aço forjado, pistões em alumínio, disposto longitudinalmente no cofre do veículo, com 24 válvulas e duplo comando de válvulas no cabeçote, com 170 cavalos de potência e 24 kgfm de torque, o suficiente para o carro acelerar de 0 a 100 km/h em 13 segundos, apenas com o motorista, ou 15 segundos, com motorista, passageiros e bagagem, lembrando que se trata de um veículo com mais de 1.500 kg vazio ou mais de 1.850 kg lotado, com câmbio automático Aisin AW30-43 de quatro marchas.

Os automóveis da Volvo Cars são conhecidos em várias partes do mundo pelo alto nível de qualidade e sofisticação, com ênfase nos aspectos de segurança ativa e passiva. Na década de 1990, esses aspectos foram reafirmados por dois modelos sedans de automóveis, o Volvo 960, de tamanho grande, e o Volvo 850, de tamanho médio. São dois elegantes modelos de automóveis de alto luxo, projetados para estar entre os melhores de suas respectivas categorias, com bom gosto na escolha dos materiais utilizados no acabamento interno, inclusive.

O Volvo 960 é um automóvel de três volumes, ou seja, considerando basicamente o aspecto externo das partes do carro que abrigam o motor, os ocupantes e a bagagem, respectivamente, todas estão bem definidas, com dimensões equilibradas e uma carroceria de aço de peso razoável, com proporções bem equilibradas entre o cofre / vão do motor e o próprio motor, o habitáculo (a parte do automóvel em que se acomodam motorista e passageiros) e o porta malas, dentro do segmento grande de automóveis sedans de alto luxo, que é aquele segmento em que, em relação aos carros compactos populares atuais de 1.000 cilindradas vendidos no Brasil, os fabricantes em geral oferecem bem mais espaço interno para as pernas do motorista e seu acompanhante e para os passageiros do banco de trás.

Esse modelo de automóvel, apesar do seu aspecto externo conservador, da tração traseira e da época em que foi fabricado, ainda pode ser considerado moderno, com injeção eletrônica de combustível, inclusive. Ele está na categoria premium de automóveis, que é um segmento elegante e confortável, seguro e sofisticado, para atender consumidores de poder aquisitivo mais alto, mais atentos a detalhes e que não abrem mão de tecnologia. É um público de classes média e alta mais exigente, disposto a pagar mais por um veículo mais completo e de qualidade superior.

Na década de 1990, esse modelo de automóvel sueco fazia jus ao seu preço alto. Ele já saía de fábrica com uma grande variedade de itens de segurança, conforto e desempenho, entre eles os assentos com revestimento em couro e/ou tecidos finos, dependendo do gosto do cliente; o controle elétrico de altura e inclinação dos assentos dianteiros; a injeção eletrônica, lembrando que essa tecnologia era uma novidade no Brasil; o ar-condicionado e o aquecedor; a direção hidráulica; o câmbio automático com três opções de modos de condução, econômica, esportiva e semi-off-road; suspensões dianteira e traseira independentes, combinando conforto e estabilidade; a carroceria com reforços estruturais no habitáculo, com barras de proteção lateral nas portas e vigas no teto e no assoalho; cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros; o airbag para motorista ou airbag duplo, dependendo do ano de fabricação (algumas dezenas de unidades foram importadas para o Brasil sem airbag), lembrando que essa tecnologia também era uma novidade no Brasil; os freios a discos nas quatro rodas, com ABS e o controle de tração (este dependendo do ano de fabricação); o tanque de combustível reforçado; a trava central elétrica, com alarme; o volante regulável em altura e profundidade; o teto solar elétrico; faróis com lavador e limpador elétricos; e o piloto automático;

O acabamento interno do Volvo 960 é refinado e sóbrio, com seleção criteriosa de materiais usados no painel, no volante e nos revestimentos dos assentos, em couro e/ou tecidos finos, ao gosto do cliente. Alguns detalhes no interior do veículo chamam a atenção dos observadores mais atentos, como detalhes de madeira nobre no painel e nas portas, sinalizando ao seu ocupante, seja motorista ou passageiro, que se trata de um automóvel de alto luxo.

Outros detalhes importantes de segurança, o assento elevado para criança já está embutido no assento traseiro, bastando puxá-lo e fixá-lo, bem simples e prático; o tanque de combustível deformável está localizando no meio do chassi, para evitar rompimento acidental em caso de forte impacto traseiro; e um dispositivo eletrônico destrava automaticamente todas as portas após uma capotagem, para facilitar a retirada dos ocupantes feridos.

MERCADO
Logo acima, o classudo sedan de luxo Volvo 960, um símbolo de status no Brasil na década de 1990, vendido no Brasil por cerca de US$ 150 mil, em valores da época, portanto acessível, na época, somente à classe alta. Logo abaixo, com um olhar atento, percebe-se o espaço interno de sobra para três passageiros no banco de trás.
Sem grande alarde, como convém a quem procura discrição, esses dois modelos de automóveis, o Volvo 960 e o Volvo 850, chegaram ao Brasil no início da década de 1990 para satisfazer consumidores exigentes e de alto poder aquisitivo. O sedan Volvo 960, especificamente, veio para disputar a faixa premium com os modelos sedans de tamanhos médio e grande BMW Série 3, Audi A4 e Audi A6, Mercedes 190E e Mercedes Classe C, Chevrolet Omega, Citroen XM, Subaru Legacy, Honda Accord, Alfa Romeo 164, Mitsubishi Galant, Volkswagen Passat, Chrysler Stratus, Toyota Camry, Ford Taurus, Kia Clarus, Toyota Corona e Nissan Maxima.

Quando trouxe o Volvo 960 ao Brasil, importado da Suécia, logo após a tão aguardada e desejada abertura de mercado promovida pelo então presidente brasileiro Fernando Collor de Mello, a Volvo Cars impressionou os consumidores brasileiros de alto poder aquisitivo e até mesmo a imprensa com o seu nível de sofisticação, com ênfase nos aspectos de segurança.

O sedan Volvo 960 foi fabricado entre 1990 e 1998 e a fabricante vendeu também versões com carroceria perua equivalentes ao sedan em nível de motorização e acabamento. Foram fabricadas mais de 150 mil unidades dessa família, um volume de vendas modesto, mas dentro das expectativas do fabricante, já que se tratava de automóveis caros.

O requintado Volvo 960 ainda hoje impressiona observadores mais atentos e bem informados sobre a indústria automobilística pelo nível de conforto e pela tecnologia embarcada. Ele foi substituído em 1998 pelo Volvo S90.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
  • Capacidade: 5 lugares (incluindo motorista);
  • Comprimento: Aprox. 4,9 metros;
  • Largura: Aprox. 1,8 metro;
  • Altura: Aprox. 1,5 altura;
  • Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,8 metros;
  • Carroceria: Sedan 4 portas;
  • Motorização (potência / torque): 2.9 de 24 válvulas (170 cavalos / 24 kgfm);
  • Motorização: Dianteira e longitudinal;
  • Taxa de compressão: 10,7:1;
  • Alimentação: Injeção eletrônica;
  • Transmissão: Automática / 4 marchas;
  • Aceleração 0 a 100 km / h: Aprox. 13 segundos (vazio);
  • Aceleração 0 a 100 km / h: Aprox. 15 segundos (lotado);
  • Consumo cidade: Aprox. 7 km / litro;
  • Consumo rodovia: Aprox. 9 km / litro;
  • Suspensão dianteira: McPherson (independente);
  • Suspensão traseira: Independente, com helicoidais e barra;
  • Freios: Discos, com ABS;
  • CX (eficiência aerodinâmica):
  • Porta-malas: 470 litros;
  • Peso (vazio): Aprox. 1.555 kg;
  • Pneus: 165 / 65;
  • Projetista: Peter Horbury;
  • Preço (no Brasil): Aprox. R$ 38 mil

ONDE COMPRAR

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Revista Quatro Rodas
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Volvo_960
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Volvo_900_Series
  • Revista Auto Esporte
  • Volvo Cars (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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