SUZUKI EN125 YES
SUZUKI YES
SUZUKI EN125 YES
SUZUKI EN125 YES
INTRODUÇÃO
A Suzuki EN125 Yes é uma econômica, moderna e bonita
motocicleta urbana de pequeno porte com motorização monocilíndrica de quatro
tempos e refrigeração a ar, com capacidade para transportar com razoável
conforto duas pessoas, incluindo o condutor, em trechos urbanos, viagens
intermunicipais e, em alguns casos, até viagens interestaduais curtas, criada
no Japão, desenvolvida no Japão, na China e no Brasil, parcialmente fabricada
em larga escala na China pela Changzhou Haojue, importada para o Brasil e
montada na Zona Franca de Manaus a partir de 2005 pela J Toledo Suzuki Motos do
Brasil, um parceiro da fabricante japonesa Suzuki Corporation desde 1992.
As principais concorrentes da graciosa Suzuki EN125
Yes no Brasil na década de 2000 e na década atual são as também práticas,
econômicas e simples Honda CG125 Titan / Honda CG150 Titan e Yamaha YBR125 Factor.
A Suzuki Motor Corporation é uma grande fabricante multinacional
japonesa de automóveis, motocicletas e motores de popa para pequenas
embarcações, entre outros produtos. É uma das maiores e mais tradicionais corporações
japonesas, fundada em 1937 pelo empresário Michio Suzuki, na época já um grande
fabricante de máquinas para indústria têxtil.
Em 2017, por exemplo, essa gigante da indústria de
fabricação de veículos esteve entre as 10 maiores fabricantes de automóveis e
motocicletas do mundo, com produção anual de mais de 3,1 milhões de automóveis
e mais de 2,3 milhões de motocicletas, incluindo as unidades fabricadas sob licença. Atualmente, ela é uma empresa de capital aberto, mas é
controlada pela Família Suzuki, a partir de sua sede no Japão.
Ela emprega atualmente mais de 45.000 pessoas, com 35
instalações de produção espalhadas por todo o mundo, em 23 países, com mais de
133 distribuidores e/ou representantes autorizados, inclusive no Brasil.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
A Suzuki EN125 Yes é uma compacta, bonita e econômica
motocicleta urbana com motorização monocilíndrica de quatro tempos OHC de 125 cilindradas e
refrigeração a ar, com capacidade para transportar com razoável conforto duas
pessoas, incluindo o piloto, em trechos urbanos, viagens intermunicipais e, em
alguns casos, até viagens interestaduais curtas. Ela foi fabricada na China e
importada para o Brasil a partir de 2004 pelo representante autorizado da
famosa e respeitada marca japonesa, a J Toledo Suzuki do Brasil.
Aqui no Brasil, ela foi a substituta da pequena Suzuki Intruder 125, também de baixa cilindrada.
Ela foi parcialmente fabricada na China pela Changzhou
Haojue, sob supervisão de executivos e técnicos da japonesa Suzuki, foi
importada parcialmente montada para o Brasil, levada para as instalações da J
Toledo Suzuki na Zona Franca de Manaus, onde peças nacionais eram agregadas ao
conjunto trazido do país asiático, submetida então a testes de controle de
qualidade e então comercializada pelas concessionárias de motos novas da marca
Suzuki espalhadas pelo Brasil.
Ela foi uma das melhores e mais competitivas opções de
modelos de motos de nível de entrada, com baixa cilindrada, disponíveis no
mercado brasileiro nas décadas de 2000 e 2010 e, até alguns anos atrás, quando ainda era
comercializada no Brasil, era um dos melhores modelos de motos leves novas, um dos mais
completos modelos de motos à venda no mercado nacional, com a respeitada qualidade Suzuki. Ela
foi vendida no Brasil com uma boa quantidade e variedade de itens de série,
incluindo partida elétrica, assento de dois níveis, conta giros, hodômetro e hodômetro parcial,
indicador de marcha, freio a disco na dianteira, rodas de liga leve e mostrador de combustível.
Entre as principais características da Suzuki EN125
Yes estão a manutenção simples e barata e o baixo consumo de combustível, que pode
chegar a cerca de 35 quilômetros com 1 litro de gasolina comum na cidade, com condução moderada, é claro, e pode chegar a cerca de 40 quilômetros na rodovia, também em condições de condução
moderada, sem extravagâncias e sem excesso de peso.
MERCADO
A Suzuki EN125 Yes foi um dos melhores modelos de
motos pequenas, de nível de entrada, à venda no Brasil nas décadas de 2000 e 2010, com
preço competitivo, inclusive. Ela foi comercializada nas concessionárias de
motos Suzuki até 2012 e, atualmente, é considerada uma boa opção
no mercado de motos usadas.
Aqui no Brasil, ela foi substituída em 2013 pela moderna Suzuki GSR 150i, com chassi melhorado em relação a sua antecessora, com motor de cilindrada um pouco maior e injeção eletrônica.
O representante oficial da marca Suzuki no Brasil, a J
Toledo Suzuki, caprichou no material publicitário para a comercialização da
Suzuki EN125 Yes, convidando a bela apresentadora de TV Sabrina Sato, de
ascendência japonesa, para ser a garota propaganda do pequeno, econômico, prático
e robusto produto no mercado brasileiro.
Desde seu lançamento em 2005, esse modelo de
motocicleta sofreu pequenas alterações em seu painel, escape e cores.
Atualmente, não há carência grave ou falta de peças de reposição nas
concessionárias da marca Suzuki e nem em oficinas independentes. Entre as pouquíssimas falhas de projeto ou de controle de qualidade sujeitas a
reclamações dos consumidores estão o câmbio mecânico com trocas um pouco duras
e eventuais problemas no dispositivo de carregamento da bateria, mas nada que
um bom mecânico não consiga resolver.
A Suzuki EN125 Yes foi bem vendida no Brasil, alcançando, inclusive, em 2008 e 2009, a posição de 10ª e 7ª motocicleta mais vendida do Brasil, com pelo menos um pico anual de 20.000 unidades comercializadas.
FICHA
TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES
TÉCNICAS
- Capacidade: 1 piloto e 1 passageiro;
- Comprimento: Aprox. 2 metros;
- Altura: Aprox. 1,1 metro;
- Largura: Aprox. 0,75 metro;
- Entre eixos: Aprox. 1,3 metro;
- Peso em ordem de marcha: 112 kg;
- Motorização:
Monocilíndrica, quatro tempos e 125 cm³;
- Carburador: Mikuni VM22 mecânico, simples;
- Carburador: Mikuni BS25 a váculo (a partir de 2010);
- Taxa de compressão: 9,2 : 1;
- Ignição: Eletrônica e transistorizada;
- Potência e torque: 13 cavalos e 1,1 kgfm;
- Combustível: 14 litros, mais a reserva;
- Transmissão: Mecânica de 5 velocidades, embreagem multidiscos em óleo;
- Filtro de ar: Espuma de poliuretano;
- Bateria: 12 volts;
- Suspensão dianteira: Telescópica, mola helicoidal, amortecida a óleo;
- Suspensão traseira: Balança amortecida a óleo, com cinco posições;
- Freio dianteiro: A disco, com acionamento hidráulico;
- Freio traseiro: Tambor, com acionamento mecânico;
- Pneu dianteiro: 2.75, 18, sem câmara;
- Pneu traseiro: 90/90, 18, sem câmara;
ONDE COMPRAR
- Mercado Livre (classificados): https://www.mercadolivre.com.br/
- OLX (classificados): https://www.olx.com.br/brasil
- Salão da Moto (classificados): https://motos.salaodocarro.com.br/
- Web Motors (classificados): https://www.webmotors.com.br/
VEJA TAMBÉM
- Amazônia
- ATR-42
- ATR-72
- Direito
- Volvo XC90
- Informática (Parte 1)
- Saab JAS 39 Gripen NG
- Navegadores (Informática)
- Beechcraft Corporation
- Beechraft King Air
- Controle de Qualidade
- Agricultura e Pecuária
- Pesos e Medidas
- Ônibus Espacial
- Nissan Pathfinder
- Galvanização (Química)
- Cessna 208B Grand Caravan
- Cessna Citation
- Bombardier Learjet
- Land Rover Range Rover
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Citroen XM
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Gastrite (Medicina)
- Indústria Automobilística
- Informática (Parte 2)
- Embraer Phenom 300
- Nutrientes (Medicina e Veterinária)
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Rumo ALL (Companhia Ferroviária)
- Aquecimento Global
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Saneamento Básico
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Hyundai Terracan
- Ford Escort
- Energia Solar Fotovoltaica
- Chevrolet Classic
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Ford Fusion
- Audi Q7
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Segurança Privada
- Drones
- Nobreak (Informática)
- Piper Aircraft
- Atari Incorporated
- James Bond (Cinema)
- Embarcações (Indústria Naval)
- Roteadores (Telecomunicações)
- Volvo 850
- Catalisador (Indústria Automobilística)
- Panetone
- Mercedes-Benz Classe M
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Jeep Grand Cherokee
- Alfa Romeo 164
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Volvo 960
- Ford EcoSport
- Citroen C5
- Alfa Romeo 156
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Chevrolet Zafira
- Maconha (Segurança Pública)
- Renault Scénic
- Ford do Brasil
- Airbus A320
- Citroen Xsara Picasso
- General Motors do Brasil
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Mbps - Megabits por Segundo (Informática)
- Chevrolet Monza
- Ford Corcel
- Embraer E-190
- Toyota Land Cruiser Prado
- Franquia de Internet (Telecomunicações)
- Crase (Gramática)
- Embraer E-195
- Airbus A321
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Airbus A319
- Computador (Informática)
- Peugeot 206
- Viação Motta (Transporte Rodoviário)
- Chassis Iveco Scudato
- Ford Edge
- BMW Série 3
- Audi A3
- Ford Versailles
- Volkswagen Santana
- Mercedes-Benz Classe A (1ª geração)
- Ford Belina
- Ford Del Rey
- Elbit Hermes 900 (Força Aérea Brasileira)
- Aço (Siderurgia)
- Açúcar (Agroindústria)
- Ford Mondeo
- Chevrolet Opala
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Lamborghini Diablo
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Ford Ranger
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Indústria Automotiva
- Chevrolet S10
- Úlcera (Medicina)
- Água (Biologia e Química)
- Chevrolet Omega
- Toyota Hilux SW4
- Ford F-250
- Hyundai HR
- Kia Bongo
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Conservação de Alimentos (Culinária)
- Fiat Uno (1ª Geração)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Porsche 911
- Mercedes-Benz ML 320
- Ferrari 360
- Álcool (Agroindústria)
- Ford Explorer
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Alumínio (Metalúrgica)
- Chrysler Stratus
- Kia Clarus
- Fiat Tempra
- Antibióticos (Medicina e Veterinária)
- Hyundai HD 80
- Hyundai HD 78
- Aquecedor Solar de Água
- Chevrolet Prisma
- Caminhões Mercedes-Benz Atego
- Injeção Direta (Mecânica)
- Honda HA-420 HondaJet
- Honda CR-V
- Dodge Journey
- Fiat Freemont
- Componentes Eletrônicos
- Água Oxigenada (Química)
- Atmosfera (Química e Física)
- IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física
- Navios (Engenharia Naval)
- Barcos (Engenharia Naval)
- Bicicleta (Ciclismo)
- Videogame Atari 2600
- Lamborghini Gallardo
- Volvo S70
- Mercedes-Benz 190E
- Modem (Telecomunicações)
- Land Rover Range Rover Evoque
- Embraer EMB-203 Ipanema
- Ferrari F355
- Mercedes-Benz SLK
- Tina Turner (Música)
- Volkswagen New Beetle
- Aquífero Guarani (Geografia)
- Ford Pampa
- Mini Cooper
- Dire Straits (Música)
- BMW Z3
- Chevrolet Trailblazer
- Chevrolet Blazer
- Toyota Hilux
- Saab 9000 CD
- Volkswagen Gol (2ª Geração)
- Volkwagen Parati (2ª Geração)
- Volkwagen Saveiro(2ª Geração)
- Honda Civic
- Marcopolo Paradiso G6 1550 LD
- Fiat Doblò
- Busscar Panorâmico DD
- Audi TT
- Marcopolo Paradiso G6 1800 DD
- Helibras HB 350 Esquilo
- Caminhões Volvo FMX
- Busscar Jum Buss 400
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- J Toledo Suzuki: https://suzukimotos.com.br/corporacao-suzuki-e-sua-equipe/
- Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Suzuki_EN_125_Yes
- Chico / YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=4QfrXK627H4
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Suzuki
- Notícias Automotivas: https://www.noticiasautomotivas.com.br/suzuki-yes/
- Suzuki (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
Comentários
Postar um comentário
Você pode ajudar voluntariamente a melhorar ainda mais a qualidade geral deste artigo ou conteúdo. Por gentileza, faça um comentário, se achar necessário, se perceber algum equívoco, imprecisão ou erro.