SUZUKI EN125 YES

SUZUKI YES
SUZUKI EN125 YES

INTRODUÇÃO
A Suzuki EN125 Yes é uma econômica, moderna e bonita motocicleta urbana de pequeno porte com motorização monocilíndrica de quatro tempos e refrigeração a ar, com capacidade para transportar com razoável conforto duas pessoas, incluindo o condutor, em trechos urbanos, viagens intermunicipais e, em alguns casos, até viagens interestaduais curtas, criada no Japão, desenvolvida no Japão, na China e no Brasil, parcialmente fabricada em larga escala na China pela Changzhou Haojue, importada para o Brasil e montada na Zona Franca de Manaus a partir de 2005 pela J Toledo Suzuki Motos do Brasil, um parceiro da fabricante japonesa Suzuki Corporation desde 1992.

As principais concorrentes da graciosa Suzuki EN125 Yes no Brasil na década de 2000 e na década atual são as também práticas, econômicas e simples Honda CG125 Titan / Honda CG150 TitanYamaha YBR125 Factor.

A SUZUKI CORPORATION
A Suzuki Motor Corporation é uma grande fabricante multinacional japonesa de automóveis, motocicletas e motores de popa para pequenas embarcações, entre outros produtos. É uma das maiores e mais tradicionais corporações japonesas, fundada em 1937 pelo empresário Michio Suzuki, na época já um grande fabricante de máquinas para indústria têxtil.

Em 2017, por exemplo, essa gigante da indústria de fabricação de veículos esteve entre as 10 maiores fabricantes de automóveis e motocicletas do mundo, com produção anual de mais de 3,1 milhões de automóveis e mais de 2,3 milhões de motocicletas, incluindo as unidades fabricadas sob licença. Atualmente, ela é uma empresa de capital aberto, mas é controlada pela Família Suzuki, a partir de sua sede no Japão.

Ela emprega atualmente mais de 45.000 pessoas, com 35 instalações de produção espalhadas por todo o mundo, em 23 países, com mais de 133 distribuidores e/ou representantes autorizados, inclusive no Brasil.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
A Suzuki EN125 Yes é uma compacta, bonita e econômica motocicleta urbana com motorização monocilíndrica de quatro tempos OHC de 125 cilindradas e refrigeração a ar, com capacidade para transportar com razoável conforto duas pessoas, incluindo o piloto, em trechos urbanos, viagens intermunicipais e, em alguns casos, até viagens interestaduais curtas. Ela foi fabricada na China e importada para o Brasil a partir de 2004 pelo representante autorizado da famosa e respeitada marca japonesa, a J Toledo Suzuki do Brasil.

Aqui no Brasil, ela foi a substituta da pequena Suzuki Intruder 125, também de baixa cilindrada.

Ela foi parcialmente fabricada na China pela Changzhou Haojue, sob supervisão de executivos e técnicos da japonesa Suzuki, foi importada parcialmente montada para o Brasil, levada para as instalações da J Toledo Suzuki na Zona Franca de Manaus, onde peças nacionais eram agregadas ao conjunto trazido do país asiático, submetida então a testes de controle de qualidade e então comercializada pelas concessionárias de motos novas da marca Suzuki espalhadas pelo Brasil.

Ela foi uma das melhores e mais competitivas opções de modelos de motos de nível de entrada, com baixa cilindrada, disponíveis no mercado brasileiro nas décadas de 2000 e 2010 e, até alguns anos atrás, quando ainda era comercializada no Brasil, era um dos melhores modelos de motos leves novas, um dos mais completos modelos de motos à venda no mercado nacional, com a respeitada qualidade Suzuki. Ela foi vendida no Brasil com uma boa quantidade e variedade de itens de série, incluindo partida elétrica, assento de dois níveis, conta giros, hodômetro e hodômetro parcial, indicador de marcha, freio a disco na dianteira, rodas de liga leve e mostrador de combustível.

Entre as principais características da Suzuki EN125 Yes estão a manutenção simples e barata e o baixo consumo de combustível, que pode chegar a cerca de 35 quilômetros com 1 litro de gasolina comum na cidade, com condução moderada, é claro, e pode chegar a cerca de 40 quilômetros na rodovia, também em condições de condução moderada, sem extravagâncias e sem excesso de peso.

MERCADO
A Suzuki EN125 Yes foi um dos melhores modelos de motos pequenas, de nível de entrada, à venda no Brasil nas décadas de 2000 e 2010, com preço competitivo, inclusive. Ela foi comercializada nas concessionárias de motos Suzuki até 2012 e, atualmente, é considerada uma boa opção no mercado de motos usadas.

Aqui no Brasil, ela foi substituída em 2013 pela moderna Suzuki GSR 150i, com chassi melhorado em relação a sua antecessora, com motor de cilindrada um pouco maior e injeção eletrônica.

O representante oficial da marca Suzuki no Brasil, a J Toledo Suzuki, caprichou no material publicitário para a comercialização da Suzuki EN125 Yes, convidando a bela apresentadora de TV Sabrina Sato, de ascendência japonesa, para ser a garota propaganda do pequeno, econômico, prático e robusto produto no mercado brasileiro. 

Desde seu lançamento em 2005, esse modelo de motocicleta sofreu pequenas alterações em seu painel, escape e cores. Atualmente, não há carência grave ou falta de peças de reposição nas concessionárias da marca Suzuki e nem em oficinas independentes. Entre as pouquíssimas falhas de projeto ou de controle de qualidade sujeitas a reclamações dos consumidores estão o câmbio mecânico com trocas um pouco duras e eventuais problemas no dispositivo de carregamento da bateria, mas nada que um bom mecânico não consiga resolver.

A Suzuki EN125 Yes foi bem vendida no Brasil, alcançando, inclusive, em 2008 e 2009, a posição de 10ª e 7ª motocicleta mais vendida do Brasil, com pelo menos um pico anual de 20.000 unidades comercializadas.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
  • Capacidade: 1 piloto e 1 passageiro;
  • Comprimento: Aprox. 2 metros;
  • Altura: Aprox. 1,1 metro;
  • Largura: Aprox. 0,75 metro;
  • Entre eixos: Aprox. 1,3 metro;
  • Peso em ordem de marcha: 112 kg;
  • Motorização: Monocilíndrica, quatro tempos e 125 cm³;
  • Carburador: Mikuni VM22 mecânico, simples;
  • Carburador: Mikuni BS25 a váculo (a partir de 2010);
  • Taxa de compressão: 9,2 : 1;
  • Ignição: Eletrônica e transistorizada;
  • Potência e torque: 13 cavalos e 1,1 kgfm;
  • Combustível: 14 litros, mais a reserva;
  • Transmissão: Mecânica de 5 velocidades, embreagem multidiscos em óleo;
  • Filtro de ar: Espuma de poliuretano;
  • Bateria: 12 volts;
  • Suspensão dianteira: Telescópica, mola helicoidal, amortecida a óleo;
  • Suspensão traseira: Balança amortecida a óleo, com cinco posições;
  • Freio dianteiro: A disco, com acionamento hidráulico;
  • Freio traseiro: Tambor, com acionamento mecânico;
  • Pneu dianteiro: 2.75, 18, sem câmara;
  • Pneu traseiro: 90/90, 18, sem câmara;

ONDE COMPRAR

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Suzuki_EN_125_Yes
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Suzuki
  • Suzuki (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)