CITROEN XSARA PICASSO

CITROEN PICASSO GLX
CITROEN PICASSO EXCLUSIVE
CITROEN XSARA PICASSO

INTRODUÇÃO
Logo acima, imagens da dianteira da Citroen Xsara Picasso, que também foi fabricada e esteve à venda no Brasil por cerca de 11 anos, um sucesso de vendas da grande fabricante francesa Citroen. Logo abaixo, percebe-se facilmente as linhas de design harmônicas, simpáticas e agradáveis da minivan francesa, ainda hoje considerada uma boa opção de compra no mercado de automóveis usados.
A prática Citroen Xsara Picasso é um inteligente modelo de automóvel do tipo minivan de tamanho médio de cinco portas, com capacidade para transportar com conforto bastante razoável até cinco pessoas, incluindo o condutor, criada na década de 1990 pela Citroen europeia, desenvolvida como um projeto de carro mundial e fabricada em larga escala pela Citroen a partir de 1999 na Europa e a partir de 2001 no Brasil.

A grande fabricante multinacional francesa Citroen utilizou a plataforma do modelo fastback Citroen Xsara para dar origem ao projeto da popular minivan Xsara Picasso, aproveitando também as opções de motorização e câmbio desse outro sucesso de vendas da fabricante.

Considerando o mercado brasileiro de automóveis da década de 2000, as principais concorrentes da Citroen Xsara Picasso foram a importada Chrysler Caravan, com sete assentos, a Nissan Grand Livina, também com sete assentos, a também importada Kia Carnival, com sete assentos, a Chevrolet Zafira, também com sete assentos, e a Renault Scénic, com cinco assentos. Essas duas, da General Motors / Chevrolet e da Renault, respectivamente, não são mais fabricadas no Brasil.

Atualmente, a Citroen Xsara Picasso não é mais fabricada, nem no Brasil e nem na Europa. Ela foi substituída em 2012 pela moderna e bonita minivan Citroen C4 Picasso, fabricada na Europa e importada para o Brasil.

A CITROEN

A empresa francesa Citroen é uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de automóveis do planeta, até o ano de 2020 uma subsidiária da holding francesa Groupe PSA (o seu nome original em francês), que também controlava a fabricante francesa de automóveis Peugeot. Esse grupo foi formado a partir de 1974, quando a fabricante francesa Peugeot comprou uma participação societária na Citroen, assumindo o controle da empresa dois anos depois.

Os automóveis fabricados pela Citroen são conhecidos pelo nível de qualidade e sofisticação de suas suspensões, desde os modelos mais simples, com suspensões convencionais projetadas para estar entre as melhores de sua categoria, até os modelos mais sofisticados, com a consagrada suspensão hidropneumática ou hidroativa patenteada pela Citroen, uma exclusividade da fabricante, fruto de décadas de pesquisas nessa área.

No entanto, a suspensão da minivan média Citroen Xsara Picasso é convencional, com braços, amortecedores e molas helicoidais.

A inovadora e pioneira fabricante francesa Citroen foi fundada em 1919 pelo brilhante engenheiro francês André Citroen, o ousado empresário que implementou a técnica de alta compressão em motores. Na década de 1930, por exemplo, a Citroen foi a primeira fabricante do mundo a conseguir combinar em um mesmo projeto a construção monobloco, a tração dianteira e a suspensão dianteira independente.

Até 2020, os principais acionistas do Grupo PSA eram a fabricante chinesa de automóveis Dongfeng Motor Group, a Família Peugeot e o Governo Francês. Em 2017, o Grupo PSA comprou da gigante americana General Motors, as fabricantes europeias de automóveis Vauxhall e Opel. A partir de 2020, a FCA Group e o Grupo PSA se fundiram, dando origem à quarta maior fabricante de automóveis do mundo. Os maiores acionistas da nova holding Stellantis são a família italiana Agnelli (Exor), a família francesa Peugeot, o Governo da França e a chinesa Dongfeng Motor Group, entre outros.

A Stellantis também é dona das marcas Fiat, Chrysler, Jeep, Dodge e RAM.


O GRUPO STELLANTIS

Logo acima, o logotipo da nova holding Stellantis, formada a partir da fusão das holdings FCA Fiat Chrysler Automobiles, holandesa, e PSA Peugeot Citroen, francesa. Logo abaixo, o logotipo da então FCA Fiat Chryslter Automobiles, a empresa detentora das marcas Fiat, Chrysler, Dodge, Jeep e RAM até 2020.

O grupo empresarial Stellantis é uma gigante multinacional holandesa que atende interesses americanos, italianos e franceses, formado em 2021 pela fusão (ou consolidation, na linguagem americana) de duas grandes holdings multinacionais do setor automobilístico, a francesa PSA Peugeot Citroen e a também holandesa FCA Fiat Chrysler Automobiles, esta, por sua vez, também uma gigante multinacional que atendia interesses americanos e italianos do ramo automobilístico ou automotivo, formada em 2014 pela fusão de duas grandes holdings multinacionais, a italiana Fiat SpA e a americana Chrysler Group, passando então a englobar as marcas Fiat, Chrysler, Jeep (utilitários esportivos), Alfa Romeo e Maserati (automóveis premium), Dodge e RAM (caminhões, pickups e comerciais leves), entre outras.

Em 2019, os grupos automobilísticos PSA Peugeot Citroen, da França, e FCA Fiat Chrysler Automobiles, dos Estados Unidos e da Itália, anunciaram a intenção de promover uma nova fusão para juntar todas as suas marcas em um único grupo automotivo, para reforçar sua posição entre os dez maiores fabricantes de automóveis do mundo, com economia de escala no compartilhamento de plataformas e chassis (bases estruturais, motores e câmbios) e compartilhamento de uma variedade de peças, partes e componentes, com aquisição de matérias primas (aços e alumínios, por exemplo) em conjunto, com consequente aumento de competitividade.

Antes disso, em 2016, a marca Ferrari foi separada do então Grupo FCA em uma entidade empresarial sediada na Europa, mas também é controlada pela Família Agnelli, por sua vez formada pelos filhos e netos de Giovanni Agnelli, o fundador da Fiat, a fabricante automotiva italiana. Já as marcas Iveco (vans, caminhões e chassis para micro-ônibus e ônibus), Case e New Holland (tratores e outros utilitários), foram reunidas em 2012 em outra holding, a britânica CNH Industrial, também controlada pela Família Agnelli.

As ações do atual Grupo Stellantis estão disponíveis nas bolsas dos Estados Unidos e na Europa. O então Grupo FCA foi o 8º maior fabricante de automóveis do mundo em 2018, com mais de 4.070.000 unidades fabricadas, enquanto o então Grupo PSA foi o 9º maior fabricante de automóveis, com mais de 3.460.000 unidades. Atualmente, a nova holding Stellantis é a 4ª maior fabricante de automóveis do mundo, com 400.000 funcionários; com instalações produtivas em 30 países; e com escritórios e representantes de vendas em mais de 130 países.

Uma das subsidiárias do Grupo Stellantis no Brasil é a FCA do Brasil, oficialmente FCA Automóveis Ltda, com suas fábricas principais localizadas no município de Betim, que faz parte da região metropolitana de Belo Horizonte, a capital do Estado de Minas Gerais; e Goiana, município da região metropolitana de Recife, no Estado de Pernambuco. Em 2019, esse grupo foi o maior fabricante de automóveis do Brasil, com mais de 496.000 unidades fabricadas, somando os números de vendas das marcas Fiat e Jeep, incluindo os números de vendas do Jeep Compass, do Jeep Renegade, da Fiat Strada e da Fiat Toro, esta uma pickup leve, de carroceria monobloco.

Outra subsidiária do grupo, a PSA do Brasil, foi a 11ª maior fabricante e vendedora de automóveis do país em 2019, com mais de 48.000 unidades fabricadas e comercializadas.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, imagem do painel e dos assentos dianteiros da moderna minivan Citroen Xsara Picasso, com linhas suaves, agradáveis e aconchegantes. Logo abaixo, os assentos traseiros do veículo, com espaço suficiente para até três adultos. Ela ainda é uma boa opção de automóvel de cinco lugares fabricada na década de 2000 no Brasil, atualmente disponível somente no mercado de automóveis usados.
A Citroen Xsara Picasso, conhecida também como Citroen Picasso, é um automóvel do tipo minivan de tamanho médio, com capacidade para transportar com conforto bastante razoável até cinco pessoas, incluindo o condutor, com carroceria monobloco de aço galvanizado, com quatro portas laterais e uma porta traseira para acesso ao porta-malas, com bom padrão de acabamento, com suspensão dianteira independente do tipo McPherson, com amortecedores telescópicos e molas helicoidais, e suspensão traseira independente, com braços oscilantes, eixo autodirecional, barra de torção, barra estabilizadora e amortecedores telescópicos, para uso urbano e rodoviário, com motorização transversal aspirada de 2.000 cilindradas e injeção eletrônica ou de 1.600 cilindradas e injeção eletrônica, combinadas com câmbio mecânico de cinco velocidades ou automático de quatro velocidades, dependendo do ano de fabricação.

Ela se encaixa na categoria de automóveis médios, com ótimo entre eixos de 2,76 metros, o suficiente para até cinco pessoas, sendo cinco adultos mesmo. Ela realmente consegue transportar com conforto bastante razoável cinco adultos, pois a fileira traseira de assentos é modular, ela é composta por três assentos independentes, mas dispostos em fileira e lado a lado, juntos, de forma alinhada, de modo que cinco adultos consigam se acomodar com conforto bem razoável.

Embora não seja mais um projeto novo, a Citroen Xsara Picasso ainda pode ser considerada um modelo de carro moderno, com perfil familiar, com motorização transversal, tração dianteira e injeção eletrônica multiponto de combustível. Automóveis com motorização transversal são mais seguros porque em caso de acidente grave com impacto frontal o risco do bloco do motor invadir o habitáculo do carro é menor.

O carro foi projetado para cinco pessoas adultas no total, incluindo o condutor. Porém, nas rodovias, com cinco pessoas a bordo e bagagem, não é aconselhável exigir desempenho esportivo dela, pois seu perfil é familiar e sua carroceria é alta, com risco de tombar caso seja exigida demais em curvas acentuadas em alta velocidade, o que, aliás, é proibido por lei.

No Brasil, nos primeiros anos de fabricação, a partir de 2001, a Peugeot Citroen do Brasil colocou à disposição do consumidor brasileiro duas versões da Citroen Xsara Picasso, começando pela mais completa, Picasso Exclusive, com motorização aspirada de 2.000 cilindradas, injeção eletrônica multiponto e 16 válvulas no total, com duplo comando de válvulas, com 118 cavalos de potência e 19 kgfm de torque, e a mais econômica, Picasso GLX, um pouco mais barata, com motorização aspirada de 1.600 cilindradas, injeção eletrônica multiponto e 16 válvulas no total, também com duplo comando de válvulas, com 110 cavalos e 14 kgfm, com o câmbio automático de quatro marchas disponível como opcional. Esses dois conjuntos apresentam potência e torque suficientes para tracionar moderadamente a carroceria de cerca de 1.300 kg do veículo, sem passageiros e bagagem, ou cerca de 1.700 kg, com passageiros e bagagem, na cidade e na rodovia.

Vale ressaltar que, de modo geral, o limite médio atual de velocidade estabelecido para as rodovias brasileiras é de cerca de 100 km / h para os chamados veículos leves de passeio, praticamente o mesmo limite de velocidade estabelecido por lei na década de 2000. Portanto, ambas as opções de motorização para a Citroen Xsara Picasso combinavam com a proposta do fabricante de um veículo leve de passeio de uso moderado, dedicado ao uso familiar, na cidade e na rodovia, nos dias se semana, para ir ao trabalho, para fazer compras e levar os filhos à escola, e nos finais de semana e feriados, para ir à praia de dia e para ir à igreja, ao cinema e/ou à pizzaria à noite.

Desde os primeiros anos de fabricação, a versão top de linha da Citroen Xsara Picasso, com motorização de 2.000 cilindradas, era oferecida pela PSA Peugeot Citroen com uma variedade surpreendente de itens de segurança e conforto, saída da fábrica com itens de série como travas e vidros com acionamento elétrico; faróis de neblina; vidro traseiro com desembaçador elétrico; assentos dianteiros com regulagem manual de altura e inclinação; regulagem manual de altura e profundidade do volante; airbag duplo e laterais; rodas de liga leve; ar condicionado com difusor para os assentos traseiros; cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes; direção hidráulica; imobilizador antiroubo do motor; aparelho de som com rádio AM / FM e CD Player; computador de bordo; freios a discos nas rodas dianteiras e tambores na traseira, com sistema ABS de antitravamento. Na prática, é quase um automóvel premium, faltando pouco para alcançar esse patamar.

A Citroen Xsara Picasso tem o aspecto externo suave e de linhas fluidas, com linhas suaves e harmônicas, sem exageros ou exibicionismos, bem ao gosto do típico consumidor brasileiro de classe média, seja um ou uma profissional liberal ou empresário (a), um (a) executivo (a) ou uma dona de casa, com um envolvente conjunto de para-choques dianteiro e traseiro, e um conjunto de assentos dianteiros e traseiros com linhas modernas, combinado com o painel e o volante também com linhas modernas e suaves, também sem exageros ou exibicionismos, o que favorece o seu valor de revenda.

Considerando a década em que foi lançada, a Citroen Xsara Picasso tinha (e ainda tem) um visual moderno para sua época, com o capo do motor bem inclinado para melhorar a visibilidade que o motorista tem a sua frente, com a adoção de um gracioso design de linhas harmônicas e fluidas, sem ousadias estéticas, por um lado, e sem excesso de conservadorismo, por outro lado. Um meio termo entre modernidade e discrição, desenhada para quem não quer chamar muita atenção por onde passa, mas, por outro lado, não quer parecer quadrado.

Na década de 2000, a Citroen Xsara Picasso foi fabricada desde o início com quatro portas, reforçando sua vocação familiar. A tampa do porta-malas é bem definida e dá acesso a um generoso compartimento traseiro para cerca de 500 litros de bagagens, com todos os cinco assentos fixados no assoalho, esta uma das razões para o seu sucesso no mercado brasileiro de automóveis de tamanho médio.

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Logo acima, imagem dos assentos traseiros da prática minivan Citroen Xsara Picasso, com espaço suficiente para três adultos mesmo. Logo abaixo, imagem do porta-malas da minivan da marca francesa Citroen, inclusive com a opção de retirada da fileira traseira de assentos, para permitir um aumento da capacidade volumétrica do seu porta-malas.
No final da década de 1990 o grupo francês PSA, a holding europeia de todo o grupo na época, deu sinal verde à sua subsidiária brasileira Peugeot Citroen do Brasil para a fabricação em larga escala da Citroen Xsara Picasso (pronuncia-se Kssára) e sua comercialização aqui. Nessa década, o projeto da minivan francesa foi criado na França e o desenvolvimento foi realizado na França e no Brasil, pois havia necessidade de tropicalização (adaptação) do automóvel para as duras condições das rodovias e ruas brasileiras, além das condições do combustível à venda aqui, principalmente da gasolina brasileira, que é um pouco diferente da gasolina europeia.

Além da fabricação em série e em larga escala na França e no Brasil, a Citroen Xsara Picasso foi fabricada na Espanha, no Egito, na China e no Reino Unido, totalizando mais de 1.700.000 unidades fabricadas, um grande sucesso de vendas da Citroen. Ela foi produzida em apenas uma geração, entre 1999 e 2012, desenhada pelo projetista francês Donato Coco, que deu prioridade às formas ovais neste caso, mas sem deixar de lado a harmonia das linhas.

Em vários mercados, principalmente na Europa Ocidental e no Brasil, a plataforma da Citroen deu origem a vários modelos de automóveis, entre eles o fastback Citroen Xsara e, é claro, a minivan Citroen Xsara Picasso, esta um modelo monovolume com linhas suaves, com boa aerodinâmica, com números de consumo de combustível razoáveis e com espaço interno bastante razoável para até cinco pessoas.

A simpática Citroen Xsara Picasso foi lançada no Brasil em 2001, dois anos depois do seu lançamento na Europa, como um automóvel da categoria minivan de tamanho médio, monovolume, com proporções bem equilibradas entre o cofre do motor e o próprio motor, com frente em cunha acentuada, realçando o seu aspecto estético de apenas um volume, o habitáculo (a parte do automóvel em que se acomodam motorista e passageiros) e o porta malas integrado ao design do habitáculo.

Ela se encaixa no segmento médio de automóveis, com generosos 2,7 metros de comprimento / distância entre eixos, bem acima da categoria de automóveis compactos, esses com algo entre 2,4 metros e 2,5 metros de comprimento / distância entre eixos. Assim como as suas principais concorrentes, a Citroen foi sensata no tratamento dado às pernas de seus consumidores, levando em consideração a capacidade máxima de cinco assentos desse projeto.

Pra quem não sabe, o entre eixos é a medida de espaço interno disponível ou espaço útil para os ocupantes de um automóvel. Para quem vai comprar um veículo de passeio, essa é a medida que realmente importa, já que a medida de comprimento total do automóvel não quer dizer muita coisa se o projeto não tiver sido concebido para bom aproveitamento do espaço interno.

Há um senso comum entre engenheiros civis e arquitetos que diz que quando não há espaço suficiente no terreno para construir um imóvel térreo bem confortável então a solução é ir pra cima, é subir, é construir andares. Tentando fazer uma analogia então com a indústria automobilística ou automotiva, as minivans e os utilitários esportivos de modo geral têm essa vantagem, já que as ruas e avenidas de grandes cidades estão cada vez mais congestionadas então a solução é aumentar o espaço entre o assoalho do automóvel e o seu teto, aumentando assim o seu volume interno disponível para o condutor e os passageiros, sem prejudicar o trânsito do dia a dia com automóveis longos demais.

O projeto da Citroen Xsara Picasso foi um sucesso de crítica e de público na década de 2000, o resultado foi satisfatório para os consumidores típicos de classe média, ou seja, para o seu público alvo, e foi considerado pela imprensa especializada uma solução inteligente para as necessidades de mobilidade da burguesia brasileira, aliando fatores decisivos na hora da compra, entre eles a qualidade de construção em aço galvanizado; o espaço interno bastante razoável; as boas e simples soluções elétricas e eletrônicas; o peso razoável do monobloco e das demais peças, partes e componentes que formam o veículo, possibilitando a adoção de duas motorizações aspiradas razoavelmente econômicas, uma com 2.000 cilindradas e injeção eletrônica de série e outra com 1.600 cilindradas, também com injeção eletrônica de série, combinadas com duas opções de câmbio, uma manual de cinco velocidades ou marchas e outra automática de quatro velocidades ou marchas.

A prática e inteligente minivan de cinco lugares foi elogiada pelas revistas Quatro Rodas e Auto Esporte, por exemplo. Entre os seus principais atributos apontados pela mídia estavam também a solução inteligente de adoção de um sistema simples e prático de assoalho projetado para a fixação dos três assentos traseiros, que podem ser retirados para aumentar o espaço útil do porta-malas.

No início da década de 2000, com apenas duas concorrentes nacionais de peso, bem projetadas e bem fabricadas, a Chevrolet Zafira e a Renault Scénic, a Citroen Xsara Picasso foi bem recebida pelo mercado nacional, já que as chiques e espaçosas importadas Chrysler Caravan e Kia Carnival estavam numa faixa de preço acima do poder aquisitivo da classe média brasileira.

MERCADO
Logo acima, mais uma imagem da simpática Citroen Xsara Picasso, com boa posição de dirigir, mais alta que em sedans e hatches, portanto com melhor visão do que se passa no ambiente externo. Logo abaixo, a motorização moderada e simples da minivan média da Citroen, com custo de manutenção um pouco mais alto que suas duas concorrentes nacionais.
Embora a Citroen Xsara Picasso seja um projeto que utiliza plataforma, suspensão, motorização e câmbio semelhantes ou idênticos aos do projeto do fastback Citroen Xsara, ela é um modelo diferente de automóvel, com aspecto externo quase totalmente diferente e aspecto interno também quase totalmente diferente.

Embora seja prima do Citroen Xsara, a Citroen Xsara Picasso conseguiu conquistar sua própria identidade e fatia de mercado, se destacando em meio às suas principais concorrentes, as boas Chevrolet Zafira e Renault Scénic, as três dentro da mesma faixa de preços, portanto competitivas, mas, verdade seja dita, com a Chevrolet Zafira um passo à frente de suas concorrentes em alguns pontos, entre eles o bonito design e o prático arranjo interno de até sete assentos.

Na década de 2000, a equilibrada e bem comportada Citroen Xsara Picasso só não fez mais sucesso no mercado de veículos novos porque a carga tributária brasileira sobre veículos de passeio com motorização de quase 2.000 cilindradas era (e ainda é) alta. Há que defenda uma progressão de alíquotas no Brasil, com várias faixas, começando com os automóveis compactos populares de até 1.000 cilindradas, outra entre 1.000 e 1.500 cilindradas, a terceira entre 1.500 e 2.000 cilindradas, e a mais alta para veículos de passeio maiores e mais luxuosos, com mais de 2.000 cilindradas. A atual carga tributária incidente sobre automóveis com motores médios e grandes no Brasil é elevada, cerca de 40% do preço do veículo no varejo.

No Brasil, a Citroen Xsara Picasso monovolume foi lançada em 2001, com a praticidade e com consumo razoável de combustível, entre os argumentos de marketing apreciados pelo típico consumidor brasileiro de classe média, o que resultou em um sucesso de vendas com cerca de 120.000 unidades vendidas.

Ela foi bem sucedida no mercado brasileiro, o resultado de uma combinação equilibrada de características estéticas que agradaram ao típico consumidor familiar e executivo brasileiro e características mecânicas adaptadas para as duras condições das estradas, rodovias, ruas e avenidas brasileiras.

O acabamento dos assentos e dos painéis das portas é bom, com revestimentos em tecidos de boa qualidade e agradáveis ao toque em todas as versões e com a opção de couro em algumas versões top de linha. Em 2008 foi introduzida no Brasil a motorização flex para a Citroen Xsara Picasso, permitindo assim o uso simultâneo de gasolina e etanol, em qualquer proporção.

Em nível mundial, a Citroen Xsara Picasso foi um grande sucesso comercial do Grupo PSA, com mais de 1.700.000 unidades fabricadas e vendidas, principalmente na Europa e no Brasil.

CONTROLE DE QUALIDADE
Durante a década de 2000 as cinco fábricas usadas para a montagem da Citroen Xsara Picasso obedeceram a padrões internacionais de qualidade do Grupo PSA, o que resultou em um veículo de qualidade reconhecida pelo mercado brasileiro, com construção exemplar das carrocerias.

As revisões anuais devem incluir a checagem de vários itens, como qualquer outro modelo de automóvel, com atenção especial ao estado de conservação do câmbio automático, de quatro velocidades ou marchas, que equipa uma parte dos modelos importados e fabricados no Brasil. É aconselhável checar periodicamente, pelo menos uma vez por ano, se o sistema está adequadamente lubrificado.

Atualmente, a Citroen Xsara Picasso só está disponível no mercado de automóveis usados, a maioria delas em bom estado de conservação. Mesmo assim é aconselhável que o eventual comprador verifique se a unidade que lhe interessa está realmente em bom estado, com atenção especial ao estado de conservação do seu câmbio Citroen AL4 automático. Na dúvida, solicite uma vistoria técnica de um profissional de confiança.

A Citroen Xsara Picasso precisa de alguns cuidados adicionais antes e após a compra, como, por exemplo, verificação do estado de conservação desse câmbio, com troca periódica do fluido e do filtro, inclusive. Algumas fontes falam da necessidade da troca do fluido a cada 50.000 quilômetros, inclusive com casos relatados de danos no câmbio após essa quilometragem ou período ter sido ultrapassado sem a troca do fluido. Na dúvida troque também o filtro do câmbio, os pistões, os anéis, as juntas / vedações, as eletroválvulas / solenoides, o tambor, as cintas e as buchas...

Dirija normalmente, com moderação, dentro do perfil familiar de uso diário, sem exageros...

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
  • Capacidade: 5 pessoas, incluindo o motorista;
  • Carroceria: Minivan média, com monobloco de aço e cinco portas;
  • Comprimento: Aprox. 4,3 metros;
  • Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,76 metros;
  • Largura: Aprox. 1,8 metro;
  • Altura: Aprox. 1,7 metro;
  • Motorização (potência / torque): EW10JP4 2.0 de 16 válvulas (118 cavalos / 19 kgfm);
  • Motorização (potência / torque): TU5JP4 1.6 de 16 válvulas (110 cavalos / 14 kgfm);
  • Motorizações: 4 cilindros em linha, transversal, com injeção eletrônica multiponto;
  • Faróis:
  • Aceleração 0 a 100 km/h (2.0 16 válv.): Aprox. 10 segundos (vazia);
  • Aceleração 0 a 100 km/h (2.0 16 válv.): Aprox. 12 segundos (lotada);
  • Aceleração 0 a 100 km/h (1.6 16 válv.): Aprox. 12 segundos (vazia):
  • Aceleração 0 a 100 km/h (1.6 16 válv.): Aprox. 14 segundos (lotada);
  • Consumo cidade (2.0 16 válv.): Aprox. 9 km / litro (com ar ligado);
  • Consumo rodovia (2.0 16 válv.): Aprox. 13 km / litro (com ar ligado);
  • Consumo cidade (1.6 16 válv.): Aprox. 11 km / litro (com ar ligado);
  • Consumo rodovia (1.6 16 válv.): Aprox. 14 km / litro (com ar ligado);
  • Transmissão: Manual de 5 velocidades;
  • Transmissão: Automática de 4 velocidades;
  • CX (aerodinâmica): 0,32
  • Tração: Dianteira;
  • Freios: Discos na frente e tambores atrás;
  • Porta-malas: Aprox. 500 litros;
  • Nível de ruído interno: Aprox. 66 decibéis;
  • Peso vazia / com ar (2.0 16 válv.): Aprox. 1.300 kg;
  • Peso lotada / com ar (2.0 16 válv.): Aprox. 1.700 kg;
  • Prêmios:
  • Preço: Aprox. R$ 21 mil (usada / bom estado de conservação);

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